A queda da GVT no Recife

set 13, 2011 by     49 Comentários    Postado em: Atualidades

… Eis que a GVT deixou boa parte (não sei que dimensão exatamente) do Recife sem internet na madrugada desta terça-feira.

Difícil saber a dimensão da queda da conexão da GVT na cidade, porque já são, neste momento em que escrevo, 01:29 da madruga e poucas pessoas estão online no Twitter.

Mas foi interessante como, durante o concurso da Miss Universo, muita gente estava tuitando e de repente mais da metade da minha timeline ativa simplesmente evaporou do microblog.

Sobraram apenas algumas pessoas que usam mobile para acessar o Twitter. E alguns clientes da GVT se queixavam da queda da conexão através do celular. 



É provável que a GVT esteja realizando alguma manutenção (isso só a GVT vai poder dizer) nas redes de transmissão, mas para quem usa internet de madrugada uma queda dessas é muito ruim, inclusive porque a GVT não teria avisado seus clientes sobre a manutenção.

Para quem trabalha com internet em algumas madrugadas, então (como é o meu caso e o do nosso webmaster @Anizio), é pior ainda. Eu, por exemplo, na hora em que percebi as queixas contra a queda da GVT no Twitter, estava terminando um trabalho que preciso entregar agora pela manhã.

Como não uso GVT, não fui prejudicado – e ainda arrumei tempo (que está em falta por aqui…) e disposição para fazer este post.

Mas acho que era o caso de Anizio, que pareceu estar com uma demanda em andamento e se prejudicou com a queda da conexão – e precisou ficar usando a internet apenas pelo celular.

O que achei mais curioso foi o labirinto no qual a GVT (aparentemente) funciona no Twitter. Um amigo estava se queixando fazendo citações ao perfil @gvt25. Quando fui verificar este perfil, encontrei uma mensagem do dia 3 de junho (a única tuitada desse perfil), informando o seguinte:

Aí eu fui lá no perfil @gvtoficial mas vi que esse perfil apenas faz postagens de promoção de serviços e notícias…

“Feliz quem tem”, eu realmente não sei… Talvez “informado quem tem”, com coisas do tipo:

Quando fui ler a “bio” desse perfil oficial, dizia o seguinte:

Perfil oficial da GVT. Aqui você lê notícias sobre tecnologia, banda larga, além de novidades da GVT. Feliz é quem tem! Para assistência, siga o @gvt_suporte.

Lá vou eu atrás desse outro perfil… @gvt_suporte.

Pelas mensagens que li, o perfil do suporte pareceu bastante atencioso e prestativo com os clientes. Mas ele só funciona em horário comercial… e esse horário, no Twitter, é muito limitado.

Um detalhe curioso que pareceu fechar o circulo do labirinto da GVT no Twitter: a “bio” do perfil do suporte diz para seguirem o @gvtoficial:

Esse é o perfil oficial de suporte e atendimento da GVT. Estamos aqui de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h. Siga também o @gvtoficial

É nessa hora que o tuiteiro roda, roda e vai parar no mesmo lugar.

Obviamente não estou exigindo que a GVT esteja 24h no Twitter – mas fica a dica para a própria empresa, já que seria um diferencial enorme perto de suas concorrentes, que insistem em atender de forma precária aos seus clientes.

Apesar de já ter pensado várias vezes em sair da Velox para a GVT, em alguns momentos escuto alguns amigos reclamando de uma piora nos serviços da empresa, e por incrível que pareça, a Velox não vem apresentando a mesma instabilidade que sempre foi sua marca.

Espero que não, mas talvez esteja acontecendo com a GVT a mesma coisa que Pierre Lucena diagnosticou com a TIM no post “A ‘oitização’ da TIM“:

“A estratégia baseava em fornecer ligações ilimitadas dentro de sua própria rede, a um preço fixo. Não importava se você era um usuário heavy ou normal. Pagaria basicamente a mesma coisa.

