Essa juventude xenofóbica, sectária e ignorante que causa vergonha alheia…

nov 3, 2010 by     119 Comentários    Postado em: Sala de Justiça

http://www.youtube.com/watch?v=eLCwSto6uDQ

Após a derrota de José Serra nas eleições do último domingo, a nobless da juventude estúpida da “massa cheirosa” brasileira resolveu manifestar-se via Twitter, postando enunciados como estes que vocês podem ver na coletânea de mensagens do vídeo acima.

Um dos motes da detração social exposta no microblog ganhou força quando algum gênio afirmou que Dilma Rousseff venceu as eleições por causa dos coitados beneficiários do Bolsa Esmola, do Nordeste e do Norte. Acontece que os deuses limitaram a inteligência, mas a ignorância parece não ter fim: faça-se uma análise simplória, e exclua-se os votos do Norte/Nordeste, para verificar que ainda assim a candidata petista venceria as eleições.

Na segunda-feira a OAB-PE entrou com uma representação criminal contra a estudante de Direito Mayara Petruso, que ficou famosa e se tornou um dos assuntos mais falados do Twitter após suas declarações.

Fez sucesso com os coleguinhas, ganhou fama nacional e agora está sendo processada criminalmente. Depois da enorme repercussão de suas declarações no Twitter e no Facebook, a estudante deletou suas contas nas duas redes. Mas a exclusão das contas não impediu que internautas fizessem alguns print screens de suas mensagens.

Mayara Petruso poderá responder pelos crimes de racismo e incitação pública de prática de crime. As penas previstas são de dois a cinco anos de detenção pelo crime de racismo, e de três a seis meses de prisão por incitação ao crime, ou multa. Quando se deu conta da dimensão que suas mensagens ganharam na internet, a estudante pediu desculpas no seu Orkut. “Minas sinceras desculpas ao post colocado no ar, o que era algo pra atingir outro foco acabou saindo fora de controle. Não tenho (ilegível) com essas pessoas, pelo contrário. Errar é humano, desculpa mais uma vez.”

O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, deu uma entrevista sobre o caso ao Correio24horas e ao Portal Terra Magazine. Segue abaixo as entrevistas sobre o caso.

Como você tomou conhecimento sobre o caso e decidiu entrar com a representação?
Eu decidi no momento em que li as declarações da estudante de Direito Mayara Petruso, postadas no domingo e que teve toda essa repercussão. Houve outras postagens ofensivas e vamos identificar todo mundo. Mas, como a jovem já esta identificada com foto, nome, e foi a que mais reverberou mais na internet, iniciamos a ação com ela.

Por que as declarações de Mayara e dos demais que também ‘atacaram’ o nordeste foram configuradas como racismo?
As declarações configuram a prática de dois crimes. Primeiro, o de racismo, porque não é só a questão de cor, mas também de religião, localização, não unicamente a discussão da cor da pele. Qualquer declaração que esteja no sentido de excluir ou de reduzir a qualidade de uma pessoa configura ao racismo. Já xenofobia é a aversão as pessoas. Nesse caso, a ‘xenofobia virtual’ foi de aversão às pessoas nordestinas. O crime do Artigo 20 da lei 7.712, que trata dos crimes de discriminação ou preconceito de raça por etnia, religião ou procedência nacional, trata especificamente das hipóteses que configuram o crime de racismo, que ela cometeu. Já o segundo crime foi o de incitar publicamente a prática de ato delituoso, que é a prática do crime de homicídio. Ao escrever “mate o nordestino afogado” Mayara incentivou isso, delito previsto no Artigo 286 do Código Penal.

Qual o período de reclusão previsto para esses crimes?
Mayara terá de responder pela prática de dois delitos. Do crime de racismo, Mayara pode ser condenada de dois até cinco anos de reclusão. Ressaltando que é configurado como imprescritível e inafiançável. Já a incitação pública leva a detenção de três a seis meses ou multa.

Como você avalia o posicionamento da estudante de Direito?
Foi uma postura que deve ser repudiada independente de qualquer pessoa, mas o fato dela ser uma acadêmica do curso de Direito que deverá defender a política dos direitos humanos é no mínimo considerada uma atitude incompatível com a profissão que vai exercer no futuro.

Já houve alguma situação semelhante à de Mayara Petruso em Pernambuco?
Em junho deste ano aconteceu uma tragédia que foram as enchentes provocadas pela chuva em Alagoas e Pernambuco. Teve uma ampla divulgação na mídia, como campanhas de recolhimento de donativos. Mas, em São Paulo houve um outro tipo de movimento. As pessoas diziam que nordestino tinha que morrer afogado mesmo e não respeitaram a situação devastadora em que o povo se encontrava. O Ministério Público Estadual de Pernambuco e a OAB tomaram a frente da situação e instauraram um procedimento interno para identificar as pessoas que disseram as ofensas.

Abaixo, a entrevista que Henrique Mariano concedeu ao Portal Terra Magazine.

Discriminação a nordestino não é fato isolado, diz OAB-PE

por Ana Cláudia Barros

Terra Magazine – A OAB-PE vai acionar o Ministério Público em razão das manifestações de preconceito contra nordestinos, desencadeadas na internet após a vitória de Dilma Roussef?
Henrique Mariano –
Exatamente. Tivemos conhecimento através da imprensa e da internet que uma estudante de direito de São Paulo, Mayara Petruso, postou na madrugada de domingo para segunda-feira, várias declarações ofensivas ao povo nordestino. A declaração básica dela é “nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado”. É o que ela postou no Twitter dela e que teve um desdobramento enorme.

Então, na avaliação da OAB, essa declaração teria motivado as outras manifestações de preconceito contra o povo nordestino, que surgiram na internet?
Estamos partindo desse pressuposto, que a declaração dela foi que motivou todas aquelas declarações horríveis que foram postadas. Como essa estudante já está devidamente identificada, temos a foto, o nome dela e estamos conseguindo o restante da qualificação dela. Nós vamos mover uma notícia-crime contra ela. Agora, se ao longo da instrução do processo, identificarmos as outras pessoas, isso não obsta que nós possamos mover notícia-crime também contra os outros participantes.
Não vou perder tempo de identificar todos. Isso pode levar muito tempo. Ela já está devidamente identificada e, independentemente se ela foi a primeira ou a segunda a postar, isso, ao meu ver, é irrelevante. O fato é que ela postou essa declaração.

Que tipo de crime ela praticou?
Ao nosso ver, a declaração caracteriza o crime de racismo, que é previsto na Constituição Federal e em uma lei específica. O crime de racismo é inafiançável e imprescritível. Além disso, ela também cometeu um crime chamado incitar a prática de ato delituoso, que, no caso, é o homicídio. No momento em que ela orienta a um grande público, matar os nordestinos, ela está incitando a prática de homicídio. Esse crime é previsto no Código Penal, artigo 286.

Que tipo de sanção essa estudante pode vir a sofrer?
O crime de racismo é um crime cuja penalidade é muito severa, como lhe disse. É imprescritível e inafiançável. Ela poderá ser condenada a uma pena de 2 a 5 anos de reclusão. Já o crime de incitação pública à pratica de ato delituoso é mais brando. Ele prevê detenção de 3 a 6 meses ou multa.

É corrente ainda o pensamento de que delitos praticados na internet, em geral, não são punidos…
Essas redes sociais são já consideradas meios de comunicação. Então, é a mesma coisa se ela tivesse dado a declaração a um jornal de circulação nacional. Acho que até na internet o alcance é muito maior do que no próprio jornal periódico impresso. O fato de ela ter inserido a declaração no Twitter, Facebook, seja o que for, foi como se tivesse dado uma declaração na TV, no rádio, no jornal escrito. Não interessa. A pessoa precisa ter responsabilidade. Principalmente, partindo de uma estudante de Direito. É inadimissível uma coisa dessa. Como uma pessoa assim pode ter qualificação para ser futuramente um advogado, um juiz, um membro do Ministério Público?
Ela não pode utilizar o argumento de que não tinha o conhecimento de que as declarações poderiam causar a configuração da prática de um delito tão grave quanto é o racismo.

