Há problemas de habitação no Brasil?

out 1, 2007 by     7 Comentários    Postado em: Economia

casa.JPG 

Não. Há problemas de falta de renda, e de falta de política de financiamento adequada.

O Governo durante muito tempo tentou resolver o problema através de “financiamentos” subsidiados através da construção de conjuntos habitacionais para a classe baixa, que teve seu mérito, mas que se esgotou na década passada.

Alguns governos ainda insistem em fazer política habitacional dessa forma, mas a timidez da quantidade de obras simplesmente desmonta os programas.

Alguns pontos isolados são importantes, como a retirada de palafitas pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo Federal, mas as ações são pequenas, e os gastos com burocracia são imensos. As casas que são construídas por R$ 15 mil acabam custando mais que o dobro disso, porque se exige equipe para busca de financiamento, além de uma secretaria inócua para isso.

Muito melhor seria se o Governo financiasse a compra da casa própria, subsidiando juros completamente para a classe baixa, ao invés de inventar esse monte de financiamentos através da Caixa Econômica Federal que no fundo acabam complicando a vida de quem se financia, e da própria Caixa que acaba incorrendo em enormes custos de recebimento das parcelas.

Se o Governo financiasse a casa própria de maneira adequada, e com a enorme demanda reprimida tanto pela classe mais baixa como pela classe média, rapidamente teríamos oferta bem maior.

A falta de oferta tem muito mais relação com a falta de recursos das pessoas do que pela falta de demanda. Se as pessoas tivessem condição de financiamento adequadas, teríamos um mercado muito mais promissor do que hoje, apesar de todos os indicadores indicarem crescimento.

O Governo caminhou em alguns sentidos, desonerando alguns itens de construção, mas não foi na raiz do problema, que é o financiamento. Com 11% ao ano não é razoável o financiamento de um bem tão caro.

E enquanto isso vamos ficar vendo o Movimento Sem Teto reclamar, com toda razão, sem muito o que fazer.

Em resumo, é muito mais barato financiar a juros baixos, ou mesmo juro zero, do que sustentar a estrutura política e administrativa de secretarias de habitação.

7 Comentários + Add Comentário

  • sei não… o governo emprestar diretamente? e não é caro também sustentar uma estrutura para gerenciamento/recebimento/cobrança desses empréstimos (porque tem que haver uma, do contrário é doação)? não estaríamos duplicando a estrutura, já que bem ou mal temos a CEF, correndo o risco de sucatear as procuradorias municipais e estaduais com o afluxo de processos de cobrança?

  • esse site é uma merDAAAA!!!!!!
    porra faz outro melhor que estar precisandooo fazer outro!
    !!!!!!!!!===>>>VAII TOMAR NO CUUUuuuUUUUuuu!!!!!

  • POrRAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    E ISSO MESMO NAO GOSTOU ME ENGOLE…

    EU AMO DIEGO CRUZ!!!!!!!!SOU (bi msm)…

  • te AMO DiegOOO!!!!!!!!!!

  • SEU ************************, *********** vc está do lado do governo é? ou é pq já tem sua CASA E SEU CARRO DO ANO?. deixe de ser ************, O BRASIL TEM MILHOES DE PROBLEMAS um deles é a HABITAÇÃO, A falta de política pública para FINANCIAMENTO E Estatização de IMOVEIS dos DRAGÕES de ALUGUEIS. PROBLEMA DE RENDA não quer dizer que gera problema de HABITAÇÃO. SEU *****, ******.

    Nota: comentário editado por conter palavras de baixo calão.

  • povooooooooooo extrssadoo’

  • O PROBLEMA DO BRASIL É FALTA DE HUMILDADE, QUE CUSTA AO GOVERNO FAZER A DISTRIBUIÇÃO DIGNA DAS RENDAS, QUE ESTÃO MÁL DISTRIBUÍDAS EM TODO TERRITÓRIO,POR ISSO O POVO NÃO TEM CONHECIMENTO.
    O CONHECIMENTO AÍNDA É DE POUCOS,VOCÊS POLÍTICOS SÃO A CAUSA DO ORGULHO OU DA VERGONHA DA NAÇÃO, POR QUE EM SUAS MÃOS DEPOSITAMOS NOSSA CONFIANÇA ATRAVÉZ DO VOTO… E O QUE É QUE VEMOS????? SALVE.. SIDINHA CAMPOS….E OUTROS…

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação às punições de corruptos...

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia


  • “O homem de bem é um cadáver mal informado. Não sabe que morreu.”
    Nelson Rodrigues.

ARQUIVO

julho 2014
S T Q Q S S D
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).