Petistas históricos começam a buscar saída para futuro político

set 26, 2015 by     7 Comentários    Postado em: Política

Dois eventos recheados de simbolismo aconteceram esta semana, com desfechos diferentes e motivos idênticos: a sobrevivência política.

No meio da semana o deputado Alessandro Molon, do Rio de Janeiro, anunciou a desfiliação do PT para ingressar na Rede Sustentabilidade, que finalmente foi legalizado esta semana.

Sem a menor noção do que falam, petistas raivosos agrediram Molon sem pena nas redes sociais. Traidor era a palavra de ordem.

Já hoje a Senadora Marta Suplicy, nome histórico do petismo, entrou no PMDB recheando seu discurso de loucuras que nada tem a ver com a realidade: “Quero um país livre de corrupção e o PMDB é o meu lugar”.

Ao bradar que quer um país sem corrupção, segurando Renan Calheiros com a mão esquerda e tendo apenas Temer separando sua mão direita de Eduardo Cunha, fosse este país um lugar para ser levado a sério, Marta poderia ser internada em algum hospício por estar delirando por completo.

Independente das falas dos dois, o fato é que deu início a debandada pela sobrevivência política longe do petismo.

Ninguém em são consciência acha que existe futuro para o Partido dos Trabalhadores. Por mais que a política seja capaz de reinvenções espetaculares, a desintegração da imagem do partido parece forte demais para qualquer retomada de poder. Por mais que a tragédia do Governo Dilma parece ocasional, a Lava Jato mostrou que o partido fez tudo aquilo que disse que não faria no passado. Não importa que os outros fizeram, mas sim que o PT se elegeu para fazer diferente.

Os primeiros sinais de desintegração de qualidade de quadros já estavam dados. Basta verificar que o Líder do PT na Câmara é Sibá Machado, deputado defensor da Telexfree e que virou motivo de piada ao insinuar que a CIA estava por trás dos protestos no Brasil. No vídeo acima podemos ver que Sibá virou motivo de chacota entre seus pares.

Outros quadros do PT deverão fazer o mesmo caminho de Molon e Marta. Para quem depende de voto de opinião, não realizar esta travessia é praticamente o suicídio político. Molon tenta se abraçar ao histórico ético de Marina Silva, já Marta se agarra ao tempo de TV do PMDB para se eleger Prefeita de São Paulo. O imponderável é como se comportarão os eleitores destes parlamentares, já que a história foi construída junto com o partido. Em alguns casos, como o da própria Marina Silva, houve crescimento político, mas em outros o eleitorado não entendeu bem a troca partidária.

A verdade é que o PT não apenas caducou como não soube se renovar. Poucos são os bons quadros novos do partido, e por uma infeliz coincidência estão localizados em São Paulo (como Haddad e Padilha), que é o local onde a rejeição ao PT alcançou um nível inacreditável.

Em relação ao PT, aparentemente no fim só sobrarão aqueles que realmente estão entranhados na máquina partidária ou inaptos como Sibá Machado.

A esquerda vai penar para se levantar, mas terá que se reorganizar de outra forma a partir de 2018, ou mesmo antes disso.

7 Comentários + Add Comentário

  • Petistas históricos revelam como são oportunistas!

    Semelhantes à maioria

    Ou seja: farinha do mesmo saco

    Haddad e Padilha são melhores?

    Hmmmm, pelo cheiro, muda a casca mas não o interior

  • Ratos abandonando o barco!

  • Que ninguém critique os ratos: é o instinto pela sobrevivência. Normal.

    Cuspir no prato em que comeu e elogiar o outro prato é que é feio.

    O pt está se acabando mas o que já acabou foi a crença de uma grande parte do povo esclarecido que achava que era um partido diferente, que poderia errar no varejo mas seria honesto no atacado.

    Nunca se viu tanta gente se dando bem às custas do Estado

    Nunca se roubou tanto e tão impunemente.

    Já vão tarde!

  • O engraçado é que Marta saiu do PT e foi para o PMDB como se fosse de oposição. Parece piada!!!
    Na foto, ela aparece de mãos dadas com o vice de Dilma, Michel Temer. Se for pensar sobre esse fato, ela não fez absolutamente nada. Essa galera só quer continuar mamando!!

  • Me espanta a admiração do autor pelo Haddad e pelo Padilha. Sobre o Haddad, ele que colocou o ENEM como principal meio para entrar nas universidades e pintou uma faixa vermelha nas ruas e chamou de ciclofaixa. E sobre o Padilha como ministro da saúde, importou um monte de médico cubano como tendo uma das motivações a ajuda ao regime cubano, como fica claro em uma reportagem exibida pelo jornal da band, em que até uma médica pernambucana aparece nas gravações
    .
    Admiraria eles, se no caso do antigo ministro da educação tivesse feito uma revolução na educação. Climatizasse as escolas, colocasse os alunos em tempo integral nas escolas, onde em um dos turnos fosse para as aulas e o outro para os estudos, se em toda a escola tivesse um local adequado para os estudos, se em toda a cidade tivesse pelo menos uma biblioteca no padrão FIFA. No caso do Padilha, ele até onde eu saiba não melhorou a situação dos hospitais. O que mais tem é gente sendo atendido em corredor de hospital, esperando uma consulta ou gente que tem que ir de madrugada para conseguir agendar uma consulta para três meses depois.

    Portanto, eu não tenho admiração por esses caras!

  • Caos nas legendas políticas, que nos mostra mais oportunismo de velhas raposas do PT. https://www.youtube.com/watch?v=eemitaD83eo

  • Podem se movimentar partidariamente como for, muito fácil, quero ver um grupo político colocar, ou seja lá quem for, colocar o país na rota do desenvolvimento sustentável. Só vejo demagogos.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« mai    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).