Lula presidente do Banco Mundial?

jun 5, 2009 by     34 Comentários    Postado em: Política

lula-la

Na última terça-feira, o jornal espanhol El País publicou matéria sobre os rumores de que o presidente Barack Obama estaria propondo o nome do presidente Lula para ocupar a presidência do Banco Mundial.

Essa notícia chegou à imprensa através da publicação do colunista Marcelo Onaga, na revista Exame (da editora Abril). Obama teria interesse em focar a instituição em uma estrutura voltada às políticas sociais com uma maior preocupação frente às populações mais pobres do mundo. Para isso, Lula viria a representar essa nova alma para o Banco Mundial – instituição constantemente vista como defensora das classes ricas do mundo.

O governo brasileiro nem confirma nem nega a informação. O chefe de gabinete de imprensa do governo disse que “Para a Presidência da República o assunto deve ser tratado como rumor, sobre o qual não cabe fazer comentários”. De acordo com o colunista da Exame, “Representantes do presidente americano teriam consultado informalmente pessoas próximas a Lula para saber qual seria a reação do presidente brasileiro ao convite. Ouviram que, no mínimo, Lula se sentiria honrado”.

Onaga declarou ao El País que sua fonte é o Departamento de Estado norte-americano, embora ainda não haja um pronunciamento oficial sobre o assunto.

Caso se confirme o convite, e Lula venha a aceitá-lo (para tristeza da oposição que busca a todo custar pintar Lula como “ditador” com essa estória de 3º mandato), será a primeira vez que um não norte-americano comandaria o Banco Mundial, em 65 anos. O mandato do atual presidente, Robert Zoellick, deve findar em 2011 – mesmo ano em que Lula deixará a presidência.

Lula pode não falar ingrêi. Pode não ser intelectual. Mas, segundo Obama, ele é o cara.

Vai ter ex-presidente (e seus epígonos) se roendo por aí…

34 Comentários + Add Comentário

  • Será que o Obama quer acabar com o Banco Mundial ? Vamos lá petistas chegou a hora de contestar…

  • Qual o problema?
    Tem que saber inglês né?!
    Quando o jornalismo vai ser um projeto imparcial?
    No dia de São Nunca…

    • Acho que você está louco… O blog enalteceu Lula. Leia nas entrelinhas.

      • Gilson, as ofensas são desnecessárias. Acredito que “Asaph” respondeu ao comentário de Ricardo Carvalho

  • Será que FHC vai resistir?

  • Sério, eu me preocupo com o FHC não aguentando e tendo um troço.

    Da mesma forma como eu me preocupo com a possibilidade de suicídio do Serra quando ele perder a eleição de 2010.

    Sério, o projeto de vida do Serra é essa eleição. A hora que ele perder é bem provável que ele faça uma bobagem.

  • esse vídeo esclarece tudo:

    http://www.youtube.com/watch?v=A4ARHO6QaNw

  • Vai faltar lexotan e diazepan no mercado, por conta da demanda do demotucanato…

  • Lula é realmente O CARA.

  • Estão delirando?….

  • Lula é o CARA, de PAU…

    • Genial.

  • Menino, esconde esse post!!!
    Vai que JPLS descobre que estão querendo um operário nordestino e petista para presidir o Banco Mundial! Nunca mais o telefone da Casa Branca vai ter descanso!

    Agora, quem se suicidaria seria Hugo Chavez. Ver o presidente do “gigante que não fala nossa língua” emprestar dinheiro ao FMI e ainda virar presidente do Banco Mundial!!!

  • Hahahahaha!

    E os demotucanos ficam doidos. Enquanto El Príncipe fica no ostracismo, o Sapo Barbudo é cogitado para presidir o Banco Mundial.

  • Raboni,
    Mudando um pouco do assunto, gostaria de falar sobre a cobertura das eleicoes ” locais” aqui na inglaterra onde o labour ta levando de lavada e o tory estao ganhando com um pe nas costas, mas o que eu queria destacar e’ a forma como os blogs politicos estao tendo destaque.
    O canal SkyNews esta entrevistando blogueiros que escrevem sobre politica ou colocando no ar os comentarios dos blogueiros que tratam sobre o tema mostrando como a internet mudou e ainda vai mudar muito a cobertura de tudo que acontece no nosso dia a dia.
    Pra mim, o fim das Globos, Folhas, Vejas e cia esta mais proximo do que nunca.

    • Tony Blair acabou com o Labour Party!

      • É verdade Martins, ele vendeu sua alma e a da Inglaterra ao demo. Figura das mais controversas, entrou de gaiato naquela baboseira do bush. Ao findar o governo, converteu-se ao catolicismo romano.

    • Teno,

      “Pra mim, o fim das Globos, Folhas, Vejas e cia esta mais proximo do que nunca.”

      O meu medo é: o que virá depois?

      • Os acertodecontas.

  • Realmente seria uma honra para o Brasil ter Lula como presidente do Banco Mundial, mas ainda acredito que o Presidente Lula sonha mesmo é com o seu terceiro mandato como Presidente da nação, que será bastante façíl para ele se eleger novamente.

  • Amanda,
    Pode ser que seja pior, pode ser que seja melhor. Mas ficar como esta e’ que nao nao pode. Vamos pensar positivo e achar que vai melhorar.
    Martins, partido que fica muito tempo no poder se distancia da sua principal funcao, servir ao povo. Ocorreu o mesmo com o Tory depois dos anos de Thatcher e a derrota vergonhosa de John Major.

  • Talvez depois digam que foi uma brincadeira de Obama.

    Uma instituição financeira de ordem mundial não é um país onde alguém sem um preparo acadêmico-profissional tal em Economia pode se empossar na limpeza como se tivesse sido eleito.

  • Este post é pura maldade com FCH e jarbas do henry.
    Isso não se faz com cadávares políticos, nem mesmo quando ligados ao Demo.

  • Vai ser engraçado pra biografia de Lula: de retirante nordestino a Banqueiro. De líder socialista a banqueiro capitalista…

    • E ASSIM VAMOS SEGUINDO!

  • Patético…

  • Considero esta notícia uma piada dupla, tanto pelo Obama pelo Lula.

    A minha opinião é que o presidente Lula é um “bobo da corte”, um fantoche na mão do congresso, dos senadores, deputados, bem como das grandes empresas privadas do país.

    Como você avalia o período considerável de viagens internacionais do atual presidente – cerca de 350 dias fora do país (desde 2002 até abril de 2009) ? Tem idéia do significa isso ?

    Acredito na capacidade que ele tem em falar “borracha”, aliás, é o que ele ultimamente vem falando.

    Esta sondagem (espero que seja um delírio passageiro) do presidente Obama tem a seguinte fundamentação: “o presidente Lula tem apoiado mais o desenvolvimento social e a sua imagem muito ligada a programas econômicos e sociais, como o Bolsa Família” (REVISTA EXAME – edição 944 / 03/06/09).

    Por exemplo: na viagem dele pra Turquia, no meio de uma reunião, ele sai com essa: vocês sabiam que turco no Brasil é reconhecido como vendedor ????????? Sem noção ……….

    Outra dele: a respeito da caixa preta do avião que caiu a pouco tempo – numa entrevista, o excelentíssimo presidente afirma que: se já se achou petróleo no Brasil a quase 6.000 metros, achar a caixa preta nao será tão difícil. Comparação exdrúxula.

    Mas cada um com sua opinião sobre o “presidente”.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

agosto 2019
S T Q Q S S D
« mai    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).