É hora de sair da Bolsa?

nov 23, 2007 by     1 Comentário     Postado em: Economia, Finanças

bovespa oficial

O pregão da Bovespa de ontem apontou um amento de 0,12%, depois de forte baixa durante dois dias seguidos, dentro de um mês particularmente ruim.

A pergunta que muitos se fazem agora é se vale a pena permanecer na bolsa, em meio a tanta volatilidade, e instailidade externa.

O problema é que nos dois últimos anos, quase todas as bolsas sofreram forte entrada de liquidez, fazendo com que os preços de mercados dos ativos subissem muito. Provavelmente muito além do que valem.

Ninguém sabe se isso seria uma bolha especulativa, ou um novo patamar de preços, já que os recursos ali alocados não tendem a sair num curto prazo.

De toda forma, é bom estar atento porque ontem a Bovespa chegou a operar abaixo de 60.000 pontos, cois que não acontecia há mais de um mês.

O problema é que tem muita gente entrando na bolsa neste momento, principalmente investidores individuais, e isso de certa forma está fazendo com o que o custo de entrada fique muito alto, principalmente se estivermos em uma bolha especulativa.

1 Comentário + Add Comentário

  • Prezado Pierre, já atentou que para muitos é a bolsa ou a vida?
    Quem lhe disse que especular é algo racional?

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

junho 2019
S T Q Q S S D
« mai    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).