Obrigado Dunga!

jul 2, 2010 by     135 Comentários    Postado em: Esportes

Precisamos agradecer a Dunga, o bisonho. Ele foi o responsável por levar a constelação de “estrelas bancárias” (aquelas que sentam nos bancos de seus times) para a Copa.

Precisamos agradecer a Dunga por deixar alguns excelentes jogadores de fora da convocação, para levar um monte de cabeças de área para a Copa.

Precisamos agradecer a Dunga por ter montado um time burocrático, sem muitas possibilidades de criação. Quando o time precisava de algo diferente, deve ter olhada para o banco e percebido que ali não tinha ninguém para isso.

Precisamos agradecer a Dunga por várias coisas, mas principalmente por ter “descoberto” o craque da Copa, Felipe Melo.

 image
Felipe Melo, o craque “descoberto” por Dunga, deixando sua marca

Felipe Melo conseguiu fazer mais lambanças do que todos os pernas de pau que já passaram pela Seleção juntos. Fez um gol contra, não marcou o holandês no segundo gol, e ainda foi expulso irresponsavelmente, quando ainda era possível uma reação.

Como estou fora do país, tive a sorte de assistir ao jogo em HD sem ter que ouvir os comentários de Galvão Bueno. O seu similar aqui em Londres, onde vim passar o fim de semana, disse que Felipe Melo é o jogador mais burro que ele já viu jogar. É impossível discordar.

Mas a culpa não é de Felipe Melo, que é apenas um perna de pau, e atualmente esquenta o banco do seu time.

A culpa é de quem o levou: Dunga.

Dunga é um bisonho, apenas isso, um bisonho.

135 Comentários + Add Comentário

  • Vamos ver o que Gisonaldo, o critico de viuvas, ou seja aqueles que acharam sempre o desempenho da seleção fraca, mesmo tendo levado tudo, vir defender seu marido.

    Pois é, “ele sempre ganhou tudo, é melhor jogar feio do que perder!” Jogou feio e perdeu… A 2002, jogou bonito todos o jogo e o que? Venceu. Com QUALIDADE!!! Agora perdeu, fez um gol, achou q era rei, tomou UM GOL, fez que nem timeco, se desesperou e perdeu pra uma seleção fraca, comparado. Agora é torcer pra argentina levar a copa, só assim pra manter os adversários afastados do penta…

    • Ta bom pessoal do acerto, esse post ja deu o que tinha que dar. Bola pra frente.

  • Ah e de brasileiros jogando bem tem muito, mas os melhores tavam no banco, segundo tópico recente desse blog. “Basta por os melhores pra jogar”, quer dizer, mesmo a seleção estando fraca, dunga fez o favor de colocar jogadores mais indicados pro banco, daí ele faz umas substituições bostas, pq parece q tem pena de tirar jogador fraco do banco, e a gente se lasca…

    Agora q a globo deve tá feliz.

  • E o Lula é mesmo um grande pé frio. Bastou ele anunciar que vai assistir a final da Copa, para o Brasil perder. A culpa não é do Dunga, mas do grande pé frio… agora, mas dar o troco, votando contra a candidata do Lula. Será a nossa vingança.

    • eu ri.

      Eu esperava mesmo que esse país tivesse cabeça pra não reeleger esse partido pífio. Mas pros cabeças oca daqui, só há duas coisas, matar judeu ou é certo ou é errado, nunca pode ser meio-termo, como um judeu que massacra uma família por ter algum disturbio irreparável. O certo é matê-lo vivo. Espero ter sido claro…

    • Pronto, agora tudo é culpa do Lula! Eita pessoalzinho bitolado.

      • Que é um pé frio é. Ninguém tem dúvida.

        • Pé frio feito Ricardo Carvalho, que entrou no Santa Cruz, com o amigo dele Édson Nogueira, e afundou o clube para a Série D.

          Que és tu para falar de pé frio?

          E teu pé quente vai ajudar muito Jarbas agora, que vai levar uma pisa histórica, e tu vai continuar sem boquinha no governo!

        • Que interessante!

          Se ele é pé frio, então tudo de bom que acontece no país, que muitos opositores dizem ser o fator sorte, é resultado verdadeiramente de muita competência.

        • Pé frio de C é R rapaz. Esqueceu do que houve na França? lá foram psicografadas as centúrias das copas vindouras. Tem mais, esta é da Argentina e a próxima da Alemanha ãloou! dãããããããã!! P.S.: C Cacá R Robinho (maldoso)

    • Marketeiro do DEMO, você está ganhando quanto para escrever asneiras como essa?

    • Não voto em Dilma, mas dizer que a culpa é de Lula é uma afirmação totalmente descontextualizada. A culpa é de Lula e vc é LUnático! kkkkkkk

    • quanta bobagem!
      Tu deve ser seguidor do Dunga e do Serra, duas desgraças!

  • Ai ai ai…agora sim quem estava torcendo contra se sentirá feliz… Minha gente perder faz parte do futebol..ou vcs acham que com o Ganso lá, nós íamos jogar melhor hj? Ele sozinho ia melhorar todo o desempenho da equipe??? Da defesa ao ataque??? Nossa q poder ele tem…

    • Eu não acho q ganso fizesse diferença, tati. Também não ligo pra se o brasil foi campeão ou não, pois não ia mudar minha vida. Gosto ver o futebol arte, muito mais do que uma vitória feia. Amanhã tem alemanha e argentina e, apesar de tudo, torço pra alemanha, pois, é o único país q eu não tenho orgulho de ser brasileiro, pra os outros todos eu tenho muito orgulho da nossa nação, apesar de tudo.

  • É. Futebol de resultado é pra quem sabe. É fácil posar de pragmatico jogando contra Coreia do Norte, Chile, Costa do Marfim e um Portugal jogando pelo empate. Primeira seleção fria e calculista que o Brasil joga e nosso falso pragmatismo e frieza vão pelo ralo.

