Jungmann acusa grilagem em área gigantesca perto da Ilha do Retiro

abr 6, 2013 by     57 Comentários    Postado em: Artigos e Análises

Por Raul Jungmann
para o Acerto de Contas

A Ilha do Zeca é uma área preservada que pouca gente no Recife conhece. Fica entre a Ilha de Joana Bezerra e Afogados, na parte de trás da Ilha do Retiro (ver na foto). A área é considerada de Proteção Ambiental, o que impede a construção de edificações. Isto foi feito para que um parque municipal fosse instalado e as pessoas pudessem passear, andar de bike ou simplesmente admirar a natureza, em uma cidade com pouquíssimas áreas verdes como Recife.

Para termos uma ideia da importância desta área, é quase do tamanho do bairro de Brasilia Teimosa, e pode ser utilizado pela Prefeitura para diversas coisas.

Esta é uma área formada naturalmente pelo mangue, durante as enchentes da década de 70. Já no Governo Marco Maciel, foi feito um canal ligando o Rio Tejipió ao Rio Capibaribe, evitando novas inundações, consolidando a formação desta ilha. Com isto, esta é uma área federal, já que era uma área de preservação.

Já no começo dos anos 2000, uma Lei tornou a área como de Preservação Ambiental, mas isso não impediu que um grupo de pessoas inescrupulosas tentasse grilar a área, tentando roubá-la da União. Atualmente a área já está sendo utilizada irregularmente para criação de camarão, mas o que pode acontecer é ainda mais grave.

E junto a esta tentativa de grilagem, de maneira suspeita e ao apagar das luzes do Governo João da Costa e apenas 3 dias após as eleições, foi editado o Decreto 26.723/2012, retirando da Ilha do Zeca o status de área de proteção ambiental, e pasmem, permitindo que a última área de preservação perto do Centro da Cidade sirva para edificações de até 28 pavimentos. Tudo isto dentro de uma área de grilagem, em um processo não apenas ilegal, mas imoral.

Para frear mais esta imoralidade que está servindo a alguns interesses espúrios, cujo escândalo pode alcançar a cifra de bilhões de reais, estamos agindo em várias frentes. Estamos entrando com uma queixa-crime no Ministério Público Federal para que se investigue esta grilagem de terra e as atitudes do ex-Prefeito, e o PPS entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal, já que este decreto é inconstitucional.

Pedimos a ajuda da população para denunciar publicamente este roubo descarado que está acontecendo no Recife.

Apesar de pouca gente conhecer, a Ilha do Zeca é um patrimônio nosso. Não vamos deixar que roubem este patrimônio. Vamos pressionar o Prefeito Geraldo Júlio a revogar este Decreto absurdo, evitando que uma ilha no meio do Recife vire paraíso de especuladores.

57 Comentários + Add Comentário

  • Será que o interesse especulativo monetário vai falar mais alto ? Será que a velha idéia de que a grana vai ditar, mais uma vez, o desfecho dessa história ? Será que vamos fazer de conta que o problema não é nosso ? Será que vamos choramingar e cruzar os braços como meninos mimados ?

  • Mais uma de João da Bosta..

    Pior prefeito que Recife já teve!

  • Depois que construíram um shopping, três torres empresariais e dois condomínios residenciais populares em área de preservação ambiental, eu não duvido de mais nada em Recife. O que a prefeitura fez no entorno desses empreendimentos foi um crime absurdo contra o meio ambiente: eliminou canteiros arborizados e arrancou mais de 30 árvores do local. Em troca, devolveu à população local: alças viárias sem calçada, ciclovias que levam do nada a lugar nenhum, esgotos estourados, muito concreto e asfalto.
    IT’S EVOLUTION BABY!!!

  • O vereador Raul Jungmann se mostra totalmente despreparado, não conhece a cidade e não tem visão futurista. Pois bem o ex-prefeito, o Sr. João da Costa, tomou essa medida para viabilizar o prolongamento da avenida João Elísio Ramos, na Ilha do Retiro. Essa obra será importante para desafogar as vias adjacentes, e com toda certeza será bancada(mitigada) pelo Sport Recife, na aprovação do novo estádio e empreendimentos anexos.

