Brasil 1240 x 1100 Resto do Mundo

Um dos conselheiros do CNJ, Jefferson Kravchychyn, informou um dado que seria ridículo, caso não fosse uma tragédia anunciada para nosso país: o Brasil já tem mais faculdades de direito do que o resto do mundo somado.
Isto mesmo que você está lendo: não importa os 1,5 bilhão de chineses, muito menos os 1,0 bilhão de indianos, nem os americanos, japoneses, africanos, etc.. Não tem para ninguém, o Brasilzão tem 1240 cursos de direito e o resto do mundo somado tem 1100.
Estima-se que hoje sejam 4 milhões de formados em Direito, dos quais 800 mil conseguiram passar no Exame e estão regularizados na OAB. Mais ou menos 2% da população brasileira se formou em Direito.
Não é preciso ser um gênio para perceber que está tudo errado.
Para começar, este desequilíbrio foi causado em parte pelo setor público, que passou a impressão que a melhor coisa da vida é passar em um concurso da área jurídica. Na verdade até é uma das melhores coisas da vida, porque a relação matemática entre salário/quanitidade de trabalho beira o infinito, mas a falácia está em achar que tem espaço para todo mundo nessa boquinha.
O segundo fato a destacar é a facilidade de ganhar dinheiro em cima da insegurança jurídica do país. Isso resulta em enorme perda de produtividade em todos os setores. É uma tragédia econômica e social em um país onde só pobre vai preso, e disputas jurídicas se arrastam por decadas.
Para finalizar, é uma meia verdade que a culpa é das faculdades de direito. Essa é a ideia que o MEC tenta passar, mas existem muitas faculdades boas, porém que não são milagreiras. É impossível formar um bom advogado quando o aluno deveria estar no MOBRAL. Essa é uma verdade que poucos gostam de falar. As faculdades privadas são incentivadas pelo mercado e pelo Governo a abrirem novos cursos, e nada parece mudar isso.
E nesta pisadinha, será preciso criar um serviço jurídico de telemarketing e de motoadvogado para empregar os 4 milhões de advogados (ou bacharéis).
132 Comentários + Add Comentário
Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!
Comunicação
Esportes
Informação com Análise
- Altino Machado
- Azenha
- Blog da Cidadania
- Blog do Alon
- Blog do Miro
- Blog do Noblat
- Blog do Protógenes
- Blog do Rovai
- Blog dos Perrusi
- Blog Pelejar
- Bodega
- Caótico
- Divane Carvalho
- Inaldo Sampaio
- Leandro Fortes
- Magno Martins
- Nassif
- O Mundo
- OmbudsPE (novo site)
- Paulo Henrique Amorim
- PE Body Count
- Portuária PE
- Revista Negócios PE
- Rodrigo Graça Aranha
- Rodrigo Vianna
- Sivuca
- Sobre Administração
- Wiki ADVFN
Informação com Humor
LINKS
- 365 Dias
- A Poção de Panoramix
- Agenda do Recife
- Amigos do Presidente Lula
- André Raboni
- Blog PE de Andada
- Cloaca News
- Edmar Lyra
- Escrivinhos
- Fábio Rodrigues
- Geek Café
- Humanitasbrasil
- Monitor dos Blogs Financeiros
- Raphael Tsavkko
- Rádio Pernambucana.com
- Robson Fernando
- Rodolfo Araújo
- Secundum
- Tiana Santos
- Tulio Vianna

Postado em: 
g-suis!!!!!!!!! só mesmo no Brasil pra isso acontecer e virá gente aqui daqui a pouco dizendo que é uma ótima notícia pq significa aumento do acesso do pobre ao ensino superior ¬¬
Esse dado eh antigo. O que pergunto eh por que não discutimos mais as péssimas notas do ensino médio e fundamental do Brasil. Deveríamos estar falando da base antes de falar do telhado.
Porque não adianta nada falarmos de algo que já está enraizado e não mudará, porque não é interesse do governo mudar.
O interesse do governo é manter a maior parte da população bitolada, com cabresto, totalmente manipulável.
Então, a esta altura, tanto faz falar da base ou do teto. Tudo vai continuar como está. E esta matéria é sim muito válida.
Quanta ignorância
Então vamos ficar criando matéria pra ficar de braço cruzado? Se não adianta discutir por que a matéria? Seu comentário foi bipolar.
Tudo bem que Marcos e Pierre, são frustrados por não possuírem o Curso de Direito, mas, já estamos próximo do ridículo. O Blog deveria prestar-se a publicar algo diferente do que somente criticas ao Curso de Direito. Críticas essas generalizadas.
Estamos passando por crises em outros Cursos de igual ou maior relevância, como por exemplo, enfermagem e nada é exposto no Blog… só o Curso de Direito.
Uma coisa é ser frustrado ou coisa é desocupado.
Lastimável o que está ocorrendo com o curso de Direito.
A banalização é tamanha que hoje sinto vergonha em dizer que sou advogado. Achar um advogado que ganhe R$ 5.000,00 líquidos mensais é muito difícil. Totalmente decepcionado com a profissão até cogitei voltar a estudar para medicina, essa sim a mais bem remunerada das profissões. Precisei me curvar ao sistema e estudar feito louco para ser aprovado em um concurso que pague um salário digno de R$ 10.500,00 líquidos mensais. Meu primo , formado em medicina em janeiro deste ano, já saiu da faculdade ganhando o que eu passei a ganhar depois de passar em um dos concursos mais disputados do Brasil. É revoltante a postura apática da OAB diante desse cenário terrível de desvalorização da nossa carreira. Já existe adovogado trabalhando por SALÁRIO MÍNIMO em alguns escritórios. É simplesmente inacreditável que ninguém perceba que caminhamos para o fim da carreira.
Direito é , com certeza, o PIOR CURSO hj em dia.
Lastimável presenciar o fim da própria carreira.
Quando era estudante do ensino médio meu sonho era ser advogado.
Inclusive fiz vestibular na UFPE para Direito. Passei na primeira fase, tirei uma boa nota, mas não consegui passar na segunda.
Terminei iniciando Administração de Empresas na FBV.
Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito.
Eu não seria um bom advogado porque não acredito na justiça. Ela é um sistema falido que não tem qualquer perspectiva de mudança.
Como Administrador de Empresas posso me dedicar a vida empresarial e ganhar tanto quanto ou até mais do que um advogado.
Tenho até pena dos que optam por seguir a carreira jurídica.
É totalmente sem futuro.
Como você sabe disso, se não faz parte da esfera jurídica?
Me parece um discurso de quem não conseguiu e criou aversão.
Não faço parte, mas já dependi de justiça. E não desejo a ninguém. Nem ao advogado, nem ao dependente da justiça.
Infelizmente a justiça brasileira é uma entidade falida. Mas, poucos têm coragem de dizer isso.
O Brasil como um todo já é uma instituição falida. O Brasil morreu faz tempo.
Caro Edmar, qual o setor da administração pública brasileira que não é falida? Por gentileza, suba no seu diploma da FBV(KKKK), se conseguir apontar ao menos um. Em tempo: para administrar uma empresa não há necessidade de diploma, muito menos tal certificado faz de alguém um administrador.
Edmar,
“Eu não seria um bom advogado porque não acredito na justiça. ”
Você deveria rever seus conceitos, ACREDITAR na justiça levar à ser um advogado medíocre…
O sujo falando do mal lavado.
Quem diabos perguntou do seu diploma e de quanto você ganha? Não é isso que está em questão aqui.
Mas desse jeito, você demonstra que tem tanto ou menos caráter que os advogados meia-boca (que é o que está em questão aqui) que se formam pensando no retorno financeiro apenas, e não na contribuição que darão para o mundo.
Muita gente acha que está no mundo só pra receber, não para dar.
Engano seu meu amigo, a carreira juridica para aqueles que se dedicam mostra varias e boas oportunidades
eu como jurista em formação tenho orgulho do curso e garanto que um advogado tem mais chances de vencer na vida financeiramente do que um adm. de empresas, ja que é um curso que se pode fazer uma vez por semana e mesmo assim com video conferencia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
e nem quero pensar como anda a situação de Administração…..
