Carla Borba assume interinamente Empetur

jan 4, 2007 by     57 Comentários    Postado em: Economia

Carla Borba, atual gerente de fomento da Secretaria de Turismo, vai responder interinamente pela Empetur, enquanto o secretário José Chaves procura um nome, que pode ser de fora do Estado, para dirigir a empresa.

Carla Borba é professora da UFPE, com graduação em Turismo e Mestrado em Antropologia.

57 Comentários + Add Comentário

  • Olá, primeiramente gostaria de expor a minha imensa felicidade em ver Carla Borba a frente da EMPETUR. É, sem dúvida, uma pessoa com exaustiva competência para assumir tão importante cargo.

    Em segundo lugar, gostaria de registrar aqui a existência de alguns equívocos na notícia, a começar pelo nome da pessoa, o nome dela é Carla Borba e não CLAUDIA. Sugiro entrar em contato com a mesma para conferir esta e demais informações expostas.

    Pernambucanamente,

  • A Empetur está de parabéns ao ter Carla Borba na presidência. Trata-se de uma profissional seríssima, bem como dedicada profissional e academicamente ao turismo.

  • Olá, gostaria de parabenizar a correção no nome da nova presidente da EMPETUR e, gostaria de registrar também que Carla Borba é professora da Faculdade Integrada do Recife – FIR e não da UFPE como foi disposto acima.
    Mais uma vez sugiro entrar em contato com a mesma para corrigir as informações.

    Atenciosamente,

  • OI, CARLA BORBA. ESTOU A PROCURAR COM O SOBRENOME BORBA, POIS SEGUNDO MEU AVÔ BORBA SÓ EXISTE UMA FAMÍLIA BORBA DE ORIGEM PERNAMBUCANA NO ENGENHO DESCANSO EM SÃO CRISTOVÃO FERRER -PE. SE QUISER CONVERSAR E MANDE UM EMAIL.
    BOA SORTE EM SEU TRABALHO!!!

    • Olá Zilda, isso é verdade realmente ja escutei falar que do sobrenome borba só existe uma família, e eu tenho Borba no meu nome, e estou a procura dos meus parentes…. Borba é do meu vô

      • Olá ZIlda e Lorena! Também estou procurando parte da minha família! se puderem me entrem em contato.

      • olá lorena, pois no iterior de sp em ( Ibiuna ) temos tambem este belo sobrenome! o meu avo tinha Borba como sobrenome!

    • OLA, ESTOU A PROCURA DE PARENTES POIS SOU UMA “BORBA” E AMO MEU SOBRE-NOME ESPERO QUE VOCES ME ENVIEM ALGUMA NOTICIA. NASCI EM RECIFE-Pe. MAS MORO NO RIO DE JANEIRO, POR FAVOR SE COMUNIQUEM COMIGO, OBRIGADA.

      • Oi eu tbm sou Borba e é da familia do meu avô e ele disse que a nos somos tudo de uma linhaguem so é como se doi irmaos se separasse é foi criando sua familia..Então os Borbas se espalhou…
        Queria saber se pode ser verdade isso…

  • OI, carla estou a procura de meus decendentes,gostaria de saber de onde se originaram os primeiros borba.

    • Acho que posso responder a sua pergunta Selma:
      Borba. Sobrenome de origem geográfica. Atribui-se origem celta e a significação de “nascente”. Liga-se ao topônimo francês Bourbon, do nome da divindade gaulesa Borvo, sob cuja proteção eram colocadas as águas termais (Antenor Nascentes, ii, 48). [...] Antiga e importante família estabelecida em Triunfo, Rio Grande do Sul, em meados do século xviii. Antiga e numerosa família estabelecida no Rio Grande do Sul, à qual pertence Pedro Rodrigues de Borba [12.04.1789, Triunfo, RS - 10.01.1862, Bagé, RS], o sétimo de sete irmãos, que deixou numerosa descendência do seu casamento, a 06.02.1815, em Canguçú, RS, com Cândida de Viterno Dias [04.09.1796, Rio Grande, RS - 02.11.1864, Bagé, RS], filha de Manuel Jacinto Dias e de Ana Antônia Gomes.

      • OI!Lorena,meus avô materno era Borba,tbm de Triunfo,meus pais de Taquari Rs,
        João Brandão borba,sabe de que descendência São?
        Obrigada.

      • Oi Lorena!

