Quer ser meu orientando de mestrado ou doutorado?

mai 3, 2012 by     39 Comentários    Postado em: Educação

GLOBALIZAÇÃO - 3

Como muitos daqui sabem, faço parte do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE. Além disso, coordeno um Núcleo de Pesquisas em Finanças e Investimentos (NEFI), que se destina a estudar algumas áreas ligadas principalmente à Teoria de Investimentos.

Atualmente leciono em 3 cursos de pós-graduação em Administração, além da graduação: Doutorado, Mestrado Acadêmico e Profissional.

Durante muitos anos o foco de estudo do grupo foi em anomalias de mercado, mas desde o ano passado venho mudando a área. Quem tiver interesse, este ano estarei orientando em 3 linhas de pesquisa: Mercado Imobiliário, Economia Criativa e Finanças Corporativas (risco, valuation e estrutura de capital).

São linhas de pesquisa próximas (teoria econômica e financeira) e se justificam por vários motivos.

Em mercado imobiliário porque temos poucos estudos no Brasil, apesar de ser o mais importante mercado em termos de riqueza. Se somarmos o valor de todos os imóveis, isto seria maior do que o somatório das dívidas em títulos somadas, além da bolsa de valores. É de se estranhar a ausência de estudos no país.

economia-criativa5

No caso dos estudos em Economia Criativa, esta é uma área de grande importância para o Recife, já que a Prefeitura recém aprovou uma nova lei de incentivos, acoplando esta área da economia ao Porto Digital, que aumentou sua área para o bairro de Santo Amaro.

E Finanças Corporativas porque é minha área de origem, e tenho muita afinidade com o tema.

Todas os trabalhos que oriento possuem pesquisa de campo. O aluno deve pensar na coleta de dados primários.

As inscrições para o Mestrado Profissional já estão abertas (não confundir com MBA, que é uma especialização). Serão entre os dias 21 e 25 de maio. Aqui está a chamada.

Já as inscrições para o Mestrado Acadêmico e o Doutorado, normalmente ocorrem a partir de outubro.

Quanto à seleção, o edital acaba orientando. E cada um é diferente do outro. Pessoalmente sou a favor da aplicação da prova nacional da Anpad como critério único, mas fui voto vencido.

Ainda esta semana atualizo este post, dando dicas de como elaborar um bom projeto, sem encher o mesmo de inutilidades, já que o que importa é uma boa pergunta de pesquisa.

Estou divulgando previamente as áreas de interesse para que todos saibam. E também porque não recebo candidatos antecipadamente. Acho melhor, já que participo da seleção. Como a seleção sempre tem um mini-projeto, é bom que saibam as áreas de interesse.

Então se tiver alguma dúvida, esta deverá ser tirada por aqui, para que todos saibam e compartilhem.

39 Comentários + Add Comentário

  • Qual é a bibliografia básica para participar da seleção? É previamente divulgada?

    • É sim, mas no caso do Mestrado Profissional, não tem prova. É currículo e projeto

  • Pierre,

    Você pode explicar um pouco mais sobre o tema econômia criativa, citando exemplos.

  • Bom dia…
    Minha área é gestão de pessoa, peço apenas indicação de um professor que possa ser meu orientador. Moro em João Pessoa e gostaria já de ir vendo isto. Caso possa ajudar-me agradeço!!

    Atenciosamente,

    Adriana N. Silva
    Administradora
    CRA 3307/PB

    • Adriana
      Sugiro que entre em contato com o Professor Walter Moraes, coordenador do Programa

  • Sobre a estrutura curricular, haverão eletivas direcionadas para as linhas?

    • Cecilia
      Ainda não sei, mas acredito que as disciplinas são gerais. O que não impede de cursá-las em outros programas

  • Pierre,

    O curso é pago? Qual o valor?

    Tenho interesse nas 3 áreas q vc citou, bem como experiências nas 3 tb…

    Abraço!

  • Complementando a pergunta de RENAN…
    Qual o horário da aulas?
    Já me interessei por outros mestrados profissionais da UFPE. Mas como o horário das aulas era durante o dia ficou muito complicado. E fato: É muito dificil uma empresa liberar o funcionario durante o expediente de trabalho.

  • Pierre, boa tarde. Sou analista de qualidade em uma fábrica de software e tenho interesse em desenvolver atividades voltadas, além da gestão de qualidade, óbvio, à economia criativa. Existirão vagas no mestrado acadêmico para essa área? Qual é o valor do mestrado profissional? Muito obrigado.

  • Respondendo aos três acima.
    O Mestrado Acadêmico e o Doutorado sao gratuitos. O Mestrado Profissional é pago, mas não sei o valor. Pode pegar esta informação no fone 21268380
    O horário do Mestrado Profissional é sexta, de 18 as 22 e sábado o dia inteiro.
    Daniel, as vagas sao ofertadas por ares, pelo menos nos anos anteriores foi assim. No caso minha área é Finanças. Na pratica é como se fosse para cada professor, já que as áreas hoje estão muito especializadas.

  • Pierre, se for pago será aceito cartões ou cheques de pessoa física? Teve um mestrado na UFPE que só aceitava cheques administrativo, o que dificulta, pois é dificil de conseguir, além de ser cobrado pelo banco. Facilitem a vida do estudante!

