Editorial do jornal “O Globo” de 2 de abril de 1964, celebrando o Golpe Militar

abr 1, 2009 by     126 Comentários    Postado em: Política
Capa do jornal O Globo, celebrando o "ressurgimento da democracia", um dia após o Golpe Militar.

Capa do jornal O Globo, celebrando o "ressurgimento da democracia", um dia após o Golpe Militar. Clique para ampliar.

Editorial de “O Globo” do dia 02 de abril de 1964:

“Ressurge a Democracia”

Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas, que obedientes a seus chefes demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do Governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições.

Como dizíamos, no editorial de anteontem, a legalidade não poderia ser a garantia da subversão, a escora dos agitadores, o anteparo da desordem. Em nome da legalidade, não seria legítimo admitir o assassínio das instituições, como se vinha fazendo, diante da Nação horrorizada.

Agora, o Congresso dará o remédio constitucional à situação existente, para que o País continue sua marcha em direção a seu grande destino, sem que os direitos individuais sejam afetados, sem que as liberdades públicas desapareçam, sem que o poder do Estado volte a ser usado em favor da desordem, da indisciplina e de tudo aquilo que nos estava a levar à anarquia e ao comunismo.

Poderemos, desde hoje, encarar o futuro confiantemente, certos, enfim, de que todos os nossos problemas terão soluções, pois os negócios públicos não mais serão geridos com má-fé, demagogia e insensatez.

Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares, que os protegeram de seus inimigos. Devemos felicitar-nos porque as Forças Armadas, fiéis ao dispositivo constitucional que as obriga a defender a Pátria e a garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem, não confundiram a sua relevante missão com a servil obediência ao Chefe de apenas um daqueles poderes, o Executivo.

As Forças Armadas, diz o Art. 176 da Carta Magna, “são instituições permanentes, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade do Presidente da República E DENTRO DOS LIMITES DA LEI.”

No momento em que o Sr. João Goulart ignorou a hierarquia e desprezou a disciplina de um dos ramos das Forças Armadas, a Marinha de Guerra, saiu dos limites da lei, perdendo, conseqüentemente, o direito a ser considerado como um símbolo da legalidade, assim como as condições indispensáveis à Chefia da Nação e ao Comando das corporações militares. Sua presença e suas palavras na reunião realizada no Automóvel Clube, vincularam-no, definitivamente, aos adversários da democracia e da lei.

Atendendo aos anseios nacionais, de paz, tranqüilidade e progresso, impossibilitados, nos últimos tempos, pela ação subversiva orientada pelo Palácio do Planalto, as Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a Nação na integridade de seus direitos, livrando-os do amargo fim que lhe estava reservado pelos vermelhos que haviam envolvido o Executivo Federal.

Este não foi um movimento partidário. Dele participaram todos os setores conscientes da vida política brasileira, pois a ninguém escapava o significado das manobras presidenciais. Aliaram-se os mais ilustres líderes políticos, os mais respeitados Governadores, com o mesmo intuito redentor que animou as Forças Armadas. Era a sorte da democracia no Brasil que estava em jogo.

A esses líderes civis devemos, igualmente, externar a gratidão de nosso povo. Mas, por isto que nacional, na mais ampla acepção da palavra, o movimento vitorioso não pertence a ninguém. É da Pátria, do Povo e do Regime. Não foi contra qualquer reivindicação popular, contra qualquer idéia que, enquadrada dentro dos princípios constitucionais, objetive o bem do povo e o progresso do País.

Se os banidos, para intrigarem os brasileiros com seus líderes e com os chefes militares, afirmarem o contrário, estarão mentindo, estarão, como sempre, procurando engodar as massas trabalhadoras, que não lhes devem dar ouvidos. Confiamos em que o Congresso votará, rapidamente, as medidas reclamadas para que se inicie no Brasil uma época de justiça e harmonia social. Mais uma vez, o povo brasileiro foi socorrido pela Providência Divina, que lhe permitiu superar a grave crise, sem maiores sofrimentos e luto. Sejamos dignos de tão grande favor.”

__________________________

Leia também, aqui no blog, editorias de outros jornais da época, clicando no link abaixo:

http://acertodecontas.blog.br/midia/golpe-militar-brasileiro-completa-46-anos/

126 Comentários + Add Comentário

  • Viva a internet e os blogs. Pelas ultimas declarações pensava que a globo tinha sido contra o golpe militar, vitima dele e a favor da democracia. Como sou bobinho.

    • Não o considero bobinho, talvez vc fosee jovem demais.

    • O estado de direito estava ameaçado por pensamentos retrógrados que se estão sendo hoje requentados pelo Hugo Chaves, que é militar de esquerda!!
      Todos os comunistas presos naquela época estão no poder ou estão se locupletando da viúva com polpudas pensões.
      A próxima revolução eu embarco na hora!!

      • caro Paulo, estamos em 2013 e nesse momento uma revolução está acontecendo. será que vc vem pra rua mesmo?

        • Eduardo, ele quis dizer GOLPE… revolução é uma coisa GOLPE é outra…

      • A gente se vê no campo de batalha. De lados opostos, é claro!

    • E como fomos bobinhos, Julinho e como continuamos bobinhos…

    • Viva 31 de março de 1964 contra a ditadura do proletariado nos livrando de ser uma Cuba sul americana!

      • Sim, hoje somos a quinta maior nação do mundo, com uma população miserável e ignorante. Um salário mínimo de 700 reais contra o mínimo de 3.000 do Reino Unido, sexto lugar na tal lista. Belo trabalho vocês fizeram, entregando o Brasil bem barato para o capital internacional. Bastardos é o que vocês foram!

        • Pelo menos não somos uma Cuba, seria bem pior pois estaríamos a abaixo da lama, numa miséria colossal. A População está se tornando miserável depois que os milicos entregaram o governo pros os civis. Socialismo é isso, povo na miséria e toda grana pro Partido. E dê gracas aos militares que você hoje tem a liberdade de digitar asneira neste blog!

        • Caro(ironia) Eduardo, talvez você não saiba, mas até as reformas de 1989 feita pela então URSS (reformas estas que levaram a sua ruptura) esse país(Cuba) que você considera “miseravel” ostentava um dos melhores IDHS do mundo, batia de frente com os EUA no quadro de medalhas olimpias, tinha um dos melhores planos de saude e de educação do mundo; e se hoje amarga a miséria, é graças a um EUA que permanece com um embargo que vem do contexto da Guerra Fria, que, apesar do contexto ter acabado com o fim da URSS(1991), permanece até hoje, tornando a ilha realmente miserável, porém, grande parte dessa culpa esta no embargo e nas limitaçoes espaciais da região, que a impede de ser auto-sustentável.
          Se analizarmos a Revoluçao Cubana, veremos que foi uma vitoria pra regiao, pois os maiores proprietarios de terra da região eram os EUA, vide a maior fabrica de Coca-Cola do mundo que se encontrava lá, fazendo da regiao um verdadeiro quintal norte-americano extraterritorial; com a Revoluçao a terra foi compartilhada, seguida de uma prosperidade praticamente inígualavel por quase 30 anos.
          Espero que estude um pouco mais antes de ser neoliberal, afinal nosso neoliberalismo é tão positivo(sarcasmo) que criamos uma populaçao de 75% de analfabetos funcionais, com um dos piores índices de Gini de todo o mundo, com a segundo pior sistema educacional do mundo segundo a pesquisa de Pisa( Programa Internacional de Avaliação de Estudantes ) e com a segunda pior distribuiçao de terras do mundo (paraguai ostenta a primeira posiçao de pior – a maior ironia é que os grandes propriotários paraguaios são de origem brasileira, vulgos brasiguaios, ou seja, exportamos nossa concentraçao de renda).

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Viva a Globo, Viva Veja, Viva os Marinhos!

  • “direitos individuais sejam afetados, sem que as liberdades públicas desapareçam, sem que o poder do Estado volte a ser usado em favor da desordem, da indisciplina e de tudo aquilo que nos estava a levar à anarquia”…AI, AI,AI……
    AI1,AI2,AI3,AI4,AI5……..OS CARAS AINDA TIVERAM A CARA DE PAU DE MENCIONAR A PALAVRA LIBERDADE…………
    EM NOME DA LIBERDADE SE FAZ UMA DITADURA, GUERRAS, INJUSTIÇAS……….ENTÃO SERÁ A “LIBERDADE” ALGO PERIGOSO? OU A “LIBERDADE” POR SER INTERPRETATIVA, POR TANTO MANIPULÁVEL, É LEGITIMADORA DAS GRANDES ATROCIDADES HUMANAS?……VALE A PENA A LUTA PELA LIBERDADE? MAS QUE LIBERDADE VALE A PENA LUTAR? A DE GANDHI OU A DE HITLER?
    NO FIM SOMOS BUCHA DE CANHÃO.

    • Pelo menos o Golpe nos livrou da ditadura comunista. Dos males, o menor. Eu vivi no período da ditadura e nem tinha consciência dela. A ditadura só perseguia os comunistas de plantão. Aqueles que defendiam e ainda defendem a “democracia Russa”, que matou só 40 milhões ou a de “Fidel Castro”, que transformou Cuba num verdadeiro “Paraíso”. Que coisa maravilhosa!!

      • Você faz tratamento psiquiátrico para controlar a sua esquizofrenia, não é?

        • Viva 1 de abril o dia da mentira!!!!

        • Não. Ele não faz. Por isso continua assim!

      • Ditadura comunista é brincadeira né amigão? Me diz que vc tá brincando…
        Tio, faz um favor? Volta pra escola.
        Obrigada.

        • A iminência da ditadura comunista era tão forte que o sr. Brizola armou um exército no RS logo após o golpe.

