Piloto da American Airlines confessa que avião está danificado, mas que viajará mesmo assim para Recife

nov 6, 2009 by     70 Comentários    Postado em: Atualidades

No vôo AA 980, vindo de Miami no domingo passado, já comentado aqui, alguns vídeos foram gravados que comprovam o que estava sendo dito aqui no blog e no Diário de Pernambuco. Diversas filmagens foram feitas pelos passageiros, como estas quatro que coloco à disposição.

Isso aconteceu após o avião ter dado uma pane elétrica que o deixou apagado e parado no meio da pista do aeroporto, após a tentativa de conserto da turbina.

O primeiro vídeo tem a declaração do piloto de que a aeronave teve um problema elétrico, e que ele viajaria mesmo assim, pois não representava “perigo”, mesmo depois de ter dado uma pane geral no taxiamento para a decolagem.

O vídeo está em inglês, mas em resumo o piloto começa explicando a situação em que o procedimento ocorreu*.

Ele fala que o avião teve um problema inicial (na turbina), que comprometeu o ar-condicionado, e que os mecânicos teriam resolvido o problema.

Depois fala que teve uma espécie de pane elétrica na aeronave, mas que não precisaria disso para voar. Em outras palavras, tentou dizer que a pane que fez com que o avião parasse na pista não representava perigo no vôo da aeronave. Que a parte quebrada era necessária apenas para o ar-condicionado e para a parte elétrica. Ele avisa que não iria usar mais esta parte do avião.

Diz que todo avião sempre tem alguma parte que não funciona (hããã???). Em seguida confessa que isso aconteceu porque o avião funcionou por muitas e muitas horas seguidas, e  por isso, infelizmente a aeronave deu um problema técnico aquela noite. Mas o mecânico tinha checado, e que ele iria viajar mesmo assim.

Neste momento só me lembrei da declaração do presidente da TAM, após o acidente em Congonhas, justificando porque a empresa voava há vários dias com uma aeronave com o reverso quebrado.

Ele disse que entendia quem não se sentia seguro para viajar, mas que se não fizesse isso era uma opção da pessoa (em outras palavras disse que ou ia com ele, ou ficava à própria sorte). Diz que os próximos vôos estariam lotados, e que não voar era uma opção da pessoa.

Nesta segunda parte ele confessa também que o avião que ia para Recife era uma aeronave maior (767), mas que foi trocada por uma menor (757).

Pouco antes, o funcionário da American Airlines (que falava português), falou também que a aeronave realmente não conseguia chegar ao Brasil direto. E ainda deu a bela sugestão de 25 pessoas saírem do avião para que não parasse em San Juan, capital de Porto Rico.

Os passageiros foram surpreendidos com essa singela parada em Porto Rico, na aeronave danificada.

Essa parada técnica não era o que estabelecia o vôo. Isso aconteceu apenas porque a American Airlines colocou um avião menor.

Para fechar o funcionário confessa:

Essa aeronave é uma decisão errada da American Airlines. Essa aeronave não tem autonomia de chegar a Salvador (conforme era prometido). Se estiver lotado, não tem autonomia de 8 horas de vôo.

Isso tudo depois do avião dar duas panes seguidas no taxiamento, chegando a parar no meio da pista.

O funcionário ainda disse (no vídeo acima) que quem não embarcasse não conseguiria mais vaga em vôo nenhum, na tentativa de forçar os passageiros a entrarem de qualquer jeito. Reclama que está sendo filmado, e logo depois a outra funcionária manda chamar a polícia.

A pergunta que deve ser feita é: você viajaria neste vôo, depois do piloto confessar que o avião estava quebrado porque estava voando sem parar há muito tempo?

_____________________
*Por favor, se alguém tiver o inglês melhor que o meu (e mais tempo disponível), coloque a transcrição exata das palavras do piloto nos comentários.

Já escrevi antes sobre a American Airlines: veja aqui, aqui e aqui.

70 Comentários + Add Comentário

  • Eu, infelizmente, estava presente e constatei uma das piores situações vividas na minha vida, nunca pensei que uma empresa deste porte, tivesse atitudes como as que vemos acima, e o pior de tudo foi o descaso, o desprezo, a falta de atenção com todos, principalmente idosos, crianças e gestantes, que nem um copo d’agua foi oferecido pela American Airlines.
    Se já não bastasse aquele avião sinistro que colocam para os vôos de recife, a humilhação nunca mais será apagada de todos que viveram aquela noite, deixando mais de 40 pessoas sem bagagens, hotel, alimentação, nada, apenas uma frase era dada pelo pessoal da empresa:
    “VOCÊS SAÍRAM PORQUE QUISERAM, AGORA NAO PODEMOS FAZER MAIS NADA”!!!
    Espero que uma punição exemplar aconteça a essa empresa, pois se pararam de mandar o lixo para o brasil por navios, agora o lixo voa e vem a Recife em forma de “aeronave”!

