“Será muito difícil suceder Lula”

jul 31, 2009 by     99 Comentários    Postado em: Política

lula

Esta frase do título foi dita por José Roberto Arruda (DEM), Governador do Distrito Federal. Resume bem o espírito que deve pairar sobre o próximo Governo, seja ele qual for.

Lula é um caso raro de presidente que, mesmo em seu pior momento, teve apoio popular. Os índices de avaliação de seu Governo são extremamente positivos, e há um bom tempo.

Deixou um legado social reconhecido por todos os partidos. O seu principal programa, o Bolsa Família, é reconhecido por todos como extremamente eficaz na diminuição da pobreza extrema. Mesmo aqueles que discordam, reconhecem sua eficácia.

Até Cesar Maia, que sempre foi muito crítico, reconheceu hoje em seu ex-blog, que o Bolsa Família é o principal responsável pela diminuição da migração do Nordeste para o Sudeste.

No cenário atual, é natural pensar que Dilma ou Serra irão suceder Lula. Qualquer um dos dois terá a enorme tarefa de viver com a sombra do ex-presidente. Algo semelhante teria acontecido com Dutra, que aparentemente apenas esquentou a cadeira para a volta de Getúlio Vargas. Não deverá ser diferente. Ainda mais com Lula em condições de voltar em 2014.

Suceder um Governo destruído às vezes é muito mais fácil do que um muito popular.

* Publicado originalmente às 17:21h de ontem.

99 Comentários + Add Comentário

  • O presidente Lula fez com migalhas o que não se faria com porrada. Inclusive, como disse César Maia, que cultiva propositadamente ares de excentrico, mas está longe de ser burro.

    Aquinhoou nos dois extremos do espectro social. Ou seja, quem vende e quem tem maior propensão ao consumo.

    Poderia ter ido muito além, porque a rede de segurança mínima implantada é muito tímida quando comparada ao que acontece na Europa, por exemplo.

    Se a panela não for destampada de vez em quando, ela explode. Isso não é questão de ideologia, é questão de inteligência.

    • Quando se lê tanta baboseira de quem como vc classificou, “é saudosista do golpismo udenista” – isto, claro, se houvesse discernimento e cultura para tal – é muito gratificante ler suas observações, Andrei. De fato, muito ainda poderia ter sido feito. Mais uma coisa é inquestionável: a melhoria das condições de vida de boa parcela da população. Um resultado buscado. No outro governo, aquele do proer e das privatizações escandalosas, a melhoria seria resultado de uma lógica nitidamente liberal. O mercado, deus ex-machina, como instrumento de combate à pobreza… E aí eu lanço uma provocação, Andrei: fhc e dick cheney: um privatizou a vale outro a guerra: quem era mentor, quem era epigono?

  • A oposição (englobando todos que torcem contra o governo, entre políticos e “jornalistas”) que zombou de Lula quando o presidente disse que no Brasil, a crise estava mais para uma “marolinha“, deve estar entrando em convulsão com a reportagem de capa da Revista Exame, que saiu às bancas ontem.

    A edição da Revista traz o título “Uau! Voltamos a crescer“, e o subtítulo “Apenas dez meses após o início do período mais turbulento da economia global em oito décadas, o Brasil dá sinais de que, por aqui, a crise foi mais rápida do que se imaginava

    http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/s/sumario0948.html

    Tem político e colunista por aí estrebuchando de dores e amargores…

    “Oh, céus! Oh, vida! Oh, azar! Isso não vai dar certo!”

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… perfeito Andre…
      até mesmo a fala nos comerciais mudou:
      antes- O bolsa familia não ajuda em nada…
      Hoje- o bolsa familia é a continuação natural de um projeto de FHC…

      • É assim eles vão dizer que daqui apouco o prouni também foi um programa da direita.
        sei não, ainda assim votaria nele novamente pra um pssível 3º mandato.

        LULA Wins.

    • Parabens André…concordo com vc quando diz: “englobando todos que torcem contra o governo, entre políticos e “jornalistas”…e completo: “intelectuais” despeitados com a inteligencia nata do Lula que vem dando um Show de competencia politica e de Governo sintonizado com a populaçao mais simples tão desdenhada por essa raça elitisada e besta.

  • Ora ora…

    O cara vai ser lembrado como pai dos pobres! Que piada de mau gosto.
    O Bf é só o mínimo minha gente, pelo amor de deus.
    Aposto que será difícil governar por causa dos gastos que ele deixará para o sucessor, isso sim. Lula vai ser lembrado como um governo corrupto, isso sim.

    • Que papo de maluco….

      • Favor pessoas Psdbistas e “Domocratistas”
        tenham o bom senso de identificar-se,
        falar mal é fácil, já que é pra jogar m. no ventilador então vamos “exumar” os PROERs e os Escandalos do todo poderos vendedor de país, o FHC.

        e ai vão querer fazer isso?

  • Essa tentativa mentirosa de colar no governo Lula o rotulo de MAIS corrupto é muito fraca.
    Só quem tem um QI muito baixo entra nessa.

    De um lado um Governo que poderia ter feito mais, que não enfrentou a oligarquia midiatica.

    Do outro lado as oligarquias: donos de jornais, de revistas, de emissoras de TV e demais capitalistas ineficientes que só conseguem ter lucro com injeção de dinheiro público.

    Fico com Lula, mesmo que o PT venha junto.

    • lembro agora de uma musica de uma banda que conheci um dia desses: um buraquinho onde havia a estrelinha do PT…
      Mas sem duvida to com Lula e não Abro… mas se o PT de Hoje vinhem junto… eu levo lula e mesclo com outros por ai…

      • Artur o pt de hoje, como vc diz, é muito diferente daquele ideológico dos anos 80 – independente daquela ideologia ser correta ou não. Hoje o pt, pelo menos o daqui, assume suas defesas corporativas e goza das benesses do poder. Mas eu livraria, salvo engano, o Jcosta dessa seara. Ele me parece um petista das antigas. Tem um discurso ainda ideológico. Veja em contraposição, o tal isaildo (acho que é esse o nome) e sua defesa de alguns funcionários públicos afortunados. Mas esse será sempre um risco para partidos com o pt: dizer que defende o povo e na prática…

        • Algum dia existiu ideologia polítoca no pais? so no meio acadêmico né?
          como uma vez fazendo boca de urna pra pagar a passagem das próximas semanas de aula, um político me disse:
          “em política a ideologia é apenas uma máscara, que no verdadeiro sentido da coisa é, esiste quem tá “comendo” , situação, e quem quer “comer” opisição.
          E o povo apenas fica de esmola.”

          num dá pra acreditar em falácias partidárias né?

  • Tá, Que Nada. Muito consistente a sua “análise”….. você realmente acredita nela?

    Lula conseguiu a proeza de ser mitificado pelo povo ainda durante seu mandato. Não é pouca coisa.

    Só pra fazer mais raiva pra demo-tucanada: o Bradesco acaba de divulgar a avaliação de que a recessão no Brasil acabou desde abril!! E que no próximo ano nosso país crescerá 4,9%.

  • “Suceder um Governo destruído às vezes é muito mais fácil do que um muito popular.”

    A diferença é que eu não quero viver num país destruído só pra ver político se dando bem. Alguém quer?

  • Serra quer. A oposição quer. A imprensa quer…

    A oposição/Mídia quer que o Brasil com Lula no leme dê errado.

    A Imprensa/Demo/Tucano teve duas chances de dá um golpe, mas não deram. Tiveram medo. As chances:

    1) Crise no mensalão, dizendo que aquilo ali era inédito no Brasil;

    2) Crise aérea, a mídia e os setores golpistas diziam que Lula era o piloto que derrubava avião e matava o povo.

