A excomunhão de Martinho Lutero

abr 17, 2008 by     16 Comentários    Postado em: Atualidades

Lutero na Dieta de Worms

Hoje estão completando 487 anos que Martinho Lutero foi convocado a dar declarações oficiais à Igreja Católica, durante o período das chamadas Reformas Protestantes. O depoimento aconteceu durante a Dieta de Worms, no atual território da Alemanha. Essa Dieta foi chefiada pelo Papa Carlos V, em 1521.

Lutero havia sido convocado à desmentir suas 95 teses, mas apenas confirmou-as. Seu principal alvo nas teses era a corrupção via indulgências que se proliferava no seio da Santa Igreja… Durante esta Dieta, foi expulso da Igreja.

Me lembro de uma delas, a de número 44 (salvo engano), que dizia:

- Ocorre que através da obra de amor cresce o amor e a pessoa se torna melhor, ao passo que com as indulgências ela não se torna melhor, mas apenas mais livre da pena.

Essa data também me lembrou uma passagem de F. Nietzsche, em A Gaia Ciência, aforismo 129, em que escreveu:

As condições para Deus: – “Deus mesmo não pode existir sem homens sábios” – disse Lutero com boa razão; mas “Deus não pode existir tampouco sem homens tolos” – isso o bom Lutero não chegou a dizer!

Sem ofensa nem aos tolos nem aos sábios…

Lutero foi uma figura importantíssima na história não apenas das religiões, mas de toda a modernidade. Coloborou substancialmente para a quebra do monopólio espiritual da Igreja Católica na Europa. Implodiu a infalibilidade dessa instituição.

O mais curioso é ver que o homem responsável por duras críticas à compra de indulgências (perdão) e à simonia (vendas de artefatos religiosos falsamente sagrados), também foi um dos principais responsáveis pela proliferação de igrejas protestantes.

Muitas delas, como vemos hoje em dia, vendem na TV e por telefone, “Agua do Mar Morto”, o chamado bálsamo da salvação, “Areia do Monte Sinai”, e por aí até as mais descabidas relíquias…

Pois é, acredite se puder… Ou melhor, acredite, por favor!

16 Comentários + Add Comentário

  • Se Lutero visse no que se transformaram as suas idéias, teria VERGONHA.
    Essas seitas que se dizem “evangélicas”, nada têm do Evangelho e se situam à margem da Reforma Protestante.
    Temos atualmente poucas igrejas protestantes sérias. A maioria, um sem-número de denominações, tem compromisso apenas com enriquecer às custas de pessoas mal esclarecidas, escanteadas de qualquer desenvolvimento e que se iludem com promessas voláteis.

    • martinho Lutero mais uma vez como outros mensageiros da palavra de Deus foi um homen enviado por Deus pra quebrar falsos ensinamentos da igreja Católica. A Palavra de Deus diz: Meu povo padece por falta de conhecimento. O verdadeiro evangelho precisa ser pregado,” E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Não olhemos para os homens mas para Jesus. Deus fez de tudo pra nos mostrar o caminho da salvação. Martinho Lutero foi morto por que pregava a palavra de Deus e o Diabo se levanta pra atrapalhar porque ele sabe que a palavra liberta, e o perdão, Deus da de graça não se paga com ouro.
      Vamos ler a palavra essa é a doutrina verdadeira que alguns profetas obedecem, Deus está derramando seu espirito pra edificar e preparar a sua igreja até sua volta, Jesus continua o mesmo ele é o Alfa e o Omega.

  • Acredito, de nada.

  • Lutero foi um ser muito importante para nós protestantes, como poderiamos conviver com situações assim tenho certeza nossa fé seria errada, mais como tenho a mesma certeza que muitos se tocarião e não farião o mesmo protesto para indireitar a mente dos cartolicos que cometião essas indignidades.

    • Martinho Lutero é o divisor, e é mais um que assim como o anjo decaído teve parte com Deus ele também o teve.Só que hoje nós vemos em que se tonou esses pretesto;uma verdadeira desordem que só buscam bens matériais esse é o Martinho Lutero que tantos protestantes falam bem.

      • Caro Diogo, pena você não conhecer a fundo o que representou a reforma protestante, o que ocorre hoje com certeza também iria revoltar Lutero, pois simplesmente o que vemos nestes que se dizem “Evangélicos” hoje é a ganância por bens materiais o mesmo motivo que levou Lutero a questionar a Igreja da época, e em momento algum Lutero quis criar uma nova Igreja.