    • Em Janeiro eu voei pela American no Rio – Miami e tinha um funcionário muito grosso. A AA é boa no sentido de voos, mas de atendimento, deixa muito a desejar.

  • Olá…..

    Moro em João Pessoa e tive um problema com malas….Posso ingressar com a ação aqui mesmo, citando a AA de Recife??

    Grato

    • Prezado Eduardo, sugiro que V. procure um advogado.

      Abraços.

    • Se você quiser perdas e danos até um determinado valor (40 salários mínimos), você pode entrar em litígio até sem advogado. Um conciliador vai oportunizar um acordo entre você e a companhia. Se você não aceitar um juiz ordenará um valor, caso você ganhe a causa.

      Valores maiores só na justiça comum e com representação advocatícia.

      Pessoalmente, acho mais interessante uma ação de grupo (classe). Todos os lesados entrariam juntos na justiça. Isso baratearia os custos com advogado e, de uma certa forma, torna a causa mais justa. Os vários depoimentos se fortaleceriam.

      Mas rapidez, só nos Juizados Especiais para pequenas causas. Na justiça comum a coisa pode demorar muito.

    • Problemas de Bagagens eu tive mesmo com a Delta.

  • Desastre anunciado. Botaram um kamikaze pra pilotar, e vocês ainda se lamentam, dizendo que “não esperavam isso vindo de uma empresa dese porte”? Meus amigos, ACORDEM!
    Se forem acionistas de empresas, agora ou algum dia, pensem nisso, pois é para agradar a eles que empresas “globalizadas” cometem deslizes graves como esses, negligenciando manutenção aos aparelhos e apoio aos clientes, como se estes estivessem lá SOMENTE pra fazer o favor de pagar uma passagem CARÍSSIMA e enfrentar cobrança até para ir ao banheiro… sinceramente, coisa que começou desde o LOUCO que inventou de medir quanto de economia a AA teria ao reduzir as azeitonas nas refeições servidas a bordo – lembram, ou já ouviram falar dessa lenda?

    • Administrar do jeito da American Airlines é mais fácil. Difícil é oferecer qualidade com preços baixos ou decrescentes.

    • pelo menos nao é a TAM que mistura produto químico com alimentos…

      Alô alô pessoal que compra peixe, carne, etc.. no carrefour. Muito Cuidado!!!

  • Oi,

    Eu tenho uma amiga que trabalha na SAS aqui na Suecia e pelo que ela me fala, infelizmente a afirmação do piloto é verdadeira. Em um vôo normal é comum acontecer panes menores. Afinal de contas estamos falando de um equipamento monstruoso voando emcondições climaticas adversas com velocidades absurdas.
    Segundo esta amiga tb é comum tripulações omitirem problemas que o equipamento possua ou apresente ainda em terra pois como ja disse, são pequenos e podem ser ignorados. Quando chegam ao ponto de parar um avião como aconteceu recentemente onde desmontaram uma parte por causa de um celular que caiu em um duto, é porque tem algo mais que realmente terminaria em uma tragedia.
    O real problema eh que toda a equipe do voo ganha um bom salario e ninguem quer perder seu emprego porque há uma pressão enorme por parte das empresas que forçam os pilotos a decolarem seja qual for o custo pq a cada hora de um equipamento parado significa uma hora a menos de “lucro” e uma hora a mais de gasto “desnecessario”.
    Um outro detalhe eh que o piloto que se recusar levantar voo provavelmente será demitido e provavelmente terá que procurar emprego em outra area pq nenhuma empresa aerea ira contrata-lo sabendo que ele se recusa a voar.

    • É como já disse: O capitalismo tem uma lógica concentradora por definição. Se você não a conter e regrar, a ética e moral são esquecidas. O que importa é lucrar, não o que é certo e moral.

    • Parece mais que é uma desculpa, né…

  • Pierre, “this is something that happens from time to time”.

    Normal, tu és muito medroso!

    Ha Ha Ha

    Pior que essas panes são comuns mesmo. Aqui no Brasil a gente não se depara com elas tão frequentemente porque a quantidade de voos é muito menor do que nos EUA/Europa.

    Acho que o ponto chave é a escolha equivocada da aeronave, esse ponto sim, vale um processo, pois prometeram uma coisa e entregaram outra.

    Boa Sorte!

  • Pior que é normal mesmo. Aviões são como carros, nenhum deles funciona 100%. Todos têm seus cacoetes. A troca de aeronaves vale um processo, mas a pane elétrica foi medinho teu mesmo Pierre!