    Observem os atores dos golpes modernos, vide Honduras e Venezuela. Os atores:

    1) IMPRENSA, colando no governo o rotulo de corrupto;
    2) Um ator travestido de imparcial, o JUDICIÁRIO;
    3) FORÇAS ARMADAS; e
    4) POLÍTICOS.

    Agora vejam quem eram o CANSEI.

    Conclusão, esse “QUE NADA” é um CANSADO.

    • Esse povo é doente. O PT é uma religião?

      Meus amigiunhos, vocês acusam a oposição de fazer o que vcs faziam quando eram oposição. Não sejam ridículos…
      LRF PT contra
      Plano Real PT contra
      PROER PT contra
      Bolsa-escola PT contra
      CGU PT contra

      Patéticos…

      • O anti-lulismo é uma religião pior ainda. Uma religião que adora o DEMO!

        O grande mérito de Lula é superar os defeitos e dogmas do PT e incorporar outras idéias, que reforçam e complementam o que tem de bom no esquerdismo. Um amálgama muito positivo.

        O que ninguém até agora conseguiu me dizer foi o seguinte: em quê os oito governos anteriores foram melhores do que Lula?

        • martins,
          O antilulismo não é uma religião, é uma seita, ou melhor, uma “facção terrorista” que tem como arma a máquina midiática.
          Cá pra nós: Nunca vi algo tão artificial quanto o Governador de São Paulo, José Serra, cantando “Baião” de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga numa festa em São Paulo. Todo mundo sabe de suas intenções vindo visitar Exu.

      • Você é extremamente degenerado, Que Nada.

        LRF = um prefeito TUCANALHA foi atrás de um radialista com uma foice na mão, AQUI EM PERNAMBUCO, por ter sido denunciado!

        Plano Real = não se resumiu a “apenas” mais uma moedinha com nome bonito. Foi, efetivamente, um plano de entreguismo irrestrito de tudo o que é nosso, que inclusive continua agora com essa campanha escrota de difamação da Petrobrás via CPI de fachada da SUA oposição!

        PROER = nem vou comentar, dar dinheiro PÚBLICO pra banqueiro safado ter tempo de fechar as portas dos bancos na cara dos correntistas idiotas que iam nas propagandas engraçadinhas na tv… alô, Nacional, Econômico, Bamerindus (dus dus dus!)!

        Bolsa-escola = + vale gás, +vale disso, daquilo… fragmentar programas sociais e botá-los nas patas de assessores politiqueiros, incompetentes, elitistas e reacionários é o primeiro passo pra abrir mais um ralo a sorver o erário…

        CGU = se é pra apurar fatos contra pessoas que se apropriam do poder que seus cargos conferem, pra que TCU (que, por sinal, tem as mãos ATADAS por ser órgão MERAMENTE ACESSÓRIO do Congresso)? Aliás, a CGU FEZ alguma coisa contra, por exemplo, o boquirroto coronel que vomita arrogância, o GILMAR DANTAS???

        Você é que é patético, seu CAPACHO.

      • Toma rivotrill ,que melhora.

        • Repetindo,
          LULA é mais que o PT e o maior presidente depois da era Vargas
          vide a aprovação.
          O cara governa em prol do povo (e o nordeste foi um grande beneficiado) e estes jornalistazinhos ainda querem falar o que?
          Vai ver o dassado Demo-tucano que vc verá a verdade.
          Abaixo a política pró -elite.
          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • O texto abaixo mostra bem do que a imprensa é capaz para atingir o governo Lula. A Folha de São Paulo deu manchete dizendo o seguinte: “Gripe suína deve atingir ao menos 35 milhões no país em 2 meses”. ABSURDO TOTAL, SEM BASE NENHUMA, PURO CHUTE.

    Sobre esse crime (crime sim, pois gera pânico, desinforma, superlota ainda mais os hospitais, leva pessoas a tomarem remédio sem necessidade), vejam a coluna do ombudsman da Folha, Carlos Eduardo Lins da Silva, publicada no domingo (26):

    No limite da irresponsabilidade

    A reportagem e principalmente a chamada de capa sobre a gripe A (H1N1) no domingo passado constituem um dos mais graves erros jornalísticos cometidos por este jornal desde que assumi o cargo, em abril de 2008.
    O título da chamada, na parte superior da página, dizia: “Gripe suína deve atingir ao menos 35 milhões no país em 2 meses”. A afirmação é taxativa e o número, impressionante.
    Nas vésperas, os hospitais estavam sobrecarregados, com esperas de oito horas para atendimento. Mesmo os menos paranoicos devem ter achado que suas chances de contrair a enfermidade são enormes. Quem estivesse febril e com tosse ao abrir o jornal pode ter procurado assistência médica.
    O texto da chamada dizia que um modelo matemático do Ministério da Saúde “estima que de 35 milhões a 67 milhões de brasileiros podem [em vez de devem, como no título] ser afetados pela gripe suína em oito semanas (…). O número de hospitalizações iria de 205 mil a 4,4 milhões”.
    É quase impossível ler isso e não se alarmar. Está mais do que implícito que o modelo matemático citado decorre de estudos feitos a partir dos casos já constatados de gripe A (H1N1) no Brasil.
    Mas não. Quem foi à página C5 (e não C4 para onde erradamente a chamada remetia) descobriu que o tal modelo matemático, publicado em abril de 2006, foi baseado em dados de pandemias anteriores e visavam formular cenários para a gripe aviária (H5N1).
    Ali, o texto dizia que “por ser um esquema genérico e não um estudo específico para o atual vírus, são necessários alguns cuidados ao extrapolá-lo para o presente surto”.
    Ora, se era preciso cautela, por que o jornal foi tão imprudente? Ou, como pergunta o leitor Martim Silveira: “já que não tem base em nada nas circunstâncias atuais, qual a relevância de publicar algo que evidentemente só pode causar pânico numa população que já está abarrotando os postos de saúde por causa da gripe, quando os casos mal passam do milhar?”
    Muitos leitores se manifestaram ao ombudsman. José Rubens Elias classificou a chamada de “leviana e irresponsável”. José Roberto Teixeira Leite disse que “se o objetivo do jornal era espalhar pânico, conseguiu o intento”. Para José Clauver de Aguiar Júnior, “trata-se claramente de sensacionalismo”.
    O pior é que a Redação não admite o erro. Em resposta à carta do Ministério da Saúde, que tentava restabelecer os fatos, respondeu com firulas formalistas como se o missivista e os leitores não soubessem ver o óbvio. Em resposta ao ombudsman, disse que considera a chamada e a reportagem “adequadas” e que “informar a genealogia do estudo na chamada teria sido interessante, mas não era absolutamente essencial”.

    • Realmente, está tudo subvertido.

      Uma instituição republicana, parte do Governo, é que se rebaixa a um miserável “órgão” da nossa imprensa sensacionalista e irresponsável a dar explicações, quando é este mesmo “órgão” de imprensa que já deveria estar respondendo na JUSTIÇA FEDERAL, com seus responsáveis PRESOS PREVENTIVAMENTE, por espalhar informação inverídica, incitar pânico e desinformação na população, somente para se divertir vendo a confusão no já combalido sistema de saúde do País e tentando, com isso, atingir um governo que fez mais do que os oito anteriores juntos, como já citado, e que talvez não tenha feito mais ainda por ser pragmático e tentar evitar desgastes com essa oposição podre…

  • Prezado Que Nada.