A estratégia foi tão agressiva que ficou pouca gente sem ter pelo menos um chip da TIM à disposição. Aqueles que eram clientes antigos, como eu, passaram a viver com a “Oitização” da TIM. Problemas comuns à Oi/Telemar rapidamente migraram para a TIM.

Obviamente encheram a rede de telefones sem o devido nível de investimentos em antenas, e o resultado foi a transformação de uma boa operadora em um caso digno de polícia. No caso de clientes antigos, estes ficaram submetidos a planos antigos e caros com o serviço bisonho da “Nova TIM”.”

Posso estar engando (e espero sinceramente que esteja), mas torço para que meus amigos e amigas que trabalham na internet (e não são pouc@s), inclusive de madrugada, consigam cumprir suas demandas e não sofram com a GVT o que os clientes da TIM sofreram depois de sua “oitização”.

49 Comentários + Add Comentário

  • Não acredito que vc escreveu tudo isso, só por causa de alguns minutos off !!

    • “Tudo isso”?

      Um pouco mais de página de BrOficce não é muita coisa. E eu já escrevi mais, por menos.

      Espero realmente que a GVT não entre nessa vala, porque pra quem trabalha na internet “alguns minutos off” pode custar o pescoço do cidadão…

  • Manda a turma colocar o chip da TIM, são apenas R$ 0,25 ao dia. kkkkkk São 500Mb, suficientes para twittar. rsrsrsrs Está ótimo navegar à 25 centavos. rsrsrsrs

  • Caiu aqui também na zona sul, mas voltou às cerca de 1h40 da madruga. No momento a GVT tá funcionando normal.

    E o próprio 10325 alertou, em mensagem automática, que tava rolando distúrbio na rede de banda larga.

    Enquanto o problema durou, fiquei jogando Diablo II e só me veio na cabeça a maldita decisão da Blizzard de só permitir jogos online, mesmo no modo single player, quando Diablo III tiver à venda. Espero que a Blizzard se atole em baixas vendas se não desistir dessa ideia de jerico.

    • Vai ser online e com assinatura mensal Diablo III.

      • Assinatura mensal eu não soube. Eu soube sim que vai ter que ser online e que os usuários vão poder comprar itens com dinheiro de verdade numa auction house.

        Se forem idiotas a ponto de impor mensalidade pra jogar, aí eles se lascam em vendas mesmo.

        • World of Warcraft é o maior jogo da atualidade.
          E mais rentável da historia.

  • Eu recebi um aviso (gravado) por telefone na semana passada avisando da interrupção.
    Como preciso da banda larga para trabalhar, tive oportunidade para me programar.
    Segundo o meu software de acompanhamento a interrupção demorou pouco mais de 120 minutos.
    A verdade é que, nos tempos atuais, somos muito mais exigentes. Deve ser por isso que as pessoas não respeitam mais filas, limpeza pública, regras de trânsito, etc.

    • Nossa, que pensamento torto…

      Ser exigente com a qualidade dos serviços não é justificativa (ou mesmo possui mesmo relação) para a falta de respeito e noção de espaço.

      Quem não tolera serviço de baixa qualidade, também não tolera desrespeito em filas, limpeza, trânsito, etc.

  • A grande verdade é que essas empresas de telefonia e telecomunicações deitam e rolam no Brasil por que sabem que a impunidade é garantida.

    Como elas são, junto com as empreiteiras e os bancos, as maiores financiadoras das campanhas políticas milionárias, elas sabem que SEMPRE a Justiça vai estar do lado delas e aí o respeito pelo cliente vai pro beleléu.

    Some-se a isso o fato de o brasileiro ser extremamente passivo e desinformado, tudo isso termina sendo um prato cheio para as empresas pintarem e bordarem no Brasil.

    E o pior é saber que isso nunca vai ter um fim. É um eterno ciclo vicioso.