  • Acontece sempre na rota de STA/CRU ou TOR/CAR, e um Deus nos acuda, mais o pessoal gosta, acho voces deveriam ter pedido o pacote sem emoção.

    • …”pedir pacote sem emoção”… hahaha.. essa foi muito boa. Vou lembrar disso na mimnha próxima viagem :P

    • …”pedir pacote sem emoção”… hahaha.. essa foi muito boa. Vou lembrar disso na minha próxima viagem :P

  • Pessoal,

    respeitando a opinião de vocês quanto a normalidade das panes, acredito que banalizá-las da forma como estão fazendo é um absurdo.

    Compararam o avião com um carro em algum comentário anterior, sejamos sensatos, qualquer pane em um carro encosta, chama reboque e ta resolvido, so me digam onde um avião vai encostar na hora de uma pane?

    Concordo que 100% é complicado e tal, mas daí achar que uma pane no sistema elétrico é normal?!?!?!?!?! Absurdo.

    Estou analisando os fatos narrados sem qualquer conhecimento do que realmente aconteceu.

    Abç

  • Estive no voo 980 na semana passada e, apesar de não haver pane, também fizemos escala em San Juan. Segundo o comissário de bordo era uma situação “rara” e que a escala seria feita para que nada (bagagens) nem ninguém tivessem de ficar em Miami para que o avião chegasse ao Brasil. Ele até fez uma piadinha dizendo “vocês fizeram muitas compras e agora temos de levá-las para o Brasil”.

    Quando chegamos a Salvador ele e o piloto pediram desculpas e encorajaram os passageiros a reclamarem junto à American, informando o ocorrido, “pois só assim estas situações deixarão de acontecer”. Quando ele falou isso eu pensei : “Opa, se era uma ‘situação rara’, como é que ele fala ‘estaS situaçõeS (plural) deixarão de acontecer´? Não deve ser tão raro assim não”.

    Com este artigo vi que eu estava certa.

    Realmente o avião é muito pequeno para um voo internacional.

  • Faltou ao piloto cuidado com as palavras e também saber informar que o problema aconteceu no APU (auxiliary power unit) unidade auxiliar de força, que é a quarta redundância no fornecimento de energia para a aeronave. Não é um item que, quando em pane, inviabiliza o vôo. É usado para manter o ar condicionado e os sistemas de aquecimento, luz e demais sistemas em funcionamento no solo sem acionar um dos dois geradores principais, ligados aos motores. Os motores geralmente são acionados longe do terminal de passageiros por motivos diversos como ruido, perigo de ingestão e exaustão e etc. Ainda há o GPU (ground power unit), unidade de força auxiliar de solo, um gerador montado em plataforma móvel, que pode acompanhar a aeronave até o local de acionamento dos motores e fornecer energia para a partida.

    A pane, se bem explicada, não seria problema. O problema, como já foi citado, é o descaso com o vôo, utilizando uma aeronave menor e com menos autonomia e vender um vôo direto, sem compensar os passageiros e sem direito a mudar também os planos ainda no terminal. Procurem mesmo os seus direitos de consumidor pois isso ajuda a corrigir esse tipo de atitude.

  • Pessoal

    Quando contratamos um serviço, que no caso uma passagem aéria, a segurança deve ser 100% desde a entrada do avião até a saída e entraga das bagagens. A segurança tem que acontecer não apenas com o avião no ar mas tambem em solo.
    Se é comum uma coisa, não quer dizer que seja correto, ainda mais o piloto declarando que a aeronave decolaria mesmo com os problemas na aeronave.

  • Problemas acontecem com todas as cias aéreas, o que estou percebendo nessa matéria é muito sensacionalismo, ou alguem querendo ganhar dinheiro em cima da AA por causa disso, o mundo está repleto de aproveitadores, o problema acontece de uma forma e é triplicado.

    O governo de Pernambuco lutou 4 anos por esse voo aqui em REC, era bom que a AA fosse embora do mercado de REC, só assim o povo pernambucano ia sentir falta se tivesse que toda vez ir a são Paulo para pegar um avião para os EUA.

    Alem do mais a matéria é mentirosa pois pelo que fiquei sabendo o avião não precisou fazer escala nenhuma vindo direto para Salvador, e os 40 passageiros que pediram para descer o fizeram porque quiseram, e ainda criaram situações desagradáveis e desrespeitosas no aeroporto de Miami contribuindo para o estigma de que o brasileiro não tem educação.

    É realmente uma pena, estão fazendo uma super tempestade em um copo d’agua, afinal, entre mortos e feridos todos se salvaram.

    • Chico
      Ou %$#$, ou não assistiu o vídeo ou trabalha na AA.
      O cara da empresa está falando que se 25 passageiros sairem o vôo vai direto. Como 40 sairam, claro que foi direto.

