É preciso ter humildade e pedir desculpas à torcida

ago 10, 2009 by     95 Comentários    Postado em: Esportes

fernando-bezerra-coelho-presidente-santa

Este domingo marcou mais um capítulo da tragédia que se tornou o Santa Cruz Futebol Clube. Quando o improvável se tornou realidade (a combinação de resultados), eis que o tricolor do Arruda, mais uma vez, não consegue ganhar em seu campo.

A cada ano o Santa Cruz vai se “acoelhando”, tornando-se um time pequeno, com uma torcida grande. O time que hoje empatou com o Santa no Arruda, o CSA, está na segunda divisão do campeonato alagoano. Veio enfrentar o time com uma folha 5 vezes maior, e 30 mil torcedores, e empatou sem ter que recorrer a erros de arbitragem.

Na verdade desde 1988, quando José Neves assumiu o Santa Cruz, este seguiu o caminho do fracasso. Caiu para a Segunda Divisão, e de lá só saiu em momentos esporádicos, até encontrar o caminho da desgraça total, indo parar na Série D.

Para quem não se lembra, em 1988, foi fundado o Clube dos 13, que convidou 3 outros clubes do Brasil, dentre eles o Santa Cruz, para formar a Copa União. O clube não soube se fortalecer, deu espaço para o crescimento do Sport no cenário político do futebol, e desabou em um triste caminho. Para piorar, foi vetado por Luciano Bivar para compor o Clube dos 13, e não conseguiu nem se impor politicamente no Estado para ser aceito.

Desde então, o clube viu diversos presidentes sem prestígio assumirem. Teve cabelereiro, chefe de torcida, político sem voto, delegado que afirmou que pagou juiz, e por aí vai. Até a finada Parmalat, que formou parcerias vitoriosas onde passou, deu errado no Santa Cruz.

Todos os anos, algum erro específico destrói a campanha do clube. Quando esteve na Série A, não teve estrutura para se manter, e desabou com força, indo parar na Série D.

torcida santa cruz
Torcedor lota estádio até na bizarra Série D

Em 2007, quando estávamos na Série B, em uma decisão do presidente Edinho, manteve um treinador incompetente chamado Mauro Fernandes, que derrubou o time para a Série C. Toda a torcida estava observando a tragédia, menos o obtuso presidente, que chegou a confessar que subornou um gaiato que se fez passar por intermediário de um juiz.

Em 2008, o mesmo presidente montou um time vergonhoso, que levou o time à obscura Série D.

E olha que Pernambuco não pode reclamar de falta de apoio, especialmente o Santa Cruz. Mesmo na Série D, colocou uma média de 35 mil pessoas por jogo no Arruda, e teve grande auxílio financeiro com o Programa Todos com a Nota, a exemplo de Náutico e Sport. Coincidentemente os 3 times de Pernambuco não conseguem ter um desempenho linear de sucesso nas competições.

O Sport vez por outra belisca algo mais alto, pois tem uma elite mais estruturada participando do clube, mas mesmo assim é muito pouco para quem tem torcida grande. Conquistou a Copa do Brasil no ano passado, e fez boa campanha na Libertadores, mas não consegue bom desempenho em um campeonato mais longo como o Brasileiro.

Pelo lado do Santa Cruz, com a chegada de Fernando Bezerra Coelho, as esperanças da enorme torcida se renovaram. Fez tudo certo no início, montando um time razoável para o Campeonato Pernambucano, e estruturando o clube novamente, com a recuperação do seu estádio, e trazendo a Seleção Brasileira para jogar no Arruda.

Mas outro erro individual acabou destruindo o time novamente. Mesmo sabendo que a Série D era uma competição curta, com apenas 6 jogos, contratou um técnico que nunca tinha treinado um time (apenas interinamente), e manteve este mesmo com alguns amistosos horríveis.

Mesmo com a folha salarial muito superior aos seus concorrentes, e colocando até 45 mil pessoas dentro do seu estádio, o time não era capaz de uma única boa partida dentro de casa. Acabou trazendo o antigo treinador (que não deveria ter saído), mas aí já era tarde.

O vexame de hoje, mais um para se somar ao passado recente do clube, é resultado em parte da inexperiência da diretoria, e em parte da arrogância em não escutar a torcida. Quase todo mundo percebeu que Sergio China não seria capaz de iniciar a carreira com sucesso, estando sob pressão.

O fracasso de hoje se tornou ainda mais ridículo quando o time do CSA ficou catimbando com o empate, pensando que estava classificado, incentivado pelo seu energúmeno treinador, que nem uma conta de somar é capaz de fazer. Quando o jogo acabou, o time saiu comemorando como se estivesse classificado, e sua torcida toda calada, vendo o espetáculo circense dos jogadores.

A despeito do bom trabalho administrativo que vem fazendo à frente do clube, é preciso Fernando Bezerra Coelho assumir o fiasco na montagem do time, e seguir em frente na reconstrução do clube. É normal cometer erros, mas escutar a torcida que está sofrendo é o caminho mais correto para acertar no ano que vem.

