Temer abandona Dilma em carta bomba

dez 8, 2015 by     21 Comentários    Postado em: Política

Em carta endereçada a Dilma Rousseff, e vazada aparentemente pelo Palácio do Planalto, o vice-presidente simplesmente radicalizou com o Governo.

Se alguém tinha dúvidas sobre seu posicionamento, acabou hoje. Convenhamos, ele não falou mentira alguma.

Segue a carta.

São Paulo, 07 de Dezembro de 2.015.

Senhora Presidente,

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Por isso lhe escrevo. Muito a propósito do intenso noticiário destes últimos dias e de tudo que me chega aos ouvidos das conversas no Palácio.

Esta é uma carta pessoal. É um desabafo que já deveria ter feito há muito tempo.

Desde logo lhe digo que não é preciso alardear publicamente a necessidade da minha lealdade. Tenho-a revelado ao longo destes cinco anos.

Lealdade institucional pautada pelo art. 79 da Constituição Federal. Sei quais são as funções do Vice. À minha natural discrição conectei aquela derivada daquele dispositivo constitucional.

Entretanto, sempre tive ciência da absoluta desconfiança da senhora e do seu entorno em relação a mim e ao PMDB. Desconfiança incompatível com o que fizemos para manter o apoio pessoal e partidário ao seu governo.

Basta ressaltar que na última convenção apenas 59,9% votaram pela aliança. E só o fizeram, ouso registrar, por que era eu o candidato à reeleição à Vice.

Tenho mantido a unidade do PMDB apoiando seu governo usando o prestígio político que tenho advindo da credibilidade e do respeito que granjeei no partido. Isso tudo não gerou confiança em mim, Gera desconfiança e menosprezo do governo.

Vamos aos fatos. Exemplifico alguns deles.

1. Passei os quatro primeiros anos de governo como vice decorativo. A Senhora sabe disso. Perdi todo protagonismo político que tivera no passado e que poderia ter sido usado pelo governo. Só era chamado para resolver as votações do PMDB e as crises políticas.

2. Jamais eu ou o PMDB fomos chamados para discutir formulações econômicas ou políticas do país; éramos meros acessórios, secundários, subsidiários.

3. A senhora, no segundo mandato, à última hora, não renovou o Ministério da Aviação Civil onde o Moreira Franco fez belíssimo trabalho elogiado durante a Copa do Mundo. Sabia que ele era uma indicação minha. Quis, portanto, desvalorizar-me. Cheguei a registrar este fato no dia seguinte, ao telefone.

4. No episódio Eliseu Padilha, mais recente, ele deixou o Ministério em razão de muitas “desfeitas”, culminando com o que o governo fez a ele, Ministro, retirando sem nenhum aviso prévio, nome com perfil técnico que ele, Ministro da área, indicara para a ANAC. Alardeou-se a) que fora retaliação a mim; b) que ele saiu porque faz parte de uma suposta “conspiração”.

5. Quando a senhora fez um apelo para que eu assumisse a coordenação política, no momento em que o governo estava muito desprestigiado, atendi e fizemos, eu e o Padilha, aprovar o ajuste fiscal. Tema difícil porque dizia respeito aos trabalhadores e aos empresários. Não titubeamos. Estava em jogo o país. Quando se aprovou o ajuste, nada mais do que fazíamos tinha sequência no governo. Os acordos assumidos no Parlamento não foram cumpridos. Realizamos mais de 60 reuniões de lideres e bancadas ao longo do tempo solicitando apoio com a nossa credibilidade. Fomos obrigados a deixar aquela coordenação.

6. De qualquer forma, sou Presidente do PMDB e a senhora resolveu ignorar-me chamando o líder Picciani e seu pai para fazer um acordo sem nenhuma comunicação ao seu Vice e Presidente do Partido. Os dois ministros, sabe a senhora, foram nomeados por ele. E a senhora não teve a menor preocupação em eliminar do governo o Deputado Edinho Araújo, deputado de São Paulo e a mim ligado.

7. Democrata que sou, converso, sim, senhora Presidente, com a oposição. Sempre o fiz, pelos 24 anos que passei no Parlamento. Aliás, a primeira medida provisória do ajuste foi aprovada graças aos 8 (oito) votos do DEM, 6 (seis) do PSB e 3 do PV, recordando que foi aprovado por apenas 22 votos. Sou criticado por isso, numa visão equivocada do nosso sistema. E não foi sem razão que em duas oportunidades ressaltei que deveríamos reunificar o país. O Palácio resolveu difundir e criticar.

8. Recordo, ainda, que a senhora, na posse, manteve reunião de duas horas com o Vice Presidente Joe Biden – com quem construí boa amizade – sem convidar-me o que gerou em seus assessores a pergunta: o que é que houve que numa reunião com o Vice Presidente dos Estados Unidos, o do Brasil não se faz presente? Antes, no episódio da “espionagem” americana, quando as conversar começaram a ser retomadas, a senhora mandava o Ministro da Justiça, para conversar com o Vice Presidente dos Estados Unidos. Tudo isso tem significado absoluta falta de confiança;

9. Mais recentemente, conversa nossa (das duas maiores autoridades do país) foi divulgada e de maneira inverídica sem nenhuma conexão com o teor da conversa.