  • É isso aí, pierre. A seleção não mostrou nada durante a copa que justificasse chegar a uma final. Confesso que me animei com o gol de robinho, parecia que havia um fio de esperança de começar a ver uma seleção de dar gosto. Ontem quando eu soube que o Felipe Melo iria poder jogar, fiquei preocupado. No último jogo que participou, com aquelas jogadas babaculóides a ponto de levantar a perna até o limite de um bailarino apenas para atingir o oponente, ficou claro para mim que não sou torcedor de futebol e não acompanho de perto os jogadores, que aquele não tinha condição psicológica de participar da copa. Mas pelo menos fico feliz da vida voltar ao normal e não ter meu expediente de trabalho interrompido no meio do dia por que o país não consegue conviver com a idéia de trabalhar em horário de trabalho quando tem um jogo da seleção. Dunga no máximo nos levaria a um título destituído de emoção como o de 1994. Seria a derrota de nosso espírito futebolístico. Ainda bem que acabou.

  • Assim como a Copa de Neymar e Ganso é a de 2014, é também a do Brasil, oe! Tem uma lógica na coisa! hahahaha

  • Vamos ver se com o Brasil fora da copa as pessoas se preocupam com coisas mais importantes.

  • TIVEMOS VARIAS OUTRAS SELEÇÕES EM OUTRAS ÉPOCAS QUE TAMBÉM DECEPCIONARAM NÃO PODEMOS CULPAR SÓMENTE O TREINADOR PELO MAU RESULTADO

    • Concordo. Não acho que o trabalho dele foi de todo ruim. Mas é mania de brasileiro também colocar a culpa em uma pessoa específica e não no todo.

      Brasileiro não sabe perder, gosta de mostrar que faz bem (e sim, faz). Mas não é sempre, às vezes alguém nos surpreende… A velha história, uma dia da caça outro do caçador!

      A Seleção não ia abrir uma vantagem tão grande a frente das outras. Todo mundo sabe que a Fifa rouba. E em perder em um jogo roubado, prefiro perder por erros nossos mesmo!

      • a culpa de uma empresa falir é dos funcionários e não do dono. Apesar do dono escolher funcionários descapacitados ou não trabalhar pra capacitação deles, a culpa é do ignorante, que é unitarefa, não do dono que tem que gerir com excelência pra prosperar.

        Por isso dunga é o culpado, pois, diferente de lúcio, era o único que podia alterar a escalação do time, escolher jogadores com um perfil diferente de felipe melo.

        Agora me dá MUITA PENA ver jogadores bons manchados com essa derrota, estando unicamente no banco. como josue, ramires e outros…

        • Um dos primeiros erros de dunga foi permanecer com Gilberto Silva em todos os jogos… Ele jogou pouquíssimo e forçou Lúcio e outros jogadores a fazer o trabalho dele! Entre outros! Concordo em relação ao Ramires e também concordo que ele não teve excelência em fazer seu trabalho.

          Eu confiava no time que ele escalou, juro! Mas eles não conseguiram se encaixar nos jogos… não conseguiram. Ai, nem sei o que dizer… Como disse antes, eu sabia que essa Copa não era nossa… Era evidente, mas doeu!

  • O Dunga foi ótimo!
    O culpado da derrota é o MICK JAGGER!

    Ele torceu pros Estados Unidos e a Inglaterra, e oque aconteceu ? Perderam! Agora torceu pelo Brasil e nós perdemos!

    Só podemos esperar que agora ele torça pela Argentina para os hermanos serem eliminados.

    • E o Lula também…que pé frio.

  • Bom, a gente cai pra Holanda, que é bom, mas nem tanto. Melhor do que ir jogar com a Alemanha na final e tomar uma enfiada.

  • O Brasil perdeu na jogada mais manjada da Holanda: bola do lado direito deles (esquerdo nosso) para Robben, com Sneijder pelo meio. Qualquer um podia ver que o fraco Michel Bastos e o lesionado Juan não dariam conta. A solução de Dunga foi botar Felipe Melo pra marcar esta jogada. Péssimo, afinal é um volante que abusa das faltas e não tem controle emocional. No final Dunga ainda troca um centroavante por outro, permanecendo com Gilberto Silva em campo… O campeão iremos conhecer amanhã, às 11h, no jogo entre Argentina e Alemanha. Pelo que mostrou até aqui, acho Alemanha favorita.

    • Aquiles. O nosso principal adversário foi o pé frio do Lula. Ontem, ele anunciou que vai assistir a final da COPA e o Brasil perdeu… Eu pensei até em mudar meu palpite, no Bolão da ESPN Brasil. Perdi, porque joguei 2 x 1 para o Brasil.

      • Engraçado…

        Ricardo Carvalho foi um dos mentores da candidatura de Edinho para o Santa Cruz. Ricardinho e seu ‘primo’ Edinho levaram o Santa Cruz para a Série D.

        E agora vem falar de pé frio? E o que dizer da candidatura de Jarbas que ele tá organizando também? Mais outra surra histórica se aproxima…

        O pé quente é tu é ricardão? Esquece tuas boquinhas no governo que tu vai apanhar BARBA E CABELO esse ano…

        • Isso sem falar na bela campanha de Cadoca para a PCR na eleição passada, quando Ricardão, além de levar um fumo nas urnas, levou um fumo na conta bancária, com o xexo que levou

        • Ricardão,

          Primo de Edinho, Jarbas e Cadoca. Esse é perdedor mesmo.

          Volta para tua toca, ricardão!

      • Caramba, o marketeiro do DEMO faz questão de escrever a mesma asneira diversas vezes!!!! Tá ganhando muito na campanha, hein?

        • Continuo com a mesma tese : Lula é um grande pé. E Edinho, também. Como tricolor ajudei ao meu santinha, por nove meses, até que dei o fora da imbecil administração do Edinho…

  • Muito fácil,nessa hora,achar um bode espiatório(Felipe Melo).Teve jogadores nessa copa que não jogaram bem(na sua função)e poucos falam:Michel bastos,Luiz Fabiano,Kaká…acho melhor dizer que o conjunto não jogou bem,desde outros jogos…mas…é da “cultura” do Brasil-talvez do futebol-”achar” só um culpado(juiz,zagueiro,trave,pênalti,goleiro etc).Porque Luis Fabiano(que é atacante)não fez os gols?porque Kaká não “decidiu”? alguém vai criticar?ou vão crucificar o “bode expiatório”?

    • Falou e disse!

    • Eu NUNCA achei luis fabiano com habilidade pra ser atacante da SELEÇÃO!!! Mas quem botou ele lá? Fui eu? NÃO! Até onde sei, foi dunga.