    Já votei no PT, mas não sou petista.
    Concordo com algo que você falou: o PT é uma seita, uma lavagem cerebral.

    Por outro lado, jamais ficaria ao lado de uma oposição golpista e mentirosa como a nossa.

    Tem bandidos dos dois lados.
    Fico do lado de quem diz a verdade.

    • Lula é do PT.
      Oposição golpista? Uma oposição fraca destas! Não sabem nem defender o legado de FHC!
      É ruim hein?

      • Que nada, com todo respeito, desliga a TV e vai ler um livro.

        • Talvez um livro escrito por Lula?

      • Nem o DEM-PSDB defende o suposto “legado” de FHC. É verdade. Por que será, hein? Burrice ou…. falta de “legado” para defender?

        • Vá ler o gibi do seu escritor favorito, como é mesmo o nome dele? Ah, um tal de Azevedo, Azeredo, Azedo, é difícil lembrar de um verme tão boçal quanto esse, que pensa ser mesmo o sucessor do Guimarães Rosa ou do Rui Barbosa…

          O “legado” que se deve defender é por acaso aquele da submissão irrestrita aos “conselhos” dos “gurus” da administração (argh) e finanças (aaargh) de Wall Street? Lembre-se que merecem, de fato, estar no muro – Wall, pra você que sabe “ingreis”, Que Nada – mas para ser FUZILADOS, não ovacionados – assim como você e seu “Farol”… ESTREBUCHA, CAPACHO!

  • No dia que alguém da oposição conseguir defender o legado de FHC, deve abandonar a política e se dedicar à ficção.

    • O mais cômico, embora trágico para a vida cotidiana do país, é que há forte concorrência nesse sentido…

  • Mas não para abandonar a política, ao contrário, torná-la essa ficção!

  • Muitas das mensagens postadas como comentarios deste blog nao resiste a nenhuma analise logica e distorcem os fatos.

    Até as menos raivosas distorcem os fatos. A mensagem sobre
    a suposta manchete sobre a gripe suina esqueceu de dizer que a previsao foi feita pelo Ministerio da Saude, informação contida no primeiro paragrafo do texto:

    “A pandemia de gripe provocada pela nova variante do vírus A H1N1 poderá atingir entre 35 milhões e 67 milhões de brasileiros ao longo das próximas cinco a oito semanas. De 3 milhões a 16 milhões desenvolverão algum tipo de complicação a exigir tratamento médico e entre 205 mil e 4,4 milhões precisarão ser hospitalizados.
    Esses cenários estão na terceira versão do documento “Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza”, publicado em abril de 2006 pelo Ministério da Saúde. Trata-se de um modelo matemático estático criado por epidemiologistas com base no perfil de pandemias anteriores.”
    Algumas mensagens são o exemplo mais perfeito de má fé na distorção das opinioes alheias, muito caracteristcos de comportamentos autoritarios e fascistas.

    • HAHAHAHAHAHA! Eduardo, o tal modelo estatístico foi feito em 2006 para a GRIPE AVIÁRIA, não para a gripe suína. E não é “suposta manchete” coisa nenhuma. Ela foi publicada sim, e acabou desmoralizada pelo próprio ombudsman do jornal. A previsão não foi feita por Ministério algum. Foi um chute absurdo da FSP.

  • Alguem já falou que só um tipo de governo critica sistematicamente a imprensa, os governos autoritarios e as ditaduras.
    Nenhum governo democratico, em nenhuma parte do mundo, critica a imprensa, a nao ser quanto a episodios totalmente isolados.
    Atualmente só falam sistematicamente mal da imprensa o Irã (sobre o qual nosso dirigente afirmou que as eleicoes recentes foram limpas), a Venezuela, o Cazaquistao, o Kirguistão, Zimbabwe, a Coreia do Norte, o Sudão (cujo dirigente condenado por cortes internacionais por genocidio e crime contra a humanidade tb contou com a simpatia de nosso líder) alem de outros ridiculos tiranos em paises autoritários.

  • Em algumas coisas eu concordo com “Que nada”: o PT, digo, os petistas são uma seita. Quase uma religião. Não aceitam críticas, tampouco ideias contrárias. fazem patrulhamento ideologico e etc.

    Por outro lado, os Demo-tucanos, me assustam muito mais. Mentem. Endorsam as mentiras da mídia, fazem um jogo muito sujo, tudo pelo poder.

    Agora o PT local, pelo menos o PT de JPLS. Esse aí é tão ruim quanto a direita, se aliam com o que tem de pior da oligarquia local: donos de empresas de ônibus, construtoras e os barnabés. Esses setores atrasados impedem que anvancemos em muitos sentidos.

  • Nunca neste País houve um Presidente que entregasse tanto do Brasil como o Sr. da Silva ! E a entrega foi de bens pertencentes ao patrimônio público do Brasil; esse patrimônio, como pertence ao País, não pode ser entregue sem que haja um processo formal autorizando essa entrega. Processo que não houve.

    O começo se deu ainda no primeiro mandato, quando perdoou dívidas milionárias, em dólares americanos, de uma série de países da África.

    Continuou com a Bolívia, país ao qual entregou de mão beijada duas refinarias e demais bens da antes intocável Petrobrás. Também aceitou rever o contrato de compra de gás, aumentando os benefícios da Bolívia (claro, em detrimento dos interesses brasileiros).

    Com a Venezuela, do bufão Hugo Chávez, também se meteu em negócios escusos, o principal deles sendo a construção de uma refinaria de petróleo em Recife de propriedade conjunta (mas como, o petróleo não é nosso ? As duas pequenas refinarias de propriedade privada então existentes no Brasil, uma na cidade de Rio Grande (RS) e a outra no Rio de Janeiro (RJ), não foram fechadas por não serem estatais ?). E já se fala, e há virtual certeza, de uma brutal maracutaia de super-faturamento.

    Com o Equador, do Presidente Correa, também houve caridade, o mesmo ocorrendo com a Argentina, do casal Kirchner.

    Na semana passada esse entreguismo atingiu o auge, em concessões feitas pelo Sr. da Silva ao Presidente do Paraguai, bispo Lugo, aceitando rever o Tratado de Itaipu, implicando em significativo aumento do preço que o Brasil pagará pela energia de que o Paraguai não necessitará, e que poderá vender no futuro diretamente a quem quiser (por enquanto, a qualquer cliente brasileiro e pelo preço que quiser). Arrisco-me a dizer que o passo seguinte será dar ao Paraguai o direito de venda a qualquer cliente em qualquer País.

    Lembremo-nos de que o Paraguai não pagou qualquer centavo do custo da obra de Itaipu e nenhum centavo do custo dos empréstimos tomados pelo Brasil para poder executar a obra.

    Ora, se qualquer Presidente brasileiro não pertencente à extrema esquerda cometesse todas as atrocidades e crimes acima as esquerdas, aí incluídos os sindicatos e suas centrais, a UNE, o MST e mais todos os baderneiros como esses dois últimos, já estariam berrando para que fosse aberto um processo de “impeachment” contra esse Presidente.

    Mas não com o Sr. da Silva. Ele pode tudo.Será que pretende vender o Brasil ?

    Perdoar as dívidas de uma série de países, em valores de milhões de dólares,

    pode. Abrir embaixadas em países sem qualquer expressão e sem qualquer importância econômica ou política para o Brasil, pode. Como escreveu o Sr. Paulo Brossard em recente artigo, “é indúbio que o Presidente da Silva não beneficia o Brasil com sua generosidade”.

