STF proíbe transferência de estudante para universidade pública

mai 10, 2007 by     117 Comentários    Postado em: Atualidades

O Ministério Público Federal (MPF) vem trabalhando para coibir o acesso irregular às universidades públicas por meio de transferência de servidores matriculados em universidades particulares.

Esta semana, o MPF entrou com um embargo de declaração junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) para que reveja a decisão que concedeu vaga na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a uma aluna de uma instituição de ensino privada do Rio de Janeiro.

A estudante, do curso de Medicina da Universidade de Iguaçu (UNIG), foi nomeada pelo então prefeito de João Pessoa para exercer cargo comissionado junto à Secretaria Municipal de Saúde do município, e requereu o direito de transferir seu curso de medicina para a UFPB.

O pedido foi negado pela Justiça Federal da Paraíba, mas acatado pelo TRF-5. O STF, então, suspendeu decisão do TRF-5, no Recife, que assegurava a transferência. A decisão resultou de uma reclamação ajuizada no STF pelo Ministério Público Federal (MPF), por meio do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, contra o acórdão do TRF-5 que determinou a transferência.

Porém, o STF entende que a transferência de universidade de servidor público civil ou militar estudante, prevista na Lei no 9.536/97, só pode ser feita de instituição privada para privada, e de pública para pública, e desde o servidor seja transferido ex officio, no interesse da administração, jamais como decorrência de nomeação para cargo de confiança, muito menos municipal. A transferência de universidade privada para pública é ilegal, notadamente na forma como ocorreu.

A Procuradoria Geral da República ajuizou a reclamação contra a decisão do TRF-5, alegando que esta violou diretamente a decisão do Supremo Tribunal Federal na ADIN no 3324-7, que tem efeito vinculante para todo o Judiciário e para a administração pública.

117 Comentários + Add Comentário

  • Acredito que está bem claro este artigo quanto a este caso.

    Eu gostaria, se for possível, de obter informações sobre transfência de universidade pública para particular pelo método de tradicional de avaliação, em particular, sobre a Unesp de franca.

    Parabéns e obrigado.

    Diego Sônego

  • Gostaria de saber se há legalidade em transferência da Faculdade Pública Municipal UNIRG (gurupi/TO), para Universidade Federal do Pará.

    Grata,

    Joraides

  • gostaria de saber sobre transferências de estudantes entre universidades públicas.

    se alguem pudesse me ajudar,
    ficaria grata!

  • como assim,eu não requerer da universidade em que desejo estudar uma avaliação que julgue se tenho ou não nível para me transferir da universidade particular de péssima qualidade?

  • quero dizer,eu não posso requerer?

  • Olá ! gostaria de saber sobre transferência entre univercidades públicas. Tudo sobre isso .. por favor ficarei grata.. desde já obg.

    • nossa,universidade com :c:
      meu deus vc tem que voltar pra escola primeiro

      • kkkkk, apoiado Paulo. A garota quer ir pra um Federal e nem sabe escrever Universidade.
        sahuhsuhasuhaush

  • Olá! gostaria de saber sobre transferecia entre universidades federais públicas . Ex: faço o curso de direito na UFMS e teria que transferir para UFC. Como deveria proceder? por favor me ajudem .. Obrigado.

    • Rebeca, 1º é uma loucura vc se transferir de uma universidade do gabarito da UFSM para a porcaria da UFC, instituição a qual, infelizmente, sou obrigado a estudar, posto que me transferi pra cá. Conheço a UFSM, pois estudei direito em umas das federais gaúchas.
      2º, se for realmente necessária sua transferência, há alguns meios judiciais de se conseguir, haja vista que há vagas ociosas e a universidade não abre vagas.
      Se a sua transferência for por motivo de força maior, em caso de doença sua ou de um familiar, a jurisprudência do TRF5 é unânime em conceder.
      Qualquer coisa, entre em contato comigo por e-mail: teles_junior1985@hotmail.com
      Boa sorte!

      • O amigo acima deve ter uma bela dor de cotovelo com a UFC.A UFC oferece sim carência em em infra-estrutura e material estudantil e humano em alguns cursos, mais é uma universidade altamente gabaritada.Tal universidade tida como a melhor do NE e a 4ª do país não ganha tais títulos atoa.Seus cursos sempre tem níveis altíssimos no MEC.Não sei em que condições se encontra seu curso e como a faculdade lhe atende Teles, mais tenho amigos na UFC que me garantem que a universida é digna de ser o sonho de qualquer estudante cearence.Devo está me tranferindo p/ ela nos proximos semestres, curso contabeis na UFERSA + como todo cearence quero voltar pro Ceará e se for p/ UFC será ainda melhor.

