Ensino à distância se sai melhor que presencial no Enade

set 10, 2007 by     268 Comentários    Postado em: Atualidades

da Folha

A educação a distância, no Brasil, ainda é vista com desconfiança por boa parte da sociedade. Os primeiros resultados no Enade (exame do MEC que avalia o ensino superior) dos alunos que ingressaram em cursos superiores com essa modalidade de ensino, no entanto, mostram que, na maioria das áreas, eles estão se saindo melhor do que os estudantes que fazem o mesmo curso, mas da maneira tradicional.

Pela primeira vez desde a criação do Enade (2004), o Inep (órgão de avaliação e pesquisa do MEC) comparou o desempenho dos alunos dos mesmos cursos nas modalidades a distância e presencial. Em sete das 13 áreas onde essa comparação é possível, alunos da modalidade a distância se saíram melhores do que os demais.

Quando a análise é feita apenas levando em conta os alunos que ainda estão na fase inicial do curso -o Enade permite separar o desempenho de ingressantes e concluintes-, o quadro é ainda mais favorável ao ensino a distância: em nove das 13 áreas o resultado foi melhor.

Nesses casos, turismo e ciências sociais apresentaram a maior vantagem favorável aos cursos a distância. Geografia e história foram os cursos em que o ensino presencial apresentou melhor desempenho.

A análise só dos concluintes ainda é limitada porque apenas quatro áreas de nível superior -administração, formação de professores, matemática e pedagogia- já têm concluintes em número suficiente para que seja tirada uma média e comparada com a dos demais.

Entre os concluintes, o melhor desempenho para estudantes a distância foi verificado em administração e matemática, enquanto em pedagogia e formação de professores o resultado foi inverso.

Apesar de bem aceita em outros países, a educação a distância -em que a maior parte do curso não é realizada em sala de aula, com um professor- ainda não deslanchou no Brasil.

Quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, sinalizou o incentivo dessa modalidade -regulamentada dois anos depois pelo governo federal- alguns especialistas esperavam um crescimento acelerado, afinal, o Brasil tinha -e ainda tem- uma imensa população sem nível superior espalhada por um território vasto.

Não foi isso, porém, o que aconteceu. Segundo o último Censo da Educação Superior do MEC, relativo a 2005, havia apenas 115 mil alunos matriculados em cursos de graduação a distância -o total de universitários foi de 4,5 milhões.
O censo mostra que os cursos despertam pouco interesse. Em 2005, foram oferecidas 423 mil vagas, mas apenas 234 mil estudantes se inscreveram em processos seletivos e, desses, somente 127 mil efetivamente ingressaram nos cursos.

Fogo cruzado

“Apesar das inúmeras experiências bem-sucedidas em outros países, o ensino a distância continua sob fogo cruzado no Brasil, com o argumento de que vai piorar a qualidade. Alguns até reconhecem o seu efeito democratizante, mas temem que traga ainda mais dificuldades a um sistema educacional com problemas. Os dois últimos Enades, no entanto, mostram que este temor é injustificado”, avalia o diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior, Dilvo Ristoff.

A educação a distância é uma das principais apostas do Ministério da Educação na área de formação de professores.

Inspirado num programa iniciado há seis anos pelo governo do Rio, o MEC criou a UAB (Universidade Aberta do Brasil), que funcionará como um consórcio formado por universidades e centros federais que oferecerão cursos a distância.

O secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, diz que o foco na formação de professores nos primeiros cursos oferecidos pela UAB acontece não por uma limitação do curso a distância, mas sim para atender a uma demanda não atendida. “É possível estender a outras áreas, desde que não se abra mão da qualidade.”

268 Comentários + Add Comentário

  • Quando começarem a formar médicos e engenheiros à distância me avisem…

    • cursos na área da saúde acontecem muito mais em hospitais e postos de saúde, é muito mais prática!

      alguns cursos tem que ser presenciais mesmo.

      acho que houve um exagero da sua parte nesse comentário. mas lembrando que muitos alunos de EAD ná área de Exatas estão indo tão bem quanto os de presencial! ;)

      • Minha cara Kiara. Seu português é terrível. Como vc pode vir aqui para falar sobre um assunto desses, se nem mesmo sabe escrever. É uma vergonha.
        “mas” tem que vir precedido por virgula e depois de ponto a frase tem que começar com letra maiúsculaaaaaaaaaaaa. Nem vou comentar do resto.

        • fonsell

          Vc é professor de português? Devo salientar que achei alguns erros gramaticais no seu texto tb, mas não vou constrangi-lo.

        • Kra, isso aqui é net. N tem regra de abnt aqui n. Ficar revisando vírula em comentário de blog é coisa de atoa

        • Caro amigo. Antes de querer criticar alguem voce deve ser perfeito em tudo, seu texto tambem tem erros. Observe atentamente.

        • Meu querido na internet eu respondo o jeito que me dar na telha,se não gostou vai procurar outra pessoa para encher o saco,você mostra os meus erros gramaticais mas não observa os erros que tem o seu texto,pelo que vejo você é só mais um bobo que se acha um sabichão na net mas no fundo não sabe merda nenhuma.

        • “mas’ precedido por virgula? Depende meu filho. VC é um asno.

        • Se você quer corrigir, comece escrevendo sem abreviações que não são oficializadas.

        • PENA QUE VOCÊ DESVIOU DO ASSUNTO PROPOSTO PELA kIARA. QUANTA ESTUPIDEZ!!!!!!!!

        • A mais burra a é você.Porque o #mais# que ela se refere é de quantidade.Então é “mais” mesmo.Não “‘mas”.O pior ignorante é o que quer corrigir o certo ensinando errado!Vá estudar mais um tantinho viu?
          Kiara: fora a falta de letra maiúscula no início das frases você não passou vergonha não!!!!

        • Sinceramente Fonsell, achei ridículo seu comentário.
          Acho, que pra você criticar uma pessoa, primeiro você deve olhar para seus defeitos.
          Vou te dar uma dica de português agora.
          Depois de um ponto final, você inicia frase com letra maiúscula.
          Você se preocupou em achar tantos erros no comentário da menina, que esqueceu de prestar mais atenção nas suas ortografias.
          Então, cuide mais da sua vida e estude mais. Porque o português é um idioma muito bonito para estar sendo escritos errados por belos idiotas como você. :*

      • Passei minha vida inteira estudando presencial e, garanto, não troco meus 4 anos de EAD
        por todos esses anos estudados. Enquanto eu ia para a escola regular, esperar que o professor
        levasse os assuntos ‘de bandeja’ para os alunos, me restringia apenas àquele mísero conteúdo.
        Não adianta ir todos os dias para uma universidade, esperar que o professor diga o que é pra você
        fazer e você se limitar a isso. No EAD não. Além das aulas temos que ler obrigatoriamente os livros
        de cada disciplina, os textos complementares, elaborar portfólios e apresentá-los, e responder
        uma prova referente à disciplina, prova essa com 10 questões de assinalar e 2 abertas, sendo que
        as duas abertas equivalem a metade da prova. Então, você tem que ler tudo que puder, ter um
        acervo teórico muito grande porque não sabe o que pode cair na prova; ou você sabe ou reprova
        na disciplina. Fazendo um comparativo com o ensino presencial, em qual mais se tem a dedicação
        e qualidade? Os dois. Por que quem faz o profissional não é a PUC, UFPE, UFRJ, UNOPAR-EAD,
        ESTÁCIO, etc, o que faz um profissional é um aluno dedicado, interessado e não acomodado. Ok?
        Quem tiver seus preconceitos que guarde para si. Se cada um fizer o seu, aí sim teremos
        serviços de qualidade no Brasil. Um grande abraço.

    • *¨%$#$%, curso de saúde tem que ser presencial e prático, não entendeu ou quer que desenhe?

      • DEPENDE! TRABALHO EM HOSPITAIS HÁ 6 ANOS, OS PROFISSIONAIS TRAZEM UMA BAGAGEM DE TEORIAS.PRÁTICA MESMO NADA. ENTÃO, TEORIA APRENDEMOS EM QUALQUER LUGAR.PENSO QUE DA PRA FAZER SIM. NA VIDA AGENTE APRENDE É PRATICANDO, E NOS HOSPITAIS NÃO É DIFERENTE DO NOSSO DIA-A-DIA.

        • Concordo plenamente. Muita teoria, mas na hora H, fica fazendo besteira. E o pior é que os pacientes percebem quando estão sendo enrolados!

    • uma faculdade a distancia nao lhe permite, questionar, perguntar , responder , particpipar, interagir de um modo completo,,,,,,,,fica meio que vago e os estudos sao feitos a meu entender a criterio da pessoa…….so com o mapa de mundo dela ….sem explicaçoes…..e filtradas pela propria vida cultural ao do estudante……..portanto num pais como o nosso ……. deixam a desejar.e muito.
      faculdade virtual seria otimo para pessoas de 40 anos ou mais que ja tem vivencia, experiencia , mais idade mas nao tem o diploma !e precisam dele.

      • Não permite questionar? Em que século você se encontra, cidadã? Já ou viu falar em fórum, email, videoconferência ou pelo menos chat? Chat não serve só pra ficar arranjando ficante.

        • Concordo plenamente, faço UFV e vários professores n respondem direito às perguntas que acho respostas e vídeo aulas na net

        • todo mundo faz o que quiser e entende como quiser .O importante é se realizar profissionalmente e correr atrás dos seus sonhos .Criticas viram , mais vc é mais que isso .

      • Oi senhora Marcia,saiba que quando se tem inteligência,capacidade de raciocínio,memória aguçada,interatividade com o meio em que se envolve,bem como com os fatos relevantes do seu dia a dia,com certeza não é preciso de alguém presente para lhe ensinar algo,seja mais ponderada nos seus comentários antes de escrever “coisas” infundamentadas.

        • kkkkkk, adorei uma senhora. Apensar da minha avó tb ser senhora e saber mexer na net mais q a senhora márcia

      • Marcia,bom dia!
        Só uma pergunta qual a experiência que você tem com ensino superior a distância para fazer tais afirmações?

      • Claro que podemos questionar, minha querida atualize-se, estamos na era globalizada video conferencias, tutores e muito mais e as vezes compreendemos bem melhor.

      • Nossa quanta falta de informação sobre o curso à distância, aí sim que você vai pesquisar mais, interagir nos foruns como agora, perguntar, questionar, ir à campo para ver na prática os temas abordados.À distância só faz aumentar ainda mais o anseio de aprender…descobrir e perguntar com os professores.Você precisa esquecer o preconceito e começar a ver que as pessoas estão lendo mais, estudando mais com o curso à distância e o nosso país esta melhorando e muito nos últimos anos, ainda tem muitos problemas para resolver é claro, mas o mapa de mundo de uma pessoa pode ser mudado com a informação certa e buscar esta informação faz você aprender ainda mais…Pense nisso.

      • acho um preconceito dizer que faculdade a distancia. e para quem tem 40 anos. deviam respeitar as pessoas.

        • Elisangela, gostei do seu comentário, e vou começar o Cursos de Gestão de RH na UNIPAR e gostaria de saber se você conhece alguém que já formou nesse curso…

        • concordo contigo!!!

      • Oi Marcia, não é bem assim, eu me formei em faculdade EAD, todas as duvidas são esclarecidas,e
        podemos questionar, responder, participar e interagir em todos as aulas, principalmente em dias que não tem aula, entendo seu pré julgamento, pois vc não conhece , mas lhe garanto aprendi muito na faculdade EAD

      • Dependo da faculdade Marcia, eu faço pedagogia à distancia e temos aulas presencias toda semana onde podemos enviar duvidas e questionar com o professor na tele aula, o estudo não é vago seguimos módulos e as avaliações sao super criteriosas, acredito que vc talvez não conheça um curso EAD, tb fazemos estágio como qualquer outra faculdade para adquirir experiência!!!

      • pelo contrario estudo a distancia e tão complexo quanto o presencial ou até mais pois você precisa ler muito e vive o que está acontencendo hoje e o presencial são poucos os que levam a serio os estudo pois não tem aquela obrigatoriedade de ler um livro, e outros assuntos os trabalhos nem sempre são feitos pelo aluno e o ensino a distancia você é quem faz isso é certeza e mais na sala de aula em dias de prova você tem que mostra que sabe o que está fazendo pois ficas dois professores o tempo todo na sala de aula e mais temos video conferencia, que nós alunos precisamos ver e responder diariamente pois levamos falta e até mesmo reprovação e o presencial se o aluno não for a aula sempre tem um amigo que marca presença então o ensino a distancia é tão serio como o presencial o que precisamos ver é se o aluno realmente tem enteresse no que ele vai fazer, agora é questão de bom senso do aluno fazer um curso a distancia se ele vê que não tem condições. isso cabe a ele decidir

    • É lamentável essa infofobia. Há cursos para cirurgiões a distância, onde de um lado está simplesmente os melhores do mundo ensinando e do outro alunos de medicina aprendendo, quando não, a própria cirurgia sendo feita por um médico a distância e tem gente que ainda discute a validade do ensino médio. A questão da qualidade e da não mercantilização da educação é real, necessária e efetiva, mas vale tanto para o ensino na modalidade a distância quanto para o presencial, portanto não é pressuposto de existencia nessa última e de inexistencia na primeira.

      • corrigindo, onde consta Ensino médio é ensino a distância, erro de digitação. Até porque no caso do ensino médio, que é na sua maioria presencial, a qualidade tem sido discutida pelas dificuldades de muitos estudantes que chegam ao Ensino superior.

    • Calma, não fica com medo, se vcê for um profissional bom , não perderá seu espaço, nem para um EAD!!!!!!

    • Obviamente que o ensino à distância não é totalmente extinto de aulas presenciais, as aulas presenciais acontecem quando são necessárias, é tudo muito bem dividido e o aluno é obrigado a se autodisciplinar em pról de sua aprendizagem e desenvovimento, caso contrário terá muita dificuldade para obter o certificado, as mesmas cobranças do curso tradicional são feitas no presencial, já foi comprovado pelo próprio MEC os alunos do ensino à distância tiveramum rendimento melhor do que o presencial. Portando caro cidadão se informe melhor sobre o assunto, o ensino á distância também tem aulas presenciais e tanto a medicina comoa engenharia podem ser ensinadas através dessa modalidade que está crescendo e se desenvolvendo no Brasil. O foco principal é fazer com que pessoas leigas como você seja bem informada a respeito do assunto pra não ficar comentando besteira, ok!

    • medicina, hengenharia, arquitetura, pisicologia, e outros mais, nunca vão ser a distãncia.
      porque o estudo e muinto profundo, envolve pesquisas, estágio, teorias, praticas e muinto mais.
      antes de lancaram a faculdade a distância, foi feito uma pesquisa, um estudo, para saber quais cursos que da pra ser a distãncia.

      • Pelo contrário josé coelho de oliveira filho. Já existem engenharias à distância sim e por universidades Federais participantes da UAB. Basta pesquisar um pouco.
        No portal do E-MEC vc pode verificar quais cursos já são ou não aprovados pelo mesmo.

  • FAÇO HISTÓRIA NA UNOPAR VIRTUAL DE BETIM,MG; SOU BOLSISTA DO PROUNI E ESTOU SATISFEITO COM O CURSO…PARA O KRISHNAMURTI,DEIXO UM COMENTÁRIO, POIS SE FOSSE UMA PESSOA INFORMADA , NÃO PRECISARIA DISTO: A UFMG UMA DAS MAIS CONCEITUADAS UNIVERSIDADES DO BRASIL, TEM UM CONVÊNIO COM ALGUNS MUNÍCIPIOS E QUE ATENDE VIA WEB PACIENTES COM ENFERMIDADES; MÉDICOS VIRTUAIS.

    • Parebéns Leonardo, mas quem tem um nome desses “krish”…sei lá o que, só pode ser de outro mundo. rsrsrsrsr

  • hahá! Krish,não precisava levar uma assim é só se informar!

    Faço, Serviço Social pela Unopar e estou adorando, acho que da certo porque não acomodamos somos auto didatas corremos atras e nós aprofundamos ainda mais sobre o assunto . Enquanto que ás vezes nas faculdades presensiais o primeiro e o último horário quase nunca tem. Sem falar que alguns professores nem planejam a aula. Quasem dormem em sala de aula .Este é objetivo vai no ponto principal.

    LILIANE UNOPAR ITUIUTABA MG 20-11-07

    • è isso mesmo. Tenho a oportunidade de conversar com professores formados em faculdades presenciais. Não acrescentam nada de bom. O ensino a distancia nos dá oportunidades de pesquisas. Os preofessores ensinam e esplicam muito bem as aulas e vamos a luta ; Estudando, pesquisando e passando para outras pessoas o que aprendemos.Muito obrigada por nos dar essa oportunidade do ensino á distancia.

      • Oi margarida!Não vamos genreralizar. Tem cursos presenciais excelentes, e outros igualmente bons na modalidade à distância. Cabe a cada um pesquisar se a instituição é bem conceituada no mercado e escolher qual melhor se adequa a própria realidade. Vale mais o bom senso e o comprometimento de cada um com o curso. Não importa a modalidade, EAD ou presencial.

        • Ivonete
          Concordo com seu ponto de vista, pois além de Tutora na EAD, sou professora na educação presencial e aluna na EAD. Percebo que a minha dedicação é a mesma. Preparo as aulas, dou atenção a necessidade do aluno e me esforço para absorver o máximo de conhecimentos naquilo que estudo. Portanto, não importa se o curso é presencial ou a distância, a dedicação deve ser a mesma, pois na verdade que vai selecionar você é o mercado de trabalho e vai analisar sua competência.

        • Não é a faculdade que faz um bom profissional , mas sim o bom profissional que faz a faculdade.
          Parabéns a todos que acreditaram e investiram em EAD.

      • Realmente os seus preofessores.. devem esplicarem bem principalmente a distância, sou professora e acredito acima de tudo na qualidade do ensino, e na busca do conhecimento acima de tudo por uma simples questão o sujeito que vamos atender necessita de informações e o nosso trabalho necessita ser registrado com qualidade por esse motivo necessitamos de uma formação competente, tanto na teoria como na prática, principalmente conhecer o nosso projeto ético político que não tem como proposta discriminar ninguém apenas buscar um atendimento social digno para quem dele necessitar, no entanto ninguem oferece o que não tem.

