Delfim: “O PAC é um plano de esperança”

jan 24, 2007 by     Sem Comentários    Postado em: Economia, Política

do Terra Magazine

“O governo não faz o crescimento. O Brasil não vai crescer se o governo não for capaz de cooptar o setor privado”. A opinião do economista e ex-deputado federal Delfim Netto sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) anunciado pelo presidente Lula na segunda-feira é de otimismo e de cobrança sobre a adesão do setor privado ao projeto de crescimento. Delfim Netto foi ministro da Fazenda durante o governo militar dos presidentes Costa e Silva e Emílio Garrastazu Médici. Depois de cinco mandatos consecutivos como deputado federal, ele não conseguiu ser reeleito em 2006. O presidente Lula tem dito a amigos próximos que gostaria de ter Delfim Netto na composição de seu novo governo.

Para ele, a principal diferença deste para todos os outros planos que o país vivenciou é o contexto econômico: “Os outros eram planos de desespero. Esse é um plano de esperança”, afirma.

(…)

Terra Magazine – O senhor ficou satisfeito com o Programa de Aceleração do Crescimento?

Delfim Netto -?Acho que a coisa mais importante foi o discurso do Lula. Ele pôs os pingos nos is. O Brasil vem patinando nos últimos anos. Depois de termos conquistado a estabilidade, nós deixamos de crescer. A maior contribuição deste discurso é voltar a dar ênfase ao crescimento. O crescimento é um estado de espírito apoiado em condições objetivas. No primeiro mandato, depois do Plano Real, o governo deveria ter usado do poder que o plano deu ao Executivo para fazer as reformas. Em vez disso, se concentrou em conseguir aprovar a reeleição sem desincompatibilização.

Leia aqui a entrevista completa.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

setembro 2019
S T Q Q S S D
« mai    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).