      • CARO AMIGO VOCE NÃO CONHECE A SUA PROPRIA IGREJA DEVE LER PRIMEIRO A HISTORIA DA IGREJA O RITLER MATOU TANTA GENTE MAIS É MENOS QUE A EQUISIÇÃO SE VOCE NÃO PAGASSE A INDUGENCIA VOCE ERA MORTO O POVO MORRIA POR NADA O SELIBATO ERA UMA MENTIRA AS FREIRAS ENGRAVIDAVAM DOS PROPRIOS PADRES E AS MADRES SUPERIORES JOGAVAM AS CRIANÇAS VIVAS DENTRO DOS RIOS LER PRIMEIRO ANTES DE FALAR BOBAGEM DIOGO PODIA CONTINUAR FALANDO MILHOES DE DOCUMENTOS REAIS

      • diogo vai ler bíbla antes de sair fando bestira bagunça cobiçosa é a igreja católica.voces catolicos adoram falar mal dos protestantes,e você que visivelmente não sabe nada de bíblia,quer comparar Martinho lutero,Homem de DEUS com o anjo caído que é satanás.satanás leva a humanidade para o inferno e Martinho foi levantado por DEUS dentro da corrompida igreja catòlica para livrar os homens da perdiçao para a qual estavam caminhando através das doutrinas contrarias a palavra deDEUS da igreja católica. vai ler bíblia filho.ai você me diz quem é que vive na bagunça.JESUS te ama.

        • vc não tem a menor noção do que Martin Lutero fez estude grego,latim e arcaico e decifre os reais significados do divisor martin lutero um homem que criou mundos distintos sobre a fé e corrompeu a santidade quando que deveria restaurar a fé e não criticar a doença,que no fim entendemos por a igreja catolica apostolica e romana ser “o inicio o meio e o fim” obs estude por que seus argumentos são mediocres!

      • Diogo, não fala uma coisa dessa. Se alguns lideres evangélicos estão agindo da mesma forma que a igreja católica atuava naquele tempo só pensando em dinheiro e impura, um dia eles vão ter que prestar contas para Deus, daí o bicho vai pegar. mas não misture as coisas, Lutero foi o cara! Se não fosse ele nós estávamos todos ferrados com os ensinos errados que eram passados. O que tu tem que fazer é aceitar a Jesus como te salvador e ler um pouco da história da religião ao qual critica o ato de lutero. Eu tenho certeza que você vai mudar o seu pensamento. Leia sobre a inquisição e Heróis da fé. Um abraço. Vou orar por você. Jesus te ama.

  • Martinho Lutero foi mais um que assim como Judas,deixo que espirito do diabo penetrassse seu coração e o livro 2Pedro(2-1,3 )vem nos alertar das falsos doutores e falasas doutrinas.
    “Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vos falsos doutores,que introduziram disfaçadamente seitas perniciosa.Eles renegando ao Senhor que os resgatou,atratrairão sobre se um ruína repentina.Muitos o seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa do caminho da verdade ser caluniado.Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia.Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme.”

  • sr vicente, quero o nome do livro que esta escrito tanta baboseira.

  • será q esse lutero é tao importante assim? Deve ser mesmo, por ter feito umA bagunça generalizada, por ter elaborado em sua mente essas teses, por ter sido excomungado da igreja catolica.. Será que Deus teve q esperar 16 séculos para mostrar a verdade? É brincadeira né acreditar cegamente em um homem que por falta de humildade e desobediencia elabora suas proprias leis, seus mandamentos, e se entitula o dono da verdade. Ignorantes sao os q o seguem.. Ignorantes no sentido de falta de conhecimento mesmo. FaEm um cursinho on line e saem ddizendo q já é pastor. É brincadeira… O meu pastor é JESUS….

  • Respeitando todos comentários, vejo em Martinho Lutero, um
    homem, que recebe uma revelação do Sr. Jesus! O nome que
    está acima de todos os nomes, e poucos; muito pouco se tem
    buscado e falado. Mateus c. 28 v.18, e Romanos c. 10 v. 9.
    Nessa revelação, ele é, Martinho Lutero, um homem comum
    como qualquer um de nós. Só que a revelação, é muito séria
    o Sr. Jesus! Revela a ele, pelo o seu próprio Espírito, o Espírito
    Santo! E ele passa a falar como instrumento usado por Jesus
    segundo: O evangelho de, Romanos, Galátas e Hebreus.
    Revelação do Evangelho entregue só a Paulo: Atos c.9 v.15 amem.