    • E outra coisa….e Pernambuco não precisa de um avião pré-histórico. Se o avião lota, merece o mínimo de respeito da empresa. Não um lixo como o que o pessoal viaja.

    • Chico, eu viajei no dia seguinte neste mesmo vôo da AA e espero que não tenha sido na mesma aeronave. Inclusive por conta de atrazos perdi a conexão para Guatemala para onde ia participar de uma reunião…uma grande falta de consideração e desrespeito ao passageiro, porque só chegeui no local da reunião 12h depois do previsto. Voltei no dia 02 de novembro e o avião parou SIM em San Juan. Outra coisa, preefiro ir para S.Paulo toda vez que precisar viajar do que morrer num acidente de avião…e você o que prefere?

      • É, o espírito da coisa é justamente ESTE.
        Prefiro ir por São Paulo, lá vale pena.
        É lógico alma INVEJOSA !

    • Mas que argumentação subserviente!

    • CHEGA ATE A SER ABSURDA E AGRESSIVA SUA COLOCA’CAO ; PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE SERES HUMANOS .
      O RESPEITO E FUNDAMENTAL PARA A EVOLUCAO DA HUMANIDADE; E OS APROVEITADORES COM CERTEZA ESTAO RELACIONADOS A AMERICAN AIRLINES-QUE DECIDEM PRE MEDITADAMENTE FAZER ESCALA EM VOOS INTERNACIONAIS ;ENQUANTO NA HORA DE VENDER AS PASSAGENS AEREAS , FALAM MENTIRAS QUANTO AO TIPO DE AERONAVE E QUE NAO TEM ESCALAS.
      SOU UMA DOS 40 PASSAGEIROS QUE FICARAM EM MIAMI , E PEGUEI O MESMO VOO NO DIA SEGUINTE LOGICO SEM PANES ELETRICAS; POREM INFELIZMENTE COM AS SURPRESAS DE ESCALA; FORCADA E COAGIDA , POR NAO TER OUTRAS OPCOES EMBARQUEI , E FIZ VERDADEIRAMENTE A ESCALA EM PORTO RICO; POIS NAO DESCERAM PASSAGEIROS; TENHO TODAS AS FOTOS DOS PAINES INTERNOS – VISORES DA AERONAVE COMPROVANDO A ESCALA E COM EVIDENCIAS ATE DOS HORARIOS.
      ENTAO , TENHO CERTEZA QUE SEU JULGAMENTO PRECIPITADO DE PASSAGEIROS MENTIROSOS ESTA ERRADISSIMO – TEMOS VIDEOS , IMAGEMS E FOTOS COMPROVANDO TUDO -NA VOZ DO PILOTO E TRIPULACAO.
      E UMA PENA !!!!!!!!!QUE EXISTAM PESSOAS COMO VOCE, QUE ESCREVEM COM O NIVEL DE ENTEDIMENTO COMPROMETIDISSIMO , POR ISTO ESCLARECO QUE O VOO NAO FEZ A ESCALA INFORMADA PELO PILOTO , PORQUE DESCERAM OS 40 PASSAGEIROS.
      FINALMENTE, DEVEMOS SIM TER VOOS DIRETO PARA EUA , E OUTRAS ROTAS DA MALHA AEREA ; MAS COM RESPEITO E VERDADE. CASO CONTRARIO , NAO VALE A PENA.
      NAO VEM AO CASO O LOCAL DO EMBARQUE E AS FACILIDADES DE LOGISTICA, QUANDO SE TRATA DE VALORES TAO FUNDAMENTAIS ,ISTO PORQUE PENSO EM MIM E EM FAMILIAS RESPONSAVEIS E DIGNAS DE RESPEITO.
      SOU A FAVOR MIL VEZES AO VOO DIRETO DE RECIFE , DO QUE IR PARA SAO PAULO OU RIO; SEJA DA AMERICAN AIRLINES, TAM , DELTA, GOL, OU QUALQUER OUTRA EMPRESA , MAS SEMPRE COM RESPEITO E DIGNIDADE.
      ATENCIOSAMENTE,
      ADRIANA BARROS

  • Acordaaaa Chico,

    Em primeiro lugar acho que você não é brasileiro, e em segundo lugar imagino que você seja uma rapaz inteligente! Portanto, já que 40 passageiros ficaram em Miami não houve a necessidade da parada em SAN JUAN, UTI DA AMERICAN AIRLINES. Sugiro que você assista aos vídeos e peça alguem para traduzi-los, pois diante do que você escreveu acima, ou você não fala inglês ou não assistiu aos vídeos. Eu estava lá : Não houve desrespeito e muito menos contribuimos para o “ESTIGMA DE BRASILEIRO NÃO TEM EDUCAÇÃO”….. ACORDA CHICO, o que fizemos foi de forma pacífica e reinvidincando um direito do consumidor….ACORDA CHICO!!!