Sem dúvidas, segue o mesmo contexto.
Falo apenas sob a ótica do sistema judiciário.
Mas de fato, essa inclusão cria quantidade em detrimento da qualidade.
O que faz com que nós, profissionais, tenhamos que buscar nos diferenciar da maioria, com pós-graduações, mestrados, etc.
Senão, apenas o fato de ser bacharel não leva a lugar algum.
Ontem? Esse dado é de 2010.
4 milhões de bacharéis? Qual a fonte dessa informação?
http://colunistas.ig.com.br/leisenegocios/2010/10/13/brasil-e-campeao-em-faculdades-de-direito/
São 3 milhões de bachareis sem OAB, mais 800 mil com
Melhor utilizar dados do Inep. Esse fado me parece equivocado. O Brasil de acordo com o Inep tem pouco mais de 4.1 milhões de formados e mais 6 milhões de matriculadosno Ensino Superior. Melhor reavaliar a fonte.
Maurício,
É viagem do blog! O blog caiu numa lenda urbana qualquer. Me admiro publicarem um troço desses sem antes checar. É dose!
Coloquei o dado acima
Eu vejo lá na FBV, gente que faz Direito lá.
Mal assiste aula, reprova cadeiras, e tudo mais.
Não sei como insistem em fazer Direito. Porque estão fazendo errado pra cacete!
Isso é bom para todo mundo :
1) Pros políticos, que se elegem dizendo que estão colocando o pobre no ensino superior e com financiamento dos mamadores do tópico 3.
2) Para o pobre, que estudou em nossas “excelentes” escolas públicas, depois entrou na “facudade” através de uma gambiarra governamental e vai ter o cobiçado “diprôma”.
3) Para as faculdades particulares. Que enriquecem vendendo o diploma.
4) Para sociedade, que assim consegue o barateamento do profissional. Qualidade ? Que falou nisso ?
Viva o Brasil. Estamos no Guinness!!!
http://programadojo.globo.com/platb/programa/2011/09/06/arystobulo-de-oliveira-freitas-fala-sobre-o-exame-da-oab/
Mais sobre o assunto. Passou no programa do Jô faz uns 10 dias, aproximadamente. Abraços!
Nobre Pierre, não espante-se com o projeto de lei na câmara – fomentado pela bancada da OAB – para criação da obrigatoriedade da presença de um advogado assessorando as transações imobiliárias. Você imagina o que a reserva técnica de 10% não causará nesta multidão.
Enfim, mesmo diante a dimensão territorial de nosso país, ainda carecemos em muitas regiões, de diversas profissionais, dentre eles, contadores, advogados, engenheiros e etc.
Está explícito em nossa Carta Política, o MEC fiscaliza a qualidade do ensino no país, e a OAB fiscalizar o exercício profissional. Pelas discurssões nas redes sociais, o que se vê OAB mais preocupada com a receita proveniente do exame de ordem em troca em troca da reserva de mercado.
O fato é que os interesses particulares dos gestores dessas instituições (Instituição, ÍMPAR, Suigeneris enfim, nem o STF até hoje pacificou tal entendimento no caso da OAB) estão sobrepostos aos interesses da nação.
Ressalte que até a presente data, pagamos R$ 1,03 TRILHÃO em impostos, dispomos de uma péssima prestação de serviço público, em troca, nossos servidores são tão mal servidos com salários na média dos R$ 5.000,00/mês que ainda reclamam por aumentos contestando a defasagem por anos anteriores.
O que falar então dos 94% da população brasileira que tem renda média na casa dos R$ 890,00/mês?
Precisamos desconcentrar o número de profissionais das capitais para o interior de nosso país. Mesmo porquê, a Justiça no Brasil é injusta, cara e lenta.
Enfim, nosso país está parecido como um avião, decolou porém o piloto não sabe utilizar os instrumentos a disposição para controlá-lo. O fato é que em vôo, o combustível tem um tempo de uso e se quer sabemos como tudo isso vai terminar.
[...] Por Pierre Lucena – blog Acerto de Contas [...]
Que beleza! Muito advogado para pouco desenvolvimento! Este bacharelismo do século XIX ainda nos assombra, mostrando que nosso belo futuro é mera ilusão.
E ainda tem isso:
http://www.youtube.com/watch?v=EsivOCR1Hvk
Como maior jurista de Casa Amarela ( e adjacências…) meu temor é que entre os 455 mil novos advogados que o Pernambuco “fabrica” todos os anos surja algum que possa rivalizar com meu talento e brilhantismo.
Se bem que é dificil, modestamente devo reconhecer….
Mas agora a sério: Não é só advogados não… O que temos de faculdades e até universidades formando “bachareis do nada” não está no Gibi…
É um tal de Gastronomia, economia domestica, zootecnia, licenciatura em tango, pós graduação em enchimento de linguiça….
Sempre achei – e continuo achando – que estudamos muito (tempo) e aprendemos pouco.
Pierre, o Mobral era uma cópia malfeita do programa de alfabetização politizada de Paulo Freire. Era uma alfabetização alienante promovida pela ditadura, quase uma versão ultrabásica do ensino profissionalizante priorizado pelos governos petistas.
não diga??? ninguém sabia disso ¬¬
Sarcasmos… Adoro!!!
Robson, dessa vez não tem pelo no ovo para você achar.
Por ora deixe de lado o contexto sociohistórico do MOBRAL, o fato é que ele ensinava o beabá. E hoje tem muitos desses bacharéis que não sabem sequer o beabá – isso era o que Pierre quis dizer.
Por que a surpresa? Os incentivos para se fazer e se oferecer o curso estão aí, as pessoas só estão respondendo (mais o fator avacalhação por ser no Brasil).
O governo está entre a cruz e a espada agora, se acabar com o sonho do concurso, não se elege mais; se não acabar, continua essa coisa engraçada. Eu só quero é ver até quando isso vai…
Cinco grupos detêm 70% das vagas dos cursos de direito.
E ainda querem que o mestrado profissionalizante tenha o mesmo peso do mestrado acadêmico…
MEC já está tirando o corpo fora na hora de avaliar as pós-graduações…
“Na verdade até é uma das melhores coisas da vida, porque a relação matemática entre salário/quanitidade de trabalho beira o infinito, mas a falácia está em achar que tem espaço para todo mundo nessa boquinha.”
Ser professor da federal é muito melhor. Basta colocar os substitutos para dar aula, ou mandar os alunos fazerem seminários e ficar curtindo a vida, falando mal dos servidores das carreiras jurídicas o tempo todo.
Quanto ao tema em específico, o absurdo é diretamente proporcional ao lixo de país em que vivemos.
E aí, Pierre, vai deixar o amigo sem resposta?
Será q a culpa disso é só dos fatores citados acima? Temos um monte de gente q abomina (e é treinado para abominar…) disciplinas das áreas de exatas e saúde. O resultado? Mais rábulas no mercado do q engenheiros, médicos e enfermeiros.
Isso talvez seja com os professores que você teve. Com certeza não sou deste caso, pois em 15 anos nunca faltei e nunca mandei alguém dar aula por mim.
E também não é do curso que sou Coordenador porque não deixo.
Então fale por você.
Que eu tive, não. Mas milhares de pessoas já tiveram e todos sabem disso.
E outra, nem falei que seria você. Mas se doeu, fazer o q, né??
Carrilho, tu podia ter ficado sem essa…
Estudei na federal e tinha muito disso mesmo, além dos professores que transformaram a cadeira em doutrinação ideológica, papo de botequim, história do meu interior, assim é bom demais. Queria eu ser pago pra bater papo.
Carlos, não levei nada que poderia ficar sem. Se você se conformou e achou a resposta dele boa, problema teu.
A verdade é clara e todos a conhecem. Mas é que quando se trata de amigos, até deputado e senador é inocente.
Ego inflado é insuportável… as discussões começam a perder o objetivo, tsc, tsc.
Vestindo carapuça Pierre? Caiu nessa?