  • O problema não está na crença da existência ou não de Deus, pois se existimos é porque algo nos criou. O problema está na natureza do criador. O Universo é infinito, portanto, nada pode criar o Infinito, uma vez que nada pode ser maior que ele. Então só nos resta uma alternativa: O próprio Universo é o criador. Mas como o Universo seria o próprio criador? Sabemos que tudo no Universo é regido por uma linguagem matemática. Hoje, os cientistas já sabem queo universo todo é permeado por uma energia. Eles a chamam de Energia Escura, porque não a vêem. Ora, uma Energia infinita e regida por uma linguagem matemática é uma Energia Inteligente. Logo, o próprio Universo é um campo infinito de energia inteligente, mas não Consciente, pois não faz sentido a existência de um ser que não conhece sua própria dimensão, já que é infinito (pelo menos, segundo Huberto Rohden esta forma de consciência que conhecemos). Esta teoria se encaixa na filosofia taoista que diz: Tao (o Universo Imanifesto, Deus) gera Ki (uma energia secundária já pertencente ao universo relativo), pois se divide em Yang e Yin e gera tudo que existe. É daí, talvez, que surgiu a frase “Deus criou o universo” traduzindo como Tao (o Universo Infinito) criou Ki (o universo relativo), somente assim ela faz sentido. E isso me leva ao conceito de que estamos dentro de um CHIP INFINITO, o Universo com todo seu mecanismo interno seria, portanto, um COMPUTADOR INFINITO, não manobrado por alguém de fora como no filme Matrix, mas manobrado por nós mesmos. Qualquer coisa que quisermos fazer podemos, desde que obedeçamos suas leis (manifestadas na matemática, física e química). Para quem quer se aprofundar neste assunto escrevi o livro O MITO DO DEUS PAI publicado pela EDITORA BIBLIOTECA 24X7 e que pode ser adquirido diretamente no SITE DA EDITORA ou na LIVRARIA CULTURA. Ele discute o Universo Inteligente, senhor de sua própria criação. Entretanto, este não é um livro materialista, pois mostra que somos quantidades ínfimas de energia gerada pela vibração da Inteligência Infinita até adquirimos consciência através das sucessivas reencarnações em corpos materiais até evoluirmos para Seres Superiores (Espíritos de Luz).
    Infelizmente, este é um assunto sobre o qual as pessoas se recusam a falar e até a pensar. Elas têm medo, horror mesmo do desconhecido e isso leva ao comodismo de aceitar as explicações burlescas dos religiosos inclusive de que quando se sofre é por que o deus pai gosta muito de nós e está nos pondo a prova para ver nossa o grau de nossa fé. Esta é a desculpa que os religiosos têm par justificar a miséria humana. Como psicanalista posso assegurar que esta é uma atitude de transferência dos nossos pais biológicos que nos protege quando criança para um pai mais poderoso que nos protegerá quando adultos. Recebi um E-mail que trazia uma lenda cherokee da iniciação de um jovem ao estado adulto. Nela ele ficava de olhos vendados a noite toda a mercê de toda sorte de perigos, mas ao acordar e tirar a venda dos olhos viu que seu pai estava ao lado dele o tempo todo. Comparava a mensagem a Deus nos protegendo. Respondi então: Se Deus está ao nosso lado, por que então ele não protege seus “filhos” como o pai do índio e evita tanta desgraça, tanto assassinato no meio do mundo. Esta é a razão pela qual nossos antepassados tomaram os extraterrestres que assomaram em nosso céus como deus e sua comitiva de anjos que vieram trazer justiça à Terra, fazendo prosperar os bons e aniquilando os maus, imagem esta bem retratada nos textos bíblicos e que perdura até hoje, mas o Infinito não pode se reduzir ao finito (aspecto humano). Assemelho esta condição a de dois personagens lendários de nossa história. O primeiro chamado de Bartolomeu Bueno da Silva vendo as índias ricamente adornadas com chapas de ouro procurou saber sua procedência. Como ela se recusaram a lhe informar ele pôs fogo a uma tigela contendo aguardente, afirmando que, se não lhe desse a informação lançaria fogo em todos os rios e fontes. Com medo, os índios informaram o local e o apelidaram de Anhangüera (em tupi, añã’gwea), diabo velho. O outro persongem é Diogo Álvares Correia que recebeu o apelido de Caramuru (palavra tupi que significa lampreia) ao afugentar indígenas que o queriam devorar, matando uma ave com um tiro de arma de fogo. O náufrago português foi bem acolhido pelos índios Tupinambás que o chefe deles, Taparica, lhe deu uma de suas filhas.

    Pedro Cabral Cavalcanti – pcabralcavalcanti@gmail.com

  • Tem gente que escreve neste blog que não tem conhecimento nem de história e nem de português. Meu Deus, onde vamos parar?!?
    Lutero nunca foi e nunca será santo, mas querer culpar Lutero pelas aberrações que acontecem em muitas igrejas que se dizem evangélicas é no mínimo absoluta falta de conhecimento, de cultura e de visão crítica.
    O mesmo acontece no meio daqueles que se dizem católicos e estão igualmente vendendo cura, prosperidade…
    Para ser cristã ou cristão não basta ter fé. Precisa de mente e coração abertos.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação às punições de corruptos...

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia


  • “O homem de bem é um cadáver mal informado. Não sabe que morreu.”
    Nelson Rodrigues.

ARQUIVO

julho 2014
S T Q Q S S D
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).