O senhor falou sobre o alcance das redes sociais. Não foi a primeira vez em que redes sociais são usadas para manifestação de preconceito contra nordestinos. Na ocasião das enchentes em Alagoas e Pernambuco, houve várias demonstrações deste tipo no Orkut.
Naquela oportunidade, a OAB-PE reagiu da mesma forma que está reagindo hoje, mas há uma pequena peculiaridade. Na época, o próprio Ministério Público do Estado de Pernambuco moveu uma ação. Eles têm um departamento de crimes cibernéticos para identificar aquelas pessoas que postaram declarações igualmente preconceituosas, configuradoras de crime de racismo contra o Nordeste, motivadas por aquela calamidade pública que ocorreu na divisa de Alagoas com Pernambuco.
É um grupo de pessoas ignorantes, na essência da palavra, que fica com esse tipo de provocação. No caso dessa moça (Mayara), pelo fato de ela ser uma estudante de Direito, independentemente de qualquer outra entidade que mova ação contra ela, nós vamos mover a nossa amanhã (quinta-feira) mesmo no Ministério Público Federal.

Qual a leitura do senhor sobre esse tipo de manifestação contra os nordestinos?
Eu fico preocupado porque isso é recorrente, não é um fato isolado. Agora, acredito que isso representa a movimentação de uma parcela pequena da população. Eu acredito que seja uma movimentação de pessoas ignorantes, na essência da palavra, e covardes, porque, posteriormente, retiram suas identificações da rede social. Então, você vê que isso tem o objetivo de caluniar e difamar as pessoas que moram na região Nordeste.
A gente vê isso com muita preocupação. É inadmissível que no Brasil exista esse tipo de movimento, seja contra o nordestino, seja contra qualquer outra região. Da mesma forma que o nordestino estaria errado se fizesse isso contra qualquer pessoa do Sul, do Sudeste.
Isso não pode crescer. É o momento de as instituições reagirem, de efetivamente mostrarem que quem fizer será punido. A verdade é que as pessoas praticam esses atos delituosos na certeza de que não serão punidas.

119 Comentários + Add Comentário

  • Incrível! Fiz uma busca nos sites da Folha de São Paulo e do Estadão, mas não encontrei nada a respeito do assunto. Ao que parece, a “velha mídia” simplesmente tá ignorando a questão.

    Quanto as medidas adotadas pela OAB/PE, penso o seguinte: ainda que o Judiciário dê a resposta esperada, acho que essa turminha vai escapar ilesa. A turma age assim porque está acostumada com a impunidade. Afinal, quem tem dinheiro neste país, tem tudo. Não é essa a regra?!

  • http://twitter.com/nordestistos

    joseserra_ Muito obrigado pelo carinho. A maior vitória que nós conquistamos nessa campanha não foi mérito meu, mas foi de vocês.
    10:55 AM Nov 1st via web
    Retweeted by nordestistos and 100+ others .Prazer!! Sou Mayara Petruso, futura advogada! Se vc for do nordeste vaza!! Vai ver Dilminha na tv! Terrorista de merda!! #mayara #petruso
    10:20 AM Nov 1st via web

  • Essa senhorita que nem merece ter o nome citado se transformou numa mostra daquilo que nosso campo combate: declarado ou nem tanto, ainda existe muito preconceito nesse Brasil. Creio em Deus que um dia iremos dar fim a essa falta de vergonha!

  • É nessas horas que eu fico pensando como teria sido melhor para o Nordeste se a Confederação do Equador tivesse dado certo…também é nessas horas que lembro dos versos de Bráulio Tavares e Ivanildo Vilanova: “Já que existe no sul esse conceito, que o Nordeste é ruim, seco e ingrato, já que existe a separação de fato, é preciso torná-la de direito”.
    Sei que essa visão separatista já está ultrapassada, e tb não quero alimentar ódios, mas é revoltante…quanto ao fato da imprensa nacional não ter noticiado isso não me espanta, pois aqui em nosso estado só li algo no Diário e só vi comentários a respeito do assunto na TV Tribuna…vergonhoso!!!

    • Leia mais jornais, então. Saiu na folha e no jc tbm

      • Não leiam os jornais, por favor.
        Só se for da imprensa internacional.

        • PIOR QUE SAIU NO R7, FOLHA DE SAO PAULO, não é a primeira vez que vejo isso, procurem no orkut, o que não faltam são comunidades racistas, vejam dentro do brasil!! Uma bostinha dessas, sem nada na cabeça, deve viver de orgias e drogas, não merece ninguem perder tempo com uma prostituta de quinta como essa!! ELA NÃO É EXCEÇÃO!!

  • Literalmente. É uma idiota.

  • do blog de Arnobio Rocha

    http://arnobiorocha.wordpress.com/2010/10/06/bulliyngeleitoral-quando-os-pais-ensinam-o-odio/

    #BulliyngEleitoral: Quando os pais ensinam o ódio

    Todos estes que aí estão
    Atravancando o meu caminho,
    Eles passarão…
    Eu passarinho!

    Mário Quintana

    Bullying

    Segundo a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying ) “é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully – «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

    Cena de uma escola de classe média de orientação católica de SP

    1) Minha filha de 9 anos estuda numa escola cristã classe média de SP, hoje foi vítima de bulliyng pesado porque defendeu Dilma;

    2) Ela foi importunado por coleguinhas cujos pais votaram no Serra. Começaram zoando que Dilma perdeu;

    3) Minha filha revidou dizendo que tinha mais eleição, eles começaram a gritar “Dilma Assassina”, que ela foi presa, que roubava que mata crianças;

    4) Minha filha tentando fugir desta turminha e sendo caçada, levou soco, chutaram e pisaram na mochila dela não paravam de gritar

    Ao chegar no carro ela contou para sua mãe e ainda estava em prantos, não por ter recebido soco, mas porque não conseguia se livrar da malta selvagem que lhe atacavam. Cheguei em casa ela me contou o caso, fique assustado com este ódio, com esta campanha infame e pelos pais EDUCADOS, que no caso da escola têm curso superior, ganham em média de R$12 a 15 mil por mês, mas ensinam aos filhos pequenos que Dilma é BANDIDA, onde vamos parar?

    Nem 1989 Collor ousou pregar o ódio de forma tão aberta. No meio das coisas que diziam para minha filha é Dilma ia matar crianças com aborto. Criança repetindo Dilma Bandida, Assassina, que mata crianças.

    Pior tive que explicar porque Dilma foi presa, em que condições o país vivia na ditadura, o que é uma ditadura, o que é o aborto. Imagem desoladora, vontade de chorar diante deste ódio. Eles transformaram as eleições num inferno, em SP, classe média, perdeu a noção. Não dar mais para ficar calado. Reflete o q os pais falam em casa, criança não cria estas coisas da cabeça, onde estamos?

    Da classe dela de 21 alunos, 4 dizem que os pais votaram na Dilma…aí são vítimas dos demais.coisa raivosa.Vou preservar nome da escola.

    Isto é um desabafo, estou absolutamente revoltado. Os pais sabem que somos de esquerda, nos respeitem. Entendam o que relatei é um alerta para campanha de ódio que estamos sendo vítimas, não existe limite ético, é fascismo aberto

    Quando os pais transmitem seus ódios aos filhos contra Dilma, Não estamos mais numa sociedade democrática rompem-se os laços.Vamos criar nossos filhos com amor, não com ódio. Eleições passam, marcas ficam.

    A Gênese do Neo-Fascismo

    No espaço Wilhelm Reich (http://espacowilhelmreich.com.br/artigos.php?c=18) encontrei esta definição sobre a natureza psicológica do Fascismo:

    “Na história da humanidade não é difícil encontrar inúmeros exemplos de processos de praga emocional em ação. O surgimento do fascismo na Alemanha nazista seria um excelente exemplo. O termo praga se refere à natureza contagiosa da histeria social e à dificuldade de se resistir a ela. Em seu livro A Psicologia de Massas do Fascismo, Reich já havia tentado compreender o surgimento do nazismo. Para ele o fascismo político seria a expressão social de um fascismo básico, emocional e individual. Poderia ser encontrado em todos os credos religiosos, podendo ocorrer mesmo em grupos de pessoas cujos objetivos conscientes tivessem um caráter extremamente positivo.”