        • Brizola comia figado gordo da classe média

        • Veja bem, o Comunismo por definição é a Ditadura do Proletariado. Ninguém ali queria democracia não, nem direita nem esquerda. Pergunte ao Gabeira e ele te dirá, com pesar, a verdade sobre a luta armada.

        • Dani, eu me defino como democrata e socialista (não comunista) e, sim, o que o João disse não é nenhum absurdo. O perigo de ditadura era tanto de esquerda quanto de direita, mas a história mostrou que a extrema direita ganhou. Aliás, havia um forte grupo político dentre os próprios militares que eram de esquerdas, o mais conhecido era o Agildo Barata, pai do Agildo Ribeiro. Houve confronte entre esses militares, o que é cantado, aliás, pelo próprio Renato Russo (“no Amazonas, no Araguaia iá, iá, na baixada fluminense, Mato Grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz”; esses eram os principais focos de guerrilha). Antes de sair repetindo o que seu professor de história te contou (e o que ele também deixou de contar), leia um pouquinho, por conta própria. Não faz mal a ninguém. Em tempo, sou contra qualquer forma de ditadura, seja ela de esquerda ou direita (o que, aliás, nem existe mais – é só ver os partidos socialistas na Europa e no Brasil e compará-los com os neoliberais), até por que, o grande mal disso tudo é o prejuízo de pessoas neutras, e que talvez nem saibam, nem querem saber, nem querem tomar partido de um dos lados.

        • Quem tem que voltar pra escola é vc,pq ententi perfeitamente o que ele quiz dizer em ditadura comunista sua burra!!!!

      • Querem saber mais sobre a rede globo? Então vejam este documentário da BBC inglesa: http://www.youtube.com/watch?v=049U7TjOjSA

      • trocou uma ditadura por outra ditadura, es um genio, ou muito burro.

        A verdadeira paz somente existe quando todos os diferentes entre si convivem como iguais.

      • Cara você tomou chá de cogumelo?Desde quando os militares só perseguiam comunistas?Os militares perseguiam qualquer um que se opusesse ao seu governo, qualquer um que falava mal do seu governo ou tinha um pensamento diferente, não havia liberdade de expressão e quem era pego falando mal do governo era acusado como comunista e torturado e muitas vezes morto. Cara antes de você falar qualquer coisa, estude primeiro, não fale que a ditadura do Brasil foi boa.

        • voces que amam o comunismo mudem-se pra cuba ao menos pra passar uma temporada
          e verão que o militarismo não foi tão ruim assim. já imaginou se tivesemos escolhido
          a russia falida esquartejada como parceiros? as maiores obras desse país foram feitas pelos militares
          Depois que eles saíram as riquesas do país só dão pros ladrões, oportunistas e saqueadores.
          O Brasil precisava passar pelo PT para entender quem são seus verdadeiros inimigos.
          PELOTÃO DE FUZILAMENTO PARA OS CONDENADOS DO MENSALÃO!!!!!!!

        • Eu vou pra Cuba tranquilo. Quero ver vc ir pra Somália, economia capitalista …

      • A direita e a guerra!

      • Deixa de ser ótário, Sr. Joao B. Santos !!!!!

    • Neste dia, grande parte das pessoas acreditava (e acho que é verdade) estarem se livrando de uma ditadura de esquerda. A coisa foi ficando mais apertada com os atentados e sequestros, e a reação dos militares que estavam no poder foi levando a situação cada vez mais para a ditadura de direita. Uma pena.

    • ORDEM E PROGRESSO! CADEIA PARA OS BADERNEIROS E VÂNDALOS!
      Estamos vivendo um momento ímpar e Histórico no país! E estamos orgulhosos de fazermos parte desta História! Queremos mudar o Brasil pela MANIFESTAÇÃO PACÍFICA DO POVO NAS RUAS.
      Quebrar, destruir o Patrimônio Público é bater e cuspir no Brasil!
      Nós não apoiamos e não aceitamos que baderneiros e vândalos manchem nosso Movimento Popular formado por cidadãos brasileiros, trabalhadores do bem e da família brasileira!
      Nosso PROTESTO e LUTA é contra o Mal que infelizmente se instalou dentro do Estado Brasileiro como uma doença letal, como uma infecção hospitalar. Trata-se de um verdadeiro câncer a CORRUPÇÃO e a IMPUNIDADE!
      Não será quebrando as coisas que vamos conseguir alguma coisa. Muito pelo contrário a baderna, a destruição do bem público é justamente contra isto que lutamos!
      Portanto, você que está lendo esta mensagem preste atenção no que vou te dizer:
      Canalize sua força e o seu protesto de forma sábia e construtiva! Existem mil maneiras de protestar sem quebrar as coisas! O brasileiro é criativo! Saberá usar esta criatividade de maneira construtiva e ajudar nosso Movimento a mudar o Brasil pela força do caráter de sua gente. Gente de fibra. Gente de coragem. Gente de Fé e de Esperança!
      Nossa luta não é contra a CARNE e nem contra o SANGUE! Não é contra museus, prédios, monumentos e etc.. Entendo que TODOS NÓS estamos de saco cheio de tanta mentira, corrupção e impunidade! Mas sabe como podemos mudar o Brasil? Com EDUCAÇÃO! Sim é a EDUCAÇÃO que muda um país. Ocorre que nossa EDUCAÇÃO não vai mal, vai péssima! E nosso povo sofre. Assim como a nossa SAÚDE PÚBLICA! Ela está na UTI!
      Desconstruir a cultura do “jeitinho brasileiro”, da Lei de Gerson, do Toma Lá da Cá, do É Dando que se Recebe num país que foi roubado desde o seu descobrimento, o último a libertar os escravos e que sempre teve governantes corruptos na sua maioria, que depois de eleitos, viram as costas para seu povo! Não será uma tarefa fácil da noite para o dia!
      Esta geração tem condições de MUDAR o BRASIL. Eu acredito nos jovens! Eu acredito que eles são os que tem as verdadeiras condições de mudar o país para melhor. Mas não é quebrando e nem bagunçando nosso Movimento! Nós queremos sair nas ruas com PAZ – SEGURANÇA e ALEGRIA e OTIMISMO! Vamos PROTESTAR SIM! Mas vamos também CELEBRAR! Vamos CANTAR e COMEMORAR! Sim! Podemos usar nossa ALEGRIA e IRONIA a nosso favor! Ri da Globo! Vaiar a Dilma! Pedir CADEIA para a CUMPANHEIRADA MENSALEIRA DO PT! São tantas coisas que podemos fazer do ORDEM, com DECÊNCIA e aí lograremos PROGRESSO como está na nossa Bandeira Amada! A Bandeira do nosso Amado Brasil! Vamos aproveitar esta oportunidade única para nos DERRETERMOS EM AMOR PELO NOSSO BRASIL! Quem ama o Brasil? Eu amo meu país! Eu amo ter nascido aqui! Eu amo o Brasil tanto que quando eu morrer chegar ao Céu vou agradecer à Deus por Ele ter me feito nascer nesta terra!
      Então baderneiros e vândalos parem! Parem de machucar mais ainda o Brasil! Não será assim que mudaremos o nosso país! Nós não somos TERRORISTAS! Odiamos o TERRORISMO e a VIOLÊNCIA! Estas coisas não fazem parte do nosso caráter, cultura e História! Nosso Povo é bom e solidário mas não é otário! Nós vamos abrir uma AGENDA DO POVO E PARA O POVO e teremos tempo para discutirmos com todos os brasileiros e brasileiras o que a NAÇÃO QUER DE FATO E DE DIREITO e principalmente dar TRANSPARÊNCIA TOTAL as contas públicas, fazer com nossos representantes PRESTEM CONTAS! E dar PODER AO POVO PARA PARTICIPAR DE FORMA MAIS DIRETA DAS PRINCIPAIS DECISÔES! Tanto a nível Municipal quanto Estadual e Federal!
      Informo aos leitores que somos contra a todo o tio de baderna, destruição do patrimônio público. Nosso Movimento Cidadão está amparado pelo DIREITO CONSTITUCIONAL de Livre Manifestação e nos colocamos à disposição para colaborar com as autoridades policiais para guardar a nossa segurança!

      • A ausência de dados a embasar a opinião do histérico acima é evidente . Educação Péssima? . Passamos de 3 para 12% de jovens matriculados em Universidades , O NUIMERO DE MESTRES E DOUTORES PERSISTE EM ASCENSÃO , a taxa de crescimento brasileira em publicações internacionais de pesquisa é absurdamente elevada , há universalidade no ensino fundamental e o crescimento dos cuidados pre – escolares é sem comparação . FALSOS ANALISTAS DE EDUCAÇÃO INSISTEM EM criticar apenas para manter o clima de mal – estar contra o governo . MENTIROSOS , MAL INTENCIONADOS .

        • Caro Cláudio, você leciona em qual escola mesmo???

        • É sério??? Você nos diz como a educação evoluiu maravilhosamente no Brasil nos últimos anos (lê-se governos Lula-Dilma), e ainda acusa quem discorda de mentiroso e mal intencionado? Você é sociopata da pior espécie.

          Eu até ia colocar uns dados aqui mas acho que tu nem vale a pena………….

        • Melhorou sim, não há dúvida, mas há muito que fazer ainda e se deixarem os 100% dos royalties do tão cobiçado pré-sal para educação teremos a tão temida (pelos que tem complexo de vira-lata) revolução educacional.

          Sou professor universitário e quase a totalidade de meus ex-alunos estão bem empregados, pois o país está em crescimento. Os melhores são assediados pelas empresas multinacionais já no último período. Empresário não é bobo, não joga dinheiro fora só por que alguns teimam em afirmar que não existem boas oportunidades no Brasil de hoje.

  • “A ASSEMBLEIA DE PERNAMBUCO VOTOU O “IMPEACHMENT” DE ARRAES.”. Ô VÉIO MACHO!

