Marco Maciel é novo presidente da Fundação Oscar Niemeyer

nov 1, 2007 by     6 Comentários    Postado em: Atualidades

marco-maciel.jpg

do JB Online

A diretora executiva da Fundação Oscar Niemeyer, Ana Lúcia Niemeyer de Medeiros, neta do mestre da arquitetura, conta que depois de 19 anos atuando na presidência, José Aparecido de Oliveira, precisou se afastar. Com isso, a escolha de um novo nome tornou-se necessária pela diretoria do órgão, que ansiava por uma pessoa forte e que combinasse com a linha proposta pela Fundação. Com isso, a sugestão de Marco Maciel, dada pelo próprio Niemeyer, foi aceita por unanimidade pelos diretores.

- Ele é um homem que não age por interesses políticos. Lembro que quando falei com ele sobre o convite, o senador me disse: Estou honradíssimo com a escolha e disposto a colaborar com o crescimento da casa e com o trabalho realizado. O que mais poderíamos querer? – questionou Ana Lúcia.
A neta de Niemeyer conta que a posse de Maciel está marcada para o dia 9 de novembro e diz que será uma cerimônia simples, para os amigos e admiradores do trabalho realizado na Casa. Criada em 1988, a Fundação Oscar Niemeyer é um centro de informação e pesquisa voltado para a reflexão e difusão da arquitetura, urbanismo, design e artes plásticas, e para a valorização e preservação da memória e do patrimônio arquitetônico moderno do país.

Ana Lúcia explica que a fundação é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida pelo Governo Federal, do Distrito Federal e do Estado do Rio de Janeiro.

- Temos um importante centro de documentação e podemos disponibilizar um acervo arquivístico e bibliográfico, além de oferecer produtos e serviços de informação crítica sobre a arquitetura e urbanismo – disse.

A Diretora Executiva afirma que a próxima semana será decisiva para que Maciel e Oscar, ao lado de diretores, alinhavem uma proposta de ação. Isso inclui a criação da Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidade, novos rumos para a fundação e, talvez a mais importante delas, a mudança da sede do Rio para Niterói.

- Estamos entusiasmados com a transferência da sede. O projeto é do Niemeyer e vamos contar com um salão para exposições, auditório para palestras e outros eventos e cursos. O final deste ano é o momento de somar forças para iniciarmos 2008 com todo o gás – ressaltou.

O senador Marco Maciel se diz preparado para o novo desafio e vai se dedicar ao apoio e assessoramento técnico de obras, preservação e restauração de espaços projetados por Oscar Niemeyer.

- Fiquei extremamente honrado com o convite de Oscar Niemeyer. Estou seguro do orgulho que nós brasileiros temos de sua obra, cujo conjunto ainda está longe de concluído. Muito ainda virá da sede da Fundação Oscar Niemeyer, que abrigará e divulgará o seu extraordinário acervo quanto será um permanente e democrático espaço voltado para a pesquisa e o debate com foco na arquitetura e na produção nacional – disse.

6 Comentários + Add Comentário

  • Não deixa de ser curioso o fato que um dos mais antigos representantes da direita brasileira, egresso dos quadros da Arena, PDS, PFL e atualmente no DEM, seja o presidente de uma fundação que leva o nome do mais antigo membro do partido comunista no Brasil.

  • Muito estranho mesmo. Como é que um grande comunista como Oscar Niemeyer iria convidar Marco Maciel para presidir a fundação que leva seu nome? Quais são os fins dessa fundação?

  • Coitado de vcs que não entendem como isso se dá.
    Só conseguem pensam em termos de ideologia…

    Isso é coisa do passado,
    a moda agora é namorar pelado!

  • Meu amigo Raboni, caros Fernando e Rodolfo,

    É interessante comentar aqui que esse cargo não é exatamente regido por interesses políticos, e sim de todo o patrimônio projetado e deixado por Niemeyer. Outra coisa muito importante: Niemeyer era comunista na carteirinha do PC do B, mas na prática… Quando o povo entender o que é arquitetura social, vão saber o que estou falando.

  • Perfeita a escolha!

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

novembro 2019
S T Q Q S S D
« mai    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).