Ning é uma excelente ferramenta para comunicação

jan 25, 2010 by     12 Comentários    Postado em: Educação

image

Na semana passada divulgamos aqui a rede social que o Acerto de Contas está montando, com o objetivo de reunir as pessoas que querem discutir as dúvidas na compra de imóveis.

Conheci esta ferramenta através do Delegado Protógenes, que mantém uma comunidade chamada Protógenes Contra a Corrupção. Luis Nassif também tem uma plataforma semelhante.

Em julho do semestre passado resolvi montar uma plataforma para o curso de administração da UFPE. Funciona basicamente como um Orkut privado, com objetivo de dar apoio acadêmico.

Na verdade já estava procurando uma ferramenta, e fiquei impressionado como esta se adaptou a situação.

Os alunos e professores aderiram em massa ao instrumento. Isso é essencial para que ela se autoalimente. Lá dentro os professores criam os grupos das suas disciplinas, debatem com os alunos, e também podem colocar todo o material que esteja em meio eletrônico, como listas de exercícios e também PowerPoint.

O recurso mais importante é o que o dono dos grupos possui, que é o de mandar uma mensagem a todos os membros da comunidade. Isso facilita muito a comunicação entre a coordenação, os professores e os alunos. A comunidade tem mais de 1.100 pessoas cadastradas.

Ali consigo me comunicar rapidamente com os estudantes, evitando muita demanda desnecessária, inclusive porque os alunos acabam tirando as dúvidas entre eles. Criam seus próprios grupos e isso dinamiza muito a comunicação.

12 Comentários + Add Comentário

  • É parecido com o Google Groups, certo?

    • Nada Zambo
      É outra coisa, veja lá
      Abs

    • Não, o Google Groups é um gerenciador de lista de discussão por e-mail.

      Se quiser realmente fazer uma analogia… é com o orkut mesmo.

  • [...] This post was mentioned on Twitter by acertodecontas, Raquel Pedonni. Raquel Pedonni said: @marcelomendes_ Amor, achei isso aqui legal pra ti : http://migre.me/hE3t [...]

  • Parece com a Plataforma Moodle Pierre?

    • Lembra um pouco o formato porque tem foco não paradigma de “comunidades” mas é uma ferramenta muito mais eficiente e “usável” do que o moodle.

      So por curiosidade ela foi desenvolvida pelo mesmo carinha do Netscape, lembram dele?

      • Lembro! Foi meu primeiro navegador em 1998. Valeu!

        • E em inglês. Bárbaro!

  • A comunicação no semestre passado fluiu muito melhor. Ficou bem mais fácil de pegar o material do professor, sem contar que em turmas como 8º e 9º período em que a maioria é eletiva era impossível ter um e-mail de grupo decente e nunca conseguia pegar os materiais dos professores. Assim facilitou muito, fora as notícias sobre o curso.

    Perfeita e atende muito bem as nossas necessidades.

    • Sera que o novo coordenador vai manter a ferramente ou fará prevalecer a vaidade e não aceitar essa boa prática?

  • O Luís Nassif também tem um Ning.
    http://blogln.ning.com/
    Recomendo bastante.

  • Olá,

    Vcs ainda utilizam o NING? Faço parte de um grupo e estamos estudando usar a mesma plataforma.

    Ats,

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

agosto 2017
S T Q Q S S D
« mai    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).