Cada um escolhe como deseja ser lembrado

jul 26, 2015 by     32 Comentários    Postado em: Política


Em visita a Cuba, no ano de 2010, Lula visitou Cuba em meio a greve de fome de presos políticos, e soltou uma de suas pérolas em resposta a família de Orlando Zapato, morto após greve de fome: “Lamento profundamente que uma pessoa se deixe morrer de greve de fome”.

Em artigo magistral escrito no Acerto de Contas, o jornalista Samarone Lima explicitou bem aquilo que muitos de nós pensávamos a respeito da “gentileza” com regimes hostis aos direitos humanos. O PT argumentou, como sempre, que era preciso respeitar a “soberania” dos países, não importando se ali estão facínoras como Mubarak ou Kadafi.

Em um surto de amizade coma  Família Castro, ainda comparou os presos políticos cubanos aos bandidos presos no Brasil.

E se engana quem pensa que apenas Lula exaltou ditadores. A fama de Pindorama é antiga neste quesito, já que Janio Quadros chegou a condecorar Che Guevara e FHC fez o mesmo com Fujimori.

Pois bem…enquanto a internet registra a exaltação de Lula a Mubarak e FHC a Fujimori, Obama resolve ir ao Quenia, terra natal de seu pai, e coloca o presidente em uma saia justa imensa, ao criticar a criminalização das relações homoafetivas no país africano.

Para quem não sabe, no Quenia, assim como na maioria dos países africanos, relações homoafetivas é crime.

E se engana quem pensa que essa cumplicidade acontece apenas na política externa. Basta observar a hipocrisia reinante nas visitas presidenciais aos templos evangélicos de megaempresários religiosos brasileiros.

No fundo cada um escolher como deseja ser lembrado. Lula fez um excelente Governo, com avanços importantes na área social e econômica, mas optou por fazer vista grossa a facínoras e ultraconservadores internos. Ou alguém se esquece que sequer conseguiu colocar a Comissão da Verdade para funcionar (esta começou com Dilma). Enquanto isso, Obama recebeu uma herança maldita e só ao fim do Governo conseguiu colocar sua agenda de respeito aos direitos humanos. E será lembrado por isso.

A diferença entre os dois casos é visível. Enquanto um viaja para chaleirar o “companheiro” o outro coloca suas posições com ombridade sem perder a elegância. Até o sanguinário Che Guevara já dizia: “Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”.

32 Comentários + Add Comentário

  • Lula é um marginal analfabeto. O que esse lixo ambulante fala deve ser sumariamente ignorado.

    E Dilma é uma doente mental que deveria estar internada num hospício.

    • Vc esqueceu o terceiro personagem, querido.

  • O governo Lula deu dinheiro do povo brasileiro para a “maravilhosa democracia” de Fidel Castro e para financiar ditadores africanos.

    Sem contar que Lula considerava Ahmadinejad um herói.

    Dizer o que de um maloqueiro desse?

    • Sendo assim, os EUA e a França financiaram o incrível regime democrático do Congo durante a época em que Mobutu esteve no poder. Geovane Lima, eu acho que existia outras formas de desqualificar o dito cujo.

  • Lula chamava o ditador líbio Muammar Kadafi de “amigo e irmão”:

    http://oglobo.globo.com/mundo/lula-se-reuniu-4-vezes-com-amigo-irmao-kadafi-2820150

  • Fidel Castro, Che Guevara, Stalin, Fernandinho Beira Mar, Battisti… grandes ídolos do povo brasileiro.

  • “Lula fez um excelente Governo, com avanços importantes na área social e econômica”

    E eu peguei a Marquezine e a Nicole Bahls na mesma noite.

    • E o Íbis venceu o Barcelona e a seleção de futebol da Alemanha por 7×1

      Em Boa Viagem só tem sereia, não tem tubarão

      O Lula resolve qualquer questão de derivada, integral e equações diferenciais em menos de 2 minutos

      Jean Wyllis nunca deu o caneco e vai casar com o Bolsonaro

      Marco Maciel já foi rei momo e pesou 200kg

      Quer mais?

      https://www.youtube.com/watch?v=FvPOt-v4bGQ

  • Lula fez um excelente governo???

    Ôxe!?

    Populismo barato cujo custo foi repassado para a Anta Roskoff
    Aparelhou o país e enveredou pela alta corrupção.

    E fez o Brasil perder a oportunidade de crescer como poderia
    Ao contrário do Chile

    O meu conceito de excelência não poderia ser mais díspare…

    O Pierre ter uma opinião diferente, tudo bem, é normal e até saudável

    Mas considerar o governo Lulla excelente, beira uma viagem alcalóide da ergolina

  • Qual o impacto do Programa Mais Médicos nos índices de saúde pública. Pagar 7 mil per capita ao governo cubano sem resultados satisfatórios é um tapa na cara das toupeiras brasileiras!!!
    Fidel mama, os tais “médicos” fazem o povo de cobaia e os hospitais caem aos pedaços!!!