    • Peraí meu caro James, como é que a empresa vai fazer manutenção se não puder desativar os seu servidores por uns instantes, isso é normal, quem trabalha com rede ou não sabe disso, até as empresas de energia elétrica fazem isso.E olha que fomos avisados pela GVT.
      Concordo com Rodrigo Villas, o nosso comportamento é que está perturbado e somos por demais exigentes em umas coisas e convenientes em outras, somos imediatistas e sem paciência pra quase tudo.

  • [off-toppic]

    Mais um escândalo no governo: ministro do Turismo de Dilma acusado de pagar governanta com verba pública por 7 anos. Só pra lembrar, esse ministro é aquele que foi acusado de pagar orgia com 15 casais em motel com dinheiro da Câmara.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/974264-ministro-pagou-governanta-com-verba-publica-por-7-anos.shtml

  • ******************

    Nota: Comentário excluído pela moderação.

  • Se fosse fazer algo assim para a Velox, seria todo dia..

  • Eu também não recebi aviso algum

  • Bravo comentário. E uma pena para a GVT!

  • Eu recebi uma ligação, cinco dias atrás, avisando que a rede ia sofrer interrupção para manutenção. Pelo que lembro, a mensagem dizia que o motivo era ampliar e melhorar o serviço.
    Acho que ela poderia ter colocado uma mensagem no portal, enviado e-mail ou divulgado na imprensa, porque aí evitaria esse zum-zum-zum todo (principalmente num dia de Miss Universo… hahahahahahaha)
    Bem, acho que no fim, com todos os defeitos que possa ter, a GVT dá de lapada na OI, que não avisava dessas interrupções, que sempre dizia “aqui está tudo normal, senhor” e não mandava técnico, que tinha robô para atender, que prometia velocidade superior mas quando ligávamos dizia “não há disponibilidade para sua área nem previsão de atendimento” (esperei UM ANO para aumentar de 600kbps para 2MB).
    Pode até ser que a GVT vire uma OI lá no futuro, mas por enquanto ela é a melhor opção para Banda Larga no Recife.

    • Exatamente.

      Olinda passou 3 meses (isso mesmo, 3 MESES!) em 2009 sem Velox, e a Oi nem ai.

      O Procon nem ai.

      A midia nem ai.

      A Anatel nem ai.

    • Excelente, OI tô fora!

    • Pois é, Bruno, queria entender a menção de André ao Miss Universo no meio do apagão da GVT.

      :-P

  • Só para constar, eu recebi um aviso da GVT por telefone falando da manutenção.

    Abraço.

  • Caiu aqui em casa também, por volta de 00h30. Mas foi bom, me deu pretexto pra ir dormir.

  • Eu também recebi aviso.

    Eu sofri muitos anos com a Oi Velox e em mais de um ano com a GVT não tenho a reclamar.

    Perdi duas horas de internet? Não vou chorar de barriga cheia.

  • Algumas pessoas parecem ter interpretado equivocadamente esse post como “chororô”…

    Mas a intenção real é preventiva e muito simples: cobrar segurança no serviço da empresa antes que ela entre no buraco que estão as outras.

    • Exato, Raboni.

      É justamente por conta do jeito “relaxa e goza” do brasileiro, que as empresas cometem abusos e tudo termina ficando por isso mesmo.

      Não duvido muito que com a ganância desmedida, a GVT em breve irá virar a mesma zona das outras. É só uma questão de tempo.

    • Você “estava terminando um trabalho que preciso entregar agora pela manhã” mas “não uso GVT, não fui prejudicado”.

      Então, minha humilde opinião, é simples: termine seu trabalho, e depois pesquise, e depois opine. Um post às 2h da madrugada parece, sim, chororô.

      “É provável que a GVT esteja realizando alguma manutenção”: e foi isso exatamente.

      “Posso estar engando” e você está.

