A carrocracia pira

ago 17, 2015 by     37 Comentários    Postado em: Economia

Hoje a Prefeitura do Recife anunciou nas redes sociais o início da fiscalização eletrônica nos corredores de ônibus no Recife, a chamada Faixa Azul. Por enquanto é apenas na Mascarenhas de Morais e Herculano Bandeira, o que já é um bom começo.

Nem é preciso dizer que sempre apoiamos (e sempre apoiaremos) o transporte público como prioridade absoluta nas ruas, apesar do ônibus brasileiro ser um transporte péssimo, já que na sua grande maioria não tem motor traseiro e câmbio automático, acabando com a qualidade de vida de quem anda, e principalmente de quem dirige.

Na verdade nada mais normal que colocar pardais para fiscalizar, já que por aqui a transgressão e o desrespeito no trânsito é algo quase patológico.

Pois bem…mas o que chama a atenção é a reação de alguns nas redes sociais. Selecionei duas pérolas:

“Reduzir o congestionamento pra quê né? Vamos é colocar uma faixa exclusiva para os ônibus e multar quem passar por ela, porque obviamente o cidadão dentro do ônibus tem mais direitos do que o dentro do carro.”

“Deveria também fiscalizar quando os ônibus entram nas faixas dos carros atrapalhando o trânsito dos carros ainda mais, isto é uma faca de dois rumos.”

Vejamos….faixa dos carros. Isso mesmo, “faixa dos carros”. Apenas para ilustrar, na Herculano Bandeira passam diariamente mais de 200 mil pessoas na única faixa de ônibus e menos de um quarto disso nas quatro faixas de carros. Mas na cabeça do cidadão as quatro faixas pertencem ao povo do carro.

Que tal então deixar uma faixa para o carro e quatro para o ônibus.

Isso porque ainda não apareceu alguém para gritar sobre a “indústria de multas”, esquecendo que na verdade temos uma indústria de infratores. E para eles o caminho é a multa.

Aliás, poderia estender a faixa azul para a Abdias, Rosa e Silva, Rui Barbosa e Agamenon.

Só assim a carrocracia pira.

37 Comentários + Add Comentário

  • Ê…
    Brasilzão velho sem porteira….
    Certamente esses são da grande maioria que acha que melhorar o transporte é criar mais caminhos estacionamento para seu carro com arcondicionado, pois a gasolina esta cara…

    • Deveriam climatizar os ônibus e reduzir os tempos das viagens, bem como ampliar os trajetos inter bairros da periferia.

  • Pierre,

    nem sei se motor traseiro e câmbio automático dariam mais qualidade de vida aos passageiros e motoristas.

    É um transporte público tão porco e seboso que é até difícil imaginar qua algo poderia dar algum conforto nessa desgraça toda.

  • Tenho uma dúvida: quantos metros um carro de passeio pode andar dentro da faixa azul? já que é preciso faze-lo quando for fazer uma conversão ou sair de algum estabelecimento comercial ou residencias que ficam na faixa azul.

    • Fiscalização por câmeras, toda a via estará sendo filmada, depois verão o filme e analisarão o que vc fez. Acredito que não vá ter liimite para andar na faixa, se vc entra na faixa e uns 200m depois entra a direita numa rua ou comercio, acredito que não vão multar. AComo por exemplo vão saber se o taxi ta com passageiro ? Só pode ser com cameras.

    • Também tenho dúvidas em relação a isso!

    • Se duas câmeras te pegarem, MULTA. É assim como vai funcionar. No demais pode convergir à direita pra entrar em ruas ou estacionamento de lojas.

      • Isso mesmo. Se for pego por 2 cameras consecutivas, multa.

    • Tem câmeras em distâncias fixas, não sei se são 50 ou 100m, para ser multado tem que ser flagrado por 2 câmeras.

  • Acho que essa é uma boa iniciativa, mas na verdade só vamos ver êxito quando os ônibus passarem a ser substitutos verdadeiros aos carros. Onde eu moro, os ônibus tem horários. Um aplicativo me diz quanto tempo falta para o ônibus chegar ao ponto. Não existe terminal de integração, pois o cartão RFID com a passagem faz a conexão gratuita automaticamente numa janela de 2 horas, sem que eu tenha que sair do meu caminho. Não há cobrador, pois os pagamentos são feitos em uma máquina ao lado do motorista, o que reduz custos, aumenta o espaço, o coibe assaltos, já que não há acesso à pouca grana. Os ônibus tem ar condicionado e mais espaços tanto para sentar quanto para ficar de pé. Cadeirantes tem acesso a elevadores que permitem que usem os ônibus. E a passagem, que no Recife custa mais de meia-hora de trabalho sob salário mínimo (usando 40 horas/semana como base), aqui custa nove minutos de trabalho sob salário mínimo. E isso porque falo de um sistema de trânsito medíocre nos Estados Unidos. Se olharmos para sistemas mais integrados como o de Viena, aí percebemos o amadorismo da máfia dos transportes recifense.

    • Nosso transporte é tão ruim que basta implantar um quase-BRT, mesmo incompleto, e ainda asism já se sente uma diferença brutal.