  • E JANGO IMPEDIDO DE VOLTAR DA CHINA……….NO TEXTO ELE FUGIU….SERÁ QUE AINDA HOJE NOSSA IMPRENSA NOS MANIPULA DESSA FORMA?

    • Sim, com certeza.

    • Será não, com certeza.

  • “Mais uma vez, o povo brasileiro foi socorrido pela Providência Divina, que lhe permitiu superar a grave crise, sem maiores sofrimentos e luto.”

    Providência divina do deus do Velho Testamento, só se for!

    Confesso que até hoje eu não tinha visto tamanha descaração das Organizações Globo.

  • INSIDE JOKE,

    Hoje, os leitores da Folha de São Paulo “se esqueceram-se” da data de comemoração do 45º ano do “Ressurgimento da Democracia! Doa Das Gloriosos da Nação” (Globo) e da “Revolução Democrática” (Tribuna da Tarde), e da DITABRANDA do seu Jornal predileto, a FSP.

    Acho que hoje, 1º de Abril, é o dia da mentira mermo!

    • Alguem lê a FSP para você, ou Você sabe ler???

  • Olha a repetição de todos os lugares comuns aqui. Os militares não deram golpe. Eles arrebentaram com os golpistas que iam transformar o Brasil em uma CUba Albânia. Técnicamente foi uma contra revolução , quem quiser saber o correto vai ler a respeito. Em nenhum momento esse pessoal aí GENOINO, MÃE do PAC que pariu, DIRCEU das armas, Lula podredouro , frei Beto e outros brigaram por democracia, Brigavam pelo socialismo (até hoje) isso seria uma revolução. É só olhar como adoram o Chavez!!! Vocês deviam agradecer os militares que tiveram a coragem de enfrentar esses bestiais assassinos e guerrilheiros para que hoje pudéssemos ter uma sociedade livre. Pena , que agora eleitos, eles vão fazer a mesma coisa com o país ninguém percebe. Vocês não acham que a democracia já foi pro brejo?
    Os poderes estão podres , as mordormias são impressionantes, o dinheiro público é jogado nos bolsos dos políticos , a polícia está corrupta. Em todos os campos do país estão empregados os parentes, as agências são cabides de empregos do PT. Já contrataram 10.000 funcionários para o senado, para atualizar o site da presidência pagam 30.000.000 para uma empresa!!! O presidente está envolvido até ao pescoço em mensalações e outras coisas gravíssimas. É um escárneo, o poço não chega nunca ao final. Um escândalo desidrata o anterior e vocês falando dos militares! Pelo amor de Deus vamos passar a página , estudem a história, mas não essa contadas por eles. Ela está errada e modificada. Hoje o país foi retirado de todos os prognósticos de futuro para uma potência mundial. Estamos atrás e muito até da India! Parem de falar dos militares e tentem construir algo pois as iniciativas da suas gerações, passeata pela paz, abraço na lagoa, panelaço e outras sairam de moda. Os políticos não estão nem aí e os traficantes idem. Hoje vivemos a era do tráfico, prefereria a ditadura militar onde só morria guerrilheiro e não o povo, todos os dias na calçada.
    Marco E.

    • ” só olhar como adoram o Chavez!!! Vocês deviam agradecer os militares que tiveram a coragem de enfrentar esses bestiais assassinos e guerrilheiros para que hoje pudéssemos ter uma sociedade livre”

      É perfeitamente notório o desconhecimento político desse senhor, rapaz, infante…sei lá. Sociedade livre aquela que tortura, reprime, assassina, condenada, exila e julga imparcialmente os cidadãos…Pergunte quntas mães estão sem seus filhos, quantos homens foram expulsos (FHC, Serra, Brizola, Chico, Caetano….) por defenderem a democracia, democracia esta em que esse “distinto” sehor tanto enaltece pelo viés dos militares.

      • O pior é que ele está certo. Nervosinho, falando embolado e denegrindo, mas no cerne da questão está correto.

      • Gente, mas DAONDE que esse povo tá tirando tanta abobrinha??? E o mais engraçado é que a culpa é sempre de quem?? Dos COMUNISTAS! Comunistas que comem criancinhas, comunistas que querem dominar o mundo, comunistas que matam nossos filhos, sequestram nossas mães, estupram nossas mulheres, acabam com nossa liberdade…
        PELO AMOR DE SANTO HOBSBAWM: ESTAMOS NO SÉCULO XXI MINHA GENTE! A GUERRA FRIA ACABOU! COMUNISMO MORREU, FICOU PRA TRÁS, NÃO EXISTE! ACORDEM!!

        • Dani , você vai tentar acabar com a história citando Hobsbawn ? Ta falando serio ou e brincadeira ?

    • isso porque não foram familiares seus que morreram…você está misturando as coisas. Democracia é o povo escolher o que quiser. Seja socialismo, capitalismo, o Diabo. Se você tem um filho e ele quer ser lixeiro você diz pra ele que ele será um merda? E sobre ele ser honesto? Cada povo tem o governo que merece…uma rede de tv fez uma brincadeira…pediam pro povo nas ruas falar suas opiniões sobre o Sarney durante os escândalos dos últimos tempos…as pessoas detonavam, daí eles fingiam desligar a câmera e ofereciam 10 reais, isso mesmo, 10 reais para que a pessoa mudasse de idéia e falasse bem do Sarney…bem, de cada 10, 8 mudavam seu discurso… Então não misture as coisas…o que você está dizendo é que um pai surrar um filho que não quer ser médico porque ama ser lixeiro é correto porque se ele for um lixeiro será um perdedor! Liberdade não é isso! Liberdade é você escolher o que quiser, não importa se é ruim ou bom! O povo deve vencer sempre! Só que tem a manipulação! Ah a MANIPULAÇÃO! Quem será que faz melhor isso hoje? Lembra do Jean Willis? Se não lembra….é foda mesmo…nosso maior defeito…Brasileiro não tem memória! seu pensamento é como aqueles que dizem – “Hitler não queria matar os judeus…ele só queria que eles não tirassem o emprego dos alemães e queria purificar o povo” – grande justificativa pra matar seres humanos… Pobrezinhos do Regime Militar, DOP´s….tão bonzinhos…só queriam a paz e a ordem…Ah me Poupe! Vá estudar homem….

    • Você é doente e chega a dar pena.

    • Realmente Marco E. o que você falou é a verdade, se realmente fosse uma “ditadura militar” eles jamais teriam saido do poder. Agora fazendo um paralelo do periodo antes de 1964 e com os dias atuais parece que historia está se repetindo (corrupção generalizada, roubos, violência, ….). A única diferença é que esse pessoal agora está impondo esse regime através da “democracia” por meio de votos ao invés de pegar em armas. E este pessoal não acorda para isso, e cada vez mais acredita que “eles” são os pais dos pobres que no meu ponto de vista não é, mas sim são tutores.

    • Muito bom Marcos! Nasci em 4 de setembro de 1964. Cresci no Regime! Que saudades eu tenho deles! Ufa! Eu era feliz e não sabia! A gente brincava nas ruas do subúrbio do Rio de Janeiro com SEGURANÇA e verdadeira LIBERDADE! bandidos, traficantes e maconheiros não tinham vez! A Escola Pública era ótima e segura! Os professores eram valorizados e respeitados. Sabíamos cantar o Hino Nacional e éramos educados a amar e respeitar o Brasil! Aprendíamos de verdade! Chegávamos na 8ª série sabendo muito mais mas muito mais do que hoje nosso pobre jovem sob o regime do PT sabe! A DIREITA desceu a PORRADA na Esquerda? Sim! A Esquerda matou muito mais que a Direita! Cara naquela época ou tu estavas do lado de cá do Muro de Berlim com os EUA Capitalista ou tu estava do lado de lá do Muro com os Comunistas! Dê graças à Deus aos militares de ter ajudado o Brasil ter ficado do lado de cá do Muro de Berlim (Lado Ocidental), com o EUA, com a Igreja Católica e com TUDO que nosso Povo Ama e se identifica! NUNCA o Brasil será Vermelho! Me diga esquerdista de merda qual a liberdade que opovo Cubano tem? Qual a liberdade que existe nos países comunistas que rezaram pela cartilha Marxista? Eu tô puto como PT, pois foi o maior estelionato eleitoral da História do Brasil! É um bando de gente burra ocupando cargos de confiança! O PT nunca teve Projeto de País! O que eles tem é Projeto de Poder a todo custo! Os militares evitaram que o Brasil virasse Cuba! É fácil estes esquerdistas de merda cuspir no prato que comem! Aliás é só isto que a esquerda sabe fazer! Como não sabem governar perdem o tempo deles metendo o pau nos milicos, que NUNCA ENRIQUICERAM ÀS CUSTAS DO POVO BRASILEIRO como Partido de Mentirosos e Ladrões do PT fazem! Foi o Regime que fez INFRAESTRUTURA no BRASIL! Depois deles nenhum CIVIL conseguiu investir em INFRAESTRUTURA! Os militares sabem das coisas SIM por que ESTUDAM e se QUALIFICAM nas melhores escolas! Então, meu caro leitor, não acredite nesta choradeira toda dos esquerdistas que ainda choram pelos seus mortos e blá blá blá blá blá! É bom lembrar que muitos soldados Americanos e Brasileiros LUTARAM e MORRERAM para defender a DEMOCRACIA, a Propriedade Privada, a Família e os Valores da Sociedade Judaica Cristã que estão no DNA do nosso povo! Hoje vivemos uma DITADURA às avessas! Uma Zona! Uma verdadeira ORGIA COM O DINHEIRO PÚBLICO! O PT tem que parar de falar mal dos militares e mostrar que sabe governar melhor que eles! Mas eu que vivi EU VIVI NO REGIME posso afirmar que A ESCOLA PÚBLICA ERA MELHOR, A SEGURANÇA PÚBLICA ERA MELHOR, E OS HOSPITAIS ERAM BEM MELHORES! O Mundo mudou. O Brasil mudou. Mas temos que melhorar muito ainda!

