Aneel mantém a fiscalização da Celpe

jul 3, 2007 by     21 Comentários    Postado em: Atualidades

do JC

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se pronunciou ontem dizendo que mantém a fiscalização sobre a Celpe, apesar de não renovar o convênio com a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), que realizava este serviço até abril deste ano.

A agência afirma que possui uma “equipe de fiscais plenamente capacitada para realizar o trabalho de acompanhamento do desempenho de cada concessionária”, o que ocorre quando não existe convênio com órgão estadual que possa fazer esta verificação.

O fim do convênio se deveu a posições políticas. A Arpe, além de fiscalizar a Celpe e acolher reclamações de usuários, se posicionou contra a decisão da Aneel, em 2005, de reajustar o preço da energia elétrica da Celpe em 32,54%.

Na ocasião, a Arpe fez um parecer que contestava o reconhecimento das perdas da Celpe pelo topo, em 27%. A agência recomendou utilizar o índice de 19%, de forma a estimular a companhia a ser mais eficiente e provocar uma diminuição na tarifa. Esta posição foi aceita provisoriamente pela Aneel, mas depois revista – o que provocou críticas.

A agência chegou a entrar com um processo administrativo contra o então presidente da Arpe, Jayme Asfora, para apurar eventual quebra do código de ética da Aneel, em 2006. Pouco depois, Asfora renunciou ao cargo de presidente da Arpe para se candidatar a presidente da OAB-PE.

A agência garante, também, que no período entre 13 a 24 de agosto vai realizar uma fiscalização na Celpe para verificar o cumprimento das metas de universalização e do programa Luz para Todos, que têm o objetivo de levar energia elétrica à totalidade da população urbana e rural até 2008.

“Atualmente, os convênios formalizados com agências de 11 Estados auxiliam a Aneel no trabalho de fiscalização e ouvidoria porque possibilitam maior proximidade com os fatos regionais. Este ano, já foram renovados os convênios com quatro agências. Em outros Estados, onde não há delegação de competências aos órgãos reguladores locais, a fiscalização da Aneel atua permanentemente dentro da programação estabelecida para as distribuidoras. Dessa forma, fica garantido o monitoramento da atuação das concessionárias nos aspectos relacionados à prestação de serviços e à situação econômico-financeira dessas empresas”, afirma a agência.

O presidente da Arpe, Ranilson Ramos, chegou a afirmar que com o fim do convênio entre a Arpe e Aneel, faltaria fiscalização na atuação da Celpe. A posição foi endossada por entidades de defesa do consumidor, como a Adecon.

21 Comentários + Add Comentário

  • Boa tarde, quero esternar a minha insatisfação com a CELPE, pois desde o dia 10/10/2008, que solicitei um serviço ao 0800 com os atendentes: Daniele, Marcela, Miguel Francisco, Sheila, Amanda, Bruno, Kátia, Andréa com os números dos protocolos : 535606, 535608, 533240, 537857, 537283,532082. Eu solicitei a troca de uma lâmpada de um poste com o número A044029 que fica na rua Ataúfo Alves em frente a casa de número 160 em Riacho de Prata 1 cidade de Paulista, pago $11,32 de taxa de iluminação pública para a CELPE ficar fugindo de suas responsabilidades.

    • a celpe depois que privatizou numca mais foi a mesma com pública,queremos a estatização urgente.

  • gostaria de saber se vai haver ajuste de energia em 2009 e se sim o periodo que isso pode acontecer (Mês)
    aguardo retorno breve…

  • Desde 20 de Janeiro do corrente ano que aguardo por escrito resposta da celp. Numa falta de energia, meu monitor LCD foi danificado impossibilitando o trabalho do meu marido. Confesso minha insatisfação, entrei em contato 3 vezes com a ANEL e a própria CELP, e até agora nada. Então eu pergunto: A quem devo recorrer? Favor me respostem o mais rápido. Hoje está fazendo exatamente 60 dias da minha reclamação. Pelo visto o prazo acabou, mas… pra quem? Sinceramente, não sei. Aguardo resposta, sem mais para o momento: Sonete.