    • Aham….eu também acredito em Papai Noel.
      Ainda bem que o vereador abriu os olhos da cidade para mais este crime.

      • Mequíades, vc faz parte da minoria que é contra tudo …talvez vc não conheça o Google Earth.
        Pois se vc acessa-lo, verá que será imprescindivel o prolongamento da rua João Elísio Ramos,
        na Ilha do Retiro, para a avenida Martin Luther King, na Ilha Joana Bezerra.
        E, não precisa acredita em Papai Noel! a prefeitura do Recife precisa abrir ruas para a cidade
        andarrrr…
        Raul Jungmann, o vereador do atraso…

    • BURRONEGO

      • Jumento, eu não torcedor no Sport Recife. Acho até não deveria te responder…
        Se vc viver até lá, verá que tudo que escrevi se cumprirá, pois o terreno tem dono e quem é proprietário
        tem o direito de construir..
        Raul Jungmann, o vereador do atraso…

    • Já tinha visto comentários ridículos, mas esse passou dos limites.

      • Marcos Bruno, leia o que escrevi para Mequíades e Jumento. pois cabe para vc também…e,
        acrescento ainda mais:
        quem viver verá, pois o projeto já está aprovado…
        Raul Jungmann, o vereador do atraso…

    • Não sei se é inocência ou descaramento que faz alguém fazer um comentário desse… sport contruíndo vias de acesso hahahhaahahahahahaha

      • Cavalcanti, talvez, vc não entenda sobre Leis…A verdade é que se o projeto do Sport Recife for
        aprovado, o mesmo deverá bancar/mitigar, junto com o dono do terreno da Ilha do Zeca, o Moinho Estrela, prolongamento da rua João Elísio Ramos/ avenida Martin Luther King. Veja no Google Earth! Não é inocência, nem descaramento cara…é pura realidade, pois o projeto já está aprovado!!!
        E, se vc viver, verá…
        Raul Jungmann, o vereador do atraso…

    • Então, além de ser um crime ambiental do PT é também uma jogada para beneficiar a coisa?
      Sempre suspeitei, mas agora tá provado que a coisa é um câncer em Pernambuco, que deseja destruir tudo e todos pra seu próprio benefício, o que, aliás, está explícito em seu lema “pela coisa, tudo”.
      Antes eu fazia piadas sobre esse lema, mas agora entendo que o tudo inclui até o meio ambiente.
      coisa + PT. Pense numa aliança do mal.

      • Sávio, vc é ignorante cara… pois eu, também, sou tricolor…Acontece que se o Sport Recife
        quer aprovar o projeto do estádio e empreendimetos anexos…que banque/mitigue o projeto.
        Raul Jungmann, o vereador do atraso…

    • Mequíades, vc faz parte da minoria que contra tudo …talvez vc não conheça o Google Earth. Pois se vc acessar verá que será imprescindivel o prolongamento da rua João Elísio Ramos, na Ilha do Leite/avenida Martin Luther King, na Ilha Joana Bezerra.
      E não precisa acredita em Papai Noel! a prefeitura do Recife precisa abrir ruas para a cidade andarrrr…
      Raul Jungmann, o vereador do atraso…

  • João da BOSTA! SAFADO E INESCRUPULOSO, sem dúvida foi o pior prefeito que recife já teve. ele ta lá, de boa na lagoa relaxando na mansão dele nos aflitos. Filho da pu…!

  • Pode ser verdade, mas veio de Raul Jugmann.
    Vou esperar uma pessoa com credibilidade passar alguma informação.

    • Não precisa, a imagem é real e, desconfio, as acusações também. Não é à toa que estamos às voltas com a GRILAGEM DE ESPAÇOS PÚBLICOS que melhor serviriam se não estivessem sendo ENTREGUES POR MOLEQUES DA JUSTIÇA E DA POLÍTICA A OUTROS MOLEQUES TRAVESTIDOS DE “EMPREENDEDORES” para deleite comum entre eles. O velho e maldito “molha-mão”.
      Tomara que Jungmann esteja cantando uma bola certa, desta vez.

