Santa Cruz: quando a notícia vem do povo

set 7, 2010 by     57 Comentários    Postado em: Esportes

O jogo Santa Cruz e Guarany de Sobral realmente foi emocionante, mas melhor ainda está sendo assistir às imagens produzidas por dezenas de torcedores que estavam no Estádio do Arruda domingo.

Como disse o jornalista Mauro Cezar Pereira, da ESPN: “Isso é futebol, mesmo nas profundezas da quarta divisão. Nesses tempos de estádios esterilizados pela onda do futebol moderno (argh!) e times artificiais como o Grêmio Itinerante, é ótimo ver tamanha manifestação de paixão por um time. Torcida sofrida, mas arretada essa do Santa!”

Os vídeos não têm produção, são apenas momentos de emoção. É quando o povo é e faz a notícia.

57 Comentários + Add Comentário

  • Muito bom pro futebol de Pernambuco.

  • O interessante é o ódio que os rubronegros ficam pelo fato de nossa torcida ser notícia em toda mídia nacional… é um despeito incrível… e ao contrário da política, no futebol o Santa consegue desmentir qualquer instituto de pesquisa… rs rs rs.

    • O Santinha é notícia da mesma forma quea DENGUE, FEBRE AMARELA, GRIPE AVIÁRIA, CORRUPÇÃO e outras PESTES que assolam a humanidade.

      O povo gosta de desgraça e a maior desgraça do futebol brasileiro, que causa o maior sofrimento aos seus torcedores (na verdade SOFREDORES) é a minhoca do canal.

    • Pois é, que torcedorzinho invejoso esse do Sport. O timeco deles não consegue se classificar para a Série D, então ficam com dor de cotovelo.

      • É realmente, o despeito é tão grande, que não conseguem raciocinar, a cabeça não foi feita somente para separar as orelhas, não tem capacidade de ler e entender… aliás, diga-se passagem ser esse o motivo de serem tão manipulados e acreditarem no que qualquer maluco da diretoria fale… rs rs rs

    • Santa Meu Eterno nunca negarei que sou Tricolor Sempre Vou te Amar nunca vou te abandonar….

      A maior torcida do Nordesteeee……….

  • Realmente, emocionante a despedida do Santa Cruz da Serie D de 2010, ou vocês acham que ele se classifica no jogo de volta?

    • Guarany ganha por 3×1. Quem aposta?

  • Pierre,

    Os outros times de Pernambuco têm simpatizante…

    O Santa Cruz tem é torcida, essa é a diferença.

    • “Simpatizante” tem na do Náutico. Na do Sport não tem isso não.

      • Verdade, da sigla GLBTS (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Simpatizantes), o Sport só não tem mesmo é o “S”.

    • É, até as viúvas torcem pelo Santa.

  • O que a torcida do Santa Cruz tem de bom a do Náutico tem chata.

  • A verdade é que o povo pernambucano sempre esteve dividido em três segmentos.

    Primeiro, a aristocracia açucareira, escravocrata e patriarcal. Depois, a pequena burguesia, caracterizada pelos comerciantes portugueses, que faziam qualquer coisa para subir na vida. Alias, essas duas classes se enfrentaram na Guerra dos Mascates. Mas existia uma terceira classe, muito mais numerosa e sofrida, mas por isso mesmo mais decente e digna: eram os escravos nas senzalas e depois nos mucambos.

    Essas três classes possuem, cada uma, seus próprios times de futebol para torcer. Advinhem quais são…

    • Flamengo, Corinthians e São Paulo, por suposto.

      No interior não existe isso de time de recife, é piada, e de mau gosto. kkkk

    • Que legal, que coisa bacana, luta de classes aplicada ao futebol, era o que a gente estava precisando!

      • Trata-se de uma questão de formação das torcidas. E só um cego não enxerga isso. Questao de luta de classes quem colocou foi você.

        Apenas mencionei o obvio. Nautico e Sport foram fundados pela elite pernambucana q mandava seus filhos estudarem na Europa. O Santa Cruz foi fundado por pessoas humildes que jogavam bola no Patio da Igreja de Santa Cruz. Enquanto o Nautico ate os anos 60 nao deixava entrar negros no quadro de socios, o Santinha desde o começo do seculo passado ja contava com jogadores de cor no seus times.

        Daqui a pouco vc vai fazer coro com o presidente do Irã, que negou o holocausto. Vai dizer q nao existiu escravidao, patriarcalismo, etc. Me poupe!