    Busca com essas benesses apenas sua promoção pessoal. Seu ego já não mais cabe em lugar algum. Atropela tudo e a todos buscando popularidade.

    Instituir os mais esdrúxulos programas assistenciais com distribuição de vales de todos os tipos, agora com o “vale cultura”, pode. Fomentar o endividamento do povo, com a venda de veículos em até 80 meses, de eletro-domésticos com prazos de pagamento a perder de vista, também pode.

    Enfim, fomentar o consumismo na base do endividamento é um crime hediondo. Quando o povo que está se endividando de forma irresponsável tiver que começar a pagar as prestações todas e faltar dinheiro para comprar comida, pagar o aluguel (ou a prestação) da habitação, será um Deus nos acuda.

    Já houve, e continua havendo, um brutal aumento da burocracia do Estado, aumento que ocorre não com a admissão de concursados mas com a petezisação (de gente não qualificada) de todos os órgãos administrativos.

    A dívida pública de responsabilidade da União atingiu níveis “nunca dantes imaginados neste País”.

    Graças a tudo isso, a popularidade do Sr. da Silva atingiu níveis notáveis; a aprovação de seu Governo ultrapassou os 84%. A continuar assim, sua candidata a sucedê-lo será facilmente eleita (e considerem que nem filiada ao PT era !).

    Há pouco tempo abriu-se uma brecha que pode modificar essa situação: sua cega e obstinada defesa do Sr. José Sarney, sobre quem pesam as mais sérias restrições em virtude da total falta de ética desse senhor.

    Suas mentiras aos Senadores e, por via de conseqüência, ao povo brasileiro, deveriam levar à cassação de seu mandato. Cada uma das afirmativas que faz visando a desmentir as acusações que pesam sobre ele é quase que imediatamente desmentida através de provas irrefutáveis. Não consigo imaginar por quanto tempo tal situação perdurará.

    Qualquer outro já teria sido defenestrado.

    O apoio do Presidente entreguista quanto tempo durará ?

    • Seu texto está cheio de equívocos. O petróleo que será processado na refinaria de Suape virá da bacia de Orinoco, na Venezuela.

      O Brasil tem uma imensa dívida histórica com o Paraguai, que na Guerra dizimou a maioria da população masculina daquele país. Até hoje o Paraguai sente os efeitos dessa guerra. E nós celebramos Duque de Caxias como herói. Rever o acordo de Itaipu é o mínimo que poderíamos fazer pelo povo paraguaio.

      Os presidentes que lincharam os servidores públicos e entregaram nosso patrimônio aos grupos privados internacionais foram Collor e FHC. Lula estancou as privatizações. Se os tucanos tivessem vencido as eleições em 2002, hoje a Petrobras se chamaria Petrobrax e talvez pertencesse a Shell. O Banco do Brasil viraria “Bank of Brazil”.

    • Que doido!

      • O doido é Ivan, claro. Não o Daniel Tabosa.

    • O presidente não é otário. A oposição quer a queda de Sarney, que apóia o governo, para poder atravancar os projetos do governo e minar as chances da sucessão em 2010.

      Não seja ingênuo: em Brasília se faz política e não amizades.

    • Isso que você chama de entregar o patrimônio é a forma que lula faz diplomacia, e acredito que seja valida. Por que não buscar ter mais influencia entre nações menos desenvolvidas, não é justamente isso que os países ricos fazem. Segundo algumas pessoas como a mirim leitão ou como revista veja divulga o Brasil deveria apenas fazer diplomacia com os países ricos, visão esta que não concordo.

      • Parabens Edvaldo…Diplomacia é o nome.

    • Amigo, não se estresse com essa galera não. Tão todos bem remunerados no poder.
      A mentira é um método para Lula.
      Será que ele vai escrever um livro sobre isso?

    • Ivan,
      O nome disso que vc esta relatando, nao é ENTREGUISMO não, é POLITICA EXTERNA em um mundo globalizado onde os beneficios teem MÃO DUPLA. ora!

  • Isso que está escrito acima está de acordo com Manual da CIA. Manual de mentiras e golpes de Estado. Mesmo manual que foi utilizado na Venezuela e em Honduras.

    Só uma pessoa de QI muito baixo acredita nessa misturas de meias verdades e mentiras.

  • Realmente…
    Jamais teremos um presidente tão embromador, enrolado,
    medíocre e tão mentiroso. Arrogante e vaidoso, também.
    Ele, ao que parece, acha que é Deus – ou o rei da banana dágua.
    Os pobres estão sendo manipulados e vendendo os seus
    votos por minguadas “trinta” moedas – “bolsa-voto”.
    E a corrução campeando em seu governo e entre os petistas, sob a desculpa que os “outros” também roubavam.
    Infelizmente, somente daqui a uns 10 anos é que o Brasil saberá o mal que causou a si mesmo, elegendo essa peça.
    Deus tenha pena de nós.

    • josecarlos,

      Você não necessita do Bolsa-Família, graças a Deus.

      Se precisasse não falaria tanta asneira.

      • É bizarro como a turma demo-tucana fica querendo resumir todos os êxitos do governo Lula ao Bolsa-Família, como que para diminuí-los.

        Infelizmente para os adoradores do DEMO, o governo Lula dá de lavada nos anteriores em 99% dos critérios.

        Vamos comparar: geração de empregos, crescimento econômico, redução da pobreza, aumento do salário mínimo, redução dos juros, crescimento industrial, investimentos em grandes obras públicas, projeção internacional, exportações, redução das desigualdades regionais, criação de novas universidades federais, etc etc etc etc etc etc etc etc etc.

        Comparem, amigos. Vocês poderão finalmente entender o motivo que os faz simplesmente não ter discurso contra o governo Lula.

        • Concordo, Martins…

      • Daniel, eles são “viúvas” do FHC

  • Se o PT está desfigurado nos dias hoje, envolvido no que a de pior na nossa política, o maior responsável é justamente o presidente Lula e a sua busca pela governabilidade com sua política fisiologista como sempre foi nesse país. O presidente é quem manda no PT os episódios recentes envolvendo Sarney, Renan etc mostram isso.

    • Não se pode párar o corrupção através de um decreto. Ou uma Lei. Ou seja com um pedaço de papel.
      Lula sabe disso. Não seja tolo, ou melhor, não deixe que a mídia te faça de tolo.

      Nossa corrução é sistemica. Temos que mudar as regras do sistema político-eleitoral.

      • concordo plenamente, eu penso que o lula não tinha muita margem de liberdade a final existe a famosa governabilidade não é, ?! se ele não cedesse, a turma derrubava ele.. então, considerando que ele seja uma pessoa com boas intenções, ele faz o que pode, dentro dos seus limites… eu votei nele as duas vezes mas confesso que estou muito decepcionado com algumas de suas atidudes, eu vejo lula repetir as mesmas políticas atrasadas, mas apesar de tudo prefiro a Dilma do que o Serra.. também prefiro joão paulo do que marco maciel..
        Estou apenas expressando a minha opinião sem interesses, pois não nenhuma ligação com qualquer político.

  • Lula, o maior presidente da história.

    FHC e os DEMOTUCANOS quase destruíram o Brasil. Estavam prestes a entregar a PETROBRÁS ( que queriam tranformar em PETROBRAX), foram ao FMI diversas vezes, viviam de joelhos nas relações exteriores, criaram monstros como DANIEL DANTAS, massacraram os servidores públicos e movimentos sociais, ou seja, governaram para os RICOS.