      • “OS MILITARES NÃO ENRIQUECERAM ÀS CUSTAS DO POVO BRASILEIRO!”

        Aqui eu tive que parar de ler… rs

    • liga não, esqueceu o antipsicótico

  • O blog deveria deletar o comentário desse milico aí de cima!!!! só pra ele sentir um gostinho da censura na sua “era do tráfico”…

    Ia ser legal! Pagava pra ver!

  • “Vocês deviam agradecer os militares que tiveram a coragem de enfrentar esses bestiais assassinos e guerrilheiros para que hoje pudéssemos ter uma sociedade livre.”

    Agradecer em nome das famílias do torturados?
    Nosso muito obrigado!

    Sociedade livre com uma midia gorda manipuladora?
    Que a ‘Divina Providência’ nos deixe em paz,meu ‘camarada’!

    Vá comentar no blog do Diabo Mainardi!

    • kkkkkkkkkkkkkk

  • Acho que a população deveria estudar mais sobre o que aconteceu realmente, nunca mais se ouviu falar em crescimento economico como no governo militar, a economia do Brasil saltou da 47º posição para a 8º economia Mundial, Petrobrás passou a produzir de 7.500 para 750.000 barris de petrólio por dia. No GOverno militar foi criado o Banco Central que na atual crise é quem está segurando a barra,e as maiores usinas hidrelétricas como Itaipú, Itumbiara e muitas outras…
    Senhores POR FAVOR, estudem,mas não essa história distorcida e mal contada, onde se fala de tortura mas não falam dos anarquistas que saqueavam bancos e desconheciam os princípios morais tentando assim afundar o nosso País. Graças a Deus e aos nossos Militares que,respondendo ao apelo da nossa nação que clamava por uma providência reestabeleceu a ordem no nosso País.
    Hoje estamos entregues a um governo corrupto onde muitos desses que fazem parte do atual Governo foram saqueadores de bancos, anarquistas, atentaram contra a ordem pública. HOje estão aí roubando do povo… esse ano como publicado na mídia o Brasil vai ter crescimento negativo será por que???
    Vamos parar e refletir ao invés de ficar distorcendo nossa verdadeira história. A História não apaga e não se reescreve.
    Tudo o que eu escrevi esta registrado e é com muito orgulho que escrevo sobre 31 de Março de 1964 onde, um Exército firme com base na hierárquia e na disciplina, cumpriu o seu dever.

    • O crescimento arrotado por esse senhor de fato ocorreu durante o período denominado “milagre econômico”. Foi possível graças a um brutal endividamento do País, que optou por um modelo de desenvolvimento dependente, baseado na concentração de renda e expansão da base industrial contendo a massa salarial do país e calando na força a sociedade civil.
      Corrupção? Quem é esse senhor para falar dessa matéria defendendo os militares, que sacrificaram a história do País para defender os interesses norte-americanos durante a Guerra Fria.
      Que cara-de-pau deslavada e cínica criticar o jogo democrático, com suas virtudes e defeitos, em nome de um período doloroso, obscuro, tenebroso.
      Volte para a tumba do passado e não nos assombre mais com essas bravatas torpes. Xô passado, “mais forte são os poderes do povo”.

      • e quem estava defendendo os interesses da URSS???
        realmente o regime que eles queriam impor tinha bastante democracia…

    • querido sou anarquista. Como ninguém nunca te torturou creio, você deve crer legitimo, torturar anarquistas. todo mundo acha inclusive os comunistas de Estado.
      !- o golpe tirou primeiro a idéia que governo representa o povo, logo este recrusdesceu ai da mais o sua desesperada opção pelo salve-se quem puder, não tinha corrupto porquê se eu escrevesse aqui algo sobre um corrupto, eu seria torturado e morto em horas. se não desse o fora. LOgo não poderia haver corruptos militares porque balas clam bocas e denuncias.

      2-qual principioo moral? dos cretenses, hindianos, sumérios, gregos, romanos, françeses, chineses e de qual época (só dos últimos 5000 anos para você não ter que analisar em demasia). era contra os principos morais ser a favor de tratar negros feito gente para a história, isto foi, ontém mesmo.
      Quantos as contas teremos que entrar em contato, processos historicos sobre produção não dependem de um só governo ou de pessoas houve crescimento sim, mal feito caro, e al planejado, mas isso veem até de antes nem tem haver com ditadura e prossegue.
      Itaipu é uma tragédia como será a nova da democracia atual no norte. o Brasil não precisa de monstros desse porte, são megalomanias infra-estruturais.
      A sua propaganda sobre a petrobras parece a do pré sal do Lula, da dilma ou do Serra de quem leva.
      o pré sal é caro, é a detalhes sobre o metano daquelas profundidades que se esse tipo d eperfuração for em massa e adeus humanos animais e plantas, até bactérias. sobrará algo já vivemos (a vida) isto a 500000000 de anos, barril bruto é uma coisa refinado é outra. petroleo brasileiro até agora,, fora coisas infimas na amazonia produzem pelo menos 10 vezes menos óleo refinado.
      quanto o branco central é tão absurdo em lula falar que o brasil não deve mais nada.
      perdoem-me os erros de digitação rapida tenho u documentarios sobre os manif. de France para terminar

    • Escreves sobre uma mentira! Anteciparam um dia para não serem gozados. Crescimento não é sinônimo de desenvolvimento. Osmilitrares transformaram o Brasil numa caserna.Ainda sofremos com as inconsequências do ” Brasil, ame-o ou deixe-o, AI5, Delegado Fleury, bomba do rio centro. Tudo em nome da Liberdade? Não, sadismo e dos pesados.
      “ Liberdade! Liberdade!
      Abre as asas sobre nós!
      Das lutas na tempestade
      Dá que ouçamos tua voz!”

    • kkkkkkkkkkkk

    • Os pseudo-chefes militares da época denegriram a tropa e instalaram um regime corrupto que atrasou o país 21 anos e ainda fortaleceram a desigualdade e o intervencionismo americano. Hoje, os tempos são outros. E a história esta sendo contada como ela foi. Não houve resistencia em 64. Não havia nenhuma ameaça comunista. Mas houve em seguida um regime de caça e bloqueio das liberdades democrática. Todo a maquina de estado foi aparelhada por militares favoráveis ao regime. A imprensa de hoje que domina a grande mídia foi sustentáculo do regime de excessão. É só procurar na internet. Essa é a verdade!

    • “Vamos parar e refletir ao invés de ficar distorcendo nossa verdadeira história. A História não apaga e não se reescreve.”

      Este comentário vai sair fora do tempo, porque o prezado Daniel aí acima escreveu seu texto em 2009 e já estamos em 2013… Só que como sou historiador (o que significa que tenho uma “licença” para pensar, falar, escrever e dar aulas de história) chega a dar coceira quando me deparo com uma afirmação taxativa como esta aí acima…

      Na História – escrita esta palavra com a inicial em maiúsculo aqui para significar o todo da disciplina – não existe “uma” verdade, mas verdades. A História depende, em tudo e por tudo, de quem a escreve. Uma “História verdadeira que não se apaga e não se reescreve” é uma pretensão de quem acha que só o que vem dos documentos e declarações oficiais é a verdade, e nós todos já estamos cansados de saber que não é assim que a banda toca. A História não trata só dos grandes eventos, dos grandes nomes e datas, mas do ser humano no meio disso tudo. O comentário do prezado Daniel não se sustenta porque parte de um princípio equivocado. A História estuda a ação dos homens no tempo, não a “verdade” ou a “mentira” relacionada a um grupo ou época… Você (Daniel) tem todo o direito de pensar como pensa, mas não de proferir afirmações definitivas sobre a História, que é muito mais complexa do que um simples jogo entre o que está certo e o que está errado.

  • Daniel, você bem que poderia nos poupar de tanta verborragia e desnformação.Você deve mesmo ser um fanatico daquela escola que prega que “a história não se reescreve”.

    Se ela só pode ser escrita uma vez, e quem conta a história é sempe o vencedor, então estamo ferrados!

    Lê isso, publicado hoje por André Raboni:

    http://acertodecontas.blog.br/artigos/algumas-palavras-e-casos-sobre-o-regime-militar-brasileiro/

  • O crescimento do Brasil se teria dado independente disso tudo. Olhem a China.

    A China cresceu muito porque tinha espaço pra crescer, mesma coisa o Brasil. As conesqüências econômicas e sociais do governo militar são vistas depois. Olha o que aconteceu na década de 80.

  • No sita de Agência Carta Maior, tem outras manchetes publicadas nesse dia nefasto para o Brasil:

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15896

  • Uma pérola:

    “Participamos da Revolução de 1964 identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada”.
    Editorial do jornalista Roberto Marinho, publicado no jornal” (O Globo”, edição de 07 de outubro de 1984, sob o título: “Julgamento da Revolução”).

  • Ditadura, holocausto, eu me pergunto, será que não temos tantos assuntos mais importantes do que estes, que ja foram explorados a exaustão??????

  • “esse ano como publicado na mídia o Brasil vai ter crescimento negativo será por que???”

    Daniel, já que você se mostrou tão esclarecido, estudado, expert em crescimento econômico, poderia nos explicar então o por quê?? Gratos!

  • Daniel,

    A ninguém é facultado agir em desacordo com a Constituição Federal. Em 1964, o Brasil estava sob a égide da Constituição de 1946, que, dentre outras coisas, dizia o seguinte:
    Art 87 – Compete privativamente ao Presidente da República
    (…)
    XI – exercer o comando supremo das forças armadas, administrando-as por intermédio dos órgãos competentes;
    XII – decretar a mobilização total ou parcial das forças armadas;
    XIII – decretar o estado de sítio nos termos desta Constituição;
    (…)

    Art 176 – As forças armadas, constituídas essencialmente pelo Exército, Marinha e Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República e dentro dos limites da lei.

