Estudante é estuprada na UFPE

abr 10, 2007 by     2 Comentários    Postado em: Atualidades

Do JC

Uma estudante do projeto de extensão Portal, cursinho pré-vestibular oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a jovens de baixa renda, foi violentada sexualmente, na noite de anteontem. O estupro aconteceu embaixo do viaduto da BR-101, localizado em frente à reitoria da instituição, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. A denúncia partiu de alunos e professores do curso. Na manhã de ontem, um grupo se reuniu no câmpus universitário para exigir mais segurança na área.

Desinformada sobre a mudança do horário da aula, em decorrência do feriado da Semana Santa, a vestibulanda, de 19 anos, encontrou o câmpus vazio. “Transferimos a aula da noite para o turno da manhã justamente para não colocar os alunos em risco. Nos fins de semana e feriados a universidade fica deserta”, comenta o coordenador do curso e estudante do 6º período de Medicina da UFPE, André Araújo. Ao constatar que não haveria aula, a vítima se dirigiu, às 19h, para a parada de ônibus situada em frente à Faculdade de Medicina.

No momento em que aguardava o coletivo, a aluna, que prestará vestibular para o curso de Odontologia, foi abordada por um desconhecido em uma bicicleta. “O homem apontou uma arma para a cabeça dela e a levou para debaixo do viaduto”, relatou uma amiga, que pediu para não ser identificada. Após estuprá-la, o criminoso fugiu levando o celular da estudante.

Conforme outro coordenador do curso, Niedjon Peixoto, a vestibulanda recebeu atendimento médico no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro. Uma colega da vítima revelou que ela está muito abalada e pensa em desistir do curso. O caso foi registrado no plantão da Delegacia da Mulher, em Santo Amaro.

Inconformados com o crime, alunos do cursinho cobraram mais segurança no câmpus. Estudantes e professores relataram outros casos de violência no local. “Na véspera do último vestibular, um grupo de oito a 10 pessoas foi assaltado aqui. Outra aluna teve um revólver apontado para a cabeça. O ladrão chegou a atirar, mas, por sorte, a bala falhou”, contou o estudante Rilton Soares da Silva, 19.

Quem freqüenta diariamente o câmpus da UFPE afirma que a insegurança é um dos maiores problemas da instituição. Segundo Araújo, a vigilância da universidade é apenas decorativa. “Os seguranças não andam armados e não recebem cursos de capacitação”, criticou. O coordenador do cursinho revelou ainda que policiais militares, em motos, fazem rondas na área, mas o policiamento é insuficiente.

2 Comentários + Add Comentário

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

outubro 2019
S T Q Q S S D
« mai    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).