    LULA vai entregar o Brasil como uma das maiores economias do MUNDO! Respeitado internacionalmente (ele é o cara, segundo Mr. OBAMA!) e como um dos países responsáveis pela recuperação da economia mundial.

    FHC será julgado pela história (já que conseguiu escapar da justiça brasileira…), entrará para a história como o PIOR PRESIDENTE DO BRASIL, o homem que entregou quase todo o patrimônio da nação aos escroques.

    Só para fechar, uma BURRICE IMENSA, INCOMENSURÁVEL é dizer que a poliítica econômica do governo LULA é igual à política de FHC. A saída do incompetente PALOCCI, uma das maiores vitórias e uma das melhores coisas que aconteceram no governo LULA, sepultou de vez a política econômica de FHC, que relagava o Estado a um papel secundário.

    A era pós-PALOCCI representou a utilização das políticas FISCAL e CAMBIAL para o incremento da economia nacional, mantendo-se apenas parte da política MONETÁRIA. Só quem é insipiente em economia não sabe disso. A política FISCAL e CAMBIAL do governo LULA é 100% diferente do governo do nefasto FHC. Na POLÍTICA FISCAL tivemos a retomada dos investimentos do governo e reestruturação do Estado, com o combate à terceirização e a realização de centenas de concursos públicos. Na POLÍTICA CAMBIAL tivemos a implantação de um novo regime de câmbio, principalmente voltado para o incentivo ao comércio exterior, com as mudanças no RMCCI do BACEN, que faciltou – e muito! – a vida dos exportadores brasileiros.

    E olhe que LULA fez tudo isso COMBATENDO A POBREZA, com um aumento REAL de mais de 65% para o salário mínimo (coisa INIMAGINÁVEL no governo do nefasto FHC) e com o bolsa família, um dos maiores programas de transferência de renda no MUNDO. Não foi à toa que LULA ganhou importante prêmio internacional recentemente (claro que os jornalões e a grande mídia fizeram questão de esconder).

    Por tudo isso, chega-se às seguintes conclusões:

    1. DILMA vai vencer as próximas eleições;
    2. Enquanto o NEFASTO FHC for vivo os DEMOTUCANOS não voltam à Presidência.

    É isso aí!

    • Tu acredita mesmo nisso cara? kkkkkk

      É realmente ridículo. Queria ver vc comprando seu celular com inflação a 1000% kkkkkk

      Respeito a história. Respeito FHC.

      • A inflação acabou por que não interessava mais aos países ricos. O fim da inflação foi decretado e planejado no chamado “consenso de Washington”. Será que foi coincidência a inflação simplesmente acabar em vários países ao mesmo tempo ? Claro que não!

        FHC vai entrar para o LIXO da história. O pior presidente da história do país!

    • Seu nivel mental é compativel com o seu “insipiente”. Vai fazer o mobral rapaz e depois beijar a mao do Jarbas Barbalho igual ao teu idolo!

      Estuda um pouquinho de portugues e depois começa a ler os jornais . O Daniel Dantas foi o maior fiananciador do Mensalão. Para de falar bobagens!

      • Edu,

        Você deveria voltar às bancas escolares, caro DEMOTUCANO. Não sabe sequer o significado da palavra insipiente. Para ajudar, vai aí o verbete do Aurélio:

        Adj. 2 g.
        1. Não sapiente; ignorante: &
        2. Desassisado, insensato.
        3. Sem cautela; imprudente.

        Todos os significados servem para você!

        Enquanto a DANIEL DANTAS, não era com LULA que ele jantava no planalto para planejar as “privatizações”. Foi seu querido FHC que criou esse monstro, que ele chamou de “brilhante” em cadeia nacional.

  • A crise ajuda, os erros cometidos pelo governo ajudam, o clima demasiadamente antecipado de campanha ajuda, assim como o patrulhamento, que costuma afetar analistas de nervos mais frágeis. Mesmo assim, é incompreensível que o debate político não consiga trazer para o primeiro plano as conquistas do governo Fernando Henrique Cardoso. Parece que os oito últimos anos foram de estagnação em todos os campos, o que decididamente não é verdade.
    Focando no post acima, diria que até chegar ao poder o mantra do partido dos trabalhadores, do qual Lula era seu grande nome, era este: “somos diferentes deles; somos diferentes de tudo que está ai”. A partir de janeiro de 2003 – ou, mais propriamente, a partir da evidência do primeiro escândalo federal ( em outras esferas já os havia aos montes) – , a palavra de ordem passou a ser outra: “somos todos iguais”. Ou mais: Somos canalhas mesmo, mas quem não é?
    Antes, eles eram os puros em oposição à lama: agora chamam os adversários para chapinhar com eles…
    O Brasil, caro eleitor, está de cabeça para baixo, em quase tudo que diz respeito à dignidade do Homem, à grandeza do intelecto, e ao amor e a dedicação àqueles menos dotados que necessitam de ajuda. Vê-se frequentemente o holocausto dos inocentes e a impunidade dos monstros. O respeito à vida chega até mesmo a ser escarnecido. Em nosso país a hipocrisia e a camuflagem moral do presidente tornam a vida dos brasileiros dignos, um verdadeiro inferno, enquanto que os espertos, medíocres e vazios de ética têm uma existência bem suave.
    Sds.

    Sds.

  • Vejam como o NEFASTO FHC enfretou a crise da Rússia (muito, muitíssimo menor que a atual crise financeira MUNDIAL). Olha a diferença (fonte revista VEJA (argh!!!!) de 09/09/1998):

    “O Brasil vai ao ataque
    Fuga maciça de dólares e pânico na bolsa provocam alta dos juros e pacote fiscal

    David Friedlander e Felipe Patury

    Em quatro dias, na semana passada, 5,5 bilhões de dólares deixaram o Brasil
    O calote russo apanhou o Brasil em cheio na semana passada. Na quinta-feira, a agência americana Moody’s, que calcula o risco econômico de países e empresas, rebaixou o Brasil em seu ranking. O país agora aparece no mesmo patamar de Venezuela, Nicarágua e Paraguai. Era o que faltava para que o nervosismo do mercado beirasse a histeria. Entre segunda e quinta-feira, mais de 5 bilhões de dólares fugiram dos cofres brasileiros. Na sexta-feira, voaram outros 3 bilhões. Desde que o urso russo deu seu primeiro sinal de agonia, o Brasil perdeu um total de 15 bilhões de dólares. Com isso, as bolsas despencaram numa velocidade alarmante. Na quinta, a Bolsa de São Paulo caiu 8,6%. Na sexta-feira, o pregão teve de ser suspenso porque a queda ultrapassava 10%. No final da semana, pela primeira vez desde o tumulto financeiro na Ásia, há onze meses, os banqueiros fecharam suas carteiras com a esperança profundamente abalada. “Teremos de nos conformar com uma situação que pode ser cada vez mais complicada daqui por diante”, diz Dany Rappaport, economista-chefe do banco Santander no Brasil.

    Na sexta-feira à noite, o governo saiu em campo para defender-se. E o fez com ferocidade. O Banco Central elevou a taxa de juros cobrada em empréstimos a bancos de 19% para 29,75% ao ano. O aperto vai espalhar-se. Cheque especial, crediário e todo tipo de financiamento estarão mais caros a partir desta terça-feira. A providência, que dói no bolso dos brasileiros, serve para reverter a tendência de fuga de investidores estrangeiros e para desestimular um tipo de especulação que vinha se tornando comum. Muita gente, assustada com a crise, estava se refugiando no dólar.