    Art 179 – Os problemas relativos à defesa do País serão estudados pelo Conselho de Segurança Nacional e pelos órgãos especiais das forças armadas, incumbidos, de prepará-las para a mobilização e as operações militares.

    § 1º – O Conselho de Segurança Nacional será dirigido pelo Presidente da República, e dele participarão, no caráter de membros efetivos, os Ministros de Estado e os Chefes de Estado-Maior que a lei determinar. Nos impedimentos, indicará o Presidente da República o seu substituto.
    (…)

    Portanto, ao depor o Presidente constitucionalmente eleito, os militares quebraram a hierarquia, já que desrespeitaram seu comandante supremo.

    Mais adiante, ao tratar dos direitos e garantias fundamentais, a Constituição determinava que:

    Art 141 – A Constituição assegura aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade dos direitos concernentes à vida, à liberdade, a segurança individual e à propriedade, nos termos seguintes:
    (…)
    § 8º – Por motivo de convicção religiosa, filosófica ou política, ninguém será privado de nenhum dos seus direitos, salvo se a invocar para se eximir de obrigação, encargo ou serviço impostos pela lei aos brasileiros em geral, ou recusar os que ela estabelecer em substituição daqueles deveres, a fim de atender escusa de consciência.
    (…)
    § 20 – Ninguém será preso senão em flagrante delito ou, por ordem escrita da autoridade competente, nos casos expressos em lei.

    § 21 – Ninguém será levado à prisão ou nela detido se prestar fiança permitida em lei.

    § 22 – A prisão ou detenção de qualquer pessoa será imediatamente comunicada ao Juiz competente, que a relaxará, se não for legal, e, nos casos previstos em lei, promoverá a responsabilidade da autoridade coatora.

    § 23 – Dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. Nas transgressões disciplinares, não cabe o habeas corpus .

    § 25 – É assegurada aos acusados plena defesa, com todos os meios e recursos essenciais a ela, desde a nota de culpa, que, assinada pela autoridade competente, com os nomes do acusador e das testemunhas, será entregue ao preso dentro em vinte e quatro horas. A instrução criminal será contraditória.

    § 26 – Não haverá foro privilegiado nem Juízes e Tribunais de exceção.

    § 27 – Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente e na forma de lei anterior.

    § 29 – A lei penal regulará a individualização da pena e só retroagirá quando beneficiar o réu.

    § 31 – Não haverá pena de morte, de banimento, de confisco nem de caráter perpétuo. São ressalvadas, quanto à pena de morte, as disposições da legislação militar em tempo de guerra com país estrangeiro. A lei disporá sobre o seqüestro e o perdimento de bens, no caso de enriquecimento ilícito, por influência ou com abuso de cargo ou função pública, ou de emprego em entidade autárquica,

    Ou seja, prender comunistas – desde que eles limitassem-se a expor suas idéias, também foi algo inconstitucional.

  • fred, esse assunto é sempre importante, até para que possamos evitar ter que vivenciá-lo no futuro. Quanto essa discussão à exaustão, ainda estamos muito longe disso.

  • Roberto Marinho quando vivo cansou de dizer que não era a favor da ditadura militar resultante do golpe de 64, mas que nada podia fazer na época. Suas palavras foram usadas como defesa por ter ficado omisso a ditadura. Durante muito tempo, quando não existia internet e poucos tinham acesso ou lembravam da primeira página do jornal O GLOBO no dia do golpe de 1964 e da tragédia de um país que passou a ser americanizado com a influencia direta dos norte americanos e sua política do medo e a promoção da falência do ensino público para emburrecer mais as massas. Os norte americanos ensinaram aos militares de direita do Brasil como colocar medo em uma população ignorante chamando estudantes de terroristas, matando gente inocente para culpar universitários (vide a bomba do rio centro e a tentativa de explodir o gasômetro do rio para botar a culpa nos “terroristas”) que tinham consciência da entrega de bens como o nosso petróleo sendo vendido a preço de banana que uma cúpula entreguista planejou e executou para os norte americanos e pegaram em armas como Dom Quixote enfrentando moinhos de vento. Foram suicidas que hoje voltam a ser chamados de terroristas por uma nova direita que não fala de reforma política, mas enchem a boca para criticar a corrupção da esquerda que jamais terá condição de fazer um governo limpo sem a maioria em um congresso corrupto. Usando a corrupção infelizmente necessária quando não temos mídia forte e honesta que toque na tecla da necessidade de uma reforma política todos os dias e estimule uma massa alienada a entender o verdadeiro jogo político e requerer a tão necessária reforma do congresso

    Repasso para alertar e lembrar que mídias que são patrocinadas e sobrevivem com capital de megas corporações jamais serão imparciais, embora, muitas vezes pareçam ser.

    O que vivemos agora com a entrada dos americanos na Colômbia é muito sério e provavelmente já é uma grande armação para a retomada do domínio econômico e político da região pelos norte americanos e nosso vizinho demagogo e populista venezuelano vai ajudar com esta política imbecil de bater de frente com os americanos. Tudo que eles precisam é uma reação bélica de Chavez à primeira provocação americana que não será divulgada por mídias como a globo.

    Leiam outros jornais e mídias independentes além da globo ou se preferirem continuem dormindo na matrix que é o mundo dominado pelas grandes corporações. Deixem seus filhos e netos viverem suas vidas como vivemos a nossa, em um país miserável vivendo a ditadura do poder econômico, onde só tem liberdade quem pode pagar pela educação, saúde, segurança e pelo advogado que vai correr atrás dos teus direitos toda vez que uma empresa como a net ou outra qualquer abusar de você. Essa ditadura econômica que chamam de democracia nada tem de liberdade quando nascemos no lado pobre da sociedade.

    O mundo não pode se resumir a ditaduras de esquerda, direita ou ditaduras do poder econômico que fingem ser democracia.

    O mundo baseado em bens não duráveis controlados por grandes empresas que controlam grandes políticos deve acabar ou nossos filhos e netos e toda humanidade é que irão sumir do planeta.

    Para isso temos que parar de engolir tudo que teles jornais nos passam sem questionamentos e sem conferir outras opiniões que por vezes até radicalizam para outro lado negativo do jogo. Precisamos ficar atentos para não se deixar ser maniqueísta procurando acreditar que sempre há um mocinho e um bandido, saindo do ciclo vicioso que só muda de mãos a roubalheira.

    Por tanto, tenham cuidado na próxima eleição para não entregar o país nas mãos de quem fez a divida externa e entregou o país nas mãos dos estrangeiros, pois a lavagem cerebral já começou. José Serra não trará mudança nenhuma, o psdb não trará mudança nenhuma enquanto estiverem aliados com o DEM que não passa de um partido que defende o interesses de ruralistas e empresários de extrema direita. O pt sacrificou sua integridade e falhiu moralmente mas promoveu avanços sociais sim. Não sei se é o caso de votarmos neles novamente, mas com certeza não é o Serra com o seu psdb aliado ao dem que irá mudar alguma coisa.

  • Neste Editorial fica evidente que o Golpe Militar de 1964 foi orquestrado pela elite do país-e e´claro com a ajuda maciça do Estados Unidos da América,que aliás se diz defensor da Liberdade e da Democracia.Mas que Democracia é esta?Pois pelo que sabemos a Ditadura Militar foi um golpe duro na Liberdade,na Igualadade e na Fraternidade e na Democracia.O que mais me entristece e me causa enorme indignação é o fato dessa Empresa de Comunicação ter tanto Poder Político e de manipulação das massas populares-talvez esteja aí um dos fatores do Brasil viver em um eterno atraso social,político e econômico.Mas enfim,enquanto tratarmos a Nação,o povo Brasileiro dentro de uma política do “Pão e Circo” estaremos sujeitos a vermos as grandes massas sendo manipuladas.A sugestão é simples:Investimento maciço e sério em Educação-pois com certeza será a alavanca para construirmos uma Nação,um Povo e um Pais mais justo e sério,ou seja,um País melhor e deixarmos definitivamente -”O País do Futuro!”

  • Na verdade, a burguesia da época era contra a independência e soberania nacional. Era isso que estava em jogo. O problema do país em relação ao desmantelamento de sua frágil instituição democrática (até os nossos dias) passa pela organização perfeita fascista/militar da ESG (Escola Superior de Guerra. Eles ainda estão ativos. Prontos para a qualquer momento tomarem novamente as rédeas do poder em nome do “Capitalismo Patriótico”.

  • O site os amigos do presidente lula não é meu mas é maravilhoso.
    Sobre o golpe militar eu revejo a arrogância e a prepotência desse jornal querendo justificar o injustificável. Foi a maior manipulação da história desse país por jornais e entidades religiosas. Por conta dessa “brincadeira” tivemos que passar 21 anos sob o jugo da arbitrariedade. Gostei muito. Vou divulgar esse blog.

  • [...] Vi o texto no blog Acerto de Contas e é de lá que o reproduzo. Aqui, o link original. [...]

  • Bons tempos este. Se hoje estamo livre de uma praga chamada ditadura do proletrariado, de uma ditatura cubana porque os nossos bravos soldados deram sua vida por isso. Muitos cairam em combates aos grupos terroristas mas vencemos, agora os mesmo grupo tentam voltar mas não se enganem, seram dizimados e de forma muito mais forte agora. Prefiro mil vezes o que dizem ditadura repressão do que o PT no poder. Essa ladainha de repressão é a maior mentira, eram repreendidos, presos, tortura ( mereciam mais ) os terroristas que tentavam destruir a nação querendo o poder. Vejam se encontram soldados, tenentes, coroneis ricos?? Se acha dinheiro que eles roubavam quando cuidavam do nosso pais nos livrando das maos desses babacas que estão ai hoje. Hoje em dia qual zé ruela que apoia essa corja, essa facção chamada PT esta rico.

