A cabeça do eleitor é uma aula de pesquisa de opinião

jun 17, 2008 by     1 Comentário     Postado em: Atualidades, Política

cabeca do eleitor

O mesmo autor de “A Cabeça do Brasileiro“, Alberto Carlos Almeida, lançou “A Cabeça do Eleitor“.

No livro, o ex-diretor da Ipsos Public Affairs, oferece um excelente retrato das pesquisas eleitorais. O livro não mostra, ao contrário do que o título sugere, como pensa o eleitor brasileiro.

Mas é uma aula de pesquisa de opinião. Se estivesse um pouco mais organizado, poderia ser tranquilamente um livro didático.

Alberto Carlos Almeida fala dos casos onde o prefeito é bem avaliado (mais de 50% de bom e ótimo) e perde a reeleição, ou não consegue eleger um sucessor.

Só existem dois casos. O primeiro em Duque de Caxias, onde Zito tinha 75% de aprovação, mas não elegeu o sucessor, e Recife, onde Roberto Magalhães tinha 58% de bom e ótimo, mas não se reelegeu. Segundo ele, são os dois pontos fora da curva.

Dependendo do raciocínio, dificilmente João da Costa perderá a eleição, já que João Paulo tem 61% (na média) de bom e ótimo, segundo pesquisas.

Mas a análise é mais profunda, e o autor sugere vários tipos de avaliação. Em um dos capítulos, ensina inclusiva como se tira uma boa amostra.

Deveria ser leitura obrigatória para quem deseja ser candidato majoritário. Ler pesquisas é uma das boas coisas que alguém pode fazer em uma campanha.

Vale a pena comprar.

1 Comentário + Add Comentário

  • [...] que demonstra a partir de pesquisa quantitativa a teoria do Roberto DaMatta) e apresenta em “A cabeça do eleitor” como é o comportamento do eleitorado tupiniquim em eleições majoritárias a partir dos [...]

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

outubro 2019
S T Q Q S S D
« mai    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).