Chamar Lula para depor agora é disparate

set 13, 2015 by     23 Comentários    Postado em: Política

Esta semana a Polícia Federal resolveu pedir ao STF que o ex-Presidente Lula fosse depor em inquérito já aberto.

A suspeita é a de que Lula teria se beneficiado como mandatário do país no escândalo da Petrobrás.

Ora, precisamos verificar de duas formas: a política e a da investigação em si.

Do ponto de vista político é óbvio que Lula se beneficiou, pois a acomodação política na Petrobrás, que descambou para a corrupção, acabou beneficiando os partidos e políticos aliados de seu Governo.

Já na investigação, pelo menos pelo que se sabe, até agora não houve sequer indícios consistentes (repito: pelo que se divulgou) para se chamar o ex-Presidente para depor. Claro que ninguém é idiota o suficiente para achar que Lula não sabia que estavam decapitando a Petrobrás para sustentar partidos da base aliada, mas não se trata disso…se trata de conveniência momentânea.

Claro que como qualquer cidadão comum, Lula pode ser chamado pela Polícia para depor em inquérito aberto, mas um delegado não pode sair chamando um ex-Presidente como se fosse algo qualquer, ainda mais em um momento como esse, com uma instabilidade política que periga criar uma crise insustentável.

Para falar a verdade, o Delegado se mostrou cauteloso ao mandar o pedido para o Procurador Geral da República e ao STF, mas mesmo assim não há nada que se mostre razoável neste momento para chamar Lula, a não ser que tenha algum indício forte que não tenha sido divulgado.

A cada dia as condições políticas de continuação do Governo Dilma vão se deteriorando, mas é preciso o máximo de cautela para não colocar o país em chamas, pois isto não interessará a ninguém no day after, muito menos à atual oposição.

Não se pode exigir da população enfurecida pelos acontecimentos cautela, mas dos agentes públicos sim, pois até para sair de uma crise política como essa é preciso discernimento.

23 Comentários + Add Comentário

  • “Claro que como qualquer cidadão comum, Lula pode ser chamado pela Polícia para depor em inquérito aberto, mas um delegado não pode sair chamando um ex-Presidente como se fosse algo qualquer, ainda mais em um momento como esse, com uma instabilidade política que periga criar uma crise insustentável.”

    Enorme contradição: é justamente essa elevação infundada da classe política sobre a cidadania que inspira a impunidade que nos traz incidentes como o mensalão, petrolão, aeroporto em Cláudio, etc. Ora, não devem pedir depoimento do Lula por ele ser ex-presidente apesar do partido liderado por ele ter implantado essa quadrilha durante o seu mandato para o seu benefício próprio? Isso não faz o menor sentido! As instituições devem prevalecer e não os indivíduos; todos devem responder à Justiça. A crise não tem nada com isso. Ademais, não faz o menor sentido não convocá-lo por causa de uma crise pela qual ele tem enorme responsabilidade!

    • Boa noite a todos.

      Caro (a) RV, genial sua postagem, eu ia começar minha explanação sobre o assunto quando verifiquei que tudo que gostaria de escrever já fora sintetizado por você.
      Apenas um adendo, sem acesso aos autos do processo ninguém deveria prejulgar as ações e solicitações da PF, isso cabe ao poder judiciário.

      Abs.

      Bruto – Tókyo

  • Como assim nao existe indícios? Lula é citado dezenas de vezes em delacoes! Claro que ele nao é um cidadao comum, se fosse ja teria sido chamado a depor ha muito tempo! O depoimento ja foi mais que adiado. O pt deve arcar com a crise política pela qual é o responsável. Chega de poupar e de privilégios.

    • Creio que a reclamação é porque todo o conteúdo citando o Lula é vazado, portanto não é oficial. É aquela coisa: quando vazam as delações, o PT reclama das más intenções daqueles que vazam a informação. Mas quando a informação que justificaria a intimação permanece sigilosa, qualquer convite para deposição é golpismo. Para o PT, só é legítimo aquilo que o interessa.