É voz corrente entre os torcedores o reconhecimento pelo seu esforço, mas o sucesso do Santa Cruz é essencial também para seu futuro político.

____________________________________

Obs.: Publicado originalmente às 19h47 de ontem.

95 Comentários + Add Comentário

  • Agora tratem de dar os R$ 100 mil pro Central. Quem mandou ficar “todo arrepiado, cheio de satisfação” quando a cobrinha entra?

    • Faz tempo que sou leitor do Acerto de Contas e admiro vocês pela forma até então imparcial com que tratam as questões aqui abordadas.
      Minha admiração tem razão de ser, pois, a imparcialidade, que deveria ser o mote mor de qualquer órgão de imprensa, nunca foi praticada (nunca desde que me entendo por gente nesses meus 41 anos de idade).
      Agora venho fazer uma crítica: Apesar de ser a política matéria de muito maior importância do que o futebol, também no futebol deve-se haver a imparcialidade dos meios de comunicação do nosso estado.
      Pois bem, não vi no blog nenhum elogio, nenhuma linha escrita, sobre o Central Sport Clube, que se classificou em 1º lugar (com 12 pontos – 5 à frente do 2º colocado).
      Não se utilizem da mesma visão “caolha” dos dirigentes do futebol pernambucano, que olham apenas a capital (Sport, Náutico e Santa Cruz), esquecendo do interior e seus clubes.
      Tal esquecimento leva o futebol em nosso estado à quase total estagnação!!!
      E tenho dito!!!

      • Tem razão Adilson… Caímos no mesmo erro da mídia tradicional, de só valorizar as informações da capital. Nesse caso em particular, o tema do Santa Cruz foi mais um desabafo de Pierre, sofredor, digo, torcedor do santinha… hahahahaha

        Abraços.

      • É verdade, Adilson. Nós da capital só olhamos o nosso umbigo.

      • Perfeito, Adilson. A mesma imprensa, junto com os dirigentes dos 3 de Recife, que a vive a chorar que os clubes são discriminados pelo ” Eixo do mal” é a mesma que ignora a campanha do Central e ignorou, quase que totalmente, a campanha do Salgueiro!

        • Assino em baixo.

        • Assino embaixo.

    • Martins,
      Até hoje eu não entendo esse paralelo que os torcedores dos outros times fazem com uma música que acham que é o Hino Oficial do Santa Cruz ( O Hino Oficial do Santa Cruz pode ser lido e escutado no link http://www.coralnet.com.br/conteudo_santa_cruz_o_clube.asp?id=378 ).
      A brincadeira é dizer que os torcedores do Santa Cruz são homossexuais porque “ficam todo arrepiado quando a cobrinha entra no gramado”, partindo do princípio que a cobrinha é um penis.
      Vejamos a música pela seguinte ótica:
      A “cobrinha” realmente é um penis
      O Gramado são os pelos pulbianos de uma vagina.
      Nada mais arrepiante para um heterossexual do que imaginar que aquela cobrinha é o seu penis e que o gramado são os pelos pulbianos das mulheres dos torcedores dos times adversários.
      Assim sendo Martins, sou Torcedor do Santa Cruz e fico sim arrepiado ao ver a minha cobra passear nos pelos pulbianos das mulheres dos nossos adversários.

      • Ô Fabiano, se não tens o que falar, é melhor ficar calado. Desta forma você demonstra para todos os leitores sérios do blog o seu atestado de imbecilidade e imoralidade.
        “Um burro calado se passa por sábio.” Aprenda essa lição na sua vida.

    • Sou Santa Cruz e não abro ! Já havia declarado no blog de Claudemir Gomes (outro grande jornalista, feito os autores do presente blog) depois do jogo com o Central no Arruda que a diretoria havia cometido alguns erros (isolamento foi o principal) e um deles tinha sido a contratação de Reinaldo. A

  • Amigo Pierre,

    Sou torcedor do CSA. Já estou acostumado em viver sofrendo. Mesmo assim fomos uns 2.000 no Arruda vendo um treinador maluco achar que estava classificado. Sinceramente, poucas coisas são tão patéticas como o futebol sendo administrado por gente incompetente.
    Isso que está começando a acontecer com o Santa já acontece conosco faz tempo! O CSA, coitado, na última década, depois de ser vice da Comenbol e ficar até bem no último Campeonato no Ne em 2000, só faz se lascar. Agora vai disputar a segundona do alagoano (de novo)!
    Chegamos a esse patamar no mesmo caminho que o Santa está trilhando. Muito cuidado, pois o pior de tudo é que a torcida se acostuma com sofrimento. Quanto mais apanha, mais comparece. Ô desgraça!

  • Nem tudo está perdido para o Santa. Afinal, jogando contra valorosos adversários, conseguiu 5 pontos em 18 disputados. Obteve dois heróicos empates dentro de seu estádio, e APENAS uma derrota. Com isso, ficou num honroso 29o. lugar entre os 39 grandes times que disputaram a QUARTA DIVISÃO.