    • Concordo com vc Liliane, meu irmão faz curso de direito em uma facul tradicional e diz que tem professores que simplesmente chegam, sentam e não fazem absolutamente nada, só manda que os alunos leiam tal capitulo, sem falar que se vc atrasa um trabalho nestas faculdades consegue dobrar o professor e entregar em outra data, mas na virtual não é assim se encerrou o pazo adeus já era. Eu faço Gestão de RH na UNOPAR em Sete Lagoas e acho o curso ótimo, quem quer aprender aprende, o material é completo o que acontece é que as pessoas vem para as universidades virtuais achando que vai ser moleza e dançam. Quem é disciplinado e quer aprender pode fazer faculdade virtual sim, sabe, é até mais gostoso porque vc vai estudando e aprendendo muita coisa sozinho isso é gratificante.

  • faço Serviço Social na UNOPAR a distancia, digo que estou apreendeendo bem mais que frequentada, pois devo ler muito, e procurar informações. os tutores passam a bibliografia e o aluno que quer apreender corre atrás. Já frequentei 2 anos na regular, os professores repassavam apostilhas e mais apostilas, trabalhos e provas sobre estes, as vezes eu nem lia as apostilas.

    • Tambem faço um curso a distancia na UNOPAR, e estudei em outra instituição presencial, e fiquei surpresa em perceber q aprendi muito mais a distancia, do que estando na sala diariamente, com professores que so estavam ali pela questao financeira, e nao com o objetivo de sanar duvidas e varias vezes continuava com duvidas pois tais professores se negavam a responder as perguntas alegando q o aluno deve construir seu proprio aprendizado, com isso o ensino ficava a desejar, diferente da modalidade a distancia, q os tutores se colocam a disposição ate mesmo 24 horas.

      • olá Sandra e demais colegas de cursos ead!
        o que realmente importa é o que o aluno vai aprender e se ele realmente está aprendendo. tem pessoas que são autodidáctica e outras não. EAD NÃO É PRA QUALQUER ALUNO.O aluno deve se dedicar muito mais. a você sandra bons estudos, também estudo na unopar e estou amando fazer minha primeira graduação.

      • Eu concordo plenamente com vc. Conclui Administração na UNOPAR, EAD e estudei Ciências Contábeis em outra instituição presencial, e fiquei surpresa em perceber q aprendi muito mais a distancia, do que estando na sala diariamente. A modalidade a distancia, que os tutores se colocam a disposição ate mesmo 24 horas. E também podemos assistir as teles aulas quando quiser a qualquer hora.

        • Eu indico a UNOPAR.

    • fiz vestibular na esuda pra serviço social também, queria saber o que estudar no primeiro período de serviço social ?

  • Olá, meu nome é Denise e vou começar a cursar Serviço Social na UNOPAR- ESUDA- PE. Estou muito feliz !
    Acho a questão inovadora. Espero concluir o curso e conseguir um emprego.
    De primeira achei um pouco estranho! Como vou cursar uma faculdade onde, só irei assistir aula, uma vez por semana???? Mas, conheci algumas pessoas e terminei fazendo o vestibular! É preciso arriscar !!!

    • faço serviço social! é ótimo voçê vai adorar… beijos

  • Denise, querida!!!! acredito em sua boa intenção, mas vá preparada para enfrentar o mercado de trabalho de nosso país, em que precisamos ser realistas!!! Se o mercado para os estudantes do curso presencial que é bem mais aceito ( e com razão) já está difícil, o que posso dizer sobre esse que vc vai fazer( e não cursar) … fica muito difícil. É uma pena, pois sei das dificuldades de muitos que querem fazer uma graduação de qualidade mais não encontram recursos para tal. E com o país e os governantes que nós temos que mal conseguem oferecer um ensino fundamental de qualidade O crédito de vcs diminui bastante. O que podemos esperar de profissionais virtualizados jogados no mercado???? resposta difícil

    • Querida Cibele, arrogante suas palavras e tão infeliz, se quer saber eu não sou formada ainda e trabalhava numa empresa q com fixo e comissão ganhava 3.400….será que é só o diplomazinho que conta?? querida,diploma ajuda, mas inteligência, competência e determinação contam muito mais.
      Muita gente é formada pela Puc, por federal e qdo vai ir á alguma entrevista de emprego não passam, por que são uns tapados, nunca trabalharam e aí , me diz, cadê o diploma agora?? Cai na real o mercado não quer playboy e menina gostosa sem dar lucratividade, o mercado quer profissional com a mão na massa, dar lucratividade.

      • Milene,
        Se voce acha que 3.400 eh muito dinheiro e esfrega na cara dos outros, PARABENS! voce eh uma completa imbecil. Te desafio encontrar 3 alunos da PUC principalmente de ciencias exatas sem emprego. O minimo de todos os profissionais que se formaram comigo tinham de salario inicial 5mil. Mas voce eh arrogante a ponto de achar que por ser FEIA E ESFORCADA voce merece mais. Um dado, nos ultimos ministerios, as pessoas mais capacitadas e que ganham mais, PASME, fizeram faculdade. Nao adianta, entre uma anta arrogante e um cara que priorizou o conhecimento, qualquer empresa decentemente seria escolhe uma pessoa que estudou.Ja viu algum diretor de grande empresa com ensino medio? (cite 3). pra trabalhar em loja voce tem que ser um escravo e estar disposto a isso, nao demanda NENHUM raciocinio logico, minimamente idiota, porem sabendo falar, voce consegue. vai com fe e nao acredite no estudo, porque em 1 ano de formada eu jah fiz mais dinheiro que vc vao fazer em toda sua vida mediocre e obscura. Quem vive sem conhecimento vive nas sombras.

        • Nossa, vocês estão muitos nervosos, com isso desviam-se do foco. Em primeiro lugar é preciso respeitar o próximo, a a discussão deve ser no campo do conhecimento e não, no campo da ignorância, pois é saudável se debater idéias, mas com respeito.
          EaD é uma realidade, o que precisa ser feito é um acompanhamento por parte dos órgãos responsável no sentido de fiscalizar o padrão de qualidade dessas instituições que oferecem cursos a distância.
          Sou a favor da educação e, acho que vocês estão precisando de um pouco.
          nas verdade o que faz você viver nas sombras ou ter uma vida obscura não é a quantidade de dinheiro que você ganha ou tem e sim o seu caráter.

        • Tudo vai do esforço.A ead é muito boa, se o aluno estudar e for determinado.Assim como o presencial.
          Assim como para a maioria dos Brasileiros, que se esforcam, consegem o que querem.
          E também té aquelas que pagam a faculdade rodando bolsinha.Preferem sair com gordos carecas e infelizes com a propria vida, que trabalhar para pagar os estidos….

        • faculdade nao fará de vc um bilionario e sim suas idéias .pelo jeito que vc fala parece até que é filha do eike batista .Uma coisa é certa vc nao é milionária , entao para de ficar querendo aparecer.
          respeite os outros nao pela questao financeira mais sim pela questao da boa educaçao.Meu pai é dono de uma empresa de produtos esportivos , e nem por isso eu me acho , pelo contrario, eu admiro e respeito as pessoas.

    • Cara Cibelle, você e os demais que possuem essa visão sobre o ensino EAD (o qual, na verdade, não é DISTÂNCIA, mas, BIMODAL como a UNOPAR), precisam ACORDAR para a realidade! Acompanhar os avanços do nosso século! E torçerem por todas as modalidades de acessos á Educação, desde que com Qualidade, pois isso é sinônimo de progresso, de democracia, de Inclusão Social para a nossa nação!! E isso independe, é óbvio, do formato de ensino, pois, QUEM FAZ O DIPLOMA É O ALUNO. Trabalho numa grande empresa há 25 anos, onde estimulam bastante a EAD entre funcionários e ingressantes no quadro, pelo fato de não absorver exaustivamente, e não raras a vezes, sem muito rendimento o funcionário, com aulas cansatiiiiiiiivas…. Enrolatiiiiiivas… Sempre me pagam cursos, treinamentos Ead, e agora pretendo Serviço Social pela Unopar ou Uniasselvi. Parabéns Leonardo, Margarida, Sirlei, Denise Tomé, Milene e tantos outros parceiros que defendem a Democratização da Educação !! (de Qualidade)

      • Lindaura, adorei suas palavras e faço delas as minhas……..Fiz Serviço Social a distância e desde o começo sofri com discriminação.

        • Eu estou de acordo com que você falou, pois as pessoas devem acompanhar os avanços tecnológicos, vivemos em uma sociedade em que educação a distância ainda não é tão difundida como a educação presencial, porém essa imagem deveria mudar, pois é um método de ensino que exige muito mais do aluno e principalmente mais disciplina.
          Já participei e ainda participo de cursos em EAD, afirmo que ambos foram produtivos e o objetivo final foi alcançado.

      • Também concordo com você, estou terminando Pedagogia em EaD e estou muito feliz com a Unopar.
        Minha colega de sala simplesmente passou em 1ºlugar no concurso para professor em Campos, deixando centenas de formados no ensino presencial por último.

    • “muitos que querem fazer uma graduação de qualidade mais não encontram recursos para tal”

      na sua frase acima, o correto é MAS (de porém, entretanto, contudo) e não MAIS (de adição). Tal erro é muito freqüente e me dá arrepios!

      • Que tipo de babaca é você! Tô um pouco atrasada com o comentário mas ainda assim acho uma babaquice ficar criticando estrutura gramatical dos outros. Exponha sua opinião, defenda seu ponto de vista e esqueça a gramatica. Postar argumentos na net de forma errada é natural quando se quer escrever com pressa. Mas não julgue, aposto que vc tb escreve mal.

        • puxa vida!que coisa mais chata isso né Jacque;esse pessoal crítico aí,vive espetanto o português dos postantes;vai ver não faz nada na vida e fica aí querendo bancar o tal…estou começando um EAD;tô um pouco insegura…mas espero obter bons resultados como já lí aí algumas experiências…Serviço Social.

      • TÂNIA, JÁ QUE FAZ TANTA QUESTÃO DA ESCRITA CORRETA, DEVIA ANTES DE POSTAR QUALQUER COMENTÁRIO, REVER O QUE ESCREVE. A PALAVRA “FREQÜENTE” COM TREMA ESTÁ ERRADA, CONFORME ACORDO ORTOGRÁFICO. ANTES DE CRITICAR, ATENTE PRIMEIRO PARA OS SEUS ERROS, POIS ERRAR É HUMANO E PASSÍVEL DE CORREÇÃO A QUALQUER TEMPO.

    • Cibele, realmente será uma resposta difícil, pelo credito e discriminação que os universitários presencias como você tem com os universitários do EAD, a inteligência tem que estar acompanhada com a sabedoria e isso é individual porque não são todos que nascem com a capacidade e o dom de ter competência,determinação,
      compromisso visando um objetivo e uma meta a cumprir. Ser universitário não é apenas esperar completar o ciclo do curso pegar o canudo e dizer “estou formado” e sim estar preparado para qualquer situação que possa ser submetido ,porque antes de ingressar em qualquer empresa de porte tem que passar por uma entrevista e ai o que o canudo vai representar se você não estiver preparado, reflita sobre os seus conceitos . `”Eu sou aluna universitária do curso de administração do uniceuma do anil /MA e estou adorando o curso e não estou preocupada com emprego no momento até mesmo porque já trabalho e pelo aprendizado que estou assimilando estarei preparada para o que der e vier como concurso público.

    • Querida Cibelli, não generalize as coisas pois a partir do momento que generalizamos cometemos erros enormes. É possível cursar serviço social na modalidade aqui em questão e ser um profissional tão bom quanto os que cursaram na modalidade presencial. A competência do profissional não é medida pela universidade onde cursou ou qual a modalidade. Creio que você tenha cursado numa instituição presencial e confesso que não te daria um emprego pois no pequeno texto que vc escreveu detectei erros primários… eu cursei na modalidade a distancia (risos)

    • Atenção gente!! tocou o alarme para mais um aluno presencial que não sabe escrever. É uma vergonha. Assim como a Cibelle, aqui na UNIFEM, mais de 2000 mil candidatos fizeram a prova de redação e apenas 2 alunos foram aprovados. Acreditem se quizer. – Aí Cibelle antes de falar bobagens sobre a EAD, da uma olhada no seu portuguezzzzz com z. Só pra te dar uma dica; após ponto de interrogação a frase começa com letra maiúscula. rsrsrsrsr

      • Interessante, parece que o foco aqui é mostrar quem sabe mais português que qualquer outra coisa. Trocas de “gentilezas”, hostilidades, coisas que nem parece vir de UNIVERSITÁRIOS, mas de presinhos onde paira o egocentrismo. Fala-se tanto em globalização, modernidade, tecnologia, etc. Diante do que leio aqui, fica perceptível que a preocupação do homosapien é ensinar operar máquinas, esquecendo de trabalhar o seu “eu”, seu interior, e com isso transformando homens em máquinas, ou seja, frias. É bacana fazer o feedback, é bacana quando alguém nos corrige porque não somos detentores do saber, desde que não seja com intuito de humilhar. Gente, ninguém é melhor ou pior que ninguém. Fonsell hostiliza Cibelle pelo erro ortográfico, porém, no texto escreve o verbo querer com S (quizer) e mais um pouquinho, sendo “fonsell” substantivo próprio não teria que estar em maiúscula? Sem querer hostilizar, apenas para mostrar que português não é nada fácil, basta aprofundar em sintaxe pra ver. O importante é a comunicação, com ela e principalmente respeito faremos uma sociedade melhor. Sou aluna EAD pela UNOPAR, farei o 5º período, posso garantir, rapadura é doce, mas não é mole não (como um dia disse titio Karl Marx lá na mais valia). Amplexos ou abraços a todos, como preferir!

    • Outra desatualizada que ainda vive no século retrasado… Cidadã, por experiência pessoal, até onde sei, ser bem sucedido no mercado de trabalho é um misto de qualidades profissionais, pessoais e oportunidades. Conheco pessoas que estudaram juntas, no mesmo curso, mesmas salas, mesmos professores. Um montou uma empresa e está bem sucedido. O outro não deu certo, se formou mas está trabalhando em uma área diferente e até já estava fazendo outra faculdade. Duvido que essa sua argumentação fraca consiga explicar isso. Ensino de qualidade é um fator, mas se você não aprendeu nada, pode ter cursado a melhor faculdade do mundo, isso não garante emprego.

    • Eu entrei na Unopar – Corumbá, faculdade EAD, aos 16 anos por mérito (boa nota no Enem, e, consequentemente, bolsa no ProUni). Confesso que não ganhei um carro 0Km no meu primeiro dia de aula (até pq ele teria que ficar parado por dois ano) e tbm não ganhei viagem pro exterior… Faço curso técnico no Senai tbm (que, mais uma vez por mérito, ganhei bolsa – melhor nota). E na minha sala de curso técnico tem mtos graduados em faculdades presencias que não conseguem empregos. Sempre estudei em escola pública.
      Então é uma opção passar pelas dificuldades em querer uma graduação de qualidade msm sabendo dos governantes que temos. E é de qualidade sim, pois ao invés de ficarmos em dias letivos confrontando a PM pela pratica de um crime, ficamos em casa estudando pra provar que o Enade está certo!
      Não generalizando, ainda existem estudantes e futuros profissionais e profissionais de faculdades presenciais de qualidade e que não são mesquinhos…

    • Cibelle, com dois “L” Que brega! Comentário pior ainda, completamente preconceituoso, digno de alguém, não um aluno apenas alguém, que vai à “escola” apenas para ter um “diproma” de um curso presencial. Para você que se considera superior, digo que o mercado não está procurando de onde veio o “diproma” e sim as qualidades do candidato, a forma como se expressa, seus conhecimentos e até mesmo a caligrafia é analisada. Pra você que é da idade da pedra complemento ainda que estamos na era virtual, muito pelo contrario, alunos do ensino à distância estão a frente do seu tempo. Atualize-se. Mexa-se. Virtualize-se. O futuro já chegou e você ainda faz curso presencial, ainda está presa a limitação dos livros, a teoria ou prática de apenas um autor. Faz presencial por não saber nem mesmo o que é um e-mail.

    • Cibellllllllllle, para complementar, por favor continue assim, não mude. Os alunos de ensino à distância agradecem. O mercado quer inovação, tecnologia e não profissionais arrogantes. Com certeza você não será aprovada em nenhuma entrevista que fizer.
      Mesmo que você seja funcionária pública, existem seleções internas que avaliam todas as qualidades e desempenho do candidato. E você possui o pior dos defeitos, o preconceito, principal ato que uma empresa com visão estratégica repudia. Parábens continue agindo sempre assim. É menos um concorrente.

    • Cibellle, Não resisti e voltei. Você com certeza não leu o título da matéria: Ensino à distância se sai melhor que presencial no Enade. Não é uma previsão é uma realidade comprovada.

  • Leonardo vc disse que o KRISHNAMURTI é mal informado… pode ser. Mas pelo que observei o seu entendimento é bem pouco. Quando ele fez tal pergunta ele estava se referindo a cursos de graduação na área de saúde ofertados virtualmente e não serviços oferecidos pela Universidade via on-line. Acorda, cara!!!! O dia que o Mec disponilibizar tais cursos, em que a responsabilidade é bem maior, pode acrediatar mesmo …. o Brasil não tem mais jeito mesmo!!!!

    • Tatiana minha querida. Procurei e procurei o que o tal do KRISh disse e não achei nada disso que voce falou. Voce não é só uma boa entenderora é uma GURU, feiticeira. Essa mulher deve ter alguma bola de cristal. Liga não Leonardo.

  • O pessoal , o resultado da prova federal da ENADE que é o informado neste artigo ja fala por si só, o ensino a distancia é possivel !! apesar de so ter uma aula na semana, quem faz tem que estudar muito por fora e deste jeito aprende tão bem quanto os alunos das faculdades presenciais alem do tutor em sala que tira as duvidas e os tutores eletronicos ! isso são dados e o que vale é isso !! claro que algums cursos nao da pra ter a distancia tipo medicina , mais alguns outros dão !!
    e sobre a resposta do profissional virtual e muito facil : o ensino é virtual mais o conhecimento adquirido e igual as dos presenciais !! o resultado da prova do ENADE mostra isso , o que vale e isso pra mim , o resultado , nao o que pessoas que acham que o que é novo e ruim !! estre tipos de pessoas não faltam por ai !!