    Além disto, revejo como didaticamente, os meios de comunicações vão degradando o espaço da informação, substituindo pela corrosiva luta política apelativa, sem noção do mal que carrega para sociedade, na tentativa de atingir o Governo atual e sua candidata não se negaram a publicar falsas notícias com o intuito claro de macular a imagem dela:

    1) Ficha falsa da Dilma na Folha de SP, sem jamais se retratar;

    2) Chamada de capa para artigo de Cesar Benjamin dizendo que Lula tentou violar um preso quando se encontrava preso (Menino do MEP);

    3) Revista Época publica a imagem da Dilma “guerrilheira”;

    4) Várias capas da Veja com os “radicais” do PT em forma de demônios;

    5) Estadão publica editorial apoiando Serra, em que nomeia Dilma como o “Mal a evitar”;

    6) Questão do aborto tratada sem a devida posição real do que Dilma pensa;

    As centenas de emails falsos sobre a vida pessoal da Dilma, seu “lesbianismo”, sobre querer “matar as criancinhas” (Palavras de Mônica Serra em Nova Iguaçu-RJ) Vejam a lista no link (http://arnobiorocha.wordpress.com/2010/10/05/todos-os-emails-falsos-sobre-dilma-rousseff/ ) . Isto combinado com os vídeos que o PSDB produziu e postou no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=FJ7kFXeII44&feature=player_embedded ) e não teve coragem suficiente de pôr na TV. Os trolls que atacam sem a menor capacidade de debate político, que apenas reforçam o ódio, atacam a honra e a imagem de cada um de nós

    Por tudo isto vejo de onde vem todo este ódio, o Fascismo redivivo, que é protegido por uma mídia cada vez mais ardente por SANGUE e ÓDIO. Mas não dobrarão nossa vontade indômita de lutar por um mundo melhor e um Brasil mais justo.

      • Travou nisso daí, Krishna? faz dias q vc só repete isso aqui no blog. Ouvi dizer q um pastor passou esse vídeo da sabatina de Dilma na folha sobre aborto na igreja. É verdade? Eu, heim…

        • Vai ver que é outra montagem do pig…

        • É bom pra ver como a presidenta é capaz de mentir descaradamente, se diz ter mentido sob bárbara tortura imagina-se sem ser torturada….

      • De novo!!!!!!!

        • Poucos têm a coragem de mentir sob tortura, Krishna. Talvez eu não mentisse, nem você, mas ela o fez porque pensou nos companheiros. Você devia saber que, numa ditadura, não há espaço para a verdade.

    • André Raboni,

      Discordo FRONTALMENTE do que vc postou aí.

      EU sou um exemplo vivo se sobrevivente de BULLYING ELEITORAL. Durante os 5 anos na faculdade, tive que aguentar a petistada toda revoltada toda vez que eu dizia algo que desgradava.

      Experimente apresentar uma tese ou fazer um paper no CFCH que não tenha conteúdo esquerdista, que vc será achicalhado ou desprezado.

      A patrulha ideológica da esquerda é muitíssimo maior, principalmente nos cursos de humanas, ou por acaso, durante seu curso de história vc conheceu alguém que não fosse esquerdista como vc? Quando existe, tem que ficar caladinho…

      • Vai defender o MST na engenharia pra tu ver o que acontece, Danilo.

      • Danilo,

        Pode discordar “frontalmente” do que eu postei. Não tenho o menor problema com quem discorda de mim – embora você pudesse reconhecer que uma coisa é discordar, e outra é encher o saco xingando e desrespeitando a todo momento (não estou falando deste comentário).

        Só não sei o que eu tenho a ver com seu bullying… (mas agora começo a entender sua patrulha [ou bullying?] comigo aqui no blog, sempre me taxando de “soldadinho do pt” e outros coisas mais legais de se ler, só porque não coaduno com suas posturas direitistas).

        Durante a faculdade creio que vc já fosse bastante crescidinho pra se defender, não? Ou seja, creio que o seu caso seja bem diferente do bullying sofrido por uma garotinha de 9 anos.

        Quando da minha passagem na Universidade conheci não apenas um, mas vários liberais (entre professores e alunos). E estou falando do CFCH, apenas – porque se eu for falar em outros centros… Concordo que as esquerdas por lá são maioria, e que muitos desprezam quem é direitista.

        Será por que as direitas historicamente sempre estiveram ao lado dos donos do poder e das elites dominantes? Não sei. O que sei é que pra mim é difícil estudar a história da América Latina e não identificar na direita liberal os grupos de opressores que sempre mantiveram as massas populares cativas nas senzalas, nas minas ou nas fábricas.

        Engraçado que um dos discursos da direita liberal, hoje, é precisamente negar as lutas de classes e negar até mesmo a existência de ideologias (dizem que esse papo de esquerda e direita não existe mais e blablabla). Perceba, não estou falando de ideologia partidária, que isso no Brasil é piada. estou falando de indivíduos, mônadas.

        Mas, bem. Um desses liberais que estava falando, que conheci durante meu cruso, tornou-se meu amigo, embora eu tenha perdido contato com ele. Figuraça.

        Ele é desses liberais autênticos, que não estuda pra ser funcionário público, porque não pretende viver às custas do Estado enquanto prega sua miniaturização.

        Abs.

  • Isso é uma coitada…

  • Um dia estava em um Encontro de Estudantes de Direito lá no RS, e vi um rapaz de lá falando com um cara da nossa delegação(Pernambuco): Recife? eu nem sabia que em Recife tinha faculdade de Direito. É pho**a ne? primeira do país, desculpa aí, junto com SP, eu sei, mas ainda assim, primeira!

  • Esse clima de ódio contra os nordestinos tem a ver com a furibunda campanha de ódio contra Dilma que foi estimulada via e-mail nessas eleições.

    • Também acho. Eles incitaram todo tipo de ranço e agora posam de coitadinhos…

      • É o resultado de uma campanha sem escrúpulos, baseada em mentiras, ódio e difamação.

        Uma parte da sociedade incorporou o jeito Serra de ser.
        As pessoas precisam se desintoxicar das palavras de Sérgio Guerra e cia…

        Aqui no Blog já estávamos vendo isso através dos trolls.

        • Carlos não é resultado de uma campanha não, meu filho.

          Achar que é fruto disso é criar uma mentira.

          A verdade é que isso existe há muitos e muitos anos…

          Sem contar que eles são tão burros que não sabem que o Brasil nasceu no nordeste, então é tudo farinha do mesmo saco. É a mesma coisa com Hitler, só burrice e ignorância que levam as pessoas a terem preconceito com pessoas…

        • Laccosta, a campanha, a forma como foi conduzida a campanha de Serra tem ZERO de influência nesse episódio??

          Claro que não, amigo. Eu diria que estamos apenas colhendo…

          Ah, tudo isso tinha antes. Sim, claro. Só que agora (durante a eleição) foi dado uma dose de anabolizante em algo que já existia.

          Aí o negócio cresceu, tomando proporções maiores ao ponto da moça se expor.

  • O legado do ódio e preconceito, foi instituito pela campanha de Serra.

    • Deixa de dois pesos e duas medidas, meu chapa. Quando o presidente de um pais enche a boca para dizer que partido X ou Y deve ser estirpado não estaria deixando um legado de ódio? Hipocrisia não,caro ALF. Os “dois lados” tem seus ódios e preconceitos.

      • Brilhante.

      • Engraçado esse Alexsandro, sempre posando de imparcial, votando nulo e sugerindo que os dois lados cometem erros.
        O problema é que ele só aponta os eventuais erros de um lado.
        Sobre os erros do lado de lá, nenhum piu…

        • É isso aí! Já matei essa charada há tempos.

        • Pois é. É ridículo.
          Ele sempre vem com esse bla bla bla dele.

          Não consegue nem a pau reconhecer, vei.
          Deve ser da mesma laia dessa garota, a Mayara Petruso.
          Vocês duvidam? pois eu não

        • Acontece que ele, assim como eu e tantos outros, fica indignado com a postura radical e imparcial da maioria dos frequentadores deste blog, que se calam diante das evidências de erros (leia-se no dicionário petralha “práticas criminosas”) cometidos por seus líderes.

  • PARABENIZO A OAB-PE PELA INICIATIVA. NÃO PODEMOS TOLERAR ESSE TIPO DE ATITUDE. AQUI, COMO EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES, PRECONCEITO É CRIME, E NÃO SE DEVE PERDER TEMPO DISCUTINDO, MAS INVESTIR TEMPO DENUNCIANDO-SE.

    JANAÍNA
    PERNAMBUCANA E NORDESTINA COM ORGULHO.
    ADVOGADA EM BRASIL E ESPANHA.

  • O mínimo que deveria acontecer com essa pessoa seria responder pelos crimes nos quais se enquadra. Mas, a justiça brasileira é seletiva, não acredito que essa garota pagará pelos erros. E nada mudará…

  • E não temos que ter medo de assumir que elegemos a presidenta do país.
    Embora que mesmo sem os votos do Nordeste a Dilma ganharia, não vamos com esse argumento, temos que dizer que ela ganhou com os votos do Nordeste sim, e qual é o problema com isso? Somos brasileiros e o nosso voto vale tanto quanto os outros, se tivermos que eleger quem quer que seja, isso é só mais uma demonstração de força do nosso povo, que está unido tentando melhorar e não apenas acomodado aceitando tudo o que vem lá de baixo.
    Além de que, eles não podem questionar o voto de ninguém, quem elege Tiririca e outras piadas eleitorais tem que calar a boca e sair de fininho.

