Brasil perde o grau de investimento. Parabéns aos envolvidos!

set 9, 2015 by     53 Comentários    Postado em: Economia

Centenas de lambanças financeiras (desonerações e gastos em programas de retorno duvidoso), muitas mais na esfera política, um Governo gastador que não tem noção de onde ir, o envio de um orçamento com um déficit primário para o Congresso e finalmente o Governo Dilma chegou ao abismo: a perda do grau de investimento.

Em outras palavras, descemos para o padrão subprime de países, o que nos coloca na péssima situação de maus pagadores.

Para se ter uma ideia do que isso significa, a partir de amanhã não teremos mais grande parte do dinheiro de investimentos no país, que estavam vindo de fundos de investimentos, de pensão e soberanos de vários países. Muitos investimentos em saúde privada, em infraestrutura e agricultura. Tudo isso sumindo.

Isso é muito mais grave do que muita gente supõe. Nos colocará em um beco sem saída por muitos anos. Entraremos em uma recessão muito mais profunda do que se imaginava. E muito mais longa também.

Foi preciso muita desgraça durante os últimos anos para que isso acontecesse.

Tudo o que FHC e Lula conseguiram, Dilma e sua equipe conseguiram jogar no buraco.

Parabéns aos envolvidos.
_____________________
PS: amanhã comento com mais detalhes em minha coluna na CBN, às 16:50h.

53 Comentários + Add Comentário

  • É capaz dos ruminantes do PT colocarem a culpa nas “elites malvadas” ou na CIA. Ver o PT afundando é uma das maiores satisfações que um ser humano pode ter na vida.

    Espero que a ralé brasileira leve uma surra inesquecível pra ver se aprende a não votar mais em marginal.

    • Existe muita indignação e por isso os comentários agressivos e apontando para o atual governo.

      Mas o que parece é que o país está de cabeça para baixo, politicamente e economicamente perturbado e sem rumo, gastando mais do que no ano passado e o pior: gastando mal.

      A oposição é patética e não consegue negociar ou impor medidas que aliviem ou resolvam a situação, aproveitam-se para alimentar a opção pelo “quanto pior, melhor” e essa me parece a pior escolha.

      Não sou petista mas tenho sofrido seriamente as consequências dessa crise e sem que a oposição atue de forma eficaz para buscar a solução.

  • Onde se escondem os F…. que defendem esse governo comunista numa hora dessas? Devem estar roubando algum banco, explodindo caixa eletrônico ou cheirando cocaína, é só isso que esses escrotos sabem fazer.

  • Essa merda de esquerdismo vai nos deixar pior que a Etiópia. Deveriam criar uma lei determinando açoite público de esquerdista. Pra falir o Brasil de vez, só falta agora servidor público pedir reajuste.

  • Esse era o “espetáculo do crescimento” de que Lula e Antonio Palocci tanto falavam em 2003.

    Doze anos depois, temos um país completamente falido.

    • Crescimento do rombo nas contas públicas. E os trouxas brasileiros, eternos bobos alegres, todos deslumbrados com o crédito fácil. Para alegria do SPC/Serasa!!

  • E saber que há dois anos os vagabundos petistas vomitavam :
    http://www.vermelho.org.br/folhetim/noticia/210462-9

    Cadê a sapiência desses marginais ?

  • Essa era a notícia q todo mundo sabia q iria acontecer, mas ninguém do governo queria acreditar! Não foi nenhuma guerra, não foi nenhum desastre, foi tudo culpa da irresponsabilidade! É um absurdo isso!!! Rumo ao calote!

  • Era uma vez um governo populista. Ele facilitou o crédito para bobos alegres que achavam que cartão de crédito é complemento de renda. E elegeram os populistas. Os populistas saquearam os cofres públicos. Detonaram as contas públicas. Chuparam a @#$% da Mamãe Estado até apodrecer. E agora os bobos alegres estão no SPC e desempregados !! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Pena zero. Se vierem pedir esmola ouvirão : ” É 13 e confirma”.

  • O interessante é ver conhecidos e gente da família que há 10 anos eram fanáticos pelo PT e hoje se escondem com medo. A vontade que dá é cuspir na cara desses vagabundos. Quem apoia essa cambada de ladrão socialista tem mais é que se fuder e levar cuspe na cara. Bando de lixo, destruíram o país.

  • EI DILMA, VAI TOMAR NO %$#$$!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Bruxa velha dos infernos.

  • O problema é que os animais ignorantes e analfabetos que votam no PT não entendem nada de economia, só querem saber de receber o bolsa-esmola.