    O próximo passo para longe da crise mundial será dado nesta semana. Na terça-feira, o governo anunciará um programa de ajuste fiscal, o que significa uma vida mais apertada. Assim, a crise sai do campo financeiro para bater na economia real. A data pode variar um pouco mas a decisão está tomada. O pacote está sendo elaborado pelo secretário executivo do Ministério do Planejamento, Martus Tavares, e por seu colega Daniel Oliveira, também do Planejamento, além de dois membros do Ministério da Fazenda. O secretário de Política Econômica, Amaury Bier, e o secretário executivo Pedro Parente. Os técnicos estavam escalados para trabalhar nas medidas durante o fim de semana prolongado pelo feriado de 7 de setembro, de modo que o anúncio não tardasse. “É um ajuste fiscal para ser implementado nos próximos dois anos”, diz um dos técnicos. “Não podemos esperar as eleições de outubro. O programa tem de começar já”, completa ele.”

    Quem em sã consciência vai querer a volta dessa turma de incompetentes? O Brasil rumava para o PRECIPÍCIO!!

    Por isso é DILMA 2010 e LULA 2014!!!

    • Tais ganahndo quanto pela campanha antecipada bestão?

      • Que Nada, pede pra sair, seu zé ruela!

  • Jornalistas esses que são viúvas de verbas de algums Demo-tucano, vão sempre tendenciar a opinião própria deles a o resto da população.

    Yes LULA
    No Partidos.
    kkkkkkkkkkkkk

  • Em 1954 Lacerda azucrinou o presidente Getúlio Vargas. Café Filho era uma boa opção para a UDN e por isso mesmo tramou-se o golpe. Já que quando as coisas vão no sentido desejado, a UDN põe embaixo da cama essa conversa mole de democracia.

    O Marechal Henrique Teixeira Lott tinha respeito por ele mesmo e pelo sistema vigente. Deu o contra-golpe, consistente apenas e tão somente em garantir a pose do eleito.

    O presidente Kubitschek foi alvo do moralismo lacerdista – muito próprio de certos conflitos internos – mas teve muito êxito em superar isso.

    Com o presidente Janio Quadros, a figura ornitóloga acreditou ter posto um dele. É célebre o dia em que o presidente marcou com o pássaro preto e não compareceu. Quaisquer três doses de uísque eram melhores que uma reunião com Lacerda.

    O presidente João Goulart teve imensos problemas com a figura e foi deposto a 2 de maio de 1964.

    O presidente Humberto de Alencar Castello Branco, que pensava como um norte-americano, ou seja, objetivamente, deu um belo destino ao corvo.

    Enfim, esse moralismo de quem no fundo é profundamente infame e imoral, nunca foi levado muito a sério por centro, direita, esquerda, coisa nenhuma, militar, civil e o escambau.

    Na hora da verdade, lacerdismo é algo a ser descartado. Então, é uma lástima que as oposições ao governo do presidente Lula sirvam-se desse discurso. E que os empregados do discurso não percebam que essa besteira é aquilo a ser descartado caso o grupo tenha êxito.

    Há mil e uma maneiras de fazer-se oposição. Uma delas é se propor alguma coisa a partir do que já existe. Mesmo que se disponha de toda a imprensa tradicional, inclusive daquela que opera concessões públicas, é arriscado partir-se para o tudo ou nada e o tratamento incondicional das matérias jornalísticas.

  • Lembro que o servidores públicos sofreram durante o Governo FHC, lembro que fui às ruas pois queriam acabar com o 13º salário, lembro que a Petrobrás iria ser privatizada, lembro que a vale do Rio Doce foi privatizada, lembro que FHC disse que os professores eram uns vagabundos etc etc etc.

    Coisa boa do governo ITAMAR, o plano Real, só.

    Lula poderia ter feito muito, mas muito mais pelo país, a começar não apoiando pessoas de conduta reprovável e moral contestável como, por exemplo, josé sarney. Acho que até na política deve haver um limite, pois fora desse limite não é política e sim acordismo, devaneios.

    Entretanto, Lula fez o país crescer de uma forma que nunca vimos antes, nos livrou da dívida para com o FMI a qual era uma das dores de cabeça do Brasil. Criou o bolsa-família para dar uma renda a quem não tem (alguns dizem que é mera compra de votos, mas garanto que quem diz isso não pensa nas pessoas e sim na briga política, pensem nas pessoas que só têm aquele dinheirin para viver o mês, é bronca), criou o fome-zero que não teve o sucesso esperada pois somos todos uns inertes e para alguma coisa dar certo é preciso vontade, requalificou os aereportos de todo o país, colocou muito mais crianças na escola do que jamais vimos etc etc etc.

    Mas devo lembrá-los que este último ano tem sido o pior para o governo Lula e tem nos mostrado que os governantes passam mas o país fica, é uma pena não termos um pensamento civilista que nos desse vontade e força para defendermos a pátria tanto dos políticos quanto de qualquer um que a ameçe no sentido material, estrutural e moral.

    Espero um dia tornar-me alguém com poder (cargo público) para tomar providências, enquanto isso fico debatendo e conversando sabendo que não há interesse em mudar.

  • IVAN vem com uma teoria que Lula é entreguista.
    Ainda bem que ele não entregou a telelefonia, as úsinas elétricas e evitou que a Petrobrás fosse entregue.

    Perdoar dívidas entre paises é a coisa mais normal do mundo. è assim que se faz diplomacia. O Estados Unidos já perdoou dividas do Brasil e o nosso Ivan nada diz.
    Por certo por falta de assunto para atacar Lula ele veio com esta. Agora deseja taxar Lula de o doador.
    Leia mais, para não ficar escrevendo besteira.

  • Lula nomeou o presidente mundial do conglomerado financeiro Bank of Boston, um dos ícones do capitalismo americano para presidente do Banco Central, e ele tá lá há sete anos …. e esse pessoal fica falando bobagem sobre o nacionalismo economico bla bla bla…

    • Sem contar, caro Edu, que este presidente do BC foi eleito Deputado Federal pelo PSDB de Goiás, em 2002…

  • Ou seja: se a política econômica do PSDB era tão nociva, pq, então, mantê-la (o presidente do BC é nomeado pelo Presidente da República e sabatinado na Câmara Alta)?

    Retrocedendo ainda mais, lembro-me que a cúpula petista de 2002 – Zeca Diabo, Antonio Palocci da “Mansão dos Amores” Filho e Luis Gushiken, o que tentou abocanhar fundos previdenciários – conjecturavam até a manutenção de Armínio Fraga – gestor do BC nos 8 anos da era FH – no primeiro ano de mandato de Luís Inácio.

    Colegas: essa tática stalinista de reescrever a história já está muitíssimo manjada, certo?

  • 64 comentários… E ninguém falou do Jornal da Besta Fubana, que cantou a pedra em primeira mão.

    Que injustiça…

  • Desconfio que o problema do pais nao eh politico. Nao eh de analise politica que precisamos. Precisamos de exame de fezes. Eh parasitologico!. Estamos infestados de parasitas! Ja temos a etiopatogenia da doenca. Explica, inclusive, o por que da apatia da populacao: eh verminose, esta sofrendo de amarelao. Muitos se tornaram jeca tatu. Ha aqueles que estao apresentando delirium e alteracao grave do comportamento, provavelmente deve ser neurocisticercose ou malaria. A solucao eh facil: vermifugo neles! Mas eh preciso lembrar que muitos parasitas se tornam resistentes ou refratarios a medicacao e corremos o risco do governo confiscar os vermifugos assim como ocorreu com o tamiflu.