  • Sou aluna da unopar, moro na cidade de ipatinga mg, estou amando o curso de serviço social e acho ele muito bom, pois aprendemos muito mais do que outras pessoas no presencial.
    Nós nao temos professores a todo o tempo ao noso lado, mas em compensaçao temos uma biblioteca riquissima que nos todo o apoio que precisamos…………
    E outra coisa quem faz o profissional, nao é a universidade e sim o aluno, depende dele e de mais ninguem………….

  • se alguem quiser entrar em contato comigo
    ju.kelle@hotmail.com ou 031-86470829
    para possiveis duvidas

  • Oi Cibelle!!!
    Faço curso Administração Bacharelado na Unopar a 2 anos, e estou amando, tenho comparado com apostilas da Puc, e vejo que sobre matérias não à diferença alguma>não sei se vc é uma formadora de opinião pública, mas não parece,porque julga uma situação futura sem saber.É por pessoas assim com pensamentos como o teu que o Brasil nao vai a frente, te garanto que em aulas presenciais diárias muitos alunos nada aprendem vão a aula so para pegar diploma, muitos professores “a maioria” não estão nem ai, ou seja por isso sai tanto mas profissionais da faculdade hoje em dia seja ela qual for, e digo mais “Nada depende da faculdade e sim do esforço de cada aluno” Tenho amigos formados na UFMG desempregados a 2 anos, tentam concursos e não passam, e conheço amigos formados a distância já concursados e empregados, pra vc vê, sei que o preconceito é grande, mas tenho fé e esperança de um País mais humano e melhor.

    • Olá Janaina!
      Sou aluno de administração da Uniderp Interativa e gostaria de trocar informações tais como, apostilas, exercicios, etc.
      Aguardo retorno.
      Obrigado

      • Geeeeeeeeeeeeeeete sera que a Cibele já fez curso a distancia para fazer tal julgamento, sou da seguinte opinião, sse ainda não fizemos tal coisa ou não passamos por tal situação fica dificil saber a realidade da coisa e julgar é ainda pior….Cara Cibele estamos no século XXI acorda e para sua informação o profissional que é formado em ensinos virtuais tem muito valor nos Estados Unidos e só te lembrando que lá é país de primeiro mundo.

        • como eu fasso p jogar minha nota do Enem pelo proune para uma universidade?

    • meu email e gg28@ig.com.br

    • Querida Janaína, Henrique e juscimara Kelli, os comentários de vocês, assim como, os de outros companheiros são MA-RA-VI-LHO-SOS, amadurecidos, denotando claramente o espírito e a garra de guerreiros vencedores, independente do nome da Universidade ou a sua modalidade de ensino, mas sim, por seus ESFORÇOS, CONTEÚDO E CAPACIDADE. Num concurso ou na hora “H” de uma entrevista é que vai-se ver o que tem dentro da “caixinha”…. O que vai sair pela boca…. E aí?????? Colegas, como trabalho ás vezes viajando, vou fazer Serviço Social pela Unopar e, lhes garanto amados, vou estudar muuuuuuuiito!!! E, sabem por que? Em primeiro lugar, porque GOSTO de estudar. Em segundo, a modalidade EXIGE que você estude de VERDADE (!!!) e, em terceiro, quero honrar o meu curso não num papel, mas no meu conteúdo adquirido. Queridos colegas da “EAD”, vamos arregaçar as mangas e ESTUDAR, correr atrás de conhecimentos, beber conhecimentos! Um concurso e uma empresa séria não vai de forma alguma, priorizar o nome de uma universidade e sim, a sua “bagagem” interior, explícita na sua segurança diante de uma entrevista, uma avaliação… Que Deus nos conduza e nos abençõe!
      Obs: Um recado para áqueles que criticam a Ead: Procurem se informar mais… Não é AGORA que surgiu a Ead no Brasil… Nos Países da Europa são respeitadíssimos e inquestionáveis… E, ainda mais: O nosso Ministério da Educação, uma instituição séria, por todas as questões, ás quais, não preciso enumerar aqui, instituiu, decretou, regulamentou e normatizou a EAD no País! Então, quem não gostar, paciência…!! Sigamos em frente colegas! Na direção do nosso objetivo.

      • Você está de parabéns Linda!
        Não só pela sua inteligência , mas também pela garra e determinação!!!!O que esse pessoal aí não entende é que não existe aula apenas uma vez por semana, e sim todos os dias, inclusive final de semana e feriado, de manhã e de noite, só depende de nós mesmos!!!!!(uma vez por semana ou por mês, não importa, são só os encontros presenciais, o que vai contar é o dia-dia de estudos!

  • Faço Serviço Social à distância pela Uniderp ( UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL ) de Campo Grande/ MS, e moro em Chapecó/SC . Tenho duas aulas por semana com profissional da minha área e ainda tenho todo o suporte via internet direto do MS a qualquer momento.
    Já passei por outras duas faculdades “tradicionais” e não conhecia uma metodologia tão eficiente de aprendizado.
    Sinto muito que algumas pessoas, ignorantes do assunto, opinem de forma tão contundente contra esta novidade de ensino. O pior é que alguns profissionais com certa influência na sociedade, com medo da concorrência, estejam tentando de todas as formas nos prejudicar, dificultando nosso estágio por exemplo, afirmando que este tipo de ensino é “POBRE PARA POBRES”…Puro preconceito de profissionais formados para lutar contra a desigualdade social que impera nos países com governos neoliberais. Onde estes se formaram??
    Esta é a forma de ensino do futuro, não adianta querermos prejudicar o avanço da tecnologia.

  • Eu acredito na educação a distância, tambem acredito que o nosso pais pode melhorar e muito, e acredito mais ainda nas pessoas que se opõem a esta modalidade de ensino, acredito nelas porque vejo nestas pessoas uma forma de incentivo para os alunos da educação a distância a se superarem a cada dia e, mostrarem que podem concorrer de igual para igual com os colegas da modalidade presencial. Vamos deixar claro que o aluno da EaD tem que matar um leão por dia para ter o reconhecimento dessas pessoas, mas, é só assim que nós alunos da EaD vamos conquistar o nosso mais do que merecido espaço, porque quem é bom é bom e não precisa se esconder por trás de conselhos de classes ou até mesmo por ofensas que muito intristecem essas pessoas que fazem o impossivel para terem uma graduação. O estudante da EaD é acima de tudo um forte.
    O mercado de trabalho vai estar sempre aberto para aqueles que têm competencias e habilidades seja profissional formado em uma faculdade presencial ou em uma faculdade a distância e, de uma coisa todos podemos ter certeza, para aqueles que não tem as qualifições necessárias as portas vão se fechar.
    A educação a distância é uma realidade e o seu espço está se concretizando a cada dia e, para essas pessoas que discriminam esta modalidade de ensino; com todo respeito eu ofereço a celebre frase de Zagallo: VOCÊS VÃO TER QEU NOS ENGOLIR

    FRANCISCO LIMA
    ALUNO DO CURSO DE LIC. EM BIOLOGIA EaD

    • Mandou bem Francisco, FELINON,disse que a humildade é um caminho que nos conduz as alturas.
      Deixe eles pensando que aluno do ead não estuda,os alunos da presencial principalmente da usf depois passam a vida prestando concurso e nunca chegam lá, será que o pessoal da ead, que não tem uma boa formação.

  • A graduação, além de presencial (com “C”, viu, LILIANE UNOPAR ITUIUTABA MG), requer que haja formação crítica e científica, que não se consegue na frente de um telão, discutindo com trilhões de pessoas, num bafafá sem fim. Esse é o exemplo da EAD no Brasil, “presensial”, com “S”, não dá! O mercado de trabalho requer, no mínimo, capacidade clara de comunicação, e desempenho excepcional da profissão, que deve ser encarada não como forma de se ganhar dinheiro, e sim como ciência e arte, coisa que não se consegue numa sala de aula, com a frieza de um datashow.

    • Alô amigo, calma lá. Acho que voce sofre de Bipolaridade afetiva. O radicalismo já está extinto em nosso país e só voce não viu. Evolua essa mente arcáica. Larga dessa bengala e vem sambar. Saia do terceiro mundo e apareça. Desse geito tu vai ficar prá titia. rsrsrsr. Bipolar!!!! Uma pessoa que se intitula “Contra EAD” e que se esconde atrás de um codinome como esse, não é digno de uma resposta a altura.

    • Boa tarde!

      Gostaria de partilhar algumas de minhas experiências pessoais com cursos presenciais e à distância.

      Tive a oportunidade de cursar Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), curso voltado para a formação de produtores culturais na área de cinema, televisão, vídeo e hipermídia. Conclui o curso em 2009 e tenho um belo diploma carimbado pelo MEC e assinado pelo reitor da referida Universidade.
      Atualmente faço pedagogia num curso à distância.

      Tenho percebido, cada vez mais, que um bom curso depende mesmo é da vontade, flexibilidade e disciplina empregada pelo educando.
      As melhores aulas que tive na UFSCar foi frequentando ambientes culturais e trocando idéias com amigos. As aulas presenciais não abriam grande espaço para debates como eu supunha… honestamente, ouso dizer, eram menos interativas que as vídeo-aulas que assisto hoje. O conteúdo, em geral, era pouco sistematizado e os professores tinham pouco, ou nenhum interesse no processo de aprendizagem dos alunos… conto nos dedos as disciplinas que valeram a pena nos quatro anos que estive na UFSCar.

      Bem, quanto a EAD, digo que estou surpresa… superou, em muito, meus pré conceitos e expectativas. O conteúdo é bem sistematizado e amplo; os professores estimulam a reflexão sem respostas prontas e respondem meus e-mails com prontidão ( o que não acontecia, com meus antigos professores, p.h.d. na área de comunicação, psicologia, artes, etc. ); e as salas interativas funcionam bem.

      A minha idéia aqui, não é dizer que um seja melhor que o outro, ou que as aulas presenciais devam ser banidas… interação face a face é ótima e muitíssimo produtiva quando há interesse de ambos os lados no processo educativo.

      Trata-se de uma discussão muito mais ampla. Precisamos vencer nossas concepções limitadas e ignorantes a respeito da educação à distância, ao mesmo tempo em que devemos repensar nossa educação presencial que, infelizmente, anda muito aquém daquilo que os grandes educadores propuseram um dia.

      Fica aqui esta reflexão!

      Com carinho,
      Camila Barbosa Marcelino.

    • Penso que foi na sua teoria que o Mec usou a varinha mágica e pôs um tutor de sala formado e competente de cada área, para tratar de assuntos dese tipo!

  • CONHEÇA, E ENTÃO CRITIQUE, VENHA CONHECER, TENHO CERTEZA QUE A DIREÇÃO NÃO FÁRA NENHUMA OBJEÇÃO, CONCORDO COM VOCÊ TEM QUE TER UMA CIÊNCIA E UMA EXCELENTE METODOLOGIA, E TE GARANTO QUE NA UNOPAR TEM . fICAMOS MUITO AUTO CRITÍCOS QUEREMOS SER EXCELENTES PROFISSIONAIS E NÃO DINOSSAUROS DA PROFISSÃO . SOMOS AUTO DIDATAS VAMOS ALÉM DE REFERÊNCIAS, LEMOS MUITO LIVROS 28-08-08

  • Cibelle querida estou no sexto de pedagogia da Unopar virtual, o que tenho a dizer é que faculdade ser presencial ou a distância, não mede esforço de ninguém, a metodologia da Unopar é uma das melhores do país. Eu , apenas com 19 anos , já passei entre as vagas de dois concursos públicos, respectivamente para a área da educação para coordenadora pedagógica com salário de inicial de 1.400,00 e professora do Estado, nem terminei ainda a graduação, tomarei posse ano que vem. Sinto muito dizer suas conclusões estão equivocadas ,reflita mais a respeito porque o presencial também tem suas falhas e pare de abafar os sonhos dos outros !!!!!! Denise continue e se empenhe vc vai conseguir minha querida!!! Um abraço……………….

  • SOU ALUNO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NO SEGUNDO SEMESTRE NO ESTADO DO CEARA EM QUIXERAMOBIM.
    QUERIA FAZER MINHA INSCRIÇÃO PARA O ENADE 2008,MAS NÃO FOI POSSIVEL REALIZAR. SERA QUE TINHA COMO MANDAR UMA FICHA PARA MIM PREENCHER?
    QUERIA MUITO PODER FAZER ESTA PROVA,PEÇO QUE ME AJUDEM.

  • Sou aluna de pedagogia a distância, estou aprendendo muito, gostaria de dizer a quem é contra educação a distância, em primeiro lugar, temos que ralar muito, lendo e fazendo trabalho e provas, em segundo não tem colher de chá, é isso e isso mesmo, ao contrário das faculdades presenciais, que só tem filhinhos de papai, e acham que só porque pagam caro em uma faculdade podem ser melhor do que os outros. Não estou criticando, me desculpe se ofendi alguém, mas é a realidade.

  • Oi acho que não adianta falar, falar, para mim deve-se avaliar o profissional que esta saindo da faculdade nao a forma de ensino, o que dizer dos auto didatas e superdotados, hoje mesmo um estudante da pior faculdade de direito tem a chance de ser um bom profissional é só passar no exame da OAB o que muitos bacharéis de direito formados nas melhores faculdades já foram reprovados, o que faz um bom aluno não é a faculdade, já que existe essa dúvida deveria existir um exame ” exame de proficiência” ai acabaria essa dúvida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu faria sem medokkkkkkkkkkkkkkkkk e vc? não importa a forma, o importante é ter acesso ao conhecimento, bjs bjs

  • E COM TANTOS COMENTARIOS POR AI DE PESSOAS QUE CURSARAM SERVICO SOCIAL PRESENCIAL,FICA MESMO DIFICIL DE ENTENDER COMO TEM PESSOAS QUE FAZEM S SOCIAL A DISTANCIA SOBRESAI MUITO BEM NO TRABALHO QUE DESEMPENHA, E MAIORIA DAS VEZES QUE FICA NA FACULDADE TODOS OS DIAS SE FOMAM E NAO SABEM FAZER NADA SOMENTE CRITICAM,TALVES SE AS PESSOAS SE PREOCUPASSEM MAIS CONSIGO MESMO NAO TERIA TEMPO PRA VER O QUE CICLANO OU BELTRANO FAZ DE SUA VIDA CADA UM TEM SEU LIVRE ARBITRIO SAO PESSOAS QUE NAO CONFIAM EM SI PROPRIO………………

  • Acho que o ensino a distancia é algo novo e portanto passível de avaliações por todos os segmentos da sociedade. Também acredito ser um jogo eleitoreiro pois é ótimo informar que o governo atual abriu vagas para o ensino universitário. Mas a preocupação do Conselhos profissionais deve ser em não permitir que existam duas categorias de profissionais um que se forma em tempo menor, interage na sala de aula uma vez por semana, não se forma com foco em pesquisa e outra que tem que interagir todos os dias da semana em sala de aula (além de estudar em casa), tem a graduação em um tempo maior onde tem maiores possibilidades de amadurecer o processo ensino – aprendizagem, faz estágio supervisionado. Enfim sou a favor do avanço tecnológico mas contra a visão de que curso a distância deve focar apenas a formação profissional de forma pragmática e que não fica bem para as diversas categorias de profissionais terem dois tipos destes, um que cursou graduação presencial e outro que fez a distância. A educação também forma cidadãos críticos e por isso deve ser levada a sério. Não podemos “consumir” educação é preciso qualidade! É preciso um histórico de educação básica, fundamental e média no país também de qualidade! Sou assistente social e o comportamento de muitos alunos à distância tem me deixado preocupada no campo de estágio e acredito que estão sendo mal orientados. Queria dezer que sou a favor da tecnologia do ensino.

  • Olha só gente, o fato é, que a distância ou presencial são formas diferentes de se educar, porém com a mesma qualidade (ou seja, as matérias serão as mesmas) e isso não depende do local e sim de determinação pessoal, são dois caminhos para chegar ao mesmo lugar, assim como uma fórmula de matemática, sempre existe duas maneiras para o mesmo resultado, depende é da percistência de cada um. Para opinar é preciso ter conhecimento e essa é a idéia da educação, adquirir informação, para em fim questionar, dialogar, criticar, sobre qualquer tema. Portanto, eu digo, obter informação é a melhor das opções e assim com certeza poderam fazer critícas do que realmente conhecem. Abraço a todos!

  • GOSTARIA DE CURSAR O ENSINO MÉDIO SUPLETIVO COMO FAÇO A INSCRIÇÃO.

  • gostaria de saber,se a aceitação no mercado de trabalho,é a mesma……tô em duvida em qual fazer

  • Tânia, referente as suas indagações, ambas são ótimas tanto presencial como interativa isto só ira depender de seus esforços para se tornar uma grande profissional.E quanto ao mercado de trabalho fique tranqüilo, o mercado sempre esta apto para bons profissionais. Vale ressaltar que ao concluir seu curso, no seu diploma não ira constar que sua formação foi à distância. Você recebera o mesmo diploma de um presencial

  • A respeito das diversas opiniões, que os internautas colocaram, quero dizer que a diferença entre a faculdade presencial e a virtual, está na mensalidade. Iniciei minha graduação em uma universidade particular,mas infelizmente meu salário não era suficiente, então tive que partir para uma a distância. Me considero uma pessoa culta, e posso dizer que a diferença realmente está no preço do curso, pois de resto o que aprendi na particular aprendi na virtual. Vou passar por um concurso e não tenho medo de enfrentar quem estudou numa particular. ok

  • Antes de optar pelo ensino à distância, analisei alguns fatores. Na minha opinião, a eficácia de um outro sistema depende mais do estilo de aprendizagem do aluno de suas necessidades pessoais.

    Eu, por exemplo, já sou Analista de Sistemas, 90% autoditada, e como pai de família não tenho interesse em ficar a semana inteira na escola de 19 às 22:30 pra ficar perto dos colegas e do professor. Sou pai de família, e com EAD não perderei a infância do meu filho (o mais importante de tudo), além de economizar uma boa quantia.

    Mas… pra quem tiver vinte e poucos anos, solteiro, com energia de sobra pra gastar no convívio com colegas, que sente necessidade de um relacionamento mais ‘caloroso’… melhor enfrentar o PRESENCIAL. Alí terá ambiente mais propício para a sua formação como pessoa, terá contato com situações emocionais diversas, falará em público, enfrentará problemas de grupo cara a cara.

    Por isso digo: é uma questão de estilo. Descubra o seu.

    Sucesso a todos.

    • Gostei muito deste comentário,você querido amigo esta totalmente certo.

