Nine: uma montagem musical kitsch e sem ritmo

fev 4, 2010 by     2 Comentários    Postado em: Imagem-Movimento

clip_image002

Por Bernardo Queiroz e Kássia Alcântara
para o Acerto de Contas

Todo mundo sabe que cinema é uma arte ingrata. Difícil de idealizar, pior ainda de executar, e de fácil recepção, mas de difícil análise. E de todas as categorias de cinema existentes, acredito sinceramente que o musical é a mais difícil de todas. Sendo o cinema uma arte visual com alguma pretensão de realismo, é necessária uma carpintaria de cena e história competentíssima para que você não se pegue perguntando: Essa cantoria é realmente necessária? Infelizmente, em Nine ( EUA, 2009), a pergunta é outra: “O que Diabos eu Estou Fazendo Aqui?”

O diretor Rob Marshal, já tem experiência no gênero – ele fez o muito mais interessante Chicago – decididamente colocou os pés pelas mãos dessa vez. Nine é uma releitura do excelente 8½, de Frederico Fellini. Basicamente, o marmanjo teve um ataque de ego, e reuniu um elenco de estrelas, vivas, como Nicole Kidman (Austrália), Penélope Cruz (Abraços Partidos), e Marion Cautillard (Piaf) e outras mortas vivas com um legado, como Sophia Loren, e algumas que não são atores, mas cantores, como Fergie. Depois, ele decidiu que ia refilmar 8½ adaptando um material da Broadway.

Caramba, logo Fellini!? Tem gente que não tem bom senso. O cara tem as costas quentes com um grande estúdio, a Weinstein Company, que faz parte da Warner, tem acesso aos atores de alto calibre, e a gente muito competente na direção de fotografia, o Dion Beebee, com quem já tinha trabalho em Chicago. Enfim, o cara tem a mão, a faca e o queijo.

E não dá certo. Acompanhamos as desventuras do famigerado bloqueio artístico, algo que já foi muito explorado (e melhor explorado) em filmes como Adaptação. Este bloqueio aflige o grande diretor Guido Contini (chamado de Maestro durante todo o filme), interpretado por um Daniel Day-Lewis com um sotaque italiano pra lá de suspeito. Passamos o filme inteiro observando as fugas de Guido de um filme que seu produtor o contratou para fazer, mas que simplesmente não consegue tomar forma em sua cabeça. E também acaba não se formando na nossa também.

clip_image004

Somos arrastados por suas dúvidas, e pelas mulheres nas quais esconde sua capacidade de criar, em cenas de montagem musical kitsch e sem ritmo. A amante (Penélope Cruz), a chefe de figurinos (Judi Dench, brilhante), a mãe morta (Sofia Loren, que praticamente entra muda e sai calada. Num MUSICAL!), e a esposa (Marion Cautillard). Cada um desses contatos é feito com música e espalhafato, o que seria uma coisa boa, se não fosse um ar de elitismo e boçalidade, que permeia toda a produção.

As músicas não só são ruins, elas são cheias de si. São cantadas em inglês, depois com trechos em francês, e trechos em italiano, sem nenhuma razão aparente. Numa produção fictícia que teoricamente deveria se chamar Itália, a língua DEVERIA ser um definidor da musicalidade, do espírito do cinema italiano, ao menos na visão estranha do Rob Marshall.

No fim, ficamos sem nada. Sem Itália, sem a velocidade de acontecimentos que existe nos musicais da Broadway, sem paixão, sem alegria, sem espírito, sem nada. Nine deveria ter sido cortado nos seus estágios iniciais por vários motivos: por desrespeitar a memória de Fellini; por desperdiçar gente do calibre de Sophia Loren, Judi Dench e Marion Cautillard com músicas infelizes; e por fim por causa da Convenção de Genebra. Em vários lugares, assistir a duas horas e 5 minutos de Nine, pode ser entendido como 7.500 segundos de tortura cruel e não ortodoxa.

Onde?