  • Ouvir torcida!!!! Quem? Fernando?
    Aqui ele nunca ouviu ninguém. Sempre fez tudo do jeito q quis.
    Por que ia ouvir aí???
    Ele se acha o todo poderoso. O dono da verdade.

    • Companheiros,

      Dêem um pulinho no Estádio de Petrolina, conversem com os jogadores do Time do Petrolina (por dois anos seguidos rebaixado da Série A do Pernambucano) e do 1.º de Maio (desclassificado infantilmente), e verão o futuro que está reservado para o Santa Cruz.

  • Pierre hoje dorme de cabeça inchada!!!

    Só o que salva é o parmera!!!

  • Pelo menos em 2009 o Santa Cruz ( cada vez mais pesada para seus sofridos torcedores) não foi rebaixado. O último que sair apague a luz senão até a Rayovac vai levar calote!

    • bem lembrado, já é um sinal que dias melhores virão, agora é esperar o sport chega lá pra levantar o defunto…

  • Fica tranquilo, Pierre!

    O Náutico está com uma promoção pelos próximos três meses.

    Vire à casaca e não pague nada!

    • Rodrigo
      Tem duas coisas na vida que não troco: uma é de sexo e a outra de time

      • Muito bem Pierre!
        Tricolor até depois de morto! (Nós ou o Santa…kkk)

    • Rodrigo..te preocupa com o teu q é só questão de tempo pra cair tb..

      • Enquanto isso, a susi segura a lanterna…

  • Será que chegamos ao fundo do poço? Só saberemos ano que vem, no pernambucano…

  • pode-se falar até que a diretoria cometeu um erro ao contratar china, mas ele nao foi o culpado pelos resultados, pode até ter escalado algum jogador errado ou feito substituiçoes erradas porem, o time foi desclassificado porque não fez os gols que pode fazer, tanto que Mrcio chegou e o santa tambem nao fez quando pode. treinador nao chuta a bola para o gol, ele tem que fazer com que o time tem chance de marcar e saber se defender..
    o central fez a melhor campanha do grupo com o “resto” dos jogadores de PE, sendo que os melhores ou foram para fora ou ficaram no Santa ou no Nautico. me lembro que Adelmo falou que se o CEntral chegasse na terceira rodada com chance seria um milagre…. é claro o time foi formado as pressas com o resto dos jogadores e sem tempo para treinar muito menos planejamento. E se fala que se qubrou o planejamento do SAnta claro que nao!! Marcio deixou uma lista que foi aproveitada por china quando chegou conhecia o time. mas so que ele antes tinha marcelo ramos que fez 19 ou 18 gols, nao sentiu como sentiu china e ele posteriormente a falta de gols o problema de finalizao. se nao fosse marcelo ele nao tinha feito o que fez no santa anteriormente, thiago matias, pedro henrrique, marcio eram peças que poderiam ser repostas como o marcelinho o alex chavier, Marcio pegou um time com peças melhores

  • Entrei em alguns blogs de torcedores do santinha e estou estarrecido com os comentários que li. A imensa maioria deles mostra um vergonhoso conformismo. Torcedores que se acostumaram com a pequenez do time. Parece que não se deram conta do tamanho da vergonha que acabam de experimentar. Parece que foi só mais uma desclassificação. Estão acostumados a perder. Não sabem mais o que é ganhar. Correm o risco de nunca mais saberem. Estão virando um bando de cegos, fanáticos fundamentalistas. A maioria defende FBC, dizendo que foi o melhor presidente dos últimos 20 anos. MELHOR PRESIDENTE COMO, caras-pálidas? Não consegue sequer classificar o time entre os 20 melhores da QUARTA DIVISÃO . Ah, ele reformou o estádio…… GRANDE COISA! Daqui a pouco vai estar caindo aos pedaços de novo. Em vez de se revoltarem, de fazerem uma revolução, de protestarem, de amedrontarem os dirigentes, de forçar uma ruptura para quebrar o ciclo vicioso…. ficam dizendo feito cordeirinhos: “precisamos apoiar FBC, sem ele seria pior”. PIOR COMO?, nada pode ser pior do que cair fora da quarta divisão desse jeito. Eliminado dentro do Arruda por um time montado às pressas, vindo da segunda divisão de Alagoas. Perde duas vezes para o ridículo Sergipe. Não ganha nenhuma do Central, velho freguês. Mas a mentalidade dos cordeirinhos tricolores é “vamos continuar pagando as mensalidades, sou Santa até morrer, o Santa é minha pátria…..”. Patéticos. Outros dizem: “na estréia do pernambucano, vamos colocar 40 mil pessoas no Arruda”. RIDÍCULO! Deviam fazer feito a torcida do Bahia, que se concentrava fora do estádio durante os jogos, em protesto
    contra as péssimas diretorias. Sou Náutico, mas não quero o fim do Santinha. Afinal, vocês têm feito a nossa alegria nas decisões. Precisamos que vocês continuem a chegar nas finais contra a gente!