  • Realmente a torcida do Santinha é um fenômeno popular.
    Hoje, eu sou mais um que torço e admiro o povo tricolor.
    É impossível não se render a essa devoção popular.

    • É possível sim resistir as drogas! Não entre nessa meu amigo…

      Torcer para o Santa Cruz é uma caminho sem volta, é pior que usar crack!!

      • Que pensamento pequeno, meu amigo.

        • Pequeno é lutar feito um louco pra voltar à Série C!!!

        • Pequeno é não tentar. Pequeno é desistir.

  • Esses tricolores não tem jeito, se satisfazem com qualquer coisa. Vai pra 5ª divisão …. kkkkk

    Vale uma piada:

    Novos patrocinadores do Santa Cruz:
    RAY-O-VAC: para acender a lanterninha.
    PHILCO:para melhorar a imagem.
    VOLKSWAGEN:para fazer um gol.
    TOYOTA:para sair da lama.
    IGREJA UNIVERSAL:só Deus salva.

  • É CAMPIAUM!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • As outras torcidas torcem pelos seus times.

    A do Santa é diferente.

    Como não tem time, torce por si mesma.

  • Já faz tempo que os torcedores do Santa Cruz não discutem futebol. Hoje torcedores do tricolor pernambucano só discute torcida. Mas o pior que vejo em Pernambuco não é isso. O que acho pior por aqui é a safadeza da maioria da mídia bajulando o Sport. Na hora que o Sport tem um jogo importante ficam evocando a confederação do equador, guerra dos mascates, o calote que deram na companhia das índias ocidentais, tudo para fazerem os torcedores dos outros times torcerem para o Sport, “por pernambuco” (Esse é o mais patético, até parece que o Sport é formado só por pernambucanos). E escondem quem foi o responsável por vetar a entrada do santa cruz no clube dos 13. É por isso que digo : quem fode (com perdão da palavra) o nordestino é o próprio nordestino!

    • A propósito, quem votou CONTRA O SPORT na reunião do Conselho Arbitral da finada CBD sobre o cruzamento dos módulos em 1987-1988?

    • O que adianta torcida. Duque de Caxias tem média de 20 torcedores. E está na B. Acordem tricolores.

  • Quanto custa o ingresso mesmo. Salvo engando 0,50 centavos. Assim, até o circo do imundão lota.

  • Naum torço pro santa mas tenho que admitir essa torcida é de primeira, agora com esse timinho fora de serie naum vai a lugar nenhum.

  • Domingo acaba a saga tricolor na série D. No ano que vem tem mais.

    Saudações rubro-negras!

  • Para o presidente do Guarany, “Santa Cruz está morto”
    Mandatário do adversário tricolor do primeiro mata-mata da Série D classifica o time coral de “muito fraco” e considera derrota no Arruda como “idiotice”
    Celso Ishigami – Diario de Pernambuco

    Publicação:07/09/2010 10:27

    “O Santa Cruz está morto.” Foi com esta frase que o presidente do Guarany de Sobral, Luiz Torquato, garantiu que sua equipe vai reverter o resultado construído pelos tricolores no Arruda. Além de duvidar da qualidade técnica do elenco coral, o dirigente usou a alta temperatura do interior do Ceará e o fato de sua equipe ter jogado com três desfalques importantes como bases de seu argumento.

    Para Torquato, o elenco tricolor não é qualificado o suficiente para conseguir segurar a pressão que os cearenses estã programando para o jogo da volta, no próximo domingo. “O Santa não tem time não! Muito fraco! Eles quase não conseguiram ganhar jogando em casa, com o apoio da torcida! Imaginem no nosso caldeirão, num calor de quase cinquenta graus!”, provocou o dirigente.

    Além disso, no jogo do último domingo, o técnico Oliveira Lopes não pôde contar com três de seus principais jogadores. O volante Ricardo Baiano, titular da cabeça-de-área, o meia Jean, principal responsável pelas articulações das jogadas do Guarany, e oatacante Vanderlei, que forma a dupla ofensiva com Danilo Pitbull, retornam de suspensões e seguramente vão reforçar o time cearense na decisão contra os tricolores.

    “Estou dizendo pra você. O Santa Cruz está morto. Tenho certeza de que vamos conseguir nos classificar. Falei para os meus jogadores que o que eles fizeram foi uma idiotice. Depois do nosso segundo gol, eles recuaram e se assombraram com o primeiro gol do Santa. Deu um branco neles”, destacou. “Em Sobral, nosso técnico deve armar um time defensivo, pra vencer eles no cansaço no segundo tempo”, acrescentou.