  • Sério? Tirou a culpa de Lula? Foi ele sua política de desoneração, consumo e crédito irresponsáveis que criu as bases para este desajuste fiscal. Dilma e mantwga não fizeram nada de diferentes que lula já não estivesse fazendo desde a crise de 2008. Isto sem falar na corrupção e inchasso do estado…. Livrar Lula da responsabilidade desta crise fiscal e no mínimo desonesto.

  • Acho é pouco. Esse povo desgraçado tem que apanhar muito pra aprender a lição. Vamos ver se depois de muita porrada essa mundiça entende que lugar de comunista é no esgoto junto com as merdas e os ratos.

  • O foda de tudo é que Joaquim Levy (o homem odiado pelos petistas) passou o ano implorando para fazer o ajuste fiscal e a galera em Brasília não tava nem aí pro q ele tava implorando. O governo não queria cortar gastos e então só deixou a opção de aumentar impostos que é uma medida impopular e que o brasileiro não taria e nem está disposto a abrir mão para um governo ineficiente como é o nosso. O ajuste fiscal não foi feito ainda de forma satisfatória e o resultado irá vim a partir de amanhã. E o mais foda é que a perspectiva logicamente tá negativa pro futuro, o que piora a situação.

  • Pierre, eu só corrigiria uma das suas frases: tudo o que Itamar e FHC conseguiram, Dilma e Lula conseguiram jogar no buraco.

    Não custa lembrar que a organização da economia começou com Itamar e continuou com FHC. O maior passo pro controle das contas públicas e pra aquisição do grau de investimento foi dado no governo FHC, é verdade: a LRF, que Lula tanto demonizou (assim como o fez com o Plano Real, outro dos grandes responsáveis pelo grau), e que alguns anos depois mostrou seus efeitos quando recebemos o grau de investimento – pra azar de FHC, isso só aconteceu no governo Lula, e adivinha quem quer tomar pra si os louros agora?

    O desmonte do tripé criado pela LRF começou com Lula. Todas essas falcatruas, mensalões, petrolões, bndesões, contabilidade criativa, toda essa porcaria, foi aprofundada de forma irreversível a curto prazo ainda no governo Lula. A bolha imobiliária também foi inflada ainda no governo dele, assim como a bolha de empregos em troca de benesses fiscais insustentáveis e outras idiotices que não poderiam dar certo no longo prazo – e não deram. Não tiremos a culpa dele por tudo o que tá acontecendo porque ele é tão ou mais culpado do que Dilma, que na minha opinião não passa de uma coitada, que já não sabe mais onde está.

    • Perfeito!

  • lula envestiu em educassão e çaúde. o brasiu hoje eh uma potençia no praneta.

    todos q critica o governo lula nao istudou economia internassionau.

  • Amanhã o BC vai trabalhar hahahaha

  • O grande demônio deste país atende pelo nome de Luís Inácio Satanás da Silva, vulgo Lúcifer.

    Dilma é apenas uma louca esclerosada que se comporta como alguém que teve um AVC ou levou um trauma na cabeça. Essa coitada não passa de uma retardada mental que enlouqueceu nesse hospício que é o socialismo.

  • A conta de tantos abusos, roubos, mentiras e enganações está chegando.

    CELSO DANIEL deve estar rindo disso tudo.

  • Ver o fim do PT é um sonho tão grande que nem parece verdade. Foram anos de pesadelo, mas todo mal um dia terá um fim.

  • Só falta Dilma dizer que pobre não come grau especulativo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • [...] Fonte:Acerto de Contas (function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&appId=331482807022588&version=v2.0"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk')); [...]

  • Engraçado………………………. Porcos esquerdistas e vagabundos petistas não teceram nenhum comentário!
    Se limitam a posarem de bons moços nas postagens sobre os emigrantes espertalhões.

  • Até o governo vai ter que usar o cheque especial. E quem trabalha pagando a conta, para variar.

  • Seremos uma Argentina ?

  • Bom dia a todos.

    A autorregulação de mercado pode ser adiada, mas nunca impedida. O governo petista praticou políticas populistas objetivando crescimento insustentável baseado em consumo. A intenção era clara, criar a ilusão de prosperidade com geração de empregos e promessas de inclusão social (viagem aérea, curso superior, etc.), ainda bem que o Mantega saiu e o Levy assumiu, pelo menos agora com políticas monetárias restritivas temos chance de sair de uma situação tenebrosa, melhor 2 ou 3 anos de agonia do que caminhar para o bolivarianismo.
    Quanto ao Sr. Lula, a última declaração sobre priorizar pobres em detrimento de infraestrutura, demonstra não somente a inaptidão como gestor, mas a total falta de mentalidade holística. Das duas uma, ou esse político é um mau-caráter sem compromisso algum com os mais pobres, ou é um completo mentecapto idealista.
    Boa sorte a todos!