      Achei Nilmar muito melhor pra ser titular!!! Mas sou eu que faço essa escolha??? Será mesmo bode expiatório???

      Dunga é quem pode fazer o melhor, mas ele não faz, tem pena de tirar jogador que não faz seu papel, ele é SÓ um bode expiatório? Acho que não, amigo.

      • Meu amigo, quem tem coragem para levar Gilberto Silva, Josué, Grafite, Júlio Baptista e Cia Ltda… levar Luíz Fabiano é uma babinha!!

        Dunga montou uma caminhão de lixo ao invés de uma seleção!

        • um caminhão de lixo? Essa foi criativa!

  • Dunga queria ser o técnico do futebol de resultados. Só que esse tipo de jogo é pra quem sabe.

    • Concordo.

      E não é só “pra quem sabe”, é pra quem pode: é preciso ter frieza. Com o nosso DNA, podemos encontrar poucos assim, principalmente que sejam também bons jogadores.

  • Três considerações:

    1) Agora vai começar a eleição;
    2) A coletiva do técnico da Holanda foi um show de inteligência, já a de Dunga: um horror; e
    3) Felipe Melo era uma tragédia anúnciada.

    Falando um pouquinho de futebol, Dunga perdeu o jogo porque não teve capacidade de modificar as peças (jogadores). O primeiro gol sofrido foi um cruzamento onde Michel marcou à distância (não marcou), pois estava com medo de ser expulso. Todo treinador burro é assim, não sabe mudar as peças.

    Vou torcer agora para o futebol mais inteligente: o holandês.

  • Não me surpreendeu: Pra um técnico desiquilibrado, só suco de laranja!!

    Agora,
    É daqui pra melhor!!

    • uhaehuaehuaeuhaeuh…

  • Quem elogiar Kaká aqui eu dou-lhe uma pisa de táuba nas costa!!!! Com gosto!!!

    • euri!

    • Kaká não passa de um fanático religioso…cadê o resultado das orações do Bispo Hernandez e da Bispa Sônia da Igreja Renascer kkkkkkkkkk.

      • Falou e disse! Nem financiando a salvação própria a 10% esse infame conseguiu salvar a seleção! Agora é erguer as mão para os céus e pedior revisão de dízimo a Renascer, pq depois dessa Copa, Kaká não vai ganhar a mesma coisa!

        • O que a religião do cara tem com isso? Se ele fosse Católico vcs iam tirar tanta onda? Depois falam q no Brasil não há preconceito contra os evangélicos…sei..

  • já estão botando na internet a cena do filme de branca de ne ve e os sete anões cantando ” eu vou pra casa”

  • A culpa foi do maldito torcedor do Santa Cruz que apareceu no link ao vivo lá na África do Sul durante o programa de Ana Maria Braga.

    Cadê a vigilância sanitária???? Cadê a alfândega???? Cadê os órgãos de defesas internacionais????

    Se não fosse essa carniça da 4° divisão espalhando o seu azar lá na África, a gente teria passado!!!

    Mais uma vez (e já foram tantas) a culpa é do tricolor!!!

  • Ricardão botou Edinho no Santa Cruz
    O Santinha foi parar na Série D
    Que coisa triste, que coisa tristeeeee

    Ricardão foi de Festoca
    Levou calote
    Que coisa triste, Que coisaaaa tristeeee

    Ricardão vai de Zé Cozido
    Vai apanhar de mais de 2 milhoes
    Que coisa triste, queee coisa tristeeee

    Em 2011 não tem Santinha, prefeitura, governo estadual ou federal….
    Não tem boquinha…
    Que coisa triste, queee coisa tristeeeee..

    • Homem que é homem se identifica.

  • Pierre,

    Como Dunga é Dunga ou seja Bisonho e cabeçudo, no 2º tempo todo mundo percebeu que a Holanda entrou com os mesmos jogadores, porém o esquema tático foi outro, trocou de posição os atacantes e dominou o jogo ,encontrou os buracos da canarinha e deu no que deu, funcionou a máxima do futebol quem não faz leva e jogo só se ganha fazendo gols!

  • Feliz ano novo pessoal!!!

    Vamos trabalhar que o Brasil precisa disso!!!

    Abraços

  • Concordo com Francisco Bonifácio.

    No mais, o brasileiro precisa aprender a perder. Só sabe ganhar com dignidade aquele que também sabe perder de forma digna. Com exceção da falta desleal de Felipe Melo (merecida expulsão), a seleção brasileira perdeu com dignidade hoje.

    E o Brasil perdeu porque a Holanda jogou melhor futebol do que o Brasil. Ninguém é culpado; o mérito é da Holanda! Custa tanto admitir isso?

    • Custa sim meu amigo! Aprender a perder um cacete!!! Em matéria de Copa do Mundo não faço a menor questão de demosntrar equilíbrio emocional ou parecer um intelectualóide!!!

      Minha maior alegria é ganhar sempre, esmagar os meus inimigos e escutar o choro de crianças argentinas!!!

      Ah como me delicio com isso!!!

      • É, foi uma seleção que perdeu exatamente pelo comportamento do Sr. Alvaro, sem a “menor questão de demosntrar equilíbrio emocional”.

    • Taí Policarpo, uma cabeça pensante.

      Esse, aliás, é um dos fundamentos do judô: para derrubar seu adversário, você precisa antes aprender a cair.

    • Mérito da Holanda: Jogar apenas pela direita, nosso lado mais fraco. A questão é que sempre soubemos ( talvez o Dunga também) que esse era o lado fraco da seleção. O Dunga tinha outras opções para montar um time melhor mas preferiu ser “teimoso”. Já a Holanda só tinha a mesma jogadazinha pela direita e o Brasil foi patético na tentativa de anular tal jogada.

  • Esse comentário de um argentino no site do Yahoo é impagável:

    Hermanos Brasileros: no se preocupen que Argentina tratará por todos sus medios de traerse la copa al continente, así por lo menos la tienen cerca…Ja JA JA, Urugay hará lo mismo y por las dudas tenemos la chance con Paraguay…
    Dunga: que feo es comerse la sobervia no?

    Eu quería uma final Argentina Vs Brazil, @#$%!!! Droga!!! Alegría tein fim.