        • Nossa como esses universitarios escrevem mal… ui!

        • gente… a guria eh da UFMS (MS!!!!!!!) e nao da UFSM!!!!!!! eu hein!? esse povo se descabela a toa, credo

      • Olá José Teles!
        Já que vc cursa Direito, me tira uma dúvida!
        Ouvi dizer que se uma pessoa for único filho homem de uma família com o pai falecido se torna possível a trans ferência de uma faculdade privada para uma institução pública, me contaram que nesses casos é possível. Eu procurei na net mais não encontrei nada, se vc poder me ajudar ficarei muito grato.

        Abraço;

    • Eu acho que ela se referiu à UFMS, e não à UFSM. Leem mal e escrevem pior ainda!

      • concordo contigo, Eva.

      • É Universidade Federal de Santa Maria, ela existe e é muito reconhecida, só pessoas leigas como vocês para não terem conhecimento de uma Universidade tão prestigiada do Rio Grande do Sul!

  • Olá. Gostaria de saber da possibilidade de mudança entre uma Universidade Estadual e uma Federal. em 2004 passei no concurso da Caixa Econômica. Em 2007 fui fazer faculdade de Direito em outro estado e agora em 2008, fui chamado para a Caixa. A faculdade Federal do Ceará publicou o edital para transferência, porém não há vaga para o curso de Direito. Há alguma possibilidade de eu conseguir fazer essa transferência? Peço ajuda a vocês para dirimir essa dúvida.

    • Davi, repito o que disse para a colaga acima. Não seria uma loucura vc se transferir da sua universidade para a porcaria da UFC, instituição a qual, infelizmente, sou obrigado a estudar.
      2º, se for realmente necessária sua transferência, há alguns meios judiciais de se conseguir, haja vista que há vagas ociosas e a universidade não as abre.
      O STF entende que a congeneridade é quanto a natureza pública da instituição, sendo, portanto, permitida a transferência de estadual para federal ou vice-versa.
      Se a sua transferência for por motivo de força maior, em caso de doença sua ou de um familiar, a jurisprudência do TRF5 é unânime em conceder.
      Qualquer coisa, entre em contato comigo por e-mail: teles_junior1985@hotmail.com

      • Davi oq posso lhe dizer é que a UFC ñ é esse bixo q lhe foi passada pelo Teles.Vc ja deve saber disso.Sobre transferencia ñ posso lhe ajudar.

  • Olá, gostaria de saber sobre as possiblidades de transferencia de uma universidade particular para uma estadual. Haveria alguma circunstancia em que essa trasnferencia nao seja ilegal? Estudo propaganda e marketing na ESPM e gostaria de tranferir para a USP-SP para publicidade e propaganda

    obrigado
    Bruno

  • olá

    tbm gostaria de saber se é possível a tranferencia de uma universidade pública para outra universidade pública… no caso da Unioeste (Universidade do Oeste do Paraná) para a UFPR (Universidade Federal do Paraná)…

    se possível, gostaria de saber como posso fazer…

    valew desde já :D

  • Gostaria de saber se pode pedir transferencia de fac pública Municipal para Faculdade pública Federal.

  • Olá, gostaria de saber quais o meios legais para transferencia entre a mesma universidade – do Centro de ensino, interior do estado para o campus central da UFRN na capital. Pois, me informaram que somente seria possível através de permulta.

    Desde já agradeço.

  • Olá, gostaria de saber como faço para conseguir a transferencia da faculdade de medicina do Exterior para uma para uma faculdade pública no Brasil

    Desde já agradeço.

  • Como proceder para transferencia do curso de medicina ( atualmente cursando 2º ano na faculdade sao camilo) para outra faculdade de medicina em qualquer lugar do Brasil ( motivo custo)
    aguardo anciosamente o retorno.
    Grata

    • Colega,
      Estudo na UNIGRANRIO , Barra da tijuca , RJ e estou interessadíma em transferir para Sao Camilo.O custo da Universidade é de R$2.293,00.Metade da sua mensalidade.O curso de medicina é ótimo.Sou Paulista e gostaria muito de voltar,Estou indo para o 2o. ano.Caso nào tenha se transferido me contate ou se tiver alguma colega que se interesse me passe um email para conversarmos.
      zanialine@gmail.com
      Obrigado

  • Oi eu gostaria de saber como posso proceder para pedir transferencia da faculdade privada para uma pública (UFSC) sem ser de forma ilegal.