    • Prefiro tb esperar outras opiniões.

  • Por essas e outras que João da Costa entrou na história como o pior prefeito que o Recife já teve. Sua administração nefasta ainda sera sentida por anos.

  • Bem pertinho, por sinal, da favela do Carangueijo. Que, misteriosamente, foi atingida por um incêndio agora em março. Será que os dois fatos estão relacionados ou não passa de teoria da conspiração?

  • Esse J da C é um filha da puta, viu? Tinha mesmo que ser do PT

  • Alguém sabe o que é aquilo que estão construindo após o estádio do Sport, antes do viaduto que vai pra Joana Bezerra?
    Só vejo um tapume gigante de metal.
    De um prédio na Paissandu, dá pra ver um casarão lá dentro.
    Alguém sabe o que é?

    • Será, pasmem, a nova mansão de um dos herdeiros do grupo João Santos, do ladinho do COQUE. Vez por outra ele desce com o helicóptero por lá para monitorar a construção do palacete.

  • “Roubada do governo federal”. O que foi que o governo federal fez pra adquirir essa ilha?

    A idéia de apropriação original é ostensivamente ignorada pelo governo federal, o que possibilita esse tipo de atitude lobista das grandes corporações e contribui pra acabar com as chances de quem é realmente pobre de adquirir um terreno pra construir sua casa.

    É preciso lutar pela liberação do usucapião e do homestead de terras públicas pra aliviar a questão dos sem terra e sem teto do Brasil. Só assim pra acabar com a especulação gritante e simbiótica com o governo (que acontece em todos os governos, desde sempre, e não é possível culpar só o governo atual).

  • Imaginem este parque, integrado ao parque dos manguezais! Seria o lançamento de Pernambuco na lista dos maiores parques do mundo!

    Porém o empresariado, apoiado pelo GOV, não quer expandir o desenvolvimento economico e social para o Oeste da capital, que carece de logística e infraestrutura. Preferem sugar das pessoas, encarecendo o m² de áreas já saturadas e lucrar margens absurdas de lucros! Sem projetos de LONGO prazo para a cidade!

  • João da Bosta: o pior prefeito da história de Recife. Será lembrado por seu legado por décadas.

  • É uma graça esse Jungmann!

    “Pedimos a ajuda da população para denunciar publicamente este roubo descarado que está acontecendo no Recife.”

    E esse aqui, devemos esquecer?

    Do G1
    Justiça arquiva inquérito contra ex-deputado Raul Jungmann

    Ele era investigado por fraude em licitação, peculato e corrupção. Decisão foi tomada porque um dos crimes prescreveu.

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/11/justica-arquiva-inquerito-contra-ex-deputado-raul-jungmann.html

    • Jungmann é safado!!! Político profissional!! Nunca trabalhou na vida!!
      Esse cara não me representa em nada. E mais, isso tudo é suspeito. Muito suspeito. Vamos ficar de olho, pois do lado que Jungmann está, eu fico do outro.

  • Infelizmente o vereador cabeção não merece nenhuma credibilidade. Lembro que quando foi candidato a prefeito do Recife apresentou patrimônio de pouco mais de R$ 15.000,00. Como é que um ex deputado e ex ministro pode ter um patrimônio tão ridículo. É lógico que ele deve ter um boa reserva escondida.

    • Rapaz, todo deputado é ladrão?

      • Fred, mas patrimônio de R$ 15.000,00….é muita cara de pau !!

        • …É menor que o meu, e ainda não terminei meu estágio.

  • Espero que JCPM, nao faça o que quiser com esta área? Joao carlos paes mendonça faz sempre o que quer?
    E agora junto com a Moura e Gerson Lucena, é que mandam mesmo!

  • Estão desviando o foco. Não importa se o vereador em questão é isto ou aquilo, o que interessa é o fato que ele está denunciando. Chega de ad personam!