Bom…
Se vc não é o caso e nestes 15 anos nunca faltou e/ou mandou ninguém dar aula em seu lugar… Se no curso em que vc é coordenador vc não deixa isto acontecer… Parabéns.
Mas, vc deve saber, não está fazendo absolutamente NADA além da sua obrigação. Concorda?!
De fato, ser professor em federal, quando comparado a ser professor em particular, é muito mais interessante…
Mas a idéia de que se coloca o professor substituto pra trabalhar no lugar do concursado é furada.
O substituto, tem de dar sua carga horária…
O concursado, tem de dar sua carga horária…
Se ficam curtindo a vida, é pq dá tempo de curtir sendo professor concursado de federal. Se for no mercado privado, não vai dar tempo.
Se ficam falando mal dos servidores de carreiras jurídicas, é pq pagaram vacilo na hora de planejar suas próprias carreiras…
E depois ficam tentando entrar num mundo de políticos…
Excelente texto, Pierre.
Sempre achei anormal essa “febre” do curso de Direito no Brasil. O post traz informações bem contundentes, apesar desse assunto sempre irritar alguns, geralmente bacharéis, que detestam ter seus argumentos de fachada combatidos. E o pior é que esses bacharéis adoram posar de moralistas, pois acham que tem o dom da verdade e da sabedoria.
É triste ver tanta gente formada em cursos como arquitetura, engenharia, contabilidade, administração, enfermagem, computação, economia, odontologia, fisioterapia deixando suas formações de lado para cursarem Direito visando concursos.
Geralmente, essas pessoas estão pouco se lixando para o Direito, só querem saber de passar no concurso e viver de sombra e água fresca no governo.
Muita gente faz o curso de Direito de qualquer jeito só pra pegar o diploma. É aquele clássico exemplo do cara que não pisa nem na faculdade, pede para colocar o nome no trabalho, fila na prova, paga 9, 10 cadeiras por período, etc, etc. É o tipo malandrão, só pensa no diploma. E o mais insano é ver as faculdade apoiando esse comportamento. Faculdades caça-níqueis, do tipo pagou-passou.
Sem contar aquela típica “aluna”, geralmente do turno da noite, que anda com calça atolada na bunda pra pegar os professores na fraqueza, levam o cara pro motel e passam por média. Desse tipinho tá cheio por aí. Aquelas alunas que tem o nome na seção “relax” do jornal. E outras nem fazem propaganda, pois estão disfarçadas de “moças de família”.
Tem também aqueles que são aprovados por que o professor é pai, tio ou amigo e dão uma “ajudinha” pro cara conseguir o diploma.
Ou seja, faculdade no Brasil hoje em dia virou sinônimo de esculhambação total. É por isso que uma graduação e até às vezes um mestrado/doutorado no Brasil hoje em dia valem tão pouco. Daqui a pouco não valem mais nada.
Sem contar a gigantesca indústria do plágio e da compra de trabalhos prontos que está dominando as faculdades no Brasil e que já foi tema até de reportagem na televisão. E tem gente que compra trabalho e ainda tem o descaramento de dizer que se esforçou pra fazer o trabalho e fica posando de intelectual e de “doutor”. Só se for doutor da picaretagem.
Esse governo ainda vai conseguir acabar de vez com a educação no Brasil.
Falando em governo, onde anda as tais cartilhas “educativas” do governo? Aquelas do kit gay e do “nóis vai”?
Essa quantidade absurda de advogados reflete o Brasil…
Isso reflete uma constituição e leis contraditorias que ao inves de garantir a segurança ao cidadao, acaba por garantir a liberdade de corruptos, assassinos e processos que levam decadas para serem julgados…
Reflete a burocracia do pais, o Brasil eh um pais extramamente lento para incentivar a economia, quem tem negocio, sabe do que estou falando. Os processos levam anos devido ao excesso de recursos garantidos por leis processuais obsoletas…
No Brasil primeiro se pensa na lei e depois vem a pratica..Em paises como EUA as leis foram uma evolução da observação da pratica, para depois ter uma lei, que nao limitasse demais o cidadao. No Brasil, primeiro as leis, nao importa se a lei atrapalha os cidadaos e a propria economia, nao se busca mudar, e um processo suicida…
Nossas primeiras faculdades foram de Direito, nossa constituicao basicamente feitas por advogados que nao conhecem a dinamica economica e social do pais, elaborando leis que burocratizam demais o pais, se nossas leis fossem mais observatoria da pratica buscando se aproximar da realidade buscando agilizar o bem estar geral, nao haveriam tantos litigios e tantos advogados…
E o melhor é que os estudantes de direito ainda se acham os entendedores absolutos de política e economia.
Não entendo de nada.
sei que o incentivo aos cursos de direito é mais pela gama de concursos que se pode ter.
Concordo que o país deve incentivar a iniciativa privada…
Mas não é aumentando o IPI de importados que se faz isso…
Laccosta, finalmente um excelente comentário. rsrsrsrsr
Tem razão, o Brasil precisa de menos burocracia e mais livre iniciativa.
Excelente texto.A realidade ne3o e9 o que extsie le1 fora , ou seja, fora da nossa percepe7e3o subjetiva. A realidade e9 a imagem do mundo projetada em nossas mentes. c9 a realizae7e3o dos conceitos e estes se3o formados a partir das interae7f5es subjetivas entre as pessoas.Portanto, a realidade e9 uma mediae7e3o entre espedrito e mate9ria.
O texto já conta toda a tragédia, infelizmente não há nada a adicionar. Só tenho pena daqueles concurseiros que não passarem em algum tão sonhado concurso. Para os aspirantes à advocacia, muita garra e coragem e paciência, pois as coisas só tendem a piorar.
Agora deixa essa sanha por concursos acabar que no instante várias dessas faculdades irão à falência.
Enquanto o público for o emprego dos sonhos esta sanha não acaba nunca!
Isso também está atrelado ao pensamento errado de que o diploma de nível superior é necessário para todos os trabalhadores no país. O que é um tremendo engano. Grandes países formam muito mais técnicos do que bacháreis. Essa criação exacerbada de faculdades se deve a demanada de pessoas que sonham em ter o diploma superior, vonseguido, muitas vezes, apenas assistindo às aulas depois de uma jornada extenuante de trabalho. Infelizmente, isso vem se tornando um comportamento da sociedade, que tenta suprir carências qualitativas de formação, com quantitativas.
Acho que se tivéssemos de fato uma educação básica de qualidade, não teríamos muitos dos problemas econtrados na sociedade. Por isso ao invés de incentivar acesso à educação superior, lazer, segurança, saúde, por que não começar do inicio com a educação básica?
E ainda querem acabar com o Exame da Ordem…….
Pierre, vc acha que ser juiz federal, depois de passar em um dos mais difíceis concursos do Brasil, é “boquinha”? E ser procurador da República, também é “boquinha”? O problema não é apenas dos concursos públicos e sim da MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO. 90% dos estudantes de faculdades particulares não passariam em um vestibular sério. Vc fala das faculdades de direito,mas esquece as milhares de faculdades de ADMINISTRAÇÃO, inúteis. O que fazem os “grandes administradores” formados em tais faculdades?
Como em todos os ramos, o direito tem bons e maus profissionais, pessoas que têm sucesso e outras que fracassam em seus objetivos, mas é uma carreira promissora para quem gosta de estudar e se dedica. Não conheço pessoas que levaram a sério o estudo do direito e se deram mal. Faem sucesso como advogados, consultores, juízes, promotores, professores, etc.
Acho que a INVEJA de outros profissionais – principalmente os engenheiros e administradores é o grande motivo dessa conversa recorrente para denegrir os profissionais do direito.
Como vc pode ver na matéria abaixo, o problema do excesso de profissionais não é exclusivo da área jurídica:
“País tem o maior número de dentistas do mundo, mas 13,43% da população entre 15 e 19 anos nunca foi a um especialista
Publicação: 06/02/2010 09:34 Atualização:
Apesar de o Brasil concentrar 19% dos dentistas do mundo, cerca de 1/3 da população ainda sofre com a falta de políticas públicas de saúde bucal. Os números contraditórios — resultado de um levantamento realizado por profissionais da área e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), de 2002 — revelam que, apesar do crescimento de políticas para o setor, ainda há muito o que fazer para mudar essa realidade. De acordo com o livro Perfil atual e tendência do cirurgião-dentista brasileiro, lançado na semana passada em um congresso internacional da área, o país forma, a cada ano, cerca de 9 mil especialistas, apenas dois mil a menos do que o número registrado em todos os 26 países da Europa juntos no mesmo período.