  • Olá tenho 27 anos e estou no 3º periodo de Pedagogia, e gostaria de saber a opinião de vocês. Meu esposo viaja muito a serviço e tenho que acompanhar ele, será que terminar a faculdade a distancia seria uma boa pra mim. Desde já agradeço a orientação.

  • Sou formado em Tecnologia em Radiologia, o qual cursei 3 anos, reconhecido pelo MEC como graduação superior. Da mesma forma que o EaD, o curso tecnológico encontrou muitas barreiras até começar a ser aceito. Hoje, moro em Minas Gerais, representou uma empresa de Santa Catarina em todo território mineiro e tenho bons proventos. Muita gente tentou me desestimular, como estão fazendo aqui com o EaD, mas graças a Deus o meu carro e a minha casa estão pagos, fruto do suor de um jovem de 22 anos. Agora, surgiu a oportunidade de fazer um curso de Administração por EaD, alguém acha que no futuro serei pior que um aluno presencial? Não apostem um tostão nisso. O comentário mais inteligente até agora foi o do Kennedy Aureliano. Depende da situação que cada um vive. Sou extremamente crítico e gostaria de citar o que me fez decidir por um curso a distância:

    1º: Os resultados do ENADE do Governo Federal apontaram numa estatística geral que os acadêmicos do EaD obtiveram melhor desempenho.

    2º: Como já tenho curso superior, sei que a faculdade não é um centro de meditação e que existem muitos fatores que afetam o processo de aprendizagem, apesar do relacionamento interpessoal ser interessante.

    3º: Pelo fato da utilização de um link, favorece a pesquisa atualizada, consulta a bibliografia virtual e adequação de tempo.

    4º: O que define a capacitação do aluno ou do profissional é a avaliação, esta é feita no geral presencialmente no EaD e nas grandes empresas. Um exemplo é o estudo de Inglês. O que vale mais, um certificado de que cursou 4 anos numa escola ou desenvolver um diálogo com o entrevistador. Eu aprendi sozinho e passo na frente de muita gente que fez 1001 cursos.

    Bom, o mercado ainda apresenta resistência, mas com o crescimento paulatino do ensino a partir da evolução tecnológica fará com que haja a democratização do conhecimento.

    Bom dia a todos e desculpe pelo tamanho do texto.

    bernardodoria@oi.com.br

    • É isso aí, arrasou. Eu estava em duvida em fazer ou não uma faculdade ead, mas o seu comentario e o do Kennedy Aureliano me fez ter certeza da minha escolha pela educação a distancia.

  • Não importa se em 04 anos, 02 ou Ead. O que um futuro universitário deve observar bem antes de ingressar na faculdade é a qualidade da mesma.
    Vale lembrar que muita gente se formou como bacharel nas piores instituições de ensino, e que hoje há muitos indo pro mercado bem preparado no Ead. Portanto, nessa balança o que vale é onde vc estudou.
    Finalizando, hoje nos Estados Unidos existem mais ou menos 2000 universidades corporativas (ead) e 100 empresas brasileiras já ministram cursos específicos através do sistema on-line para seus funcionários. É um realidade tão certa no futuro do ensino qto foi a globalização para o mundo dos negócios em 1997.

  • Errar no português é humano…..conheço promotores e juízes que conseguem escrever mais errado que minha filha de 7 anos.
    A faculdade não ensina a escrever corretamente, e realmente, tem que ser muito inteligente pra fazer uma faculdade à distância, além da força de vontade em aprender, o que muitos que estudam todos os dias, e “dizem” frequentar às aulas, não têm.

  • Sou aluna do 5º semestre do curso de Serviço Social – UNIDERP Interativa, observo com muita decepção o quantitativo de pessoas ignorantes e estúpidas, no que tange a EaD, as quais acreditam que a educação superior é restrita aos campus presenciais, grande engano. A maioria das Instituições que mantém cursos à distância tem um padrão de qualidade de ensino muito bom, talvez por isso sejam capazes de formar profissionais com o que tem de mais moderno na educação. Nestes cursos o conhecimento não esbarra nas telas de datashow, nem em qualquer outro fator que esteja sendo duramente criticado por ignorantes nesta questão. Nosso conhecimento é muito maior, os espaços de discussão são ampliados, não nos limitamos aos espaços regionais, conhecemos o Brasil e sua problemática através dos vários olhares de colegas de turma, que estão distribuídos em todos os pólos do País. Trata-se da integração máxima, necessária, principalmente aos estudantes de Serviço Social, que não podem limitar seu conhecimento à regionalização, porque as questões sociais não são isoladas, nem regionalizadas, são nacionais, e até internacionais. Será que as Universidades presenciais conseguem alcançar este intercâmbio nacional que nós alcançamos? Os estudos, o conhecimento, as pesquisas, as discussões, a socialização de nossa realidade econômica, política, cultural e social estão postas em nosso cotidiano, cabe a cada estudante universitário, independente de Instituição, empenhar-se a fazer a diferença e se estabelecer competente em seu fazer profissional. Antes de criticar, procure conhecer. Saiam do “achismo”, pois as estatístitcas comprovam, alunos de Ead são bons e estão mostrando a todos, através das estatísticas, que vieram para ficar e fazer a diferença. Não esqueçam: todo aquele que se esforçar, será recompensado!

    • Estudo na UNOPAR, realmente a colega foi muito feliz em seu comentário e concordo com tudo que ela falor.
      Edna

  • ijkijkijki

    • ta rindo de ?? abestalhado.

  • minha rola no cu de quem critica a faculdade a distancia

    • VC É PIOR DO QUE QUEM CRITICA O ENSINO EAD, POIS VC É UMA DEPRAVADA… UMA PESSOA QUE SE DIZ SER UNIVERSITÁRIA E NÃO SABER SE COMPORTAR PERANTE UMA SOCIEDADE,
      eDNA

  • olá pessoal ! Sou formada técnica em nutrilão à 9 anos e trabalho na área mas tentei cursar um nivel superior, infelizmente não deu. estou pretendendo voltar á faculdade e resolvi que o EAD seria uma alternativa boa para mim que tem um bebê de 1 ano. estou pesquizando melhores faculdades na aréa.Estou feliz com minha decisão e muito entusiasmada embora ainda ache estranho ter a faculdade dentro da minha casa. falei com algumas pessoas que estão fazendo o curso e mes deram boas expectativas.

  • pretendo fazer mestrado a distancia vivendo em Mócambique o curso de pós graduação MBA em gestão de Empresas.

    Contudo gostaria de saber quanto tempo leva o curso?
    Quais as disciplinas curriculares.

  • Infelizmente vivemos em um país em que a educação é vista sob o aspecto comercial. Apesar das estatísticas demonstrarem o contrário, com relação ao nível de aproveitamento e absorção de conhecimentos via ensino a distância, ainda podemos vislumbrar defensores de uma elite que insistem em associar o “diamante da educação brasileira” a um ensino presencial!!!!
    Pura ignorância. Estamos é perdendo novamente o bonde da história como sempre…

  • Já cursei mais de três semestres (15 disciplinas) em cada uma das duas faculdades que passei, cursos presenciais, tradicionais. Minha opinião é que são todas uma palhaçada, disciplinas como português, matemática fundamental ou aplicada, entre outras, são apenas uma repetição do que já aprendemos no ensino fundamental e no ensino médio, outras matérias específicas o professor dá a bibliografia, fala duas ou três palavras e manda o cara fazer um ou dois trabalhinhos com um grupinho de colegas e pronto, tá aprovado na disciplina.
    Já no EAD você aprende o que realmente interessa, não perde dois anos a mais fazendo revisão do que já aprendeu no passado, sem falar que se o cara não for auto didata, com grande capacidade de assimilação e entendimento, não vai ser aprovado no teste das disciplinas. Ao contrário do camarada que cursa a presencial e qualquer duvidazinha tem que chamar o professor pra ajudar a assimilar uma coisa que muitas vezes é óbvio ou pura questão de raciocínio lógico.
    Então quero deixar bem claro que aqueles que optam pelo EAD e se formam, é porque são pessoas que realmente se interessam pelo o que fazem e sabem o que querem e onde querem chegar, e é esse tipo de profissional que qualquer empresa prefere e precisa para continuar no mercado globalizado de hoje. Não quero generalizar, nem todos da faculdade tradicional são pessoas desinteressadas.

    • interessante seu texto,gostei e concordo é claro sem generalizar.
      abraço,Sonia.

  • Concordo com o Kennedy Aureliano. Fiz engenharia (presencial, obviamente), tenho minha empresa e estou financeiramente estável. Há algum tempo venho pesquisando cursos para ampliar meus conhecimentos em administração e gestão de negócios. A primeira alternativa seria um MBA. Apesar de ser um curso de ‘pós-graduação’ e designar um status, percebi que a ementa do curso pouco agregaria para mim.
    Comecei então a pensar numa segunda graduação em administração de empresas ou economia, quando eu soube da existência de EaD para administração. Após pesquisar um pouco percebi ser uma proposta interessante para o meu caso pois:

    a) Meu interesse único e exclusivo é o conhecimento. Não vou estudar porque meu pai mandou, por minha namorada também estar numa faculdade ou ter direito a cela especial se ficar preso.

    b) Custo. Somando-se todos os gastos envolvidos para um curso presencial: mensalidade, combustível, estacionamento, carro, lanche, etc, cheguei a mais de 3 vezes o valor comparando com um curso por EaD.

    c) Eu já passo grande parte da noite (para não dizer toda) no meu computador estudando ou trabalhando. Por que não fazer tarefas de uma forma dirigida? E mais, minha produtividade de apredizado é muito maior estando concentrado no meu canto do que numa sala de aula.

    Eu não quero desencorajar quem está querendo fazer presencial. Pelo contrário. Acredito que a interação com os colegas, professores e funcionários é muito importante no início da carreira. Ajuda a formar sua rede de amizades profissionais e mais, o clima no campus é bom para a formação do intelecto.

    Entretanto, quem não tem essa oportunidade, seja por questões financeiras, distância impraticável ou mesmo já passou da fase de matar a aula de sexta pra ir ao barzinho (meu caso), a EaD pode ser uma boa opção.

    Até agora eu não inicie o curso, mas, lendo o depoimento deste e de outros sites, pude perceber que (quem faz EaD me corrija se eu estiver errado):
    - A ementa de um EaD é tão extensa quanto – e possivelmente melhor que – um presencial;
    - O aluno de EaD precisa ter muita disciplina. É necessário ter um espaço reservado para o estudo. Sua família também terá que colaborar durante o período que estiver em aula virtual;
    - Se você pensa em fazer EaD porque é mais fácil, porque dá pra assistir a aula qualquer hora, etc, esqueça! Você não vai aprendar nada (ao menos que você seja um adepto da opção (a))

    Eu tenho uma dúvida, provavelmente o pessoal que está fazendo EaD pode me responder: Com que frequência as provas são realizadas? Num curso presencial o professor prepara a prova de acordo com o alcançado pela turma. Como fica o conteúdo da prova no EaD? As aulas presenciais por telão realmente funcionam? Dá pra tirar dúvias e interagir?

    PS.: Ao pessoal que consideram EaD inferior a presencial vai uma analogia para reflexão. Eu fiz Engenharia de seis anos. Isso me dá o direito de me achar superior ao pessoal que está formando agora com cinco anos? Outra. Imagine você o presidente de uma empresa que precisa contratar seu diretor. Arriscaria sortear a vaga aleatoriamente entre seus colegas de faculdade ou exigiria um extenso processo seletivo baseado em competências e experiências, que o cargo cetamente requer? Mais uma. Você gostaria de perder a vaga em um processo seletivo de uma empresa que o excluiu porque seu concorrente graduou-se fora do Brasil, ainda que você tenha indiscuíveis melhores atribuitos profissionais do que ele? Dimensionar a capacidade de alguém única e exclusivamente pela sua escolha no método ou na instituição de ensino, sendo eles obviamente legais e oficialmente reconhecidos, além de uma profunda ignorância, é sem dúvida discriminação.

    • Logan, FANTÁSTICAS as suas colocações!! Sem comentários colega!!! PARABÉNS!!!

  • Sabe que acho?É que a classe dominante deseja prejudicar o EAD.Eles devem ter algum motivo econômico para tal fato.Faço um excelente curso e me orgulho do conhecimento que estou obtendo.

  • Caro Logan, quanto ao seu questionamento, acesse o site da Unopar Virtual que você terá muitas dúvidas sanadas. Vai fundo você não se arrependerá.
    Posso te adiantar que só os mesquinhos criticam o que não conhecem, ou não quere conhecer, a minha Universidade a Unopar, que no presencial tem mais de 30 anos de existência, tem uma metodologia e uma grade curricular que não é pra quem não se aplica, é indubitável que é necessário o autodidatismo. Para exemplificar, iniciei meu curso, estou no 4º semestre, Juntamente com 32 colegas, sabe quantos remanescentes da “moleza do Ead” somos hoje? 12. A maioria porque foram reprovados. Portanto, aos profissionais presenciais, um recadinho: temam mesmo, porque estamos chegando para concorrer com vocês de igual para igual, senão de igual para melhor. Eu, particularmente estou inscrita no concurso do Tribunal de Justiça do Pará, sem medo nenhum dos já formados “presenciais”.
    Gostaria de perguntar á A.S. “presencial” se ela tem a Coletânea da Legislação Social (Cress PR 2009)(calhamaçozinho de 637 p.) Eu tenho e estudo. E as obras de Marilda Villela Imamoto, Maria Lúcia S. Barroco, Paulo Neto, Elaine R. Behring, Ivanete Boschetti, Raul de Carvalho… (Chiiii, acho que não vai ter paciência de ler todos né? Tem ne?
    Eu também… Graças a Deus, que (infelizmente como a minoria deste país) tenho condições de adquirir muitas obras. Amo meu curso e estava até agora a pouco ás 02hs da manhã ESTUDANDO. E agora para espairecer um pouco achei esse blog. Portanto tenho absoluta certeza de que me formarei tanto, ou melhor, que muito “presencial” por ai.
    Ah! A propósito, ao aluno EAD as provas com peso 8 são presenciais, e as Web aulas, e avaliações virtuais, as produçoes textuais média (18 laudas) nas (normas da Abnt) tem peso 2 e se não fizer reprova por falta pois conta a carga horária. È exigido o estágio supervisionado, e as pesquisas de campo, e todo o resto. Tenho colega formada em Ciências Sociais (Federal) que tá achando mais difícil que presencial.
    E vale lembrar que quem discrimina os alunos ou o ensino EAD trangride seu próprio código de ética pois o 11º Princípio fundamental do referido código reza: “Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nemdiscriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condiçãofísica” (CRESS PR 2009).
    Nos aguardem! Estamos chegando ao mercado de trabalho!

    • puxa vida amiga…agora foi que animei de verdade…muito obrigada!!!!!!!!Comecei EAD agora (Serviço Social)ainda com um pouco de receio…mas agora vou arregaçar as mangas…

  • Para Bahé e Lucena:

    Parabéns pela iniciativa de colocar um assunto tão pertinente.
    Acredito que sem dúvida a EAD no Brasil revolucionará a educação.
    Claro que deve ser bem supervisionado e testado constantemente. Mas o futuro da educação é este.
    Forte abraço.

    • Concordo contigo, Marlene.

      A EAD vai ganhar (merecidamente) muito destaque e crédito no Brasil, mas não creio que terá mais força que a presencial.

      Eu encaro o EAD como um complemento, não antagonista.

      Acredito que as duas terão, cada uma, seu espaço.

  • Curso Serviço Social pela FTC EAD/SALVADOR às pessoas que criticam a educação a distância tem medo da concorrência de estudantes que estão dando o máximo de si e cheios de gás para um mercado que cada vez mais busca profissionais enovadores. Os Assistentes Sociais que já exercem a profissão tem tanto a contribuir para a melhoria do ser humano e da sociedade mas, não ficam mais preocupados com nossa educação e acabam não fazendo seu trabalho como o devem. Gostaria que o MEC fizesse uma prova expecífica para cada curso EAD para acabar com essa polêmica de uma vez.

  • Estou cursando Administração no Centro Universitário Claretiano em Batatais SP. No principio achei muito dificil , com o tempo fui me adaptando a esta modalidade, estou gostando muito, os professores são bem experientes e nos ajudam muito tanto como tutor ou aula presencial.
    Temos uma boa biblioteca muito atualizada , podemos pegar até 3 livros e entregar somente um mês depois ( no proximo encontro) . eu sou um aluno que participo muito dos forum de debate que fazemos via internet.

    Resumindo estou muito feliz com meu curso
    e com minha instituição de ensino.

    Um abraço a Todos

  • Para as pessoas que jugam o ensino a distancia , ja tive a oportunidade de ver aluno presencial transferir para o curso a distancia e ter dificuldade de acompanhar a metodologia aplicado pelo ensino.
    Na minha opinião antes de alguem criticar , devem avaliar bem

  • Meu Deus!!!! Não consigo entender, como em pleno seculo XXI existam pessoas tão atrasadas quanto ao ensino á distancia, elas não sabem que o interesse é individual e que a modalidade n capacita ninguém, sou academica em serviço social a distancia da Unopar e amoooooooo, nesse periodo de estágio o qual estou passando deparei com Asssitente Social vinda de Universidade presencial que não tinha um plano de estágio, nem tão pouco mostrou-se capacitado quando ao preconceito, então pergunto onde está o código de ética, que proibe todo e qualquer tipo de discriminação, e se universidade presencial é tão eficiente cadê o plano de estagio? O que faz uma Assistente Social se não tem um plano para motivar uma transformção numa determinada realidade?

  • Quem comprou esta reportagem?

  • Interessante!!! A reportagem é de 2007 e ainda estamos debatendo o assunto 2 anos depois!!! Na maioria dos paises desenvolvidos a prática do ensino a distância já é há muito tempo praticado, e os fatos provam o contrário do que os nossos “visionistas educacionais” profetizam!!! Por melhores que sejam os recursos humanos e de infra-estrutura oferecido, se não houver a contrapartida pessoal, somente será mais tempo perdido. Resumindo, quem faz o profissional é ele mesmo, logicamente consideradas as oportunidades e capacidades individuais.
    A minha graduação foi presencial em Sist. de Informação e conclui em 2009 duas pós graduações a distância em engenharia de sistemas e gestão de telecomunicações. A meu ver, o estudante fica mais focado no ensino a distancia, pois a sua atenção não é dispersada como geralmente acontece numa sala onde tem vários alunos estudando (bagunça, ruidos externos, interferência de veiculos, conversações paralelas, etc) . Logicamente que o estudante precisa ter um perfil psicológico adequado para obter o máximo desempenho, como também é solicitado para um estudante presencial.
    Será que perderemos mais uma vez o “bonde” da história!!! Que nossas instituições acordem pros fatos e saiam deste marasmo!!!! Paremos de fazer política com coisa séria!!!!