    • Não sei q finais..que eu saiba o sport é tetra e tua barbie vai deixar de”hexa é luxo” em dois anos…se liga no grêmio não..te agarra com andre campos q vai dar tudo certo….PATÉTICA é a tua torcida q é só ganhar 2 partidas em 14 disputadas que já é candidato ao título…presta atenção!!!!

      • 2001, 2002 e 2004 não me saem da cabeça.

        • 2008 tbm não

        • 1989, 1985, 1984, 1974 também não saem da minha. Ô tricolor freguês!!!

        • elvis: eu só vou me trocar com tricolores quando vocês estiverem na mesma divisão que eu, beleza? Fique aí curtindo sua desgraça, e torça para o santinha conseguir se classificar para a quarta divisão no próximo ano.

  • Rodrigo Rocha, sai pra lá com essa promoção, rapaz! Deus me livre me misturar com essa torcida pé fria do Santa Cruz! Náutico acima de tudo! Atenção estudantes do Brasil, sigam o exemplo do santinha e estudem direitinho que vocês ficarão de férias em agosto!

  • nao se pode dizer que a diretoria quebrou o planajamento tao simplesmente assim. o que quebrou foi a saida simplesmente do matador que nao foi reposto, isso eu to falando do santa pq nao se tem matador em nenhum time do grupo mas tiveram sorte contra o santa de fazer as chances que tiveram com baixo percentual de erro. todos os times fizeram dois gols contra o santa jogando no arruda o proprio sport fez um no pernambucano e o nautico 3 sendo o ultimo santa ja no desenpero atacando. ta certo que jogava com tres zagueiros, pq marcio nao jogou com 3 zagueiros agora?
    a diferença pra China é que ele passou a usar Neto maranhao no lugar de marcos mendes só isso.

  • sou a favor de criarem a serie E, só pro santa não ficar chateado de não cair por mais um ano consecutivo.

  • Gostaria apenas de comentar alguns assuntos:

    1 – Enquanto existir clube dos 13 e estivermos fora dele, vai ser sempre assim. Fazendo um paralelo, eu comparo Santa Cruz x Sport com Sport X Palmeiras. O que aconteceu? Jogos equilibradíssimos, mas depois de alguns poucos meses, um é líder e o outro é lanterna do Brasileiro. A mesma coisa acontece com o Santa Cruz quando joga com o Sport, na hora do clássico consegue equilibrar, mas não sustenta isso durante todo o campeonato, o que dirá durante todo o ano.

    Mas aí vem o porém: Será que se participassemos do clube dos 13, seria o clube que sairia ganhando ou as contas bancárias de uns e outros?

    2 – É fácil criticar mudança de treinador, etc, e eu também acho que Sério China foi um erro, um treinador inexperiente para muita pressão.

    Mas aí vem o porém: e se o time, com ele, tivesse ganho? e se a bola tivesse entrado?

    3 – Eu acho que o que menos FBC deve são desculpas, este clube poderia estar, hoje, com as portas fechadas. E tenho medo do que vai acontecer quando o grupo dele, que não são acostumando com futebol, deixar o clube e “aqueles” voltarem.

  • Só resta aos tricolores chorar. Muitos estão chorando como neste vídeo abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=m11FxhjW1_U&feature=player_embedded
    http://xausantinha.blogspot.com/

  • a culpa é da diretoria pois nao manteve marcelo ramos nao manteve marcio barros e nao trouxe ninguem a altura pra repor o time,o presidente nao entende nada de futebol isso ja era uma tragedia esperada!!!o presidente se preocupou demais em pintar o arruda e esqueceu do futebol!!a verdade é que passa ano entra ano e o santa cruz nao tem um time e presidente a altura da torcida fiel do santa cruz!!!e FBC a porta de saida é a serventia da casa,depois de hoje dá mais nao entrega o cargo e vai ser presidente do PSB a torcida coral agradece!!!!

    • Como se Marcelo Ramos, jogador de Série A, tivesse algum dia cogitado a hipótese de manchar seu currículo disputando esse troço chamado Série D!!!!! Santa ignorância!

      • ..Marcelo nao quis jogar na D..todos sabem, mas nao quis jogar nos timinhos daqui q estão na A também não..POR QUE SERÁ??…ele sabe que são barcas….

        • Tá. Bom é o Ipatinga, né?

        • Deixa Marcelo Ramos no Ipatinga mesmo… No Náutico, ele conseguiria, na melhor das hipóteses, ser o quinto ou sexto atacante. Quem tem Bala, Gilmar, Lessa, Acosta e Kuki não precisa de jogador de série D. Já na susi ele poderia ser titular.

  • Vamos pesquisar no site da CBF se os outros times têm jogadores irregulares.

  • sem comentários… kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Já querem apelar.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Só uma observação: tricolor e alvirrosa mesmo nas horas de desespero têm que citar o “papai da cidade”.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • O pAPAI DA cidade chama-se PALMEIRAS…KKKKKKKKKKKKKKKKK

    • O papai da cidade, vulgo susi, tirou a quina na véspera do dia dos pais. E hoje, ganha pilhas novas e internacionais para lanterna…

      • Pode até ser Palmeiras. Mas não daqui do Recife.