    Desde já agradeço

    • Nesse seu caso, infelizmente, só por meio do vestibular ou se a universidade abrir vagas para transferência facultativa, o que é raríssimo.

    • Olá!! Gostaria de saber Heloisa, se você conseguiu o ingresso na UFSC por meio de transferencia?? Tbm estou interessada e gostaria de saber qual o procedimento a ser feito…
      Obrigada

    • fazendo o vestibular… e, se passar, aproveitar as disciplinas já cursadas… só assim :)

  • oi gotaria de saber se e possivel a transferencia de
    uma faculdade privada para uma pública (ufpb) se
    for possivel o que fazer? desde já obg.

  • Gostaria de saber se existe a possibilidade de haver uma transferência de uma universidade particular para uma universidade federal?

  • Gostaria de saber como faõ prara transferir de faculdade,faço ciêncais sociais na universidade federal do ceará e preciso transferir para a usp,por motivos familiares,preciso de um aresposta clara e objetiva,pois necessito transferir o quanto nates.

  • gostaria de saber quais seriam as possibilidades ,fundamentadas na lei, de mudança de cursos dentro da mesma universidade federal ou de uma universidade federal para outra quando não há enquadramento nas situações da lei n° 9.536 de 97

  • Gostaria de saber se há possobilidade de uma transferência do curso de ciências biológicas da unemat (universidade estadual do Mato Grosso) de Nova Xavantina, para o curso de farmácia da UFMT (universidade federal de Mato Grosso) de Barra do Garças. Se há possibilidade, quanto tempo preciso estar cursando e que preciso fazer..
    Obrigada pela atenção e aguardo ansiosa!!

  • Olá! gostaria de saber sobre transferecia entre universidades federais públicas . Ex: faço o curso de turismo CEFET CE e teria que transferir para UFF no rio de janeiro – niteroi. Como deveria proceder? por favor me ajudem .. Obrigado.

  • Eu tenho a mesma dúvida da Heloisa. como proceder de forma legal pra tranferir-me de uma faculdade privada para uma pública. desde já agradeço

  • Gostaria de saber, como faço para transferir o curso de odonto para outra Universidade, Federal para Federal!!

  • Ola!Muito boa esta notica,bom saber que e por lei proibido estas transferencias.Obrigado pela simples esclarecimento.
    Boa noite.

  • Olá gostaria de saber si há a possibilidade de me transferir para a universidade federal do rio de janeiro,ja curso eng.de alimentos na universidade federal do Pará….tenhu uma informação preciosa que queria que fosse avaliada por quem vai me responder….meu pai é militar da marinha….pela lei se ele estivesse sendo transferido eu teria direito,sem fazer prova a uma vaga na universidade porém ele está se aposentando esta é minha grande duvida…e ai tenho ou nao direito a está vaga sem fazer prova???

    se puder mande as leis que me amparam…..Desde ja agradeço muito !!!

  • Olá, gostaria de saber como proceder para a transferência do curso de Medicina, na Unifesp para a UFSC.

    grato

  • Olá,
    Gostaria de saber sobre transferências de universidade privada para pública. Minha matrícula está trancada, qual é o período máximo para a rematrícula.

    abrss!

  • Olá!gostaria de saber se essa lei de tranferencia de militares ,para outra cidade, da direito de seu dependente tranferir sua faculdade privada ,para uma publica ,visando que na cidade que ira residir nao tenha o curso na privada somente na publica.Se e possivel que prossedimentes devo tomar.Anteciosamente obrigada.

  • Bem! Gostaria de saber se é possível legalmente a tranferência de um mesmo curso duma Universidade Estadual para uma Federal, porém de estados diferentes.
    Se possível, como proceder?
    Desde já agradeço a ajuda.

  • Sou servidor inativo da Administração púb. federal. Curso universidade pública numa cidade X. Entrei com pedido de reversão de aposentadoria e foi deferido. Pergunto: se eu for lotado numa cidade Y, tenho direito a ingressar numa instituição público dessa cidade?

    No aguardo de resposta, obrigado.

  • Gostaria de saber como transferir o curso de Medicina de uma universidade federal para outra federal(ambas ficam no mesmo estado, porém cidades diferentes)?

  • Gostaria de saber se há possibilidade de tranferência de uma universidade particular para uma universidade pública, embora mediante uma prova para aprovação. é possível?

    Obrigada desde já.