UCI Ribeiro Recife | BOX Cinemas

‘Avatar’ e ‘Guerra ao terror lideram indicações ao Oscar 2010

avatar-filme

Com a divulgação dos indicados ao grande prêmio do cinema mundial começa a corrida do público aos cinemas para ver os indicados, muitos em cartaz no Recife. E das distribuidoras para colocar em exibição os que ainda não estão por aqui. Confiram a lista completa dos indicados e ficamos na torcida até 07 de março.

Melhor Filme

"Avatar", de James Cameron
"Um sonho possível", de John Lee Hancock
"Distrito 9", de Neill Blom

kamp
"Educação", de Lone Scherfig
"Guerra ao terror", de Kathryn Bigleow
"Bastardos inglórios", de Quentin Tarantino
"Preciosa", de Lee Daniels
"Um homem sério", de Ethan e Joel Coen
"Up – Altas aventuras", de Pete Docter e Bob Peterson
"Amor sem escalas", de Jason Reitman

Melhor direção
James Cameron, “Avatar"
Kathryn Bigelow, “Guerra ao terror”
Quentin Tarantino, “Bastardos inglórios”
Lee Daniels, “Preciosa”
Jason Reitman, “Amor sem escalas”

Melhor ator
Jeff Bridges, “Coração louco”
George Clooney, “Amor sem escalas”
Colin Firth, “A single man”
Morgan Freeman, “Invictus”
Jeremy Renner, “Guerra ao terror”

Melhor ator coadjuvante
Matt Damon, “Invictus”
Woody Harrelson, “The messenger”
Christopher Plummer, “The last station”
Stanley Tucci, “Um olhar do paraíso”
Christoph Waltz, “Bastardos inglórios”

Melhor atriz
Sandra Bullock, "Um sonho possível"
Helen Mirren, “The last station”
Carey Mulligan, “Educação”
Gabourey Sidibe, “Preciosa”
Meryl Streep, “Julie & Julia"

Melhor atriz coadjuvante
Penélope Cruz, “Nine”
Vera Farmiga, “Amor sem escalas”
Maggie Gyllenhaal, “Coração louco”
Anna Kendrick, “Amor sem escalas”
Mo’Nique, “Preciosa”

Melhor animação
“Coraline”
“O fantástico Sr. Raposo”
“A princesa e o sapo”
“O segredo de Kells”
“Up – Altas aventuras”

Melhor filme estrangeiro
“Ajami”
“El secreto de sus ojos”
“The milk of sorrow”
“Un prophète”
“A fita branca”

Melhor direção de arte
“Avatar”
“O mundo imaginário do Dr. Parnassus”
“Nine”
“Sherlock Holmes”
“The young Victoria”

Melhor cinematografia
“Avatar”
“Harry Potter e o enigma do príncipe”
“Guerra ao terror”
“Bastardos inglórios”
“A fita branca”

Melhor figurino
“Bright star”
“Coco antes de Chanel”
“O mundo imaginário do Dr. Parnassus”
“Nine”
“The young Victoria”

Melhor edição
“Avatar”
“Distrito 9”
“Guerra ao terror”
“Bastardos inglórios”
“Preciosa”

Melhor maquiagem
“Il Divo”
“Star trek”
“The young Victoria”

Melhor trilha sonora
“Avatar”
“O fantástico Sr. Raposo”
“Guerra ao terror”
“Sherlock Holmes”
“Up – Altas aventuras”

Melhor canção
“Almost there”, “A princesa e o sapo”
“Down in New Orleans”, “A princesa e o sapo”
“Loin de Paname”, “Paris 36”
“Take it all”, “Nine”
“The weary kind”, “Crazy heart”