  • Esta com quatro anos que esperamos a energização no meu bairro ja 50 casas sem energia todos no escuro o pedido foi feito e olocaram os fios mas não ligaram o pessoal da majestosa diz que esta ligado so que falta vinte metros de fio de alta tensão e os fusiveis de alta como isso pode ta liga são cegos e inrresponsaveis pessoas são assaltadas meninas estupradas se a filha de alguem ja teria energia la? quantos crimes mais serão necessario para concientizar a importancia de energia em uma comunidade, ou a celpe não tem interrece em vender energia? o que qui ta havendo que nimguem toma providencia de homen.

  • prezado(a) responsavel pela esta empresa eu como trabalhadora venho a meio de solicitar o perigo que toda minhas familia e vizinho estamos passando por falta de iluminação na nossa rua que só tem 5 postes e estes estão todos apagados. e precisamos trabalhar e estudar a noite mas esta sendo muito dificio pra nos moradores por isso estou pedindo em nome de todos uma breve providencia mas rapido possivel R= fernando g.b.albuquerque cidade itacuruba- pe ja foi reclamado a celpe de belem do são francisco mas providencia alguma foi tomada, pos pagos emposto para ser-mos bem atendidos como cidadãs por isso estamos atraz destes nossos dereito. obrigada e descupe alguma coisa.

    • eu espero que vcs tomem uma seria providência cabives a este caso a rua e no final da cidade e por tras das nossas casas e um grande matagal e muito perigoso por isso queremos resposta rapida e concreta mas breve possivel. cidade de itacuruba-pe.
      RUA: fernando guimarães b. albuquerque
      proximo ao salão paroquial.

  • Faço apelo a ouvidoria, no sentido de intervir junto a celpe para solucionar o problema de um tráfico avariado na localidade de Queimada Grande zona rural de Inajá, estamos a 10 dez dias sem energia, mais de 20 famílias e platações irrigadas no prejuízo. Protocolos de ocorrências: 27257 de 19/10 – 30877, 30470, 31103 e 28328, a prontidão compareceu hoje, dia 21 às 22:00 horas, mais sem solução.

  • Contrato nº. 2258659018 ocorrência 30.470 de 21/10

  • Ontem, dia 03/04/2010 a mais ou menos 22:30H, por queda e falta de energia elétrica tive meu aparelho de tv danificado (queimado), gostaria que tomassem providencia breve, pois estou ciente que quando ocorre esse tipo de problema a celpe ou aneel assume a responsabilidade nos indenizar com um novo aparelho sem que seja preciso entrar com processo na justiça.
    Aguardo resposta com máxima urgência,

    Márcio Ricardo.
    contrato Nro.1572523019.

  • gente ja liguei varias vezes para celpe vem colocar o relogio da minha casa mim deram o prazo e ate agora nada isso e falta de respeito desde do dia 07/11/11 ate agora nada.ja liguei varias vezes nº de protocolo 4500426166 gente nao sei o que fasso agora?

  • Pessoal, resido em Cruz de Rebouças, municipio de Igarassú, e tem ocorrido constantemente queda de energia, e oscilação na corrente elétrica. Já tive aparelhos danificados por duas vezes, pois até pelas madrugadas tem havido fato. Cai em até três vezes e no vai e volta não dá tempo de desligar os aparelhos.
    Considero um abuso pela falta de estrutura e cuidado com o usuário, além de pagarmos muito caro pela energia.

  • Boa noite,
    Pela segunda vez venho comunicar-lhes que infelizmente a celpe continua deixando a desejar em sua prestação de serviços. Sou residente em Cruz de Rebouças – munícipio de Igarassú, e temos sido vítimas de quedas de energia e oscilação de corrente diariamente. Já perdí equipamentos e claro estamos sujeitos a perda de muitos outros se continuarmos assim, pois não tem hora para que aconteça a queda e a falta continua. Falta e volta energia três, quatro vezes de forma continuada, e é tão rápido que não dá tempo de desligar os eletro-eletrônicos e eletrodomésticos. Tornou -se um abuso, além de pagarmos caro por este serviço. Não sei se é falta de manutenção nas vias públicas ou se na própria sub-estação, o que sei é que tornou-se rotina. Nr do contrato: 4001541272