    • Concordo, o que me interessa é que a cidade tenha qualidade de vida para todos e a região da grilagem, é muito interessante para os construtores e os terrenos ao redor do lado do coke e afogados, são todos manguezais já invadidos em áreas que podem ser compradas a 10reais/m2 e vendidas a 10.000reais/m2 rapidinho! Existe um área perto dessa que foi comprada pela moura dubeaux a pouco tempo, atrás do sport!

      • Seria bom, pedir a prefeitura, para saber todos os projetos em volta desta área que foram ou estao sendo aprovados para construção, registros de incorporação!

  • Peraí, Jungmann e Roberto Freire estão costurando a aliança de Dudu e São Paulo com PSDB. Certo? Então podemos acreditar que ele, Jungmann, faria alguma “denúncia” sem combinar com Dudu e GJ? Claro que não. Esse cara que pousar de herói sobre alguma coisa que já está decidido. É óbvio!!

    Ora, Dudu, GJ, o incompetente do João Paulo e os vassalos do PT fazem o jogo das construtoras. Certo? E logo ele, Raul Jungmann, seria o único herói da estória?? E mais, ele iria chamar quem?? O ministério público?? Fala sério!!!

    Nem os fies da TelexFree cairiam numa piada dessas!!!

    • Falou o super-heroi da sociedade pernambucana, aquele que resolve todos os problemas sem fazer absolutamente nada!!! Viva!

      • Falou o comissionado. Vai defender o chefe ou dá alguma outra ideia??

  • Absurdo a maneira como se libera áreas para construir prédios em Recife!! O interesse é somente das construtoras e de quem libeira a construção (claro). Áreas totalmente saturadas e a cada dia com mais construções (ex: em Boa viagem, em frente ao hiper uma construtora vai fazer mais torres, a que consta residenciais, no terreno que ficava poente e em um condominio de casas que a construtora já comprou algumas unidades e pressiona os restantes dos moradores a vender “terrorismo”). Lembrando que no entorno dessa quadra em que fica o terreno e o condominio, é de prédios e de um colégio grande, ou seja uma área muito saturada e que os esgotos da região vivem estourados, que o transito em qualquer hora do dia que se passa por ali é sempre caótico ( praticamente parado), mas se liberou para construirem ali!!!
    Nesse meio, toda área livre é uma mina de ouro (mais uma vez “lembrando” que os imovéis da região metropolitana praticamente triplicaram de preço nos últimos anos) e esse assédio é muito comum!!! mas roubar o que é do povo, ai não dá né!! prefeitura, ação para ocupar a área, ela é enorme e no encontro de dois rios daria um ótimo parque que serviria a 3 bairros. E sobre a denuncia, não duvido nada que seja tudo verdade, indepedentimente de partido e time de futebol!!!

  • O bom que o denunciante, politiqueiro da pior especie, usa denuncias falsas e boatos irresponsáveis e tem todo o espaço possível para espalhar sem provas qualquer asneira. Se este tivesse alguma credibilidade… Assistam e tirem suas conclusões. Sem falar em outras pérolas da mesma estirpe do partido PPS.

    http://www.youtube.com/watch?v=nNG9xZGF4ns

  • Uma coisa aprendi, quando não deu pra fazer, é porque porrada e/ou dinheiro, foi/foram poucos. E só.

  • Antes de desacreditar o acusador, é preciso ter bom senso. Quem é que não passa por ali e vê uma construção misteriosa? Se é área de preservação tem que ser mantida e fim. Não interessa se quem deu a notícia foi Jungman, Jamildo, ou quem quer que seja.

    E tem mais. Eu cresci ouvindo falar que a área que hoje está cercada pelo sport era um manguezal e considerada de preservação permanente ou terreno de marinha, mas foi invadida pela administração do clube. Vendo a imagem de cima, não tenho dúvida de que isso é verdade.

  • -O melhor é ver alguns tentando justificar esse absurdo, espero que esse projeto não seja aprovado!!!