  • Olá
    Concordo com Miro. Já fui tuora de curso a distância e tbém profª de cursos presenciais. A diferença que existe – intresse do aluno, impenho, dedicação,… o aluno a distância corre + atrás do que quer..

    A presença de profs em sala de aula não garante nda, assim como, presença na escola tds os dias ( nas públicas a situação é vergonhosa.. O MEC deveria era cobrar + dos profs q são pagos pra não cumprir com seus compromissos e, ouvir + os alunos. Avalaliar os profs. Hj ser prof das pública é um dos melhores empregos…)
    Infelizmente vivemos num país com imensa desigualdade social, e, logicamente, q existem estratégicas para manter essa situação, uma delas é via educação. Universidade nenhuma garante o bom desempenho profissional do aluno. O conhecimento é democrático, mas o acesso não..

    O ensino à distância é a forma mais democrática.. Por isso q nos países desenvolvidos ele é aceito e valorizado. Quem somos nós, brasileiros, prá avaliar qualidade de ensini? Basta olhar a história, a realidade comprovadas nos dados estatísticos… Somos sim, fruto de uma sociedade arrogante, discriminatória …. “Educação é dieito de todos”. ´o caminho do desenvolvimento…

  • Esta discussão é a mesma que acontece com o carro elétrico. AS grandes empresas exploradores de petroleo (inclusive a Petrobras) não tem interesse neste tipo de projeto, inclusive agora que encontraram o pré-sal. Não se importam nem um pouco com temas como aquecimento global, poluição, desastres naturais. O que importa são os lucros, os dividendos. Haja visto a fortuna que gastaram para recuperar a economia…
    A mesma historia acontece com a educação. É claro que a educação a distancia é uma excelente opção para um país de grandes desigualdades sociais e distancias geográficas, mas não há interesse economico em resolver esta questão por parte das grandes empresas do setor educacional e dos loboies que as mesmas tem junto ao governo…
    Bom, acho que desta vez falei demais, mas precisava desabafar… Pra quem nasceu pobre, o jeito é trabalhar mesmo pra servir esta elite ignorante do nosso país, que só pensa em tributação, impostos e lucros… Ou então empreeender um grande esforço pessoal para passar em algum concurso publico que dê oportunidade para frequentar um curso de mestrado presencial…

  • [...] pesquisa que comparou o desempenho de alunos no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, [...]

  • gostaria de saber se o Cress esta liberando a certerinha para os alunos que estao se formando em serviço social á distancia??

    Obrigada.

    • Sim. Desde que a faculdade esteja devidamente reconhecida pelo MEC.

  • quero informaçoes de universidades a distancia ou nao presenciais de psicologia em goias ou minas gerais

  • quero fazer o médio a distancia, como:

  • Sou aluna do primeiro semestre de Serviço Social da Unopar,porèm não estou conseguido entrar no fòrum de psicologia geral, diz ter que fazer um grupo.Alguèm pode me ajudar?

  • TENHO 40 ANOS PRECISO FAZER ALGUNS CURSOS MAIS Ñ CONSIGO POR CALSA DO GRAL DE ESCOLARIDADE, AGORA EU DECIDI QUE IREI TERMINAR SÓ QUE QUANTO MAIS RÁPIDO P/ MIN MELHOR POR QUE EU JÁ TENHO PROPOSTAS DE TRABALHO, EU PRECISO TERMINAR RÁPIDO,A MINHA LUTA AGORA É CONTRA O TEMPO.

  • Os cursos ead tem meu apoio , estudo ead uma amiga minha estuda direito presencial , ela tem que correr bastante pra chegar a minha carga de leitura antes de eu estudar em qualquer que seja ja lia muito falo inglês e constantemente ccorrijo alunos de presenciais , depende muito do aluno ser um bom profissional , é claro cursos como medicina , engenharia , por min continuam presenciais ,mas o de licenciatura tem uma forte tendencia de ter como lider em provas cursos ead, sou realista antes de entrar numa ead pesquisei, essa forma de ensino pra min é a melhor ñ quero ser empregado por nenhum falastrão boca de porco, arrogante , desinformado, ignorante, vou ser servidor público , não vou mesmo trabalhar aos sabados e domingo, então gente quem quiser se aprofundar no sistema ead procure um curso que valha pena e uma instituição responsavel e se jogue, enquanto as pessoas que criticam essa forma de ensino que leiam e se informem ,este tipo de gente cheio de razão dirigio o brasil por seculos e vejam a baderna de hoje !
    Lucio Romar , aluno ftc ead salvador

  • ESTOU ORGULHOSA EM SER ESTAR CURSANDO O 3º PERIODO DE SERVIÇO SOCIAL, PELA UNIUBE, POLO CARIACICA-ES E GARANTO QUE ESTAMOS SENDO MUITO BEM PREPARADOS PARA O MERCADO DE TRABALHO, APENAS LAMENTO PELOS PRECONCEITUOSOS E DISPREPARADOS QUE ESTUDAM PRESENCIALMENTE! PEÇO DESCULPAS A QUEM NÃO TEM ESSES ATRIBUTOS.

  • Olá.
    Sou formada em Pedagogia e faço especialização em Psicologia Clinica EAD, pela ESAB.
    A relação Educação a Distancia sempre me deixou meia com o pé atráz, até então eu ingressar neste ambiente. Claro que na aula presencial há mais troca de experiências, grupos de discussão entre outras coisas que cá entre sabemos há mais interatividade. Porém como aluna do EAD afirmo que o desempenho do aluno é bem maior, a busca pelo conhecimento tb, o que de fato aconteçe é que justamente ao alunos presenciais ficam mais acomodado, por esta em uma ambiente que lhe permite esta acomodação. Portanto eu afirmo que só faço curso a distância porque trabalho muito, não tenho tempo e sai bem mais barato, porém ainda o sistema EAD tem muito que conquistar, mas desde já garanto com o indice de violência nas escolas, vai decolar rapidinho….

  • Olá, sou aluna da UNIUBE e faço Serviço Social estou na 5 etapa. Estou satisfeita, até mesmo porque a grade curricular é a mesma que a presencial, então acredito que o diferencial quem faz é o aluno. E claro e evidente que a faculdade também tem sua parcela de contribuição no que tange o curso e gostaria de parabenizar a preceptora, decentes que ministram os seminários. Tenho certeza, que enquanto aluna e futura profissional estarei fazendo a diferença junto a classe trabalhadora na efetivação dos direitos dos mesmos. Não sendo messiânica nem fatalista, porem fazer o que estiver ao meu alcance enquanto futura profissional.
    Estou indo para campo de estágio, acredito que farei um bom estágio.
    È claro que as instituições que não tem como oferecer um ensino de qualidade,sou a favor que feche,mas generalizar não. Pois tem muitos cursos EAD de qualidade o que faço, por exemplo, é de qualidade.

    Não estou aqui para criticar a modalidade presencial e nem a distância, mas relatar minha experiência como aluna de faculdade a distância. E dizer que conheço mestras que conhecem as duas realidades e não teen uma postura discriminatória, muito pelo contrário. Desde que haja qualidade é claro.

    Abraço a todos e todas.

  • Pessoal, estudei 2 anos o curso de publicidade e propaganda na Universidade de Santa Cruz mais conhecida como Unisc.
    Fico muito triste quando para pensar no dinheiro gasto nas cadeiras como, fotografia, teoria da criatividade, aulas de laboratório com programas completamente desatualizados, sem contar o baixo nivel dos professores.
    Sou formado em Administração de Empresas pela a Unopar, e posso garantir que valeu a pena.
    Estou muito bem empregado e tenho uma comunicação muito clara sobre processos de uma empresa, seja ela pequena, grande, icro etc..
    Então digo por experiencia própia, hoje contrato pessoas independente da forma que alcançou sua formação superior.
    Mas sim pela maneira que vê o negócio, sem lucro ninguem vive. Teorias são feitas para ganhar tempo quando não se tem nada a ensinar, a grande cartada é a ação!

    • João, muito interessante o seu comentário.
      Sou formado em Direito pela Unisc, e me arrependo de ter investido tanto dinheiro para receber nenhum retorno.
      Fui fazer um concurso, onde um dos requisitos era ser formado em direito, fiquei com vergonha do meu nivel de conhecimento com os demais escritos do mesmo. Hoje sou empresario moro em Floripa-SC.
      Aprendi mais fazendo do que ouvindo teorias, como vc mesmo disse o negócio foram feitos para quem tem inicitiva, independente de qual instituição foi formado.

  • Sou formada pela Pioneira em Ciências Contábeis a distância em São Paulo – Claretianas. Ja tenho um trabalho bom e com meu CRC tenho desenvolvido trabalhos valiosos. Ensino a distância foi a grande realização do meu sonho. Uniu tempo com dedicação e força de vontade. Tenho muito orgulho dessa formação e vale tanto quanto qualquer uma presencial.

    Jane

  • Somos alunas ead de Serviço Social da UNOPAR de Xinguara-Pará.
    Estamos muito felizes e satisfeitas com o nosso curso, aonde nos vemos com a obrigação de estudar e ler mais do que aqueles que fazem curso presencial. As referências vem em grande quantidade e a cobrança nas avaliações presenciais é muito grande, fazendo com que estudemos mais ainda.
    Apesar de termos só uma aula presencial durante a semana, nos reunimos em grupos para estudar o que facilita mais a aprendizagem, porque há debates.
    Estmaos felizes, e somos orgulhosas de estuarmos em uma EAD e sermos ainda bolsistas integrais beneficiadas pelo PROUNI!!!!

    Viva a Educação a Distância!!!!!! O ensino do futuro!!!!!

  • olá para todos , venho através deste , tentar sanar uma grande dúvida. Quero fazer história ,mas presencial ou a distância? Presencial: acho que de certa forma , conteúdo e um maior recurso didático,,, .Distância: o meu tempo é curto trabalho cerca de 10 horas / dia , acho que nessa modalidade terei mais tempo para os estudos a família e o trabalho, e agora o que fazer? se optar pelo ead serei reconhecido ? vou poder lecionar ? abraços camaradas!!!!!!

    • Olá, Girlan!
      Ao concluir o curso oferecido pela modalidade EAD, você será tão reconhecido como se formado em um curso presencial. Poderá lecionar tranquilamente se o curso for uma “licenciatura” (licenciatura em história). Também poderá fazer pós-graduação, como especialização, mestrado, doutorado…
      O EAD, hoje, é visto sob a ótica de diversas vantagens pelo mercado de trabalho. Procure instituições que já possuem certa tradição em ensino, como o C.O.C., por exemplo.
      Espero ter ajudado!

  • O Curso a distância tem uma vantagem, não dá pra matar aula pra encher a cara como a grande maioria, faz, só fazem faculdade pra se ter status entre famíliares, amigos e outros, a maioria acha que fazer faculdade tá com tudo, e até discriminam que estuda a distância. A maioria que faz facudade presencia quer mesmo é gandaia, matar aula, principalmente aqueles filhos de papai, ou os que usam injustamente recursos do governo, na maioria sem precisar tomando a vaga de outros. QUEM QUER REALMENTE APRENDER, APRENDE ATÉ NO BANHEIRO ! sou muito experiente, e estou cansado de ver gente fresca que acha que consegiu um diploma, e já sabe tudo e esquece que a vida ensina muito mais, a experiência vale mais que diplomas de instituições de fama. Conheço gente formada que está pior que eu.

  • Gostaria muito de fazer um curso pela ufmg, mas pelo jeito é muito difícil devido o fato de ser uma universidade muito conceituada. Há possibilidade de docentes conseguirem uma bolsa para o curso de psicopedagogia a distância pela ufmg? Fica complicado, pelo fato da nota do ENEM contar, e nós temos licenciatura, e não fazemos ENEM, por favor repondam. Obrigada!

  • Sou aluna da UNOPAR 7º semestre, estou estagiando e já fui convidada para ocupar a vaga de Assistente Social, a presidenta da Instituição vai esperar eu me formar para me contratar.
    Que isso sirva de exemplo para os preconceituosos de plantão.

  • Gostaria de saber sobre a pós em Direito Imobiliário. Quanto é a mensalidade? Quando começa o processo seletivo?

  • Fiz o curso de serviço social pela ead, hoje trabalho como assistente social no CREAS, passei no concurso publico, disputado por vários profissionais que fizeram presencial.
    Concordo com vários relatos acima, o que vale é o conhecimento, na hora da prova, não veio perguntando qual faculdade cursei. Então meus queridos o que vale mesmo é estudar, estudar e estudar.
    Quando vc lê uma obra de algum autor, vc não toca, não converse com ele, e mesmo assim foi capaz de entender o que o autor quiz dizer.
    O mesmo acontece com o curso a distancia, vc não toca no professor, não tem nenhum contato presencial , mas mesmo assim é capaz de aprender.
    Então um recadinho a vcs que criticam a ead:
    Estudem muito, por nós que fizemos a ead somos fortes concorrentes rsrsr

  • Olá!!!
    Gostaria de informações sobre o curso de Administração à distância na Anhanguera.
    Estava indecisa, foi bom ler os comentários.

  • O EaD será em breve o principal método de ensino para diversos cursos que comprovadamente não necessitem a presença do aluno para a aprendizagem. Inclusive as instituições abolirão muitos destes cursos na modalidade presencial para reduzirem seus custos e manterão somente aqueles que não se enquadram na modalidade a distância. A qualidade de ensino em EaD tende aumentar ainda mais pela concorrência entre as instituições, incluvive as públicas, e a fiscalização e avaliação na qualidade do ensino. Este método beneficia principalmente os que conseguem estudar por conta própria pois são forçados a aprender mais e melhor, tendendo assim termos melhores profissionais formados e com grande capacidade para o mercado de trabalho. Não se iludam em pensar que EaD é menor ou menos valorizada, apenas é um forma diferente de ensino e método de qualificação, pois para quem quer aprender não há diferença alguma. Somente tome cuidado ao escolher a instituição, procure se informar bem sobre ela.

  • Eu sou formando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNOPAR, estou adorando, pois temos que pesquisar e muito, não tem pra onde correr, é preciso muito esforço e força de vontade. Não é a Universidade que faz o aluno e sim, o aluno que faz a Universidade. Não posso generalizar, mas há alguns alunos que cursam uma faculdade ou universidade tradicional, que só vai pra pegar diploma e fazer bagunça em sala de aula, mas na modalidade à distância, quem não se esforça e se dedica à pesquisa, acaba saindo, pois é para quem sabe o que realmente quer.
    Com o material da UNOPAR e as pesquisar que ela nos leva a fazer, hoje eu sou pragramador.

  • Gostaria de ressaltar que instituições federais de nome disponibilizam cursos a distância, aqui no RJ temos o consórcio CEDERJ (Centro Superior Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro), que tem como objetivo principal a democratização da educação superior . Esse Consórcio foi criado em 1999, através de documento elaborado por uma comissão formada por dois membros de cada uma das seis universidades públicas sediadas no Rio de Janeiro (UERJ, UFRJ, UENF, UNIRIO, UFF, UFRRJ).
    Vale lembrar que a EaD, não se trata de uma modalidade de ensino que surgiu com as NTICs, sua origem está nas CARTAS DE PLATÃO E DAS EPISTOLAS DE SÃO PAULO. Vamos acabar com o preconceito e que a “EDUCAÇÃO SEJA PARA TODOS”.

  • Joaquim /12/12/010
    Tanho convicção, q as velhas avaliação do MEC é q estão erradas na sua forma de medir capacidade dos alunos ao seus repectivos cursos, pois teoria é vista em qualquer instituição, seja ela EAD ou PRESENCIAL, o q deveria ser norma de avaliação seria testes vocacionais, onde realmente surgiria no cenário das seus respectivas áreas, profissionais dedicados ao no querem desenvolver ao sair desta instituição, pra um mercado de trabalho, com uma visão humanista e não com o intuito de ganhar dinheiro, esquecendo-se de q foi preparado pra atender a pessoa humana.
    Digo isto porque já estivi o prazer de fazer meu primeiro curso superior em uma instituição EAD, de pedaggia e hoje tenho mais uma vez o prazer de esta fazendo um bacharelado em uma instituição PRESENCIAL. Enquanto não mudar esta velha forma arcaica avaliativa teremos sempre profissionais de péssima qualidade, e sim investir no campo prático, q é de suma importâcia; assim teremos melhria em todas as áreas de profissionais atuantes.

    • Para que essa politica?, se continuarmos esse debate iremos passar anos e anos e nao vai ter fim. não importa qual curso fazer se é a distância ou presencial ambos nos leva ao memo objetivo.Só depende do interesse e capacidade de cada aluno.observando esse debate quem faz o curso presencial criticam quem faz o curso a distância e assim vice-vessa. Faço bacharelado em administração o curso é a distancia e estou muito satisfeito, agradeço muito a Deus por ter essa oportunidade. Não importa qual tipo de curso a fazer. o importante é se tiver oportunidade de fazer faça,mas faça com responsabilidade e dedicação,uma coisa que aprendir desde da minha infância, e respeitar cada um com suas diversas opiniaes.

  • Olá para todos,
    tenho duas graduações, uma presencial e outra a distância.
    O que posso dizer de minha experiencia é que tanto faz, vc aprende das duas maneiras. O que determina o bom profissional é seu desempenho prático diante dos desafio do cotidiano do ambiente de trabalho.
    Contudo, acho que alguns cursos precisam de fato ser ministrado de forma presencial como por exemplo cursos na área da saúde, pois demandam laboratórios reais.
    E para reflexão geral, a maior parte dos artitistas geniais não teveram e não tem formação superior em suas áreas de atuação e alguns tão pouco tem o ensino médio completo, e no entanto dominam áreas do conhecimento e desenvolvem o raciocinio em diversas áreas de forma muito mais primorosa do que graduados, mestres, doutores e pós doctors por ai.

    Quem faz é a propria pessoa galera.

    Vamos por um fim ao preconceito.

    Abração.

  • Faço Serviço Social ead, e digo que gostaria de fazer uma facu tradicional, pois na ead é muito estudo e trabalho não tenho tempo pra nada.