    • Falo inglês fluente, assisti a todos os vídeos, tinha pessoas minha lá também, sou piloto, já voei Boeing 757 e posso lhe assegurar que nenhum avião do mundo voa sem uma pane qualquer que seja, pelo que o comandante falou o avião teve uma pane de APU que é uma espécie de turbina auxiliar que gera energia apenas quando o avião está em terra para suprir as necessidades de iluminação e arcondicionado, após a ignição dos motores o APU é desligado pois cada motor tem um gerador de energia próprio muito mais potente do que o APU, por isso que o piloto falou que iria seguir viagem, como ele não pode obrigar ninguém a ir com ele então ele falou que aqueles que se sentissem desconfortáveis não eram obrigados a ir, juntando as peças do quebra cabeças a coisa foi mais ou menos por aí.

      Chico

  • Pierre, sugiro que antes de viajar procure Pai Edu! rsrsrsrsr

  • Acorda Chico,

    Pernambuco e o NE precisa de ligações com os Estados Unidos, mas da forma que a “ORGANIZAÇÃO” nos trata é melhor mesmo viajar via Rio ou São Paulo. Álém da carroça o 757 que está fazendo a rota MIAMI, “SAN JUAN”, SALVADOR, RECIFE os funcionários são grosseiros. Por tudo isso que está acontecendo vou solicitar ao meu agente de viagem que agora irei viajar com toda a minha família, 12 pessoas, via Rio o São Paulo e não mais nesse famigerado voo da ORGANIZAÇÃO….ACORDA CHICO…. TENHO AMIGOS QUE ESTAVAM NO VOO 980 DO DIA 01.11 E OS BRASILEIROS FORAM EXTREMAMENTE PACÍFICOS….

    • as conexoes com rio e sp continuam.
      ninguem é obrigado a ir no voo direto….

      • Mas se o voo direto existe, ele deve possuir qualidade.

    • E Manoela, vai por lá mesmo. Terás serviço
      destinado ao nosso povo. Quem sabe eles não
      arrajam um CANTINHO no compartimento das
      bagagens.

  • Aconteceu o mesmo no 777 que fez Miami São Paulo mas sem escalas em Porto Rico.
    A temperatura interior subiu a 42 graus.
    Água não foi servida aos passageiros.
    Serviço de bordo foi miserável. Tudo isso para os passageiros pesarem menos e dar mais lucro para a American.

    • Essa só pode ser piada! Não dar água aos passageiros para não torna-los mais pesados!! É de não acreditar!!!

    • mentira que li isso…

    • Cara, não fala besteira

  • Não acorda não chico, por favor. continue sonhando, pois voce
    acordado é um pesadelo. Nunca ví um comentário tão idiota e tendencioso como o seu. Vc trabalha para quem? Governador do
    estado de Pernambuco, American Airlines ou para o consulado americano?

  • Não estou dormindo, não sou burro, falo inglês fluente, não desrespeitei ninguém, portanto peço que me respeitem pois li e entendi o comentario de todos, mas infelismente o que vejo aqui são pessoas agindo com a emoção sobrepondo a razão, volto a lembrar, não desrespeitei nenhum comentário anterior, então por favor respeitem a minha opinião.

    Se eu trabalho pra CIA, pro FBI ou seja pra onde for, isso não diz respeito a ninguém, eu tenho direito de expressar a minha opinião, afinal nós estamos em um pais livre, ou será que não?

    Peço que me respeitem pois estou agindo com respeito para com todos aqui do blog.

    Chico

    • Caro CHICO,

      Imagine vc como paciente na sala de cirurgia indo fazer uma operacao no coracao. O medico lhe diz que ainda nao pode comecar a cirurgia porque um dos aparelhos chamado CEC esta com um pequeno problema. Vc fica em cima da maca de cirurgia aguardando (muito calmo). Quando o cirurgiao diz que esta tudo bem e que o problema foi consertado, em 5 minutos a maquina volta a pifar e fica toda apagada (vc deve estar muito calmo ainda e tranquilo). Vc prefere esperar a maquina chamada CEC (que vc nunca ouviu falar como leigo) ficar pronta e iniciar sua cirurgia no coracao ou vc prefere que troquem a maquina? Vc estaria tranquilo e totalmente racional ou ficaria um minimo ansioso?

    • Já sei, vc não trabalha na AA. Quer trabalhar…

  • Chico, infelizmente nem todos são pilotos como você para saber que isso é normal. Se eu estiver em um avião, e ele tem uma pane e apaga ainda em terra mais de uma vez nunca que vou seguir nesse voo. A American Airlines não agiu corretamente com os passageiros.