  • No Brasil existe um culto aos políticos que são vistos como divindades, maiorais, mandões, intocáveis e o Lula, além disso, é um populista bastante popular, por isso se ache inconveniente botá-lo no banco dos réus.

    As instituições são sacrificadas em prol de uma pretensa estabilidade política: não se pode botar um ex presidente para depor pois isso desmoraliza o país…

    Coisa nenhuma!!!

    Nenhum cidadão medianamente informado aceita a inocência dos crápulas que nos governam ou governaram e os empresários e autoridades estrangeiras estão cientes sobre quem é safado ou não, portanto, julgar e condenar algum corrupto faria bem às instituições e nos daria crédito aos olhos alienígenas.

    O ruim é todo o mundo saber, existirem os indícios e o safado estar livre por aí.

    Eu prefiro que pegue fogo e eu tenha que me sacrificar desde que se faça Justiça.

  • Nunca deixaremos de ser republiqueta, enquanto existir no Brasil essa visão de que políticos não são pessoas normais.

    E se seu temor é que isso cause alguma revolta entre os que defendem essa organização político-criminosa, lembre-se que a maioria dos brasileiros são honestos e é o fim da paciência desses que se deve temer.

  • Pierre, porque Lula não pode ser investigado? Desde quando ex-presidentes têm foro privilegiado para tal? Se o Brasil entrar em chamas, que entre. Garanto que será melhor que essa gangue se manter no poder até 2018 podendo, com essa memória curta dos ignorantes, ser reeleito novamente. Corte-se o mal pela raiz. Doa a quem doer. Não acharam bom o tempo da fantasia? Chegou a hora de tomar a pílula vermelha.

  • O certo mesmo seria a justiça pegar todo o patrimônio desses marginais (Lula, Dilma, Dirceu etc) e dos familiares.

    Não precisa prender, basta pegar o patrimônio, deixá-los pobres morando numa favela. Seria um sonho ver Lula, Dilma, Dirceu, Palocci sem um centavo morando feito miseráveis numa favela.

    Essa seria a maior pena que esses vermes poderiam receber.

    Mas como isso não vai acontecer porque nossa justiça é uma grande BOSTA, só resta esperar que esses lixos corruptos sejam levados pelo Satanás pra queimar no inferno por toda a eternidade.

    • Jamais serão pobres porque não faltam trouxas para lhes dar dinheiro. Basta ver a vaquinha que fizeram pro paupérrimo milionário Zé Dirceu.

  • Pierre, terei que discordar. A razão pela qual imagino que o ex presidente nunca fora chamado para depor, quiça incluído nas investigações, se deu em razão do seu prestígio político. Com a derrocada de seu partido, viu-se uma chance de fazer valer o estado de direito e o princípio republicano. Os agentes públicos passam, mas as instituições são contínuas, não se esgotam.

  • O mais curioso é que o ex-procurador-geral da república Roberto Gurgel não incluiu Lula na denúncia do mensalão.

    OU SEJA: pagamos fortunas de impostos pra sustentar a PUTARIA desse serviço público pra na hora que o país mais precisa a merda do órgão que deveria ajudar a punir a bandidagem se omite.

    O brasil precisava entrar numa grande guerra, talvez assim outro país mais poderoso como os EUA jogassem uma bomba nuclear nesse lixo como fizeram com o Japão. Quem sabe assim, esse chiqueiro de brasil entrasse nos eixos.

  • A justiça dos homens é falha. Crápulas como Lula, Dilma, José Dirceu, Fidel Castro e outras pragas do gênero só terão “solução” no inferno.

  • Nós e nosso complexo de vira-lata…

    Lula deveria ter estátuas e mais estátuas no Brasil, sem dúvida o maior líder que este país já teve! Nunca houve um período de bonança tão grande quanto no período de 2002-2010.