        Até pq são tantas as cidades.

        Agora, os torcedores do NaCruz estão excitadíssimos com a possibilidade do Sport cair. Comemorem enquanto é tempo.

  • Pierre, sou solidario ao Santa Cruz.

    Muito embora não seja Tricolor, gosto de ver o povo humilde e trabalhor nas ruas com a camisa do Santa.

    Talvez seja uma lição para a massa tricolor não torcer apenas por vitórias, mas sim pelos valores que o Santa representa.

    Uma coisa é certa, a torcida do Santa é a mais pobre, solidaria, fiel e apaixonada.

  • que pessimismo… hehe
    como disse um amigo meu, finalmente o Santa Cruz virou um time “fora de série”…

  • É melhor fechar o time. Um dos mitos mais frequentes é o da existência de remédio para tudo. Não há remédio para certas situações.

    Outra saída é fechar temporariamente. Vender tudo e manter apenas o nome. Purgar-se de uma longa história de má administração e ilusões.

    Depois voltava do zero. É melhor que manter o ridículo de um time com grande torcida, um estádio imenso e insucessos consecutivos. Se não tem qualquer viabilidade esportiva é melhor não jogar.

  • Felizmente a Sarna está se acabando, só falta agora a Barbie, o melhor é fazer a Nacruz para se afundar de uma vez por toda. Viva o CENTRAL o segundo melhor time de Pernambuco, depois do Sport.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tou morrendo de ri, o Central ganha e a sarna ridículo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • A Suzie está numa situação tão boazinha mesmo. Perdeu do lanterna Fluminense, imagina agora do Inter… hahahahahaha
      Só não digo que estou com pena porque não seria verdade. hahahahaah

      • Pena? Ter pena do Sport pelo que?
        Por temos divisão?
        Por sermos os únicos a vencer algo em nível nacional?
        Por termos mais torcedores e mais títulos estaduais?
        Fala sério né. Tricolor e alvirrubro deveria dobrar a língua antes de falar do Glorioso.

    • ..a cachorra de peruca da ilha da fantasia tá uma graça..só faz apanhar e tá rindo de que??existe isso?…no final do campeonato tem chuva de fogos no recife..igual ao pós Palmeiras…

      • Tem q ter mesmo. Até pq os daqui já não batem no Sport faz tempo. Tem q torcer mesmo pelos de fora.

  • Acho engraçado que ninguem ve a imprensa criticando criticando a diretoria do santa cruz kkkk agora se fosse alguns ex presidentes do passado ai meu velho era pancada da imprensa no cara 24h por dia mas com essa diretoria é um mar de rosas ne ninguem fala nada,ninguem lembra que eles contrataram sergio china que nao tinha experiencia nenhuma como treinador profissional,ninguem comenta que desmancharam o time do pernambucano,que foi um erro trazer bittencurt de novo,ninguem comenta principalmente que Central um time com muito menos estrutura que o santa ta fazendo uma bela campanha e o santa ta lascado como pode isso?ninguem comenta que o Santa é o 5 quintoooo time de PE atras de nautico, sport ,salgueiro que é serie C e o grande e heroi central,é meu velho se fosse uma dos ex presidentes do Santa tava com pena do cara pois a imprensa ja tinha criado uma força tarefa pra derrubar o cara,claroooo que FBC nao tem nada haver com isso e tenho muito respeito por ele mas temos que ser honesto FBC futebol depois de ontem nao é sua praia,pede pra sair ,pede pra sair ….

  • Agora este blog só vai falar em futebol em 2010! Ahahahahah

    Mas como todo torcedor do Santa Cruz, Pierre vai atrás de culpados. E esquece que a torcida é o grande sustentador dos dirigentes.

  • O MST vai ocupar o terreno do Arruda.

  • [...] Sobre nossa tragédia futebolística, é preciso ler o excelente texto do Pierre Lucena (Blog Acerto de Contas). É o mais lúcido que vi até [...]

  • Será que vai rolar uma VIRADA DE MESA ? rsrs

  • Não sou solidário a Santa Cruz nem a pau. Que se lasque.

    Pierre, mesmo assim, parabéns pelo artigo.

    Tricolor não faz sua lição de casa há anos. O prazer da “cobrinha” é secar o Leão. Daqui por diante o que resta a torcida coral é ir para a torcida adversária na Ilha quando o Sport, time de 1ª, enfrentar os times de fora.

  • Fábio Araújo, quem é você para falar de conformismo dos tricolores?…logo você que é torcedor do time que protagonizou a maior vergonha do futebol MUNDIAL há apenas quatro anos. Já esqueceu? Memória curta? Vou te lembrar: Seu time perdeu para uma equipe com apenas 7 jogadores na maior demostração de falta de personalidade até então vista no futebol mundial…Acorda meu caro!!!!

    • Marco Aurélio,

      Aquilo foi um episódio isolado. Um jogo apenas, e seus efeitos já estão plenamente superados, afinal há três anos O NÁUTICO É DE SÉRIE A.