        Sou tataraneto do Pedro a que vc se refere… Moro atualmente em Porto Alegre – RS, mas nasci em Bagé e venho pela raiz do Pedro Rodrigues de Borba Filho (filho do primeiro presidente da Câmara Municipal de Bagé) O Pedro teve vários filhos mas dois deles foram muito importantes… o Pedro Rodrigues de Borba Filho que tem o nome do pai e o Dr. Cândido Dias de Borba ( que tem seu nome em homenagem a dona Cândida de Viterno Dias – a dona Cândida era prima do Pedro). O dr. Cândido foi o primeiro bajeense formado em medicina, foi vereador como o irmão Pedro de Borba Filho e um homem de grande visão… trouxe para o Brasil a primeira raça de gado da Inglaterra para melhoria do seu plantel, fundou e épresidente emérito da primeira associação rural do país ( a Associação Rural de Bagé), importou o primeiro cavalo árabe para Bagé e tornou a cidade uma referencia internacional em pecuária e agricultura!

        Por aew vai!!

        Abração!

        Renato Borba

        “Borba. Sobrenome de origem geográfica. Atribui-se origem celta e a significação de “nascente”. Liga-se ao topônimo francês Bourbon, do nome da divindade gaulesa Borvo, sob cuja proteção eram colocadas as águas termais (Antenor Nascentes, ii, 48). [...] Antiga e importante família estabelecida em Triunfo, Rio Grande do Sul, em meados do século xviii. Antiga e numerosa família estabelecida no Rio Grande do Sul, à qual pertence Pedro Rodrigues de Borba [12.04.1789, Triunfo, RS - 10.01.1862, Bagé, RS], o sétimo de sete irmãos, que deixou numerosa descendência do seu casamento, a 06.02.1815, em Canguçú, RS, com Cândida de Viterno Dias [04.09.1796, Rio Grande, RS - 02.11.1864, Bagé, RS], filha de Manuel Jacinto Dias e de Ana Antônia Gomes.”

        • Gostaria de dizer ao Renato Borba que meu avô se chamava Pedro Borba Filho, natural de Torres RS, e um dos seus filhos assinava o seu nome com Borba Rodrigues. Sempre ouvi meu avô falar que todo Borba da região compreendida entre Sombrio SC e Torres RS pertencia à mesma família. Os parentes dele, inclusive ele os visitava constantemente nas décadas de 50 e 60, todos residiam naquela região: Sombrio, Capão da Canoa e Torres. Infelizmente, não os conheci e não conheço nenhum descendente. Lembro que ele falava muito em Samuel Borba, pelo visto, seu sobrinho predileto. Se quiser me passar alguma informação a respeito dos Borba, terei prazer em recebê-la..

  • Olá Carla, estou a procura dos meu parentes por parte de pai…
    do sobrenome Borba…
    Se for possível me mande um E-mail

  • Olá Carla,
    Sou filha de José Euclides Pereira BORBA ele viveu em Camaragibe. Adoraria conhecer a familia de meu pai. Se você puder me rsponder vou adorar. Um abraço, Sônia Avila Borba

    • SOU IRMÃ DE SÔNIA ÁVILA BORBA E TEMOS O MESMO OBJETIVO QUERIAMOS CONHECER NOSSOS PARENTES POR PARTE DE PAI. OBRIGADA.

    • Sonia, a minha avó materna se chamava Maria Amélia Borba Amaral (solteira Maria Amélia Pereira Borba), era filha de Domingos Lopes Pereira Borba e de Joana Távora Pereira Borba. Minha avó tinha uma irmã chamada Joaquina que tinha um filho que morava em São Paulo chamado José Hélio Borba. Se alguém aí tiver alguma referência com esses nomes. Por favor, entre em contato.

  • Sou Borba de Pernambuco.Meu bisavô ere de Timbaúba,foi para Cortês no final do século 19 por ser primoda espopsa do Barão de Pedoza que estava construindo a Usina nesta época. Rem um livropublicado por Severino Moura através da Fund. Joaquim Nabuco que fala muito de minha familia, Cort~es tem muitos Borbas, é uma única famíla.anualmente, se não mim falha amemória, minha mãe se reunia todo ano em Nazaré da Mata com tudo quanto é Borba.O livro não tenho certeza, mas parece ser” A Senhores de Engenhos ou Aristocravia Pernambucana”. São dois livros, e tenho os dois, só que estão em minh fazendo em Minas Gerais. Moro no R.J. há 30 anos,mas võu sempre ao Recife e Cortês. Tenho 3 irmão aí.
    Fernando Borba.