    Foda foi aguentar Fábio Junior falando besteira pra o mundo ver, enquanto Bono Vox se rasga em elogios… pqp!

    http://oglobo.globo.com/brasil/bono-vox-propoe-lula-fazer-bolsa-familia-planetario-8069692

    • Quero ver Bono vir morar no Brasil, colocar os bilhões dele aqui e pagar imposto aqui.

      Falar que o Brasil é lindo de uma cobertura em Nova York é fácil.

      Esses artistas internacionais adoram elogiar Lula, Fidel Castro, Maduro, Kim Jong IL, mas vivem com todo o conforto que uma vida bilionária nos EUA pode proporcionar.

      E quanto a Lula voltar em 2018 talvez seja até bom mesmo porque aí quebra logo o Brasil de vez e o brasileiro vai passar mais 30 anos apanhando do PT. O brasileiro só tá merecendo levar surra de petista ultimamente.

      • É mesmo… esses artistas internacionais são pouco ativos e respeitados.

        Bono Vox aonde vai é esculachado! Ninguém o respeita e muito menos dá valor a suas opiniões!

        Até eu estou com o comportamento de vira lata, pois estou descredibilizando a opinião de uma pessoa sóbria como Fábio Júnior e valorizando a opinião de um gringo cheirador de pó feito Bono!

        • Demétrius, não se faça de ingênuo, tudo isso que essas celebridades internacionais fazem é puro marketing.

          Madonna, Bono, Elton John e outros fazem doações milionárias para ONGs na África e com isso ganham popularidade e reconhecimento.

          Todos esses grandes artistas contratam esses super publicitários que bolam campanhas sensacionais a fim de promover o artista. Dessa forma, o artista paga de bom moço junto ao público, consegue mais admiradores e, claro, ganha cada vez mais dinheiro. Não se engane, é tudo marketing.

          Você acha que algum desses artistas abririam mão de suas vidas regadas a muito luxo e conforto para morarem em países miseráveis como Cuba, Brasil, Angola ou Guiné-Bissau?

          Quero ver Madonna, Paul McCartney ou Angelina Jolie venderem suas mansões em Beverly Hills, seus apartamentos no Central Park e se mudarem para uma favela no Brasil e doar toda sua fortuna para a caridade.

          Esses artistas não fazem essas caridades de graça, tudo isso é calculado para ficarem mais famosos, serem mais reconhecidos e ganharem mais dinheiro.

  • E se Lulinha ganhar o Nobel da Paz… ah meu cumpadre, segurem os furicos… E não tá longe não!

    • Lula ganhar o Nobel da paz?

      Ôôôôrrrrrra meu!!!

      Esse amarelinho comeu barro com LSD

      KKKKKKKKKKKKK

      Lula já ganhou uns 20 milhões, não precisa de Nobel

      Agora está mais fácil é ele ganhar uns 10 anos na Papuda

      KKKKKKKKKKKKK

    • A carnificina por acaso parou no Brasil pós-PT?

  • lula è o rei do brasiu , ele revoluçiono a educassão e a çaúde do povo brasilero , a puliça nao pode pega ele

  • Com certeza a PF tem muita coisa já pronta para questionar o Lula, e isto só será possível, quando houver a interrogação, portanto para a PF ter pedido ao STF para o Lula depor, é porque há meses já vinha investigando secretamente o caso, para agora fazer a dita solicitação ao STF. Vamos ver no que vai dar nos resultados.

  • “mas um delegado não pode sair chamando um ex-Presidente como se fosse algo qualquer,”

    Quer dizer, o autor do texto admite que lula está acima do povo, da lei e da constituição, trata-se de ser intocável, quase divino, para o qual deve haver tratamento diferenciado e leitura da lei conforme sua conveniencia.

    Interessante.

  • Em relação ao texto “um delegado não pode sair chamando um ex-Presidente como se fosse algo qualquer” eu trocaria por “um ex-presidente não pode estar envolvido em tantos escândalos como se fosse algo qualquer”. Acho que o texto faria mais sentido.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

março 2017
S T Q Q S S D
« mai    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).