    • Que esse argentino se engasgue e morra com o próximo alfajor que ele comer!! Que o espeto da picanha perfure seu bucho! Que ele escorregue no tablado de tango e sofra um traumatismo craniano com sequelas irreversíveis!!!

      Que um buraco negro envolva a Argentina e que esse povo lazarento seja engolido por chagas e agouros eternos! Que a alma deles pereça e que os corpos sejam queimados nas chamas da perdição!!!

      ^

      Essa será a minha reza hoje a noite! Pedirei com toda a fé que meu coração e espírito possa fornecer!

      • Aff elevado a aff!

        Pega o chinelo e mata, que é bicho!

      • desnecessário

    • Eu acredito e concordo com esse argentino, infelizmente acho que ele tem razão. Argh!

  • Começou a cornetagem.

  • Futebol é coisa muito simples ….

    “Quem pede tem preferencia.
    Quem desloca recebe”

    Só isso… Pronto!
    …..Pra quê tanta discussão????

    No mais, senti muito o insucesso de nossa seleção e de seu enfezado treinador.
    Caso fosse vitorioso o Dunga a tese da simplicidade do futebol ganharia muita força…..

    • Emanuel,

      Futebol é muito simples, você tem razão.

      Porém, não seria a tese da simplicidade do futebol que ganharia força, no caso do triunfo do time de Dunga.

      Seria o futebol sem criação, defensivo ao extremo.

      Para exemplificar, ontem tínhamos 08 jogadores com perfil defensivo. Os outros 03 não estavam em um bom dia, o meia ofensivo apático, um atacante descompensado e outro que não viu a cor bola.

      E o nosso técnico o que fez? NADA!!!

      Nosso final era esperado!!!

      No primeiro encontro com uma Seleção, sucumbimos.

      O técnico da Holanda deu um nó no do Brasil, mesmo perdendo, tinha o meio campo, olhe que o Brasil tinha 03 volantes.

      Foi muito ruim como torcedor, mas, era o final possível com o técnico e com os jogadores que tínhamos.

      Não adianta chorar.

      Que venha um novo técnico, que venha o futebol arte.

      Amém!

  • Esta foi uma seleção que sofreu para derrotar a Coréia do Norte. Após o jogo de estréia, Dunga se justificou afirmando que que a defesa norte-coreana era quase perfeita… a mesma defesa que levou 7 de Portugal!

    Depois de achar que a Coréia do Norte era um grande time, restava comer grama e voltar para casa.

    Futebol de resultados… taí o resultado!

  • Só ter colocado a Rede Globo em seu devido lugar já mostar que Dunga é um vitorioso!

    • Escreve um livro de auto ajuda : “Como ser vitorioso, discutindo com um funcionário da Globo”.

      Nem quero imaginar se um dia EUA, Veja, Globo, Cuba acabarem. Muita gente vai ter que ralar de fato pra ganhar dinheriro. Mas num país como o nosso, esses assuntos vão enriquecer muita gente ainda.

  • Jogo VENDIDO.

    Deu no que deu.

    Simples.

  • É fácil criticar depois da derrota, mas neste caso perdemos pelo exato motivo pelo qual Dunga era mais criticado: a falta de um substituto para Kaká e de opções no elenco para tornar o time mais ofensivo.

    Além disso, Dunga mostrou toda sua limitação e teimosia ao trocar um atacante por outro, quando a hora era de se mandar para o ataque.

    Seja como for, são coisas do futebol. Jogamos um excelente primeiro tempo, Felipe Melo fez um lançamento primoroso para o gol de Robinho, se Kaká acerta aquele chutaço teria sido o gol mais bonito da copa, enfim….. parabéns para a Holanda, time sempre muito bom, que já merece ser campeã.

  • Fatos a destacar:
    1 – As pessoas apoiaram a “briga” de Dunga com a Globo/imprensa;
    2 – As pessoas, em sua maioria, nao apoiaram o time de Dunga – convocacao baseada em conceitos altamente heterodoxos;
    3 – A Holanda foi o primeiro time de verdade que o Brasil enfrentou. Portugal nao conta, pois nao tem jogador, so modelo de cueca;
    4 – Analisando friamente o jogo de hoje, a Holanda foi mais time, mesmo quando perdia o jogo de 1 a 0.
    5 – O Brasil entrou em frangalhos com o gol de empate;
    6 – Felipe Melo foi do ceu ao inferno do primeiro para o segundo tempo. Sera que este time sera marcado como a geracao “Felipe MeloLee”????

  • É minha gente, agora é esperar para ver qual o próximo anão a se candidatar como técnico para a próxima copa (rsss).
    Sorry!

  • Alguém, que até agora não aparareceu, está viúvo (a).

  • A turma não perdoa. Já estão dizendo que Felipe Melo vai passar férias no sítio do goleiro Bruno. E que Mick Jagger será o novo vice do Serra!

    • Bruno e Felipe Melo vão jogar no Bangu I ou no Bangu II

  • “Como estou fora do país, tive a sorte de assistir ao jogo em HD sem ter que ouvir os comentários de Galvão Bueno. O seu similar aqui em Londres, onde vim passar o fim de semana”

    Por isso a menina do tempo disse que uma frente fria estava chegando de Portugal de ontem pra hoje. Era tu Pierre?? Hahaha

    OLha, tas onde em Londres???? Queres assisitir o jogo de amanha aqui na minha casa????
    POis nao posso sair, vou estar com meus dois meninos e a patroa vai estar ocupada.

    Se der, seja bem vindo. SE nao der, deixa pra proxima. Abracao

  • A garra que faltou ao selecionado brasileiro acabou sendo exibida com exagero pelas seleções de Gana e Uruguai. Jogão!!!!!

  • E aquele cara de Gana que perdeu o pênalti aos 30 minutos da prorrogação? Merece ser fuzilado!!!

    • Acontece. Coisas do futebol. Quero ver o trabalhador brasileiro que exige de si mesmo na mesma proporção que exige de jogador de futebol!

  • http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=4689
    Dunga e a arrogância histórica da Globo
    A Seleção Brasileira de Futebol constitui um patrimônio cultural do país que não pode ser apropriado por interesses privados. No entanto, o futebol brasileiro – não só a Seleção – tem sido explorado comercialmente pela Globo como se sua propriedade fosse.