    • “E não temos que ter medo de assumir que elegemos a presidenta do país.
      Embora que mesmo sem os votos do Nordeste a Dilma ganharia, não vamos com esse argumento, temos que dizer que ela ganhou com os votos do Nordeste sim, e qual é o problema com isso?”

      Pois é, isso é democracia amigo! Mas o Brasil ainda está longe de ser uma democracia plena. Em muitas cidades o voto de cabresto ainda existe,principalmente naquelas em que a prefeitura é a principal empregadora. Como também é inegavável que o cultivo de pobres no BF é um bom meio de ganhar votos.

      • Ainda continuam pregando a extinção do Bolsa Família.
        Bom mesmo era os coroneis que distribuiam cesta baisica, tijolos, telha em troca de votos.

        Só que o Bolsa Família liquidou com a força do PFL no Nordeste e hoje o programa alem ´de atender as necessidades fianceiras dos mais pobres aumentou o comércio nas pequenas cidades, gerando renda e empregos.

        Democracia plena, não é se fazer programa sociais, democracia plena, era a de ter bancos estaduais para emprestar dinheiros aos ricos que não pagaram.

        Basta acabar com os programas para os mais necessitados para termos uma democracia plena, conforme o leitor deseja.

        • ALF, sou contra o fato da bolsa ter virado um fim quando deveria ser um meio. Se uma familía passa 8 anos sendo cultivada nessa bolsa alguma coisa está errada! Ou não? Bolsa não é saída para a pobreza. Até porque se o cara deixasse de ser miserável, como pregam por aí que 60 milhões sairam da miséria, nada mais lógico que o número dos beneficiados por essa bolsa estivesse diminuindo.

        • E democracia plena teremos quando o cara que nasce no coque tiver oportunidades como o que nasce em boa viagem. Se o cara que nasce no coque só tem como perspectiva receber essa esmola não há democracia plena alguma. Democracia plena é melhorar educação e assistencia a saúde (inclusive fazendo saneamento, mas isso não dá votos e para populistas o importante é a próxima eleição).

    • Concordo, temos que ter orgulho de nossos votos.

  • O engraçado é que o Nordeste apenas garantiu uma diferença bem maior de votos para Dilma.

    Mesmo contando apenas os eleitores do Sul e Sudeste, Dilma estaria eleita do mesmo jeito.

    • Aleluia!!!! Finalmente o Martins fala algo baseado em fatos!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Sempre faço isso, falso neutro.

    • Daí martins, que esse preconceito é muita, mas muita burrice…

      • No mínimo burrice!!

  • Por anos o Sudeste deu as cartas na política nacional, privilegiando investimentos na região e fazendo conchavos com os coronéis que mantinham o povo nordestino na opressão e na dependência. A grande desigualdade regional que há no Brasil é fruto antes de tudo dos diferentes níveis de atenção dispensado as regiões pelas elites políticas do sudeste que por anos tiveram as rédeas do país. Porém agora o Nordeste desponta com grande peso político, investimentos feitos aqui tem nos dado maior robustez, e as elites do sudeste (que sempre comandaram esse país) se vêem ameçadas nos seus interesses privados. Ora elas mesmas são também culpadas pelas diferenças regionais! Nao venham por a culpa nos nordestinos que agora estão tendo a devida atenção do governo federal, que vai muito além de programas de redistribuição de renda. Refinaria, estaleiro, transnordestina, novas universidades… enfim… A regiao sudeste sempre cresceu as custas das outras regiões que forem relegadas a segundo plano e o nordeste mais ainda. Aí agora a elite xenófoba que por a culpa em algo que eles mesmos ajudaram a construir.

  • É uma ignorante de pai e mãe.Não fomos nós, nordestinos que elegemos Dilma, MAS, São Paulo, elegeu Tiririca e na eleição passada Maluf, que apesar de candidato nessa,me parece que foi barrado pela Ficha Limpa.

    • Mas foi um dos mais votados!!!

    • Essa menina (a Mayara) é apenas uma patricinha ressentida e ridícula, que usa o twitter para falar m.er.d.a.

      Coisa muito pior foi o caso do Presidente do STJ que insultou e agrediu um estagiário do Tribunal para em seguida ordenar sua demissão.

      O detalhe é que o Sr. Ari Pargendler até hoje não deu nenhuma satisfação à imprensa, disse que somente falaria nos autos.

      E aí, cadê a OAB, cadê o Conselho Federal, para soltar uma nota de repúdio à sua “Excelência” e acompanhar o processo? O delegado já repassou pro STF e, até agora só vimos a declaração de suspeição da Min. Ellen Gracie, foi redistribuído mas não sei em que mãos caiu. Capaz de ninguém querer julgar, como fizeram no caso de um famoso desembargador acusado de aborto e outros crimes, cujo processo teve mais de 10 redistribuições por conta de juízes do TJPE que se declaravam suspeitos.

      • Concordo sobre o caso do presidente do STJ.

  • Pois é… que situação mais triste. Mas não é de hoje isso.

    Nem todo “direitista” é racista e xenófobo, mas todo xenófobo e racista se acolhe na Direita!

    Precisamos de uma Oposição forte e responsável não de uma corja de criminosos e golpistas.

    O PT sabia fazer oposição, o PSDB-DEMO tem muito o que aprender!

    • Que eu saiba, 99,99% dos “esquerdistas” são preconceituosos e generalizam tudo quando se trata dos EUA. Ou não? Quando Lula fala em elite branca de São Paulo, não está sendo preconceituoso? Por acaso no Nordeste não há elite? Ou a elite de São Paulo é má e a do Nordeste é boa? Aliás, será que é ruim quando o cara chega a elite por méritos próprios? Ou é cara só é bom quando chega a elite roubando os cofres públicos e se dizendo do povo?

      • Você tá comparando qualquer coisa que Lula jamais tenhas sonhado em dizer na vida com o que essa mulher fez? Você tá justificando a estupidez dela e ainda aproveitando pra enxertar seus próprios comentários racistas contre o Lula? Mas que qualidade de pernambucano é você?

        • Eu lembro que Lula disse que a ultima crise financeira mundial tinha como culpados os individuos de pele clara e olhos azuis. Se isso não for racismo, então não sei o que é…

        • Danilo, ele disse “banqueiros”, se referindo aos banqueiros americanos.

      • Quando o Lula fala da elite branca de São Paulo ele refere-se a mesma elite escravocrata do século 18 e 19, que acham porque nasceram em berço de ouro, tem o direito de mandar e nos mestiços (nordestinos) temos o dever de obedecer.

  • Ela foi demitida.

    http://bit.ly/b7pn6p

    Era o mínimo né.

  • Todos sabemos que não dará em nada. Absolutamente nada.
    A menina é menos culpada do que os jagunços mentores de uma eleição caluniosa.

    O cara leva uma bolinha de papel na cabeça, finge que foi uma super-agressão. Vai fazer tomografia e tudo mais. A maior emissora de TV mente descaradamente para protege-lo. Para manter uma mentira como verdade. Qual vai ser exemplo para os jovens????

  • Parabéns à OAB/PE e ao seu presidente Henrique Mariano pela iniciativa.

  • O cúmulo da hipocrisia é ver que os mesmos comentaristas do AC que foram preconceituosos com os cristãos ao fim do primeiro turno ficam posando de santos. Nem todo “sulista” é preconceituoso assim como nem todo “nordestino” é santinho. Tem uma tuia de Recifense que é preconceituosa com pessoas do interior e nordestinos de outros estados!
    Generalizações desse tipo só gera desavenças. Mas o “revolucionário” Raboni é chegado a pegar fatos isolados e transforma-los em teorias, principalmente quando é para se fazer de vítima. É bom lembrar que a seita petista é tão culpada quanto o Serra neste assunto. Lula muitas vezes citou esse tema,especialmente quando estava por aqui, por saber que esse assunto dá votos.

    • Se há alguém que personifica a consciência, esse alguém não é você Raboni. Este papel é de outro.

  • Isso que aconteceu é o exemplo da nossa falta de identidade cultural.

  • Nao vai dar em nada, infelizmente.

  • Mais uma vez fico envergonhado diante da juventude brasileira da qual faço parte, sou do RS, curso escola técnica e universidade ao mesmo tempo, alem de trabalhar, chego em casa e tenho que ler uma coisa dessas na net, é dificil ter que aturar essas pessoas que se consideram gênios mais nunca pegaram um livro pra ler, que mal conhecem a história brasileira e que acham que SP sobreviveria sem os nordestinos. São os nordestinos que movem são paulo.