      Pelos comentarios vejo que não fui a unica que recebeu o aviso da GVT. Quem não recebeu, precisa atender o seu telefone fixo (ou colocar secretaria eletronica).

      • Aline trabalha na GVT?

  • Pra onde correr? Eu tinha VELOX, os caras me deixaram sem telefone e sem internet durante 15 (QUINZE) dias, tive que me virar com 3G emprestada por um amigo! Mudei para a GVT, excelente atendimento, pontuais e senti firmeza na parte técnica … de lá pra cá sem nenhum problema! VELOX? Mais nunca!

  • É claro que a velox pode estar mais estável.
    Perdeu grande parte da base de usuários.

  • Também recebi aviso que haveria manutenção. Uma hora fora do ar não mata ninguém. A GVT é muito estável e raramente cai. Comparado com a Oi então…

    O post é chororô sim.

  • Ainda assim, não volto para Velox NUNCA.

    A única vez que tive problema com a gvt e fiquei fula da vida, e tuitei, eles me responderam pelo Twitter mesmo, e me ajudaram por DM.

    Fora isso, raras foram as vezes em que a conexão caiu.

  • Prezados,

    Eu não recebi o aviso, mas não tenho o que reclamar, mesmo ficando sem internet durante 2 horas. Sofremos demais com a Oi/Velox que estava acostumado a ficar quase o dia todo sem internet. Portanto, não tenho nada a reclamar da GVT, ela tem todo o direito de realizar suas manutenções, obviamente para melhoria dos serviços que NÓS utilizamos.

    Abraços.

  • Tava lendo os comentarios do post…então resolvi responder alguns…

    edson viana, “Não duvido muito que com a ganância desmedida, a GVT em breve irá virar a mesma zona das outras. É só uma questão de tempo.”
    você conhece a GVT em outros estados? hehehehe :)

    Andre, “Mas a intenção real é preventiva e muito simples: cobrar segurança no serviço da empresa antes que ela entre no buraco que estão as outras.” Concordo que temos que cobrar segurança no serviço, mas realmente acho que a GVT dá bastante segurança no serviço prestado, fora o atendimento que é muito bom. O que ocorreu nessa madrugada foi uma manutenção, que qualquer provedor está sujeito a ter.

    Abraço pessoal ;D

  • ROBOni, RABOni, ts ts ts ts ts ts…
    Você necessita parar de soltar tantas plumas por besteira filha! Toma maracujina. Uma palavrinha de nada numa página de tribunal ou um interrupção programada de madrugada num serviço e você já vai derrubando o barraco? Assim você vira purpurina cedo…

    • kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • “GVT é proibida de ampliar rede no Rio de Janeiro”

      A concessionária de telecomunicações GVT está proibida de fazer obras no Rio de Janeiro. A proibição foi determinada ontem pela prefeitura, no mesmo dia em que a empresa anunciou que lançará o serviço de televisão por assinatura via satélite até o final deste mês. A prefeitura carioca também deu prazo de 48 horas para a empresa regularizar a rede aérea instalada sem licença, se não quiser ter seus cabos removidos. A medida resultaria na interrupção do serviço a parte de seus clientes. De acordo com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, que publicou a resolução contra a GVT, a empresa não está consertando adequadamente as calçadas e ruas avariadas durante a instalação dos equipamentos.

      A suspensão da licença de obras da GVT ocorreu uma semana após a demissão do gerente responsável pela implantação e engenharia da empresa no Rio de Janeiro, afirmou ao Blog uma fonte próxima à empresa. Antes mesmo da suspensão da licença pela prefeitura, a GVT já não estava conseguindo instalar seus equipamentos por problemas com a Light, que possui a maior parte dos postes da cidade. A concessionária de energia teria detectado o mau uso de sua infraestrutura pela GVT e decidiu impedi-la de instalar novos cabos. A Light, informou que não veta o uso de seu posteamento a nenhuma concessionária, desde que seja respeitado o número máximo de conexões. No início de agosto, a GVT teve problemas com outra concessionária de energia, a Ampla, distribuidora de eletricidade de Niterói. A empresa de telecomunicações estava instalando cabos em postes da Ampla sem autorização. O caso foi parar na 81ª delegacia de Niterói.