  • Francamente, este blog já anunciou (dezenas de vezes) que não era um espaço para comentar futebol e coisa e tal… Aí, cada vez que Náutico ou Santa Cruz (times dos blogueiros) conseguem algo mais empolgante como lotar um estádio, plantar um novo gramado ou lançar uniforme novo, é uma comoção. Pois bem, nesta quarta, dia 8/09, há um fato novo no futebol pernambucano e não é o Santa lotar o Arruda pra decepcionar a massa e nem o Náutico descer a ladeira…

  • Com ingresso à R$ 1,00 até show da Banda Lapada lota desse jeito.

    Mas eu gostei da despedida do Santa Cruz da série D, fizeram bonito. Mas vai ficar só nisso mesmo, porque no jogo da volta o Santa Cruz vai ser eliminado mesmo.

  • [Off Topic]

    Não vai sair nada por aqui sobre o caso dos kombeiros?

    • O SJC está fazendo de tudo para incriminar os coitados dos kombeiros. Geraldo Freire, Cardinot, etc……

  • Vamo ver domingo!

  • Aos rubro negros que falam de preço de ingresso, sejam inteligentes, e vejam nossa renda e compare com a de vocês no jogo de ontem contra o Brasiliense, qual foi maior?

    Ou seja, acabou a desculpa de ingresso de 1 real, 0.50 centavos e Todos Com a Nota.

    Na verdade, torcida de fato existe apenas uma, a do Santa. As outras são torcedores de modinha, que dizem em mesa de bar que torcem p/ o Sport, mas não sabem nem chegar a Ilha do Retiro.

    51 mil pessoas, nem no auge do Sport em 2000 eles conseguiram botar isso, a torcida do Santa é incomparável e INVEJÁVEL!

    Não deixe de postar essas notícias, Pierre, sds TRICOLORES!

    • Pessoal,

      acabem com essas discussões inúteis. Sou rubro-negro e estou torcendo pro Santa. Inclusive já disse para meus amigos tricolores que no final do ano vou comemorar com eles a volta do Santinha para o lugar de onde nunca deveria ter saído: a 3a divisão!

      • Rubro-negro verdadeiro não torce pelo santa. Ora, ora….. O Santa vai pra 5ª divisão!

    • Auge? Pelo menos o SPORT já teve isso. Já vcs…

  • Valeu Santa! Vamos rumo a Série C!!!

  • Gostaria de fazer uma análise fria(sem emoções) que um bando de doentes fazem aqui. Sou torcedor do Santa Cruz, por´me reconheço que a torcida do Sport é maior por uma série de razões: falta de títulos do santa cruz ao longo dos anos, falta de uma campanha de marketing que preste e desvalorização dos sócios. Mesmo assim percebo que a torcida do Sport é uma torcida de muitos simpatizantes, pessoas que não vão ao estádio, que nem gostam de futebol, nem sabem regras, mas gostam do clube. Isso é resultado de duas décadas de hegemonia e as pessoas não gostam de torcer por time perdedor, tentam transferir suas derrotas pessoais para o campo esportivo querendo sempre o vencedor. Agora se formos olhar em termos de fidelidade, de ter a verdadeira dimensão do esporte que é torcer independente de resultado o Santa Cruz dá show!!! é uma torcida que torce por amor e em qualquer circunstância. Traço um paralelo entre a torcida do Sport e a Igreja Católica: É a maior religião(todo mundo diz que é católico, mas nunca vai à missa). A maioria são católicos não-praticantes, se é que existe essa denominação, já a do Santa são de religiosos mais presentes e fiéis a sua camisa que é a sua RELIGIÃO.

    No mais é só briga de torcida e coisa de quem não tem o que fazer e vai ligar para os plantões esportivos da vida para falar bobagens.

    • Ñ, amigo, ñ sou pedófilo, ok?

  • Vou torcer agora pelo Íbis futebol club, para q um dia venha para a primeira divisão do campeonato brasileiro, pelo menos o Íbis é um time q joga com garra.

    O Íbis será futuramente o melhor time do nordeste dirigido pelo técnico Felipão, por isto está aguardando grandes patrocinadores.
    Aguardem as surpresas…!

  • O Santa agora engrenou…

  • Ô torcida linda essa do meu santinha…é orgulho demais!!!

  • A partir de domingo, FBC vai ter que trocar novamente a grama, consertar arquibancada, ligar os refletores às três da tarde e colocar novas redes nas traves do Arruda pra torcida do santinha poder continuar frequentando o estádio!!!