    • Carlos, todos os Brasileiros fazem o Brasil. Não tem sentido achar que Brasileiros de região X contribuem mais que da região Y. Essa discórdia entre habitantes de diferentes regiões só favorece aqueles que mamam às custas de nossos impostos.Graças aos brasileiros o Brasil vem melhorando APESAR de nossos governantes,que precupam-se mais com as articulações para as eleiçoes seguintes.

  • A foto do gabinete de Lula na época dessa semana ilustra bem a situação. Tem uma só bandeirinha na mesa dele, vale a pena conferir.

  • Ninguém aqui pode responsabilizar o candidato do PSDB porque essa imbecil falou uma asneira dessa.

    O que dizer do MST que bateu num Prefeito do PSDB porque ele apoiava Serra?

    Dá pra culpar a campanha de Dilma? Óbvio que não.

    Não podemos generalizar. Creio que essa moça mereça pagar por tudo o que falou, agora não pode culpar todos os paulistas e brasileiros pelo que ela falou.

    Não alimentemos o ódio.

    • Pois é, nem todo “paulista”(sulista) é preconceituoso e nem todo “nordestino” é santinho. Gente preconceituosa está em toda parte. Vejo Pernambucanos indignarem-se quando o preconceito parte de um sulista mas não vejo ninguém se indignar quando um Recifense é preconceituoso com alguém do interior ou outros estados nordestinos.

    • Eu não culpo Serra diretamente, mas indiretamente culpo sim. Com sua campanha reacionária, ele estimulou o ódio contra Dilma, caldo de cultura muito fértil para gente racista e preconceituosa.

    • Ué, mas o santíssimo sr. José Serra frisou que a militância petista era truculenta e violenta após o ataque da bola de papel. Ele afirmou categoricamente que os agressores eram da “turma da Dilma”. Este foi o tom utilizado pela campanha tucana durante a exibição da propaganda televisiva.

      Reveja o vídeo e conclua: http://www.youtube.com/watch?v=LZn3r8sry9s

  • O paradoxo é ver que quando a “massa cheirosa” do AC destilou seu ódio e culpou os cristãos pelo segunto turno não vimos um Raboni indignado!

    • Não houve ódio nem preconceito nenhum contra os cristãos. Houve críticas à prioridade dada ao tema aborto.

    • Alexsandro, esse ódio que você está falando eu desconheço. Isso é coisa da sua idiossincrasia (que não é a minha), você que tá dizendo, me tire fora dessa. Aliás, desconheço quase tudo o que você está dizendo. Quem é essa “massa cheirosa” aqui do blog? Queria saber, que eu tou por fora.

      • “idiossincrasia”: engraçado como tu gostas dessa palavra na hora de enrolar. Parece a Dilma com o seu “tergiversar “.

        • Alexsandro, meu caro, você falou algo que não pode provar. Logo só tem uma única saída: tergiversar. kkkkkkkk

          Em tempo, não houve ódio algum contra “os cristãos”. Seu comentário está incompatível com os fatos. Inclusive, 90% da população brasileira é declaradamente Cristã, transmitindo esse percentual aqui no Blog.

        • Carlos, faça uma busca e releia os posts que estavam por aqui após o primeiro turno. Não foi o Raboni que detonou os cristãos, foram leitores do blog. Em relação ao Raboni, estou criticando a omissão dele. Ele só defende as “minorias” que convém a ela.

        • a ele.

  • Vadia. A OAB-SP deveria impedir que adentrasse nos quadros da instituição ¬¬.

  • Espero que o crime cometido por ela, impeça-a de tirar a sua oab!

  • Sobre o “nível” e os “rumos” da campanha de Serra, ninguém melhor do que um de seus coordenadores para comentar. Com vocês, Xico Graziano no Twitter:

    “Duro foi ter que comprar as teses mais reacionárias para enfrentar Lula/Dilma. Me incomodei com isso. Socialdemocracia é esquerda”.

    Desenhando: um dos coordenadores da campanha de Serra, tucano de carteirinha, admite que a campanha comprou as teses mais reacionárias. Alguém contesta?

    • Até Bresser, o intelectual-mor do PSDB, votou em Dilma.
      A menina achou que tudo isso iria dá em bolinha de papel…

      • E Hélio Bicudo, fundador do PT, votou em Serra. Por quê será?

        • Porque é bicudo, ora! Bico grande é característica de tucanos…

        • Comparar Bresser Pereira com Hélio Bicudo é o mesmo que comparar Albert Einstein com JPLS. kkkkkkkk

          Bresser é simplesmente o cara do PSDB. O cérebro no tocante à Administração Pública.

        • Almir Gabriel, ex-governador tucano do PA, detonou Serra e votou em Dilma.

        • Hélio Bicudo não é mais do PT e hoje odeia o partido.

          Já Xico Graziano foi da COORDENAÇÃO da campanha Serra-2010.

  • Mesmo considerando a imbecilidade da estudante e ainda o fato reconhecido de que o preconceito contra nordestinos não é novidade na Terra da Garôa, é importante registrar que uma campanha eleitoral fundada em preconceitos a ataques levianos não poderia gerar efeitos diferentes destes que estão sendo manifestados agora.

    Esta campanha maniqueísta e fundamentalista que foi praticada pelos dois principais lados em disputa só poderia servir de combustível para polarizações inúteis.

    Mas uma coisa deve ser creditada e gravada no carma do PSDB: os tucanos arrastaram a disputa para a sarjeta!

    Alguém apareceu para assumir a responsabilidade por esta situação? Onde estão os marqueteiros de m… que receberam rios de dinheiro para promover esta podridão? Onde estão os patifes que levaram adiante este lixo fundado numa retórica violenta e corrosiva? Onde estão aqueles que devem desculpas públicas pela incitação aos ódios? Onde estão os bastiões da mídia que contribuíram para dar relevo a esta palhaçada?

    Entre bolas de papel e abortos, os promotores destes episódios estão escondidos e se preparando para promover mais espetáculos grotescos para garantir suas posições políticas e seus devaneios pelo poder!

  • Prezado poeta, escritor, ensaísta e contista,
    A passagem abaixo merece ser retificada. A Gramática agradece!
    “… e EXCLUAM-SE os votos do Norte/Nordeste, para verificar que ainda assim a….”

  • Que beleza, nosso querido Serra e suas conclusões nada discriminatórias!

    http://www.youtube.com/watch?v=jkS5oZW472U
    http://www.youtube.com/watch?v=CETTFKTVuY4

  • Estamos colhendo o que José Serra plantou. Da maneira mais canalha ele fez campanha no Sul apregoando um voto de “resistência” contra a candidata adversária, desqualificando seu eleitorado, pintado como “iletrado, pobre e ignorante”. Esse ódio não expirou, até porque é pré-existente. Serra apenas o alimentou para tirar vantagem. O preconceito e a estupidez cegou muitas pessoas ao mau-caratismo irresponsável de José Serra.

    • Exatamente.

    • E o pior Marcos, é que colocou em maus lençóis os nordestinos que votaram em Serra. Em cidades grandes da região como Maceió, Natal, campina grande e vitória da conquista Serra venceu. Nas duas últimas muito bem por sinal. E aí como fica? Todos teriam que morrer afogados se Serra tivesse ganho, como afirmou a tal menina? Seus votos só seriam válidos se fossem colocados a favor do lado dela? Bem, que punam alguém. E severamente, na forma da lei. Para que a sensação de impunidade não campeie entre nós. Não há Brasil dividido ao meio entre estados azuis e vermelhos. O palanque deve ser arriado e é hora de governar para todos.

  • Lutou-se muito pela liberdade de expressao, mas a luta pela responsabilidade na expressão é ainda maior, muitos ainda pensam que liberdade é fazer e dizer o que quiser sem mais nem menos.

  • Agora, por causa da postagem ridicula dessa tal de Mayara, estão colando a pecha de “racismo” e “nazismo” em todos os que não concordam com o projeto de poder do PT.

    Fazem a mesma coisa, por exemplo, ao fazer uma pobre e superficial associação entre “esquerda e democracia” e “direita e autoritarismo”.

    Na verdade, associam qualquer um que seja contra o PT como defensor “retroativo” de ditadura (mesmo aqueles que nasceram depois, vejam só!), de tal modo que hoje, ser “politizado”, significa dominar a cartilha básica da esquerda e defender o populismo travestido de democracia que estamos vendo nos países vizinhos (Equador, Bolivia, Venezuela, Argentina), a ações armadas do MST, a atuação pelega dos sindicatos e da UNE, etc. Isso, hoje, é ser cool. “Conservador”, “direita” e outros termos que designam o polo contrário, viraram xingamentos, palavrões, vejam só!