      Já a desgraça do santinha é estrutural, profunda, piora ano após ano, competição após competição.O santinha é campeão de QUEDA LIVRE e não ganha nem na Série D.

      Recolha-se à insignificância do seu time, amigo. Se eu fosse você, não discutiria com torcedores de times que estão em patamar muito superior.

  • Não acho que a torcida do Santa se detém a secar a coisa!
    Tanto que, em 2005, enquanto a coisa tava se lascando, quase na série C, estávamos comemorando vitórias e mais vitórias. Sem nem se preocupar em ficar tirando onda com torcedores da coisa.
    Acho que, o erro da torcida, e meu também é claro. É de não saber cobrar, e de nem ter noção do que fazer para se impor e pedir mudanças!

  • Chora Pierre, chora! ACABOU. Você não terá time pro resto da vida… ACABOU!

  • Eu moro em São Paulo mas sou torcedor do Santa e adoro esse time. Isso que ocorreu é uma tragédia para a Nação Tricolor, que tem um passado fantástico.
    Editei um post sobre o ocorrido, para que os leitores possam comentar e ajudar a compartilhar a dor com os torcedores que estão longe do Arrudão, como eu.
    Quem quiser ver o link e comentar lá também, informo o endereço abaixo.
    Abraços e vamos continuar torcendo pelo Terror do Nordeste. Ainda estaremos na Série A mas essa diretoria tem de ser toda modificada.
    Link do post:
    http://meu-blogue6.blogspot.com/2009/08/futebol-da-vergonha-e-do-sofrimento.html

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    é muita choradeira…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk LIMINADO

  • Porque isso de torcida tricolor ficar rebatendo os demais torcedores. Sou torcedor do Santa há 40 anos quase e sabemos, nosso time é um ex-grande time. Faz tempo que nossa queda é livre e sabemos que não voltaremos à elite nem daqui a 6 anos. Talvez, em uns 8 ou 10 anos possamos estar novamente na série A. Isso é uma realidade. E outra. Eu torço, daqui de São Paulo onde moro, pelo Náutico e Sport sim, e hoje vou torcer muito pelo Sport contra o Internacional, pois sou torcedor do São Paulo e esse resultado é bom para o tricolor paulista. Gente, não é porque eu sou torcedor do Santa que vou deixar de reconhecer que nossa queda se dá por culpa nossa mesma. O time é medíocre, o técnio é nojento e a diretoria é composta por amadores e ladrões. Quando que um time vai querer ganhar algo investindo o pouco dinheiro disponível em pintura de estádio e reforma de banheiros para receber a merda da seleção. Tinha de ter investido cada centavo em um técnico de verdade, profissional e em jogadores, pois esses passa-fome tem mais chances de cair para a segunda divisão do estadual, do que ganhar qualquer coisa. O time tinha de ser fechado e um novo time ser criado do zero, pois subir da segunda divisão do estadual não parece ser impossível. Pelamordideus, vamos ter consciência. O time é ridículo, mas claro, torço muito pela recuperação do Terror do Nordeste. Abraços a todos

  • Pierre isso é um discurso de um sofredor?
    Vc é sócio desse clube que insiste em colocar só o blog do mesmo como interdependente desse blog a cá?
    Pierre vc é Doutor , pq vc não entra la pra dar a sua contribuição.
    o mau qu eu como torcedor do Glorioso Clube da praça da bandeira, vejo na minha concepção de estudante que o “karma” num é o time e sim o planejamento financeiro, afinal, como se promete ao central 100 mim e não se paga aos funcionários?
    Pra quer a maior torcida( é o que vcs dizem) quando não se tem glórias?

    isso é chororô mesmo
    Ano que vem tem mais, a única coisa que eu lamento e a CBF não ter criado a serie E. No mais. Feliz por demais….

    Xau Lombriga colorida

  • Vão jogar a Copa PE.

    • Copa PE?

      A prefeitura tem que recriar o “Peladão Alto Astral”, ou colocar o Santinha prá jogar fim de semana na pelada lá do Pina.

  • Acho é pouco, cambada de sarnentos! Estou na lanterna, mas é da série A, e a sarna nem série tem, time sem divisão!!

  • Foi o comentário mais lúcido até agora. E não sobre a situação do Santa Cruz, mas do futebol pernambucano como um todo. Não há em Pernambuco um time grande nacionalmente. Isto é fato. Só há intermediários, coadjuvantes e figurantes. As torcidas são de 1ª e os dirigentes de 2ª, 3ª…

  • comentário correto. mas acho que a contratação de sergio china não foi errada. botava fé nele… tou em joao pessoa, longe do time e das coisas que circulam, mas a diretoria errou no momento que o time não estava crescendo com os amistosos.. aquele jogo contrao trze no arruda foi um aviso. Acabou na falsa vitoria contra o CSA…
    No jogo no arruda, contra o sergipe eu viu e fiquei pasmado com a retirada de juninho ( o melhor disparado do time ). ali foi o pedido de demissão.

    por outro lado, escapou na impressa que se china não vencesse o jogo contra o sergipe, o tecnico iria ser demitido. acho que isso não era pra ser posto para todo mundo ver… se é pra demitir, dimita logo sem papo.

    o que fazer agora?