  • Pierre, acho que o AC é a pagina inicial do computador de algum hospício. Nunca vi uns comentaristas tão conectados com o ódio. Só pode ser as ovelhinas de QI baixo do Pastor Olavo. ehehehehehhe

    • Esse doido aí acha que descobriu a receita para ser Deus.

      Vai procurar uma Rôla zé ruela, KKKKKKKKK

      • É como se dissesse: “o cara acima está completamente certo. Veja eu por exemplo, um perfeito imbecil troll”

  • O grande problema no Brasil é “eleitor torcedor”. Esta porcaria, muito bem representada pelos comentários registrados neste post, não vota consciente, não vota a favor de A ou B, e sim contra C ou D. Idiotas, o problema não é o PT, não é o PSDB ou qualquer outro partido. O problema são os políticos, todos, não tem exceção. Vamos parar de votar no “menos ruim” e resolveremos o problema.

  • Cuba é um perfeito exemplo de como esse esgoto de socialismo não deu certo. Uma ilha completamente falida, comandada por um velho louco que precisa ficar recebendo ajuda financeira da Rússia, da China e do Brasil. O governo petista tira dinheiro do miserável povo brasileiro para dar a Cuba só pra sustentar essa fantasia maluca do socialismo de Fidel Castro.

    • O que eu acho incrível em quem defende esse sistema é achar que a culpa é dos outros países, quando na verdade é o sistema deles que não funciona.

      • Pois é. Cuba é o único país pobre numa região próspera, com alto índice de desenvolvimento. Correto? Curioso que esse país falido tem o 4º melhor IDH das Américas, enquanto outras potências capitalistas centro-americanas, tipo a Jamaica e a Republica Dominicana (pra ficar apenas nas Grandes Antilhas, uma colonizada por ingleses outra por espanhóis), ocupam respectivamente o 22º e 27º lugares nesse ranking. Capitalismo = bom, Socialismo = ruim? Talvez um salvadorenho subnutrido discorde de vocês.

        Enquanto vocês ficam espumando de ódio contra o socialismo cubano, o povo cubano tem pelo menos o básico, coisa que o capitalismo brasileiro ainda não conseguiu oferecer pra uma grande parcela da nossa população.

        Criticar a ausência de liberdades individuais e o autoritarismo do regime cubano é completamente válido. Não ver os avanços sociais que o regime cubano alcançou é cegueira. Ou burrice mesmo.

        • Felipe, o IDH só leva em conta a renda per capita, longevidade e a educação. Esse índice destoa da realidade. Hoje, nós temos o Índice de Progresso Social que leva em conta vários aspectos ligados aos direitos básicos, ao bem-estar e as oportunidades. Nesse índice Cuba vai lá para baixo e fica em 84.

        • Fui ver esse ranking e ele até leva outros aspectos, mas no desenvolvimento social, que foi o ponto que abordei, Cuba tem desempenho superior a quase todos os países americanos, assim como no IDH. Ou seja, não importa o ranking utilizado, é fato o desenvolvimento social na ilha é considerável, bem longe da ideia de “ilha falida, povo esfomeado” que a propaganda quer vender.

          Não sou defensor incondicional do regime cubano. Não acredito que para se alcançar bem estar social tenha-se que cercear as liberdades individuais (as notas mais baixas de Cuba no tal ranking), mas negar os avanços que eles conseguiram é pura cegueira ideológica. Se eles, mesmo “falidos”, conseguiram fazer tanto, por que nós e outros países não conseguem? É falta de recursos ou falta de interesse, empatia com os mais necessitados?

        • Felipe, se Cuba é uma maravilha como você afirma, porque o sonho de tanta gente é fugir de lá?

          E porque Fidel manda fuzilar as balsas e barcos das pessoas quando elas estão fugindo para Miami?

          Na Coreia do Norte é a mesma coisa, ninguém pode sair de lá, e quem tenta fugir para a Coreia do Sul ou para o Japão é morto pelo governo norte-coreano.

          Se esses países comunistas são tão maravilhosos, porque tanta gente quer fugir desses lugares?

          E o engraçado é que muitos comunistas que vivem em países capitalistas ricos defendem o regime comunista mas não querem ir morar em Cuba ou na Coreia do Norte.

          É fácil ser comunista desfrutando de todos os progressos e luxos que só o capitalismo pode proporcionar.

          A maioria dos comunistas que eu conheço são aqueles que adoram um Land Rover, adoram um whisky cuja garrafa custa 700 reais e adoram um Rolex, mas pergunta se querem ir morar em Cuba nas mesmas condições do povo cubano.

