Há 100 anos nascia o gênio Nelson Rodrigues

ago 23, 2012 by     10 Comentários    Postado em: Cultura

Ninguém descreveu o cotidiano como ele. Se vivo fosse, Nelson Rodrigues estaria fazendo 100 anos.

Apesar de ser pernambucano, o jornalista Nelson Rodrigues fez carreira no Rio de Janeiro.

Com certeza foi o escritor que mais li até hoje. Suas crônicas, especialmente aquelas que compõe “A Vida como ela é”, são fantásticas. (assista a uma delas acima)

Nelson Rodrigues descrevia a podridão individual do ser humano como ninguém. Ele conseguia dar um tom de genialidade às suas tragédias rocambolescas.

Dono de frases fantásticas, Nelson Rodrigues foi um dos maiores gênios de nossa literatura.

Para nossa sorte, sua obra pode ser encontrada em livros com suas centenas de artigos e histórias. E também nos curtas dirigidos por Daniel Filho, exibidos pelo Fantástico alguns anos atrás. Além de dezenas de peças e filmes, que nunca envelhecem.

Ao gênio, nossas homenagens.

nelson rodrigues

10 Comentários + Add Comentário

  • Importante acompanhar as impugnações dos candidatos dos Gouveia em Amaraji, Primavera e Escada. Eles mesmos dizem que mandam até na Justiça e há um cheiro de pizza no ar.

  • Embora um escroto, panfletário de um dos momentos mais tristes do Brasil, Nelson Rodrigues realizou uma crítica sensacional dos comportamentos hipócritas, da ostentação de aparências, do moralismo de fachada, típicos da classe média.

  • Queria ver o que seria se ele vivenciasse os dias atuais.

    Uma dica para quem não curte uma leitura é o Audio Livro dele “A vida como ela é”, narrada por Niltom Gonçalves. Cada historia de arrepiar (rs)

    Com sorte se consegue baixar pela internet.

  • Eu só queria ver Nelson Rodrigues convivendo com a sociedade de hoje.

    Se na época dele a sociedade já era tão esculhambada, imagina o que ele não acharia da sociedade de hoje.

    Com certeza ele iria ser muito mais odiado atualmente do que foi no passado. Talvez nunca a sociedade esteve tão decadente, violenta, ignorante, hipócrita, brutalizada e corrupta como hoje em dia. E isso vale para todas as esferas da sociedade.

    De fato, o grande talento de Nelson Rodrigues foi ter conseguido compreender e captar tão bem a índole humana. A análise dele foi atemporal e universal. Daqui a mil anos alguém que leia as frases geniais dele não vai acreditar que seu autor viveu há tanto tempo. Isto é, se ainda existir ser humano daqui pra lá.

  • Se fosse vivo, seria chamado de homofóbico-facista-nazista-carola-extrema-direita-reacionário-preconceituoso-deselegante-opressor-de-minorias.

    Enfim, Nelson era a essência do politicamente INcorreto.

    • Exato!

  • Nelson Rodrigues é um ijustiçado, o brasileiro não o devido valor à sua obra.

    Se ele tivesse um décimo do talento que tinha mas fosse esquerdista, seria ídolo nacional.

    Podem ver que em todas as citações de Nelson que estão sendo feitas na imprensa, não há NENHUMA de cunho político, só destacam as de cunho literário, amenidades, coisas do cotidiano, etc.

  • Poi é. Não se deve julgar ninguém por ideologia ou por posições políticas. Nada melhor do que o passar dos anos. A genialidade como diz o próprio Pierre, seria inconcebível nos tempos da ditadura. Lembro-me quando Nelson defendia a ditadura e esculhambava Dom Hélder e todos nós democratas ou de esquerda o criticava fortemente. Amigos, alguns que criticamos, fortemente, hoje, por questões ideológicas, poderão ser chamados de gênio daqui a quinze, vinte anos. Mas, o contrário, também pode acontecer. Quem viver verá. Compare os jovens de hoje, com nós os jovens de ontem. É como se estivéssemos nos olhando no espelho. Juventude, abra o olho, leiam, pesquizem,se informem de várias fontes, nunca de uma só. Aí, então, formem sua opinião.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

novembro 2018
S T Q Q S S D
« mai    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).