  • Ola Boa Noite !!! Eu gostaria de saber se é possivel uma transferencia de uma faculdade particular cara para uma mais parata , pois eu não estou com condições de pagar a atual e como não posso me transferir para uma puplica eu gostaria de saber isso ok . gostaria muito de receber essa resposta no meu e-mail por favor ficarei muito grata !

    Estarei esperando resposta !

  • Eu gostaria de saber quanto tempo eu tenho q cursar a faculdade antes de pedir transferência, no meu caso seria da UFPR para UFMG.

  • OLA…GOSTARIA DE SABER SE EH POSSIVEL FAZER UMA TRASFERENCIA DE FACULDADE PARTICULAR, PRA OUTRA PARTICULAR MAS DE OUTRO ESTADO. NO CASO SERIA BIO MEDICINA DA UNIBRASIL EM CURITIBA PRA BIO MEDICINA DA UNIGRAN MS.

  • Gostaria de me informar sobre transferencia ex officio de militar. meu marido será transferido contraa vontade dele, o ano que vem para o Rio de Janeiro. Como informou o Ministério da aeronáutica é de interesse da Adm Pública. Ocorre que meu filho estará cursando o terceiro período de uma universidade privada já que em nossa cidade não existe universidade pública em direito. Na pag tanto da UFF qto da UFRJ consta que ele terá seus direitos garantidos mas ao me informar pelo telefone fui avisada que cabe ao Reitor tal decisão. afinal ele tem ou não o direito garantido. cabelembrar que o interesse na transferência não é nosso e ele não pode fazer vestibular para instituição pública porque a mesma não existia. A Aeronáutica escolheu o pai dele para fazer o CEPEA (curso de carreira para oficiaia generais) deve o filho ser punido com tantas mudanças?
    Att
    Valeria Moraes

  • Quanto as questões de transferências, a regra é clara: Só de transferência de universidade pública para pública, privada para privada. A não ser que o seu filho se chame Dinheiro e o sobrenome seja Público. Aí sim, existem umas cláusulas secretas no Senado que prevê a tranfêrência de Dinheiro Público para Bolso Privado. E Dinheiro Privado para Bolso Parlamentar. Tente provar STF, que Bolsa EScola, Bolso, Sacola…são tudo a mesma coisa…enrole daqui…enrole dali…arrume um amigos Petistas…..e diga que seu marido, apesar de militar, foi torturado e obrigado a beber Champgne em Paris, Londres, Santiago do Chile, diga também que é parente de Chico Mendes…e não se esqueça, diga que seu filho usa maconha de acordo com a orientação do nosso Ministro do Meio Ambiente. Boa Sorte….

  • eu gostaria de saber se realmente é ilegal tranferir de universidade federal pra pública por favor me ajudem!!!!

    quero todos os detalhes!!!!!

    fico grata desde de já!!!!!!!!

    • Andrea,

      Não é ilegal, inclusive a mesma deve ser incentivada, conforme dispçoe a lei de diretrizes e bases da educação, bem como o REUNI.
      Maiores informações, só me mandar um e-mail: teles_junior1985@hotmail.com

  • Olá
    Gostaria de saber se é possível me transferir da UPF que é privada para a UFAL em Maceio que é federal, estou de mudança, como devo proceder?

  • Oi.

    Gostaria de saber se é possivel a tranferencia de uma universidade Federal (UFSCAR) para uma Estadual (USP).
    Ou de uma Estadual pra outra estadual.
    Obrigada.

    =)

  • É pernitido sim, vide comentários acima.

  • Eu gostaria de saber se eu posso tranferir de uma faculdade estadual de um estado (no caso o Paraná) para outra tambem publica mais de outro estado ( no caso São Paulo) e quais os procedimentos a serem tomados.
    Obrigada

  • Gostaria muito da ajuda de voces….

    Tenho um parente que ja faz Medicina e Moscol Russia esta no 2° periodo.

    Oq

  • gostaria de saber se posso transferir meu curso de pedagogia para o curso de teologia ambos são na mesma faculdade? e se houver resistencia por parte da faculdade?

  • quero saber se é possivel transferencia curso de medicina do exterior,p/qualquer universidade brasileira,seja privada ou publica,estou no 3 ano medicina na universidade estatal russa mma

    • Priscila, estou indo para russia esse ano e gostaria de saber se vc conseguiu a transferencia para o Brasil e como é estudar la.. se possivel me add no msn.. juliana.cbf@hotmail.com

  • Gostaria de saber como se procede quando a cidade que foi enviado não tem em estituição privada o curso, somente a publica?

    • O meu caso é parecido com o seu… Conseguiu resolver ?