Melhor roteiro original
“Guerra ao terror”
“Bastardos inglórios”
“The messenger”
“Um homem sério”
“Up – Altas aventuras”
Melhor roteiro adaptado
“Distrito 9”
“Educação”
“In the loop”
“Preciosa”
“Amor sem escalas”
Melhores efeitos visuais
“Avatar”
“Distrito 9”
“Star trek”
Melhor som
“Avatar”
“Guerra ao terror”
“Bastardos inglórios”
“Star trek”
“Transformers: A vingança dos derrotados”
Melhor edição de som
“Avatar”
“Guerra ao terror”
“Bastardos inglórios”
“Star trek”
“Up – Altas aventuras”

Melhor documentário
“Burma VJ”
“The cove”
“Food, Inc.”
“The most dangerous man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon papers”
“Which way home”
Melhor documentário em curta-metragem
“China’s unnatural disaster: The tears of Sichuan province”
“The last campaign of governor Booth Gardner”
“The last truck: Closing of a GM Plant”
“Music by Prudence”
“Rabbit à la Berlin”
Melhor curta-metragem
“The door”
“Instead of Abracadabra”
“Kavi”
“Miracle fish”
“The new tenants”

Melhor curta-metragem de animação
“French roast”
“Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty”
“The lady and reaper”
“Logorama”
“A matter of loaf and death”

CINECLUBE EXIBE FILMES DE PAULA GAITAN

clip_image006

Neste sábado, 06, às 14h, o Cineclube Dissenso exibe “VIDA”, longa de Paula Gaitan, sobre atriz Maria Gladys. E o curta “Kogi”, da mesma diretora. A exibição acontece no Cinema d Fundação, com entrada gratuita.

FILMES DA SEMANA

GUERRA AO TERROR

clip_image008

Um dos lideres nas indicações aos Oscar, o filme é lançado no Brasil dez meses depois de ter seu DVD em todas as lojas. A Imagem Filmes, distribuidora do longa, resolveu levá-lo às salas de cinema no Brasil devido ao sucesso que vem obtendo em todas as premiações internacionais. Vai ser interessante verificar o retorno de público nos cinemas. No longa um grupo de soldados americanos está prestes a voltar para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate, mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Conheça a dura realidade destes soldados e descubra que, ao contrário do que todos eles pensam, a luta jamais terminará.

Onde?

UCI Kinoplex Plaza | UCI Ribeiro Recife | BOX Guararapes

HIGH SCHOOL MUSICAL BRASIL – O DESAFIO

clip_image010

Primeiro filme da Disney 100% brasileiro onde os participantes foram escolhidos através do concurso da Disney ‘High School Musical: A Seleção’. No filme, um novo ano escolar começa no colégio "High School Brasil". Chegando de suas férias, Olavo, o capitão da equipe de futsal Lobos-Guará, descobre que Renata, sua vizinha e colega de classe, mudou muito durante as férias. Paula, sem mudanças, continua vaidosa como sempre e gastando seu tempo dominando o irmão Felipe e suas amigas Karol, Alícia e Clara, ou como ela prefere chamar: As Invisíveis. O diretor do colégio junto com a Professora Márcia, de Artes, convoca os alunos para participarem do primeiro concurso de música, onde os alunos terão a oportunidade de se mostrarem como verdadeiras estrelas da música.Trabalhando contra o relógio e com poucos recursos, os alunos se empenham para o grande dia. Olavo e Renata, juntos com Moroni, Bia, Samuel, Fábio e Ed participam do concurso formando uma banda. Ao mesmo tempo, Paula tenta prejudicar a banda para que eles não sejam bem sucedidos. Apenas uma banda será a vencedora, aquela que for capaz de trabalhar em equipe, buscar a superação e saberem que além de serem os melhores artistas, é imprescindível serem as melhores pessoas.

Onde?

BOX Cinemas | Multiplex Boa Vista | UCI Kiniplex Plaza | UCI Ribeiro Recife | UCI Ribeiro Tacaruna

DIÁRIO DE SINTRA

clip_image012

Os últimos momentos de vida do diretor Glauber Rocha através do olhar de sua esposa, Paula Gaitán. Seus últimos dias foram ao lado da família na cidade de Sintra, em Portugal, em 1981. O filme revela com delicada poética os últimos meses de Glauber. Refaz percursos, reinventa caminhos, reencontra amigos da cidade e analisa o momento em contraponto à história de sua geração.