  • Parabéns a Marco Bahé e Pierre Lucena pelo belo blog. Infelismente aconteceu o que eu já previra, comentando o blog de Claudemir Gomes, após o primeiro jogo contra o Central. Muitos foram os erros cometidos, mas o principal deles foi o isolamento da diretoria. Amadorismo a olhos vistos. Auto-suficiência digna de pena. Quanto aos comentários jocosos, inclusive de Fábio Araujo, mais respeito com o Santa Cruz, detentor do maior patrimônio dos clubes do Nordeste, sua torcida! Sem falar da sua incomparável “arena”.

  • Senhores, equipe de futebol se conjuga no presente, mas Clube há de se conjugar em todos os tempos verbais, especialmente no futuro, em se tratando do Santa Cruz. Meu Clube pode não estar bem atualmente, mas tem glorioso passado e muitas alegrias a nos dar pelo seu espetacular patrimônio imaterial: a paixão dos seus torcedores.

  • SOU SANTA CRUZ NA ALEGRIA E NA TRISTEZA ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE… QUÃO INCOMPETENTE É ESSE TIME QUE AÍ ESTÁ, GENTE! COMO PODE DENTRO DO NOSSO MUNDÃO, 11 JOGADORES NÃO FAZER UM GOL PARA GANHAR OU TÃO POUCO SEGURAR O PLACAR QUANDO ESTAVA 2 x 1 PARA NÓS. IMPRESSIONANTE O TAMANHO DA VERGONHA QUE PASSAMOS MAIS UM ANO EM NOSSAS VIDAS, VENDO NOSSO TIME DE CORAÇÃO LOTAR O ESTÁDIO E OS JOGADORES NÃO FAZEREM JUS A VITÓRIA PARA CONTINUARMOS NA COMPETIÇÃO. É INCOMPETENCIA DEMAIS, GENTE. VCs NÃO TREINAM? FAZEM O QUE PELO AMOR DE DEUS! SENHOR PRESIDENTE NÃO VÁ DAR FÉRIAS A ESSES ELEMENTOS, FAÇA AMISTOSOS AQUI E FORA DE CASA, É COLOCAR ESSES JOGADORES PARA APRENDER CHUTAR BOLA AO GOL QUE NÃO SABEM… NÃO DAR FÉRIAS A NINGUÉM, DISPENSA O GOLEIRO E O RESTO TRABALHAR, TRABALHAR E TRABALHAR…

  • Quando se fala de futebol o nível cai demais.
    Torcemos por times distintos. Não somos inimigos.
    Pessoal, vamos respeitar o Santa Cruz.

    • Vc deveria manter este discurso quando os donos do blog tripudiam, por inveja, claro, do “papai da cidade”.

      • Sinto vergonha de torcer pelo mesmo time que você.

        • Digo o mesmo.

  • Pierre divirta-se com esse blog, pelo menos a sarna cruz serve para alguma coisa

    http://www.xausantinha.blogspot.com/

  • Em 1º lugar, parabéns ao Central ! Ver uma grande cidade fora da região metropolitana ter um time vencedor é honroso para o estado.
    Sport na lanterna, Náutico na zona de rebaixamento, isto é o motivo das vossas alegrias ?! Os 5×1 levados do também medíocre fluminense os habilitam a rir tanto assim ?! Rubro-negros, vocês se lembram que após 3 anos sem vencer o Santa (motivo dos comentários), só conseguiram com um gol contra do Bilica ?! Justamente os piores 3 anos da história tricolor. Alvi-rubros vocês só tem o hexa de estandarte ?! Fundado em 1901, o Santa em 1914 e ainda atrás em títulos ?! Em 1994 o Náutico empenhava o Aflitos afundando em dívidas, em 1999 seguia na série C (C E D eram a mesma coisa). O Sport se livrou por um milagroso gol (combinação de resultados) de cair para a série C anos atrás. Nem vou falar da batalha dos Aflitos..
    Isso tudo foi muito engraçado na época, para o Santa é claro, vocês não devem ter esquecido não é verdade ?! Há um bom tempo as risadas mudaram de lado, são risadas de “banguelos” na verdade, conforme acima elencado. (Quem lê entenda).
    Na internet (Terra, UOL, JC, etc), no trabalho, na rua, até no Jornal Nacional o Santa Cruz foi lembrado.. Que lembrança para se esquecer, que anos incríveis !
    Em homenagem ao blog: O Santa hoje é uma “blue chip” desvalorizada, ontem houve um “circuit breaker” no Arruda, mas não se esqueçam que a crise passa, pode demorar, mas passa. E rivais em breve nós acertaremos as contas !
    Eita.. O Sport perdeu de 3×0 ó.. Firme e forte na lanterna !

    Aos rivais…

  • SPORT E A BARBIE SÉRIE A
    SALGUEIRO SÉRIE C
    SANTA CRUZ……..SEM SÉRIE…DESCLASSIFICADO….ÚLTIMO DO RANKING BRASILEIRO.