  • Olá Carla!! sou natural de camaragibe-moro em Água Clara-MS, minha mãe se chama Isabel
    Borba, minha avó se chamava Ester Borba e assinava Pereira, quando solteira, tinha um irmão chamado Eurico Borba!! mais informações é só retornar!!

    • Luiz Carlos, quando vi seu comentario fiquei feliz pois sou filha de José Euclides Pereira Borba que tinha um irmão chamado Eurico Borba e esse, morreu em um acidente, não sei se de carro ou moto. Sera que estamos falando da mesma pessoa? Aguardo noticias

  • ola,sou natural de cafelandia meus avos eram ALFREDO BORBA, E MARIA DOMINGAS DA CONCEICAO e seus parentes sao de santa guertudes e analandia quem tiver alguma resposta me mande gostaria muito de ver quem sao tods meus graus de parentesco…

  • Oi!!!
    gostaria de saber a origem do sobrenome borba,
    de que país são os meus antecedentes,se puder m infomar agradeço…
    OBRIGADA!!!

  • Olá gostaria de conhecer minha familia, já que sou Borba mas moro na Paraiba, em Itatuba, perto de Campina Grande. Tenho alguns familiares ae em pernambuco mas não conheço todos.
    abraços ……………………………

  • ola sou da familia tambem,moramos em goias,e meu avo por parte de pai se chama joao borba..bjim

  • Olá pessoal…será que somos parentes de um descendente passado?gostaria muito de saber um pouco mais sobre o sobrenome borba…Minha mãe foi criada por um fazendeiro em MG…e eu moro no RJ…quem souber alguma coisa posta ai…eita familia grande hehehe…beijos a todos os Borbas

  • ola sou decendente da familha borba!meus avós éram Boaventura José de Borba e Maria luisa da Silva naturais de Taquari RS mais precisamente de barra do suco se alguem quiser saber mais visitem meu email andersom36@hotmail.com

  • Olá , sou também decendente da fámilia borba !por pate de mãe, que chamava-se Inalda borba,e era filha de Héminio borba, do engenho em Bonito Pernambuco, tbm, gostaria muito de saber se enxiste mais parentes que eu não conheça em qualquer lugar deste brasil ,ou mesmo aqui em Recife Pe.,onde resido, e se alguém quiser mais detalhe darei !! pois aqui minha familha é grande, e quem sabe ? não possa ter a sua tbm ?…entre em contato ,e agradeço quem informar da mesma maneira …abraços e obrigada.

    • Sou bisneto de antonino de moura Borba de barra de guabiraba pernambuco que era irmão de heminio borba.

      • Olá pessoal, tbm sou Borba… nasce no Recife, sou filha de Inalda Borba e neta de Marcionila Borba(Vovó Nené) atualmente estou morando em Lisboa. E gostaria que cada um de vcs que tem o sobrenome Borba, entrasse em contato comigo para podemos ver se conseguimos descobrir uma parte da nossa família.
        Um abraço a cada de vcs e obrigada.

        • Olá, tudo bem? Minha bisavó é de Recife, Esmeralda Pereira Borba. Poderia entrar em contato comigo??

        • A minha avó materna se chamava Maria Amélia Borba Amaral (solteira Maria Amélia Pereira Borba), era filha de Domingos Lopes Pereira Borba e de Joana Távora Pereira Borba. Minha avó tinha uma irmã chamada Joaquina que tinha um filho que morava em São Paulo chamado José Hélio Borba. Se alguém aí tiver alguma referência com esses nomes. Por favor, entre em contato.

  • Olá, também sou descendente dos borbas lá de Pernambuco, Glória do Goitá, resido em Curitiba, Paraná, espero informações, abraços e obrigado.

    • Olá, sou irmã do Manoel Borba. Nosso tio de Glória do Goitá chamava-se José da Costa Borba!

  • OLÁ ME CHAMO RENATA BORBA
    MINHA FAMILIA É DA REGIÃO DE CARUARU
    GOSTARIA DE SABER SE A FAMILIA BORBA É REALMENTE UMA UNICA FAMILIA?

  • Olá me chamo GEÍSA E SOU DE MACAPARANA/PE, SERÁ QUE TEMOS ALGUM PARENTESCO.

  • oi,carla borba ,sou joão Ari Borba,natura de Soledade RS.FILHO DE jOSÉ pedro borba,gostaria de conhecer mais sobre a descendência desta familia,talvez me poça informar alguma coisa sobre essa familia

    um abraço.

  • gostari de saber se tenho outros parente ,e onde moram .