    Venício Lima

    Para Marco Antonio Rodrigues Dias e Geraldo da Rocha Moraes

    Embora tenha apoiado o golpe de 64, o regime militar e se consolidado como a mais poderosa rede de televisão do país durante a ditadura, houve períodos em que a percepção de boa parte da elite fardada era de que a Rede Globo de Televisão representava uma ameaça real de controle da opinião pública brasileira e precisava ser enfrentada.

    No governo do General Geisel (1974-1979), sendo ministro das Comunicações o Coronel Euclides Quandt de Oliveira, foi certamente quando surgiram as maiores contradições e divergências entre o regime autoritário e a Globo. Documentos da época e sua análise estão disponíveis, por exemplo, no livro “Dossiê Geisel”, organizado por Celso Castro e Maria Celina D’Araújo e publicado pela FGV em 2002.

    Encontro na UnB
    Faço esta rápida introdução para relatar um encontro emblemático acontecido há 35 anos, entre professores do então Departamento de Comunicação da Universidade de Brasília e altos dirigentes globais, entre eles, Walter Clark (diretor geral), Luiz Eduardo Borgerth (diretor), Otto Lara Resende (assessor da presidência), infelizmente, já falecidos.

    O contexto do encontro trazia, no mínimo, preocupações para as Organizações Globo:

    (1) A Globo havia perdido a disputa por um canal de TV aberta em João Pessoa, PB, por interferência direta do ministro Quandt que considerava um risco “aumentar o monopólio da emissora”.

    (2) O ministro vinha fazendo uma série de críticas públicas à televisão brasileira, todas de grande repercussão. Uma delas, a aula inaugural no curso de comunicação do CEUB, Centro de Ensino Unificado de Brasília, sobre “A televisão no Brasil” (17/2/1975). Na sua fala ele destacava os “perigos do monopólio” tanto de canais, quanto de audiência, quanto na programação “alienígena”.

    (3) Estava em andamento a criação da Radiobras [Lei n. 6301 de 15/12/1975] que era vista com desconfiança pela Globo pelo temor de que se transformasse em destinação preferencial de verbas publicitárias do governo.

    (4) Estava em discussão, dentro do governo, um pré-projeto de regulação da radiodifusão que deveria substituir o superado Código Brasileiro de Telecomunicações [Lei 4. 117/1962].

    (5) O Departamento de Comunicação da UnB era uma unidade acadêmica que produzia pesquisa crítica sobre a radiodifusão brasileira e acabara de elaborar um pioneiro projeto de unificação das televisões públicas que recebeu o nome de SINTIS, Sistema Nacional de Televisão de Interesse Social. Além disso, circulava que alguns de seus professores tinham acesso ao ministro das Comunicações e o abasteciam com dados nos quais ele fundamentava sua posição, direta e/ou indiretamente, contrária à hegemonia da Globo.

    O objetivo do encontro, realizado por iniciativa da Globo, na UnB, era “trocar idéias” sobre as comunicações no Brasil. O que acabou acontecendo, todavia, foi quase um bate-boca.

    Apesar da conjuntura politicamente adversa – para a Globo – em que se realizava o encontro, a memória de professores presentes é unânime em afirmar a arrogância de seus dirigentes. Não houve diálogo possível e cada um saiu do encontro ainda mais convicto em relação às respectivas posições. Divergimos em relação à existência de um virtual monopólio na TV brasileira; às finalidades educativas da televisão (previstas em lei); à prioridade ao conteúdo nacional e à necessidade de criação de uma rede pública de radiodifusão.

    No presente como no passado
    Relembro este encontro e a memória que dele ficou para reforçar os inúmeros comentários já escritos e publicados nesta Carta Maior sobre o enfretamento que a Globo faz a Dunga, aparentemente, por ele não ser conivente com os privilégios da emissora em relação aos demais veículos de mídia que estão cobrindo a Copa do Mundo na África do Sul.

    Ao longo de sua existência, uma característica da Rede Globo tem sido ignorar que a televisão é apenas a concessão de um serviço público que tem como soberano o cidadão e seu interesse. Ao contrário, a Globo tem historicamente se comportado como proprietária das concessões de radiodifusão.

    A própria Seleção Brasileira de Futebol constitui um patrimônio cultural do país que não pode ser apropriado por interesses privados. No entanto, o futebol brasileiro – não só a Seleção – tem sido explorado comercialmente pela Globo como se sua propriedade fosse.

    A Globo, por óbvio, não tem mais em 2010 o poder que teve na década de 70 do século passado, enfrentado, por razões próprias, pelo regime militar. Mas conserva a arrogância.

    Por outro lado, uma diferença do passado para o presente é que o inconformismo em relação à Globo não está mais restrito a alguns professores isolados em departamentos universitários. Repetindo a resistência que se expressou em outras situações históricas no lema popular “o povo não é bobo, abaixo a rede Globo”, a internet fornece hoje o suporte tecnológico necessário para que milhões de pessoas se mobilizem em torno de iniciativas como “cala a boca Galvão” e “cala a boca Tadeu”. Além disso, dezenas de blogs e sites alternativos tornaram pública a opinião daqueles que fazem contraponto à TV hegemônica.

    Outro mundo possível
    Resta manter a esperança de que – um dia – a transmissão de jogos dos campeonatos locais, regionais e nacional de futebol e a cobertura dos jogos da Seleção Brasileira, não serão exclusividade de concessionárias comerciais, mas estejam disponíveis nas redes públicas de televisão.

    Em se tratando de um patrimônio cultural brasileiro, as redes comerciais privadas não deveriam remunerar as redes públicas para distribuir e comercializar este tipo de conteúdo?

    O episódio Globo versus Dunga – que certamente ainda não terminou – deixa claro que já existe no país, não só uma ampla consciência da arrogância e dos privilégios históricos da Globo, como também novas e eficientes formas de expressar inconformismo diante dessa situação. E mais importante: novas e eficientes formas de apoiar aqueles que, como Dunga – correndo o risco de perder o emprego – não se curvam ao poder de concessionários de um serviço público que continuam a se comportar como se dele fossem proprietários.

    Venício A. de Lima é professor titular de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentado) e autor, dentre outros, de Liberdade de Expressão vs. Liberdade de Imprensa – Direito à Comunicação e Democracia, Publisher, 2010.