Em compensação, dados do último levantamento do Ministério da Saúde apontam que a prática de ir ao dentista ainda é escassa entre os lares brasileiros. Entre pessoas de 15 a 19 anos, por exemplo, 13,43% nunca foram a um dentista. Entre 35 e 44 anos, cerca de 97,18% declararam ter ido ao consultório ao menos uma vez. O número aumenta para idosos na faixa etária de 65 a 74 anos — cerca de 94,19%. “O problema é que temos demandas de décadas que não se resolverão em duas ou três gestões de governos. Mas a expansão está ocorrendo”, acredita a diretora do Departamento de Gestão e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad. Ela afirma que o governo investiu em profissionais a partir de 2002 e que hoje cerca de 10% dos profissionais em odontologia estão na rede pública de saúde. “Antes eram três mil no Programa Saúde da Família. Em 2010, esse número já é de 18 mil e tende a aumentar”, afirma.
Segundo o livro, o programa aparece como oportunidade do primeiro emprego para profissionais entre 20 a 29 anos. De acordo com a diretora, o grande desafio no país está em realocar mais profissionais para as regiões que mais precisam por meio do concurso público. Ela destaca uma mudança de perfil no exercício da profissão, com uma forte migração de profissionais para o setor público.
A técnica do Ministério da Saúde é uma das responsáveis pelo levantamento de informações que resultou no livro. Os dados foram extraídos do Ministério do Trabalho, do Ministério da Fazenda, da Capes e da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. O material traça um perfil da profissão e das perspectivas dos 219.575 profissionais que estão dentro e fora do mercado de trabalho. Deste total, 59% se concentram no Sudeste. A maioria em São Paulo — com 33,08% — seguida de Minas Gerais, com 12,19% dos profissionais. Por lá, a proporção é de 601 pessoas para cada dentista. A região Norte é a que apresenta maior carência de especialistas em saúde bucal: 4%, ou um profissional a cada 1.800 habitantes. A ausência de profissionais nesta região empurra os salários para cima. O maior percentual de dentistas que ganham acima de R$ 72 mil por ano fica no Norte, segundo dados baseados nas Declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física em 2007. A pesquisa revela também que a maioria (51,25%) é composta por mulheres.
A expansão das universidades privadas é uma das causas do grande número de profissionais no país, segundo a professora do departamento de odontologia Universidade Federal da Londrina e uma das autoras do livro, Maria Celeste Morita. “Hoje, temos 197 cursos e o mercado consegue lidar com esses 9 mil formados por ano com uma taxa de profissionalização considerável”, afirma. Na região Sudeste, onde há maior número de formados, cerca de 72% dos cursos são particulares.
Dez especialidades concentram 95% dos profissionais. As principais são ortodontia e endodontia, com 11.778 e 9.120 profissionais, respectivamente. As que menos têm especialistas são as de saúde coletiva e implantologia, com 1.430 e 2.986 cadastrados, respectivamente.
O levantamento indica também que cerca de 40% dos profissionais têm menos de 40 anos e atuam na região onde se especializaram. É o caso de Alexandre Souza, 37 anos. Ele atua há dez anos em Brasília e atende cerca de 20 pacientes por dia. Apesar de estar empregado, critica a falta de oportunidade de vagas no serviço público para a especialidade. “Hoje, o deficit ainda é muito grande para as comunidades carentes e o governo não proporciona concurso para superar essa demanda. Não adianta a gente ter tantos profissionais formado se o serviço público não está absorvendo”, endossa. Alexandre é um dos 140 mil dentistas ou 2/3 da categoria que trabalham como autônomos, segundo a pesquisa. Os outros 59.225 — 27% — estão cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e trabalham no Programa Saúde da Família e nos centros de especialidades odontológicas.
Brasília foi apontada pelo livro como a região onde a remuneração por hora, em reais, é a maior do país: R$ 134,81. Em seguida, vem Mato Grosso do Sul, onde os dentistas que trabalham no regime de carteira assinada ganham por hora o equivalente a R$ 102,09. No Nordeste, os dados do Ministério do Trabalho incluídos na pesquisa mostram que o pagamento médio é de apenas R$ 57,47. “
Aonde entra engenheiro e advogado nesta história? Todo mundo sabe que odontologia muita vezes é o plano B de quem não passa em medicina, é claro que há exceções, conheço muitas, mas existe.
“Aonde entra engenheiro e advogado nesta história? Todo mundo sabe que odontologia muita vezes é o plano B de quem não passa em medicina, é claro que há exceções, conheço muitas, mas existe. ”
Negativo Carlos , você desconhece totalmente esta profissão , pra fazer um comentário deste …
Escreva um livro meu filho. Pq um comentário desse tamanho é só para vc.
Advogado, não sei, mas Juiz com certeza, seria cada sentença quilométrica. Vá em frente no curso de direito!!
Viva a industria dos concursos! Viva as otoridades! Lamentemos a falta de engenheiros e tecnicos… Brasil, um pais que da muita pena.
Caro, o Brasil tem os técnicos e engenheiros que merece.
Quer dizer que o Brasil é o pais que mais forma “Dotores” no mundo?
Incrível!!!
Pelo lado positivo, se eu jogar uma pedra para cima e ela cair na cabeça de alguém, há 2% de chance desse alguém ser um bacharel em direito.
A propósito, conheço Bacharéis em Direito que não passariam da primeira fazendo do Soletrando no Caldeirão do Huck.
Pierre, esse post vai dar o que falar…
Se alguém tiver alguma dúvida é só seguir o rastro do dinheiro: Euro ou Dólar. Por que os países centrais não vêem aqui buscar nosso excedente de capital humano da área jurídica?
É justamente o contrário, os países desenvolvidos vêem aqui buscar médicos, dentistas, engenheiros, físicos, matemáticos e etc, ou seja, justamente nossa mão de obra mais escassa e pouco aproveitada. Por que?
Quem está certo? Nós ou eles (América do Norte, Europa)?
Os nossos jovens que enveredam pelo caminho do direito não têm culpa alguma. O problema está nas diretrizes do país.
Na China, é um grupo de engenheiros que estudam e debatem a viabilidade técnica de um trem bala. Aqui, por outro lado, a discussão gira em torno de legalidades, formalidades e burocracia, ou seja, um debate jurídico.
Na França, quem investiga um acidente de avião é o Escritório de Investigação e Análise (BEA), composto do especialistas em aviação. Tudo bem investigado para não acontecer novamente. Já aqui, uma investigação nessa natureza fica a cargo do Ministério Público(!).
Nos EUA, qualquer decisão sobre a fila de transplante fica a critério, exclusivamente, de profissionais da medicina. Aqui, um assunto tão sensível é judicializado.
E ainda tem gente que acredita ser um bom negócio produzir mais burocracia. O produto final é um calhamasso de papel cheio de carimbos. Para quê?
Do jeito que as coisas vão, com o parlamento que nós temos, onde cada parlamentar quer “produzir” mais leis, mais situações de litígio e criminalização. Daqui a pouco teremos 20% da população de advogados querendo colocar os 80%, de alguma forma, envolvidos em algum processo judicial.
Ou seja, a tendência é que qualquer coisa banal do cotidiano tenha que ser resolvida em um tribunal. Vamos passar um tempo considerável de nossas vidas em um tribunal.
“Por que os países centrais não vêem aqui buscar nosso excedente de capital humano da área jurídica?”
Meu caro, a única coisa que os países centrais vem buscar no Brasil é caipirinha, praia e puta. E a única coisa que eles mandam para cá são navios repletos de lixo para serem despejados por aqui.
Se o Brasil fosse uma empresa bem que poderia ser chamado de Cachaça, Bunda, SambaS/A.