  • Eu estava trabalhando como militar no CEFAN no estado do Rio de Janeiro, dae eu passei numa prova da própria marinha e tive que ir para o Ceará..Bem, eu fazia faculdade particular no Rio. Será que eu posso pedir transferencia para a UFC?

  • Sou militar e fui transferido ex oficio, gostaria de saber se é possível transferir da Faculdade Particular para a Estadual, já que não existe o meu curso na Particular… A Estadual alega que deve ser entre instituições congeneres (particular para particular ou pública para pública)… O que devo fazer ?

  • Oi, gostaria de saber se posso me transferir de uma universidade federal de uma cidade para outra cidades, no mesmo estado. UFAM.
    sou estudante da ufam, e minha familia está em outra cidade, e está um pouco difício morar sozinho lá, e gostaria de me transferir, se possóvel, como devo prosseguir, grato.

  • Eu acredito que se o estudante não tem condições de arcar com as despesas da faculdade particular, ele pode concorrer a uma transferencia para uma faculdade pública, no entanto a faculdade de destino deve analizar as vagas disponíveis nos referidos periodos e marcar uma prova de alocação para tirar a média do aluno e ceder a vaga a ele, mas o aluno que vai fazer tal transferencia deve tomar muito cuidado e sempre se preparar para eventuis ocorrencias mediante a situação que ele for passar.
    Tudo isso deve ser observado pelo aluno interessado, além de ele ter que buscar informações referentes ao assunto de interesse.
    Estarei esperando repostas, críticas e opiniões.
    Renan Belmiro.

  • oi boa noite
    gostaria de saber se posso transferir
    minha situação é um pouco diferente
    eu fiz um período do meu curso num campus da UFAM em outra cidade, mais eu quero transferir pra Manaus, ja tentei uma vez mais foi negado
    como posso proceder?
    por favor responda para esse e-mail
    fabio_15_viana@hotmail.com

  • ola gostaria de saber se é possível eu transferir de uma universidade Federal para outra?
    quais são as providencias a serem tomadas para que isso ocorra?
    por favor responda a este e-mail
    att

  • Estudo numa Universidade privada no RS, mas vou mudar de residência para Santa Catarina. Existe a possibilidade de transferir as aulas para a Federal?

    Obrigada!

  • Boa tarde!
    Colegas, gostaria de saber se existe alguma decisão quanto a transferencia de carreira cursada no exterior(particular) para o brasil em instituição publica ou estadual, pois fiquei sabendo que tenho uma doença degenerativa na vista,e estou na fila de transplante no brasil e estava cursando juntamente com minha esposa, existe algo que possa fazer para esssa transferencia aconteça para minha esposa.

  • Gostaria de saber sobre transferencia de aluno de escola privada para outra escola privada no curso de medicina.
    Esposa de militar e se aproveita as disciplinas pagas na universidade de origem.

  • olá…
    estudei em um dos campus da mesma faculdade…cursava psicologia….era em são paulo…por motivos de saude tive que voltar pra minha cidade….na minha cidade tem a mesma faculdade,mas não tem pscicologia,tem pedagogia…optei em fazer pedagogia…sou obrigada a fazer um processo seletivo…ou posso aproveitar o que eu fiz quando entrei para pscicologia…..obrigada….

  • oi. sou estudante do curso de medicina no exterior, existe formas permitidas pela lei que possibiltem eu transferir meu curso para uma universidade publica no Brasil…
    desde ja muito obrigado……

  • Olá, gostaria de saber se há possibilidade de transferir meu curso em andamento na uemp para a ueg, pois irei me casar e meu marido tem oferta de trabalho em morrinhos-go. Desde já agradeço por sua atenção, obrigado.

  • Gostaria de saber se a transferência particular-federal continua ilegal? Visto que uma vaga que abriu para transferência externa em medicina na UFSC para o semestre 2010/1 foi preenchida por um aluno de uma particular (Unochapecó).

  • Vamos lá esclarendo pra vcs.

    transferência privada para pública : PODE, DESDE QUE a univ. pública em questão abra vagas de transferência externa. o candidato fará uma prova e concorrerá com outros candidatos na mesma situação (particularmente, acho mt + dificil passar assim do q por meio de vestibular). Outra opção é pra quem é militar ou servidor transferido por interesse do governo (não por opção pessoal) caso NÃO exista o mesmo curso ou similar em univ privada o transferido pode entrar na justiça e pleitear
    a vaga em inst.pública. já há jurisprudência favorável sobre o assunto esses tipos de transferencias não são ilegais.

    oq é ILEGAL é o ex.ofício oriundo de instituição privada sendo transferido por vontade própria ou não querer burlar o vestibular tentando migrar de instituição privada para a pública havendo vagas disponíveis em instituição congenere.

