Dia dos Professores: não há o que comemorar

out 15, 2012 by     15 Comentários    Postado em: Educação

Hoje comemoramos o Dia dos Professores, mas a pergunta é: há o que comemorar?

Claro que não.

Sob qualquer aspecto que observamos, o cenário é desolador.

Não falo do meu caso, pois de uma forma ou de outra faço parte de uma elite educacional, que conseguiu se qualificar e atingir o topo da carreira docente, que é a Universidade Federal.

Mas o que dizer da grande maioria dos docentes?

Para quem não sabe, professor é a profissão com maior número de trabalhadores no Brasil. Apenas a Secretaria de Educação de São Paulo possui 400 mil em seus quadros (ativos e inativos). Quando colocados os trabalhadores administrativos, a Secretaria torna-se um empregador maior que o WalMart e a GM Mundial.

A grande maioria recebe um salário miserável. Aqui em Pernambuco ainda ostenta-se o título de pior salário médio do Brasil.

Com um quadro como esse, é difícil comemorar algo.

Há uma série de estudos que concluem que não há relação entre a melhoria do salário e a melhoria dor esultado na educação, mas isso é uma lógica irreal.

Na prática, com salários absurdamente baixos, a profissão docente atrai estudantes com resultados médios mais baixos, e o resultado é essa tragédia educacional.

E nenhum, absolutamente nenhum grupo de poder (seja PT, PSDB, etc…) tratou educação com seriedade. NENHUM!

Quem melhor retratou esse descaso foi a Professora Amanda Gurgel (RN), que se elegeu a vereadora proporcionalmente mais votada do Brasil.

Tanto o PSDB como o PT trataram o setor com números quantitativos. A diferença é que o PSDB se perocupava com número de matriculados no ensino básico e o PT com o número de matriculados no ensino superior.

Qualidade que é bom…

Por enquanto, a única certeza é que não há nada a comemorar.

image

15 Comentários + Add Comentário

  • Deixo para parabenizar aqueles professores em essência, não aqueles que ganham a vida dando aula.
    Às vezes coincide de um professor ganhar a vida como professor. Noutras vezes, os grandes professores das nossas vidas estão fora das salas de aula.
    Muito se fala dos problemas estruturais enfrentados pelo sistema de educação formal. Isso pode, veladamente, ainda render, além dos aviltantes salários, uma boa dose de culpa aos heróicos mestres.
    Creditar o desenvolvimento de uma sociedade à melhora do ensino formal termina por tornar consequencia o que é causa.
    Até parece que professores não perpetuam preconceitos, falta de educação e tantas outras mazelas. Adaptando, quem educa os educadores?

  • OS CRIADORES DO IAUPE, FADE E FINATEC TEM MUITO O Q COMEMORAR.

  • Parabéns aos professores, em particular aos do governo do Estado de Pernambuco que vivem com mísero salário de pouco mais de R$ 1.200,00 , com falta de estrutura e demais mazelas que todos sabemos. Aos professores da Prefeitura do Recife, aviso que vem aí Geraldo……kkkkkk….se a política for mesma do Governo do Estado…meus pêsames.kkkkkk O Governo de Pernambuco deveria ter vergonha! Tablets não resolve o problema da educação. Aos professores do ensino privado também não tem muito a comemorar pois o salário também não é lá essas coisas….. Aos professores de Dilma, do ensino público federal, a greve já disse tudo. FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

  • Um certo professor de instituição privada uma vez falou que os Professores merecem o que têm, pois são eles mesmo que fazem propagandas governamentais para iludir a população dizendo que a educação está muito boa…

    Somente em Recife, há muitos formados como Engenheiros trabalhando como Professores, há Médicos dando aula, há Bacharéis dando aula a ensino não-superior, entre outros..
    Médico é a profissão com salário médio mais alto no brasil, por quê um Médico iria ser Professor? Quem é bom é bom em qualquer profissão. O mesmo ocorre para quem é ruim.

  • OS CRIADORES DO IAUPE, FADE E FINATEC TEM MUITO O Q COMEMORAR………….

  • ESTE BLOG PODERIA DIVULGAR OS VALORES Q OS PROFESSORES DE UNIV.PÚBLICAS GANHAM NOS INSTITUTOS Q ELES CRIAM, PRESTANDO SERVIÇOS FORA DA UNIVERS.

    FIM AO IAUPE, FADE E FINATEC ,ETC……………..

  • SERIA BOM Q OS PROFESSORES DE UNIV.PUBLICAS PRESTASSEM UM BOM SERVIÇO ,JÁ Q FAZEM TANTA GREVE.