    • cara, podemos até ter sido livres do comunismo, e ainda bem. mas, não tivemos o governo dos sonhos como vc diz. e aí, vc é tão burro quanto os que defendem os terroristas. o estado foi terrorista com a sua população. a partir do momento que impediu manifestações em praça e igrejas. como bem vc pode ler nos jornais, não era motivo para existir toque de recolher, muito menos as repressões de um AI-5. O mundo democrático “convive” e combate os terroristas sem ter de abolir os direitos da população. percebe como a ansiedade em defender um ponto de vista é um tanto complexo? o comunismo carrega o gene do totalitarismo, e isso é mau. mas a nossa ditadura teve um nacionalismo a ponto de criar um ressentimento anti-americano dentro das forças armadas. então, não era bem contra o comunismo ou pelo capitalismo e liberdades de escolha que nossa ditadura se empenhava. era o poder, mesmo. e não foi ditabranda, não. chega de parcialidades, vamos pensar além dessa porra de esquerda e direita, é melhor ir aos fatos.

    • Tadinho de você com essa sua fé ingênua naquilo que esses gângsteres lhe ensinaram. E você reproduz o discurso direitinho, parece mesmo um papagaio. Nem vale a pena contra-argumentar com você.

  • quem apoia a ditadura militar ou e maluco ou se deu bem com o esquema corrupto q fizeram ai ficam falando qo comunismo estrangeiro ia fazer isso e aquilo e nos deixou na mão do capitalismo estrangeiro q detonou a nação eses tais se locupletarm como esse pustala reaça q falou agora pouco,lembrese q a corrupção ea matança qestabeleceu hj no pais foiculpa dese regime exdruchulo

    • E só um doido defende o COMUNISMO e viveria naqueles países FECHADOS de DITADURA de Esquerda!
      Gente! Naquela época era TUDO DITADURA! A nossa sorte é que o Brasil ficou na Ditadura de Direita! Agora os esquerdistas aqui querem fazer crer ao leitor ( a maioria não viveu naquela época, eu vivi! ) que os guerrilheiros santinhos do Araguaia e os comunas do Partidão iriam fazer do Brasil um Oásis de Esquerda da Democracia e da Justiça Social! Dá licença! Isto é muita burrice! Sim O Brasil rezou na cartilha do EUA da CIA e CIA! É verdade! Mas e vocês seus comunistas de merda? Estavam rezando na Cartilha de Moscou e da polícia Secreta Russa! Dá uma olhadinha o que a União Soviética fez com os países que ela controlou? É isto que nossos bravos militares lutaram e deram as sua vidas! Para evitar que o Brasil se transformasse num satélite da antiga União Soviética! Por que que estes filhos da puta da esquerda não se mudam todos eles para Cuba, Coréia do Norte, China e etc… e deixem, nós da DIREITA Capitalista e Católica vivermos em Paz? Vão todos vocês pro quinto dos infernos! Parem de querer MENTIR e ENGANAR e DISTORCER a História! Olha o que a esquerda linda e maravilhosa está fazendo com o Brasil! Que governo lindo e maravilhoso!

  • HAHHAHAHAHA
    nego defendendo os militares é o fim da picada mesmo…
    só no Brasil que o partido que veio da ARENA vira DEMOCRATAS!
    Parabéns Tiririca, esse é um país de palhaços! Estamos bem representados!

  • Acho que nem tanto ao céu e nem tanto ao inferno…
    Claro que o Editorial do Globo na época fazia referência a uma revolução, e não um golpe, como se falaria depois.
    É muito difícil dizer se falavam já com a intenção de manipular a opinião pública ou se era pra defender um causa justa.
    Evidentemente se viu anos depois que as prisões, torturas, etc. não correspondiam ao que fora escrito (no que ser refere às liberdades individuais).
    Uma coisa é certa, a morte do Presidente Castello Branco nunca foi bem explicada e aceita. Há quem diga que ele iria devolver o poder aos civis, e por causa disso foi assassinado.
    A busca da verdade é mais difícil de todas as causas.

  • A Veja também enaltecia a ditadura na época.
    Agora que todo o acervo dela foi digitalizado, basta acessar e ver.
    E o editor dela na época era…o Mino Carta…
    Que escrevia pedindo a Pena de Morte para os terroristas(palavras dele)
    Mas, peraí.
    Os terrosristas que ele falava, estão hoje no poder e são os que alimentam a Carta Capital.
    Alguém pode me explicar o que se passa??
    Nossa, e lá também tem matéria do Paulo Henrique Amorim enaltecendo a economia dos militares…
    Eita, que agora fiquei confuso.
    Mino Carta e PHAmorim, os papas da blogosfera estatal defendiam os militares??

  • No fim, tantos dizem muitas coisas, mas poucos compreendem verdadeiramente. De que vale tantos comentários sem fatos atrelados… apenas servem como opiniões, onde cada um tem a sua, e não muda, a não ser por provas. E as provas? hoje não se encontram mais, apenas mentiras que por muito serem repetidas se tornaram comuns e realidade, o que não é o mesmo que verdade, essa, não se encontrará.

  • É impressionante notar como o discurso dos golpistas ainda sobrevive e procura sua legitamação. O mais incrível disso tudo é saber que existem militares e até civis que insistem em repetir o argumento surrado da ameaça comunista, quando na verdade o povo brasileiro foi vítima de um golpe preparado pelos EUA (para os até agora desinformados, basta ler “1964: a Conquista do Estado” – Rene Armand Dreifuss). O povo brasileiro teve um governo legitimamente eleito derrubado por grupelhos militares comandados pela CIA. O grande problema disso tudo é que a manipulação da informação de 48 anos atrás continua a ser exercida pelo mesmo sistema de manipulação orquestrado pela Família Marinho. É um atentado à democracia brasileira a continuidade do poder de cooptação dessa Família. Só para se ter uma ideia do que hoje ainda acontece, é que o Vice-Presidente da República foi convocada à casa da Família Marinho para dar explicações sobre a convocação de um jornalista da Veja à CPI no Congresso Nacional. Ou seja, ainda hoje, em 2012, um empresário convoca o Vice-Presidente da República como se tivesse poderes pra isso e enquadra todo o povo brasileiro às suas vontades. O mais chocante disso tudo é que o Vice-Presidente foi a casa dos Marinho, escutou as ordens por eles determinada e obedeceu às determinações. E o jornalista não foi convocado pra depor na CPI do Cachoeira pelo singelo fato de ser jornalista. Ou seja, uma pessoa com poderes acima de nós, demais cidadãos (quem quiser ler mais detalhes sobre isso pode ler, por exemplo, matéria no TJ do DF NÃO ESQUECER DE RETIRAR OS ESPAÇOS). Enquanto a Rede Globo continuar a ter poderes acima do Estado, do povo e da Constituição não teremos uma democracia verdadeira e o risco de um novo golpe sempre existirá. Isso não é liberdade de imprensa. É ditadura disfarçada de democracia. Acho engraçado quando vejo esses porta-vozes da ditadura falando em Chaves, Fidel e outras líderes mundiais de esquerda ultrapassada e exótica. Se querem encontrar ditador não precisa visitar outras países. Basta ir ali, no Rio de Janeiro, na casa da família Marinho e encontrar alguns ditadores domésticos com muito mais poderes. O problema de querer justificar o golpe de estado não é só um erro histórico, é sobretudo dar vida longa aos ditadores daquela época e que ainda hoje continuam a impor seus absurdos e inconstitucionais poderes.