    Particular x particular :P ODE, não se precisa quebrar a cabeça é só chegar na privada para a qual vc quer se transferir perguntar qual a documentação necessária e dar entrada na papelada na sua instituição de origem. é o mesmo procedimento se a mudança ocorrer para intituição do mesmo município,cidade ou estado.

    Públicax Pública: DEPENDE, algumas universidades públicas aceitam transfereência de outros alunos de públicas outras não .Depende do regimento interno da universidade. A UFF (federal fluminense) aceita esse tipo de transferencia já a UFRJ (federal do Rio de janeiro) não aceita. Esse tipo de transferencia está condicionada a existencia de vagas.

    Pública xPrivada: é o mesmo procedimento qnd se tenta transferencia de privada pra privada.

    Então é isso, espero que tenha esclarecido as dúvidas de vcs!

  • Mandy, esclareceu sim! Mas como saber se posso me transferir ou não?
    Sou da capital de sampa e curso pedagogia na Unesp de s.j. do rio preto. Infelizmente, estou com dificuldade em relação ao financeiro e a distancia que é daqui pra sampa. Não recebo bolsa, por isso faço estagio de remuneração baixissima! Pretendia continuar aqui e tentar a bolsa auxilio ano que vem, mas pesquisando descobri que na Usp a relação c/v de 2010 foi menor do que a da Unesp. E andei pensando em me transferir para lá. Só não sei se é possivel. Pode me ajudar? Não sei onde me informar sobre isso… Grata, Juliane M.

  • gostaria de saber como fazer para conseguir transferencia de aluno do curso de medicina na rússia para uma faculdade particular no brasil, qual legislação, qual documentação?

  • Bom Juliane,

    já mostrei as possibilidades de ingresso.

    A partir daí, para maiores informações do que, como e qnd fazer só entrando em contato diretamente com a universidade a qual vc quer se transferir .

    tenta ligar para a coordenação de pedagogia da USP e se informar.O n° do tel vc deve encontrar no próprio site institucional.

    o mesmo digo pra vc saulo procure a instituição a qual vc quer se transferir para saber os procedimentos.

  • oii
    BOM QUERIA SABER SOBRE A TRANSFERENCIA DE UMA FACULDADE NO EXTERIOR PARA UMA FACULDADE PUBLIC ANO BRASIL??????ISSO PODE????SE PODE COMO FAÇO????
    DESDE JA ORBIGADO

  • Gostaria de saber se posso me transferir de uma Universidade Particular para uma Federal e como proceder. Grata.

  • Sou militar e fui transferido por necessidade de serviço para Fortaleza. Tenho uma filha que estuda Ciências Biológicas em uma faculdade particular aqui no Rio de Janeiro. Pesquisando na Internet, constatei que não há faculdades particulares que ministram esse curso em Fortaleza, a não ser em outro município (Crato-CE), distante mais de 500 km de Fortaleza. As únicas faculdades que disponibilizam esse curso são a Universidade Federal ou a Universidade Estadual de Fortaleza. Diante do supracitado, ela teria direito à transferências para essas faculdades públicas supracitadas?

    • Só se permite a transferência de estudante de ensino superior, dependente de militar, entre instituições congêneres, ou seja, de universidade pública para pública ou de privada para privada, somente se
      excepcionando à regra em caso de inexistência de estabelecimento da mesma natureza no local da nova residência ou em suas imediações .
      No seu caso, sua filha tem direito sim a vaga na federal, pois ela não pode ser prejudicada no ensino por conta de sua transferência EX Offício (necessidade de serviço).

  • Alguém sabe se existe algum forum com permuta entre universitários de instituições públicas?

  • Sou americana/brasileira e estudante de direito nos USA e gostaria de saber se ha possibilidades de uma transferencia do curso da faculdade america para a USP do Brasil. Estarei mudando para Sao Paulo.

    Obrigado
    Fatima

  • Bem, eu sei que de PARTICULAR para PARTICULAR nao eh tao simples assim, pelo menos nao aqui no Parana. Para conseguir se transferir eh necessario que a instituicao para qual deseja deve abrir edital para transferencia externa. Nao eh apenas chegar com a documentacao. Primeiro, o interessado deve se inscrever obrigatoriamente APOS abertura de edital. E feito isso, muitas vezes o processo seletivo eh atraves de Provas de Conhecimento Geral e Especifico e tambem por avaliacao do Historico Escolar da Instituicao de Origem.