  • É claro que lota estádio! Após o Campeonato Pernambucano, o Santa joga no máximo umas 8 partidas em casa, enquanto Sport e Náutico jogam 19! E quando cai ainda na primeira fase, é menos ainda…

    Isso sem falar do FORMATO adotado na Série D. Em outras Séries, no formato 38 rodadas, pontos corridos, o Santa já geralmente morria na metdade do campeonato e o pessoal sumia do Arruda (salvo alguns espasmos como após aquela vitória contra o Cruzeiro).

    A motivação é muito diferente quando se joga um quadrangular ou mata-mata.

  • Sou torcedor do Sport,

    A situação do Santa Cruz é desoladora. Ainda bem que a torcida ainda vai a campo, se não fosse isto, já estariam chamando o santa de time pequeno. coisa que não é e nunca vai ser. Sou da Teoria que o santa pode Acabar Grande, mas nunca vai ser pequeno!

    Nesta última eleição o ÚNICO time que votou contra Carlos Alberto Oliveira foi o SPORT, todos os outros parecem estar bem satisfeitos com a organização do campeonato e as colocações em que os times de pernambuco estão!

    Parabéns pela torcida do Santa… realmente os vídeos são uma prova de amor… pena que o time não corresponde este amor!

    Na hora que um Rubro-Negro está simpatizando com o Santa…. quer dizer que o santa ta Muito lascado mesmo e eu não sou de ficar chutando cobra sem dente em extinção!

  • Domingo vai acabar o sofrimento trocolor na série D, será o final do calvário do santinha na 4.ª divisão, mas em 2011 tem mais.

    Pelo menos os jogadores terão férias forçadas até janeiro de 2011 e poderão curtir a praia de Rio Doce tranquilamente.

    Guarany 3 x Santinha 0

    Saudações rubro-negras!!!

    PS: JÁ COMPREI MEUS FOGOS PARA PIPOCAR NA ELIMINAÇÃO DO “MAIS LASCADO”!

  • Atenção BLOG. Faça uma matéria abordando a dinastia de Carlos Alberto Oliveira na Federação Pernambucana de Futebol. Só o Sport não assinou a carta de apoio ao presidente. E o Santa Cruz? E o Náutico? Que tanto reclamam dele.

  • Demonstrações como essa da torcida do Santa Cruz revelam muito mais claramente o sentido de tradição, e por isso os rivais -sobretudo do Exporte – ficam estrebuchando de raiva, mal disfarçada nos comentários recheados de desdém, ironias infames e preconceito de classe. Isso vale mais do que a quantidade de títulos alardeada pelos adeptos do maior clube da Abdias de Carvalho. Principalmente quando se incluem aí uns tantos títulos duvidosos, polêmicos, mal explicados, além de outros conquistados à custa de falcatruas, como foram, comprovadamente, os primeiros títulos do Exporte, quando o futebol era praticado amadoristicamente e o clube contratava por debaixo dos panos atletas do sudeste somente para jogar as finais, tudo sob protestos da imprensa e das pessoas de bem de Pernambuco (v., por ex., 85 Anos de Bola Rolando, de Givanildo Alves, pela Bagaço/FPF).

  • Depois de ser dilapidado durante muitos anos, o Santa Cruz está começando a ensaiar uma mudança de rumo que inclui, por exemplo, o banimento dos abutres que povoaram as dependências do Arruda e de lá tiraram bastante proveito próprio. A situação não é nada fácil, mas os rivais sabem que, quando retomar o caminho de volta ao seu lugar natural, entre os principais clubes do Brasil (aliás, no ranking da cbf permanece em 23º), o Santa Cruz terá força redobrada.
    Sobre as torcidas, penso que a do Exporte é boa em responder pesquisa fantasma, e parece estar antenada em relaçao às tendências da moda (já está sendo chamada de TJL, Torcida Jacques Leclair, por causa da novela global). Mas sofre do mal da megalomania que a faz ser alvo de chacota aqui e lá fora (No RJ, por exemplo, o clube é conhecido como animador de festas). Enquanto a sua diretoria distribui diplomas de coisa ruim a torcedores-símbolo que se vangloriam de “qualidades” como chatice, arrogância e antipatia (que não raro descambam para a cretinice), o Santa segue angariando simpatia pelo país afora, principalmente por essas demonstrações de fidelidade e amor da torcida.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação às punições de corruptos...

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia


  • “O homem de bem é um cadáver mal informado. Não sabe que morreu.”
    Nelson Rodrigues.

ARQUIVO

novembro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).