Onde?

Cinema da Fundação

Sexta (5): 19h – 20h40

Sábado (6) e Terça (9): 16h50 – 20h40

Domingo (7): 16h40 – 18h30

Quarta (10): 18h30

Quinta (11): 16h50 – 18h30

AMOR EXTREMO

clip_image014

Amor Extremo é baseado em histórias reais que giram em torno de duas mulheres muito a frente do seu tempo e seus amores. Caitlin (Sienna Miller) e Vera (Keira Knightley), o soldado apaixonado por Vera, William (Cillian Murphy), e do brilhante e incorrigível Dylan (Matthew Rhys) casado com Caitlin. Em meio as incertezas da guerra promessas são quebradas, e o relacionamento dos dois jovens casais se entrelaçaram de maneira perigosa e arriscada. A única coisa mais perigosa que uma guerra, é o amor.

Onde?

UCI Ribeiro Tacaruna – 16h50, 19h10 e 21h30

NOVA YORK, EU TE AMO

clip_image016

Seguindo a idéia de sucesso proposta em ‘Paris, Eu Te Amo’, agora com ‘Nova York, Eu Te Amo’ o romantismo é levado para a Big Apple. Doze cineastas assinam, cada um, um curta de cinco minutos para falar do amor. Além do elenco de estrelas, com participações de Kevin Bacon, Andy Garcia, Irrfan Khan, Shia LaBeouf e Christina Ricci.

Onde?

UCI Ribeiro Recife – 16h40, 18h50 e 21h05

PREMONIÇÃO 4

clip_image018

Uma das franquias de maior sucesso dos últimos anos chega ao quarto longa-metragem com muito fôlego e agora em 3D. Nick e seus amigos vão assistir a uma corrida de carros, quando um deles a quase 300 km/h bate e explode na platéia, causando a morte de dezenas de pessoas. Nick percebe que isso foi uma de suas premonições e terá que fazer de tudo para salvar sua vida. Afinal, a morte já foi enganada três vezes e agora ela não dará trégua, será mais brutal do que nunca!

Onde?

Multiplex Boa Vista | BOX Guararapes | UCI Ribeiro Tacaruna | UCI Ribeiro Recife

O FANTÁSTICO SR. RAPOSO

clip_image020

Escrito por Roald Dahl- que também escreveu Matilda e a Fantástica Fábrica de Chocolate- tem formato de animação em stop-motion, usando bonecos que simulam a aparência real dos animais. No filme, Boque cria galinhas, Bunco cria patos e gansos, enquanto Bino cria perus e planta maçãs. Para alimentar sua família, toda noite Sr. Raposo rouba dos três homens – mas eles decidem revidar. De um lado, então, ficam os caçadores com suas escavadeiras; do outro, Sr. Raposo e seus aliados, cavando túneis para escapar. A animação conta com a participação de grandes astros do cinema como George Clooney (Sr. Raposo) Meryl Streep (esposa), Bill Murray (Texugo advogado) e Jason Schwartzman (filho do raposo).

Onde?

Multiplex Boa Vista – Sex, 05, às 21h | Sab, 06, às 11h

UCI Kinoplex Plaza – Dom, 07, às 12h10

UCI Ribeiro Tacaruna – Seg, 08, }às 19h30

PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA (PRÉ-ESTRÉIA)

clip_image022

Sinopse: Claireece Jones Precious sofre privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida. A melhor maneira de saber sobre ela são suas próprias falas: "Às vezes eu desejo que não estivesse viva. Mas eu não sei como morrer. Não há nenhum botão para desligar. Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã”. Uma história intensa de adversidade e esperança.

Onde?