    • A arrogância da Globo eu já conhecia de longa data.

      Neste episódio fui apresentado à arrogância do Dunga….

      Mas isso certamente não conta para os que vislumbram na rusga havida entre o treinador ( nesta altura, ex….) e a TV Globo alguma coisa além disso: Prepotência, autoritarismo, arrogância…

      Foi contra a Globo???? Então valeu….

      PS- Dunga “peitou” quase toda imprensa – incluindo a concorrente direta da Platinada, a Bandeirantes – mas os “globofobicos” só tem olhos para o Plim plim….

  • É verdade que Dunga cometeu erros. Convocando jogadores de baixa qualidade/reservas do seus time como Felipe Melo, Kleberson e Julio Baptista e preterindo gente de qualidade como Hernanes, Thiago Motta (TITULAR da Inter de Milão campeã européia este ano) e Ganso.

    Mas também temos de reconhecer a qualidade e superioridade técnica holandesa em relação ao atual elenco brasileiro. Vivemos numa entre-safra. Nossa geração é limitada. Temos que ter humildade pra reconhecer isso. Essa geração não engraxa as chuteiras da geração passada (Cafu, R. Carlos, Ronaldo, Rivaldo, Romário, Bebeto, etc – no auge de suas formas, é claro). Kaká é apenas um bom jogador. Não é o craque pintado pela imprensa brasileira.

    Perdemos para um time melhor, simples.

    [Escrevi uma crônica sobre isso no meu blog]

  • Acabou o circo e a palhaçada, até q fim, não aguentava mais. Valeu Dunga continue assim. Valeu sobretudo para nossa Laranja Mecânica, A Holanda.

    Agora é torcer para a Alemanha ser Tetra para que seja Penta em 2014 no Brazil. Ou torcer para a Argentina ser TRI por ter o melhor jogador de futebol do mundo. Obrigado Maradona, Pelé tem inveja de vc.

  • O Dunga é um bisonho… e o Pierre que foi passar o fim de semana em Londres e vem dizer isso aqui é o quê?

    • E krishnamurti é o que? Invejoso???

      • kkkk não sou é esnobe.

        • Esnobe? Agora o Pierre é esnobe só porque foi a Londres (a trabalho, destaque-se) e disse que foi?

          Será que eu sou obrigado a andar de ônibus somente com a finalidade de não “esnobar” o meu carro, porque muitas pessoas catam moedas para pagar a passagem do coletivo?

          Eu tenho que andar maltrapilho e despenteado para não “esnobar” meu terno e gravata, só porque muitas pessoas não possuem vestimentas dignas nem dispõem de água para beber e tomar banho?

          Então estamos todos aqui “esnobando” nosso nível de alfabetização simplesmente por escrever, pois existem milhões de analfabetos.

          Viajou hein Krishnamurti…

  • AH! que saudades da seleção do brasil na copa de 1970..
    Enquanto não surgir outra igual, vou continuar torcendo pelo IBIS, o melhor time de brasil……….!ahahahahahaha

  • E Dunga voltou a ser apenas um personagem de contos infantis…bota ele pra dormir Branca de neve…..zzzzzzz

  • Por que não levou Brasão?
    Agora não adianta chorar o leite derramado!

  • Putz que los Pariu, a ficha ainda não caiu! quanto mais olho para a televisão mais eu fecho os olhos , desligo a tv , ligo e abro os olhos e nada mudou.
    A derrota da seleção foi uma cronica da morte anunciada, mas o orgulho e vontade dos brsikeiros era maior que a realidade e deu no que deu , puro masoquismo futebolistico que estamos viciados em cultivar.
    Uma coisa boa vai ser a convicação de Felipão para técnico, que venha 2014 par alimentar nosso masoquismo.

  • Pense numa digitação ravosa!

  • Vou tomar meu gadernal!

  • Até que enfim ACABOU.

    Voltemos ao mundo REAL.

    EDUARDO CAMPOS Governador!!!

    DILMA ROUSSEFF Presidente!!!

    C.Q.D.

    • Voltemos a um país que vai continuar naufragando e um Estado que vota num rapaz que diz que não tem dinheiro pros médicos, mas pra bancar um elefante branco de bilhões pra uma copa do mundo tem dinheiro…

      O que o eleitor parece querer mais é festa.

      • “um país que vai continuar naufragando”, diz o outro.

        Só não sei a que país ele se refere.

        • esse que diz q tem o crescimento de 1 mundo, mas na realidade o PIB foi -0,9 e cresceu, grande coisa! É o tipo de comentário que não reflete a realidade… O país, na verdade, encolheu. Não?!

  • Aquele time so funcionava com garra, determinacao e super concentracao. Foi exatamente o que faltou.

  • Xiiiiii!!!
    Parece que o mundo real e a seleção se parecem…
    Duas b…..

  • DO MEU PONTO DE VISTA FALTOU TÉCNICO COM TÉCNICA, ACREDITO QUE ESSE MESMO TIME COM PARREIRA GANHARIA COM FOLGA. FALTOU ESPERIÊNCIA NO TIME COISA QUE O TÉCNICO DUNGA NÃO TINA. A PROVA DISSE FORAM AS SUBSTITUIÇÕES NA HORA CERTA E A EXPULSÃO DE CACÁ.
    A HOLANDA DEU UMA LIÇÃO DE MALANDRAGEM BRASILEIRA E O BRASIL QUE ERA O PAI DA MALANDRAGEM ESQUECEU TUDO.

  • Só um povo como o Brasileiro para acraditar que o Dunga era o técnico do futebol de resultado! Taí. Primeiro adversário sério ( e olhe que a Holanda não joga esse futebol todo), e nosso pseudopragmatismo cai por terra. Mas o fato é que bastam ôbas-ôbas para iludir nossa população. Nos achamos entendidos em futebol mas consideramos um técnico o melhor do mundo só porque ele briga com um funcionário da globo, mesmo sua seleção apresentando evidencias que um dia cairia. Isso é Brasil! Isso é seu povo. Um dia as máscaras caem, as ilusões acabam e os problemas e prejuízos continuam.

    • essa é a SUA idéia. Não generalize.