    Depois ficam falando em manipulação…

    Manipulação é o que os esquerdistas fazem há 50 anos, inicialmente na academia e depois no restante da sociedade, semenda sua agenda no “inconsciente popular”, de tal modo que as ideias por eles defendidas coincidam com o “senso comum”. Estão seguindo direitinho o Antonio Gramsci…

    O que quero dizer com tudo isto é que estão fazendo uma verdadeira tempestade num copo d´água. Atitudes estúpidas como a dessa senhorita ocorrem todos os dias e não apenas em relação a nordestinos. É óbvio que deve haver punição, até para educar e coibir esse tipo de absurdo.

    No entanto, O QUE VEJO NESSE BLOG É UMA MANIPULAÇÃO TENDENCIOSA COM A FINALIDADE DE GENERALIZAR O ELEITORADO DO CANDIDATO DERROTADO. Só porque essa demente andou soltando improperios racistas via twitter, não se pode deixar entender que as 43 milhoes de pessoas que votaram em Serra são “racistas”.

    Repudiar o racismo sim; associar isso ao candidato Serra, aí sim, é manipulação das grandes!

    • E é a primeira vez que você tá vendo isso aqui Rapaz?!

      É?!

      Lembre-se que esse blog atribuiu a campanha de Serra um blog nazista, veja só, e lá eles não pregavam eugenia, mas, puramente, coisas contra a candidata Dilma.

      Carlos Santa Cruz trouxe um texto sobre o tema, no final descobriram que o autor era nazista, o pior é que, apesar do autor ser nazista, o texto tratava de verdades. Sendo nazista ou o escambau, eu entendo que todo texto deve ser descontruido através de argumentos e não de quem escreveu, pois cairemos em eteriotipos e cegaremos.

      Muito pontual seu comentário.

      • Laccosta, não é a primeira vez.

        Foi exatamente por isso que redigi o post acima, para ENFATIZAR uma prática recorrente utilizada pelos editores do AC.

        Abraços.

  • Assunto complicado, ela não deveria ter sido tão forte em suas citações, votei em Serra, e jamais votaria em Dilma pois não concordo com essa montanha de bolsa que é distribuido.. se essa grana fosse destinada a geração de emprego pra estas pessoas seria muito mais proveitoso, pra nós do sul ou do nordeste, centro-oeste ou seja lá qual for o recanto.

    Só acho que não é necessário ofender, da mesma forma que ela ofendeu.

    O blog escreveu de uma forma tão feia assim como ela o fez.

    • Ôxe Paulo, seu candidato prometeu AMPLIAR as bolsas que você critica. Incoerente, sua opinião.

      Talvez você devesse se informar melhor sobre o desenvolvimento econômico, industrial e social que o governo Lula trouxe para o Nordeste.

    • Ô Paulo do sul, o nosso candidato Serra disse que iria aumentar essa montanha de bolsa-família e até daria um 13º.
      Acho que você votou no candidato errado então…

      • Tenho certeza que ele prometeu essas besteiras como a última gota d’agua pra classe comprada.

  • “Verdinha (US$) disse:
    03/10/2010 às 21:59
    O poder de marina vem dos alienados evangélicos e dos alienados da classe mérdia.”

    “Carlos disse:
    04/10/2010 às 0:34
    O poder de marina vem dos alienados evangélicos e dos alienados da classe mérdia.[2]”

    Carlos disse:
    04/10/2010 às 0:28
    “A onda verde, de fato, existiu. Muitas pessoas, tanto de esquerda quanto de direita Marinaram conscientemente. Claro que os evangélicos fecharam com ela como voto de manada (voto inconsciente). Teve também a componente das mentiras e terrorismo eleitoral dos Pa$tore$ Evangélico$ (grande parte).

    Eu acredito que os evangélicos são um fenômeno que distorce a democracia representativa.”

    Arthemísia disse:
    04/10/2010 às 12:21
    “Os votos extras de Marina foram dos protestantes e católicos reacionários, porque o BRasil não tem 20 milhões de defensores da natureza, mas certamente tem 20 milhões de católicos e protestantes funfamentalistas.

    Taí alguns dos exemplos,caro Raboni, que a”massa cheirosa do AC” destilou por aqui. E vc não se indignou, né? A OAB/PE não apareceu.
    Agora, se qualquer um trocasse os termos “protestantes ou evangélicos” pelo termo “nordestinos”, bastava só isso, veríamos um Raboni indignado e uma OAB/PE atuante!

    • Alexsandro, né por nada não, mas o que que eu tenho a ver com isso? Nem sei que post é este, e provavelmente é do período em que eu estava de licença aqui do blog. Se esses comentários lhe afetou, vc deveria reclamar ao signatário do post, ou ao editores do blog (Pierre ou Bahé – de preferência por e-mail, que não passamos o dia aqui lendo comentários). Não respondo pelos posts dos outros, mas quando quiser me acionar contra algum conteúdo, pode mandar um e-mail. Ou ainda, escrever um artigo, identificar-se e, então, nós postamos sua indignação.

      Abs.

    • Alexsandro, no meu caso, só faço uma correção, pois minha postagem completa em 04/10/2010 às 0:34, foi:

      “O poder de marina vem dos alienados evangélicos e dos alienados da classe mérdia.[2]

      Não diria que todo poder, mas grande parte.”

      Ou seja, reproduzir, concordando com o comentarista Verdinha, mas fiz uma leve e importante correção.

      Segue o link, caso alguém deseje conferir: http://acertodecontas.blog.br/politica/acompanhe-a-votao-no-acerto-de-contas-e-rdio-olinda/

      Gostaria que o nobre e passional comentarista apontasse onde está a atitude pré-conceituosa.

  • Ei! Cadê meus post?

  • Essa garota necessita URGENTEMENTE de lições de cidadania e respeito aos direitos humanos !
    Eu sugiro que ela seja encaminhada ao Nordeste afim de conhecer melhor a Região e aos meu conterraneos Nordestinos!
    Será muito bem recebida por pessoas simples trabalhadoras e que ao contrário do que ela pensa… Saberá que tem muita gente instruida!

  • Se voces sul/sudeste fosse lavar roupa para ver se cheiravam bem era o melhor que voces poderiam fazer! pois voces sao podres, quaqndo morrerem de certeza que nem o inferno quer!

    • Minha querida Jaciara, não vamos denegrir nenhuma região por culpa de uma pessoa como esta. Tenho certeza que o nordestino não vai se abalar com um comentário idiota desse. Pelo perfil dela (Mayara Petruso) ela só pode ser uma prostituta, que está se achando. A justiça vai fazer a parte dela, e espero sinceramente que esta vagabunda seja punida severamente. Sou Nordestino com muito orgulho!!!!! Ela tome cuidado para não ter uma enchente onde ela mora e ela não morrer afogada. Apesar que piranha não morre afogada!!!!!

  • Sou contra essas mensagens de racismo, acho que perder faz parte do jogo e agora, temos que fazer papel de oposição em vez de querer matar nordestino, mesmo pq, colocar no twitter, falar um monte de merda é facil, levantar a bunda e fazer que complica.

    Mas uma coisa é fato, se o sudeste e sul fosse separado, iriamos ser um pais mto melhor mesmo.

    Dica: Vejam grafico de analfabetismo por regioes e dps comparem com o grafico onde a dilma e o serra venceram.
    E tirem suas conclusões

    • iríamos ser??? quem é esse iríamos ser? o resto do país ou o sul e sudeste?

      Acho que todas as regiões contribuem e contribuíram e muito para o desenvolvimento das outras.

      cada uma com seu perfil econômico, uns agro-pecuários, outros, turísticos, j[a outros, industriais e de comércio.

      Melhor unidos que separados ;) .

  • “Juninho disse:
    03/11/2010 às 23:27
    Pois é. É ridículo.
    Ele sempre vem com esse bla bla bla dele.

    Não consegue nem a pau reconhecer, vei.
    Deve ser da mesma laia dessa garota, a Mayara Petruso.
    Vocês duvidam? pois eu não”

    É, e ainda dizem que são santinhos!

    • ???????????????????????????

