Preço das ações da Vale do Rio Doce era uma bolha

out 31, 2008 by     36 Comentários    Postado em: Economia, Finanças

Depois da Petrobrás e do Banco do Brasil, a Vale do Rio Doce é provavelmente a empresa que mais relações mantém com o brasileiro de classe média.

Isso porque foi dada permissão para que os trabalhadores formais pudessem comprar suas ações com recursos do FGTS. Como este é um investimento horroroso em termos de retorno, milhões de brasileiros são hoje acionistas da Vale do Rio Doce.

Gráfico 1 – Preço das ações da Vale entre 2005 e 2008.Vale (economatica) 
Fonte: Economática

Hoje o anúncio de redução das atividades da empresa afetou fortemente a Bovespa, e principalmente os que estão comprados nas ações da empresa (quase todo mundo).

Gráfico 2 – Preço das ações da Vale entre 2001 e 2004.
vale 2 
Fonte: Economática

Os dois gráficos acima mostram que as ações da Vale do Rio Doce mostram um forte processo de formação de bolha especulativa. As escalas estão diferentes, mas veja que os gráficos são semelhantes nos períodos.

Dois fatores específicos ajudaram na formação da bolha. O primeiro foi em março de 2002 (Gráfico 2), quando o Governo autorizou a compra de ações da Vale com recursos do FGTS. Rapidamente as ações dispararam no mercado.

Isso elevou a liquidez das ações de maneira desproporcional. E a segunda, que podemos ver no Gráfico 1, foi no início de 2007, quando as commodities internacionais dispararam, gerando reação exagerada nos investidores.

Ao mesmo tempo as commodities aparentavam ser uma bolha, e na Bovespa os investidores trataram de supervalorizar as notícias e as expectativas.

Deu no que deu. Pode até não ser agora, mas as ações da Vale ainda irão passar por um forte processo de ajuste. Isso aliado ao anúncio de diminuição das atividades, pode ser uma péssima notícia para quem está comprado na Bovespa.

Como se vê, até quando tenta ajudar o Governo acaba atrapalhando o mercado de capitais.

36 Comentários + Add Comentário

  • Depois de sua sinistra privatização a dita empresa deveria ter mudado a razão social para Vale do Rio Salgado. Agora, então, é que o gosto do sal ta de lascar.

  • A companheirada quer estatal para mamar, para lotear. Veja o que ocorre na Petrobras: indicados a cargos de chefia, sem nenhuma experiência no assunto, assumem e realizam estragos, desperdiçando recursos da empresa com compras inúteis.

  • É apenas uma marolinha, não é mesmo Dr. Sabetudo?

  • Nada contra as privatizações, muito menos em termos ideológicos. Apenas mencionei o fato de que a privatização da referida Vale foi algo nebuloso, o que nao teve nada a ver com o PT. É preciso parar para refletir que os argumentos contra tal partido, para muitos neste espaço, caem no descredito, por estarem eivados de “contra sensos” ideológicos (sic). A luta do bem contra o mal é mais embaixo, caro privatizador!

    • Ainda bem que não teve nada a ver com o PT. Se tivesse estaria loteado de petralhas. Alás não sei para que o “desgoverno” quer ter empresas pois regulamenta todas através das leis e agencias regulamentadoras e é sócio privilegiado (só participa dos Lucros) com o IR e outros impostos. Só pode querer ter empresas fora das ações caracteristicas de Governo para abrigar a “cumpanherada”.

  • Em 2002,pedi demissão de uma empresa, portanto o meu FGTS está preso até que eu me aposente, então Vale apena comprar as ações da Vale ou da Petrobras? ou nenhum dos 2, deixando apenas o juros da poupança?
    Desde já agradeço!
    Bandeira.

  • minha mãe tem ações preferenciais muito antigas, 516 ,vale a pena esperar para ver como vai ficar?

  • As ações da Vale não podem cair mais do que cairam

  • em julho de 1993 comprei certa quantia de ações da CSN e até então não obitive qualquer posição sobre elas, onde foram parar?Sei apenas que a CSN agora é Vale do Rio Doce a ai? como saber que fim deu essas ações?Aguardo qualquer parecer

  • GOSTARIA APLICAR NA BOLSA NO LONGO PRAZO , O VALOR INICIAL SERA R$ 50.000,00, ACREÇIDO MENSALMENTE COM 2000,00, GENTILEZA INDICAR UM PACOTE DE EMPRESAS E COMO DEVE DISTRIBUIR OS VALORES PARA CADA UMA.
    SDS
    KARL- HEINZ

    • Karl,

      Aconselho você a procurar um clube ou fundo de investimento. Melhor só fazer voo solo quando estiver melhor ambientado na bolsa.

      Forte abraço.

  • OBRIGADO MARCO BAHÉ PELA ORIENTAÇÃO.
    ABRAÇO.

  • gostaria de saber se estes clubes ,fundos de investimentos sao confiaveis.

  • karl e Gilson, comparecam em uma agencia da caixa economica federal e procurem o gerente geral, ele sera a melhor pessoa pra orientar sobre os fundos de investimentos !!!