      AGORA CADE GISONALDO PRA DEFENDER O FUTEBOL DE RESULTADO??? AQUELE QUE FALAVA DAS VIÚVAS? Sempre com o mesmo argumento: “jogou feio mais ganhou.”

      Jogo feio do brasil só dura enquanto não enfrenta uma SELEÇÃO, pois ganha com sorte. Quem não lembra que o time de parreira ganhou a maioria nos penalties, pois não tinha capacidade pra fazer gols? Era um jogo monotono…

  • A coisa segue o roteiro habitual. Faço um tremendo esforço para não me irritar demais com isso.

    Que haja responsáveis por erros é uma coisa. Que se parta para o linchamento, com o dedo acusador em riste, e a ameaça das penas infamantes é massificado demais.

    Esse grande banquete de cegos e surdos que somos nós devíamos lembrar que já se perdeu mais estupidamente, mas o perdedor era da máfia.

    Zagalo, por exemplo, aquele presunçoso insuportável, perdeu o mundial de 74 da forma mais hedionda possível. Fazia quatro anos que o Ajax e o Feirhnord jogavam um futebol revolucionário e ninguém tinha avisado Zagalo, que também não se tinha ocupado de procurar saber.

    Nada obstante, por ser da máfia, voltou outras vezes, coadjuvando Parreira – que pelo menos entende de tática – e tem a ficha limpa.

    Em 90, perdeu-se jogando o futebol mais feio da história. Nem por isso enforcaram-se o técnico e os jogadores em praça pública.

    Lembro-me – esse negócio de ter memória é terrível – que Lazaroni era um modelinho de simpatia, fazia uma propaganda ridícula da Fiat, durante o mundial. Memorável a patetice, dizia: Io sonno Lazaroni, l´entrennatore della esquadra brasilianna! . Perdeu, jogou feio, mas, enfim, era um deles.

    Dunga abriu mão de um jogador excepcional, o Ronaldo Gaúcho. Isso foi estúpido. Abriu mão dos jogadores do Santos, o que foi também estúpido, mas esse tipo de estupidez é recorrente.

    Terrível é que o linchamento dele vai ser maior que o de outros que fizeram as mesmas besteiras. Por isso, acho que devíamos pleitear igualdade na iniquidade.

    • Ser “linchado” após um eliminação em Copa faz parte do cargo que ele assumiu. Ele sabia disso. Agora terá de engolir sapo. Se o técnico descompensa em uma entrevista, que esperar de sua seleção em campo ? A seleção comportou-se a imagem e semlhança de seu comandante, que queria passar a imagem de frio mas descompensava sempre que era questionado.
      O bom de descompesar contra o Globo é isso : mesmo não sendo bom tem quem o defenda.

      • Ser linchado faz parte da vida em uma sociedade de massas. Pode fazer parte dos riscos do exercício de algum cargo, mas não necessariamente.

        O ponto a ser pensado é o seguinte: Por erros iguais ocorrem linchamentos diferentes. Por quê?

        Certamente você não se ocupará em pensar na pergunta acima, embora provavelmente ocupe-se de voltar-se contra o comentário. É natural, está preso até à terminologia e ao modelinho recebido dos linchadores, o que fica evidente na utilização do termo descompensar, inclusive.

        Não tenho qualquer admiração pelo trabalho do Dunga, como treinador da equipe brasileira e acho que ele cometeu muitos erros e é, sim, o maior responsável pela derrota.

        Todavia, isso deve ensejar a busca na correção dos erros, visando-se a acertar em 2014. Buscar um motivo para saciar fúrias de apedrejamento produz somente um retrocesso civilizatório e um mergulho de cabeça na cegueira.

        • acho que o linchamento maior do que na decáda de 80 é pelo simples fato de que agora MAIS gente tem acesso a informação…

        • Feliz comentário Andrei.

        • 2014 : É só ter um técnico de verdade e que convoque os melhores, NO MOMENTO DA COPA. Foi preciso perder 2010 para entender isso ?
          Primeiro se aposta num cara que nunca treinou time de futebol de botão. Depois ele convoca jogadores que não estão em bom momento. A casa caiu. Culpados : Ricardo Teixeira, Dunga e Jorginho. Além de alguns jogadores que, embora medianos,estavam se achando os fodas (com perdão da palavra). Agora precisam engolir o sapo Joe ( lembra da copa de 94 ?)! O pior está por vir : a (des)organização da Copa 2014. É melhor que os linchadores se calem!

        • Ah e te deixo uma pergunta : Por que posturas diferentes ( arrogância, e nesse caso o Dunga superou o Parreira) se o cargo é o mesmo ?

  • Os jogadores do 1º tempo foram os mesmo do 2º tempo.

    • já falei lá tras os jogadores eram os mesmos, mais o esquema tático da Holanda mudou e mudou a posição dos seus atacantes e meio de campo e não avisaram ao dunga bisonho.

  • Pierre,

    Aproveite a sua estada na europa.

    prá que se preocupar com o resultado de uma empresa privada, que não te dará NADA, em nenhuma circunstância???

    Tome muita cerveja e se divirta.

    O resto, sai na urina

  • Eta que quando se fala de futebol, os usuários do blog mostram a que país pertencem (106 comentários O.o).

    Pierre, o que você falou não deixa de ser verdade. O que o Dunga buscou, no entanto, foi algo correto. O problema é que ele é um daqueles caras que fecham com algo e não abrem nem depois da morte, morte ocasionada justamente pela cabeça dura.

    Acho que um treinador que quer ser campeão tem que fazer a junção de um pouco de Dunga e um pouco de Parreira. O primeiro convocando um time frágil tecnicamente, porém compromissado com o objetivo; o segundo convocando jogadores altamente festejados, porém que nada mais queriam com uma copa do mundo.

    Caso o treinador consiga juntar o compromisso com o festejo por capacidade técnica, teremos sucesso.

    Espero que fiquem as lições as quais nós, torcedores, já aprendemos há muito tempo: Treino fechado não ganha jogo (muito menos uma copa do mundo); brigar com imprensa e criar um clima tenso entre os jogadores é prejudicial à concentração; não basta compromisso, futebol ainda é talento.

    Enquanto escrevo isso os argentinos estão tomando de 4×0 e devem também aprender que futebol não se joga só com atacantes. Talvez se pegassemos um pouco de atacantes e meias da argentina e dessemos uns zagueiros e volantes nossos para eles, a copa terminaria nos penalties.