  • ESQUECI DO CENTRAL SÉRIE D, À FRENTE DO santinha.

  • O Santa Cruz é muito grande e não vai se acabar! Dias melhores virão…

  • O sport ganhou ontem novamente, dessa vez foi um terno!

    • Mais um participante do movimento dos “sem time definido”.

  • Prezados Tricolores,

    Mesmos diante da situação díficil que passa o MAIS QUERIDO, os torcedores da coisa ainda continuam com inveja da MAIOR TORCIDA DO BRASIL (SEGUNDO MATÉRIA EXIBIDA NO JORNAL NACIONAL DE ONTEM), POIS SÃO MAIS DE 38 MIL APAIXONADOS POR JOGO, E OLHA QUE É SÉRIE D, E CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS, POIS, NÃO SE TRATA DE PESQUISAS VINDAS DO ALÉM, SE TRATA DE FATOS CONCRETOS. A INVEJA AINDA MATA UM CORNO DESSE, (OU MELHOR, UMA COISA DESSA).

  • A COISA DEVERIA CORTAR O SALÁRIO DE MAGRÃO, POIS ELE IMPEDIU A COISA TIRAR NA SENA ONTEM.

    A COISA ALÉM DE TER COLOCADO AMARELO NAS SUAS CORES PARA QUERER VIRAR TRICOLOR, AGORA PEGOU A LANTERNA E NÃO QUER SOLTAR MAIS.

  • A susi é cada vez mais lanterninha. A queda já tá sacramentada. kkkkkkkk

    • A coisa e tão invejosa que não satisfeito em ver o timbu perder 13 rodadas seguidas, agora vai querer perder 14 seguidas pra mostrar que pode mais.
      E ainda vai pegar emprestado todo o time do Santa Cruz, pra ver se bate o recorde de quedas sucessivas do Santa.
      Eita timinho invejoso!!!

  • Realmente o assunto futebol atrai muitos comentários patéticos!
    O maior segmento da engenharia é o de obras prontas. Quantos especialistas nessa área!
    FBC não fechou portas para ninguém. O Conselho Deliberativo Coral é o fórum para os debates.
    FBC assumiu a responsabilidade pelo fracasso no futebol e pediu desculpas à torcida Coral.
    A aceitação do treinador Sérgio China foi quase unanimidade na crônica esportiva local, por ser pernambucano, estudioso do futebol, com futuro promissor, etc.
    A folha salarial reduzida (bem maior que as folhas dos adversários) também foi decisão correta. Nada pior que não conseguir arcar com as despesas assumidas. Quem trabalha satisfeito com salários atrasados?
    Vejam o caso do “todo-poderoso” Sport. Premiações dos últimos títulos não foram pagas. Só ao ex-treinador Nelsinho, deve R$ 400.000,00. Será coincidência a péssima campanha do brasileiro?
    Para o Santa Cruz, o ano de 2009, apesar de tudo, vai ser melhor que o ano de 2008, quando terminamos com estádio interditado, sem administração, sem credibilidade, etc.
    Erro grosseiro comparar a diretoria atual com as aves de rapina do passado.

  • Sou alagoano e CSA, na verdade tenho um pouco de inveja da estrutura do santa, mesmo enfrentando essa má fase. O meu CSA não tem nem diretoria que saiba decifrar as regras de uma competição. A festa realizada pelos jogadores do CSA no arruda foi única e exclusivamente porque a diretoria junto com a comição tecnica disse que o empate classificaria o CSA. Quando chegaram em Maceió ninguem, absolutamente ninguem, dava uma explicação para o mico que pagaram no Recife.

  • “Sócio”, seria interessante que voce se identificasse para que a gente desse continuidade ao debate sobre o Santa Cruz em igualdade de condições. No mais, quem assume respondabilidade pública precisa se acostumar com o contraditório, pois na democracia todos tem direito à voz. Reconheçamos os feitos, mas os defeitos também ! Espero que você também seja um tricolor arrudino de verdade e, não, mais um “político de plantão” ou “assessor autorizado”. Conte o Santinha comigo pra qualquer empreitada que venha ajudar a sorguê-lo.

  • “Sócio”, finalizando minhas breves palavras, nesse momento, quero lembrar que FBC reduziu drasticamente o número de Conselheiros do Santa Cruz. Como se sabe, os membros do Conselho têm uma participação contributiva de mensalidade maior do que os sócios contribuintes, por isso mesmo não desprezível. Pelo que sei, também, os atuais nem são muito frequentes (a última reunião teve a participação de 18% dos conselheiros) e nem adimplentes na sua absoluta maioria. Finalmente, a folha de pagamento do Santa Cruz, mesmo com o time medíocre que tinha, era a maior da série D, segundo a crônica esportiva local, inclusive nas palvras do respeitado Ralf de Carvalho. Sem mais e sem ressentimentos, abraço tricolor.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

dezembro 2019
S T Q Q S S D
« mai    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).