  • olá sou fernando vieira borba nasci em Ibiuna interior de sp será à que algum parente espalhado pelo Brasil . meu avô se chamava Alcindo vieira borba . um abraço!

  • Olá Fernando, sou Fátima Borba muito interessante nota Severino Moura,ter publicado livro sobre os Borba.Uma tia paterna contou que 1 irmã já falecida possuía 1 diário=livro com várias anotações, origem da família Borba ,+ não sei se esses primos o guardaram, e não temos +contatos com eles.Esse diário = anotações era da minha avó Marcionilla Pedroza Borba (neta do Barão de Bonito- Pernambuco. Manuel Gomes da Cunha Pedroza) Certa vez quando morava em Brasília assitindo um filme 1 personagem falou que os Borba eram judeus do leste europeu, terem fugido para Portugal, e lá adotado esse nome por motivo de perseguição e com o descobrimento do Brasil, vieram para cá com os 1° portugueses, pensei em pesquisar o filme, esqueçi. Outra vez conversando com umas pessoas, um deles ao ser apresentado a mim contou que um irmão seu, tinha um livro muito antigo e precioso sobre origem dos Borba,mas na hora eu não podia de jeito maneira passar o e-mail ou fone, para posterior contatos, agora me arrependo, por duas vezes tive oportunidades de pesquisar e deixei passar, e agora ficou pensando essas histórias eram verdadeiras ou os Borba vieram de outro planeta como falava m
    minha mâe?

    • Carissima homónima.

      Deixo-lhe mais uma versão da origem do nosso nome comum.

      Corroborando que a origem do Borbas ser espanhola, diz-se que o nome Borba deriva de Borja (castelhano) que para italiano derivou para Borgia.

      Esta versão não é nada lisongeira pois não?

  • Olá, parece-me que sou o único Borba português neste site.
    Nunca pensei haver tantos Borbas no Brasil (país de que gosto muito).
    Segundo sei a origem do nome da familia Borba, é oriunda de Espanha (Andaluzia), e que se terão fixado em Portugal no seculo XVI em plena época dos Descobrimentos.
    Existe também um site no youtube com o brazão dos Borbas, que para o ver basta escrever “brazão da familia Borba”.
    Já agora um “á parte”, existem também na Bélgica um ramo da fimilia Borba, descendentes do meu avô materno, aquando a sua participação na 1ª Guerra Mundial.
    Um abraço para todos os Borbas

  • Eu tenho uma multidão de parentes que são parentes dos Borba,em especial,os Cruz Gouveia,os Veloso e os Araújo Lima.Para citar o nome de alguns::Pompeu Gouveia Borba(agropecuarista),Pompeu Americano Pereira Borba(falecido,agropecuarista,em Monteiro Pb,cunhado de Paulo Pessoa Guerra,ex-governador de Pe e senador da República),Domingos Veloso Borba e muitos outros.Há quem diga que minha trisavó seria dessa família.Há registro de uma família Borba em Tracunhaém Pe, que teria se misturada com uma das primeiras famílias de europeus a pisar em Pernambuco,representada na pessoa de Antonio Fernandes Pessoa,o qual teria deixado imensa lista de descendentes.È isso aí,não possuo e-mail,meu nome é o IP.

  • olá eu tbm tenho Borba no meu sobrenome, que herdei de minha avó paterna, gostaria muito de achar os meus parentes, meu pai me fala que ele tem irmãos no rio de janeiro, caso alguém saiba de alguma coisa deixe algum recado pra mim, obrigada. Ps: meu ái nasceu em Afonso CLaudio Espirito Santo no ano 1931

  • Minha família também é Borba do interior do Estado do Rio de janeiro, Cambuci. Pouco sie da origem da familia Borba.

  • Boa tarde!!!! Me chamo Noel, sou neto de Manoel Machado Borba Sobrinho, o seu pai (meu bisavô) José Machado Borba veio de Portugal em um navio com um irmão, quando esse navio atracou em Cabo Frio-RJ, o meu bisavô por lá ficou e o seu irmão prosseguiu com destino a Pernambuco. Em seguida meu bisavô se instalou na cidade de Carapebus-RJ e nunca mais teve notícias de seu irmão, razão esta que o meu avô dizia que recebeu o nome de Manoel Machado Borba Sobrinho que era pelo irmão do seu pai.
    Se alguém sabe algo compatível a essa história, mantenha contato comigo pelo e-mail. noelborbajr@gmail.com.