      O pior é que mesmo oferecendo um serviço tão ruim, cobrando uma passagem cara e recebendo incentivos dos governos os empresários de ônibus vivem chiando e tratando os empregados na unha. Devem ser as empresas mais mal administradas do mundo. Não é possível receberem tanto, investirem tão pouco na qualidade do serviço e ainda assim ficar no vermelho, como eles dizem que ficam.

      Fiscalizar as faixas exclusivas é excelente, mas não podemos esquecer que o problema é muito maior. A carrocracia continuará firme e forte enquanto andar de ônibus parecer um castigo. E só teremos um sistema de ônibus decente quando tivermos empresas sérias. Enquanto os Chaves, os Gueiros, os Schwambach mandarem no negócio…não tem faixa exclusiva que dê solução.

  • Faixa Azul, Tarja Preta, Sombreado, Listrado Colorido… apenas paliativos. Desconheço quem migrou do carro para o ônibus, mesmo com gasolina mais cara e etc…

    O cu de pinto nunca foi a Mascarenhas e a Herculano, mas ok… tudo bem! Começo é começo!

    Sugiro comparar como funciona a concessão, se é que é concessão, de transporte público em outros países. Será que na Inglaterra há empresas de ônibus dominando as mesmas linhas há mais de 40 anos? Empresas diferentes concorrem pela mesma linha? O modelo do ônibus utilizado no Brasil – parado no tempo – é utilizado em outros países?

    Tá aí um problema que merecia panelaço!

    “Já ouviu falar em poupança e investimentos ? Por isso precisa pegar busão às 04h30, mané vermelho!!”
    Usuário Alexsandro, em 12/08/2015 no Post “A sensacional Agenda Brasil”

  • Só um adendo:

    Para quem não sabe, a série de filmes “Velozes e Furiosos” foi “encomendada” pelo governo/montadoras justamente porque o número de jovens americanos que estavam tirando a licença de direção vinha decaindo muito na década de 90 e início dos anos 2000. O filme veio para dar gás na indústria automobilística e consequentemente fazer com que as pessoas gastassem nos carangos!

    O seguimento de motos de alta cilindrada vê o Brasil como a nova saída, pois enquanto o primeiro mundo encolhe nessa preferência, aqui, apesar da crise (ô frase que tá sendo usada!) o mercado fervilha. Vocês inclusive podem notar a quantidade de marcas de motos novas que vem se estabelecendo no Brasil, montadas em Manaus (até a Indian chegou recentemente).

    Se por um peido, as montadoras brasileiras quem vendem carros e motos a preços matadores, já chiam logo chantageando a sociedade mostrando “pátios entupidos” e demitindo a rodo, imaginem se o Brasil entrar na onda mundial do bom transporte coletivo?

    O Brasil suportada uma traulitada dessas? Ou depois vão ficar colocando a culpa na má gestão do governo? Ou vão incentivar que a pessoa compre um carro… mas deixe guardadinho e ande de ônibus?

    E aí?

    “Já ouviu falar em poupança e investimentos ? Por isso precisa pegar busão às 04h30, mané vermelho!!”
    Usuário Alexsandro, em 12/08/2015 no Post “A sensacional Agenda Brasil”

    • Aliás, meu rodapé é uma excelente resposta aos coxinhas de plantão! Quem mandou não ter poupanças e investimentos? Agora pega busão Mané!!! KKKKKKKKK

      Adoro os coxinhas!

      “Já ouviu falar em poupança e investimentos ? Por isso precisa pegar busão às 04h30, mané vermelho!!”
      Usuário Alexsandro, em 12/08/2015 no Post “A sensacional Agenda Brasil”

      • Que cara chato do carai…. Véi, Alexsandro não te ama, sai dessa, parte pra outra, bata uma bronha, coma uma coxinha, experimente um vibrador, faça qualquer coisa mas pare de poluir o tópico e de encher o nosso saco com a sua paixão não correspondida.

        • Tem culpa eu?

          “Já ouviu falar em poupança e investimentos ? Por isso precisa pegar busão às 04h30, mané vermelho!!”
          Usuário Alexsandro, em 12/08/2015 no Post “A sensacional Agenda Brasil”

      • O transporte público de qualidade é fundamental. Pois assim os manés vermelhos param de adentrar na política com o intuito de saquear os cofres públicos para se livrar do busão às 04h30!!!

        • Mentira! Pra você andar de ônibus é coisa de mané!

          “Já ouviu falar em poupança e investimentos ? Por isso precisa pegar busão às 04h30, mané vermelho!!”
          Usuário Alexsandro, em 12/08/2015 no Post “A sensacional Agenda Brasil”

        • Até parece que Manés vermelhos estão preocupados com transporte público, saúde, educação ou erradicação da pobreza. Vivem de fazer demagogia sobre a desgraça alheia para entrarem na política, saquearem os cofres e viver a vida de coxinha que adoram criticar!!!