    • DISCORDO TOTALMENTE DE VC!
      ORDEM E PROGRESSO! CADEIA PARA OS BADERNEIROS E VÂNDALOS!
      Estamos vivendo um momento ímpar e Histórico no país! E estamos orgulhosos de fazermos parte desta História! Queremos mudar o Brasil pela MANIFESTAÇÃO PACÍFICA DO POVO NAS RUAS.
      Quebrar, destruir o Patrimônio Público é bater e cuspir no Brasil!
      Nós não apoiamos e não aceitamos que baderneiros e vândalos manchem nosso Movimento Popular formado por cidadãos brasileiros, trabalhadores do bem e da família brasileira!
      Nosso PROTESTO e LUTA é contra o Mal que infelizmente se instalou dentro do Estado Brasileiro como uma doença letal, como uma infecção hospitalar. Trata-se de um verdadeiro câncer a CORRUPÇÃO e a IMPUNIDADE!
      Não será quebrando as coisas que vamos conseguir alguma coisa. Muito pelo contrário a baderna, a destruição do bem público é justamente contra isto que lutamos!
      Portanto, você que está lendo esta mensagem preste atenção no que vou te dizer:
      Canalize sua força e o seu protesto de forma sábia e construtiva! Existem mil maneiras de protestar sem quebrar as coisas! O brasileiro é criativo! Saberá usar esta criatividade de maneira construtiva e ajudar nosso Movimento a mudar o Brasil pela força do caráter de sua gente. Gente de fibra. Gente de coragem. Gente de Fé e de Esperança!
      Nossa luta não é contra a CARNE e nem contra o SANGUE! Não é contra museus, prédios, monumentos e etc.. Entendo que TODOS NÓS estamos de saco cheio de tanta mentira, corrupção e impunidade! Mas sabe como podemos mudar o Brasil? Com EDUCAÇÃO! Sim é a EDUCAÇÃO que muda um país. Ocorre que nossa EDUCAÇÃO não vai mal, vai péssima! E nosso povo sofre. Assim como a nossa SAÚDE PÚBLICA! Ela está na UTI!
      Desconstruir a cultura do “jeitinho brasileiro”, da Lei de Gerson, do Toma Lá da Cá, do É Dando que se Recebe num país que foi roubado desde o seu descobrimento, o último a libertar os escravos e que sempre teve governantes corruptos na sua maioria, que depois de eleitos, viram as costas para seu povo! Não será uma tarefa fácil da noite para o dia!
      Esta geração tem condições de MUDAR o BRASIL. Eu acredito nos jovens! Eu acredito que eles são os que tem as verdadeiras condições de mudar o país para melhor. Mas não é quebrando e nem bagunçando nosso Movimento! Nós queremos sair nas ruas com PAZ – SEGURANÇA e ALEGRIA e OTIMISMO! Vamos PROTESTAR SIM! Mas vamos também CELEBRAR! Vamos CANTAR e COMEMORAR! Sim! Podemos usar nossa ALEGRIA e IRONIA a nosso favor! Ri da Globo! Vaiar a Dilma! Pedir CADEIA para a CUMPANHEIRADA MENSALEIRA DO PT! São tantas coisas que podemos fazer do ORDEM, com DECÊNCIA e aí lograremos PROGRESSO como está na nossa Bandeira Amada! A Bandeira do nosso Amado Brasil! Vamos aproveitar esta oportunidade única para nos DERRETERMOS EM AMOR PELO NOSSO BRASIL! Quem ama o Brasil? Eu amo meu país! Eu amo ter nascido aqui! Eu amo o Brasil tanto que quando eu morrer chegar ao Céu vou agradecer à Deus por Ele ter me feito nascer nesta terra!
      Então baderneiros e vândalos parem! Parem de machucar mais ainda o Brasil! Não será assim que mudaremos o nosso país! Nós não somos TERRORISTAS! Odiamos o TERRORISMO e a VIOLÊNCIA! Estas coisas não fazem parte do nosso caráter, cultura e História! Nosso Povo é bom e solidário mas não é otário! Nós vamos abrir uma AGENDA DO POVO E PARA O POVO e teremos tempo para discutirmos com todos os brasileiros e brasileiras o que a NAÇÃO QUER DE FATO E DE DIREITO e principalmente dar TRANSPARÊNCIA TOTAL as contas públicas, fazer com nossos representantes PRESTEM CONTAS! E dar PODER AO POVO PARA PARTICIPAR DE FORMA MAIS DIRETA DAS PRINCIPAIS DECISÔES! Tanto a nível Municipal quanto Estadual e Federal!
      Informo aos leitores que somos contra a todo o tio de baderna, destruição do patrimônio público. Nosso Movimento Cidadão está amparado pelo DIREITO CONSTITUCIONAL de Livre Manifestação e nos colocamos à disposição para colaborar com as autoridades policiais para guardar a nossa segurança!

      • Eu bato e cuspo na cara do Braziu.
        E só estou revidando.

        E só consegui ler até o segundo parágrafo do teu texto, pois a luz “REAÇA DETECTADO!” acendeu, e eu me prometi não dar mais atenção para o que esse tipo de gente fala.

        Boa tarde
        :)

  • A matéria referida está em http://www.tjdft.myclipp.inf.br/default.asp?smenu=noticias&dtlh=18016&iABA=Not%EDcias&exp= (este site está retirando o endereço eletrônico) ou basta pesquisar no google com os seguintes argumentos:
    REVISTA CARTA CAPITAL | SEU PAÍS
    JUDICIÁRIO | PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA

    Temer, os Marinho e a CPI

    ESCÂNDALO CACHOEIRA – o vice-presidente vira mensageiro da Globo, enquanto emerge a relação da revista Epoca com o contraventor

    POR LEANDRO FORTES

  • Não dá para defender a ditadura,porque houve crescimento econômico no país.Hoje o país não tem crescido em educação por exemplo,não é pelo fato de que os estudantes,freis e tantos outros não são torturados,mas sim por falta de investimento,do que é de fato a base do desenvolvimento de um país,educação e saúde.É desnecessário dar choques elétricos nas pessoas e obrigá-las a idolatrar o governo,ou se tornarem submissas,o que é sinônimo de ordem e progresso,isso é,só pra quem está no poder.

  • Só uma coisa a dizer, e se rebaterem também. Que “ditadura” é essa que cria empresas? Embraer; Que “ditadura” é essa que costroi pontes? Rio-Niteroí; Que “ditadura” é essa que tem como exemplo de universidade o ITA?. Podem criticar, mas venho de uma familia simples, meus pais e avós nunca me falaram mau da “ditadura”. Pelo contrário, falavam bem, porém só era ruim para os desordeiros, meus familiares trabalhavam (e não eram escravos, pois se é uma ditatura tem que ter escravos), além de falarem que não tinha toda essa violência que estamos enfrentando nos dias atuais.

    • As famílias simples são as mais fáceis de se manipular, taí o resultado nos seus argumentos.

  • então, é preciso ressaltar que não entendemos nada, mas absolutamente NADA do que esse editorial quis dizer. É preciso ressaltar também que não lemos por que o editorial esta muito grande e não temos tempo, pois a aula acaba em dois minutos. gostaria de pedir também que postassem editoriais menores e a resposta ja pronta das caracteristicas do editorial fornecido!!!! grata, gisilda!
    PS> não deixaram nós pegarmos esse editorial, pois esta abaixo de nossa inteligencia, seus filhos de mae de vida facil!!!! o

  • É muito reacionário viu?

  • Como diz a linda letra de uma música de Renato Russo: Vamos celebrar o horror de tudo isso, com festa felório e caixão!

    • *velório!rsrs

  • Tenho medo que os políticos absorvam a beleza deste movimento. As vezes penso que eles estragam tudo. Algumas pessoas em quem a confiei meus votos, depois de guindadas ao poder, fizeram alianças espúrias com partidos cuja ideologia eu não endosso e até mesmo antagonizo. Por isso, tenho medo, apesar de achar belas as manifestações políticas. Já vi muitos jovens idealistas sendo engolfados pelo tradicionalismo político e se envolverem no toma-lá-dá-cá…Tomara que eu esteja errado mas, vejamos onde isso vai dar…

  • TUDO TEM 1 COMEÇO E 1 FIM, OS POLITICOS TEM MORDOMIAS DE MAIS, ENQUANTO O RESTO DO BRASIL FICA ABANDONADO.

  • ENQUANTO OS LADROES E POLICIA SE MATAO P DAR AUDIENCIA A AGUMAS TVS, OS POLITICOS FICAM LA NA MORDOMIA E RINDO DE TUDO OQUE ESTA ACONTECENDO, VENHO OBSERVANDO ISSO A TEMPOS.

  • SE MATANDO PRO GOVERNO SER UTIL, E TB CONTRIBUINDO PRA MORTE DOS MAIS VELHO, IDOSOS. N CAIAM NESSAS.

  • A INTERNET É LIVRE, USEA. http://WWW.SENADO.GOV.BR.

  • http://WWW.CAMARA.GOV.BR , ESSES TEM QUE ACORDA.

  • Não é por acaso que a TV Globo foi fundada em 1965. Ela foi criada para fazer propaganda dos militares. Mais tarde, o então presidente General Figueiredo concedeu ao Silvio Santos o SBT, o que deixou o Roberto Marinho p da vida.

  • O gigante acordou….

  • Sobre as TVs GLOBO e SBT:
    -O Sílvio Santos, um dos filhotes da TV Globo, fez a cabeça dos compradores de carnê do baú da exploração do pobre, mostrando o dia dos ditadores militares todos os domingos com ares de democracia.
    -A Globo elegeu o louco COLLOR quando no último dia de debate, soltou a notícia bombástica que LULA tinha um filho bastardo, e o eleitorado hipócrita preferiu o diabo barbeado que o diabo barbudo.
    -Depois o COLLOR confiscou o dinheiro de “quase” todos os brasileiros, e a Globo fez o impedimento do Collor e logo depois elegeu o LULA que a beneficiou com muita grana.
    -Brizola tinha razão quando dizia que a GLOBO representava os filhotes da Ditadura militar,
    - A ditadura Militar de 64 fez uma REVOLUÇÃO CULTURA PERFEITA: ->o Brasil ficou analfabeto, despolitizado e alienado ao ponto de eleger um fanático religioso fascista de nome FELICIANO e tantos outros parlamentares analfabetos e outros ladrões como MALUF e similares, que não citarei os nomes pra os esquecido por mim não se ofenderem por não serem homenageados…O povo brasileiro respira globo, veste o que a globo manda, fala dialeto e gíria ditada pela GLOBO ao ponto de as outras Tvs copiarem tudo que a Globo faz….mas, como no Universo existe uma lei chamada AÇÃO E REAÇÃO, tudo que sobe desce, tudo que vai volta e hoje o Brasil acordou do pesadelo das Bolsas-federais-vale-tudo. Será que os parlamentares brasileiros gostariam de de ter seus salários e complementos limitados a R$ 3.000,oo e pagarem de seus proventos a contribuição pra futura Pensão de aposentadoria pro tempo de serviço e idade limite de 65 anos, corrigidos pelo mesmo índice que corrige as pensões dos demais trabalhadores brasileiros? Outra coisa importante, quando erramos em nossos trabalhos, causando prejuízos, somos além de advertidos muitas vezes demitidos pro justa causa. Políticos que fazem obras publicas mal feitas deveriam pagar do próprio bolso os prejuízos causados ao ESTADO e serem demitidos por justa causa e nunca mais exercerem nenhum cargo público. JUSTIÇA DEVERIA SER IGUAL PRA TODOS OS CIDADÃOS

  • [...] da imprensa no Brasil foi o editorial do Globo, no dia seguinte à intervenção militar em 1964: http://acertodecontas.blog.br/politica/editorial-do-jornal-o-globo-de-2-de-abril-de-1964-celebrando….O título é uma obra prima da desfaçatez: “Ressurge a Democracia”.Neste sábado de junho de [...]