  • Olá pessoal.

    Me formei em Serviço Social pela PUC (presencial). Quando entrei para faculdade me disseram que ter um currículo com formação na PUC abriria as portas para mim. Tudo mentira, pois sempre fui excelente aluna. Passei com as melhores notas. Me formei há 5 anos e acreditem, não consegui emprego até hoje. Soube de pessoas que fizeram curso EAD de Serviço Social e estão muito bem empregadas. O que manda na verdade nesta questão de EAD ou presencial é o aluno, pois quando estudava havia muitos colegas que só iam a faculdade para passear e conversar fiado. Não levavam nada a sério. Eles se formaram assim como eu . Agora pergunto, quem vai dizer no mercado de trabalho que eles estudaram na PUC, mas que na verdade ficaram mesmo é passeando!!!! No final essas pessoas pegam carona com outros alunos e conseguem passar por meio de notas de trabalho em grupos. Ou vão para prova especial (chance para conseguir pontos para passar) , colam e tiram aquele notão. Portanto, faculdade não manda nada. O que manda é se vc é ou não disciplinado e estudioso. Eu faria sim um curso EAD sem medo. Não posso deixar de comentar tb colegas, que uma boa rede de amigos durante o curso, ajuda bastante na hora de conseguir um emprego. Enquanto a mim, desempregada, espero ser chamada em um concurso público que passei aqui em minha cidade. Me desejem sorte e bons estudos, seja como EAD ou presencial.

  • O ensino a distância ainda gera muita polêmica e será assim por muito tempo, até o preconceito com essa modalidade de ensino terminar ou tornar-se irrelevante.
    Formei-me em Letras numa universidade presencial e ao mesmo tempo, minha ex-namorada fazia o mesmo curso numa instituição EAD. Não se pode dizer que presencial é melhor que EAD, nem o contrário. É válido a pesquisa autodidata das EAD e os debates das presenciais. Há muitas instituições presenciais onde o quadro-negro ainda serve para escrever textos e mais textos, infelizmente. Faço pós-graduação em Psicopedagogia pela UNOPAR Uruguaiana-RS e noto que esse receio de muitos que estão falando mal do ensino EAD é resultado da ignorância da sistemática dos cursos a distância, pois, certamente, nunca puseram os pés num estabelecimento de ensino a distância.

  • O ensino a distância não “nasceu” aqui no Brasil, paises desenvolvidos utiliza essa modalidade de ensino a muito tempo.O que existe de fato, são pessoas mal informadas que discutem a respeito de um tema a qual não dominam,nada contra ao contrário aqui temos a oportunidade de conhecer e nos posicionar, mudar os conceitos pre formados.
    Sou a favor do ensino a distância, esse termo a distância nos lembra alguns cursos antigos que se realizava por correspondencia, a realidade hoje com a tecnologia é outra.O aluno tem varias ferramentas a sua dispoição, vou citar alguns exemplos:Web aulas, textos complementares, uma rica biblioteca, etc…

  • Sou estudante de Serviço Social na modalidade a distância, estou na 6ª fase já fazendo estágio e minha supervisora se formou em uma faculdade presencial e nos elogia e muito, então penso que não é a modalidade que vai formar um profissional e sim o seu interesse em aprender.

  • gostaria de fazer um curso a distancia serviço social quero saber se tenho chance de arrumar um emprego nessa area no estado de vitoria tem pessos que falam que e dificil pois sou casada e tenho 4 filhos não tenho muito tempo.

  • Sou aluna da Unirio e faço Pedagogia a distância e estou muito satisfeita com o curso. Só pra lembrar, nós do EAD não somos autodidatas, pois pra isso teríamos que escolher o conteúdo e não é bem assim.Somos autônomos e não autodidatas, pois podemos escolher quando estudar, como estudar, onde estudar, mas nunca o “que” estudar. Abraços a todos

  • Gente, acredito que vocês não tenham conhecimento disso, mas, nós alunos das universidades federiais e presenciais BOICOTAMOS o ENADE, como podem fazer um artigo com esse nível de informação.
    Só assim mesmo para EAD ser “valorizada”.
    Lidiane

  • Tenho um sonho, concluir o ensino superior, dificuldades fizeram sempre isso ser adiado, mas nunca perdi a esperança e vou conseguir, aos 37 anos, divorciada e com um filho de 5 anos que depende de mim para sua formação de vida, procuro na ead realizar meu sonho. Sempre ouço é difícil,difícil e difícil, nada como tente, vá em frente, nunca desistirei e vou conseguir.
    OBRIGADA, PELOS TESTEMUNHOS…..

  • Sou formada na UNOPAR a distancia,fui bolsista pelo prouni.
    Amei o curso a distancia,não tem defeitos.
    Atualmente estou fazendo Direito no curso presencial.
    Com a experiência que obtive modalidade a distancia, vejo o curso presencial que estou fazem uma porcaria, os professores são muito fraco de conhecimento, pode contar o dia que tem aula, o curso na verdade e uma bagunça.
    Se existince um curso de direito a distancia aqui na minha cidade
    Pode ter certeza que eu já estava lá.
    No curso presencial você paga caro para não ter aula .

    • tu e enguinorante tu nao saber que muitas univercidade federais e estaduais fiseran o enad, e tambem tiranaran uma nota menor que a ead, tu e jumenta fraca de argumento precisa estuda pesquisa e depois ven a qui fala sua enginorante

  • caros colega eu estou min formando en análise e desenvolvimento de sistema eu soufro com dois preconceito o primeiro e de que meu curso e suprio en tecnologia uma nova modalidade no rasil assim como EAD ,este meu curso e aditancia entretanto o que faz o aluno e o estudo a busca pelo saber e nao o nome ou modalidade do ensino dicas de pasagen conheso gente que ta seformanado en analise de sistema bacharel,gente da univercidade federal que ta se formando en ciencia da computação,engenharia da computação sistema da informação que sabe menos que eu a na area de ti vale lembra guando comessei o curso nao sabia nada de tecnologia nao quero q qui da continuidade ao de bate ne gera outro guando sitei as unvercidade federal,isto por que da privadas nao fica a traz valeu

    • Bom Jhou parece que vc tem que formar de novo primeiro pra aprender a escrever direito ao inves de ficar chingando os outros

      • caro a migo ruan diferente di vc seio muito bem min espresar o fato de eu escrever mal nao quer diser que seja analfabeto e quanto a min forma de novo vc e um mal interprete de texto isto por que eu nao dise que tinha terminado mas que estava estudando olha se eu tenho um olhar critico e um merito meu eu nao xinguei pessoas e sim edeias e opinioes eu respeito a sua entretanto isto nao quer diser que nao possa deixar meu singelo comentario para vc ei olha pow para os erro ortografico a centuação a qui esquesida mas eu nen sei o que vc ta facendo a qui deviria ta fasendo parte da academina de letra do Brasil ja que ta jugando escrita o gora eu posso falar vc deveria nao estudar mas sim pequisar para a prender a opinar com argumento concretos ei diferente de vc eu gosto de criticas se queser professsor min da aula to ao seu dispor onde foi mesmo que vc se formou?se foi em uma instituição tradicional nem paracer pos seu perfil nao parece de um academico fui

      • vc=você
        terá que se formar novamente,
        invés
        xingando
        faltou o ponto final.
        Este é um clássico exemplo do sujo falando do mal lavado. Me perdoem, eu também erro.

  • Oiii , estudo na univ. metodista ead , curso Pedagogia, vou para o 5º período, acho o ensino ótimo, aprendemos muito,é bem dinâmico, aprendemos a pesquisar, refletir , vamos atrás de informações,e e´muito sério tb,acho que depende do ponto de vista de cada um , mas, acredito que para criticar teriam que conhecer bem o assunto em questão , bjs

  • o ensino a distancia veio a campanhoa o avanço tecnologico
    e nos países do primeiro muito esta modalidade tem um aceitação a te mais que os tradicionais, quanto a resposta dessa embesil chamada larisse, ela nao encherga que muita univercidades federais participaram do enad, e que somente a dela e mais algunha por ai que boicotara,entretanto outra bem conceituada fiseram ficaram a traz esta jumenta nao saber que o que fale, e avisao do busca o conhecimento nao semede pela modalidade de ensino mas por uma prova como a do enad nao tou a qui disendo que a modalidade do ensino precensial nao presta nao a penda digo com plena certesa que os dos ensino a distancia sao auto didaticos e esto que o mercado precisa pessoas que a companhe as mundanças e evoluan isto nao a contecer na modalidades prencenciai, e quanto a univercidade da nossa colega larisse seila o nome dassa figura com pensamento arcaico que chega a qui e fala asneira, vale resalta que visao como esta nao deven coagir aquele que opitaram por esta modalidade a dua coisa que levam as pessoas a seguirem este seguimento o primeiro,é a mensalidade e mais barata o tempo e menor, o que levam a este formando a um periodo melhor de praticar este mais capacidade fale resalta que tem pssoas do ensino prencensial que realmente sao bastante bons conhesso alguns colega que sao ferra no que estuda um en ciência da computação e outro em matematica, gestao ambiental,geografia ,historia bacharelado, teologos,que sao os cara ,emguanto ten outro que se formaran ou estao se formando que nao saber de nada e comentan con nosco
    pessoas formada em pedagogia,biologia,sistema da informação,serviço social,gestao da informação que nao sabe de nada,o mesmo a contecer no ensino adistancia por isto vai do a aluno eu digo isto por esperiencia propia faso analise e desenvolvimento de sistema,sendo que este curso e superio tecnologico e na mmodalidade a distancia fasso na unopar que concertesa nao perdo para certo estudantes da fereais como nossa colega sitou nao tou disendo que sao todos como site la tamben ten os caras,para que tiver mais perguta sobre o asunto preconceito nas novas modalidade meu email e josemariaadorador@hotmail.com, a cessem logo logo terei uma pagina na internet vinculando asuntos dessa modalidae a te por que min tornei um tipo pesquisador,julia um beijo para vc e para todos que fasen a ead, ser um sucesso pos hoje estao sendo mais escrito nesta modalidade que nas tradicionais,

  • Boa noite a todos!
    Gostária de saber se esta troca de elogios são frequentes.
    Isso faz de vcs pessoas melhores ou mais ignorantes,me desculpem fiquei chateada quando vi essa disputa ridicula.

    • simone olha eu quero te fala uma coisa simple esta desputa nao parte da gente que fasen a ead ,nao mais sim dos que faserm os cursos tradicional contudo nosso pais e democratico espomos nossas opiniao como vc acabou de faser, falo isto com respaudo na constituição brasileira quanto esta baixaria que esta ocorrendo a qui nao e cupa nosso volto a resaltar, por que nos que nao temos condisões de faser um curso na modalidade tradicional seja por motivos ecnomico ou a te mesmo falta de tempo nao quer deser que nao possamos ser boms proficional,contudo a gradeso a vc por ter uma visao ampla nao seio sua opiniao quantoa este tema a qui a bordado, quanto as besteira de corigir o portugues nao miin estendo pos eu so pecimo no por tugues um a braço para vc e volte mais vese a qui convide pessoas para debatermos termo e questoes sadias beijo fica com Deus

  • Nelson Mandela e Mahatma Gandhi, cursaram Direito à distância, em Londres, acredito que estes exemplos acabam com a discussão. O ser humano é altamente capaz, então é preciso abrir a mente, e ver que estamos vivendo o futuro, a era tecnológica é agora. Vençamos os pré-conceitos, vivamos em harmonia. O resto é só o resto.

  • Para os que erraram, vamos melhorar a p@rr@ deste português, realmente está dificíl.

    • minha querida colega, gostei do seu comentario,sobre o que erran na escrita eu, não min envergonho de fala, entretanto isto nao min fas pior do que você, isto por que a alguns que são bom en ciências exata e outros em ciências humanas outros en ciêcias biologica e por ai vai,eu nao sou bom mas gosto das exata,para nao fugir do verdadeiro sentido deste foro quero a qui deixa minha contribuição a te por que a gui se tornou uma guerra univesitaria,sobre a questao ead,e o método tradicional,seu exemplo sao bon isto so prova se vc gosta de algo e quer faser sempre o seu melhor nao emporta se o curso e adistancia ou precencial se publica ou privada,so quem pode faser a diferença e você se vc gosta da area que esta estudando sen duvida sera uma otima proficional, a gredeso pela dica sobre o teste de português, fica com Deus.( a estai o ponto finao que sempre min esqueço de colocar).

  • O ENSINO A DISTANCIA É MUITO MELHOR QUE O PRESENCIAL SENDO QUE VC APRENDE MUITO MAIS.

    TEM PESSOAS AI QUE SO RECLAMAM DEUS ME LIVRE

    • gostei cara do que vc ta falou isto por que o enade do ano passado ja provou isti e é claro muitos proficional mostra sua credibilidade muitas das veses melhores do que o ensino precensial somos pioneiros do que uma dias ainda se tornara a unica forma de ensino isto e claro nao e valido para os curso de medicna mas servira para os demais valeuuuuuuuuuuuuuuuuu.

  • A Eduacação à distância é a tendência no momento, principalmente para quem tem uma vida corrida, trabalho, família. Esse típo de ensino oferece todas as ferramentas para que o aluno aprenda, sem sair de casa todos os dias, o nível dos prifissionais é primeira linha, ou seja temos o privilégio de estarmos recebendo o mesmo ensino que o Brasil inteiro recebe.

    • muito bem minha cara colega vasendo uma ponte com seu raciocino faço uma enfase que o estudo a distancia torna o aluno mas autodidatica e este ao mesmo tempo procura ser o melhor na area valeu por sua contribuição

  • Olá pessoal!
    Vamos parar de criticar uns aos outros, não é para isso que DEUS nos criou. Se compartilharmos amor, ficará tudo mais fácil.
    todos os cursos, sendo presencial ou à distância, depende muito também do interesse do aluno em querer aprofundar seus conhecimentos. As pessoas criticam o ensino à distância, mais já pesquisaram sobre as notas do ENADE, garanto que depois disto , não haverá mais criticas.

  • Olá pessoal estou cursando RH tendo muitas dificuldades mas, eu vou conseguir chegar lá.È preciso ter garra,correr atrás. Gostei de alguns comentários.

  • Apesar dos percausos e pedras o EAD esta saindo bem nas avaliações.

  • colegas estou passando por aqui para vcs leresm meu texto e de ums colegas e claro que vcs poderam deixa seus comentarios criticas todas serão a seitas e sugestão e devulguen tamben,http://democracia-alagoasemevidencia.blogspot.com/

  • a democracia e algo que estamos buscando todo sos dia é uma luta ensesante mais isto não significa que não estamo lutando por ela ,convido todos os universitarios a visitar este blog e deixa seu comentario,http://democracia-alagoasemevidencia.blogspot.com/

  • bém voltei para diser que eu passei no vestibula de uma univercidade pública ou seja estadual de alagoas uneal para o curso de Química e todos os dia eu so não vol na sexta por se adventista eu guardo o sabado. mas pode ver o lado da moeda sei que a muitas criticas da ead mais quero diser meus queridos amigo vai depender do aluno e claro que o ensino em uma estadual e melhor mais e necessario que u aluno seja um pessoa curuisa e busca saber para ser um otimo proficiona fiquem com Deus.

    • Credo! passou numa faculdade publica desse jeito? Como você consegui fazer a Redação???

      • a migo ricardo, a ceito a sua crítica, e bem obeservado, a minha forma de escrever a qui, não que eu quera tentar diser que não a erro nos meus comentários claro que exite, entretando amigo quero faser um resalva dos critérios de uma redação, são muitos mas eu vou min ater apenas no seguinte, se eu seio escrever bem mas não seio colocar minhas ideias no papel sou considerado analfabeto mas se eu não escrevo la escoisa como você, mas seio orgarnisar meu argurmento eos mesmo seja consistente,esta óbvio que eu serei tido como alfabetisado, ater porque tem muitos professores advogados,engenheiros que falam e escreve abrobinhas,e a tropelan o português não seio se é o seu caso, que min parecer ser um estúpido e idiota contudo quero ressaltar que não falei que ead erra ruim visto que eu já estudei nesta modalidade e a devendo por que eu seio que ela e o caminho mas facil para o mercado de trabalho para que não têm tempo para trabalhar, se você esta duvidando de minha capacidade intelectual, amigo eu pergunto você tem massa cefalica,por que você constroi seus argumentos em cima de areia movediça, a quero destacar a qui melhor por que não salientar que eu não duvido que você é um cara enteligente não ja mas entretanto amigo eu li falo o seguinte, nates de faser uma critica primeiro analise as duas face, não seja como os jumento que não olha para os lados sem virar a cabeça, não tou licriticando a penas fasendo umas obsevação, quanto as adjetivos de jumento, quero a cresenta cavalo, porca, priguisa, melhor tudu que não usa os 3% do QI, ei não fique com raiva não, por que ser fez uma escolha para estuda na ead digo o seguinte fez uma ôtima escolha, so não sei se você vai acompanhar com sua visão sem pespectiva, deixo a qui meu a braço para vossa senhoria que se acha a ultima fanta no deserto. ei quando eu falei que a ead é uma modalidade boa estou falando a verdade é so olha os texto que eu escri mas acima verão que eu escrevi defendo o ensino na modalidade ead. fuiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • O problema é o preconceito que o mercado de trabalho tem com esses cursos, por isso que pouca gente se arrisca.

  • pessoal, fiz faculdade presencial e me decepcionei muito, 70% da turma ficava só com conversa fiada, outros dormindo na sala, marcando chopp e churrasco para 4.a/5.a e 6.a feira, e estudar mesmo? nada, so na cola, nas ajudas dos professores, etc. hoje faço engenharia civil EAD pela uniube, começamos em 44 academicos (nao falamos aluno, que vem do latim a-lumen (sem luz, sem sabedoria,onde o prof. é o centro, o superior, etc) passaram apenas 11 para 2.o semestre, 10 reprovaram e 23 desistiram, porque tantos reprovaram/desistiram? porque maioria pensa que EAD é facil, é moleza, é só ir na faculdade 3x por mes, mas é bem diferente, tem MUITA cobrança, MUITA materia, MUITOS trabalhos, MUITAS pesquisas, só para terem uma ideia, recebi hoje 64 video-aulas de cálculo, para assistir em 40 dias. A agenda do curso é super bem organizada, tudo tem data certa, horario certo, se voce atrazar 1 segundo além do prazo, perdeu ponto, nao tem favorzinho de professor que fica dormindo na sala, ou falando de sua vida pessoal. ACREDITEM, O EAD VEIO PARA FICAR, E QUEM FAZ E SE FORMA, COM CERTEZA TEM BOA BAGAGEM E É UMA PESSOA MUITO ESFORÇADA/EMPENHADA.