    • Foi de longe o comentário mais sensato até agora!

    • Concordo com você mais acho que estamos generalizando muito. Não podemos falar da EMPRESA AA, e sim da imcopetênica e grosseria de seus empregados.

  • Prezado Chico

    Também não concordo com agressão, e por isso estou editando um dos comentários. Apesar de você ter me agredido me chamando de mentiroso.
    Você deve ser o Francisco, responsável pela American Airlines em Recife, que mandaram que eu procurasse. Espero que seja. Se não for, esta mensagem fica para ele.
    Antes de tudo, gostaria de dizer que isso não é uma matéria mentirosa. Se você assistir ao vídeo onde o funcionário de sua empresa (se você for mesmo funcionário da American), vai ver que ele confessa que o vôo ia parar em San Juan para reabastecimento.
    Como responsável pela American em Recife, talvez você pudesse me responder a algumas perguntas que já fiz à Anac, e que sua empresa será obrigada a responder.
    1 – Por que a empresa, mesmo sabendo que eu não embarcaria, com aproximadamente 40 pessoas, resolveu viajar com a minha bagagem, mesmo ferindo norma internacional?
    2 – Por que a empresa, mesmo reconhecendo que a aeronave não era adequada para viagem ao Brasil (pois o bilhete que me venderam era direto ao Brasil), optou por me colocar na rua (e vários adolescentes, sem nem ao menos uma assistência?
    3 – Por que a empresa me vendeu um bilhete para Recife e me mandou para São Paulo, e nem se dignificou a pagar minha passagem no trecho entre SP e PE?

    Concordo que para Recife é importante um vôo direto para Miami, mas que seja um vôo decente, pois somos consumidores, não criminosos.

    Teria muitas outras questões, prezado Francisco, mas entendo seu lado. Você está apenas defendendo seu emprego, mesmo que para isso precise perder a dignidade.
    Mas como diria o comandante do avião da sua empresa: “It’s your choice”.

    • Obrigado pela educação Pierre, finalmente alguem com compostura para conversar comigo sem me ofender.

      Não trabalho na AA e não sabia que tinha um Francisco lá, é que sou pernambucano apaixonado pelo meu estado e esse blog (acerto de contas) só exibe matérias para denegrir o estado de PE, é fando mau do secretario de segurança, é falando mau do governo do estado (também não trabalho lá ), esse blog nunca dá uma notícia boa, só as más, daí a minha revolta, não contra ninguem, mas contra o blog que escreve o que quer, denegrindo a imagem das instituições ou pessoas e nunca se preocupando em ouvir a outra parte.

      É apenas isso, não tenho nada contra ninguem, só não gosto da forma como o blog é publicado, mas como todo operador do direito, respeito a liberdade de expressão.

      Chico

  • Alguém poderia explicar aos funcionários desta empresa que, perante os clientes, ele e qualquer outro funcionário da empresa SÃO a empresa? Dizer que a “culpa não é minha” não cola, socialmente e juridicamente.

  • E hoje às 12:30h um avião da TAM que partiu de Brasília sofreu pane mecãnica ao se aproximar do aeroporto de Manaus. O Corpo de Bombeiros foi acionado mas ao final tudo ocorreu bem. Segundo a assessoria da TAM a aeronave “apresentou indicação de pressão de óleo inadequada em um dos motores”. Parece que o final de ano vai ser macabro pra quem viaja de avião.

    • O problema é que TAM, Delta, Continental e etc.
      não têm os FARISEUS REGIONALISTAS nos pés deles.
      By the way: A frequência de passageiros no vôo
      que sai do Recife/Miami continua AUMENTANDO…….
      é mole ?

  • Eu é que sou burro, pensava que quando agente comprava uma passagem aeria, tinha o dereito de voar num avião 100% seguro no ar e na terra… !!! Mas voando é o que vale, se vai apagar as luzes, se o ar nao vai funcionar, se a o banheiro estara sujo e sem papel, se a aeromoça é grossa e estupida, isso eu não tenho direito!!!

  • Chico… eu não preciso de dinheiro sujo dessa empresinha, daria tudo para que a viagem tivesse sido perfeito, como estava sendo, ate que a, pelo que parece é sua empresa, acabou comigo passando 51horas com as roupas do corpo, sem minha bagagens, remédios e pra completar tive que faltar o trabalho, onde sou gestor e voltaria de férias dia 03 de novembro!!
    Desculpe, mas aproveitador e mentiroso é vc!!!