  • Gostaria de uma ajuda. Preciso saber como faço para conseguir transferência da UFAM(federal do Amazonas) para a Unesp(Guaratinguetá). Sendo que estarei sendo tansferida Ex-officio(sou de uma instituição federal). Sei que tenho direito. Fui informada que terei que entrar na justiça, aí sim conseguirei uma vaga a qualquer época do ano. Aguardo uma ajuda de como posso desenrolar este processo.

  • Ana Botura ,não tem complicação nenhuma a menos q vc esteja querendo se transferir do nada para a instituição no meio do semestre.

    Basta vc chegar na universidade a qual vc vai se transferir dentro do prazo de transferencia pegar a reserva de vagas e tal algumas pedem uma provinha mas a maioria não e dar entrada dos papeis na sua universidade .

    Ou em todo caso é só ir na instituição privada pra qual vc quer ir e pedir as informações lá,eu garanto que eles serão mt solícitos em esclarecer tds as suas dúvidas.

  • Olá…
    Gente eu estudo na federal de Brasília, porém, meu pai (que é militar), vai ser transferido por INTERESSE PARTICULAR, para Recife, nessas condições, eu posso ser transferida para a UFPE (federal de destino)? Eu ja fui transferida ex-oficio anteriormente de uma univ. publica, para UnB (Brasilia), mas a situaçao agora é que é por interesse particular.Algém pode me esclarecer.

    P.S: Um sgt militar conhecido pediu transferencia por INTERESSE particular de Manaus p USP em São Paulo, e conseguiu transferir sua faculdade. Por isso tenho dúvidas em relaçao ao meu caso.

  • Gostaria de saber se é possível um estrangeiro prestar vestibular nas instituições universitárias públicas?

  • UFC … Sem limite , quem vai lutar com Anderson Silva ? kkk

  • Sou aluna da UFPE e desejo e preciso me transferir no próximo semestre para a UFRGS por motivos matrimoniais.Fui lá obter informações, mas eles me disseram que só pelo processo do extravestibular, só que eles não garantem que ano que vem abram vaga em meu curso (Pedagogia) pois, nesse há pouca desistência e baixo índice de reprovação. Nesse caso, pra mim só me resta então passar novamente pelo mesmo processo seletivo para entrar no mesmo curso (mesma matriz curricular) em uma mesma instituição federal? Ou existe outra forma jurídica para conseguir uma transferência?

  • Isso me lembra da mobilidade acadêmica, que permite que as pessoas estudem em outra instutuição federal durante até 1 ano, neste período é possível tentar a transferência.

  • eu gostaria de saber se posso me transferir de uma universidade federal da bolivia para uma faculdade particular no brasil?

    • Eu acho que não…
      Mas só ligando pra instituição pra saber.

      na verdade eu não entendo pq vcs não ligam direto para a instituição ao invés de perguntarem aqui.

      è preguiça?

  • Que Site porquera!

  • essa regra esta mais que certa.
    veja bem, quem passou numa fuvest da vida teve que ficar ralando e enfrentando aqueles vestibulares difíceis, já quem entrou em uma particular tem que “passar numa bela-roba de “processo seletivo” ( tirando unis como PUC, Mackenzie e FGV ), afinal o processo seletivo dessas é o dinheiro.

  • Quero saber se posso me transferir da UFPE para a UFRJ?
    ficarei muito grata se vocês responderem minha pergunta…..

  • Quero saber como consigo transferência da Universidade Federal do Amazonas para o Rio de Janeiros. Tenho o documento com o pedido de transferência, o histórico, as ementas, enfim estou com tudo em mãos e a Uiversidade Federal do Rio de Janeiro alega que não pode me aceitar por esta no 6º período. Estou a meses tentando reaver esta vag que é minha por direito. Procurei ma Universidade particualar para não perder o período, com isso tive que pagar algumas disciplinas do 1º período até o 5º. Sinto lesada, que regredi. Fiquei muito decepcionda e me sinto desamparada pela Universidade.
    O certo seria não a transferência de Federal para Federal automátidamente?
    Gostaria de uma horientação