    Agora acho que não cabe mais ficar chorando, devemos é pressionar para que os estádios estejam prontos para a copa das confederações, bem como para que Pernambuco receba algum jogo da seleção, bem como algum jogo da semifinal.

    Façam uma enquete sobre quem será o novo técnico da seleção. Eu voto em felipão, haja vista muricy ter perdido status depois do palmeiras.

    Abçs.

    P.S. Porque Robinho não quis jogar no 2º tempo?? Pq maicon pela lateral direita andava com a bola em campo, ao invés de correr e impor velocidade??? Pq luis fabiano não voltava para buscar a bola??? Pq nilmar não deu um gás extra quando entrou em campo??

    Será que tinha algo errado no ambiente “trancado” da seleção????

    Atte

    • A arena da Cidade da Copa não terá capacidade para receber uma semi-final. Seria bom ver a Argentina jogar na Argentina do Nordeste.

  • Pierre, compra uma camisa do Chelsea (escreve assim???) pra mim :D :D:D:D, eu pago quando ce chegar aqui :D .

    • Velho, nas lojas outlet da Adidas em SP tava custando 60 contos, agora é aquela amarela!

  • Não chores por mim Argentina… 0 x 4 Chucrutes! Adios amigos!

  • Ai ai ai! Que dia feliz!!! O sofrimento portenho alimenta a felicidade de minh´alma!!

    Como é bom ser um “desequilibrado emocional” como me taxaram! Como é bom!!!!!!!!!!!!!!!! Pois posso ter alegria quando vejo meus inimigos sofrerem! E como é bom!!!!

    Sofram argentinos néscios! Que Nibiru exclua esse rabicho na América do Sul do mapa!!

    Yo soy el psicopata!!! RÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!

    • Pois é , Álvaro. Sinto o mesmo que você. Ninguém pode ser 100% racional. Se assim o fosse a vida seria de uma monotonia terrível. Hoje fui Alemanha desde pequenino.

  • Futebol Arte 4 x 0 Argentina.

    Aprenda Dunga!

  • Meu Deus, que felicidade !!! Há coisas que nenhum dinheiro paga : a face desolada de Maradona. Os amigos não sabem o quanto estou feliz !!! Gostaria de saber se hoje houve algum buzinaço em Buenos Aires como ontem. Vou torcer daqui para frente pelo Uruguai, embora ache difícil.

  • Pieere estou com você. O que mais me indignou desde a contratação de Dunga para técnico da seleção, foi os jogadores chamarem Dunga (aprendiz de técnico) de PROFESSOR. Pura ofensa a categoria.

    • Acho que ofensa maior é ser obrigado a aprovar analfabetos só porque estes realizam a “façanha” de comparecer “às aulas” para pertubarem, em nossas escolas públicas e particulares. E ainda receber um salário infinitamente menor que o do “professor” Dunga.

  • Como ele iria ser xingado e achincalhado como está sendo, melhor que seja pelo que ele acha certo, do que montar uma seleção que todos queriam e que iria ir embora tb.. que não daria em nada. A história está aí para mostrar. O negócio é jogar bem, mesmo que perca. Maradona tá aí ensinando isso a Dunga. Jogar bem traz vitória, bom, mas o melhor é que as derrotas não merecem chingamento. Que assim seja…

  • É melhor torcer pelo nosso Santa Cruz, independentemente de qualquer divisão!

  • Pierre pra técnico da “seleção” de 2014…

    da Argentina…

    kkkkk

  • os meninos jogaram bem pra cacete. o futebol jogado no primeiro tempo foi muito bonito, infelizmente não saiu um gol. o problema só veio com o gol contra do gladiador Felipe Melo, que desestabilizou emocionalmente toda a seleção de uma maneira impressionante.

    aí é cultural mesmo, não tivemos sangue frio e paciência, o time todo se perdeu depois disso. eu não conheço uma pessoa que não seja argetina que queria ver o Felipe Melo jogar. não vou descrever aqui o que eu desejei para este cidadão, mas, mais calmo, agora acho que a culpa é de Dunga. afinal, uma pessoa não tem culpa de ser um desequilibrado e não jogar bola, culpado é que coloca essa pessoa pra jogar na seleção.

  • A culpa foi de Mike Jagger!!!!

  • mick jagger desembarca em recife para ajudar o futebol da “selesanta” deslanchar de vez. torcedor honorario.

    • kkkkkkkkkkkkk

  • Muitos de vocês conhecem Hélio Fernandes, contundente crítico de Roberto Marinho & cia. Tal jornalista é proprietário do jornal A TRIBUNA DA IMPRENSA e na edição deste jornal do dia 21 de junho constou a seguinte notícia.

    Vejam Dunga dando uma de João Saldanha em cima da TV Globo

    Circula na internet o seguinte texto de Jim Ignácio Muller, que nos foi enviado por Delmiro Gouveia:

    O Jornal O Globo em sua primeira página da edição de hoje, quarta-feira 16 de junho de 2010, desce a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.

    Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento ? Vamos aos fatos :

    Segunda-feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.
    Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.

    Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a dominadora esposa do chefão William Bonner sentenciou :

    “ Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores…”

    Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação.

    “ Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma…”

    Brilhante !!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada !!!

    “ Mas… prosseguiu dona Fátima – esse acordo foi feito ontem entre o Renato ( Maurício Prado, chefe de redação de Esportes de O Globo ) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria”.

    “ Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo ( Teixeira ) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!”

    O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.

    Dunga pode até perder a Copa , seu time pode até tomar uma goleada, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência.
    Dunga, simplesmente, mijou na Vênus Platinada ! Uma estátua para ele !!!

  • Isso já virou spam !

    Preferia ganhar a copa com dunga ou sem dunga.

  • POXA, BISONHO É QUEM O COLOCOU PARA TREINAR O BRASIL.
    PORQUE NÃO MALHOU O CARA ANTES, MUITO ANTES.
    BISONHA É A CBF,QUE O PRESIDENTE ESTÁ LA A MAIS DE 20
    E POUCOS ANOS GRAÇAS A VOCÊS (IMPRENSA BRANCA)!!!!

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

maio 2017
S T Q Q S S D
« mai    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).