      A GVT admitiu problemas relacionados à instalação de seus equipamentos na cidade do Rio de Janeiro. Numa nota divulgada ontem, a empresa afirma que “está trabalhando em um plano de recomposição de vias públicas que será apresentado à prefeitura.” A prefeitura já emitiu 146 notificações e 119 autos de infração contra a GVT. (por Daniel Barros)

      hmmmmmmmmmmm

  • Moro em Casa Amarela e quando cheguei ontem (segunda-feira) da faculdade, por volta das 22h30, fui acessar a internet e a GVT já estava fora do ar.

    Hoje ela permaneceu o dia todo sem sinal. Então logo fui verificar e o telefone também estava sem sinal nenhum. Fui na lan house ao lado do meu prédio, que também usa GVT e lá também estava sem sinal. Só retornou agora pouco às 23h30, ou seja, fiquei pouco mais de 24h sem internet.

  • Tambémestava sem internet GVT o dia todo no escritório hoje, lá no Derby. E não fomos avisados de manutenção alguma.

  • Eu jogo online e perdi 100,00 por causa dessa queda da GVT.

  • Sou cliente da GVT há quase um ano, aqui em Olinda.

    Nenhuma saudade da Oi-Lentox.

  • A GVT discrimina a população que não mora nos bolsoes de riqueza dessa cidade! A classe média não tem acesso a informaçao rápida e de qualidade! E digo mais … acho é pouco que caia a rede dos pequenos burgueses!

  • A GVT esta fora do ar e nao temos a quem reclamar, ela nao tem canal de internet aberto, como uma empresa de internet nao recebe as mensagens, sera que seu serviço e tao imprestavel assim, ou mesmo e falta de capacidade para dialogar ou mesmo receber uma comunicção de uma falha.

  • Faltou internet e pauta pro blog.

  • TADINHO KKKKKKKK

  • Infelizmente a “oitizaçao” da GVT já começou, desde ontem 17/02/2013 que estou sem internet, e simplesmente não consigo ser atendido pelo SAC da empresa, e acredite se quiserem, mas passei mais de 2 horas ouvindo música e propaganda do 10325 e passaria mais se eu não tivesse desistido, quem em sua normalidade mental passaria mais de 2 horas ouvindo aquilo? Pois é, mesmo assim tentei mais vezes ao longo do dia e da noite, sem sucesso. Também já entrei no perfil do Facebook, Twitter e fiz a minha reclamação e constatei que não só eu estou enfrentando o mesmo problema. Engraçado ver esse post antigo, pois também fui vítima desse fatídico dia em que a GVT deixou todo mundo na mão, mas o fato do autor mencionar (profetizar) a queda da qualidade dos serviços da GVT me surpreendeu bastante, e lendo todos os comentários não pude deixar de perceber que alguns mencionam o post como “chororô”, e imagino agora essas mesmas pessoas sofrendo na mão dessa empresa, como estou sofrendo agora. E só para constar, estou neste momento usando minha internet 3g do celular, já tentei entrar em contato com o suporte novamente que agora de em vez de fazer os otarios esperem, estão desligando a ligação, pelo menos isso, prefiro ouvir um Tutututu do que enfrentar uma maratona de propagandas e musiquinhas chatas na vã esperança de um dia ser atendido. #chateado

  • a gvt ultmamente esta deixando a desejar, pois desde quinta feira estou sem conectividade e o atendimento so va ser feito na segunda feira 07/07/2014 isso não existe.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação às punições de corruptos...

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia


  • “O homem de bem é um cadáver mal informado. Não sabe que morreu.”
    Nelson Rodrigues.

ARQUIVO

novembro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).