O nome completo mesmo seria: Cachaça, Bunda, Samba, Corrupção, Crack, Cocaína, Maconha, Parada Gay, Prostituição, Homicídios, Estupros, Jeitinho, Trânsito, Nepotismo, Pedofilia, Bandidagem, Pederastia, Carnaval, Turismo Sexual, BBB, Malandragem, Sujeira, Futebol, Assaltos, Favelas, & Muita Putaria S/A.
Que pobreza de espírito, Raul.
“Dois homens olharam através das grades de uma prisão. Um viu a lama; o outro, as estrelas”. Santo Agostinho
“Por que os países centrais não vêem aqui buscar nosso excedente de capital humano da área jurídica?”
Com isso, mostrou um profundo conhecimento na área jurídica…
Foi espetacular…
Eu não sei nem se deveria fazer qualquer comentário, porque essa frase por si só já diz muito do individuo…
Mostra o quão afastado ele está da noção básica de direito…
E mostra como ele está enganado e tem uma visão rasteira do que seria direito…
O doutrinador brasileiro pode não advogar lá fora, mas muitos são os convidados para falar da ciência do Direito de forma genérica… Por que de forma genérica? Porque o Direito brasileiro é diferente do direito argentino, quiçá do norte americano e dos países da europa. Então, como eu vou importar profissionais capacitados para uma relação fática diferente?
Entretanto, engana-se, NOVAMENTE, por achar que, mesmo sendo realidades distintas, nós não exportamos conhecimento técnico sobre o Direito, como ciência. Quantos não são os professores brasileiros convidados para lecionarem por determinados períodos no exterior? Principalmente nos países em que o Direito teve uma base semelhante, como a Itália, por ex…
O autor do comentário ainda não está ciente de que estamos importando mão de obra de engenheiros qualificados, pq nossas universidades são de péssima qualidade.
E outro comentário muito sagaz do autor:
“Na China, é um grupo de engenheiros que estudam e debatem a viabilidade técnica de um trem bala. Aqui, por outro lado, a discussão gira em torno de legalidades, formalidades e burocracia, ou seja, um debate jurídico.
Na França, quem investiga um acidente de avião é o Escritório de Investigação e Análise (BEA), composto do especialistas em aviação. Tudo bem investigado para não acontecer novamente. Já aqui, uma investigação nessa natureza fica a cargo do Ministério Público(!).
Nos EUA, qualquer decisão sobre a fila de transplante fica a critério, exclusivamente, de profissionais da medicina. Aqui, um assunto tão sensível é judicializado.”
Mostrou muito conhecimento técnico, abalizado e sofístico…
Ora, meu caro, antes de ver a possibilidade técnica para se instalar um trem bala, é necessário ver o que juridicamente isso representa. Vou ter que tirar pessoas de casa? Vou ter q desmatar quantos hectares? Tudo envolve um debate jurídico e técnico, como é aqui, é lá. Agora, se o sistema é autoritário, não é preciso perguntar a fulano se ele quer sair de casa, basta arrancá-lo de lá sem nenhuma consequência para o governante…
Quem investiga a causa dos acidentes é o comitê especializado, como é aqui também, mas tudo levado ao apreço do juiz no momento de apurar as responsabilidades. Ou será que engenheiros são competentes de colocar a culpa em alguém, de dizer quanto de indenização deverá ser pago?
Nos EUA tem fura de fila de transplante? Aqui no Brasil, em tese, ninguém fura a fila, exceto se for uma doação direcionada e se não tiver compra de órgãos, por exemplo. Causas muito justificáveis para com as OUTRAS PESSOAS.
Nos EUA, o que os médicos que trabalham para os planos de saúde fazem é negar tratamento, o que o judiciário brasileiro faz nesses casos? CONCEDE O TRATAMENTO, infringindo a marca maior do contrato, que é “a vontade é lei entre as partes”, que lá nos EUA é tido como mais importante do que o direito a vida.
Então, Carlos, antes de apontar o dedo e falar abobrinhas, por favor, CONHEÇA O MÍNIMO DO QUE VOCÊ SE PROPÕE A FALAR, que aí o sofisma não fica tão fraquinho…
Nos EUA tem muito estimulo ao acordo justamente pela eficiência do judiciário…
Esta correto que temos muitas leis repetitivas, mas o maior problema que temos é o excesso de judicialização causado pela ineficiência do Estado na fiscalização do cumprimento das Leis… E, com o tempo, nossos tribunais tem sofrido o mesmo lobby que os políticos e passam a agir em causa própria.
Ainda resta muita coisa para ser alterada para tentar viabilizar este país. Mas, temos que ter consciência na hora de apontar o dedo e, também, de sermos capazes de reconhecer as virtudes…
http://charges.uol.com.br/2011/09/21/cotidiano-saldo-negativo/
Poxa, do jeito que você escreve, com certeza, nossa sociedade, graças ao direito, funciona muito melhor que a Norte Americana, Europeia ou Asiática…
Laccosta, você precisa entender que estamos transformando o Brasil em uma grande indústria da burocracia. Ninguém, com a cabeça no lugar, quer consumir burocracia.
Mas, você acredita cegamente na superioridade do Brasil burocrático e judicial em relação a eficiência dos demais países.
É isso, meu amigo, reflita sobre isso. Não estou dizendo que os profissionais da área jurídica são descartáveis, muito pelo contrário, são importantes. E outros, como você, são importantes e competentes. Mas é importante judicializar somente o que for necessário.
Abraço.
O problema Carlos é que tem muita gente que pretende um dia pegar uma gorda teta do Judiciário pra mamar até não poder mais e vai ficar defendendo o inchaço do Estado até debaixo d’água.
Eu conheço muita gente que é do setor público e acha (pasme!!!) que o governo deveria contratar três vezes mais do que contrata atualmente.
Imagine a situação… se hoje em dia já pagamos impostos absurdos pra manter essa camarilha de acomodados, imagine se o governo resolvesse contratar três vezes mais!!!! É pra se mandar do Brasil de uma vez.
Ou seja, tem muita gente sonhando um dia entrar pra mamação e, claro, defende com unhas e dentes as contratações exageradas.
Espero que nossa presidenta, que já manifestou irritação ao ter que conceder aumento aos juízes, tenha um mínimo de bom senso e freie essa festa do inchaço do governo, pois eu não estou a fim de pagar nem 1 centavo a mais de impostos para esse governo corrupto e comilão.
Carlos,
Meu caro, não estou falando em superioridade do Brasil, estou dizendo que lá existe a burocracia, você cogitou que só existe essa mazela aqui, mas não é verdade, não é?
Se o sistema jurídico de lá é mais célere, é preciso investigar o comportamento do Estado como um todo e não apontar o dedo para o “gari” e dizer que o Estado é ineficiente por culpa dele. Vamos melhorar o discurso, ou então vamos ficar com elucubrações que fogem a realidade e acabando sem chegar em lugar algum…
E como eu disse, o nosso executivo sabe que tem que cumprir a Lei, afinal ele age dentro da Lei.
Mas, como o executivo é de extrema vontade política, ele não fiscaliza. Cadê a ANEL, ALEPE, ANATEL, e os agentes do Executivo responsáveis pela fiscalização das coisas?!
Cadê a DRT que, ao invés de deixar 300 funcionários processarem uma empresa, esta lá para parar as operações da empresa quando esta estiver descumprindo a lei?
Você viu as condições denunciadas dos trabalhadores de SUAPE? Ainda vemos muito pouco, afinal nossa imprensa adora o governo do estado…
A DRT não é membro do judiciário. É membro do executivo… Quem deveria fiscalizar, não fiscaliza. Aí acaba tendo um excesso de judicialização pq, nada mais normal, do q você, lesado em seu direito, vá buscar do judiciário a reparação do dano.
Como fazer os órgãos de fiscalização serem inúteis? Indicações políticas!!! Como acabar com a independência do judiciário para aplicar multas severas a empresas que reiteradamente vem desrespeitando as leis? indicação politica dos membros da cúpula daquele Poder.
o Executivo não cumpre o papel que lhe cabe, aí nós temos a judicialização de tudo. Tudo tem que ser resolvido no judiciário, tudo.