    Bruto – Tókyo

    • Fizeram tanto pelos pobres que, em 12 anos de Lulismo, grande parte dos pobres continua pobre!

    • Bruto, parece-me que é por aí.

      Sorte sua estar longe daqui…

      • Sorte sua estar longe daqui… [02]

        • Sorte sua estar longe daqui… [03]

  • Ainda a espera por comentário de algum vagabundo petista………

  • Nessas horas os marginais petistas se escondem feito ratos nas tocas. Destruíram o país, mas na hora de pagar a conta e responder pelos erros, desaparecem. Isso mostra a índole vagabunda desses picaretas safados.

  • Agora é que esse país vai virar um lixo mesmo. Colocaram o país na mão de marxistas, olha aí a desgraça agora. Quero ver se esses canalhas vermelhos vão limpar a bagunça que fizeram.

    • A ignorância é tão grande que as pessoas acham que o PT é comunista. Realmente estamos ferrados. Marxista? Vc sabe o que está falando? A porcaria do governo do PT frente à União nunca foi isso.

  • Pior do que a crise econômica que vivemos é a crise do ser humano evidenciada na maioria dos comentários. Ódio puro. Não é indignação e preocupação com a situação que vemos nesses comentários. É ódio mesmo. E isso não ajuda em nada. Espero, sinceramente, que o país encontre uma saída menos traumática dessa situação criada pelos governos. Digo governos porque entendo que não foi só o PT que nos trouxe até aqui. O governo do PT cometeu erros gravíssimos, mas não agiu sozinho. Tem muito mais atores envolvidos. Ou, restringindo o foco, o governo do Estado de Pernambuco não contribuiu para o momento econômico que vivemos? O Congresso Nacional também não contribuiu? O Governo de Pernambuco também não praticou as tão faladas “pedaladas fiscais”, das quais muitos falam sem sequer saber o que significa?

    • Só sei que Dudu Marqueteiro , junto com Luladrão, amiguinhos por muito tempo, criaram as bases para falir o Estado. E agora os marginais petistas querem jogar a fatura exclusivamente para o PSB. Tá serto!

  • Só fôssemos um país sério, teríamos novas eleições gerais. Que Dilma é uma incompetente, tudo bem. Mas, os demais políticos pousarem de heróis aí é demais.

    Pierre, nós precisamos de políticos inteligentes neste momento crítico. Só não me venham falar de Bolsonaro e Jean Wilys. ehehehhe

  • Lula diz que o rebaixamento da nota pela S&P não significa nada:
    “(…) não devemos fazer o que “eles” querem, mas sim o nós queremos na economia(…)”

    Takeupariu… :-p

    Disponível em Acesso 10 setembro 2015.

  • Já não bastasse o Brasil ter perdido o grau de investimento, agora a Petrobras também acaba de perder:

    http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2015/09/standard-poors-tira-de-grau-de-investimento-da-petrobras.html

    Nesse ritmo, em 2 meses a economia da Etiópia estará melhor que a do Brasil.

  • O PT tanto que tentou que conseguiu destruir o Brasil. Só resta para a máfia petista arrumar as malas e fugir para Cuba ou Coreia do Norte enquanto a população brasileira não começar a linchar e espancar esses vermes comunistas nas ruas.

  • Pierre, que papo furado foi esse de Lula? Vou escutar com muita atenção sua defesa desse populista de araque, ele é o chefe e foi estrela do crédito fácil, pai de Dilma. Já no governo dele não foi refeita nenhuma matriz de desenvolvimento, só essa conversa fiada de fome zero. Que por sinal, a farça disso acabou, o pobre continua sabendo que é pobre e ficou mais pobre e revoltado ainda, porque tiraram a merenda da boca. Espere pra ver a explosão de marginalidade e sistema prisional falido, segure-se quem puder, PT nunca mais….

    • Gostando ou não, foi no Governo dele que conseguimos o grau de investimento.

      • Vai saber que tipo de malandragem Lula usou para conseguir esse grau de investimento. Deve ter sido alguma mágica contábil dos mestres Guido Mantega e Arno Augustin que ludibriou até as agências de risco.

      • Conseguiu graças a herança do governo anterior! Cada governo é o reflexo do anterior. Dilma só veio exatamente para ser bode expiatório do desastre que foi o governo Lula. Aí ele pode posar de salvador em 2018.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

outubro 2017
S T Q Q S S D
« mai    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).