  • Lamentavel ler algo tão ultrapassado e carregado de ódio quanto estes comentários. É parte culpa desta campanha suja repleta de mentiras e calunias, somado a imprensa de interesses. Quem assistiu o JN no ar, viu claramente o quanto a rede globo explicitava as “mazelas do norte e nordeste” (pior de todos foi Pernambuco e Abreu e Lima) e as belezas e vantagens do Sul e Sudeste. Não podemos pagar com a mesma moeda, não cometeremos o mesmo erro destas pessoas, a mesma estupidez, somos inteligentes e capazes!

    Abraços a todos!

  • Sou nortestino e fiquei completamente chateado com essa públicação sobre nós! Ai te falo que tipo de advocada esta pessoal seria no futuro.

  • Eu vi esta perola na web, no período da propaganda política eleitoral,
    político( José Serra) que diz que vai unir o Brasil gente mas joga contra os megros,nordestinos,jovens,mulheres e o povo mas?

    1 PARTE
    O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra
    vai adotar as Cotas Raciais e as Reparações
    dos Negros – Afro descendentes brasileiros.
    Jornal do Povão entrevista o candidato José Em-$erra
    O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra disse que no seu Programa de Governo vai adotar as Cotas Raciais e as Reparações, copiando as indenizações que os judeus receberam após o Holocausto da 2º Guerra Mundial, no caso dos negros seriam indenizações pelos 400 anos de escravidão negra no Brasil. O Sr. José n-$erra havia escrito um manifesto (NENHUM GENOCÍDIO (MENOS OS DOS NEGROS)DEVE SER ESQUECIDO) – POR JOSÉ EM- SERRA, Publicado na Folha de São Paulo, Opinião, em 24 de abril de 2009) contra os negros afro-descendentes brasileiros e negando suas reivindicações e concordava com Senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que disse a estupidez defendendo que a miscigenação no Brasil se deu de “forma consensual” (ESTRUPO) e que também era contra as cotas raciais: ”Nós temos uma história tão bonita de miscigenação .(Holocausto Negro de 500 anos)(Fala-se que) as negras foram estupradas até hoje pela discriminação, exclusão social e econômica(…). Ainda segundo o jornal, o DEM considera as cotas inconstitucionais, pois iriam contra o princípio da igualdade (qual e de quem?)
    Jornal do Povão: José Em-$erra, o que aconteceu com você para mudar de opinião? Você sempre foi contra as cotas raciais e benefícios á favor da raça negra afro-descendente brasileira, alias você dizia que isto era inconcebível, que os Movimentos Negros queriam dividir o Brasil em duas cores, negros e brancos, que isto era ridículo, que raça não existe, o que existe é o ser humano. (que tem cores diferentes) uma foi escravizada e injustiçada de todas as formas e sentidos e outra não foi eai,eai,eai.
    José Em-$erra: Isto é uma grande mentira, é uma calunia da oposição de quando era posição.
    Jornal do Povão: Mas, calma lá que confusão é essa?
    Jornal do Povão: José Em-$erra: Quando eu era Governador, eu era posição e eles eram oposição. Então, o Sr. Era oposição da oposição do Presidente Lula
    José Em-$erra; aquele comunista, bebum, ateu e comedor de criancinhas.
    Jornal do Povão: Pêra lá, o Lula é católico.
    José Em-$erra: Lula é católico, alcoólico e corintiano macumbeiro.
    Jornal do Povão: Poxa, o Sr pegou pesado.
    José Em-$erra: Não, nós temos que assumir, eu, por exemplo, como todos sabem, que eu sou Palmaresense.
    Jornal do Povão: Não seria Palmeirense?
    José Em-$erra:Não, isto quer dizer o Palmeiras é um Quilombo.
    Jornal Povão: quer dizer que o Sr. está visando o voto do eleitorado negro de qualquer maneira?
    José Em-$erra: é mais uma calunia, eu sou Zumbi desde criancinha, tanto que eu fui batizado na Igreja Católica, Evangélica, Judaica pela minha mãe e pela minha mãe de leite Tia Anastácia na Umbanda. Por que você acha que eu tenho a boca deste jeito? Porque quando eu era pequenininho,a teta era muito grande. Por isso eu tenho boca de chupar chupeta,eu me acostumei a mamar na teta do povo, inclusive a minha amizade com os negros é antiga, tanto que quando garoto nós saiamos para roubar na região, frutas e etc. Só que eles eram presos e eu ficava solto. Repassando estes produtos na barraca do meu pai.
    serracista.blogspot.com – JORNAL DO POVÃO
    jornal.povao@bol.com.br / 15 MILHÕES E-MAILS NEGROS
    2º PARTE
    O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra vai adotar as Cotas Raciais
    Jornal do Povão: Interessante, dá para entender a sua promissora carreira.
    José Em-$erra: (O Médico e Monstro) Minha vida é um livro aberto, não sou corrupto, ladrão-honesto, sou do bem (mal) e eu não tenho duas caras. O que eu prometo, eu não cumpro e coisas que eu prometi que não iria fazer eu fiz.
    José Em-$erra: Vendemos e privatizamos grandes empresas, criamos mais postos de pedágio, tirei verba da educação, cultura e saúde, dei cargos para minha família, parentes, amigos pessoais e partidários. Negociei bastante, até coloquei o meu amigo pessoal Paulo Vieira Souza (Paulo Preto é racismo?) para desviar R$ 4 milhões destinados à minha campanha, dei à sua filha Tatiana Souza Cremonini ( Pretinha Demo Tucaninha), um cargo a ela no meu gabinete e na Segurança, que eu investi e é para proteger a nossa Elite e povo esqueci, eu falei que ia dar cargos aos negros e não dei, mas se eu for Presidente eu darei, por isso lutarei pelas cotas raciais, e tudo aquilo que o negro tem direito?
    Jornal do Povão:O seu vice o Deputado Índio da Costa (Índio Rico), todos sabem que ele liderou o Movimento da Câmara Federal contra as cotas raciais, sendo que este Movimento era patrocinado pela Elite, o grupo de extrema direita e conservadores, ruralistas, racistas, fascistas, nazistas e judeus sionistas, além da grande mídia como a Globo, Bandeirantes, SBT, Record, Cultura e Rede TV, rádios e jornais como a Grupo Abril, Folha, Estadão,$$$$etc, como o senhor que até ontem estava junto a eles?Agora se virou contra estes?
    José Em-$erra: Não, eu até consegui convencer o super racista Índio da Costa( O bonitinho, mas ordinário) ser meu vice, porque o DEM o nosso grande aliado mais o PPS, PTB, e outros grandes ou pequenos igual a nós racistas (Kus Kux- Klan (Instituto Millenium )do Lebron-Morumbi) , nós sabemos que para conseguir a vitória, precisamos dos votos da negraiada que são 55% do eleitorado brasileiro, porque nas duas vezes em que o Lula ganhou de nós, ele ganhou com o voto dos negros afro-descendentes, então para conquistar isso, nós fazemos qualquer coisa, vamos á macumba, roda de capoeira, toca pandeiro no pagode e cuíca nas escolas de samba, dançamos ah moleque!, o reboleixon e até o créu, freqüentamos aos churrascos do goleiro Bruno, vamos ao culto das Igrejas Evangélicas PretaPentecostal, vamos nu baile funk e dançamos o funk do caveirão, tá tudo dominado é MC $erra 45 , vamos na favela beijar as criancinhas, até pinga pro Exu estou oferecendo e virei sócio da Gaviões da Fiel, adotei o Urubu do Flamengo como amuleto da sorte, comprei um CD pirata do Mano Brown O Ra$erraonial MC, to que nem a Daniela Mercury fui á Bahia dancei axé e cantei A cor desta cidade sou eu, viva o pelourinho ILÊ AIyEU, Timbalada, Olodum, pus abada comi carajé, no Maranhão cantei reggae botei uma peruca de igual ao Bob Marley, fumei até um baseado prá da clima,to integrado na parada…
    Jornal do Povão: Poxa, o Sr radicalizou de vez!
    José Em-$erra:É que eu troquei meu marqueteiro, antes era o Nissan Guardamais, agora é o judeu americano Jacó Making All Money (Faz-tudo-por-dinheiro), ele era da equipe que elegeu o Neguinho Barack Obama no Estados Unidos.
    serracista.blogspot.com – JORNAL DO POVÃO
    jornal.povao@bol.com.br / 15 MILHÕES E-MAILS NEGROS
    3º PARTE
    O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra vai adotar as Cotas Raciais
    Jornal do Povão: Pô, José Em-$erra como você pretende fazer isto?
    José Em-Serra: O Ali Kamel o chefão da Globo deu a idéia disse ao Neguinho da Beija Flor que é preto tem 80% de genes de branco, eu que sou branco vou falar que tenho 80% de genes de preto, o meu padrinho ex Presidente Fernando HenriCão para fazer uma média com eleitorado negro, dizia que tinha um pé na cozinha, eu vou dizer que tenho os dois, fiz até um curso de imersão de gírias de negrês, ta ligado?, (é nóis na fita mano ,cai prá dentro, fui, Mané). Agora é a hora da virada, vou lutar com todas as minhas forças pelas cotas raciais, tanto que já estou conversando com a Candidata do PV a pretinha Marina Silva gente finíssima(20 milhões de votos), os pardos, o palhaço Tiririca e o craque Romário Bagunça, até o Netinho que detonei a campanha dele de Senador, porque você sabe que não(foi?) eu quem mandou a Policia invadir a mansão dele,(eu não traira-etico) prá foder ele. O que eu preciso é de votos, já conversei com o Marcola (mulato do PCC) e o Ney mar (o líder dos neguinhos da Vila).
    Por isso, todas as atitudes que vocês estão vendo eu não sou racista, tem até um Blog que se chama Serracista.blogspot.com que quis me detonar no 1º turno, que dizia que eu era racista que eu descriminava e odiava os negros, que a policia que eu comandava, era a que mais matava no Brasil e no Mundo, que o meu esporte predileto era fazer tira ao alvo com os negros, o que tudo mentira estou acabando com as favelas botando fogo nelas e exterminando o seu moradores. Assim, vamos acabar com a pobreza. Porque nós temos que unir o Brasil. Coisa que a Dilma e seu padrinho Lula (o mulatinho de cabelo pixaim) que virou branco de olhos azuis, querem fazer o contrário, eu assumo a raça, estou passando bronzeador de óleo de peroba com jabuticaba prá ficar mais escurinho, inclusive estão me chamando de Grande Otelo, Pelé e Mandela o que eu tenho muito orgulho de ser gozado. Se eu for eleito vou criar dois feriados nacionais para homenagear a comunidade afro 1º (Dia do Mussum da Graça Negra) que representa, a gente que a elite burguesa sempre sacaneou e o 2º ( Dia do Herói Zumbi da Desgraça Negra) que sofreu acidente quando caio encima de espadas e facões, depois que foi atingido por balas perdidas, são homenagens reais e sinceras. Nunca na historia deste pais, ninguém fez tanto pelos negros como eu fiz,
    Jornal do Povão: Mas como assim.
    José Em-$erra: Eu criei até a Favela Virtual no programa moradia popular Chic Black Chic, na área da Educação farei o ´Ensinico de Qualidade modelo paulista, o aluno nem precisa estudar que ta provado e as FATÉCACAS as Escolas de Ensinicos Superior Me Engana Que Eu Gosto,prá Saúde vou importar remédios genéricos paraguaios e chinês e energéticos da Bolívia e Colômbia vou criar o Hospital Igreja unindo médicos e médiuns,pastores ,bispos, padres todos milagreiros e enfermeiros enfermos, vamos fazer um mega mutirão da saúde e na área da In-Segurança vou unir a Rota e o Caveirão no Projeto de Paz-ceifaisão do popular,vamos usar também balas de bolinha papel e cassetetes de bobina de garrafa pet ,que apresentei no meu Show Comício no Rio de Janeiro a TV mostrou para o mundo todo minha palhaçada ganhou até do palhaço Tiririca, meu You Tube ta bom bando na internet campeão de acesso bizarro,se eu perder a eleição eu já tenho emprego com Governador Geraldo Alkpinókim,mas quero montar um circo para não perder a pratica com apoio da Globo e parceiros( ) O CIRCO INTERNACIONAL GLOBOBAL eu serei o palhaço Carequinha Serratitica e o meu vice o palhaço Arrelia Índio da Bosta na comédia tragica `Os Tuca.Nús e as Hienas do DeM.ônios Bem$$acaneando o Brasil´ com grande elenco da estrema direita neo-liberal com-sérvadora burguesa fascista racista brasileira.
    serracista.blogspot.com – JORNAL DO POVÃO
    jornal.povao@bol.com.br / 15 MILHÕES E-MAILS NEGROS.