  • Empresa CELPE
    ReclamaçãoArbitrariedade,valor da conta indevida,desligamento,destruiu parcialmente o contador(tampa e lacre) e pulou o muro para arrancar os fios .
    26/01 protocolo 8048646409 recebi conta no valor:1.104,27 agiu de má fé,atendente orientou a comprar a tampa para depois ligar novamente para agendar a troca(não vende só a tampa! comprei a caixa completa) 27/01 8048680267 abriu sol.e pediu p/ aguardar 15 dias corridos (deixei fone p/ me avisar) NADA! 18/02 1ª RECLAMAÇÂO:80492429-3 diz q equipe vai comparecer no prazo de 24 hs. 19/02 a equipe veio e orientou abrir um espaço p/ poder fazer a leitura.Fiz leitura atual 10570 e fui a CELPE protocolo 700000905718 p/ análise de fatura e aguardar resposta até 27/02.
    20/02 equipe destruiu a tampa,arranca lacre,fios da rua,pula o muro e invade p/arrancar fios de dentro no quintal.
    20/02 2ª RECLAMAÇÃO: 8049315549 comuniquei a arbitrariedade feita pela equipe da CELPE.
    20/02 OUVIDORIA:300000098014 ( expliquei,mas…….)????nada adiantou.
    23/02 ARPE ,liguei expliquei tudo ,fui orientada a ligar novamente p/OUVIDORIA e pedir p/cancelar esta conta e religar urgente,mas,todas as ligações q fiz,me respondiam q sistema da ouvidoria indisponível. Sempre avisei q não tenho dinheiro p/pagar este absurdo!!!!
    Contato 1 (81) 8689-1603
    Contato 2 (81) 3267-7718

  • NO DIA 14 DO MES DE OUTUBRO PEDIR PARA QUE A CELPE RELEGASSE MINHA ENERGIA ,A MESMA ME DEU 24HS PARA FAZER O PROCEDIMENTO E ATE AGORA NADA ,TENHO UMA CRIANÇA ESPECIAL EM CASA E NAO POSSO FICAR SEM ENERGIA.
    PRECISO SABE RO QUE FAÇO PARA RESOLVER MINHA SITUAÇÃO LIGUEI PARA CELPE E A RECEPICIONISTA ME FALA QUE O RAAPZ JA VAI JA VAI E NUNCA CHEGA ….
    NO AGUARDO

  • CELPE, a empresa mais ODIADA de Pernambuco ! !

  • Gostaria de saber pó que a celpe gondo e para prestar serviços aul sir dadao não funciona agora para cortar e muito rápido! Nao espera 5 minuto sidadão procura papel para apresentar a ele . muito revoltante um serviço meda da celpe

  • Estou esperando uma e quipe que não funciona liguei as 9 hora previsão de chegada da equipe que não funciona as 12 Hora meia moite já é 4:45 da manhã ir à equipe que não Egito não aparece

  • A minha conta de energia está cadastrada no baixa renda do bolsa família,minha conta já veio a alguns meses até de 65,00,reclamei e o valor veio até mais ou menos ,mas já esse mês veio um consumo absurdo que não justifica pra minha quantidade de eletrodomésticos e o tamanho do cômodo em que vivo,absurdo!

  • PELO AMOR DE DEUS O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM ESSA CELPE DE JABOATÃO, FORAM EM MINHA RESIDÊNCIA RETIRARAM O CONTADOR ANTIGO DIZENDO QUE ESTAVA COM ENERGIA CLANDESTINA COLOCARAM OUTRO NOCO DEPOIS COO CORTARAM O FORNECIMENTO DE ENERGIA DIZENDO QUE PRECISARIA PAGAR UMA MULTA DE R$800,00 PAGAMOS DESDE O DIA 27/11/17 HJ JÁ SÃO 01/12/17 E NADA DE RELIGAREM MINHA ENERGIA O QUE DEVO FAZER CHAMAR A IMPRENSA, PQ DE TUDO JÁ FIZEMOS.

  • Em menos de quatro dias dando o mesmo problema na rede eletrica e s celpe não consegue uma solução. Que falta de preparo de seus tecnicos

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MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).