UCI Ribeiro Recife – 05 e 06, às 23h50

UCI Ribeiro Tacaruna – 05 e 06, às 23h50

O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS

(Brasil | Documentário | 2008 | 128 min)

De Lírio Ferreira. Com Chico Buarque, Caetano Veloso, David Byrne

clip_image024

Ultima semana de exibição do documentário musical sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direitos autorais, Humberto Teixeira, também conhecido como "O Doutor do Baião" pela autoria de clássicos populares como "Asa Branca". O filme acompanha sua filha, Denise Dummont, numa viagem em busca de aprender mais sobre o pai. Isso dá ao filme o toque pessoal e humano, casando com a condução livre e autoral de Ferreira (Baile Perfumado, Árido Movie).

Onde?

Cinema da Fundação – Domingo (7) e Quarta (10), às 20h20

A PROCURA DE ERIC

clip_image026

O carteiro Eric está desperdiçando sua própria vida… Sua caótica família, seus enteados travessos e o misturador de cimento no jardim da frente não ajudam, mas é o segredo de Eric que o motiva a mudar. Ele conseguirá encarar Lily, a mulher que ele amou há 30 anos? Apesar do grande esforço e da vontade de seus amigos fãs de futebol, Eric continua se afundando. Em tempos de desespero é necessário um baseado e que um amigo especial venha de outro lugar para desafiar o carteiro perdido a fazer uma viagem pelo mais perigoso território – o passado.

Onde?

Cinema da Fundação

Sexta (5): 16h50

Sábado (6) e Terça (9): 18h40

Quarta (10): 16h20

Quinta (11): 20h15

ALGO QUE VOCÊ PRECISA SABER

(Drama | 100 min | 2009 | França)

clip_image028

Sinopse: Mady Celliers (Charlotte Rampling) passa a maior parte do tempo falando mal de suas filhas e de seu marido, Henry (Patrick Chesnais), um ex-chefe de empresa que se transformou após a aposentadoria. Antoine (Pascal Elbé), o irmão mais velho, não consegue obter sucesso com sua empresa. Alice (Mathilde Seigner), a filha do meio, dedica-se à pintura para afastar a depressão. Já Annabelle (Sophie Cattani) é a caçula, trabalhando como enfermeira e tentando prever o futuro de sua família através das cartas. A situação da família Celliers permanece estável até o surgimento de Jacques de Parentis (Olivier Marchal), um policial solitário que acaba com a aparente harmonia.

Onde?

Cine Rosa e Silva – 18h30 e 20h30

500 DIAS COM ELA

(Romance | 2009 | 95 min )

clip_image030

O longa é em essência um "boy meets girl", o a base geral dos filmes de romance. Mas consegue entrar para o hall do seletíssimo grupo de filmes que conseguem subverter as regras do gênero, dando ao público uma experiência nova. Summer Finn (Zooey Deschanel) é uma garota linda, esperta, com um gosto incrível para música e cinema, perfeita para Tom Hanson (Joseph Gordon-Levitt), um garoto esperto, boa praça e com um excelente gosto para música e cinema. E, como nas histórias de amor, eles acabam juntos – mas, como na vida real, não por todo o sempre. Summer não acredita no amor a longo prazo, graças ao trauma do divórcio dos pais. Quando Tom, azarado escritor de cartões comemorativos e românticos sem esperanças, fica sem rumo depois de levar um fora da Summer, ele volta a vários momentos dos 500 dias que passaram juntos para tentar entender o que deu errado. Suas reflexões acabam levando-o a redescobrir suas verdadeiras paixões na vida.

Onde?

UCI Ribeiro Recife – seg a qui (08 a 11), às 19h30h

2 Comentários + Add Comentário

  • O texto sobre Nine está muito bom, mas tá faltando um pouco de edição. Houve um momento em que li a palavra “também” duas vezes dentro da mesma frase.

  • Vitor, eu te mandaria pra China, se você já não estivesse lá. :) Abraços velhão.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

novembro 2018
S T Q Q S S D
« mai    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).