    4º PARTE
    O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra vai adotar as Cotas Raciais
    Jornal do Povão: Mas o Sr nunca fez nada, nem como Prefeito e nem como Governador, nem uma secretaria e não deu nenhum incentivo para a comunidade negra paulista, e o Henrique Lobo seu líder disse que os negros para evoluir irão precisar de mais 500 anos.
    José Em-$erra: Se eu e meu Vice Governador Alberto Goldman que é judeu, não acreditamos em Jesus Cristo, conseguimos passar por Franciscanos para enganar os cristãos paulistas, o resto do pais é mais fácil, nosso aliados os DEMônios e PPS do Diabo Freire que causam e exploram a miséria do povo brasileiro, e nós Tucanos hienas sabemos ganhar a eleição.
    José Em-$erra: Você acha que eles irão acreditar nisso?
    José Em-$erra:Olha, eu comecei minha carreira política com o meu pai vendendo fruta na feira, casei com uma mulher chilena judia, digo que é cristã brasileira e mentindo virei Prefeito, Deputado, Senador, Governador, Ministro, Chefe do HenriCão Cardo$o e agora só falta ser Presidente… Consegui o possível e o impossível sou candidato das Elites,mas são os pobres que me elegem, consegui unir os evangélicos e católicos, contra a Dilma até os gays, pedófilos, emos e um monte de porcarias, eu conquistei, do norte ao sul de leste ao oeste, são todos $erra. Agora só faltam os negros. Todos falam que no meu palanque, só tem branco cheiroso, o que é uma calunia dos ateus. Vocês já viram quantos pretos (capitães de mato) tem na minha propaganda? Coloquei até um negrão gay como apresentador, para sacanear a comunidade negra no bom sentido, pedindo votos me elogiando, o povo até anda falando que eu sou alto, bonito, honesto e cabeludo. Eu fui benzido pelos orixás da Bahia, do Bispo evangélico Valdomiro Santo Tdiabo (o Edir Macedo Preto)aos Bispos negros do capeta tão me apoiando,minha filha Verônica $errandolare$$$$$ e a minha esposa a chilena judiadora Mônica Abortista $erra, que inclusive carregou a Nossa Senhora da Aparecida a Santa Negra Padroeira do Brasil para abençoar minha candidatura.Se Henricão Cara,d,o$$o que era ateu conseguiu ser Presidente e se reelegeu, calcula eu com o apoio deste e de todas as religiões e o marketing judeu.Estou eleito, vou até convidar os afro-descendentes Presidentes Barato Obama e Hugo Chavéco para minha posse Temos que unir o Brasil+Haiti ( Salvar as elites e punir os pobres). O meu slogan é: Vote José Em-$erra para Presidente!$erra é calibre 45!!!
    serracista.blogspot.com – JORNAL DO POVÃO
    jornal.povao@bol.com.br / 15 MILHÕES E-MAILS NEGROS.
    OS NEGROS AFRO-DECENDENTES O POVO UNIDO JAMAIS SERA VENCIDO ,AGORA É DILMA PRESIDENTE.CHEGA DE RACISMO, SEGREGAÇÃO, IMPERIALISMO FACISTA JUDAICO SIONISTA, GLOBALIZAÇÃO PERVERSA,
    PATRIA INDEPENDENCIA OU MORTE VENCEREMOS.
    VIVA BRASIL PARA POVO BRASILEIRO!
    VIVA ZUMBI! VIVA MANDELA,HUGO CHÁVEZ,LULA VIVA! DILMA PRESIDENTE É NÓS.
    CAMPANHA NACIONAL PRÓ SERRA, SERRA EM-SERRA,
    POR FAVOR, PARA O BEM DO BRASIL?
    Patrocínios; Globo, Bandeirantes,SBT,Recorde,RBS,CBN,Cultura Veja Abril,Estadão,Folha SP,Bancada Ruralista,UJSB União Judaica Sionista Brasileira,TFP Tradição Família e Propriedade Instituto Millenium etc.

  • O mais engraçado é que a ESTUDANTE DE DIREITO, tão dona de suas palavras ao atacar os nordestinos, chamando-nos de burros, dizendo que o Brasil tem que se f…, etc, etc, nem escrever sabe, escreve frio com U no final, isso mesmo FRIU… KKKKKKKKKKKKKKKKKK cômico, não?

  • Só falta agora ser convidada pra sair na Playboy, porque nao acredito que seja punida. infelismente.

  • [...] que ganhou publicidade, Mayara Petruso deletou sua conta no Twitter e no [...]

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

fevereiro 2019
S T Q Q S S D
« mai    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).