  • [...] Como lembra o amigo navegante Marcos, um dos momentos sublimes da liberdade de imprensa dos donos da imprensa no Brasil foi o editorial do Globo, no dia seguinte à intervenção militar em 1964: http://acertodecontas.blog.br/politica/editorial-do-jornal-o-globo-de-2-de-abril-de-1964-celebrando…. [...]

  • é muito louco pra alguém de 26 anos como eu ler todas essas opiniões e se sentir tão perdido a formar alguma… mas se tem uma certeza que posso ter é que minha experiencia de vida jamais vai concordar com a maneira de agir de algum militar… nem do exercito a época, nem da policia de hj em dia… e realmente me bate umr eceio imenso ao pré-sentir que tem gente nas forças armadas olhando com muito carinho e vontade de sair do armário, pro descontrole da violencia nas manifestações… sejam elas iniciadas por policia ou não, policia fardada ou não, pq ja vem rolando uns testemunhos de p2 agredindo no meio das passeatas, principalmente, as gentes dos partidos considerados de esquerda com a premissa de que o povo quer uma manifestação sem partido… ora bolas… tragam as bandeiras dos de direita tb!!! afinal, em teoria, não é um de esquerda que está no poder? é tudo muito louco o que vivemos e se tem mais uma certeza que eu posso ter é que não é conveniente dizer:”ta tranquilo… pq pior do que está, não pode ficar…” rsrsrs sempre pode piorar… sempre pode…

  • [...] leis trabalhistas de Vargas; a favor da implantação da ditadura militar – com o histórico editorial de O Globo e elegeram o “caçador de marajás” Fernando Collor como [...]

  • SEMPRE FOI ASSIM O PiG. E NÃO VAI SER DIFERENTE HOJE (07/2013)

    Eu tenho absoluta certeza, de que acaso vc. ou parente próximo seu, fosse tirado o direito de ir ou vir – porque foi “gravimento ferido” nessas manifestações ôcas, com vandalismos… com toda a certeza, vc. “não concordaria com essa ‘baderna’, diariamente e sem fimmmm !

    Tais louco cara… !

    Vão ‘apedrejar’ as tais autoridades, que estão supostamente achando que estão roubando, e que estão mesmo!

    Só que não tem corruptos só aqui não no Brasil não… é no mundo todo !

    Eu não estou contra tais movimentos ou manifestações! Estou contra sim, os tais ‘arruaceiros e baderneiros’ infiltrados nas “supostas” manifestações, eis que estão VIOLANDO E FERINDO DE MORTE, a nossa CONSTITUIÇÃO FEDERAL de 1988:

    “Título II
    DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
    Capítulo I
    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

    Art. 5º – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    [...]

    X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
    [...]

    XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
    [...]

    XXXV – a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito;”

    e outros !!!

    Por que vcs. não vão “apedrejarem” a casa do RENAN CALHEIROS e do HENRIQUE ALVES, ambos presidente das duas casas: senado e camara, e elles somente elles é que tem o poder de MODIFICAR OU CRIAR LEIS, rapidamente ou URGENTEMENTE (e estes é que faz parte: “DO RETRATO DE UM PAÍS SAQUEADO” !!!) e os outros dois poderes (EXECUTIVO e JUDICIÁRIO) tem o dever maior de cumprirem o que EMANA DO CONGRESSO, e assim sendo como é, estes dois ultimos poderes (EXECUTIVO E JUDICIÁRIO), pouco tem a fazer !!!

    Sinceramente, eu ainda não pude assimilar os “supostos” motivos dessas manifestações…a não que seja POLITICO (lembramos que tem eleições em 2014) por que os mesmos estão FOCANDO na direção ERRADA, além da BADERNA de DESORDEIROS e VÂNDALOS, quebrarem, depredarem, ferirem e matarem, pessoas, e os patrimônios públicos e privados ! DE RESTO É PURO “GOLPE”!

    É um “movimento ÕCO, que a grande maioria dos cidadãos brasileiros, já não estão mais conseguindo ACEITAR… SEJA POR QUAIS MOTIVOS FOREM!

    • FPIRES, você não seria um desses Militares de Baixa Patente (soldado, cabo, sargento) que lambem a sola das de oficiais? E acham o máximo ser motorista da esposa do Major, Capitão ou Coronel. Motorista de filho ou filho dos mesmos personagens. Uma agressão ao bom senso e às finanças públicas.
      Quero ver você empossar uma arma e guerrear.
      Ah, como você vai fazer isso se o Brasil nunca foi beligerante.
      Olhe o que eu disse:
      O BRASIL NUNCA FOI BELIGERANTE.
      Então para que servem as forças armadas?

  • [...] as leis trabalhistas de Vargas; a favor da implantação da ditadura militar – com o históricoeditorial de O Globo e elegeram o “caçador de marajás” Fernando Collor como [...]

  • [...] o jornal O Globo finalmente admite que apoiou a ditadura civil-militar em editorial (o que teria sido considerado atualmente um erro) de abril de 1964  e os coordenadores da Mídia [...]

  • Acho que é uma covardia a Rede Globo não ter a coragem de admitir o que fez em 1964, é muito fácil 50 anos depois dizer que foi um erro o que fez, bem como não admitir que a intervenção militar de 1964 foi pedida e apoiada pela população brasileira, o que acontecia ao país em 1964, conduziam a uma necessária intervenção para que hoje pudéssemos estar desfrutando de nossa tão sonhada democracia, bem como de termos a direito de ir e vir. Será que se não houvesse a intervenção, os senhores estariam hoje dizendo que foi um erro não apoiar a intervenção, provavelmente não, por que em um regime comunista ninguém abre a boca. Creditar tudo na conta das Forças Armadas é fácil e um ato de covardia daqueles que têm a mídia a seu favor, do mesmo patamar esta a comissão da verdade, verdade de um lado só, gostaria que os senhores publicassem a verdade sobre os sequestros, assaltos a bancos, assassinatos, este último em alguns casos com extrema covardia, onde algumas das vítimas estavam dormindo. Já esta mais do que na hora de publicar toda a verdade, sem cortes ou fatos editados de acordo com interesses de alguns.

  • A absurda condição de uma ditadura militar ser o regime politico de uma nação moderna é fatídica e notória, os abusos que o militarismo comete até hoje pelas policias estaduais que são fundamentadas nele nos dão uma ideia de como era a vida em uma sociedade em que o poder maior era militar. Mas os vinte e poucos anos desse regime deixou um legado que, temos que admitir, é inestimável e que os anos de democracia não conseguem propiciar: o legado de uma cultura forte politicamente e artisticamente, o legado de uma geração que se superava criativamente para burlar a opressão militar e propagar uma arte inovadora, pungente, expressiva e inquietante. A censura facilmente calaria um funkeiro obsceno, tosco e vulgar, porém, não conseguiu calar um Julinho da Adelaide. A liberdade democrática que o Brasil vive não valoriza com justiça a educação, não filtra a qualidade dos produtos culturais oferecidos ao povo e torna a justiça (o poder judiciário) instrumento de politicas fisiologistas nefastas. O Brasil tem que voltar a ser pensado. Precisamos de intelectuais menos preocupados consigo mesmos e mais com a nação a qual pertencem e tem a obrigação moral de tentar desenvolver humanamente. A influencia externa e a passividade têm que ser combatidas com ideias fortes e inspiradoras que venham de dentro do nosso povo para que estabeleça para ele mesmo os parâmetros de um Brasil de verdade.
    Deixemos a ditadura para trás e nos foquemos no desafio maior que temos pela frente o de inspirar o povo brasileiro por clamar pela real liberdade que os é tolhida sem que se tenha que usar fuzis.

  • [...] fonte: Vitória na derrota: a morte de Getúlio Vargas de Ronaldo Conde Aguiar (2) http://acertodecontas.blog.br/politica/editorial-do-jornal-o-globo-de-2-de-abril-de-1964-celebrando-… (3) [...]

  • [...] O editorial do jornal O Globo pode ser lido na íntegra em: http://acertodecontas.blog.br/politica/editorial-do-jornal-o-globo-de-2-de-abril-de-1964-celebrando-… [...]

  • [...] na escuridão de uma ditadura militar que deixou sequelas incuráveis. O jornal O Globo fez um editorial no dia 2 de abril de 1964 enaltecendo os militares e civis que planejaram o [...]

  • [...] de uma ditadura militar que deixou sequelas incuráveis. O jornal O Globo fez um editorial no dia 2 de abril de 1964 enaltecendo os militares e civis que planejaram o golpe. Roberto Marinho errou em apoiar o golpe [...]

  • [...] na época nos Golpes de Estado, o Jornal O Goebbels, publicou um editorial apoiando o Golpe Editorial O Globo no dia do Golpe de [...]

Tem algo a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

XHTML: Você pdoe usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Enquetes

Em relação ao impeachment de Dilma Rousseff, qual sua posição?

Ver Resultado

Loading ... Loading ...

Frase do dia

  • A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”, Adam Smith.

ARQUIVO

maio 2016
S T Q Q S S D
« abr    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Informação com Humor

MARCO BAHÉJornalista
É formado em Jornalismo e pós-graduado em História Contemporânea e História do Nordeste do Brasil. Foi repórter da Gazeta Mercantil para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também atuou como repórter do Jornal do Commercio, editor da Folha de Pernambuco e repórter especial do Diario de Pernambuco. É correspondente da revista Época no Nordeste desde 2003. Tamb´m atua com publicidade e marketing eleitoral desde 2004.
PIERRE LUCENADoutor em Finanças
É doutor em Finanças pela PUC-Rio e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto de Finanças da UFPE e foi secretário-adjunto de Educação de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o mercado financeiro, e participa como revisor de várias revistas acadêmicas na área. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi comentarista de Economia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (TV Jornal e Rádio CBN). Atualmente é coordenador do curso de administração da UFPE, e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (NEFI).