    • Mar
      Eu não tenho a menor idéia de como funciona essa burocracia.
      Prometi a mim mesmo que lá na UFPE, a partir de agora, só faço ensinar e pesquisar. Nunca mais assumirei cargos lá.
      o que sei é que precisa ser por empresa, por uma decisão judicial. É a única coisa que sei.
      Ah….facilitar a vida de estudante por lá? Isso non ecziste

      • kkkkkkkkkkkkkkkkk Valeu! kkkkkkkk

        • É uma pena Pierre!

        • É assim mesmo.
          Já fui candidato a Reitor. Apesar da boa eleição, represento a minoria.
          Outro deve aparecer para disputar.

  • Pierre, é necessário participar da seleção já com um orientador ou essa escolha pode ser feita após a seleção?

    • Daniel
      O edital deve dizer isso, mas normalmente por lá a escolha é feita antes.

  • Pierre, divulgando curso pago e ainda ganhando bem para isso. Isso se chama privatização da UFPE. Ainda vem com esse discurso anti-burocracia, pró-educação e a favor dos alunos. Se tivesse uma postura a favor dos alunos de verdade promovia atividades sem cobrar um centavo. Você é um beneficiário dessa situação. Ainda bem que perdeu o cargo de Reitor. Ninguém merece uma universidade que só pensa em grifes desfilando no espaço público e as pessoas enchendo o bolso de dinheiro mesmo já recebendo salário para dedicar exclusivamente à UFPE

    • Mimimi…PT…ah, mas esqueci. A UFPE é administrada pelo PT, que pelo seu comentário está privatizando a UFPE.
      Mimimi

    • Não estamos ganhando nada para divulgar, a não ser orientandos.
      E só agora você descobriu que sou capitalista? Está lento filho.

    • Sinceramente, não entendo porque uma universidade pública precisa criar cursos pagos, já que toda infra-estrutura é pública! Ou seja, há vagas para mais alunos de mestrado e doutorado gratuitos, mas dificultam pra que os incautos se desesperem e paguem por isso.
      Cadê o MEC que não vê isso…por enquanto mesmo só greve por melhores salários. #VergonhaUFPE

      • Aí você fala com o reitor, e não comigo.
        E o MEC já viu, pois o curso é reconhecido pela Capes.

        • Fato:
          O MEC não dizer nada contra e a CAPES autorizar não tornam a “coisa” dos Mestrados Profissionais mais “ética” do que ela realmente aparente ser.

          Pergunta direta:
          Como é feita a remuneração dos professores da ufpe para o mestrado acadêmico e para o mestrado profissional?

        • O mestrado acadêmico está dentro o contrato do professor. Se o professor dá 2 turmas no total, uma será no acadêmico e uma na graduação.
          No mestrado profissional ele tem duas opções. Ou ganha a mais e isso não entra no cômputo de suas aulas (neste caso dá aulas a mais) ou então ele não ganha nada a mais e diminui a carga horária normal.
          Em outras palavras, se ele quiser ele não ganha nada a mais e dá horas a menos na graduação ou ganha mais e continua com a mesma carga horária da graduação.
          É uma opção.

      • Esse povo quer tudo de graça, o que vocês tem contra o lucro. Não é pecado não, é com o lucro que fazemos investimentos, produzimos, crescemos. As melhores universidades do mundo são pagas e são muito caras. A melhor universidade brasileira no ranking das melhores do mundo é a USP se não me engano na 97º posição, de que adianta ser de graça e ser ruim (não estou dizendo que se é pago é bom), temos muito o que melhorar na educaação básica e superior.

  • Seria possível incluir a Gastronomia como uma das áreas a ser pesquisada?

  • Indico, o Jorge Zaverrucha como seu orientador, inclusive ele tem um bom nome na praça.

  • Com relação à qualidade, espera-se que não seja mais um desses cursos que avaliam o alunado somente com trabalhinhos, como muitos mestrados profissionais vem fazendo na UFPE.Pois com esse preço, quem tem coragem de reprovar?

  • Pierre,
    tens informação quanto à previsão da publicação do Edital para o Mestrado Profissional ?

    • Deve ser esses dias, mas não tem segredo. Arrume logo seu currículo e faça um mínimo projeto de umas 8 páginas como que pretende estudar

  • Pierre, este mestrado é voltado exclusivamente para formados em ADM? Sou formado em Direito será que não poderia participar? (Se vc não puder responder neste caso específico, gostaria de saber “em geral” como ocorre)

  • Pierre, além de vc, haverão outros orientadores na linha de pesquisa de economia criativa? Quem são?

  • Pierre,
    Sou de economia e gostaria de fazer mestrado academico na area de Finanças.
    Queria saber se TODOS os alunos ganham bolsa? e como disse que as vagas são por area. Quantas vagas oferecem na area de Finanças?

  • Pierre,
    mesmo com a UFPE em greve vai ter matricula? Não vi você comentando nada por aqui.

  • Boa noite!

    Piere sou do Rio estou em busca de um mestrado focado em economia criativa. Meu TCC foi sobre economia colaborativa. Podes me detalhar de forma como posso proceder para ter acesso ao mestrado académico, dentro da linha de pesquisa informada. Aqui no Rio não conheço instituições públicas voltadas para essa área de pesquisa.

    Tenho grande interesse em participar do processo seletivo.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« mai    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).