  • Salvador tambem esta em panico com a AA. O Jornal da Metropole de Mario kertz e turma publicou materia de capa sobre o fato

    http://www.radiometropole.com.br/jornal/pdf/jornaldametropole_06112009.pdf

  • Não trabalho na AA e não sabia que tinha um Francisco lá, é que sou pernambucano apaixonado pelo meu estado e esse blog (acerto de contas) só exibe matérias para denegrir o estado de PE, é fando mau do secretario de segurança, é falando mau do governo do estado (também não trabalho lá ), esse blog nunca dá uma notícia boa, só as más, daí a minha revolta, não contra ninguem, mas contra o blog que escreve o que quer, denegrindo a imagem das instituições ou pessoas e nunca se preocupando em ouvir a outra parte.

    É apenas isso, não tenho nada contra ninguem, só não gosto da forma como o blog é publicado, mas como todo operador do direito, respeito a liberdade de expressão.

    Chico

  • A American Airlines só vai melhorar quando for substituída por Discos Voadores, que são mais baratos, confortáveis,seguros, nunca dão pane e só falam a verdade…..etc.

  • O Chico é um figuraça. Não lê jornais, deve ser amigo de …….dudu, etc. E as autoridades de turismo, silvinho, etc, não fazem nada ! É isso ai : tem que falar de bem e de mal -quando for verdadeiro – de Recife, da falta de educação de Recife(sou recifense ,mas não sou cego, nem ouço pouco). Vão ao Shp Recife na praça da alimentação,para ver a falta de educação .E não tem ninguém da favela ( estes, têm educação porque não têm dinheiro ……). Sabe o queouviimos um dono de firma que vende à classe D e E: ” não preciso de advogado para cobrar de m cleintes:: em Recife, pobre paga, quem não paga é remediado, denorex e rico ” É isso ai !!!

  • Só pra constar. A peça danificada se chama APU, unidade de força auxiliar, ela serve somente para carregar o sistema hidráulico, gerar energia elétrica e manter o ar-condicionado funcionando no solo com os motores desligados, se um avião está com essa peça inoperante existem geradores externos que exercem a sua função, essa peça é tão irrelevante para um avião que assim que os motores são ligados o APU é desligado para a relização do voo. Então antes de um blogueiro de meia tigela sensacionalista escrever algo na internet é bom dar uma estudada no assunto pra não escrever besteira.

    Apenas à título de informação, TAM e Gol voam diáriamente com vários aviões com o APU inoperante e nenhum blogueiro sai escrevendo besteira na internet.

    • Blogueiro de meia tigela?!?!? Melhor ver isso do que ser cego.

  • como o caro rafael maul disse esse problema de pane no APU e normal no mundo todo, avioes saindo do rio e sao paulo todos os dias tem esse problema entao isso nao deveria ser nem pauta de descurção, acho que o piloto deveria ter um pouco mais de credito , por colocar a sua vida dentro do mesmo aviao, e pessoas leigas deveriam estudar o assunto ou aceitar caladas, ao amigo que deu o exemplo comparando com o medico e o equipamento de cirurgia , caro amigo gostaria de lhe informar se o paciente morre ,nao necessariamente o medico tem que morrer . no caso do piloto se os passageiros morrerem , probabilidade do piloto morrer e quase a mesma, em outras palavras o piloto pensa na seguranca dele em primeiro lugar, nao se colocaria em risco.

  • no caso de descaso da american por usar um aviao que nao suporta este mercado , sim todos tem direito de reclamar e tomar todas as medidas necessarias. quanto a falta de respeito dos funcionarios, vamos lembrar que sao seres humanos iguais os passageiros e merecem respeito da mesma forma , eu estava neste dia no aeroporto indo ao rio de janeiro e presenciei desrespeito mútuo , passageiros e funcionarios , uma das primeiros desrrespeitos foi a filmagem amadora como se fosse um reporter, isso aborreceria qualquer um funcionarios nao la pra dar entrevista e sim para trabalhar e passageiros foram la para ir do ponto A ao ponto B e nao parar no C , enfim todos de cabeca quente temos a nossa auto defesa , e basta um lado Começar. entao

    PAZ < AMOR < E respeito para receber de volta.

    • É mais ou menos por aí…

      “PAZ < AMOR < E respeito para receber de volta.

      quanto a falta de respeito dos funcionarios, vamos lembrar que sao seres humanos iguais os passageiros e merecem respeito da mesma forma , eu estava neste dia no aeroporto indo ao rio de janeiro e presenciei desrespeito mútuo , passageiros e funcionarios , uma das primeiros desrrespeitos foi a filmagem amadora como se fosse um reporter, isso aborreceria qualquer um "

  • Na verdade o piloto foi bem honesto, tendo em vista sua função e preocupação de segurança. Tudo que ele falou é de rotina, e não haveria problema algum em voar sem o APU . A falha que houve foi da companhia, que escala uma aeronave incompatível com a quantidade de passageiros e não dá o suporte necesário aos passageiros. Cabe ao passageiro reclamar seus direitos, junto a um Juizado Cível Especial, o que é realmente chato, mas esperado de uma companhia aérea como a AA, que tenta economizar com a inércia do passageiro que não busca o que lhe é de direito.