    • olha queria amiga entendo você fala mas não se deve generalisar lembre que quem faz um otimo proficional não e a instituiçao ou a metodoliga se é tradicional ou ead não emporta a difereça esta esclusivamente no aluno você se empenhase para ser uma otima proficional então parabens, eu a credito na ead, eu fiz durante quase um ano, mas hoje faço a tradicional em uma estadual mas não quero e jamais passou pela minha cabeça desmerecer a ead, mos pude comprava que é uma otima forma de estidar, entretato tem gente que sai dela so com o deploma na mão como nas precencias. fique com Deus respeito sua opinão,

  • Morre Diabo

  • Sou formado em Serviço Social pela Anhanguera UNIDERP,no início minha turma tinha aproximadamente 20 acadêmicos,tínhamos tantos trabalhos para apresentar que quase não dávamos conta.Nos era exigido,à cada acadêmico, um portifólio sobre todas as aulas de cada trimestre e, eram dois dias por semana que somavam no mínimo 8 aulas semanais durante 3 meses,o portifólio era sobre cada aula de todo o trimestre.Desafio a qualquer um que estuda curso presencial a fazer esse portifólio,tentem e depois digam se é fácil.Minha turma que começou com mais de 20 acadêmicos terminou com apenas 12 e,dos que desistiram alguns foram estudar em faculdade presencial afirmando que era mais fácil.Não vou nem entrar em detalhes sobre os Laboratórios de práticas Integradas e os 37 cursos de atividades complementares que tínhamos que fazer para concluir uma carga horária de atividades complementares de 120 horas,cada curso dentro da área específica de Serviço Social valia somente 4 horas independente da carga horária do curso e,se não fosse dentro da área específica do Serviço Social o curso só valeria 2 horas.Para cada aula tínhamos um questionário para responder e levar na próxima aula,tínhamos vários trabalhos em grupo,nos reuníamos em bibliotecas para fazermos os trabalhos,tivemos que fazer 420 horas de estágio obrigatório.Em fim,estudar à distância é, sem dúvida nenhuma, muito mais difícil do que estudar presencialmente. O estudante EAD tem realmente que ter muito mais determinação e disciplina para conseguir concluir o curso pois é realmente o único responsável pelo seu aprendizado.Quem fica por ai falando que o ensino EAD é de má qualidade não sabe o que fala ou tem medo de que essa modalidade de ensino se mostre mais eficiente do que o ensino presencial pois,na modalidade EAD não tem vez para colinhas de outros colegas de turma,não tem vez para ajudinha de professor,não tem vez para trabalhinhos para ajudar com notas baixas,não tem vez para comércio de monografias e nem de trabalhos. No ensino EAD quem não tem disposição,disciplina para estudar e compromisso com sigo mesmo desiste antes da metade do caminho.

  • Bom em relaçao alguns comentário maldoso ao curso a distancia . Quero dizer que o mesmo nao é só virtual temos professores pressencial e nas aulas virtuais podemos interragir através de perguntas no nsm pelo computador que ficar na sala de aula,os professores virtuais também fazem perguntar,gente estamos a era digital.Minha Universidade e Anhanguera-uniderp o ensino é de primeira,material de dático,professores qualificados ,etc….é o mas importante é reconhecido pelo mec,pois eu sou bolsista do prouni.curso serviço social estou ternimando o 4 semestre e estou muito mas qualificar que muitos alumos de cursos presenciais.

  • pois eu acredito que quando se tem força de vontade tudo e possivel e valido,eu estou concluindo ensino medio esse ano e ja me matriculei na unopar para o curso de serviço social,caso eu nao passe comtinuarei lutando.

  • Eu acredito Jhoul que você esteja escrevendo errado por quê quiserá, sinceramente não acredito que você está cursando sua segunda graduação e escreva tão mal, dessa forma você acaba englobando quem fez presencial e quem fez uma graduação à Distância como eu os alunos de presenciais não estão nem aí só querem marcar festinhas como um coelga citou aí acima e as menians vestir roupas para desfilarem sem falar que ficam devendo muito quando egressam em uma faculdade de ensino particular e acabam indo para o SPC e para o SERASA de tanto que devem no comércio e nos bancos. Algumas pessoas são totalmente futéis sem comentar também que quando entram no mercado de trabalho só querem ganhar o dinheiro fácil por quê algum conhecido consegiu o cargo para tal.

    • Eu acredito Jhoul que você esteja escrevendo errado por quê quiserá, sinceramente não acredito que você está cursando sua segunda graduação e escreva tão mal, dessa forma você acaba englobando quem fez presencial e quem fez uma graduação à Distância como eu os alunos de presenciais não estão nem aí só querem marcar festinhas como um coelga citou aí acima e as meninas vestirem roupas para desfilarem sem falar que ficam devendo muito quando egressam em uma faculdade de ensino particular acabam indo para o SPC e para o SERASA de tanto que devem no comércio e nos bancos. Algumas pessoas são totalmente futéis sem comentar também que quando entram no mercado de trabalho só querem ganhar o dinheiro fácil por quê algum conhecido consegiu o cargo para tal.

      • minha querida joana quero deixar bem claro a quir que eu não disse que eu estava na segunda graduação mas que eu passei na publica e tranquei a matricula da particular, certo beleza, sim e verdade que eu escrevo muito mal faser o que ninguem e perfeito mas estou min esforçando para conseguir a perfeição como antes continuo defendendo o ensino a distancia mesmo hoje ta fasend o tradicional ou seja na univercidade estadual de alagoas eu faço na modalidade tradicional e fiz an unopar um periodo de analise de sistema, hoje curso quimica licenciatura eu gosto muito de ciências exata, a ead e sim uma modalidade que veio revolucionar o ensino a credito que esta metodolgia pedagogica deveria ser emplantada na no ensino basico. mais valeu eu respeito sua posição sobre min e sobre o tema descutido a qui

        • Lamentável, essa cobrança…Que vc tem que escrever corretamente para demonstrar que é inteligente, que possue uma ou mais graduaçoes… Putz um idioma cheio de regras mutáveis, concordancias extremamente complicadas de se aprender, e aqui vejo pessoas apontando erros alheios como se ela fosse dona da perfeição. Acredito que nem mesmo um professor da lingua portuguesa memorize todas as regras que nela existe. Em especial os alunos da modalidade tradicional, sao extremamente arrogantes, criticos destrutivos.

  • Engraçado como o novo assusta. Tenho uma amiga que faz EAD pela Unopar. No começo achei uma aberração porém tempos depois essa amiga me pediu para que eu fizesse alguns trabalhos e exercícios em um tal portfólio. Ela me pagava e eu tinha acesso pra fazer os trabalhos. E sinceramente, só faz curso a distância quem realemnte é muito inteligente porque muita coisa vc tem que correr atrás. Tem que estudar mesmo, além das referências que os professores indicam e preciso ler em outras fontes também até porque vc precisa aprender e geralmente vai ter que fazer isso sozinho. Resultado: como essa amiga pagou para eu fazer os trabalhos dela li bastante e aprendi bastante sobre administração e como ela foi preguiçosa e não deu conta de aprender que esse é o objetivo principal ela acabou desistindo. Tenho amigas que fazem presencial e nem sabe pra que lado está ventando. O importante nisso tudo é vc ler bastante e se interessar 100% pelo o que está fazendo. E já escolhi como e qual curso vou fazer. Serviço Social Unopar.

  • Meu nome é Marcelo. Li alguns dos comentários acima e gostaria de me posicionar também. Tenho dois cursos superiores, dos quais um é à distância e posso afirmar com bastante convicção que no curso à distância eu aprendi do mesmo jeito. Aprender ou não, depende da forma com cada pessoa se dedica ou leva a sério. Se você não se dedicar, estipular horários e segui – los religiosamente, certamente não vai aprender nada em qualquer que seja a modalidade. Na modalidade à distância, os trabalhos são muitos e bem mais apertados, mas você consegue, pode crer!

    • Concordo com você.

  • Boa Tarde!
    No meu ponto de vista, independente da faculdade ser presencial ou EAD. Vai depender do interesse do aluno, para ele ser um excelente profissional, e ganhar destaque no mercado de trabalho. Estou cursando Enfermagem na Uniderp Interativa, temos laboratórios e excelentes enfermeiros no polo, podemos tirar nossas duvidas, o material é ótimo, agora para ser uma boa enfermeira só vai depende exclusivamente de mim.
    Todos nós que fazemos Enfermagem a distância sofremos muitos preconceitos. Mas, para a surpresa de muitos, houve um concurso público aqui na minha cidade, e seis alunos de Enfermagem da Uniderp foram aprovados, e os da Universidade Estadual considerados os melhores não passaram. Então quem faz a faculdade é o aluno.

  • Cursei nas duas modalidades, porém, agreguei mais conhecimentos na modalidade á distância, sem dúvidas meu aproveitamento foi melhor.

  • Cursei nas duas modalidades, porém, agreguei mais conhecimentos na modalidade à distância, sem dúvidas meu aproveitamento foi melhor.

  • eu faço matematica no cederj e posso comentar, lá so passa quem sabe a materia e tenho um amigo que faz presencial na uerj e tira as duvidas comigo, existem muitas video aulas o youtube e cheio delas e livros excelentes, claro que temos mais dificuldades, mas eu estudo com o a net que me auxilia muito um abraço para todos

  • O ensino à distância faz o maior sucesso na Espanha e Inglaterra com uma boa qualidade de ensino já comprovada. É impressionante como o povo brasileiro é alienado,só mesmo aqui no Brasil pra existir tanto preconceito contra essa modalidade de ensino. Espanha e Inglaterra estão muito á frente do Brasil no quesito educação e foi lá que o ensino à distância se desenvolveu com mais intensidade.

  • Sou formada em PEDAGOGIA pela UNOPAR de CONTAGEM. Posso dizer que aprendi muito mais neste curso do que na primeira graduação que fiz (federal). Passei em dois concursos, um em 2008 e outro em 2009. Fiquei melhor classificada do que muita candidata da federal, puc e outras. Se quiserem fazer uma boa faculdade EAD podem escolher a UNOPAR, não vão se arrepender. O nível de exigência é alto, são muitos trabalhos, provas em EAD e presenciais, não tem essa de professor ser seu amigo, deixar entregar o trabalho outro dia, como na federal, ou fazer prova em grupo, ou de consulta. O EAD realmente mede sua capacidade de assimilação do conteúdo. Os trabalhos têm data certa para ser postados. As provas têm prazo para ser feitas e postadas. É para quem gosta de estudar, tem compromisso, responsabilidade e competência. Na escola, meu trabalho “aparece”. Sou muito elogiada. Escrevo bem. Falo bem. Tenho conteúdo. E orgulho do meu esforço. Não vou parar por aqui, sei que posso ir muito mais além. Ah, isso é coisa que o EAD também nos dá: confiança de que somos capazes. E quem acredita em seu potencial com certeza chega mais longe…

    • Alessa, gostaria de te aplaudir de pé nesse momento. Tambem faço PEDAGOGIA na UNOPAR, estou adorando, justamente em ver que nao tem essa de “empurrar com a barriga” ou vc realmente estuda para realizar os trabalhos e obter boas notas ou vc simplesmente fica pelo caminho, o alno de EAD ainda tem que ser organizado e disciplinado, pois nao pode perder os prazos estipulados pela instituição.Em fevereiro darei inicio ao 3º semestre, o 1º cursei em uma intituição em que o ensino era 100% presensial e o 2º foi na UNOPAR, e a diferença da qualidade do ensino é enorme.Nao me arrependi um unico dia de ter optado pela EAD

  • A modalidade veio facilitar a formação superior, encumbida de diversas ferramentas para que o estudante possa ter acesso aos mais diferentes meios de conhecimentos. Para tanto, AaD faz com o que, o proprio aluno tenha compromisso, responsabilidade e autonomia para gerir seu proprio ambiente de estudo e conteudo. O ENADE veio mostrar a realidade do Ensino a Distancia no Brasil, que ainda sofre deveras disursões.

  • não vamos ser empocita ficar falando a brobinha, isto falo por que eu sou exemplo vivo das duas modalidade eu estava cursando analise e desenvolvimento de sistema, na modalidade ead, este curso sofre com dois preconceito por ser a distancia e por que é um curso tecnologo, pos bem como eu já vinha min posicionando sempre en devesa da ead e continuo eu hoje faco licenciatura em química um curso que eu sempré sonhei em faser este e na modalidade precencial em uma instituição publica ou seja na estadual de alagoas, contudo contra fatos não existe argumento, veja bem na prececial vc tem mais emformação isto por que os cursos ofertado pela ead muitas das veses é de 3 anos em quanto na tradicional em 4, emquanto você é a sistido pelos professores 5 dias a distancia e a penas três entretanto as vantagem e desvantagem por exemplo a ead coloca mais cedo profecionais no mercado de trabalho se preparado ou não depende do aluno, a ead esta alcansando os lugares mais distante e dando a pessoas sem condicões uma oportunidade de emgrasar no curso superio. por isto a credito que no brasil ead da certo eu falo por que ja estudei não terminei o curso por que passei nunha pública em curso que eu sempre sonhei, mais eu a provo fiquem com Deus a cesse meu blog tem o indereço a cima

  • Os cursos a distância são ricas oportunidades para quem não tem tempo de frequentar um curso presencial. É óbvio que devemos verificar a veracidade do curso, a qualidade do ensino, bem como os materiais didáticos e a metodologia utilizada pelos professores, porém não temos o direito de subestimar a capacidade dos alunos. O que deve ser levado em consideração é a paciência, interesse, perseverança, humildade, espírito crítico e investigativo, pois de nada adianta frequentar um curso todos os dias sem motivação e desejo de aprender de fato. Pelo menos esse é o meu ponto de vista, se alguém tiver outra concepção, fique a vontade. Um forte abraço!

  • BOM, QUE EU TENHO A DIZER ,É QUE EU OPTEI PELO EAD, ESTOU MUITO CONFIANTE, PORQUE TENHO CORAGEM DE ESTUDAR E ACREDITO NO MEU POTENCIAL.

  • Olá vi todos os comentários a respeito da ead. Eu vi uma matéria relacionada a este tema na minha pós, é uma forma de ensino que chegou mesmo para ficar. Parabéns pela iniciativa federal em disponibilizar cursos desta modalidade por todo Brasil, isto democratiza a educação e o acesso ao ensino superior. Sou formada em História pela federal, e estou concluindo minha pós na área, já trabalho em um cursinho mas adoraria fazer uma outra facul, dessa vez por ead, pessoal da unopar como é funciona o curso de pedagogia?! Abraços a todos!

    • ola mayra! o curso da unopar virtual de pedagogia funciona da seguinte forma: encontros presenciais 1 vez por semana no pólo de apoio presencial, aulas via Internet (você escolhe a hora que quer estudar), forúm de discussão sobre o assunto da semana , portfólios e trabalhos para ser feito em casa e entregar nas datas marcadas, provas presenciais, o curso dura 3 anos e meio divididos em 7 semestres, valor da mensalidade na unopar 276,00.mais dúvidas acesse unopar virtual.com. Sou aluna de pedagogia unopar e estou feliz com o curso, mas tem que se dedicar muito porque são muitos trabalhos, só para se ter idéia se não se dedicar pelo menos 2 horas por dia o aluno pode até não dar conta de passar de módulo. Boa sorte!

  • Acho que ja esta mais do que provado a possibilidade de cursos em ead de qualidade, como tambem é evidente algumas desvantagens da modalidade em relação ao presencial.Portanto cada um tem a chance de escolher a maneira que mais lhe parece interessante para cursar o ensino superior , de acordo com suas especificidades.So lamento que em um forum sobre um tema tao interessante e importante ainda existam pessoas que entrem para simplesmente impor suas ideias e ofender as outras como podemos ver em diversos comentarios nesta pagina.
    abraços a todos

    • É verdade Marcus, este fórum deveria servir para informar,TIRAR DÚVIDAS e também debater, mas nunca desrespeitar as escolhas de cada um, afinal estamos discutindo sobre educação, não podemos ser tão mal educados de agredir uns aos outros só porque temos idéias diferentes. E que nesse novo todos sejam felizes em suas graduações,lembrando sempre de se certificar da legalidade da instituição!Bons estudos a todos!

  • Todos temos idéias diferentes ninguém é obrigado a concordar com ninguém, mas as criticas são surtem mais efeito quando se tem embasamento ou vivencia em determinado assunto, fora disso é falácia. Fui estudante de ensino a distancia e através do curso cheguei ao cargo de Gerente Geral em uma grande empresa no meu estado e atualmente curso mestrado em uma das faculdades mais conceituadas do Brasil, sendo assim afirmo que existe qualidade no EAD, é claro que é fundamental que seja uma instituição idônea, conceituada e legal. Recomendo a quem quer fazer e espero que meu testemunho venha ser de grande valia.

  • Infelizmente tudo isso se resumi em uma guerra de vaidades, onde prevalece o preconceito e a falta de comunhão com os aspectos sociais. Democratizar à educação é preciso, afinal, um país só cresce de uma maneira sustentável quando dá a devida importância a esse instrumento de desenvolvimento social. Acredito sinceramente que, o EAD, é uma ferramenta importante para a democratização da educação sim, é claro que, resguardando sempre a qualidade do ensino, e monitorando todos os procedimentos com a relação à essa modalidade de ensino. Vamos lutar por um país melhor, e não ficar discutindo quem sabe mais ou menos, disseminar o conhecimento, é um exercício de cidadania.

  • trababalho em um hospital, com mais centenas de outros funcionários, onde são atendidos milhares de pacientes . Durante os dez anos que alí ofereço meus préstimos. Acompanho o desempenho de ( praticamente , ) todos : _ do doutor em medicina, ao jardineiro; inclusive os assistentes sociais e, nos ultimos tres anos, esta entidade tem em seus quadros uma assistente social, cuja formação vem do aed.
    Garanto para voces que sua atuação não deixa em nada a desejar.