Agora, diante dessa informação fática, vá nos EUA e veja quantas empresas querem ser processadas. Vá lá na Alemanha e veja que há força nas decisões dos órgãos da Administração, que é atuante!
Tem muitas variáveis para podermos comparar. Claro que precisa de mudanças, mas as mudanças devem ser pensadas ao caso brasileiro, sob pena de criarmos um belo ordenamento jurídico(que vale para todo o Estado) e ele ser descartado por conveniência dos nossos agentes políticos…
Tarcísio,
Tu paga uma fortuna de imposto que é desviado pela corrupção de quem nós elegemos…
Tu queres desmerecer o trabalho de gente séria, achando q a alta carga tributária desse país é decorrente do servidor público?
Meu deus do céu…
Só lembrando que o Estado, nos moldes atuais dele, precisa de MÉDICOS, ENFERMEIROS, POLICIAIS, JUIZES, PROMOTORES, PROFESSORES…
Agora, quem não conhece, fica do lado de fora, não se inteira dos aspectos e fica jogando pedra, por favor, não é?
Se vamos criticar, vamos com prudência.
Vamos ver quanto o Brasil superfatura nas suas obras de péssima qualidade…
Vamos aprimorar a arrecadação, para diminuir a carga sobre quem paga imposto…
Enquanto nossa população continuar votando e elegendo corruptos, rindo-se da honra, não vejo como qualquer sistema legal possa resolver nossos problemas…
Isso é mais pura verdade. Somos os maiores exportadores de cérebros do mundo, mas duvido que tenha advogados nessas remessas.
mas tem…
Muito bom o texto. Um dos melhores artigos do Acerto de Contas com certeza. Nada a acrescentar. Assino embaixo.
Eh curioso que em 2000 constatei o mesmo sobre a cidade de New York….. Curioso.
Pierre,
Será que essa informção é verdadeira, mesmo? Eu li a fonte de seu artigo, mas eu sempre achei muito estranho este número. Como foram apurados os números de faculdades de direito no mundo? E mesmo no Brasil, 1240, não é um númerro errado, não?
Bom, numa pesquisa rápida, descobri que nos EUA há 253 faculdades de direito – mas os EUA são uma exceção no quesito organização e disponibilização de informações na internet – e na Índia há pelo menos 218. Quando se procura o número de faculdades de direito brasileiras na internet, o número não chega a 100 – claramente abaixo do real, por omitir instituições que eu sei que existem.
1240 faculdades de direito no Brasil significa uma média de 46 faculdadades por estado. Tudo bem que São Paulo e Rio devam ter mais do que isso, mas mesmo assim, me soa um número exagerado.
Por outro lado, 1100 faculdades de direito no mundo, menos as 253 norte-americanas e 218 indianas, ficam 629 para o resto do mundo (cerca de 185 países), o que dá uma média de menos de 4 por país.
A China tem pelo menos 25, o Canadá 21, a Malásia 14, a Filipinas 15, o Reino Unido 18, a Austrália 24, a Alemanha 15, a França 44, a Espanha 37, o México 119, a Argentina 18, Bolívia 9, Chile 14, Colômbia 18, Suíça 9. E olhe que onde eu consegui esses números (um site mexicano, que dá os nomes de cada uma das faculdades que ele menciona), o Brasil aparece com apenas 13 faculdades – se o número do Brasil é incompleto, é muito provável que o dos demais países também o seja.
http://www.juridicas.unam.mx/navjus/esc/
De qualquer forma, concordo que há faculdades de direito em excesso e escassez de faculdades de engenharia, que é o que leva ao desenvolvimento de um país.
Também achei muito estranho esse número de faculdades “do resto do mundo”…. já quanto as do Brasil, aí não duvido mesmo!!
Não adianta aumentar o número de faculdades de Engenharia se não houver quem se interesse em fazer o curso! Quem vai querer se fuder fazendo um curso prá lá de difícil para no final receber um salário que não vale o esforço?
Vc tem visão de empregado.
Só pra citar: Sabe qual o lucro de um bom serviço de consultoria na área de solos? ou um calculo estrutural de uma estrutura?
Custo: se for bom? papel, caneta e o excel.
A maioria das pessoas tem a visão de um engenheiro melando bota na obra…
Eduardo… no custo, vc esqueceu de somar ao papel, caneta e ao excel todas as noites de sono perdidas resolvendo as infindáveis listas de calculo na Area II.
Você tá viajando Eduardo! Tá colocando ponto fora da curva na jogada a realidade é outra.
Acho que não estou viajando…sou eng. civil e posso te dizer que estou em um começo muito bom e com muita expectativa de crescer mais.
5 anos de estudo intensivo faz muito bem.
Bom…
De cara: O que leva ao desenvolvimento de um pais, não são as faculdades de engenharia.
O que promove desenvolvimento é – antes de qualquer coisa – ensino fundamental.
O que promove desenvolvimento é – antes de qualquer coisa – ensino fundamental.
E ainda tem nego querendo acabar com a reserva de mercado que é o exame da OAB. .
Pois é… quanto mais rígido esse exame, melhor. É a única forma de triagem. Em cada esquina, temos uma faculdade de Direito: virou zona total!
Prostituiram o curso de direito. Não consigo ver outra definição a não ser essa.
Muito bom o texto. Parabéns!
Pierre, parabéns pela coragem em falar a verdade.
Eu tenho vários amigos juristas ou estudantes de direito, sempre falei isso, e eles sempre me retrucavam, me chamando de louco.
Sempre achei que aqui no Brasil existia uma proporção completamente danosa pro país em relação a profissionais de direito em detrimento de outras carreiras.
Essa procura indiscriminada por uma carreira só tem uma explicação, DINHEIRO FÁCIL.
Existem mais analfabetos matemáticos no Brasil do que analfabetos na língua portuguesa.
Isso ocasiona um desequilíbrio completamente danoso no mercado de trabalho.
Faltam engenheiros, faltam técnicos, faltam cientistas, faltam programadores, faltam designers, gerentes financeiros, profissionais de logística, etc.
E o pessoal estudando pra concurso jurídico ou arrumando causa na rua pra ganhar o seu pão.
é complicado.
Eu não sei o que o estado pode fazer quanto a isso.
Mas creio que um começo seria suspender esses concursos e ampliar a oferta de cursos de exatas.
Além disso, a muito tempo que o nosso ensino fundamental precisa ser alterado.
As matérias de exatas precisam ocupar 70% do conteúdo escolar.
Onde você vai encontrar a quantidade de professores de Matemática, Física e Química necessária? O pessoal tá fugindo de exatas pois ganha pouco e não dá prestígio!
A comparação está adequada? Os cursos de Direito do resto do mundo formam bacharéis, como os nossos, ou equivalem a um curso de pós-graduação (mestrado / doutorado)? Tem que ver isso aí…
as razões da recente (de uns 10~12 anos pra cá) explosão da procura pelo Direito é uma só:
- o elevação descomunal dos salários de entrada das carreiras jurídicas públicas no Brasil (aliado ao fato – já de antes da CF 88- de se trabalhar relativamente pouco, em regra – ainda q existam exceções)
é um simples fenômeno de resposta a incentivos:
- o Poder Público no BR paga em média 2X mais a advogados do q a outras carreiras
- esses salários estão em TOTAL descompasso com realidade, i.e., o mundo real da iniciativa privada
- o sujeito q busca uma graduação se faz a seguinte pergunta: onde se pode ganhar 20K na porta de entrada com a APENAS uma graduação? R: carreia jurídica no Brasil (e apenas no Brasil…)
- uma avalanche de concursos jurídicos (e de servidores de apoio, q catam as rebarbas do modelo “pouco trabalho, muito $$”) complementa o incentivo ao indivíduo, q busca, com total razão, o q é melhor para si. (q culpa tem o sujeito se o Estado Brasileiro é um pateta q se dispõe a pagar um salário muito acima da renda natural de equilíbrio para as funções jurídicas ?)