  • Nunca investi, no entanto possuo meu FGTS e pretendo investir 500,00 por mês. Qual investimento mais adequado para que no final de determinado prazo possa gozar de seus dividendos, não penso em comprar e vender mas sim adquirir uma “pensão vitalícia”

  • qual o valor da cota da vale 1 hoje dia 05/02/2010

  • Estou querendo fazer um investimento pequeno,inicial,mas progressivo.Qual seria a melhor opção para mim?

  • Olá Boa Tarde, voce sabe qual o preço das ações da vale em 2002, ou onde posso encontrar? Obrigada

  • tenho a possibilidade para o ano de 2011 envestir um valor razuavel de mais ou menos 120.000.00 reais. quais as previsoes pra o proximo ano a tendençia e abaixar ou subir ou manter ou manter un undice extavel no mercado!!!!!!!!!

  • Quero investir 3000, e mesalmente 500 . Qual seria o melhor investimento?

  • Se as ações da Vale valem tanto, porque investi R$ 1.000,00, a dois anos, e até hoje não ganhei um centavo, muito pelo contrario, so perdi. Dá pra entender?

  • Eu particularmente gosto da vale do rio doce e, ate queria que me enviasen opições de compra ,valores preso por lote e meios para realisar compras por favor em detales des de ja muito obrigado espero resposta por imail !!!

  • A vale do rio doce e mundialmente falada e cada ves melhor e temos que dar valores as grandes empresas como a vale porque ,digo o nosso brasil era para ser primeiro mundo !!!

  • Após interveniência do Governo, as ações da Vale tem tendência a cair, como no caso da Petrobrás. Enquanto estava, nas mãos de particulares privatizadas, passou a ser altamente rentável. Agora, vai virar cabide de emprego para satisfazer a gana e cobiça dos políticos ligados ao Governo (PT, PMDB, etc.). É isso aí. Angelo Ticom

  • De acordo. Entretanto, com a intromissão do governo interessado em satisfazer a gana dos políticos do PT, PMDB e outros agregados, al´~em do empreguismo desenfreado como aconteceu com a CSN, não vejo como a Vale vé manter o mesmo ritmo de crescimento. Angelo Ticom

  • Penso em comprar ações periodicamente( mensal) por um longo periodo,10 anos talvez, como uma captalização, isso pode ser um bom negocio?? ou devo evetuar aquisições semestrais ou anuais?? a intensão principal é a Petrobras segundo plano Vale do Rio Doce.

  • Qual seria a melhor opção para fazer um bom investimento? comprar imoveis e franquias?

  • gostaria de saber como compra ações da vale do rio dose enverti o meu dinhero todo mes em verti presissa do auto enverdimento para compra ações da vale – fabiano sena hobrigado pela atenção

  • eu gostaria de fazer um investimento na vale mais nao estou orientado de como fuciona gostaria de saber como posso fazer parte desse grupo e quanto teria que inverti de inicio

  • Gostaria de saber qula foi o valor de cada quota da Vale do rio Doce. Do dia 26/09/2011.

    Att.

  • Dei entrada na aposentadoria e tenho parte do meu fundo aplicado. Não entendo nada de bolsa, apenas investi anos atrás achando que seria uma melhor opção do que deixar somente no fundo.
    Percebo que errei. Comecei a perceber um decréscimo desde 2008, e fui orientada a ser paciente.
    Seria prudente aproveitar a liberação do fundo por conta da aposentadoria e resgatar esta aplicação ou deixá-la seguir o curso para um melhor momento?

  • Não são poucos pequenos investidores que estão amargando prejuízos de aproximadamente 20% (vinte por cento) do capital aplicado, há quase dois anos atrás.
    Difícil explicar esse fenômeno, mesmo porque, trata-se de uma mega-empresa altamente lucrativa!
    Existe alguma esperança de ao menos sair dos prejuízos???

  • A minha opinião é que a bolha nunca existiu, existiu foi uma euforia de compra em virtude do nome da Vale.
    Agora temos que esperar que uma cabeça interessante e pensante possa mudar o rumo da empresa.

  • Essa quadrilha está acabando com a credibilidade do Brasil, de forma a deixar marcas pesadas de descontrole e de INCOMPETÊNCIA POLÍTICA, o que deixa as empresas sem horizonte e sem qualquer perspectiva de crescimento e de estabilidade produtiva e comercial.
    Ao meu modesto ver, só há um Homem com H maiúsculo que tem a capacidade e Honradez para chefiar esse nosso pobre e falido País … Elmo Sr JOAQUIM BARBOSA.

  • Comprei ações da Vale Rio Doce em 2002. Comprei no Banco do Brasil (dinheiro e pequena parte FGTS)
    o BB cobrou custodia estes anos todos. Entretanto fui verificar no Banco, la consta como zerada minhas ações. Term apenas meu cadastro.

    Como faço para rever os valores das custódias e quais os danos isto pode me causar?

    OBS. Recebo os comprovantes das ações via BOVESPA.

  • Possui 350 ações da vale que herdei do meu bisavô
    Quero passar essas ações para minha irmã
    Como devo proceder?

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

julho 2019
S T Q Q S S D
« mai    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).