  • nao consigo mim escrever no curso de serviço social pois nao tem a opção como faço quero fazer o curso muito obrigada pela atenção

  • Pessoal, acho que alguns de vocês precisam se informar mais sobre a educação a distância!
    Por exemplo: o MEC possui regulamentação (LDB 4059) para implementação destes cursos a distância. Uma parte do curso deve ser presencial e outra a distância (semi presencial) onde os recursos de comunicação virtual devem ser bem utilizados pelo professor, aluno e instituição. Na parte presencial podem ocorrer as práticas e a interação presencial entre professor e aluno. Agora, se as Instituições estão fazendo isto ou não já é outra conversa!

  • Olá,

    Acontece que a maioria das pessoas que buscam o EAD, são pessoas com interesse em se tornarem melhores profissionais e serem reconhecidos, e atingir o sucesso profissional, enquanto os que buscam e podem $$$ ter outros cursos mais reconhecidos, estão interresados na “casca” ou no seu proprio marketing, vedendo ao mercado de trabalho aquilo que eles gostam de compra, que é imagem, e não real qualidade.

  • Trackback:

  • Eu faço administração à distância em uma universidade federal e acho muito melhor que o presencial. O curso ead exige muito mais dedicação e disciplina do aluno, o que resulta num aprendizado maior e melhor. Sem falar que não ficamos perdendo tempo em sala de aula ouvindo baboseiras de colegas ou fazendo qualquer coisa que o professor deu pra passar o tempo, nós estudamos o que temos que estudar e pronto. Inclusive sobra mais tempo pra família e pra pesquisar conteúdos à parte. Acho uma maravilha. E ainda tiramos a nota máxima no Enade, quer mais o quê?

  • Aos preconceituosos , que desconhecem o valor e a importancia da modalidade de Ensino á Distancia. Que por iguinorancia acham que é mais fácil ,ou sem valor, CHUPA ESSA MANGAAA Ò. Dos 13 estados em que houve o ENADE, em 9 (nove) os alunos EAD se sairam melhor que o ensino presencial. INCONTESTÀVEL.

  • Gente, não querendo desmerecer cursos presenciais mas, para mim, eles não funcionam. Sempre fui autodidata e, confesso, não tenho paciência para aulas diárias. Ia para a faculdade apenas para não perder por falta e, acreditem, sempre me saía bem nas provas. Sabem, o que eu fazia? Simplesmente, estudava! Chegava em casa, descansava, abria o livro e lia, resolvia alguns exercícios e pronto. Quando assistia às aulas, era um verdadeiro suplício! Sem falar que não prestava o mínimo de atenção. Ficava divagando e pensando: “Nossa, se estivesse em casa, com certeza estaria utilizando meu intelecto para adiantar esse assunto!”. Sempre considerei perda de tempo. Ah, só enfatizando, cursava Engenharia de Computação e, garanto-lhes, aprendia muito mais nos livros, estudando-os, do que garantindo minha presença física numa sala de aula. Atualmente, estou para iniciar o curso Superior Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNOPAR de Salvador. Também tenho dúvidas acerca da aceitação pelas empresas mas, como já disseram acima, numa entrevista de emprego, ninguém quer saber se você cursa faculdade pública, presencial ou EaD, eles querem resultados. Tudo o que sei sobre programação aprendi nos livros e, digamos assim, “natoralmente”. Lembro-me que sempre ajudava meus colegas com os códigos, porque eles não entendiam absolutamente nada. EaD é uma realidade, portanto, para os preconceituosos de plantão, aceitem logo isso e deixem os competentes em paz. EaD é sinônimo de inteligência, proatividade, disciplina e responsabilidade. Não queremos apenas o “canudo”, queremos, antes de tudo, conhecimento. Sem falar que vamos receber nosso canudinho também, com direito a fitinha e tudo! heuheuheue

  • Faço faculdade a distancia, tenho amigas que fazem presencial elas reclamam e dizem:meu prof. passa o conteudo tão rapido que não da tempo de copiar nem sequer entender. se fisesse EAD teria mais oportunidade de adquirir conhecimento, alem do material impresso poderia assistir as aulas quantas vezes quiser.

  • tudo babosera vcs estão enganados tem que ser precencial para ter conhecimeto

  • Tenho graduação presencial e agora estou fazendo Pós-Graduação à distância. Tenho visto lados negativos e positivos, assim como na educação presencial. É importante procurar uma EAD de qualidade, e se dedicar aos estudos, ter disciplina, vontade de aprender, ser um pesquisador, não se limitar às apostilas do curso apenas, mas adquirir livros e muito mais. Desta forma, com certeza, o resultado será semelhante ou até melhor que na educação presencial. O que vale na verdade, é o quanto você valoriza o conteúdo que está estudando, é não ter como objetivo principal, o Certificado de Conclusão.

  • minha querida natalia e demais que estão a qui presente tomo todos como pessoas inteligentes claro que se você for dedicada a curso fará a diferencia se é tradicional ou adistancia, claro que não mais devemos ser sincero que precencial e melhor e claro que uma pos graduação um mestrado um doutorado pode sim ser a distancia mais guando falamos graduação o caso e diferente isto por que vc não sabedr nada do assunto e so vera o professor em oito em oito diferente da precencial vera seu professor podera tira duvida mais quero deixa claro que o ensino a distancia tambem e bom so proucura um que tem resposabilidade material ditaticos boms que auxili os alunos até por que ja estudei um periodo na modalidade ead em uma instituição privada fasia analise e desenvolvimento de sistema eu gostei muito e aprendi tambem mais passei em uma publica melhor na universidade estadual para o curso de quimica licenciatura e estou gostando muito e vejo que a uma difereça grande temo que nos esforça para alcança olha se a modalidade a ead fosse ruim com o alguins fala as univercidade federais não davam. minha opinião é a distancia não é tão boa guanto a precencial mais a diferença são os alunos que vãop faser

  • Prezados,
    Sou aluno da UCBVIRTUAL.Polo Japão.Meu receio ao iniciar um curso superior no modo virtual, transformou -se em certeza de conhecimento adquirido.O senso comum tem dificuldade em aceitar o que é novo.O preconceito é a defesa do ignorante. A melhor forma de provar a qualidade de um curso no modo EaD, será passando em um concurso.

    • presada colega linda suas palavras bem efatica mais isto não é sinômino de que você fala e a erdade absoluta, contudo quero diser que não ostenamos a tese que as prencenciais são 100% melhor isto realitivo depende do aluno, mais quero faser uma resalva no seguinte aspecto, quem estuda em uma instituição na modalidade prencecnial tem mais chanace de sair para o mercado de trabalho mais preparado, já a ead é uma modalidade nova mais obejtivos dessas modalidade é da deploma a quem não tem mais têm esperiencia na área serve muito para uma pos graduação mais para graduação isto ta longe e mais uma graduação na ead em sua maioria e de 3 anos em quanto nas tradicionais são 4.
      valando de forma nordestina o cara estuda 4 anos todos os dias tem ou não capacidade de ser melhor com um outro cara que estuda 3 anos uma ves pos semana isto e que vai estraga o brasil pobre do meu pais a quero deixa claro que eu já estudei na ead não tou desmerecendo mais deixando claro seus pontos negativo isto não quer diser que não tenha seus pontos positivos simm tem mais não em educação em exelecia, muito obrigado

  • O ensino a distância e uma realidade, e é certo quer teremos profissionais disciplinados e organizados, pois o ensino a distância exige isto.

    • A Austrália um país de primeiro mundo foi um dos primeiros países a implantar o sistema de ensino a distância devido a grande quantidade de ilhas ( centenas) e lá não há diferença entre os dois sistemas, aliás ninguém fica nem discutindo este assunto.
      Vamos incentivar todos a estudar com qual sistema for, e depois de formado quando a situação melhorar faça uma pós graduação, MBI e outros cursos, onde vc quiser e nunca pare de estudar e não fiquem dando oportunidade para ficar recebendo críticas indelicadas.
      Abraços

    • Concerteza concordo plenamente com você!
      Faço o curso a distância e eu me esforco bastante!

  • Concordo plenamente contigo!
    Quem faz curso a distânscia se esforça muitooo.

  • Boa tarde! concordo plenamente com vc Lia. Fonsell acredito que vc não tenha conhecimento nenhum sobre ética.
    Eu não tive oportunidade de fazer uma faculdade, por conta do tempo e, confesso que sempre me senti insegura referente ao EAD , mais no momento estou pensando seriamente em ingressar no EAD. Tenho visitado varios sites de algumas universidades, troquei ideias com várias pessoas que, ja estão atuando no mercado, e que estudaram por meio EAD, e que hoje são excelentes profissionais.
    Resumindo, Brasil pode ser considerado um pais de pouca inovação , referente ao EAD, o qual faz com que muitos se tornam pessoas de pouco conhecimento, por conta de falta de tempo para estar em uma sala de aula!

  • Prezados,

    Eu estudo Engenharia de Produção EaD! (para aqueles que falavam que não tinha Engenharia EaD, meus pêsames, seus retrógrados) e é uma modalidade ótima para quem quer estudar de verdade. Ela possui muitas vantagens com relação à presencial, mas para aproveitar todas as vantagens que ela oferece, é necessário que a pessoa seja disciplinada e amante da leitura e do pensar. A presencial tem muitas desvantagens para o mundo de hoje em que nós vivemos, com ela não temos interações com computadores, não temos concentração porque sempre tem algum parvajola incomodando, conversas paralelas e que desviam do assunto, além de Prof.s ocupados por muita gente, e o pior, viajar todos os santos dias, o que é um perda de tempo terrível!!. À distância, há milhares de vantagens, tais como, uso de tecnologia, isto é, é necessário ter laptop e internet, consequentemente, acessamos informações constantes de várias fontes de conhecimento, tudo na hora, pesquisamos e obtemos vídeos, artigos, textos, opiniões, podemos compartilhar arquivos entre os colegas virtuais, a colaboração é maior e melhor, temos tutor que nos ajuda, aliás, com isso, conseguimos treinar nossa forma de abordagem, já que nossas perguntas tem que ser objetivas e relevantes. Temos slides, mini-testes. Não perdemos tempo viajando, etc, etc. O problema não é o EaD, o problema é o brasileiro que não tem costume de ser disciplinado e estudioso. EaD funciona em todos os países desenvolvidos, e é a forma de estudo do futuro, ela não tem limites. No Brasil, ela apenas começou, sim, é verdade, há muitas falhas e coisas a corrigir e melhorar, mas ela está evoluindo e começando a tomar robustez. Eu mesmo, por me formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EaD, estou criando uma maneira revolucionária de EaD, criando sistemas completos e que deixam o ensino presencial no chinelo. Agora estudo Engenharia EaD para fortalecer o conhecimento. E tudo isso farei para agradecer a minha universidade que me deu a oportunidade de estudar. Sejamos agradecidos ao EaD e ajudemos a ela crescer e se fortalecer ainda mais. Tudo depende de nós. Portanto, meus caros, EaD está alí e só colocar vontade para estudar de verdade.

  • Amigos,

    Para você que começou a ler este texto, por favor, vá até o fim. Você não sabe o que está perdendo.

    Sou estudante de Matemática da UFF do consórcio CEDERJ e posso dizer a vocês que o curso não é totalmente à distância. Temos tutorias nos sábados e em alguns dias da semana também. A quantidade de vezes em que temos de ir ao pólo nos dias da semana vai depender da quantidade de matéria em que estivermos inscritos. Às vezes nos é proporcionado tutoria para uma mesma disciplina duas vezes na semana. No sábado sempre tem tutoria de todas as disciplinas, pois os coordenadores dessa modalidade de ensino entendem que é um dos dias da semana em que muitos que trabalham podem freqüentar o pólo para tirar dúvidas.
    O que torna o EaD diferente do curso presencial é que a presença não é obrigatória (claro né, Fábio), ou seja, você não será reprovado por faltas. Porém nas aulas das disciplinas em laboratório é necessário estar presente no pólo.
    Temos a cada semestre duas avaliações à distância por disciplina que chamamos de ADs, com peso 2 e geralmente no mínimo com 6 questões e que podem ser feitas em casa com o auxílio do material, pesquisa na Internet, ou o que você achar melhor. E por poder ser feita em casa digo para todos que não é nada fácil. Alguns entregam a avaliação sem mesmo conseguir fazer todas as questões e tirar a nota máxima. Estas avaliações chegam a ter um grau de dificuldade muito maior que a prova que é feita no pólo, sem consulta e somente com apresentação do RG. Esqueceu o RG, fica sem fazer a prova. E não adianta chorar. A prova tem peso 8.
    Pelo que vocês podem perceber o estudante do EaD – Consórcio CEDERJ – precisa estudar e muito se quiser passar. E precisa ser autodidata também para obter êxito no curso.
    Confesso a vocês que se não fosse o meu preconceito com este tipo de ensino talvez hoje eu já estivesse com meu diploma nas mãos.
    No meu ponto de vista, pelo menos para o curso em que estou inscrito, o curso semipresencial é melhor que o presencial. Recebemos os livros de graça de todas as disciplinas muito bem inscritos. E este não é só o material que usamos. Na plataforma, temos de imprimir semanalmente textos complementares de cada matéria e mais os EPs com uma bateria de exercícios em grau de dificuldade crescente que é resolvido no pólo pelos tutores. Uma semana depois é postado o gabarito na plataforma. Ah, tem mais: temos um 0800 para tirar dúvidas e temos também à sala de tutoria (fóruns de discussão) de cada disciplina na plataforma.
    Acredito que depois de vocês terem lido o que eu escrevi vocês não estejam tão admirados de que os alunos do EaD, no meu caso o consórcio CEDERJ, esteja se saindo bem nas provas do ENADE.
    Para quem quiser conhecer o material do CEDERJ (os livros que nos são oferecidos) de todas as disciplinas deixo este link para que possam imprimir o PDF.
    http://teca.cecierj.edu.br/
    Basta fazer um breve cadastro e terás um ótimo material para usar em sua faculdade, pública ou particular.
    Deixo também este site para conhecerem os EPs das disciplinas de Matemática e Física.
    http://matfis.com.br/
    Espero ter ajudado a clarear a mente dos duvidosos e dos que acham que este tipo de ensino não vá durar muito tempo.
    Abraço a todos e feliz 2013.

  • Tem Medicina à distância?

  • Algumas pessoas, antes de criticar a modalidade Ead, deveria primeiro compreendê-la. Quantas pessoas já foram beneficiadas com essa nova modalidade, não é? Tá dando tão certo, que a cada dia que passa, só faz crescer. Bom, é obvio q medicina, enfermagem, engenharia, direito ñ irão ser oferecidas em ead, por favor né!

  • alguém já fez a Uniasselvi a distância?o ensino é bom ?
    o curso de serviço social ,tem encaminhamento pra estágio?
    sou de salvador e busco informação pelo o mesmo.

  • quero saber se é a obrigatorio a defesa da manografia nas faculdades como o curso de manografia

  • quero saber se é a obrigatorio a defesa da manografia nas faculdades como o curso administração

  • Irei começar meus estudos.Pretendo cursar ciências contábeis. EAD , mas estou com dúvidas em relação a qual universidade devo estudar.”Anhanguera ou Unopar”.Em corumbá ms.Alguém poderia me dar alguma sugestão.Por favor.Obrigada.

  • Bom …acredito sim que o curso a distancia exige mais do aluno que o presencial a diferença é a lógica , a maioria dos cursos a distancia sao cursos que mesmo presencial sao mais teoricos que praticos ou seja cursos que exigem mais palestras,comunicação falada e escrita que a pratica em toque… exemplo : administração,ciencias e etc e tal no presencial a gente lê bastante e ouve muitas palestras , já Odontologia,medicina exige tudo isso e mais a pratica em toque . ou seja , poderia até ter a distancia referente a parte leitura e escrita destes ,porem os dias presenciais teriam que ser cumpridos com 3 dias inteiros ( integral ) semanais para as praticas ,pois seria impossivel criar pratica e conteudo nestas graduaçoes sem a pratica que é 90 % sao em pratica de toque ;!!!

  • tem que acabar com esse preconceito idiota sobre estudo a distancia.
    conheço professores formados que ficam a desejar dentro de uma sala de aula.
    estou terminando o meu curso em gestão ambiental pela unopar pensei que seria fácil,
    se brincar dança.

  • haha piorar mais do que já tá é impossível .isso tá uma vergonha só fraudulentos !

  • Por isso que nesse país a educação está de mal a pior.E a tendencia é piorar. Salve-se quem puder !!!!!

  • Inscrevi-me no curso de Pos-graduação latu sensu em Libras, na UNINTESE. O Curso é em parceria com a Univesidade Tuiuti, do Paraná.
    1) O curso foi oferecido em duas modalidades: a) Tradução e interpretação de libras b) Docência em Libras.
    2) O contrato reza que a duração é de 22 meses 1 ano e dez meses, com carga horária de 730h para uma enfase e 890h para as duas ênfases.
    3) Pagamentos: 36 mensalidades de R$ 200,00 reais (curso de 22 meses e 36 mensalidades.

    4)Quis fazer apenas uma ênfase. Então a Unintese me respondeu que eu poderia fazer apenas a primeira, mas os 36 meses de 200 reais teria que pagar, pois estou ocupando o lugar de quem poderia querer fazer.
    5(O curso não informou o n. de vagas. o que deduzi que não havia limites.
    6) o contrato diz que posso cancelar o curso mas tenho que quintá-lo totalmente, ou seja, pagar R$ 7.200,00 (sete mil e duzentos reais
    7) tenho feito cursos de Libras na FENEIS, E até na UFMG, em nível de extensão.
    8) Já paguei 10 parcelas do curso
    9) Não sinto a menor vontade de continuar este curso, mesmo porque, não tenho possibilidade de pagar; quem está b ancando é minha mãe, com sacrificio e ela já é idoso e doente.
    10) Há uma universidade mais compatível com as possibilidades que posso assumir, ou seja, contando com minha mãe e também, vejo mais seriedade que é a Universidade Dom Bosco em Mato Grosso.
    É menos da metade da Unintese ou seja, R$ 3.645,00 (mais acessivel para minha mãe me ajudar)

    Gostaria (e agradeço) que V.Sas. me ajudassem a solucionar ou me orientando como sair dessa, ou a quem devo recorrer. Muito obrigada.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação às punições de corruptos...

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia


  • “O homem de bem é um cadáver mal informado. Não sabe que morreu.”
    Nelson Rodrigues.

ARQUIVO

agosto 2014
S T Q Q S S D
« set    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).