        • Felipe, o capitalismo não é perfeito, é uma porcaria também. Vc diz que ele não fornece o básico, mas temos 17 programas assistencialistas, e nem vou citá-los. É pouco ? No mais, achei interessante o depoimento de um brasileiro que foi a Cuba a turismo e se encontrar com o amigo que ja tinha ido a 20 anos, ficou impressionado que no café da manhã o amigo dividiu um ovo cozido para ele e a familia. Aachou o máximo isso !! Sei não camarada…

        • Cuba ser uma maravilha fica por sua conta. O que foi dito aqui é que o desenvolvimento social cubano é avançado, algo que se confirma através do ranking do IDH e das Necessidades Humanas Básicas do IPS.

          Por que, no entanto, os cubanos deixam o país mesmo tendo as condições básicas de vida atendidas, não sei. Talvez a ausência de liberdades individuais, talvez desejo de acumular patrimônio, discordância ideológica, saudade de parentes que emigraram etc. Resumindo: as razões que levam alguém a emigrar são complexas, longe do maniqueísmo que você (e a mídia) tenta fazer crer, “Os cubanos estão fugindo do malvado Fidel”. Só pra efeito de comparação, há mais imigrantes do capitalista e democrático El Salvador nos EUA do que cubanos.

        • Felipe, o que eu não entendo é porque esses líderes “democráticos” (Fidel, Kim Jong-un etc) não permitem que a população deixe o país.

          Se algum cidadão norueguês tenta sair da Noruega, acho difícil o rei ou a primeira-ministra norueguesa mandar fuzilar como habitualmente faz o “democrático” Fidel Castro com a população cubana.

          Não entendo porque esses líderes comunistas OBRIGAM a população a viver nesses países.

        • Concordo plenamente contigo. Mas para criticar esse ponto não necessário invalidar os avanços sociais cubanos. Tampouco para elogiar tais avanços não é preciso fechar os olhos para o autoritarismo. Essa é uma falsa divisão, irracional.

        • Felipe, se fosse para escolher entre os “avanços sociais cubanos” e o “capitalismo malvado” de Miami, eu preferia mil vezes mais a segunda opção.

          Quem quiser que vá desfrutar das “maravilhas sociais” de Cuba.

        • Pra quem tem capital, o capitalismo é uma festa, com certeza. Ele só é ruim pra quem não tem. Pra esses o básico cubano deve soar como fortuna.

          Mas, como disse, essa é uma falsa dicotomia. Não é necessário abdicar de liberdades individuais para se ter justiça social. Ou pelo menos não deveria ser.

        • Felipe justiça social não é o mesmo que socialismo como você deve saber. Apesar de não achar o capitalismo perfeito, eu considero o sistema até hoje usado, menos ruim. Alguns países desfrutam do capitalismo com a tal justiça social, coisa que não acontece no Brasil. Com o melhoramento da igualdade de oportunidades, diminuição da burocracia, maior transparência e eficiência com dinheiro público é possível melhorar essa justiça social que falta no Brasil e em muitos países. O capitalismo com o direito a propriedade privada e as patentes fazem com que o capitalismo gere um ciclo de desenvolvimento tecnológico de uma forma nunca vista em outro sistema.

        • Tá na moda defender o socialismo. O curioso é que esses que defendem o socialismo não o querem para si mesmos. Eu DUVIDO que esse pessoal trocaria o conforto de uma vida no Reino Unido, na Alemanha, no Canadá ou na Austrália pelo comunismo em Cuba ou na Venezuela. Defender esses regimes opressores é fácil. Quero ver abrir mão das mordomias e comodidades do capitalismo para viver sob uma ditadura comunista.

        • Enquanto ficar essa guerra babaca de “eu sou comunista” e “eu sou capitalista” que vcs querem estimular, e achando que a gente só tem duas opções: fazer uma política cópia carbono dos EUA ou Cuba, a gente vai fazer exatamente isso, copiar até o que tem de ruim, e não tentar aprender com os erros e acertos de ambos.

        • Exato, Pedro. Obrigado.

  • A verdade é que, seja quem for, cada um será lembrado de acordo c/ o legado do seu caráter, ou seja, entre o bom e o péssimo, e disto não há quem escape.

  • Lula teve sorte em seu governo, e isso não implica dizer que ele fez um bom governo. Pelo contrário.

    O Brasil foi favorecido pelo boom das comodities na década passada. Isso enriqueceu o país e o povo por consequencia. Criou-se uma sensação de que o crescimento se deu por causa do governo. O Brasil enriqueceu apesar do governo, isso sim.

    A prova de que o governo não foi bom é a perda clara da oportunidade do Brasil criar bases para um crescimento verdadeiro, sem depender de nuances internacionais. Não aproveitou para melhorar infraestrutura, diminuir o custo-brasil, aumentar a tecnologia, qualificar a mão de obra, etc. Nada disso! Apenas se gabou de tirar milhões da miséria através de pagamento de benefícios assistenciais (que não se sustenta por si só) e de subir a classe média quem ganha menos de dois salários -mínimos.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

outubro 2019
S T Q Q S S D
« mai    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).