  • Sou Borba por parte de Mãe e por parte de meu avô Dineu Resende Borba cujo pai é Armando Borba. A princípio meu avô é neto de Cândido Dias Borba, inclusive meu falecido avô tinha um irmão que se chamava Cândido Resende Borba, a princípio em homenagem a Cândido Dias Borba seu avô a princípio porque eu não tenho certeza. Sou de Bagé / RS

  • Olá, pessoal. Sou Fábio e também sou
    Borba. Sou da família Borba de João Pessoa, PB, a qual já tem ramificações em vários estados do País. Em João Pessoa, essa família é numerosa e vem crescendo.
    Assim como muitos relataram, também ouvi dizer, de um tio já falecido, que essa família é uma só.
    Gostaria de saber mais sobre essa família.

    • Olá Carla!
      E todos os Borba, como muito de vcs aqui, gostaria de saber mais desta família tão numerosa.
      Sou borba por parte de pai, minha avó tinha no sobrenome Pereira Borba, oriunda do Recife-Pe.
      Gostaria de obter mais informações, caso vcs poderem me ajudar.
      Muito obrigado e um abraço.

      • Márcio, a minha avó materna se chamava Maria Amélia Borba Amaral (solteira Maria Amélia Pereira Borba), era filha de Domingos Lopes Pereira Borba e de Joana Távora Pereira Borba. Minha avó tinha uma irmã chamada Joaquina que tinha um filho que morava em São Paulo chamado José Hélio Borba. Se alguém aí tiver alguma referência com esses nomes. Por favor, entre em contato.

    • Olá, sou Luciana filha de Marlene Borba Leite( Marlene Dantas Borba, qdo solteira) irmã de Terezinha Borba e filha de Severino de Araújo Borba, minha mãe nasceu em João Pessoa e morou em Campina Grande. Gostaria saber se alguém conhece esse ramo da família Borba.

  • Olá,meu avô se chamava Lazaro Gonçalves Borba,nascido no Paraná, não sabemos muito a respeito de sua família pois era uma pessoa muito calada e reservada,a única coisa que sabemos é que sua mãe seria uma índia selvagem que foi capturada a laço pelo seu pai para desposá-la,tiveram vários filhos mas numca tivemos noticias desses irmãos, tenho muito interesse em descobrir sobre essa descendencia.

  • ola pessoal sou borba no sobrenome pois meu avo chamava-se jezuino borba e minha avo chamava-se custodia da silva borba meu pai jose jezuino borba e minha mae margarida fernandes borba somos da regiao sul de santa catarina mais precisamente de armazem perto de tubarao sc os meus bisavos vieram de portugal divisa com a espanha o nome da cidade em portugal e cidade de borba enclusive temos ate vinho com o nosso sobrenome o brasao da familia borba e desta cidade a nossa familia e composta de sete irmaos antonio jose borba fancisco borba celina borba laura borba ines borba valerio borba neri borba sou casado com valda steiner borba e temos tres filhos jose adolfo steiner borba casado com mariamelia werner borba eles tem um filho antonio werner borba e moram em joinvile sc o fernando steiner borba casado com cristina da silva borba eles tem tres filhos caio marcos da silva borba e gustavo da silva borba e isabela da siva borba eles moram em oeiras lisboa portugal e mirela steiner borba casada com fabio ramos eles tem um filho que chama-se mateus borba ramos tambem moram em joinvile santa catarina. fone para contato- 048 – 8837- 2962 ou 8825- 4066 ambos da claro

  • OLÁ Carla eu tenho uma sobrinha que o seu pai é um Borba ela é Borba também o seu nome é Jaine Beatriz da silva leite o seu pai não botou o seu Borba por motivo pessoal . Abraço zelita tia de Jaine

  • Meu avô era Jose Leocadio Borba natural do estado do Rio de Janeiroalguem tem alguma informação ? Agradecida

  • Oi Luciana. Tenho um tio que não conheço se chama lázaro Augusto Borba filho de José Augusto Borba meu nome e divina Mendes Borba filha de Jaime Augusto Borba meu

  • Olá Borbas de Pernambuco,

    A minha avó materna se chamava Maria Amélia Borba Amaral (solteira Maria Amélia Pereira Borba), era filha de Domingos Lopes Pereira Borba e de Joana Távora Pereira Borba. Minha avó tinha uma irmã chamada Joaquina que tinha um filho que morava em São Paulo chamado José Hélio Borba. Se alguém aí tiver alguma referência com esses nomes. Por favor, entre em contato.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

outubro 2018
S T Q Q S S D
« mai    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).