  • Pierre,

    E o que dizer do funil que é a Praça do Derby sentido Suburbio / Cidade ?
    Já passasse ali de carro voltando pra casa? Tenho certeza que sim. E aí, você fica na faixa da direita atrás dos ônibus comuns, fica na esquerda na faixa do BRT, ou imprensa seu carro na faixa do meio ?
    Fala aí.

    Abs

  • Eu vou pedir uma Ferrari de presente pra tia Dilma, ela roubou tanto, não custa nada ela pegar só 2 milhões das contas dela na Suíça e comprar uma pra mim, andar de ônibus tá foda no Recife.

    • Se você deixar de ser leviano e ter como provar o que diz, denuncie. Ou é corrupto também e deixa a bandalheira comer solta no Brasil?

  • A prefeitura deveria distribuir revista playboy grátis nos ônibus pra distrair a galera no trânsito.

  • Eu criaria uma regra na cidade: a partir de vias com 3 faixas, uma necessariamente seria de ônibus.

  • Nosso transporte público é caro, ineficiente e desconfortável. Por mais justo e democrático que seja, esse modal de transporte com essa qualidade não mereceria prioridade. Deveria fazer as faixas azuis com a contrapartida de melhoria do transporte. Pelo menos um ar condicionado!

    Outra coisa, em muitos lugares a faixa azul não pode ser utilizada por causa de buracos. Um caso é a Cosme Viana!

    Há muito o que melhorar!!! Enquanto isso prefiro ficar preso no trânsito dentro de meu carro! Embora odeie isso!

    • O transporte público merece prioridade pelo simples fato de que a MAIORIA da população o usa, Yuri. Mesmo que nossos ônibus sejam latas de sardinha. Pelo contrário, até por isso merecem prioridade, pra não prolongar o sofrimento de quem só tem essa alternativa. Lembremos que nem todos podem comprar um carro e, se pudessem, o caos seria ainda maior.

      Infelizmente, a questão da qualidade do serviço nunca foi uma pauta levada a sério justo pelo fato de os usuários serem da base da pirâmide social. A lógica é a mesma de os bairros nobres terem infraestrutura muito melhor que a periferia, da ciclofaixa móvel se restringir às zonas Norte (a parte “nobre”) e Sul e nem chegar perto da zona Oeste. O Poder Público e sua mania de beneficiar quem já tem muito e esquecer quem tem pouco.

  • De acordo com a CTTU passam 63 mil carros na Herculano Bandeira somente no horário de pico. Considerando 1,5 passageiro por carro já chega a 95 mil passageiros no horário de pico, fora o resto do dia. Não que eu seja contra a faixa, eu na verdade acho que deveriam reservar duas e não uma, mas sua estatística está claramente viesada.

  • O discurso está errado….Quem tem carro não faz parte de uma carrocracia e nem pira! Alguns idiotas falarem besteira na net é comum até mesmo por aqui.
    O cidadão que tem direito de andar num ônibus confortável também tem direito de andar no seu veículo. As questões não devem ser resumidas num é isso ou aquilo. A Prefeitura não organiza os espaços como deve e libera uma porrada de prédios de mais de 20 andares onde ficam morando 80 famílias onde existia apenas uma é que é o problema.

  • E tem que abrir novas ruas úteis também é não só para promover Shopping de Pães Mendonça

  • Não só na Abdias, Rosa e Silva, Rui Barbosa e Agamenon, mas também na Cruz Cabugá, Av. Dezessete de Agosto (principalmente no trecho final, em Apipucos), Av. Norte e todos os principais corredores da cidade.

  • Já pelo título dá para ver que o interesse não é realmente resolver a questão do transporte público, mas sim infernizar os “carrocratas.”

    E o autor ainda se diz liberal…

    • Mas ser liberal não significa uma ausência de regulação e ordenamento. Há a necessidade do poder público organizar o espaço urbano, garantindo o uso por todos.

  • Priorizar o transporte público, além de ser tecnicamente recomendável para o deslocamento em grandes centros urbanos, é também uma obrigação política. A divisão do espaço urbano precisa ser feita visando a sociedade como um todo, não apenas para que se desloca por carro.

  • [...] Fonte:Acerto de Contas (function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&appId=331482807022588&version=v2.0"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk')); [...]

  • Na realidade, como nunca resolveram o transporte público a agora as cidades vivem engarrafadas, nada mais cômodo como eleger o vilão malvado : O cara que tem carro. Custei até a crer que um texto tosco e generalista desses tenha sido escrito por Pierre. Parece mais coisa do Robson.
    No Brasil é assim : Educação lixo ? Culpa dos professores! SUS um lixo ? Culpa dos médicos. Segurança um lixo ? Culpa da PM. Circulação um lixo ? Culpa de quem tem carro.
    Solução ? Tirem do sistema público professores, PMS, médicos e joguem todos os carros no oceano!!!
    Agora vai!!! Brasil rumo ao primeiro mundo!!!

  • O transporte público em Recife é muito ruim, Não vejo a faixa exclusiva como solução para o fluxo do trânsito.A Rosa e Silva já está muito ruim, tomara que não coloquem essa faixa exclusiva lá, pois não tem condições.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

fevereiro 2020
S T Q Q S S D
« mai    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).