  • Lamentável a educação deste País! Desde o ensino funadamental, técnico à graduação entre outros… Como ter educação de excelência, se os professores não tem apoio nem dos próprios pais destes alunos, que não lhe ensinaram respeito ao próxi
    mo? E na capacitação, como investir? O salário não dá para os proprios gastos domésticos! E por isto temos que nos “acostumar”? Vejam os vídeos abaixo, por favor:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ruN_LR60ZfQ

    Dia dos Professores: não há o que comemorar | Educação | Acerto de Contas | Economia, Política e Atu

    acertodecontas.blog.br

  • O governo não pode melhorar a educação do país.

    Se a educação melhorar demais, quem vai cair nos engodos do governo? Quem vai acreditar que o mensação não exisitiu? Quem vai acreditar nos números fantasiosos? Quem vai acreditar numa piada de mau gosto chamada “copa de 2014″? Quem vai acreditar na nova classificação de renda onde todo mundo virou rico da noite para o dia? Quem vai ser massa de manobra do governo? Quem vai ser “bucha de canhão” para o consumo? Quem vai comprar até não poder mais? Quem vai sustentar os banqueiros e os grandes empresários que financiam a campanha da presidenta? Quem vai comprar um produto três vezes mais caro e achar que fez um bom negócio? Quem vai viver levando bala de policial e de traficante na favela e achar que vive na Suíça? Quem vai achar que melhorar de vida é ter um celular comprado em 80X? Quem vai viver de bolsa-esmola em troca de voto? Quem vai trocar dentadura por voto? Quem vai servir de estatística para o governo poder espalhar suas mentiras? Quem vai acreditar que o Brasil é a maior potência das galáxias? Quem vai querer trabalhar feito burro de carga e dar tudo que tem para o governo sustentar nababos, barnabés e marajás que detestam trabalho? Quem vai consumir desvairadamente pra ficar devendo até a mãe pra ajudar os banqueiros, empresários e o governo? Quem vai querer ser escravo de empresário bilionário explorador que cada dia que passa fica mais rico? Quem vai achar que o SUS é uma maravilha? Quem vai querer ser ser roubado por religioso charlatão, marginal e ladrão? Quem vai acreditar que o Brasil é o país mais educado e rico do mundo? Quem vai viver de malandragem, cachaça, futebol, BBB e novela? Quem vai dar dinheiro a Rede Globo? Quem vai sustentar os traficantes? Quem vai eleger 513 MARGINAIS e 81 BANDIDOS?

    Enfim, se a educação melhorar quem vai aceitar se fuder para o governo se dar bem?

    O mercado da ingorância e da malandragem no Brasil dá dinheiro a muita gente, inclusive ao governo, que precisa dessa horda de ignorantes, alienados e drogados pra continuar fingindo que governa esta POCILGA chamada brasil. O mercado da ignorância no Brasil é mais lucrativo que o tráfico de drogas, o tráfico de órgãos, a corrupção no congresso, o tráfico humano, a prostituição, o mercado da fé, o roubo de veículos, o estelionato e o tráfico de armas juntos.

    Digamos que por mágica ou milagre, o brasileiro, hoje, se tornasse um povo sério e educado, amanhã o atual (des)governo, os barnabés parasitas e 2/3 dos empresários nacionais estariam todos na guilhotina.

    RESUMINDO: O GOVERNO QUER VER O DIABO, MAS NÃO QUER VER O POVO EDUCADO.

  • O que se tem para comemorar no dia do professor é que neste dia não tem aula (pelo menos na PCR e no Estado de PE).

  • Por enquanto, a única certeza é que não há nada a comemorar.

    ——

    Triste, muito triste, verdade!

  • A maioria não valoriza educação. Se pagam escola, querem terceirizar a educação dos filhos. E ainda vão dar piti quando o moleque leva bomba. Sem contar a parcela que paga só para posar de elite, sem preocupação alguma com a qualidade do ensino. Se não pagam, mandam o guri por causa da bolsa, do tablet ou da merenda. Qualidade na educação é lenda.

  • A afirmação de que a profissão atrái os estudantes com resultados médios mais baixos é perigosa e deveria ser corrigida. Há os que primam pela vocação antes do salário.

  • Pena que só ficou no blá blá blá e desabafo… :(

  • Pena que só ficou no “blá blá blá” , já que só serviu pra desabafo mesmo… :(

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

novembro 2017
S T Q Q S S D
« mai    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).