  • Mudando de assunto pra algo também sério, preciso saber o ponto de vista do Acerto sobre isso:

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-obriga-grupo-estado-a-retirar-gravacoes-de-sarney,411711,0.htm
    Justiça censurou o Estadão em favor de Sarney

    • Concordo com o tema “Justiça obriga Grupo Estadão a retirar gravações de Sarney”. Até então ameaçavam, agora implantam descaradamente a censura de imprensa; Graças ao Estadão a informação finalmente (de viva voz) chegou a população.

  • O NOME DISSO É CRIME DE GESTÃO FRAUDULENTA.

    TRANSFORMAR UM PROGRAMA DE COM DIFERENTES AÇÕES DE APOIO AS FAMÍLIAS POBRES, QUE PREVIA CONTROLE E PORTA DE SAÍDA, EM BARGANHA ELEITOREIRA. TANTO QUE FOI USADO COMO CHANTAGEM NA ÚLTIMA CAMPANHA PARA PRESIDENTE E SERÁ USADO MAIS UMA VEZ PARA PERMANÊNCIA NO PODER.

    A DEFORMAÇÃO DO PROGRAMA É TAL QUE A POBREZA NÃO DIMINUI, AO CONTRÁRIO AMPLIOU, ASSIM COMO SE AMPLIA O DERRAME DE DINHEIRO VIA BOLSAS.

    USAM DESTE VALE-TUDO PARA SE MANTEREM NO PODER CUSTE O QUE CUSTAR??? NÃO IMPORTA QUANTO SERA’ ARROMBADO DO COFRE PUBLICO DESDE QUE A ENGANAÇAO LEVE A TODOS AQUELES QUE SE DEIXAREM VENDER EM TROCA DAS MIGALHAS (VERSÃO MODERNA DAS DENTADURAS, COLCHÕES, SACOS DE CIMENTO, CAIXÕES,…) QUE ESTES FALSOS GESTORES COMPRAM A TUDO E A TODOS.

    AOS HOMENS DE BEM QUE PAGAM SEUS IMPOSTOS SO’ HAVERA’ UMA SAIDA. SUSPENDER O PAGAMENTO DE TODOS OS IMPOSTOS FEDERAIS, ATE’ SEGUNDA ORDEM. CHEGA DE ATURAR ESTA DELINQUÊNCIA POLÍTICA.

    PS; DESCULPA PELO COMENTÁRIO EM CX ALTA, MAS REFLETE A INDIGNAÇÃO.

  • Para os auditores do próprio Tribunal de Contas da União a implantação do Programa Bolsa Família significou a desestruturação dos antigos programas sociais e, conseqüentemente, dos sistemas de monitoramento nas áreas da educação e da saúde.

    De acordo com o último estudo de técnicos e auditores do TCU, entre as impropriedades e as principais irregularidades encontradas no Programa Bolsa Família, há casos de:

    a) beneficiários do PBF tinham renda per capita superior à estabelecida pelo programa;
    b) ausência de atualização dos dados cadastrais dos beneficiários;
    c) formulários do Cadastro Único preenchidos incorretamente;
    d) famílias que, no cadastramento, omitem sua verdadeira situação de renda da família;
    e) casos de inclusão de netos ou sobrinhos como integrantes do grupo familiar;
    f) não declaração de atuação no mercado de trabalho informal;
    g) defazagem de dois anos no cruzamento anual com o cadastro dos trabalhadores formais, a Rais;
    h) dos 981 municípios avaliados com 5.064 famílias contempladas, 7% tinham renda per capita acima do exigido pelo programa e 9% recebiam pagamento do benefício de forma irregular;
    i) fragilidade no controle do programa, inexistência de metas, instrumentos e de pessoal;
    j) metade dos municípios não tinham coordenador municipal do Bolsa Família;
    l) 62% não publicam a lista de beneficiários em um meio de informação de grande circulação;
    m) 32% das agências não tinham logística de distribuição dos cartões aos beneficiários;
    n) 7% delas não tinham comprovante de entrega dos cartões aos beneficiários;
    o) falta levantamento do número de bloqueios dos benefícios das famílias cujas rendas declaradas não são compatíveis;
    p) falta de controle das famílias que não compareciam nas atualizações cadastrais e identificar o motivo;
    q) falta de sistema de monitoramento e de procedimentos previstos em caso de descumprimento;
    r) controle social precário por falta de definição de formato institucional;
    s) resistência de algumas famílias saírem do programa;
    t) problemas de ordem cadastral;
    u) incompatibilidade de dados de famílias beneficiárias do PBF dom os dados apontados infinitamente menor pelo do IBGE;
    v) falta de acompanhamento no Programa das condicionalidades na área de educação e saúde;
    x) falta transparência do governo e instrumento para sociedade fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos.

    ** O TCU nem entrou no mérito político, a análise é técnica e JÁ BASTA PARA REVELAR TAMANHA IRRESPONSABILIDADE DO GOVERNO COM O DINHEIRO PÚBLICO.

    Fonte: Informações do SIAFI, via Contas Abertas.

    • É muito fácil para um ANALISTA de Controle externo do TCU, que bota todo mês R$ 16.000,00 no bolso de s´rio pago pela viúva, falar mal do bolsa família…

    • Falar mal do Bolsa-família?? Mas os dados estão lá no SIAFI, e não tem quem delete do sistema. Seria o caso de não divulgar a análise técnica?… É isso? Daí vc e os gestores do pior programa de transferência de renda, ficariam de bem com a vida. É isso??

  • Famílias de brasileiros que vivem em território boliviano, na fronteira com o Acre, estão sendo expulsas pelo governo do presidente Evo Morales. Homens, mulheres e crianças estão sendo forçados por funcionários bolivianos a abandonarem suas posses apenas com a roupa do corpo.
    Milhares de brasileiros que vivem em território boliviano estão ameaçados de expulsão porque Evo Morales, sob a alegação de garantir a soberania do seu país, quer assentar 2 mil famílias de camponeses oriundos de La Paz e Cochabamba, em 200 mil hectares de terras localizadas na região fronteiriça.
    As primeiras vítimas são as famílias de pequenos posseiros brasileiros expulsos do departamento de Pando. Cerca de 40 famílias já chegaram ao município de Plácido de Castro, a 97 quilômetros de Rio Branco. Neste ponto, o estado do Acre e o departamento boliviano de Pando são separados pelo Rio Abunã.
    O seringueiro Djalma Soares, 55 anos de idade, vivia em território boliviano desde os nove anos. Em 46 anos de vida lá, jamais acumulou qualquer riqueza como seringueiro e coletor de castanha-do-brasil.
    Estava há quatro meses na colocação Esperança, do seringal Barro Alto, às margens do igarapé Mamo. No final de semana, foi abordado por funcionários do governo boliviano e expulso para o lado brasileiro junto com seis filhos, cujas idades variam de 7 a 14 anos.
    - Os funcionários do governo boliviano disseram que iriam subir o rio e na volta não queriam mais me encontrar na minha colocação. Eu falei: tudo bem, eu volto pro meu Brasil. Trouxe uma rede, um lençol e três panelas. O resto ficou tudo: bacia, machado, terçado, cabrita e outros instrumentos de trabalho. Lá eu dava meu jeito de sobreviver. Não sei como será minha vida aqui na cidade, sem emprego – relatou ao Blog da Amazônia.
    Os relatos de violação de direitos dos seringueiros têm comovido aos agentes da Polícia Federal que atuam num posto de controle da fronteira em Plácido de Castro. O seringueiro Djalma Soares prestou depoimento após ter buscado apoio do vereador Alisson Ferreira (PTB).
    - O que mais choca nessa situação é que os bolivianos estão expulsando os posseiros brasileiros mais pobres. Os fazendeiros brasileiros, que possuem propriedades lá e podem se defender, os bolivianos permitem que se retirem do país levando o que possuem. É uma vergonha que isso ocorra logo após o presidente Lula ter sancionado a lei sobre a residência provisória para estrangeiro em situação irregular no Brasil. Não há reciprocidade – disse Ferreira em depoimento à PF nesta manhã.