  • Quero saber como consigo transferência da Universidade Federal do Amazonas para o Rio de Janeiros. Tenho o documento com o pedido de transferência, o histórico, as ementas, enfim estou com tudo em mãos e a Uiversidade Federal do Rio de Janeiro alega que não pode me aceitar por estar no 6º período. Estou a meses tentando reaver esta vaga que é minha por direito. Procurei ma Universidade particualar para não perder o período, com isso tive que pagar algumas disciplinas do 1º período até o 5º por a grade muda. Sinto que fui lezada, e que regredi. Fiquei muito decepcionda e me sinto desamparada pela Universidade Federal. Ligo para UFAM e não consigo resposta.
    O certo não seria a transferência de Federal para Federal automátidamente?
    Gostaria de uma horientação

  • Gostaria de saber se é aceito transferência de uma Publica da Argentina para uma Privada no Brasil, já tentei ligar na UNISUL porém não consegui.. alguém sabe me informar?
    att,

  • Não tem lógica proibir tal ato, visto que para efetuar a transferência, o interessado deve fazer uma prova discursiva, que avalia se o aluno aprendeu mesmo sobre o curso que ele está fazendo, e, esta prova discursiva, chega a ser de dificuldade superior a muitas Segundas Fases de vestibulares, visto que julga o aluno com base em matérias de ensino superior.

  • Meu pai é militar federal aqui em SC e foi transferido por necessidade do serviço para Brasília. Estudo na UNIBAN o curso de Direito, então poderia transferir o meu curso para UNB (federal) nesta situação?
    Att. agradeço desde já a oportunidade. Boa sorte a todos.

    • O STF já decidiu que a transferência é de pública para pública e de privada para privada, só seria possível se em Brasília não houvesse uma universidade particular ofertando o mesmo curso e esse só existisse na pública, mas não é o seu caso.

  • Fui aprovada no curso de Direito pelo Prouni, ganhei 50% da bolsa. Mas quero saber se posso transferir meu curso para algum Universidade Pública.

    • A única forma de transferir um aluno de uma faculdade particular para pública é através do chamado “vestibulinho”, ou seja, quando a universidade pública oferta vagas ociosas para estudantes internos e externos, mas existe uma prova e a quantidade de vagas é muito pequena, além de ser dividida, tipo 50% ou mais para os alunos da própria universidade e o restante ofertada para os estudantes externos. A outra forma é se você for servidor público, removido “ex ofício” e na cidade que você for trabalhar não tiver faculdade particular ofertando o curso que você já está cursando e esse curso existir na pública, daí você consegue. Difícil assim! isso serve para evitar que as pessoas burlem o vestibular, que é a forma de acesso universal às universidades públicas, então o melhor é se esforçar e estudar!

  • Olá,

    Gostaria que me tirassem uma dúvida, ou se possível me passem alguma sugestão.

    Sou professor e atualmente faço Direito na Universidade Federal de Campina Grande na cidade de Sousa – Paraíba, passei no Concurso para professor do Quadro Permanente da Rede Municipal na cidade de Crato – Ceará e para Professor Substituto da Rede Estadual do Ceará.

    Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de Transferência para a Universidade Regional do Carri situada também na cidade de Crato – Ceará.

    Me ajudem, será que vou perder minha vaga…

    Desde já agradeço a atenção

  • É necessário encaminhar processo judicial para pedir transferencia de univ publica para outra? Pensei q era só esperar abertura de edital

  • Gostaria de saber se tenho como transferir meu curso da universidade publica municipal para a publica federal?

  • Olá! Tudo bem ? Gostaria de saber, sendo possível !? qual o procedimento para pedir transferência do curso de Ciências Contábeis da UFAL para Ciência Contábeis da UFMG.

  • Olá. Gostaria de saber como faço – e se é possível – transferir uma aluna que esteja matriculada no I período de Direito na UEMG ( pública) para a UFMG (pública) para o curso de Comunicação Social. Caso, não seja possível tal transferência, haja vista que são cursos diferentes, havia a possibilidade de transferência para mesmo instituição para o curso de Direito? Se sim, como? Se não, porque? Grata pela atenção.

  • gostaria de saber se eu casar com um militar que ja foi tranferido…tenho direito de pegar a transferencia por ex oficio de uma faculdade estadual para uma federal!! mesmo curso! pois na cidade só tem a federal!!

  • Boa noite! Desejo saber como procedo pra transferir meu curso de medicina da UFSM (Santa Maria-RS) para a UFPel (Pelotas-RS), tendo em vista que resido e trabalho em Pelotas. É só por transferência voluntária? Há outro modo? Obrigado! DESESPERADO.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação às punições de corruptos...

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia


  • “O homem de bem é um cadáver mal informado. Não sabe que morreu.”
    Nelson Rodrigues.

ARQUIVO

julho 2014
S T Q Q S S D
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).