Em suma: errado está o Poder Público no Brasil, com essa “mania” de sobreremunerar o advogado, q começou na União, e se alastrou pelas mais diversas posições de advogado público em Estados e Municípios por mimetismo, em q o modelo a copiar é o JUIZ).
Fundamento original: uma leitura oportunista da CF88.
É ridículo mesmo, eu sinto vergonha alheia ao conversar com alguém que faz direito e mal consegue interpretar um texto simples (conheço vários casos). É deprimente. Todo mundo faz Direito, que é um curso sério em sua origem e estão transformando em piada. Ê Brasil…
Ora.. não é de se espantar que de 4 milhões de bacharéis, apenas 800 mil passaram no exame de ordem, tendo em vista que o acesso ao curso é extremamente facilitado pelo pagamento de mensalidades ou até mesmo por bolsas parciais ou integrais, basta assistir algumas aulas em qualquer classe dessas faculdades que é notório que 90% dos que ali estão, ou estão por “agradar seus pais” não levando o curso a sério, sem sequer abrir um livro durante o curso ou, outros que estão simplesmente no “lugar errado”, pois por mais que venham a se esforçar com leitura e estudo, não conseguem transformar as informações que lhe são passadas em aula e livros, em conhecimento, portanto, se você é estudante de direito, se empenha e tem vocação, não se preocupe, seu lugar no mercado de trabalho está garantido, passar no exame de ordem não quer dizer que o mercado está competitivo, pois profissionais que não possuem conhecimento não estão em condições de competir com aquele que nasceu para exercer o Direito, os bons se destacam, o resto é enquadrado no caso apresentado pelo blog, “mais um bacharel em direito” ou “mais um advogado”… batalhe e não seja “só mais um”!
O direito é apenas uma matéria trabalhosa, não tem nada de complexo, difícil é “concluir” uma faculdade de engenharia, medicina, ciência da computação…
Tudo que usamos de tecnologia hoje em dia, ( o computador, o carro, a televisão, os grandes prédios, o avião, etc) são projetado por uma equipe de engenheiros, programadores, físicos…, esses profissionais mostram no anonimado suas genialidades.
Direito é apenas uma disciplina mais usada para corrupção…
Aí vem um oligóide desse falar uma besteira dessa. Todas as profissões citadas são importantes e cada uma delas tem seu espaço. Se Direito fosse algo simples, Pontes de Miranda não teria escrito 60 volumes sobre Direito Privado que tinham, em média, 500 páginas cada um.
Parpapapapapapapa
Rapaz, não fique chateado, o que falei é isso mesmo, tem profissões mais construtivas que o direito.
Direito = burlar as brechas da lei
sou advogado há 11 anos. é uma profissão linda, digna, apesar das dificuldades. contudo, a vergonha assola a nossa profissão. são muitos profissionais ruins, que fazem com que a sociedade nos iguale, inclusive quanto ao pagamento pelos serviços, cuja média está cada vez mais reduzida. tenho medo do fim do exame de ordem, o que ainda mais piorará a situação. hoje, todo mundo que conheço estuda direito, do C.D.F. ao drogado da esquina. e estuda muito mal, pois os professores de hoje já são da nova era de mal formados, com especializações toscas e nenhuma didática, sem mencionar os livros de resumo que eles indicam para a graduação (isso mesmo: resumos de direito). se acabar o exame, espero já estar em outro plano espiritual e profissional.
O artigo apresenta um dado interessante: o Brasil possui mais cursos de direito que todo o resto do mundo somado, e possui 2% de graduados em Direito em sua população total. Outros dados: menos de um quarto deles são aprovados no exame da OAB, e a relação hora/trabalho da carreira jurídica é uma das melhores do serviço público.
Acho que no mínimo estranho, no entanto, que daí se conclua que “as faculdades privadas não têm culpa”. Se elas é que oferecem estes cursos, como não têm? Mas para me expressar melhor: a culpa é sim da política educacional do governo federal, que desregulamentou e estabeleceu o financiamento público (dissimulado pelo PROUNI) das faculdades privadas, dissimulada pela concessão de algumas poucas bolsas para alunos pobres. Isso é o que chamamos de política neoliberal de educação (é contra isso que o movimento estudantil chileno anda fazendo aqueles enormes protestos). Combine isso com os tradicionais privilégios corporativos e prestígio da graduação em Direito no Brasil, e teremos a situação descrita.
Por outro lado, precisamos de professores de matemática, física e química, e ninguém quer ser… Por que será? Será que muita gente acha que um fazer um curso difícil só para depois ganhar baixos salários e ficar sobrecarregado de trabalho no ensino fundamental e médio não compensa?
É uma profissão em que se permite, dirigir bêbado, matar pessoas no trânsito e ficar impune como estamos vendo constantemente nos noticiários.
Os “trótes” atuais que os calouros realizam mostram por sí só as novas safras de advogados que estaremos formando para o futuro do nosso “Brazilzão já atolado no Brejo”
Advogado não produz nada…
“Direito é apenas uma disciplina mais usada para corrupção…”
Advogados e o Direito como um todo produzem organização social, o que é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Queria ver um engenheiro, físico, etc, trabalhar sem a certeza de que poderá promover uma ação contra o seu empregador, se ele não quiser pagar o seu salário. Queria ver alguém conseguir sair na rua, se o Estado não proibir, através do Direito, os assaltos e outros tipos de delitos.
Claro que não se pode proteger a todos no estado em que o Brasil está hoje em dia, sem policiais suficientes e com a imensa corrupção que esixte.
Tente imaginar uma sociedade calma sem a presença do Direito e dos seus profissionais.
Não entendo o discurso inflamado contra os bacharéis de direito (e de outros tantos cursos já citados). Se há, de fato, incontáveis bacharéis sendo lançados dia após dia no “temível” mercado de trabalho, isso se deve (numa visão mais que superficial) àquela noção já desgastada de que o portador de diploma de nível superior ganha, em média, X% a mais do que os que não o possuem. Ora, se um simples “papel” faz com que a renda aumente, quem não o perseguirá? Ainda, qual o curso, senão o de Direito, que já “prepara” o futuro bacharel para a vasta gama de concursos públicos (o sempre tão almejado concurso público), cujos conteúdos programáticos são compostos basicamente por disciplinas jurídicas? Não sou favorável à quantidade de faculdades de direito brasileiras, mas entendo o porquê de sua multiplicação. Outro problema é o péssimo controle do MEC sobre tais instituições, cada vez mais deficientes. Se, então, 4 milhões de bacharéis em direito são injetados no mercado de trabalho anualmente, oxalá se 100 mil deles estejam aptos à tão importante função social que exercem (e aqui digo para todos os cursos, superiores ou técnicos). Mas, (ei!) quem se importa com isso? O fato é que podemos nos formar em qualquer curso superior (inclusive à distância) com parcelas mensais que até mesmo um pedinte é capaz de pagar.
E ainda querem acabar com o exame de ordem!!!
E pelo que me consta Direito é o terceiro curso com maior número de formados no Brasil, e ainda há a prova da OAB para “filtrar” os formados.
Se esse número corresponde a 2% da população brasileira, imagine o de formados em Administração e Pedagogia?!
Problema sério…
temos que parar com frescura e agir com pragmatismo.
eduquem seus filhos a fazerem cursos de exatas!!!
ensinem matemática, física e química que nem um louco, desde o berço.
tem que botar as criancinhas pra brincar com o ábaco desde os 3 anos.
é lei do cão…
aqui no Brasil é uma molezinha da gota… todo mundo quer fazer TRE… que palhaçada!!!
a UFPE tem um dos melhores mestrados de física do país, e temos diversos anônimos, heróis do nosso estado, sem nenhum reconhecimento.
palhaçada.
o que falta ao Brasil e a Pernambuco é P R A G M A T I S M O
parar com viadisse, investir em coisa que dá dinheiro, e não em indústria burocrática.
tecnologia de defesa, desenvolvimento de software, tecnologia em semicondutores, micro-circuitos, wafers, química fina, fármacos, tecnologia automobilística, tecnologia na construção naval, tecnologia em automação industrial, tecnologia em indústria aeronáutica, indústria aeroespacial, etc.