  • Alguém avisa ao Deputado que não cabe Ação Direta de Inconstitucionalidade contra Decreto do Prefeito.

    • Ia justamente comentar isso, quando vi seu comentário. O vereador tá precisando de um assessor jurídico mais qualificado.

  • Essa área compreende a comunidade do carangueijo, onde por coincidencia, candidatos a vereador amealharam votos nas ultimas eleições, aproveitando-se cinicamente da miséria alí reinante.

    Se vamos denunciar a especulação da João da Costa Dubeyx e Cia, devemos também identificar os parasitas da Vereança do Recife que certamente, são cumplices em mais essa empreitada petista..

    E olha que ainda falta sair da catacumba, muitos mais esqueletos, fruto de anos de roubalheira petista.

  • Aproveitando o ensejo, seria muito interessante se Raul Jungmann explicasse o funcionamento do INSTITUTO IRENE NERES BARBOSA que fica situado na Praça 04 de outubro em Areias, Recife/PE e qual a ligação dele com aquela “ONG” que nem de fachada funciona!!!!

    DENÚNCIA SÉRIA!!!!!! A QUEM INTERESSAR POSSA, É SÓ INVESTIGAR!

    Façam um levantamento com as pessoas do local e vejam a quantidade de dinheiro público que é investido e reinvestido todos os anos lá. NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NENHUMA ATIVIDADE SENDO DESENVOLVIDA NO LOCAL, NADA, NADA!

    O responsável pela entidade é o Sr. Silvio Barbosa, atual líder do PMN no estado e amigão do Raul Jungmann!..

    APUREM, É SÉRIO!!!

  • E assim assistimos Recife se degradar.
    O trânsito piorando, as áreas verdes se acabando.
    Resta saber se um dia haverá uma reversão na mentalidade escrota das autoridades dessa cidade. Acho que, se houver, será tarde demais. Tudo terá sido destruído.

  • Bota pra quebrar Jungmann!!!!! Bando de escrotos!!!!

  • Região por trás do rio mar e o cabanga, vai estourar tambem, agora que estrangulou Boa viagem!

  • Sem entrar no mérito de se área deve se tornar 100% parque ou não, o que é apresentado no post me parece equivocado. De acordo com o decreto original, de 2008, as edificações com gabarito até 28 pavimentos e uma ocupação habitacional de até 4.000 pessoas eram explicitamente previstos (http://www.legiscidade.com.br/decreto/23825/). No entanto, as atividades de criação do que quer que seja ligadas a pesca não são e elas sim, do ponto de vista legal, precisam ser retiradas. O decreto foi assinado por João Paulo, não por João da Costa, e dispõe sobre a transformação da ilha do Zeca em área de uso misto (habitacional e parques públicos) e não em 100% parque (o que eu pessoalmente até preferia).

    Quanto a grilagem, isto é outro assunto. Grilagem é ocupação de terra do Estado por agente privado e nada no post sugere isso. Pode até ser que a ilha seja 100% grilada, mas nada do que foi escrito diz respeito a isso.

  • Os projetos apresentados para o Recife, estão maravilhosos, espero que todas as arestas sejam tiradas para que tenhamos uma cidade bonita, moderna e arborizada, se só temos espaço vertical para crescer, que seja, e acho que o vereador deve se informar melhor antes de fazer polêmica.

  • Na minha opinião, nesse lugar tem terreno de sobra pra agradar a GREGOS E TROIANOS. Pois tem área que pode ser aterrada acabando com esses criadouros de camarão e essas favelas pequenas ao redor e o povo pode ser alojados em lugares adequado com acesso a um saneamento básico decente. Como o local é uma área de proteção ambiental. Poderia se fazer uma belíssima praça com ciclovia, local pra caminhada, ginásio ao ar livre e um projeto com complexo de piscinas olímpicas tendo acesso à idosos, adultos e crianças para a prática de modalidade esportiva. Os bairros em volta: pequenas pontes dariam acesso a ilha. Ainda seria possível uma pequena fração pra espaço a iniciativa privada.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

agosto 2019
S T Q Q S S D
« mai    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).