Forte alta faz com que valor de mercado da Vale fique perto do valor da Petrobrás

set 28, 2007 by     Sem Comentários    Postado em: Finanças

bolha especulativa

Hoje recebi um release sobre este assunto. Realmente fiquei impressionado com a valorização da Vale do Rio Doce nos últimos anos na Bovespa.

O valor de mercado seria o somatório do valor das ações no mercado. De certa forma guarda relação com o valor justo pela empresa, se considerarmos que o mercado seria eficiente, mas as coisas não funcionam bem assim.

A Petrobrás há alguns anos atrás teve forte alta nas suas ações porque estava pagando dividendos em excesso, porque lucrava muito. Isso fez com que muitos fundos optassem por carregar suas carteiras com ações da estatal. Isso valorizou muito a empresa, através de um forte movimento comprador.

Neste caso da Petrobrás, o preço de mercado acompanhou o preço-justo, porque a expectativa de dividendos era muito alta. De acordo com a equação abaixo, o preço de mercado e o justo convergiam.

A equação de preço justo é dada pela seguinte equação (já apresentada no blog outras vezes):

onde o valor de uma ação é dada pelo somatório de “dividendos esperados”, atualizados a uma taxa Ki, que é função do risco desta empresa em relação ao mercado.

No caso da Vale, ela realmente está lucrando muito, mas um fato chama a atenção, e pode estar ocorrendo uma bolha no preço das ações.

Desde que o Governo autorizou a compra de ações com dinheiro do FGTS, a sorte mudou para os acionistas. Viram suas ações dispararem, através de um movimento comprador acima do normal, fazendo com que as ações subissem muito mais do que seu valuation (avaliação do preço-justo).

Quem está pensando em comprar ações da Vale, é bom ter cuidado.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

abril 2019
S T Q Q S S D
« mai    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).