    • Manual de redação da CIA informa: você precisa de uma reciclagam.

  • Em que contexto José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal, disse “Será muito difícil suceder Lula”???? Foi exatamente no mesmo contexto deste texto???

    • uma das funções principais dos tributos é justamente promover a distribuição de renda e diminuir um pouco as desigualdades, isto é claro.

      • No caso do petismo não é essa a função principal dos tributos. Segundo a Fundação getúlio Vargas, (órgão federal) o impacto do Bolsa Família na eleição presidencial Lula em 2006 foi superior ao gerado pelo desempenho da economia, segundo estudo do economista Maurício Canêdo Pinheiro, daquela Fundação.
        A pesquisa diz que o programa foi responsável por um aumento de cerca de 3 pontos percentuais na votação de Lula no segundo turno de 2006. Já o crescimento econômico foi responsável por apenas um aumento de 0,34 ponto.

    • Sr. edvaldo dantas jr

      “promover a distribuição de renda e diminuir um pouco as desigualdades, isto é claro”

      Distribuir renda “menos”… A principal função é aplicar em produção, infraestrutura, geração de renda (leia-se trabalho) diminuição de juros (pagamos os mais altos do mundo).

      Quanto a “diminuir as desigualdades”

      Não aconteceu com o Bolsa-tudo, bolsa-voto, … Os dados da aferição nacional e internacional apontam para o crescimento da pobreza no Brasil.

      • Ajuda sim a diminuir a pobreza extrema, e a informação que eu tenho é que diminui a desigualdade social no Brasil não me pergunte a fonte pois não lembro mas creio que esse é um dado amplamente divulgado pela grande mídia.. o bolsa família inclusive faz com que circule mais dinheiro em municípios pobres do interior aquecendo de certa forma a economia local, é melhor transferir renda diretamente para as pessoas do que para a conta das prefeituras, dinheiro este que muitas vezes se perde na corrupção vai terminar aquecendo a economia de miame!!

        E teoricamente a carga tributária é alta para promover um estado nos moldes da nossa carta magna, com todos os seus direitos, um tipo de estado de bem estar social, com o estado interferindo em diversos setores tanto econômicos como sociais, para isso é necessário financiar o estado através dos tributos, se eles também servem para financiar a conta de políticos e agregados é outra estória.

      • Que responsabilidade e que desenvolvimento social em o governo federal precisa gastar R$ 4 milhões por ano para fazer propaganda do Bolsa Família, justo o seu programa mais conhecido) em horário nobre das TVs e em âmbito nacional???.

        Fora propagada cantada e decantada em jornais impressos??? Fora impressos distribuidos por ONGs, Sindiatos, UNE, etc bancados por estatais… Fora sites chapa-branca; fora rádio e tv estatal (TV Lula), fora bancadas do PT e Aliados no Congresso, nos estados, fora fora falácia em palanques pelo país, … Todos com a mesma cantilena do Bolsa família.

        Querem convencer quem??? Só se for a classe média que banca a conta?

        Bem, resta saber como e quais agências de publicidade que faturam a bufunfa.

      • Não apontam não. Deixe de contar lorotas.

  • Outra frase, para um bom título…

    Sr. Contribuinte… “Trate de trabalhar duro! Além da sua família, há mais 11 milhões de famílias que dependem de você!”

    • Ei, Frase:

      o Partido da Boquinha ficará muitas décadas no poder – graças à Bolsa-Esmola – portanto, não sustentaremos apenas os milhões assistidos com a Bolsa, mas também a infecta “companheirada”, cheia de carguinhos comissionados: 20 mil só no primeiro ano de mandato de Lulla (2003)

      • Pedro T, quer uma boquinha tumbém?

        • Reci,

          Nem preciso e nem muito menos quero. Posso inferir, por sua defesa do Partido da Trapaça, que é um agraciado com um carguito, não é? Fala a verdade! Jamais me sujeitaria a lamber as botas ou babar o ovo de canalhas por emprego!Sou adepto da meritocracia, da isenção e não das práticas “aspônicas” do governo do PT. O sujeito obter emprego tendo no curriculum vitae apenas a ficha de filiação partidária é lastimável (para mim e para o Brasil!).

          Ah, pode ser que a petralhada não largue o osso ano que vem, nem em 2014, mas um dia também esse desgoverno passará e você perderá sua boquinha… pena.

  • para quem não sabe o governador de Brasília, apesar de pianista eletrônico do senado e partidário do retrocesso político, está marcando sua gestão por uma verdadeira transformação na educação pública local. Nem falo da valorização salarial dos professores, algo fundamental em qualquer iniciativa visando modificar os parametros educacionais, nem mesmo da implantação de excelente plano de cargos e salários, mais principalmente por dotar de condições efetivas o processo de ensino-aprendizagem nas unidades escolares. Recomendo a DUDU e DANDAN irem aprender com o mesmo, pois não é com atitudes comésticas e autoritarismo que se enfrenta a problemática educacional. Chegamos num momento histórico em que não dá mais para se tratar a educação pública como curral político, tal como DUDU a compreende, seguindo o Véi Arraia e outros coronéis urbanos. Cada vez mais diversos setores da sociedade civil, independente de coloração ideológica, visualiza que tratá-la assim é criar obstáculos intransponíveis ao crescimento econômico, a estabilidade democrática e a necessidade de rever ultrapassados modelos de administração política da vida comum.
    DUDU, pensa no teu futuro!
    Pode ser que seu imediatismo enxergue na divisão e sobrejugação do PT o alvo a ser atingido, por hora, mais as consequências nem o mais eficiente markenting dará conta de reverter. Teu futuro é triste, véi!

  • engraçado como renan calheiros foi o ministro da justiça de FHC!! eu não acho que o governo deste tenha sido um desastre completo, mas também foi cheio de falhas, principalmente com relação as privatizações, eu até concordo com as privatizações, só não concordo com a forma que elas foram feitas, e todas as suasdistorções como o surgimento de Daniel Dantas ..

  • MAROLINHA.
    O blog de um jornal de Pernambuco usou tanto o termo que afugentou as pessoas de comentarem. Todos os dias os jornalistas do blog, publicavam notas de gozação com relação a Lula haver dito que a crise para o Brasil seria uma “marolinha”.
    Depois que constatado que a crise realmente foi uma “marolinha”, a direção do blog deixou o assunto de lado.
    Descredito se perde num piscar de olhos. Este é um fato concreto.

    • Antonio Lyra Filho calado é um poeta.

      • Olha, olha, tem gente aqui a serviço de jornalão-zinho.

        Será que é um pau mandado dos donos da imprensa pernambucana??

  • MY GOD!!

    Agradeço o comentário acima.

    Parece que atingi o alvo.

  • O PT e sua religião paralela — o Petismo (Religião Baranga) — junto com seus devotos Molon, RANDOLFE RODRIGUES, PCdoB, PSOL brega, são um grupeto de charlatanismo, de vigarismo e de picaretismo.

    O PT é uma Religião baranga. Cujo nome é Petismo.

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

novembro 2019
S T Q Q S S D
« mai    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).