10. Até o programa “Uma Ponte para o Futuro”, aplaudido pela sociedade, cujas propostas poderiam ser utilizadas para recuperar a economia e resgatar a confiança foi tido como manobra desleal.

11. PMDB tem ciência de que o governo busca promover a sua divisão, o que já tentou no passado, sem sucesso. A senhora sabe que, como Presidente do PMDB, devo manter cauteloso silencio com o objetivo de procurar o que sempre fiz: a unidade partidária.

Passados estes momentos críticos, tenho certeza de que o País terá tranquilidade para crescer e consolidar as conquistas sociais.

Finalmente, sei que a senhora não tem confiança em mim e no PMDB, hoje, e não terá amanhã. Lamento, mas esta é a minha convicção.

Respeitosamente,

\ L TEMER

A Sua Excelência a Senhora

Doutora DILMA ROUSSEFF

DO. Presidente da República do Brasil

Palácio do Planalto

21 Comentários + Add Comentário

  • Só agora esse Temer boboca percebeu que ele é um fantoche do projeto de poder do pt?

    • O Temer não é boboca, tem um estilo discreto, conciliador e até elegante. Aturou engolir sapos em prol do partido que se beneficiou da coligação.

      Os “juristas” do pt queriam que ele, famoso advogado constitucionalista, viesse a público afirmar que o processo de impedimento da presidente seria um golpe.

      Se fizesse isso, estaria se desmoralizando como advogado, professor e escritor de livros.

      Mercadante, Picciani e até o circense Ciro Gomes estavam conspirando contra o Temer e deve ter motivado a carta. Que era confidencial e o Planalto tornou pública, gerando mais um conflito

  • Agora acabou.

  • PT, sua hora está chegando…

    As tetinhas vão secar…. tremei-vos!!!

  • Todo mundo diz que essa Dilma é uma peste, trata mal os subalternos, só quer mandar, não quer discutir, humilha os assessores publicamente, enfim, o perfil ditador típico desses merdas do PT. Os subordinados dessa desgraça devem respeitá-la em público, mas por trás devem torcer pra ela se fuder o máximo possível. Os caras devem estar contando as horas para se verem livres desse verme.

  • O melhor que essa bruxa tem a fazer é renunciar, tá com a vida ganha, deve ter bilhões em paraísos fiscais na Europa, já roubou muito, mentiu muito, enganou muito, fez muita miséria, o PT será eternamente agradecido pelos serviços prestados (terrorismo, roubalheira, guerrilhas, assaltos à banco, corrupção etc etc).

    Mas tá bom, já deu. O povo já foi estuprado demais, é hora de pular fora enquanto a população não invade o palácio pra linchá-la em praça pública.

    • tenta lincha-la RICARDO SOUZA pra vc ver o q acontece contigo. Vc está no BRASIL e não sob a egide do Estado Islâmico, coxinha otário e babaca.

      • va gino, vá gino diga o que vai acontecer

        uiiiiiiiiiii

        que cabra machuuuuu

        ele quer ploteger a dilminha

        mas defender dilmas é fazer apologia ao crime

        lava jato no va gino KKKKKKKKKK

  • O PT é uma seita, nós já sabemos, mas o que me assusta é a confissão do patrimonialismo e clientelismo do PMDB. Claro, já era sabido, mas agora é confissão.

    O PT não tem condições. Isso é inegável, mas o PMDB é a maior quadrilha do país!!!

  • Será que o PT vai fazer com Temer o que fez com Celso Daniel?

  • A casa tá caindo, os bandidos começam a atirar uns contra os outros. Espero que se destruam para o bem do Brasil.

  • Se eu fosse Temer, mandava meu cachorro cagar na carta e mandava pra Dilma a carta cheia de bosta.

  • O Temer trata a Dilma por Doutora, KKKKKKKKKKKKKK

    PhD em saudações à mandioca

  • Gente eu to pasmo, o vice-presidente está com toda a razão quando ele
    Se diz mero acessório na mão da presidência da República.”

  • Amigos. O quê esperar de uma pessoa que lutou na guerrilha para implantação do Comunismo, no Brasil e alcança o maior cargo da República? Deu, no que deu. E nós pagamos o pato.

  • Uma pessoa com o passado criminoso dessa louca não teria condições de presidir um cabaré quanto mais um país. Só no Brasil uma terrorista dessa consegue chegar na presidência.

  • Temer chamou Dilma de doutora, só se for da bandidagem, da corrupção e do terrorismo. Se Dilma é doutora, Fernandinho Beira Mar é prêmio Nobel.

  • Pela hierarquia petista, se Dilma cair quem assume é o líder das FARC.

  • O mais triste é ver o país parado e sem perspectivas a curto prazo devido a esses canalhas. E o pior, não temos alternativas, tudo ladrão! Agora vem as eleições municipais e todos irão posar de bom-moço. Nojentos!!! https://www.youtube.com/watch?v=rtrv_ZmExBA

  • Acorda Temer, acorda Brasil, tá na hora….

  • Ouvi dizer que o PT está analisando a possibilidade de processar o Temer por abandono de incapaz…

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

maio 2017
S T Q Q S S D
« mai    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).