é isso mesmo… achou ruim???pega a senha.
HEhehehehehehehehe…
Claro…
Ciências Humanas não possuem ROI… Claro…
sim, foi sarcasmo…
O pior é que o último concurso do TRE já expirou o prazo há uns 3 anos e nesse tempo todo somente apareceram 32 vagas para o novo concurso. Nem nos TRF’s a rotatividade é tão pequena. Mostra que o TRE, em matéria de relação salário/trabalho tem um índice estratosférico.
Não conheço uma viva alma que tenha sido servidor do TRE e tenha largado a mamata.
TRE = salário de TRF (muito mais alto que TJ e pouco acima de TRT) e 10x menos trabalho (só trabalha de 2 em 2 anos, quando tem eleição e olhe lá).
Então é isso aí, todo mundo decorando as leis eleitorais (porque a prova é da FCC) e vamo simbora! eheheheheheh
O BRASIL NÃO ESTA FAFIDO, A JUSTIÇA E A LEI ESTÃO HIPER FALIDAS; AS AUTORIDADES QUE DIZEM SER COMPETES ESTÃO LEVANDO O BRASIL PARA O FUNDO DO POÇO ETC.
Por mim estabelecia um critério para selecionar as faculdades e mandava fechar 80% delas.
Poderia ser por exemplo, uma exigência de 20% de aprovação no Exame de Ordem. Quem ficasse abaixo desse índice por três anos seguidos teria a licença do MEC cassada. E aí o que acham?
Em Pernambuco, ficariam somente a UFPE, a Católica e mais umas duas ou três. Pronto, já seria suficiente.
Aliás, até uns 12 anos atrás só existiam UFPE, Unicap, Sopece, ASCES (Caruaru) e mais alguma outra. O boom veio nessa última década. Na época que conclui o Ensino Médio, lembro que o curso da Católica, mesmo com suas assombrosas 600 vagas tinha uma concorrência até “respeitável”, na faixa de 5 para 1. O cara se quisesse cursar direito tinha que estudar um tantinho para passar, não era como hoje não, onde tem em toda esquina.
O exame da ordem custa 200 reais…
Só daí da para ver que se fechassem todas essas faculdades eles iam perder muito em arrecadação…
Ou iam ter que acabar com a reserva de mercado…
O critério vai ser outro, se algum dia vier a existir…
O pior ainda vai ser se cancelarem a prova da OAB. Aí nem quero imaginar…
Mas enquanto estiver assim a situação ainda fica menos péssima.
O pior é que a prova da OAB não é nada demais. Sou testemunha disso…
Ano passado fiz o teste enquanto cursava o 9º período da faculdade de direito, enquanto estagiava 8 horas por dia em um escritório particular e sem estudar nada para a prova. Acertei 80, de 100, na prova objetiva. E na segunda fase tirei 7,5.
Não estudei na UFPE (fiz UNICAP), não sou nenhum gênio (me acho normal) e estudei moderadamente durante a faculdade (dei atenção a algumas matérias e ignorei outras).
Por tudo isso acho exagero quando o pessoal fala que a prova da OAB é difícil. Na minha opinião, é difícil apenas para aqueles que fingem que estudam. Mas, para quem levou minimamente à sério o curso de direito, não há dificuldade alguma.
Enfim um sóbrio…
Tem uma coisa que falo pros meus ouvintes qunado palestro, escrevo pros meus leitores qunado blogo:A HUMANIDADE Nc3O CRIOU A TECNOLOGIA POR QUE c9 EVOLUcdDA, A TECNOLOGIA NOS FOI DADA PARA QUE POSSAMOS EVOLUIR DE ALGUMA FORMA!Vi-a-jei. O que dizes Nepf4?
Rapaz, duvido que a prova seja um capeta, como pregam…
Mas, no seu caso, vc já realizou outras provas da OAB?
AS vezes a gente dá sorte na hora de fazer uma prova, caindo aqueles assuntos que a gente se identificou…
Digo isso pq já aconteceu diversas vezes comigo… com o tamanho do edital, sorte também ajuda…
Como disse um conhecido: as vezes quem passa é que esta mais bem preparado para aquela prova…
Muito fácil falar sem comprovar o que diz. Outra coisa, a prova da oab é até mediana, mas o problema é que existe um esquema macabro no que tange às correções.
A OAB não permite que mais de 20% sejam aprovados. Reserva de mercado é o nome disso.
Os que não acompanham não sabem, mas metade dos que são reprovados deveriam ter sido aprovados, bastava que suas provas fossem corrigidos corretamente.
Pra ser bem claro, a reprovação de muitos é proposital, mesmo aquele que tirou 8, eles arrumam um jeito de baixar pra 5.
Portanto, não se enganem quando sai a notícia, “apenas 12% dos que fizeram o exame da OAB foram aprovados”; “OAB, 90% de reprovação”; etc etc etc.
Tudo mutreta.
Você pode prova isso Descarrilho? Estas afirmações são muito fortes!
Não preciso provar nada. Você é o que???
Ainda bem que toda essa gente não está se formando em NUTRIÇÃO! Pois pelo menos com Direito ainda há a esperança de ganhar dinheiro, já no curso citado…
Nutricionista R$ 550,00/40h (neste concurso, o referido cargo receberá a mesma remuneração do gari. Não desmereço a profissão do gari, mas é inaceitável que um profissional receba somente um salário mínimo, principalmente quando esse profissional tem ensino superior)
Prefeitura de Santa Luzia/PB
http://www.mettaconcursos.com.br/arquivos_concurso/santa_luzia/EDITAL_RETIFICADO.pdf
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMOCIM DE SÃO FÉLIX/PE
Nutricionista R$ 950,00/30 h sem.
http://www.upenet.com.br/
…
=/
Muito bom o texto, tinha até visto uma pesquisa falando que ouve um aumento considerável nas vagas para a área jurídica, que ainda falta pessoal, mas o retorno esperado não estava sendo satisfatório. E gostei da notícia recente que Dilma quer vetar o aumento do judiciário (http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/noticia/2011/09/24/temendo-fila-de-reajustes-dilma-peita-o-stf-299532.php).
houve
Na boa, essa crítica partir de alguém de Administração de Empresas?
bem, tudo isso parece ser um bom empreedimento.
Não sei se os donos dessas faculdades são formados em administração, mas devem causar inveja a tantos diplomados da area pela visão empreendedora do negócio, pela noção de demanda necessária para auferir lucros no mercado.
Interessante todo essa pessoal aqui graduado(outros nem tanto) discutindo de forma negativa sobre o tema. Poxa! parece que nós brasileiros nascemos com esse instinto de querer alfinetar as coisas, de sempre querer fazer barraco com tudo.
Lá vem o Fulano dizendo que o curso de Direito não presta, que o exame da ordem de nada serve.
Dai vem o Fulaninho dizendo que isso é intriga da oposição, e que só os melhores vão se destacar na profissão.
Por fim vem o Extremista e diz que o acesso ao ensino superior deveria ser mais difícil, que deveria haver uma filtragem onde somente os “melhores” pudessem cursar a faculdade.
Pessoal, ficar trocando farpas aqui nos comentários de nada adianta. Se todos nós (inclusive eu) soubéssemos votar de forma plenamente consciente, talvez esse país estivesse um pouco melhor. Entretanto, contudo, todavia vamos continuar brigando que é melhor não é? Afinal, melhor ficar no conforto de nossas casas criticando deus e o mundo do que lutar por mudanças nesse pais.
PS: Caro colega, se você tiver intenção de comentar esse meu post, recomendo que você não perca seu tempo me criticando, pois vim aqui somente expressar minha opinião. Não quero, e não pretendo gerar tumultos aqui.
Isso tudo é graças a mercantilização da educação e disseminação de fábricas de diplomas a qualquer custo…
Tudo se resume a uma ideia: pague todos seus boletos e imprima seu diploma ao final do curso!!!
Vergonha total
[...] BRASIL 1240 x 1100 RESTO DO MUNDO [...]