  • Eu gosto da American, mas o que ela fez não foi legal. Foi uma espécie de desrespeito com seus clientes.

  • A PANE QUE ELE FALA É DO “APU” UMA FONTE PNEUMÁTICA E ELÉTRICA QUE SÓ É USADA NO SOLO E REALMENTE NÃO SE PRECISA DELA PARA VOAR. É NO MÍNIMO IGNORÂNCIA ACHAR QUE NOS DIAS DE HOJE ALGUMA EMPRESA (SE É QUE FAZ) FORÇA UM PILOTO PROFISSIONAL A DECOLAR COM UM PROBLEMA SÉRIO. ISSO É FRUTO DA IMAGINAÇÃO MISTURADO COM O MEDO MESMO QUE INCONCIÊNTE DE VOAR.
    SE VOAR COM AVIÃO EM PANER FOSSE NORMAL NA AVIAÇÃO SEUS INDICES DE SEGURANÇA NÃO SERIAM TÃO ALTOS.
    QUERIA SABER PORQUE ESSES ADVOGADOSINHOS DE PLANTÃO NÃO VÃO OLHAR PELOS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE ONIBUS, PACIÊNTES QUE AGUARDAM POR HORAS SEREM ATENDIDOS EM CONSULTÓRIOS MÉDICOS (PARTICULAR)…… É QUE AVIAÇÃO DA IBOPE.

  • Ola pessoal!
    Concordo q a AA tem um pessimo tratamento para c/seus clientes pq tive um problema serio c/eles.
    Em dez de 2007 minha sogra comprou uma passagem pela TAN com CUIDADOS ESPECIAIS para California com escala em MIAMI e nesta conexao passaria para um aviao da AMERICAN AIRLINE, para seguir viagem ate california, porem neste trajeto de RIO/MIAMI, pela TAN, ela nao recebeu nenhum cuidado especia, o q deveria receber pois a passagem foi comprada e veio c/esta observacao no bilhete! Minha sogra tinha problema de incontinencia urinaria e ainda c/84, por falta de atendimento, pois ela varias vzs pediu ajuda a aeromoca para leva-la ate a porta do banheiro, sendo ignorada, entao ela se urinou, pois nao havia recebido o tal “cuidado especial” como era previsto a unica coisa que fizeram foi leva-la em uma cadeira de rodas de um terminal para o outro a deixando la para se virar sozinha e embarcar. Ora, uma pessoa nessa idade, sem falar ingles e tao pouco espanhol jamais poderia se virar sozinha. Pois bem, na hora do embarque uma funcionaria da AA nao a deixou embarcar alegando q ela estava urinada e com cheiro de urina. Com tudo, minha sogra q havia desembarcado em MIAMI as 4:00 da manha ficou o dia inteiro no aeroporto de MIAMI completamente perdida pois com todo constrangimento, ficou tao nervosa q ate perdeu sua caderneta de telefone e nao pode se comunicar conosco. Finalmente conseguimos encontra-la, mas isso depois de ligar o dia inteirinho, falando c/um e com outro que passaram a ligacao a um policiall do aeroporto de Miami q nos informou q ela chegaria aki as 9 da noite. EM RESUMO! Tudo isso q passou. O frio, a falta de alimentacao, o cansaco e o stress, minha sogra pegou uma pneumonia dupla e MORREU aki nos EUA c/apenas 20 dias apos a chegada dela.
    Realmente, a AMERICAN AIRLINE E A TAN para mim sao as piores Aerolineas.
    E POR ISSO PESSOAL Q APOIO O Q ESTAO FALANDO CONTRA A AMERICAN AIRLINE E ACREDITO EM TDO Q FOI RELATADO POIS SEI BEM COMO SAO TRATADO OS PASSAGEIROS DA AMARICAN AIRLINE PELOS SEUS FUNCIONARIOS.

  • Ô Katia. Explica melhor. Problemas só AA que sai de Pernambuco. Em São Paulo e Rio é outra coisa não é mesmo ?
    Nunca há vigias de plantão para divulgar os problemas rotineiros que todas as companhias de aviação encontram.
    Todos conhecem esse tipo de ação e o que ele visa.

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  • Tenho 5000 hs de vôo, estudei 3 anos ciências aeronaulticas em uma faculdade de renome, tenho ICAO 5 em proficiencia em inglês, e, se soubesse que havia tantos ENTENDIDOS de aviação neste lugar, já teria um lugar mais avançado em minha humilde carreira de piloto.
    MEU DEUS… QUANTA GENTE BALANDO BESTEIRAS!!!!

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MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).